09-27-2012.pdf

36

description

09-27-2012.pdf

Transcript of 09-27-2012.pdf

Page 1: 09-27-2012.pdf
Page 2: 09-27-2012.pdf

Pior não ficou02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

Repercutiu bastante na mídia, nos últimosdias, o fato de o primeiro palhaço eleitodeputado no país estar entre os melhores par-lamentares do Brasil. Parece piada, mas nãoé. Por essa, muita gente não esperava - nem amaioria de seus eleitores, muito menos os seuscríticos ferrenhos.

Com um desempenho acima do esperado esuperior ao de muitos de seus colegas com maisanos de Casa, o segundo parlamentar maisvotado da história da nação (1,3 milhão devotos) foi indicado como um dos 25 melhoresdeputados do ano pelos jornalistas que cobremo Congresso. Sinal que seuslogan de campanha nãoestava errado: “pior que tánão fica”, e não ficou.

Francisco Everardo Oli-veira Silva está entre os 15melhores deputados federaisde todos os 513, segundo oranking do Congresso emFoco, porque participou detodas as sessões no plenárioda Câmara, foi assíduo naComissão de Educação eCultura e está com um pro-jeto de sua autoria que beneficia trabalhado-res de circo bem encaminhado na Casa. Emseus dois anos e nove meses de mandato, eleapresentou sete projetos, todos voltados parao circo e a educação.

Muitos irão questionar: marcar presençabasta para estar entre os melhores? Com ra-zão, não basta! É o mesmo que, em uma escola,não ter nenhuma falta no ano letivo e nãoconseguir ser aprovado para a próxima série.

Entretanto, não faltar a nenhuma sessão

Tudo isso prova que devemos deixar o

pré-conceito de lado e julgar menos

as pessoas, principalmente quando

elas têm uma trajetória de pobreza,

falam e se vestem de modo simples.

Continuamos tendo o direito de

avaliar o perfil daqueles que

gostaríamos de ver governando em

nosso país, de ter senso crítico e de

decidir em quem votar, mas podemos

ser menos conservadores,

preconceituosos e deixar de

condenar por condenar

no plenário e ter 88% de presença na comis-são que preside é uma grande coisa. Mostraque Tiririca, ao menos, tem se esforçado paraexercer um bom mandato. Em termos dededicação, ele está melhor do que muitopolítico com curso superior.

Francisco Everardo vai continuar sendocriticado por muitos e sofrer preconceito deoutros, mas é inegável que deixou a palhaça-da de lado e, ao menos no Congresso, temencarado sua função com seriedade. Ele mes-mo comenta que se sente cada vez mais livreno exercício do mandato. “Estou bem pra

caramba. E o mais impor-tante: sem deixar de ser eumesmo aqui”, diz o próprio.

Seja como for, vivemosem um país democrático, eTiririca, democraticamente,se candidatou. O povo o ele-geu. Seja por voto de protes-to ou não, todo mundo sabiaem quem estava votando. Seele é um dos melhores entreos 513 cabe a cada um jul-gar, mas, de qualquer for-ma, ao menos tem se esfor-

çado, humildemente.Tudo isso prova que devemos deixar o pré-

conceito de lado e julgar menos as pessoas,principalmente quando elas têm uma trajetó-ria sofrida, de pobreza, falam e se vestem demodo simples. Continuamos tendo o direito deavaliar o perfil daqueles que gostaríamos dever governando em nosso país, de ter sensocrítico e de decidir em quem votar, mas pode-mos ser menos conservadores, preconceituosose deixar de condenar por condenar.

O QUE É O CISTO SINOVIAL?O cisto sinovial na mão é um tipo particular de “bolinha”

ou aumento de volume localizado, que surge próximo a umaarticulação ou a um tendão. É similar a uma bola plásticacheia de um líquido espesso. Ele pode ser duro ou deconsistência gelatinosa, pode ou não ser doloroso, e podeaumentar ou diminuir de volume espontaneamente. Podetambém ser chamado de cisto mucoso, quando localizadona articulação distal dos dedos próximo à unha.

CAUSASNormalmente as articulações e tendões são lubrifica-

dos por um líquido especial que preenche pequenos com-partimentos. Às vezes, devido à artrose, traumatismo, oumesmo sem nenhuma razão, um vazamento ocorre, prove-niente destes pequenos compartimentos. Quando usamosas mãos em atividades normais, nossas articulações com-primem e criam grande pressão nestes espaços lubrifica-dos, preenchendo cada vez mais estes cistos. Estes líquidoslubrificantes contêm proteínas especiais que os tornaespessos fazendo com que nosso corpo tenha muita dificul-dade em absorvê-los. O corpo tenta absorver estes líquidos,mas consegue apenas absorver sua água. Por isso o cistofica mais e mais espesso.

Os locais mais comuns de ocorrência dos cistos são:1. O dorso do punho, e também na frente do punho.2. A base dos dedos em sua superfície palmar sobre a

bainha do tendão flexor (cisto de polia) (figura 2 e 3).3. Na ponta dos dedos sobre as articulações distais

perto das unhas, onde é chamado de cisto mucoso(figura 1). Estes são usualmente causados por osteoartrosedas articulações inter-falângicas distais.

O diagnóstico dos cistos é usualmente realizado atra-vés do exame clínico, mas eventualmente pode ser neces-

sária a realização de exa-mes subsidiários.

TRATAMENTOO tratamento depende

dos sintomas experimenta-dos pelo paciente, pois mes-mo com a presença do cistosinovial articular ou da bai-nha dos tendões, estes po-

dem ser assintomáticos. Em casos de dor aguda pode serutilizado gelo por cinco a oito minutos no local da dor, bemcomo a utilização de comprimidos anti-inflamatórios.

Devemos operar todos os cistos?Não. Se o cisto é sintomático ou sua aparência é inacei-

tável ao paciente, podemos tentar a aspiração e injeção decorticoides, porém, é uma técnica com muitas recidivas.Quando este tratamento não é efetivo, pode ser indicada umaintervenção cirúrgica com a remoção completa do cisto. Arecuperação completa pode variar de 15 dias a um mês.

Gostaria de salientar aos leitores que os cistos podemretornar após sua remoção ou outro cisto pode apareceradjacente à área operada.

Então, se você pensa em operar, converse antes comseu ortopedista.

Um abraço e até a próxima.

* O autor é médico ortopedista e traumato-logista (CRM 29879) do Sempre Vida

l f r v i e i r a @ y a h o o . c o m . b r

Fig. 1: exemplos de

localizações dos cistos

Fig.2: cisto

sinovial na

base do dedo

Fig.3: exemplos de localiza-

ções dos cistos sinoviais

(volares ou palmares)

Page 3: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,27 DE SETEMBRODE 2012

Beto Richa em ToledoO governador Beto Richa

estará novamente em Toledo.Ele visitou a cidade no últimodia 16, por ocasião da FestaNacional do Porco no Rolete,e hoje (27) mais uma vez cum-pre agenda no município.

Beto Richa participará dasolenidade de assinatura deum protocolo de intençõescom a Prati-Donaduzzi, visan-do investimentos na plantada empresa. O ato será reali-zado no auditório da indús-tria, às 11h30, com a presençado prefeito José Carlos Schia-vinato, os diretores da empre-sa, Luiz e Carmem Donaduz-zi, entre outros convidados.

Esta será

a segunda

vez que o

governador

Beto Richa

visita o

munic íp io

de Toledo

em menos

de 12 dias

Arquivo/OP

RECURSONEGADO

NO TRE-PRO Tribunal Regional Eleitoral do

Paraná (TRE-PR) negou ontem (26), porunanimidade, o recurso eleitoral apre-sentado pela candidata a prefeita de Pa-lotina, Nissandra Karsten (PP), da coli-gação “Palotina é de sua gente” (PP-PDT-PTB-PSL-PR-PPS-DEM-PSDB-PSD), que teve a candidatura indeferidapela Justiça Eleitoral.

A coligação “Humana e Participati-va (PMDB-PT-PSC-PSB) pediu a im-pugnação por considerar que, emboraNissandra tenha se desincompatibili-zado do cargo de secretária municipalde Saúde para se colocar à disposição doPP na eleição, ela não deixou suas fun-ções de fato, pois continuou exercendoatos na pasta.

Nissandra ainda pode recorrer dadecisão ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e, enquanto isso, sua campanhacontinua normalmente. A dez dias daseleições, a outra opção do grupo étrocar novamente o candidato a prefei-to - o atual prefeito Luiz Ernesto Gia-cometti (PP) renunciou após ter suacandidatura à reeleição indeferida.

Renúncia = ficha sujaA Lei da Ficha Limpa deu nova reda-

ção à Lei Complementar 64/90, amplian-do as hipóteses de inelegibilidade. Entreas novas hipóteses está a que torna ine-legível o político que tenha renunciadoao mandato para escapar de processo decassação. A norma alcança presidente daRepública, governadores, prefeitos, se-nadores, deputados federais, deputadosestaduais e vereadores.

De acordo com o dispositivo, o políticoque renunciar ficará inelegível para aseleições que se realizarem durante todo operíodo que faltar para o fim do mandatopara o qual foi eleito e nos oito anosposteriores ao seu término.

2ª VIA DO TÍTULO:PRAZO TERMINA HOJETermina hoje (27) o prazo para o elei-

tor que tenha perdido o título eleitoralsolicite a segunda via do documento. Oeleitor só pode pedir a segunda via dotítulo no seu domicílio eleitoral, ou seja,na cidade onde vota. Nesta fase do proces-so eleitoral não é mais possível pedir odocumento em qualquer cartório.

Para votar, só é necessário que o elei-tor apresente um documento de identifi-cação oficial com foto. O eleitor que nãopuder comparecer à sua seção para votare tiver que justificar a ausência necessitado número do título para preenchimentodo formulário de justificativa.

