071214_Tiago5_Dificuldades_Orações.pdf

4
Dificuldades e Orações – Tiago 5 PIB Catalão – 07/12/14 Um dos temas encontrados ao longo de todo o capítulo 5 da Epístola de Tiago é a dificuldade. 1ª) Há pobres que não recebem seus salários... Tiago 5:4 Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. - As dificuldades financeiras podem abater a todos; - Sofremos de dependência financeira - onde só compra quem tem dinheiro, se não tem, não consegue adquirir (não por meios legais); - Trabalhamos para conseguir as coisas, com o suor de nosso rosto conquistamos à terra, até que ela mesmo nos conquiste. (Gn 3:19); - Nosso “padrão de vida” – se desregula quando o dinheiro não é suficiente, seja pela perda de emprego, de uma doença, de um membro a mais na família... 2º) Há pessoas aflitas e enfermas... Tiago 5:13-16 13 Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. 14 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. 15 E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. 16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. - A doença e as enfermidades podem atacar a qualquer um. - Não é porque somos filhos do Senhor que não ficamos doentes. - NÃO É SÓ os pecadores que sofrem neste mundo que “jaz no maligno”. Lucas 13:1-5 – Todos receberemos o juízo vindouro... 1 Naquela ocasião, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com os sacrifícios deles. 2 Jesus respondeu: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?

Transcript of 071214_Tiago5_Dificuldades_Orações.pdf

  • Dificuldades e Oraes Tiago 5 PIB Catalo 07/12/14

    Um dos temas encontrados ao longo de todo o captulo 5 da Epstola de Tiago a dificuldade. 1) H pobres que no recebem seus salrios...

    Tiago 5:4

    Vejam, o salrio dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocs foi retido com fraude, est clamando contra vocs. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exrcitos.

    - As dificuldades financeiras podem abater a todos;

    - Sofremos de dependncia financeira - onde s compra quem tem dinheiro, se no tem, no consegue adquirir (no por meios legais);

    - Trabalhamos para conseguir as coisas, com o suor de nosso rosto conquistamos terra, at que ela mesmo nos conquiste. (Gn 3:19);

    - Nosso padro de vida se desregula quando o dinheiro no suficiente, seja pela perda de emprego, de uma doena, de um membro a mais na famlia...

    2) H pessoas aflitas e enfermas... Tiago 5:13-16

    13 Entre vocs h algum que est sofrendo? Que ele ore. H algum que se sente feliz? Que ele cante louvores. 14 Entre vocs h algum que est doente? Que ele mande chamar os presbteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com leo, em nome do Senhor. 15 E a orao feita com f curar o doente; o Senhor o levantar. E se houver cometido pecados, ele ser perdoado. 16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz.

    - A doena e as enfermidades podem atacar a qualquer um.

    - No porque somos filhos do Senhor que no ficamos doentes.

    - NO S os pecadores que sofrem neste mundo que jaz no maligno.

    Lucas 13:1-5 Todos receberemos o juzo vindouro...

    1 Naquela ocasio, alguns dos que estavam presentes contaram a Jesus que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com os sacrifcios deles. 2 Jesus respondeu: "Vocs pensam que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros, por terem sofrido dessa maneira?

  • 3 Eu lhes digo que no! Mas se no se arrependerem, todos vocs tambm perecero. 4 Ou vocs pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Silo, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalm? 5 Eu lhes digo que no! Mas se no se arrependerem, todos vocs tambm perecero".

    3) E h pessoas abandonaram literalmente a f... Tiago 5:19-20

    19 Meus irmos, se algum de vocs se desviar da verdade e algum o trouxer de volta, 20 lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvar a vida dessa pessoa e far que muitssimos pecados sejam perdoados.

    - O corpo de pecado que habitamos luta para que abandonemos Deus e

    realizemos os desejos da carne; - O mundo maligno contaminado pelo pecado tenta-nos com seus artifcios para

    que possamos parar de adorar Deus; - Satans o inimigo de nossas almas, que quer acabar com a imagem e

    semelhana de Deus;

    - Quando s provas veem, ser que nossa f ser suficiente?