O TIRO QUE SAIUPELA CULATRA...

Funcionários da Sanepar em todas as 345 cidadesatendidas pela empresa no Paraná participaram ontem(26) de manifestações em defesa da companhia. A ação foiorganizada por associações de empregados, de aposenta-dos e sindicatos. “Estamos ofendidos pela forma truculen-ta e desnecessária com que a empresa e seus empregadosforam tratados. Aos nossos clientes asseguro: nossa águatem segurança e não poluímos o meio ambiente”, afirmouo presidente da Associação dos Profissionais Empregadosda Sanepar, Domingos Budel.

Os funcionários não têm aceitado a declaração deum delegado da Polícia Federal, que classificou aSanepar como uma empresa de fachada. O governadorBeto Richa classificou a operação como “policialesca”.

Se a ação tinha como objetivo prejudicar o Governo doEstado e atingir aliados políticos de Beto Richa em plenaépoca eleitoral, é possível dizer: o tiro saiu pela culatra.

Comentário do dia“Não aceitamos o ataque de

um delegado raivoso que classificou a nossaempresa de ‘fachada’. Não somos de fachada.

Trabalhamos 24 horas por dia”. O comentário é dopresidente da Associação dos Empregados da

Sanepar, Hamilton Gimenes.

NA PAUTA DO TSEO recurso eleitoral do candidato a

prefeito de Marechal Cândido Rondon,Ítalo Fernando Fumagali (PSC), podeser julgado ainda hoje (27) pelo Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE). O postu-lante ao cargo de chefe do Poder Execu-tivo teve a candidatura indeferida devi-do à doação de recursos acima do limitelegal na campanha de 2010.

Diante de tantas especulações de quepoderia desistir da eleição, Fumagali éenfático: se vencer a batalha nos tribu-nais promoverá uma grande passeata napróxima semana; se perder, haverá anatural substituição do candidato a pre-feito. “Temos nomes no grupo para umaeventual substituição”, afirma.

Maria Cristina Kunzler

Recurso eleitoral do candidato a prefeitoÍtalo Fumagali pode ser julgado hoje (27)

no Tribunal Superior Eleitoral

Page 4: 09-27-2012.pdf

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

TROPAS FEDERAIS

TSE recebe 474 pedidos paragarantir segurança nas eleições

Presidente Cármen Lúcia disse estar preocupadacom o número, pois houve um aumento de cerca

de 30% em relação às eleições de 2008

A pouco mais de uma semanadas eleições, o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) recebeu 474 pedi-dos para o envio da Força Nacio-nal de Segurança aos municípios.A presidente do TSE, Cármen Lú-cia, disse estar preocupada como número, pois houve um aumen-to de cerca de 30% em relação àseleições de 2008. Na terça-feira(25), ela reuniu os secretários deSegurança dos Estados para dis-cutir o assunto. “O número depedidos de força federal já alcan-çou 474, mas ainda falta julgaralguns e muitos outros pedidoschegam nesses últimos dias”,disse Cármen Lúcia.

Até a sessão de terça, o plená-rio do TSE autorizou o envio dastropas federais para 103 municí-pios. O governo do Rio de Janeirotambém deve solicitar o envio detropas, segundo o secretário es-tadual José Maria Beltrame.

A presidente do TSE disse quea preocupação da Justiça Eleitoralé garantir a segurança. A estimati-va, segundo ela, é que cerca de 138milhões de pessoas votem nestaseleições municipais em todo o país.“Há uma enorme preocupação daJustiça Eleitoral em garantir a se-gurança das eleições”. ConformeCármen, o objetivo é promovereleições com “lisura e ordem”.

Inocentes úteisA imagem colocada pelo jornalista Juca Kfouri é um alerta

seríssimo. Vale como denúncia! Lembra ele que o Comitê Organi-zador dos Jogos Panamericanos, aquele realizado em 2007 no Rio,com orçamento de R$ 300 milhões, que chegou a gastos de R$ 4bilhões, afastou seis anos depois Rodrigo Hermida (hoje gerente deVoluntários do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil),que participava de sua direção. A coisa morreu aí! À época o dirigenteprincipal do CO era o eterno (no COB) Carlos Kuzman. Agora, naorganização dos Jogos Olímpicos de 2016, com o mesmo CarlosKuzman a presidi-lo, estão de volta a mesma empresa contratadasem licitação - e com ela evidentemente toda a estrutura que elevouos gastos da época a volumes estratosféricos. Tudo no mesmo Rioque sediou os Jogos Panamericanos. Imagine-se a que preçochegará agora bancar as Olimpíadas que, em alguns lugares que asediaram como a Grécia, recentemente, deram enorme prejuízo.Ganham sempre os comitês organizadores e, como no caso dofutebol, a Fifa. Especialmente estando nas mãos dos mesmos! Eisaí um assunto para o combativo senador Alvaro Dias levantar.Bastará apenas acessar, ele, que, a exemplo de Roberto Requião,é vidrado na internet, o blog do jornalista Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br/2012/09/o-cob-e-reincidente/). Trocandoem miúdos: num momento em que se tenta passar a limpo, via ojulgamento de figurões da República envolvidos num dos grandesescândalos que este país já viu - outros houve, sem julgamento,entre os quais o “Centrão”, que, em 1988, arrecadou centenas demilhões de reais para dividir entre parlamentares que garantiriama aprovação na Constituição dita cidadã, de interesses de grandesmultinacionais - um país que de há muito é roído pela corrupçãoendêmica, vem aí mais algumas roubalheiras pelas quais inocen-tes aficionados do esporte lutaram.

Em choqueUm frio fora de época, imprevisto, na medida em que no final

do inverno um calor senegalesco tomara conta do Paraná, causougrandes prejuízos nas regiões Oeste, Sudoeste e até na periferiade Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Acompanhado dachuva que faltou no início de setembro, época adequada ao plantiode soja e milho, cujos preços alcançam a estratosfera em funçãodas quebras americanas dos produtos.

Denúncia vaziaUm detalhe interessante com

pouca ênfase dada pelos cronis-tas esportivos: que fim deu adenúncia feita pela Fifa e pelaConfederação Brasileira de Fu-tebol (CBF), quando no domíniode sogro e ex-genro, João Have-lange e Ricardo Teixeira, respec-tivamente, teriam sido pratica-das falcatruas milionárias.

Investigaçãonecessária

Vale, quando agora 27 anosdepois de encerrado o períodorevolucionário criou-se uma Co-missão da Verdade que, errada-mente se propõe a levantar oserros cometidos de um únicolado, criar também uma Comis-são dos Esportes para levantaros erros e desmandos cometi-dos por dirigentes esportivos.Tanto quanto a Comissão daVerdade faria tremer a terra. Afi-nal, especialmente no futebol,trata-se do esporte do povo!

Fadiga dematerial

Cansada de ver os mesmosque se beneficiaram da revolução,

uns com benefícios diretos, ou-tros com a tolerância com quepuderam viver o período, passadosesses mesmos 27 anos, estaremou no poder ou em sua disputa (via30 partidos), o povo parece estarmandando recado: basta ter sen-sibilidade para sentir.

LembrandoBrizola

A coluna volta a insistir: énecessária uma reforma políticaprofunda para que as coisas noBrasil alcancem o caminho deuma Democracia (assim mesmocom D maiúsculo) desejável. Nãoserá com os mesmos que aí es-tão que isso ocorrerá. Os que nãosão filhos ou filhotes, são adoti-vos da ditadura (pura ou consen-tida). Como diria Brizola.

EstragosOs grandes derrotados deste

outubro eleitoral serão os grandesde ontem. Não apenas o PT sofreestragos como também o PSDB,PMDB, DEM (que depois de mudarde nome, encolheu). O recém-nas-cido PSD, sem uma liderança forte(a rejeição a Kassab é enorme),também não vinga.

Ela lembrou que a meta é ga-rantir aos eleitores segurançapara que possam fazer suas es-colhas para prefeito e vereadortanto no primeiro turno das elei-ções, no próximo dia 07, quantono segundo, dia 28. “Respeitandoa autonomia dos Estados e dasentidades locais, pretendemosfazer com que cada cidadão sesinta seguro para ir às ruas, àspraças, para se manifestar livre-mente. Esse é um papel dos Esta-dos, das secretarias de Seguran-ça, dos comandos de polícia”, dis-se a presidente do TSE. “Todosnós temos o mesmo objetivo:votar e voltar para casa em paz”.

Justiça manda Assembleiapublicar atos no Diário Oficial

O juízo da 3ª Vara da Fazen-da Pública de Curitiba determi-nou que a Assembleia Legisla-tiva do Paraná publique todosos atos de investidura, exone-ração e aposentadoria de ser-vidores ocorridos nos últimoscinco anos no Diário Oficial doEstado do Paraná e nos sitesoficiais do Estado. A Assem-bleia também não poderá maisutilizar edições avulsas e nãonumeradas de diários.

A decisão, assinada pelajuíza Carolina Delduque Sen-nes Basso, foi proferida combase em ação civil pública pro-posta pelo Ministério Públicocontra a Assembleia. Na ação,protocolada em maio de 2010,os promotores do PatrimônioPúblico apontam a ausênciade transparência do Legislati-vo Estadual e indicam inúme-ros atos administrativos - in-clusive de nomeação e demis-são de servidores - que nãoforam publicados no Diário

Oficial, mas apenas no Diário daAssembleia, “periódico de cir-culação ínfima e incapaz de con-ferir publicidade aos atos”, se-gundo o MP-PR. “Além disso,não raras vezes, a publicação seoperava em edições avulsas, ab-solutamente inacessíveis”, des-taca a Promotoria.

A sentença reconheceu osargumentos apresentados pelospromotores, inclusive no que serefere à circulação irrisória doDiário da Assembleia. “A popula-ção do Estado somente tinha aces-so a aproximadamente 15 exem-plares, o que configura uma quan-tia ínfima frente ao número decidadãos”, aponta trecho da deci-são. “(...) diversos atos adminis-trativos de grande importância eimpacto financeiro deixaram deser levados ao conhecimento dapopulação e, nesse aspecto, fo-ram retirados da esfera de con-trole dos cidadãos”, diz outro tre-cho da sentença.

A Procuradoria Geral da As-

sembleia divulgou nota afirman-do que “desde o início da atualadministração de sua Mesa Exe-cutiva, presidida pelo deputadoValdir Rossoni (PSDB), em feve-reiro de 2011, cumpre rigorosa-mente com estas determina-ções”. A nota lembra que umdos primeiros atos da atualMesa Executiva, logo após a suaposse, foi no sentido do imedia-to fechamento da gráfica daCasa - responsável pela publi-cação dos “Diários Secretos”,com a determinação deque to-dos os atos administrativos sedessem a partir de então peloDiário Oficial.

Segundo a direção da Casa,“estes cuidados já se constitu-em em rotina no Poder Legis-lativo, pelo que são respeita-dos há quase dois anos e, por-tanto, muito antes da decisãojudicial”. De acordo com a atu-al Mesa Executiva, a ação “sereporta a práticas verificadasem gestões anteriores”.

Jovens não são influenciados pelo horário eleitoralEnquete feita pelo Centro de Inte-

gração Empresa-Escola (CIEE) revelouque o horário eleitoral não influenciajovens na hora de escolher o candida-to. Dos 12.443 jovens de todo o país queparticiparam da enquete, 60% disse-ram que não são influenciados pelapropaganda eleitoral para definir o voto.

No entanto, 35% responderamque o horário ajuda na escolha doscandidatos e os 5% restantes nãoopinaram sobre o tema.

O cientista político Paulo Baía, doInstituto de Filosofia e Ciências Sociaisda Universidade Federal do Rio de

Janeiro (UFRJ), considerou o resulta-do da amostragem uma surpresa. Se-gundo ele, outras pesquisas vêm apon-tando que 80% dos eleitores definemo voto a partir dos programas eleitoraisveiculados na televisão ou no rádio. Osprogramas ganham peso, principal-mente, nos dias próximos ao da vota-ção. “O pessoal assiste aos progra-mas. Tanto que todos os partidos têmsuas estratégias de campanha cen-tradas no programa eleitoral”, disseBaía. O cientista político avaliou que orádio também tem papel importante emdeterminados horários, especialmen-

te à noite e nos horários de trânsito.“Mas o impacto definidor é do horárioeleitoral na televisão. Por isso, os par-tidos brigam para ter um maior tempona TV”, considerou. Quanto mais co-ligações um candidato tem, maior otempo do programa eleitoral.

O CIEE é uma associação filantró-pica de direito privado, sem fins lu-crativos, que intermedeia a seleçãode estudantes de nível médio, técni-co e superior para programas deestágio em empresas privadas epúblicas. A enquete foi virtual, opci-onal e para amostragem.

Page 5: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

MENSALÃO

Lewandowski condena Jefferson e Borba por corrupçãoRevisor, porém, inocentou o ex-deputado e o atual prefeito de Jandaia

do Sul, no Paraná, da acusação de lavagem de dinheiroO revisor do processo do

mensalão (Ação Penal 470) noSupremo Tribunal Federal (STF),Ricardo Lewandowski, votouontem (26) pela condenação doex-deputado federal e presiden-te do PTB, Roberto Jefferson, e doex-deputado e atual prefeito deJandaia do Sul (PR), José Borbapor corrupção passiva. Diver-gindo do relator do caso, o minis-tro Joaquim Barbosa, Lewando-wski inocentou Jefferson e Borbada acusação de lavagem de di-nheiro. O julgamento do mensa-lão foi retomado ontem sobre asacusações de corrupção passivade políticos da base aliada ao

Bancários encerram greve e voltam ao trabalho hojeOs bancários aprovaram o fim

da greve na noite de ontem (26) edevem voltar ao trabalho hoje (27)em todo o país. Os sindicatos dacategoria seguiram a orientaçãoda Confederação Nacional dosTrabalhadores do Ramo Financei-ro (Contraf) de aprovar proposta

O Ministério Público Fede-ral no Distrito Federal (MPF-DF) pediu, ontem (26), o arqui-vamento da investigação doex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva e do ministro GilmarMendes, do Supremo Tribu-nal Federal (STF). A investi-gação foi iniciada em maiodeste ano, após pedido de par-lamentares da oposição. Se-gundo reportagem publicadaem maio pela revista Veja, oex-presidente teria oferecidoproteção na CPI do Cachoei-ra ao ministro em troca deadiamento do julgamento domensalão na Corte.

Segundo o MPF, durante oinquérito, foram feitos ao mi-nistro dois pedidos de infor-mação sobre as acusações, viaofício, que não foram respon-didos. Sem as informações, fo-ram analisadas entrevistasconcedidas por Gilmar Men-des sobre a reportagem, o que

MPF pede arquivamentode investigação contra Lula

levou o MPF a pedir o arquiva-mento. O MPF afirma que nes-sas declarações não foi de-tectado um pedido específicode Lula para o adiamento dojulgamento.

Durante a investigação, oex-ministro do STF e da JustiçaNelson Jobim foi ouvido peloMPF. Jobim relatou ter teste-munhado toda a conversa en-tre Lula e Gilmar Mendes e dis-se que “em nenhum momentoo ex-presidente solicitou ousugeriu ao ministro Gilmar queatuasse no sentido de obter oadiamento do julgamento domensalão”, que “em nenhummomento o ex-presidente men-cionou ter controle sobre a CPIdo Cachoeira ou ter qualquerinfluência sobre seus traba-lhos” e que “o ex-presidenteapenas ouviu a conversa sobreo início do julgamento do men-salão, não tendo dela participa-do”, de acordo com o MPF.

governo entre 2003 e 2004.O revisor disse que ficou com-

provado que Jefferson recebeucerca de R$ 4,5 milhões de umacordo político total de R$ 20milhões firmado entre o PT e oPTB para dar suporte às candi-daturas a prefeito e vereador naseleições municipais de 2004. Oministro lembrou que o publici-tário Marcos Valério, o ex-tesou-reiro do PT Delúbio Soares e doisex-ministros do partido Walfri-do Mares Guia e José Múcio Mon-teiro contaram, em depoimen-tos prestados durante o proces-so, da existência do acerto finan-ceiro entre os dois partidos. Con-

tudo, o revisor afirmou que essaverba tinha origem ilícita e queos recursos não foram contabili-zados pelo PTB.

Na segunda-feira (24),Lewandowski já votou pelacondenação de seis réus, entreeles o deputado Valdemar Cos-ta Neto (PR-SP) por corrupçãopassiva, lavagem de dinheiro eformação de quadrilha. A ses-são de julgamento do mensalãodeve ser retomada hoje (27), apartir das 14 horas, com o votodos demais ministros sobre oitem VI da acusação, sobre orecebimento de dinheiro pelospartidos políticos.

dos sindicatos patronais.A paralisação, iniciada no dia 18

deste mês, chegou ao fim com umanova proposta da Federação Naci-onal dos Bancos (Fenaban), queelevou para 7,5% o reajuste salarialda categoria (aumento real de 2%).

Diante da proposta, a Contraf

recomendou aos sindicatos regi-onais a aceitação das condições.

Os bancários deflagraram agreve nacional no dia 18 de se-tembro, depois de rejeitarem aproposta anterior dos bancos,de 6% de reajuste sobre todas asverbas salariais.

Page 6: 09-27-2012.pdf

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

CNI/IBOPE

O percentual de pessoasque consideram o governo dapresidenta Dilma Rousseffbom ou ótimo subiu de 59%para 62% em setembro, nacomparação com junho desteano. A informação é da pes-quisa CNI/Ibope, divulgadaontem (26) pela Confedera-ção Nacional da Indústria(CNI). O levantamento reve-lou ainda que o percentual debrasileiros que confiam napresidenta chega a 73%.

As áreas de atuação dogoverno que receberam mai-or aprovação foram o comba-te à fome e à pobreza (60%),

combate ao desemprego (57%)e meio ambiente (54%). A saú-de, impostos e segurança pú-blica foram as áreas mais cri-ticadas, com 65% de desapro-vação para a saúde e 57% paraos tributos e para a seguran-ça pública.

Entre as notícias mais lem-bradas no mês foram o julga-mento do chamado mensa-lão, citado por 16% dos entre-vistados, e o anúncio da re-dução de até 28% nas tarifasde energia elétrica, lembradopor 11% dos participantes.Um total de 57% dos entrevis-tados considerou o governo

Aprovação do governo Dilma sobe de 59% para 62%Áreas de atuação do governo que receberam maior aprovação foram o combate à fome e à pobreza

SUS passa a incluir remédiospara doença ligada ao tabagismo

O Ministério da Saúde vaiincorporar medicamentospara tratar dos sintomas dadoença pulmonar obstrutivacrônica, conhecida por Dpoc,à lista do Sistema Único deSaúde (SUS). Os remédios jáestão disponíveis no SUS, maspara outras finalidades, comoo tratamento de asma.

A Dpoc, de acordo com oMinistério da Saúde, está rela-cionada ao tabagismo, à expo-sição passiva ao fumo, à poeirae à poluição. A doença causafalta de ar, fadiga muscular einsuficiência respiratória.

Serão incorporados os cor-ticoides inalatórios budesoni-da e beclometasona e os bron-codilatadores fenoterol, sabu-tamol, formoterol e salmeterol.Agora, esses medicamentosque constam da lista do SUSpoderão ser indicados tambémpara a Dpoc.