    Mas Tiago no nos deixa na angstia diante das dificuldades pois... 1) Quando o recurso nos faltar, devemos clamar a Deus...

    Tiago 5:4 Vejam, o salrio dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocs foi retido com fraude, est clamando contra vocs. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exrcitos.

    - O Senhor nosso Deus escuta o clamor do pobre e injustiado;

    - Quem rouba o pobre no ser considerado inocente, a injustia est chegando ao altar de Deus;

    Isaas 41:17-18 Deus ajuda o pobre e o necessitado. 17 "O pobre e o necessitado buscam gua, e no encontram! Suas lnguas esto ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, no os abandonarei. 18 Abrirei rios nas colinas estreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o cho ressequido em mananciais.

  • Mas porque ainda tem tanto pobre sofredor neste mundo? Por que ainda no buscaram a Deus. Ainda no clamaram a Deus. Ainda no se renderam a Deus.

    2) Os enfermos e aflitos devem orar e louvar... Tiago 5:13-16

    13 Entre vocs h algum que est sofrendo? Que ele ore. H algum que se sente feliz? Que ele cante louvores. 14 Entre vocs h algum que est doente? Que ele mande chamar os presbteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com leo, em nome do Senhor. 15 E a orao feita com f curar o doente; o Senhor o levantar. E se houver cometido pecados, ele ser perdoado. 16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A orao de um justo poderosa e eficaz.

    Quando estivermos em dificuldades, oremos;

    Busquemos quele que tem todas as respostas Busquemos Deus;

    Busquemos quele que nos conhece desde o ventre de nossa me, desde antes da criao;

    Oremos por ns e pelos outros, e chamemos os outros para orar por ns;

    A Salvao vir para aquele que busca em Deus;

    A enfermidade traz solido. Isso particularmente doloroso para um cristo cujo lar a igreja.

    Tiago escreve que o prprio membro enfermo da igreja deve tomar a iniciativa: Chame os presbteros da igreja.

    No dito: Fique resmungando em seu canto e pense: vejamos quanto tempo demorar at que algum tenha a idia de me visitar.

    Tiago quer que o enfermo convide os visitadores da igreja com a mesma naturalidade com que chama o mdico.

    Confiando nessa palavra da Bblia tambm hoje, na hora da enfermidade, podemos chamar nossa casa tais cristos, a fim de que nos prestem esse servio.

    a) A orao salvar o enfermo se Deus quiser, tambm da morte fsica

    podemos orar tambm por isso. Em todos os casos, porm, salva da segunda morte (Ap 2.11; 20.6,14; 21.8), a eterna e consciente morte definitiva para Deus.

    b) O Senhor o levantar (no fazem isso os que oram), concedendo-lhe alvio ou cura primeiro no esprito, depois no corpo...

  • c) Se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados No se trata aqui apenas de cuidado pelo corpo, mas ao mesmo tempo e acima de tudo de cuidado espiritual.

    3) Os fracos na f devem olhar os exemplos bblicos... Tiago cita Elias como exemplo de servo de Deus que acreditava na orao e na dependncia de Deus. Tiago 5:17-18

    17 Elias era humano como ns. Ele orou fervorosamente para que no chovesse, e no choveu sobre a terra durante trs anos e meio. 18 Orou outra vez, e o cu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.

    - O nosso Deus responde s oraes;

    - As oraes feitas de acordo com a vontade dEle;

    - A vontade do Senhor boa, perfeita e agradvel;

    - Elias era como ns. Homem de sofrimentos (NT Hebraico). Humano e frgil (Fiel).

    - A orao de Elias era do tipo: Fervorosa / Insistente / Instncia (De maneira dedicada)

    Concluso... Qual a nossa dificuldade?

    Financeira?

    Doenas e Enfermidades?

    Falta de f?

    Clamemos a Deus, Oremos a Deus, Confiemos em Deus.

    O Nosso Deus abenoa queles que o buscam.

    Mas antes de recebermos s bnos, temos que receber o Senhor das bnos.

    Aleluias! Glrias a Deus!