Segundo o pneumologistaJoão Daniel Rego, 80% dos pa-cientes com Dpoc são fuman-tes. “As estatísticas mostramque são pessoas que fumam hámais de 15 anos. E, como é umadoença lenta, quando eles (ospacientes) chegam ao consul-tório, já estão em um estado demédio a grave”, relata.

A partir da publicação daportaria que amplia a oferta demedicamentos, as farmácias darede pública de saúde terão até180 dias para começar a ofertaros produtos à população.

Dois dos medicamentosagora indicados para o trata-mento da Dpoc, o beclometa-sona e o sabutamol, já são ofer-tados com até 90% de descon-to pelo Programa Farmácia Po-pular, para tratamento daasma leve e moderada. Elespodem ser encontrados nas557 unidades próprias espalha-das pelo país e ainda nas cercade 20 mil farmácias privadas,conveniadas ao programa.

Ainda estão incluídas na lis-ta de incorporações outras li-nhas de cuidados para a Dpoc,como a vacina contra a influ-enza, a oxigenoterapia domi-ciliar e os exames diagnósti-cos para deficiência de alfa-1,que é caracterizada por níveismuito baixos ou pela inexistên-cia, no sangue, de uma prote-ína produzida pelo fígado.

No Brasil, o ministério esti-ma que cerca de 5 milhões depessoas tenham Dpoc. Em2010, foram 116.680 mil inter-nações por Dpoc no país, quecustaram R$ 83,6 milhões aoscofres públicos. Em 2011, o nú-mero de internações subiu para116.707, custando R$ 87,1 mi-lhões. Até julho deste ano, jásão 57.881 registros de interna-ções, que custaram ao governoR$ 45,1 milhões. Os dados tam-bém mostram que o número demortes aumentou. Em cincoanos, o número cresceu 12%,passando de 33.616 mortes em2005 para 37.592 em 2010.

Dilma igual ao governo Lula,e 62% têm expectativa de queo restante da gestão da presi-denta (ou seja, os próximosanos do mandato) será óti-mo ou bom.

A aprovação da políticapara educação do governosubiu 3 pontos percentuaisem relação a junho, de 44%para 47%. Outra área na quala aprovação cresceu foi ocombate à inflação, com ele-vação de 46% para 50% noperíodo. A aprovação comrelação às políticas de jurosmanteve-se inalterada, nopatamar de 49%.

Ministro: preço de smartphonespode cair até 25% antes do NatalO ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse

ontem (26) que a isenção fiscal para as fabricantes naci-onais de smartphones, cujo decreto de regulamentaçãodeve ser aprovado em outubro, vai chegar aos consumi-dores finais ainda neste ano.

A redução de preço para os compradores poderáchegar a 25%, segundo Bernardo, uma vez que a desone-ração inclui isenção de PIS/Cofins (de 9,25%) e de IPI (de15%). “Só não será repassada se as empresas quiseremaumentar sua margem de lucro”, declarou.

A isenção será de 10% para o varejo - onde incide o PIS/Cofins - e deve ser totalmente repassada ao cliente final,disse o ministro, após participar de um evento na fábricada companhia de telecomunicações Ericsson, em SãoJosé dos Campos (a 97 quilômetros de São Paulo).

Ele disse que a regulamentação que definirá o com-partilhamento de infraestrutura de rede entre operado-ras deverá ser votada ainda em 2012 pelo Senado, mas aaprovação na Câmara dos Deputados ficará para 2013.

Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo:

“Só não será repassada se as empresas

quiserem aumentar sua margem de lucro”

Arquivo/OP

Concurso de auditor fiscalrecebe nove mil inscrições

A Secretaria de Estado da Fazen-da informou que 9.184 candidatos vãoconcorrer aos 100 cargos de auditorfiscal “A” da Receita Estadual, o queequivale a 91,84 concorrentes porvaga. Do total de inscrições, 4.929foram feitas em Curitiba, 1.632 emLondrina, 1.416 em Maringá e 1.207em Cascavel. As provas objetivas ede títulos serão realizadas em 21 deoutubro, em Curitiba, Cascavel, Lon-drina e Maringá.

As provas objetivas terão 160questões de múltipla escolha, envol-vendo Tecnologia da Informação, comquestões em Português e Inglês; Co-nhecimentos Gerais, abrangendo Lín-gua Portuguesa, Matemática, Estatísti-ca e Lógica; Direito Constitucional, Tri-butário, Administrativo, Privado, Penale Legislação Tributária do Estado doParaná; e Contabilidade e Auditoria.

Apenas serão analisados os títu-los dos 600 primeiros classificados na

prova objetiva. Os títulos serão reco-lhidos pelos fiscais de sala no dia daprova objetiva. Os classificados se-rão convocados para avaliação médi-ca, que constará de exames laborato-riais e clínicos.

O curso de formação, de carátereliminatório, para os que passarempelos testes anteriores terá duraçãomáxima de 70 dias, com aulas desegunda a sexta-feira. Os convoca-dos terão direito a bolsa auxílio.

O concurso terá prazo de valida-de de um ano, contado a partir da datada publicação do edital de homologa-ção pela Secretaria de Administraçãoe Previdência, podendo ser prorroga-do por uma única vez, pelo mesmoperíodo. O salário é de R$ 11.046,64.

As informações sobre as próxi-mas etapas do concurso estarãodisponíveis aos candidatos no edital095/2012, disponível no sitewww.cops.uel.br.

41% dos brasileiros já tiveram onome sujo, aponta estudo do SPC

Pesquisa nacional encomendadapelo Serviço de Proteção ao Crédito(SPC) aponta que 41% dos consumi-dores brasileiros já foram ou estãoimpossibilitados de fazerem comprasa prazo por estarem com o nome “sujo”.Os motivos principais indicados pelosinadimplentes são a falta de planeja-mento financeiro e a dificuldade deavaliar o quanto efetivamente pagamquando fazem compras parceladas.

Apesar deste cenário incluir pes-soas das classes A e B, o estudomostra que são os brasileiros dasclasses C e D os que mais sofrem coma situação da inadimplência. De acor-do com os dados, 44% das famíliascom renda até R$ 3.825 mensais jáestiveram ou estão com os nomesbloqueados para compras a prazo.

Em famílias brasileiras com rendasuperior a este limite, o percentual cai

para 32%. Em famílias brasileiras comrenda até R$ 3.825 por mês, 40%manifestam despreocupação em seinformar sobre as taxas de juros, en-quanto que nas classes de renda su-perior a despreocupação cai para 19%.

ESCOLARIDADESegundo Nelson Barrizzelli, do eco-

nomista do SPC Brasil, há uma relaçãodireta entre renda e escolaridade, ouseja, quanto maior o faturamento men-sal per capta, maior o nível de instru-ção destas pessoas.

Apesar de o conhecimento sobreo custo das taxas de juros praticadaspelo mercado ser essencial na hora decontratar um financiamento, a pesqui-sa revela ainda que quanto menor arenda, menor o interesse em se obteressas informações. “Pessoas commenos escolaridade são as que mais

ignoram o assunto e, como consequ-ência, são as que mais juros pagamnas suas compras financiadas, fatoque as leva à inadimplência”, explicaBarrizzelli. A pesquisa aponta tam-bém que 64% das famílias com rendaaté R$ 3.835 possuem entre um equatro cartões de crédito.

Nas famílias com renda acimadesse limite, o percentual é de 77%.Dessa forma, famílias com poder aqui-sitivo completamente diferentes têmpraticamente o mesmo acesso ao usode cartões, que atualmente praticamos juros mais altos do mercado.

No entanto, a pesquisa revela queas primeiras (de menor poder aquisi-tivo) não conseguem avaliar a riscode inadimplência que estão correndo,caso surja algum obstáculo financei-ro de qualquer natureza durante operíodo de financiamento.

Page 7: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 ESTADO

PARANÁ

Começa implantação de novo modelo de execução penalMedida faz parte dos esforços do governo para reduzir o déficit de vagas

no sistema prisional e humanizar a execução penal

O governador Beto Richae a secretária da Justiça, Cida-dania e Direitos Humanos,Maria Tereza Uille Gomes,assinaram ontem (27), emAmpére, convênio com a pri-meira Associação de Proteçãoe Assistência aos Condena-dos do Paraná (Apac), quevai funcionar no municípiode Barracão, na região Sudo-este. A unidade inaugura umnovo modelo de gestão daexecução penal no Paraná,que privilegia a recuperaçãodo preso, por meio da educa-ção e do trabalho, num ambi-ente sem agentes de carcera-gem. A medida faz parte dosesforços do governo para re-duzir o déficit de vagas nosistema prisional e humani-zar a execução penal.

“Este convênio garante orespeito aos direitos e à dig-nidade de condenados queserão preparados para o re-torno ao convívio social comsegurança”, afirmou Richa.O novo modelo - que come-ça por Barracão e já está sen-do implantado também emLondrina, Loanda e PontaGrossa - segue uma metodo-logia utilizada atualmenteem 13 Estados brasileiros e31 países e é reconhecida pelaOrganização das Nações Uni-das (ONU).

As associações são manti-das por sociedades civis semfins lucrativos e participaçãode voluntários. Diferente-mente do sistema carceráriocomum, os próprios presossão corresponsáveis pela suarecuperação. Eles recebem as-sistência espiritual, social,médica, psicológica e jurídicaprestada por voluntários dacomunidade. Também têmacesso a cursos regulares eprofissionalizantes, além deoficinas e outras atividadesque contribuem para a rein-serção social.

De acordo com a secretáriaMaria Tereza, nas unidadesgeridas por esse modelo a rein-cidência fica em torno de 7% a9%, enquanto no sistema pri-sional convencional a médianacional é de 70%.

A secretária disse que asApacs contribuirão para re-forçar um trabalho que já vemsendo realizado com sucessopelo Estado no sistema prisi-onal. “Nós tínhamos 800 anal-

fabetos no sistema penitenci-ário e em dois anos reduzi-mos esse número para 200.Hoje, 30% dos presos do Es-tado estudam e 30% traba-lham. A meta é ter 100% dospresos estudando ou traba-lhando”, afirmou.

HERANÇAO governador Beto Richa

lembrou que seu governo her-dou da administração anterioruma situação crítica na áreapenal, com 16,5 mil presos con-denados em delegacias. “Isto

não está de acordo com umEstado pujante como o nosso.Em parceria com o governofederal, estamos investindoR$ 160 milhões para a cons-trução de mais penitenciáriase presídios para desafogar asdelegacias do Paraná, criandomais 6,3 mil vagas no sistemapenal”, afirmou.

De acordo com a secretáriada Justiça, o número de pre-sos em delegacias já caiu para11,9 mil e a meta é fechar oano com nove mil detentosnessa situação.

O governador Beto Richa e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos

Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, assinaram ontem (27), em Ampére,

convênio com a primeira Associação de Proteção e Assistência aos

Condenados do Paraná, que vai funcionar no município de Barracão

ANPr

Decisão do STF desobrigaEstado de pagar R$ 1 bi

para servidores do JudiciárioA 2ª Turma do Supremo Tri-

bunal Federal (STF) acatou nasessão de terça-feira (25) a de-fesa apresentada pela Procura-doria Geral do Estado (PGE) enegou provimento ao recursointerposto pelo Sindicato dosServidores do Poder Judiciáriodo Estado do Paraná, que mo-veu uma ação coletiva pedindo arevisão de reajustes e a conces-são de diferenças salariais paraa categoria na década de 1990.

A ação foi proposta em 1995e envolve cerca de quatro milfuncionários da Justiça do Para-ná. O grupo reivindicava a equi-paração dos índices de reajus-tes concedidos pelo Judiciárioaos aplicados aos servidoresdo Poder Executivo na época.“Os nossos procuradores de-sobrigam o Estado de efetuarum pagamento cujo montantepoderia ultrapassar R$ 1 bilhão”,explica o procurador-geral doEstado, Julio Zem Cardozo.

O Supremo entendeu quenão é possível a concessão ou

extensão de reajuste a servidorpúblico sob alegação de isono-mia com outras categorias.Para os ministros do STF, issosó seria possível por meio deuma lei específica. A 2ª Turmaentão referendou a recomen-dação da ministra-relatora Car-mem Lúcia pela aplicação daSúmula 339 da Corte, que diz:“Não cabe ao Poder Judiciário,que não tem função legislativa,aumentar vencimentos de ser-vidores públicos sob funda-mento de isonomia”.

Os argumentos da procura-doria foram acolhidos pelo Su-premo Tribunal Federal ao apre-ciar o Agravo Regimental no Agra-vo de Instrumento nº 744.226. Opedido dos servidores havia sidojulgado procedente em primeirae segunda instâncias. O Estado,por intermédio da PGE, apre-sentou Recurso Extraordinárioao STF - o qual não foi admitidopelo Tribunal de Justiça - ense-jando a interposição de Agravode Instrumento.

Page 8: 09-27-2012.pdf

08 | O PRESENTE ESPECIAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

Page 9: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 ESTADO

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Obra vai resolver maior gargalo do trânsito em FozPrevisão é que a edificação comece no início de 2013 e esteja

concluída em um ano. Investimento totaliza R$ 8,2 milhões

O governador Beto Richa lan-çou ontem (26), em Foz do Igua-çu, o edital de licitação para aconstrução de um viaduto na in-terseção da BR-277 com a Aveni-da Paraná, uma das principaisvias urbanas da cidade. O inves-timento na obra, integralmentebancado pelo Governo do Esta-do, será de R$ 8,2 milhões.

A previsão é que as obrascomecem no início de 2013 e este-jam concluídas em um ano. “Estaobra é um sonho de mais de 20anos da população de Foz e ogoverno está empenhado emresolver o maior gargalo do trân-sito na região da tríplice frontei-ra”, disse o governador. “É umcompromisso assumido com omunicípio que estamos cumprin-do”, acrescentou.

O projeto, elaborado em par-ceria com a concessionária Eco-cataratas, prevê o rebaixamen-

to da Avenida Paraná para cru-zar a BR-277. A construção en-volve um grande trabalho de ter-raplanagem, drenagem, pavi-mentação e sinalização. Richadestacou que a obra é fruto doesforço de toda equipe do go-verno. “Não havia recursos pré-vios no orçamento, o que exigiuum grande esforço para tornaresta obra possível”, disse.

Os estudos técnicos do proje-to ficaram a cargo do Departa-mento de Estradas de Rodagem(DER) e foram concluídos no finaldo mês de agosto. “Estamos lu-tando há mais de um ano paraque esta obra seja realizada. Éfácil notar que quem passa poraqui em horários de pico enfren-ta um movimento muito grandede moradores, trabalhadores eturistas vindos dos mais diversoslocais da região”, afirmou o se-cretário de Estado da Infraestru-

tura e Logística, José Richa Filho.Segundo o secretário, o via-

duto deveria ter sido construídopelo antigo Departamento Naci-onal de Estradas de Rodagem

(DNER) na década de 1990, antesda concessão do trecho ao Para-ná, conforme convênio assinadona época.

OUTRAS OBRASRicha destacou durante o

evento outras obras rodoviári-as que estão em execução noEstado, como a duplicação daBR-277 em Campo Largo, Re-gião Metropolitana de Curitiba;a duplicação de 14,4 quilôme-

tros do trecho da BR-277 entreMedianeira e Matelândia, na re-gião Oeste; o contorno rodoviá-rio de Mandaguari, na regiãoNoroeste; e a duplicação do tre-cho da BR-376 entre Jandaia doSul e Apucarana.

Acompanharam o evento osecretário de Estado de Assun-tos Estratégicos, Edson Casa-grande; o subchefe da Casa Civil,Guto Silva; e o deputado federalFernando Francischini.

ANPr

Ações de proteção à infância e àadolescência receberão R$ 6,4 milhõesA Secretaria da Família e De-

senvolvimento Social do Paranávai investir em três diferentes fren-tes de proteção à infância e à ado-lescência. Serão R$ 6,4 milhões,provenientes do Fundo Estadualpara a Infância e Adolescência(Fia) e liberados pelo ConselhoEstadual dos Direitos da Criança edo Adolescente (Cedca) em par-ceria com a Secretaria da Família.

Para a execução e o acompa-nhamento do Plano Estadual deEnfrentamento às Violênciascontra Crianças e Adolescentesserão repassados aos municípi-os R$ 4,2 milhões e para o PlanoEstadual de Convivência Famili-ar e Comunitária, R$ 1,2 milhão. O

Programa de Erradicação do Tra-balho Infantil receberá R$ 1 mi-lhão. Um dos programas que serábeneficiado com repasses dire-tos aos municípios é o LiberdadeCidadã. O programa estrutura,orienta e qualifica a execução demedidas socioeducativas de res-trição e de privação de liberdade,abrangendo também o meio aber-to. A linha de ação contempla aqualificação profissional do ado-lescente, o trabalho conjuntopara o fortalecimento dos laçosfamiliares e o desenvolvimentode atividades de esporte, culturae lazer. Os recursos tambémpoderão ser aplicados na melho-ria e estruturação dos centros de

referência especializados de as-sistência social (Creas).

Segundo a coordenadora deproteção social especial da Se-cretaria da Família, Mara Cristi-na Ferreira, a mobilização pre-ventiva da rede de proteção àinfância e à adolescência tam-bém será contemplada comações de convivência família ecomunitária. “O cofinanciamen-to de ações entre Estado e muni-cípio há muito tempo tinha deixa-do de ser feita. Esta é uma con-quista desta gestão de governoque quer dividir a responsabili-dade de cuidar do futuro das nos-sas crianças e adolescentes”,afirma Mara.

Governador

Beto Richa

durante

solenidade que

marcou o

lançamento do

edital de

licitação para

a construção

de um viaduto

na interseção

entre a BR-277

e a Avenida

Paraná, em

Foz do Iguaçu

Page 10: 09-27-2012.pdf

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

MARECHAL RONDON

Oktoberfest contará comanimação de seis bandasValores de ingressos serão divulgados somente após reunião com

os blocos, que ocorrerá na noite de sexta-feira (28)

As entidades que orga-

nizam a Oktoberfest deste

ano estiveram reunidas na

noite de terça-feira (25) e

definiram a programação

dos festejos, que irá acon-

tecer nos dias 25 a 27 de

outubro, no Centro de

Eventos de Marechal Cân-

dido Rondon.

Conforme o presidente da

Comissão Central Organiza-

dora (CCO), Christian

Guenther, na quinta-feira

(25) ocorrerá a Noite do Ron-

donense, a qual será anima-

da pela Banda Destaque. Já

na sexta-feira (26) a festa será

animada pelas bandas La

Montanara e Barril. No pon-

to alto da festa, o sábado

(27), haverá três bandas para

garantir a alegria dos partici-

pantes do evento: Silversom,

Zíngaros e Magna Som.

FUNÇÕESAinda na reunião, as

entidades que promovem

a Oktoberfest definiram a

ocupação de cargos da Co-

missão. Além de ter Guen-

ther como presidente, a

CCO ainda é composta por

Aldo Schulke como vice-

presidente; Gione Heck

como tesoureiro; Sergio

Fuhr é o vice-tesoureiro;

Gabriel Centenaro é secre-

tário; Julio Pedralli é as-

sessor de Gastronomia;

Paulo Rodrigo Coppetti

assumiu como assessor de

Imprensa; e ainda estão na

função de apoio membros

da AABB, Botafogo, Ata-

mar e Rotaract.

Uma reunião com res-

ponsáveis por blocos parti-

cipantes da festividade está

agendada para as 19h30 de

amanhã (28) e ocorrerá nas

dependências da Associa-

ção de Servidores Munici-

pais de Marechal Cândido

Rondon (Assemar). Segun-

do o presidente da comis-

são, o objetivo é buscar

ajustes entre a CCO e os

blocos com relação à parti-

cipação dos integrantes dos

mesmos na Oktoberfest.

“Após a realização desta

reunião serão divulgados os

valores dos ingressos”, pon-

tua Guenther.

Em todas as noites have-

rá programações culturais

e o carro de chope “bierwa-

gen” deve passear pelas

principais ruas da cidade

nos dias da festa, contando

com o acompanhamento da

Banda Destaque.

Beto Richa (@BetoRicha)Governador do Paraná

Acabo de cumprir um compromisso que assumi com os moradoresde Foz e região. Lancei o edital de licitação do viaduto da Avenida Paraná.

Lancenet! (@lancenet)Vítima muda versão e Adriano pode responder por lesão corporal

culposa http://nolance.net/SlIp2o

G1 (@g1)Falta de sono eleva risco de doenças e causa estresse e aumento

de peso http://glo.bo/S6ThgA

Juros bancários de pessoa física são os menores em 18 anos, revelaBC http://glo.bo/RhDZsm

Revista Veja (@Veja)Crédito cresceu 1,2% em agosto no Brasil, mas inadimplência não

cede, diz BC http://goo.gl/F4ipK

Pattinson e Kristen reatam e voltam a morar juntos http://goo.gl/b5aMN

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Após sugerir proibição, Protógenes sugere que “Ted” seja visto por

maiores de 18 anos. http://migre.me/aSaRK

Portal da Copa (@copagov)Felipão aceita convite para trabalho de consultoria informal. Ideia é

valorizar o futebol e promover a #Copa2014 http://bit.ly/OocCyy

Blog do Noblat (@BlogdoNoblat)Joaquim é muito inteligente. De acordo? Provoca o ministro-revisor

por alguma razão. Ainda não descobri qual.

Carta Capital (@cartacapital)Diretor do Google no Brasil é detido pela Polícia Federal | http://bit.ly/

SB1WND

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)BNDES dobra orçamento destinado a projetos para hotéis na Copa

http://jb.com.br/.dLvT

Índices de Dilma são superiores aos primeiros mandatos de Lula eFHC http://jb.com.br/.dLvE

Marcelo Tas (@MarceloTas)Apresentador do CQC

Mato Grosso do Sul supera em “sofisticação” as ditaduras de Chinae Irã: quer bloquear o YouTube só naquele Estado.

José Agripino (@joseagripino)Presidente nacional do DEM

País tem 3,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, dizIBGE http://migre.me/aSuDT

Fantástico (@showdavida)Festa de aniversário de Ronaldo tem “chope com moderação”

liberado: http://glo.bo/NRFLRa

G1 Paraná (@g1parana)Mais de dez mil pessoas foram afetadas pela chuva de granizo no

Paraná http://glo.bo/S8Q8Ne

Roberto Jefferson (@blogdojefferson)Presidente nacional do PTB

Dilma precisa respeitar os acordos feitos no Congresso, como o doCódigo. O mais sensato a fazer é sancionar a medida. http://bit.ly/UvfEOr

Page 11: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 POLÍTICA

MARECHAL RONDON

Justiça Eleitoral cassa candidatura de CardozoEnquanto o candidato a vereador recorre da decisão ao TRE-PR, ele pode continuar a campanha normalmente

O candidato a vereador deMarechal Cândido Rondon,Luiz Carlos Cardozo(PMDB), da coligação PMDB-PT-PDT-PC do B, que con-corre à reeleição, teve a candi-datura cassada pela JustiçaEleitoral da comarca rondo-nense e foi condenado ao pa-gamento de multa de 50 milUFIRs. A sentença, assinadapela juíza Berenice FerreiraSilveira Nassar, foi afixadaontem (26) à tarde no FórumEleitoral. A intimação tam-bém já foi feita ontem e apartir de hoje (27) corre oprazo de três dias para queseja apresentado o recursojunto ao Tribunal RegionalEleitoral (TRE-PR). Enquan-to isso, ele pode continuar acampanha normalmente.

Procurado pela reporta-gem do Jornal O Presente natarde de ontem, Cardozo in-formou que vai se pronunci-ar sobre o caso após tomarconhecimento do conteúdoda sentença. Porém, adian-tou que vai recorrer da deci-são em Curitiba.

O candidato a vereador foicondenado pela Justiça Elei-toral por suposta captaçãoilícita de sufrágio, já que eleteria doado medicamento emtroca de voto. O funcionárioda farmácia em questão, Isi-doro Augusto Lunaderlli,será processado por falso tes-temunho, conforme constana sentença.

Para a juíza, “todas as pro-vas colhidas neste processoasseguram que (...) Luiz Car-los Cardozo cometeu referidaconduta vedada, pois atéaquelas que ele produziu para

desconstituir a acusação ser-vem para robustecê-la de tãoimplausíveis que são”. “É cla-ra a naturalidade com que sefoi evidenciada a captação ilí-cita de sufrágio na condutado representado (Cardozo)”,declarou a magistrada.

CASOO fato teria ocorrido no

último dia 13 de agosto, emuma farmácia localizada naregião central da cidade deMarechal Rondon. Na opor-tunidade, segundo está des-crito na sentença, a partir darepresentação eleitoral doMinistério Público, com baseem uma denúncia, Cardozoprometeu, ofereceu, doou eentregou para um rondo-nense um medicamento paradiabetes com o fim de obter-lhe voto.

No estabelecimento, o fun-cionário entregou o remédio,mas o eleitor não pagou pelomesmo, haja vista que teriacombinado com o candidatode que este efetuaria o paga-mento, sendo que ele inclusi-ve ficou com a nota. No ladode fora da farmácia, Cardozoteria dito: “eu vou contar como seu voto, eu ajudo vocês evocês me ajudam”.

Ao ser ouvido pela juíza epela promotora de JustiçaEleitoral, no dia 30 de agosto,em audiência para apurarnotícia de compra de votos, oeleitor teria relatado com ab-soluta naturalidade que ha-via ganhado do candidato me-dicamento para tratamentode diabetes. Contudo, na au-diência de instrução e julga-mento, no último dia 13, o

eleitor mudou o seu depoi-mento e negou a versão dadaanteriormente, inclusive apre-sentando um recebido carim-bado pela farmácia e sem data.

Para a magistrada, “emvista do inusitado recibo, quefoi produzido exclusivamen-te para dotar o eleitor cor-rompido por Cardozo de do-cumento em que se fiasse suaimpunidade pela captação ilí-cita de sufrágio, é possívelque Cardozo, ao tomar co-nhecimento que sua condutaestava sendo investigada, te-nha retrocedido (...)”.

DEFESAEm sua defesa, dentre ou-

tros argumentos, o candida-to a vereador alega que a cida-

A juíza eleitoral Berenice Ferreira Silveira Nassar realizou a audiência do caso

no último dia 14 para ouvir as partes envolvidas no processo

dã que denunciou o fato aoMinistério Público é esposade um inimigo declarado, oqual já teria lhe ameaçadoinclusive de morte. Portan-to, a representação estariaembasada em denúncia de ad-versário político e inimigo,alega Cardozo.

Além disso, a defesa dizque houve uma tentativa demontagem de situação de cap-tação ilegal de sufrágio paraprejudicar o candidato. Afir-ma ainda que houve tão so-mente uma série de coinci-dências que foram utilizadasmaldosamente pela denunci-ante, levando a crer na pre-sença simultânea de Cardozoe do eleitor na farmácia, querealizava um cadastro para

Fotos: Maria Cristina Kunzler

obtenção de desconto junto aum laboratório.

A juíza lembrou, segundoargumenta na sentença, quequalquer eleitor ou partidopolítico pode pedir a aberturade investigação para apuraruso indevido do poder eco-nômico, desvio ou abuso dopoder de autoridade, em be-nefício de candidato ou parti-do político. “Daí ser espúria aalegação (...) de tentar des-qualificar a denúncia apre-sentada (...) sob a alegação deinimizade com o seu cônjugese o próprio representadoadmite, sob a alegação de quetudo não passou de uma ‘sé-rie de coincidências’, que osfatos relatados pela denunci-ante ocorreram”, diz.

Vereador

candidato à

reeleição,

Luiz Carlos

Cardozo pode

continuar a

campanha

normalmente

enquanto

recorre da

decisão no

TRE-PR

Page 12: 09-27-2012.pdf

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

SANTA HELENA

Colégio abre matrículas para Formação de DocentesInteressados podem se inscrever até o próximo dia 05 em cursos que habilitam

para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O Colégio EstadualHumberto de Alencar Cas-telo Branco, de Santa He-lena, abre hoje (27) perío-do de matrícula para doiscursos. Os interessadospodem se inscrever até opróximo dia 05, na secre-taria do colégio.

O curso de Formaçãode Docentes - Normal(diurno), em nível médio,tem duração de quatroanos e é ofertado paraegressos do Ensino Fun-damental (9º ano). Estecurso habilita profissio-nais para atuar na Educa-ção Infantil (zero a cincoanos) e Anos Iniciais doEnsino Fundamental (seisa dez anos).

Já o curso de Forma-ção de Docentes - Nor-mal na modalidade Com-plementação de Estudos(noturno) tem duração dedois anos e meio e desti-na-se para os alunos quetêm o Ensino Médio. Eletambém habilita profis-s ionais para a tuar naEducação Infantil (zero acinco anos) e Anos Inici-ais do Ensino Fundamen-tal (seis a dez anos).

Os documentos neces-sários para a matrículasão: certidão de nasci-mento , dec laração dematrícula (se estiver cur-sando a 3ª série do Ensi-no Médio), histórico Es-colar do Ensino Funda-mental e Ensino Médio,identidade (RG), CPF,conta de energia (Copel),identidade do responsá-vel pela matrícula e duasfotos 3x4.

Page 13: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 13QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 ESPECIAL

Page 14: 09-27-2012.pdf

Os índices de infestaçãopelo mosquito da dengueem municípios da áreade abrangência da 20ª Re-

gional de Saúde de Toledo extrapolamdrasticamente o índice máximo reco-mendado pela Organização Mundialde Saúde (OMS) e adotado como parâ-metro pelo Ministério da Saúde, que éde 1%. Atualmente, segundo o diretorda Regional, Odacir Fiorentin, há mu-nicípios com índice variando até mes-mo entre 2% e 8%, o que caracteriza

risco de surto de dengue (ver box). “Osíndices são considerados altos e extre-mamente preocupantes”, declara.

Diante do problema, o órgão regio-nal pretende adotar medidas rígidasvisando permitir um controle maiorda incidência do mosquito nos 18 mu-nicípios abrangidos, com atenção ain-da mais elevada para as cidades commaior risco epidêmico: Entre Rios doOeste, Mercedes, Guaíra, Toledo, Ma-rechal Cândido Rondon, São José dasPalmeiras, Santa Helena e Assis Cha-

teaubriand.Um dos pro-

blemas constata-dos durante as vi-sitas realizadas pe-las equipes de agen-tes de endemias nos municípiosé a falta de acesso a determinadosimóveis que se encontram fecha-dos. Diante disso, a 20ª Regional deSaúde pretende levar os casos ao Mi-nistério Público (MP) e registrar Bole-tim de Ocorrência (B.O.) em casos deidentificação da presença do agentetransmissor da doença após notifica-ção do proprietário do imóvel.

De acordo com o diretor, em Tole-do, por exemplo, durante os últimostrês levantamentos de focos do mos-quito, 47% dos domicílios visitadospelas equipes foram caracterizadoscomo fechados. “Nós encaminhamosum ofício para o município e paratodas as imobiliárias que possuemcasas para alugar solicitando que in-formassem a data em que ofereceriamacesso para a visita. Não tivemos oretorno esperado. A partir de agora,uma vez oficiados dos procedimentosadotados, ninguém poderá se julgarleigo”, enfatiza Fiorentin.

PROCEDIMENTODesse modo, a intenção é que o mes-

mo procedimento ocorra em outrosmunicípios. Os imóveis fechados se-rão visitados por três vezes. Depois, osresponsáveis serão notificados paradar retorno visando oferecer acessoaos agentes de endemias. “Caso nãohaja retorno, os endereços serão re-passados para o Ministério Público darespectiva Comarca e esperamos queeles sejam oficiados sobre o problema.

Page 15: 09-27-2012.pdf

Assim, se tivermos epidemia ou casosde dengue eles poderão ser responsa-bilizados como infratores. A 20ª Regi-onal fará um boletim de ocorrência eencaminhará ao MP para que se to-mem as medidas cabíveis”, pontua.

Ele lembra que a responsabilidadepela saúde pública deve ser comparti-lhada entre o município, o Estado etambém o cidadão. “Todo o nosso tra-balho é com informação, levando oconhecimento, o diálogo e com amor àspessoas. No entanto, as pessoas quenão entenderem isso terão que ser res-ponsabilizadas pela ‘dor’”, lamenta.

VERÃOObservando os índices atuais de

infestação, o diretor teme pela propor-ção de focos que as cidades da regiãopoderão alcançar no verão. “Se os índi-ces estão altos nesse período predomi-nantemente sem chuva, imagina quan-

do estivemos no verão. Com a ocorrên-cia de chuvas e um verão de 37ºC a40ºC, poderemos ter aumento dos ín-dices e de casos de dengue”, salienta.

HEMORRÁGICAJuntos, os 18 municípios da Regio-

nal somam em torno de 361 mil habi-tantes, dos quais, historicamente, cer-ca de 50 mil já foram infectadas como vírus da dengue. As pessoas que jácontraíram a doença têm maioreschances de terem dengue hemorrági-ca, considerada grave. “No caso dosmunicípios onde já ocorreu epidemiaé preciso redobrar os cuidados de pre-venção, pois existe uma possibilida-de muito maior de ocorrência de ca-sos de dengue hemorrágica, que podelevar à morte”, alerta Fiorentin.

A preocupação do diretor é aindamaior tendo em vista que, quando setrata da versão hemorrágica, em mui-

tos casos é necessário internamentoinclusive em Unidades de Terapia In-tensiva (UTIs). “O número de leitos deUTI na região é insuficiente, portanto,carecemos de estrutura para atendera população da 20ª Regional, pois hojemesmo vivemos uma situação consi-derada dramática em termos deUTIs”, enfatiza.

TREINAMENTOEm vista a reverter a situação atu-

al, o diretor está convocando todos ossecretários municipais de saúde paraexplanar sobre a condição momentâ-nea e traçar estratégias de combate aomosquito transmissor.

Um treinamento das equipes de en-demias de dez municípios está sendoprogramado para ser realizado emoutubro no município de MarechalCândido Rondon, informa Fiorentin,em data e local ainda a serem definidos.

A equipe de agentes de endemias de Mare-chal Cândido Rondon está realizando o quartociclo de visitas em todos os imóveis da cidade edos distritos. Conforme o coordenador do De-partamento de Combate à Dengue, ZacariasSantos Filho, atualmente o índice é de 2,3%.“Estamos intensificando as atividades de ori-entação, vistoria, distribuição de materiais in-formativos e alguma recolha de objetos em viaspúblicas e terrenos baldios”, menciona.

O responsável lembra a população que asáreas centrais das cidades é que costumamapresentar o maior número de focos do mos-quito da dengue, por isso é importante redobraros cuidados. “O centro geralmente concentramais locais sombreados, devido à quantidade deprédios, muros e arborização. Por isso a águatende a ficar mais tempo acumulada em materi-ais ou pontos que acabam servindo de criadou-ro para o mosquito, sendo que muitas vezes elapermanece empoçada inclusive até a próximachuva”, ilustra Santos.

APOIOO coordenador informa

que os agentes de endemiasnão são responsáveis pela re-colha de entulhos e outrosobjetos nas casas. “Eles po-dem auxiliar os moradoresna retirada de material quepossa servir de criadouro,caso os donos da residênciase mostrem dispostos a fazê-lo no momento da visita. Masa equipe não pode se respon-sabilizar pela recolha total,até mesmo porque cada pro-prietário é responsável pelozelo de seu pátio”, esclarece.Além disso, ele ressalta que afalta de cuidado de um sómorador pode colocar em ris-co toda a vizinhança. “O

mosquito transmissor da dengue não escolheas pessoas por classe social, portanto, todosestão sujeitos a contrair a doença. Por issopedimos a colaboração de todos”, frisa.

No dia a dia, além de visitar residências eedificações em geral, os agentes ainda estãoatentos a recolher ou perfurar objetos que este-jam depositados ao ar livre em calçadas e beira demeio-fio, assim como em terrenos baldios.

Dentre os locais onde é comum encontrarágua parada ou mesmo larvas do mosquitoestão calhas e canos de antenas parabólicas,razão pela qual é importante a investigação eadoção de medida de prevenção.

COMPLETAAtualmente, o Departamento de Endemias,

vinculado à Secretaria Municipal de Saúde,conta com um quadro de 26 agentes, dentre elestrês supervisores, os quais foram contratadospor meio de concurso público. “Estamos com

uma equipe completa pararealizar o trabalho e inclusi-ve o grupo agora faz uso deum novo uniforme, que fa-cilita a identificação pela po-pulação”, afirma Santos.

A previsão do coordena-dor é de que o levantamentoque está sendo realizado sejaencerrado ao final de outu-bro, ocasião em que será cal-culado um novo índice deinfestação. “Esperamos queaté lá tenha reduzido para opatamar adequado”, comen-ta. Outubro será um mo-mento de ações de conscien-tização nas escolas e novem-bro deverá ter uma mobili-zação alusiva ao Dia D deCombate à Dengue, queocorre em nível nacional nodia 15 daquele mês.

Page 16: 09-27-2012.pdf

16 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUINTA-FEIRA,

27 DE SETEMBRO DE [email protected]

CONVENÇÃODA FACIAP

A 22ª Convenção Anual da Federa-ção das Associações Comerciais e Empre-sariais do Estado do Paraná (Faciap)acontece domingo (30), segunda (1º) eterça-feira (02), no Mabu Thermas &Resort, em Foz do Iguaçu. Em 2012, oevento, reconhecido por reunir empresári-os e Associações Comerciais e Empresari-ais de todo o Paraná, terá como tema“Empreender, Cooperar e Associar paraum Mundo Melhor”. As inscrições estãoabertas e podem ser feitas no sitewww.faciap.org.br/convencao.

FORMAÇÃO DE DOCENTESO Colégio Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon,

abre hoje (27) as inscrições para o Curso Formação de Docentes.As modalidades ofertadas são para Formação de Docentes, emNível Médio, para alunos egressos do Ensino Fundamental, comduração de quatro anos, no período vespertino; Formação deDocentes - Aproveitamento de Estudos para alunos egressos doEnsino Médio, com duração de dois anos e meio, no períodonoturno. Os interessados podem se inscrever até a próximaquinta-feira (04), no estabelecimento de ensino.

Mireli Adaschi, que aniversariou no dia 21 de setembro,

aqui comemorando com amigas

Leila Fotografias

Francieli Maria Pazdiora e Ederson Marcelo Klein, que se casaram noúltimo dia 07. Os noivos foram fotografados por Leila e Foto Rondon

Leila Fotografias/Foto Rondon

Flávia Galvet, Miss Ponta Grossa Model 2012,

que venceu o Concurso Miss Paraná Model

2012 e no Miss Brasil Model 2012, no final de

semana, em São Paulo, foi coroada Miss Brasil

Model Turismo 2012

Divulgação

Page 17: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 SOCIAL

Dia 27: Arno Irineu Braun

Dia 27: Ernani Ferreira do Rosário

Dia 27: Ingo Hort

Dia 27: Lilian Raquel Werner

Dia 27: Lucinéia Boçuca

Dia 27: Márcia Hepp Vilani

Dia 27: Nádia Steinmacher

Dia 27: Neiva de Coelho Winter

Dia 27: Shirley Piccioni

Dia 27: Walter Ribak

MAXIMUS FASHIONSHOW 2012

Foi no primeiro final de semana da primavera, numa sugestiva tardede domingo ensolarada (23), que o grupo Maximus realizou o desfile delançamento da sua coleção moda festa moda noiva e moda noivo (verão2012/2013) e o lançamento da sexta edição do seu anuário de noivas.O evento aconteceu no espaço campestre do recém-inaugurado Parthe-non Eventos de Cascavel. O Maximus Fashion Show 2012, como decostume, foi um evento da mais fina categoria, apresentando muitas dasgrandes tendências e referências mundiais da moda social para oseventos da próxima temporada. O desfile contou com a produção visualdo Kafofo Cabeleireiros de Cascavel e as produções de Maria ChicAcessórios e Carmen Steffens Cascavel (Cascavel JL Shopping)compondo os looks da Maximus Atelier, todos criações exclusivas daestilista Inês Ivone. A nova coleção já pode ser conferida para venda elocação, nas lojas Maximus de Toledo, Cascavel e Marechal CândidoRondon ou no site www.maximusatelier.com.br e a revista também podeser retirada gratuitamente por noivas e formandas nas lojas ou visua-lizada virtualmente no site www.maximusnoivas.com.br.

A estilista e fundadora da marca Maximus, Inês Ivone,em uma das melhores fases da sua carreira

Divulgação

Page 18: 09-27-2012.pdf

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Um dia interessantepara contatos, conversas,acordos e aprendizados.Importante ouvir distintospontos de vista, que ampli-

am sua visão sobre um assunto.

TOURO: Momento benéfi-co para o trabalho e asfinanças taurinas. Acordos,contratos. Conversas comparceiros. Alianças positi-

vas. Um bom dia para assinar contratos.

GÊMEOS: Ideias interessan-tes. Momento oportuno parater uma visão mais ampla davida afetiva e dos relaciona-mentos. Tende hoje a se

sentir mais confiante.

CÂNCER: Dia que benefi-cia as questões familiares,privadas, emocionais e es-pirituais. Percepção dosimportantes aprendizados

que você vem tendo. Equilíbrio.

LEÃO: Cuidado com atitu-des extremistas, orgulho-sas, possessivas. Procureconversar para superar de-savenças. E mais que tudo,

aceite pontos de vista diferentes.

VIRGEM: Momento prósperoem termos materiais e profis-sionais. Oportunidade deampliar horizontes na carreirae de estabelecer acordos e

conversas favoráveis.

LIBRA: Ideias e contatos quepromovem expansão. Exce-lente momento para estudos,viagens e tudo o que estimulea ampliação de horizontes.

Fase de desafios.

ESCORPIÃO: Momento ten-so em termos emocionais eprofissionais. Cuidado comextremismos. Aceite o fatode que você não controla

tudo. Permita que as coisas fluam.

SAGITÁRIO: Conversasimportantes, com amigos enos relacionamentos. Am-pliação de perspectivas. Hámuito a aprender com as

pessoas e isso está estimulado.

CAPRICÓRNIO: Excelen-te dia para contatos e co-nhecimentos relacionadosao trabalho. Acordos, con-tratos, alianças, parceri-

as, viagens, estudos.

AQUÁRIO: Momento inte-ressante para contatos queampliam os seus horizon-tes. Um dia que favoreceestudos, outras perspecti-

vas culturais e filosóficas.

PEIXES: Acordos favo-recidos em situações queantes eram bastante deli-cadas. Questões finan-ceiras, familiares e de re-

lacionamento estão hoje ativadaspositivamente.

BLITZ TRABALHOSANa estrada, um motorista estava andando a 150 km/h, até

que foi parado por um guarda de trânsito. Muito constrangido,ele quis se justificar:

- Seu guarda, eu trabalho em um circo logo ali e estou atrasadopara uma apresentação!

- Ah, é? O senhor é palhaço ou está achando que sou eu que sou?- Não é nada disso, seu guarda... Eu sou malabarista - disse ele,

apontando para uns bastões que estavam no banco traseiro.- Ah é? - duvidou o policial - Então faz uma demonstração aí pra mim!Mais do que depressa o sujeito pegou os bastões e começou

a dar um show. Primeiro com três bastões, depois quatro, cinco, atésete de uma vez.

Ele passava os bastões por baixo das pernas, jogava de costas,deitava no chão, enfim, dava um show particular para o policial, quejá estava até pensando em cancelar a multa.

Enquanto isso, um outro policial parou o carro de um bêbado, quesaiu do carro cambaleando, viu o malabarista com os bastões e disse:

- Meu Deus, eu preciso parar de beber! Esse tal teste dobafômetro está ficando cada vez mais complicado...

Ingredientes:1 kg de batata-doce

1 cebola picada

3 colheres sopa de óleo

Batata-doce

à mineira

Modo de preparo:Cozinhe a batata com casca até ficar macia, depois de

cozida escorra. Em seguida, descasque e corte em rodelasgrossas. Reserve. Em uma panela coloque o óleo e frite acebola e deixe dourar. Junte os tomates, salsa, caldo degalinha dissolvido em uma xícara de água quente. Refoguemexendo por alguns minutos. A seguir acrescente as batatasao molho, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 10minutos. Polvilhe queijo ralado por cima das batatas, deixederreter um pouco retire e é só servir.

2 tomates sem pele e sem

sementes picados

1 colher sopa de salsinha picada

2 cubinhos de caldo de galinha

1 xícara de queijo ralado grosso

18 | O PRESENTE VARIEDADES QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

INFARTOO casal adorava passear de barco. Todos os finais de semana, iam

para a praia, alugavam um barco e passavam o dia todo em alto mar.Um dia, o sujeito começa a pensar na possibilidade de acontecer

algum acidente e resolve treinar a mulher.- Querida, vamos fingir que estou tendo um infarto. Você pega o

leme e vê se consegue levar o barco de volta até o porto.O sujeito deita-se no convés e, para sua surpresa, a mulher

consegue manobrar o barco e pilotá-lo direitinho até chegarem emterra firme.

Naquela mesma noite, chegam em casa, o marido liga a TV e seestatela no sofá.

- Querido - sugere a mulher. - Vamos fingir que estou tendo uminfarto. Vá até a cozinha e veja se você consegue preparar o jantar!

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

QUINTA-FEIRA (27)*

Fera e Gil ouvem os gritos de Morganae nadam até ela. Cezar corre para ajudar asalvar Morgana. Bárbara reclama da comi-da de Tizinha para Marcela e Isabela. Nan-do avisa a Tizinha que ela não vai maiscozinhar no Misturama. Bárbara e Tizinhadeixam Nando sozinho no Misturama. Di-nho e Lia são obrigados a formar umadupla para pesquisar a mata. Robson eCezar reúnem todos os alunos no acampa-mento por causa da chuva. Lia e Dinho seperdem na mata. Ju empresta roupa paraas meninas da turma. Lia se desesperaquando Dinho cai de um paredão de pedra.

MALHAÇÃOConstância não se conforma que Laura

não tenha consumado seu casamento.Quequé surpreende Neusinha e a tira deperto da confeitaria. Diva avança contra Eli-ete, mas acaba atingindo o gerente da con-feitaria. Constância manda Matilde ser suaespiã na casa de Laura. Padre Olegáriorepreende Eulália pelas provocações a Te-resa. A pedido de Constância, Luiza pagauma mulher para seduzir Edgar. Mário eFrederico declaram seu amor por Diva. Ed-gar conta para Laura sobre o flerte querecebeu. Zé Maria não gosta de saber quemadame Besançon quer que Isabel se afastede Jurema. Laura e Edgar ficam juntos.

AVENIDA BRASILCarminha ameaça mostrar para Iva-

na e Tufão o vídeo em que Nina aparececom Max. Serjão consegue fugir. Sue-len olha para Wallerson enquanto beijaLeandro. Leleco e Tufão questionamMax por suas mentiras e as de Carmi-nha. Tufão liberta Jorginho, mas os doisacabam discutindo seriamente por cau-sa de Nina. Leleco sugere ir com o filhoao depósito de lixo. Carminha mandaLúcio enviar o filme que fez de Nina eMax para Ivana. Jorginho visita Nina.Lucinda se esconde de Tufão e Leleco.A família Tufão fica indignada ao ver ovídeo de Max com Nina.

LADO A LADO○

Page 19: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 GERAL

QUALIFICAÇÃO

Cursos buscam formar novos profissionais em RondonInteressados em cursar Segurança do Trabalho ou Enfermagem podem

se inscrever até a próxima quinta-feira (04), no Colégio Ceretta

Com o intuito de for-mar novos profissionais dasaúde e segurança no mu-nicípio de Marechal Cân-dido Rondon, continuamabertas , até a próximaquinta-feira (04), as inscri-ções para os cursos técni-cos em Segurança no Tra-balho e Enfermagem do Co-légio Estadual AntônioMaximiliano Ceretta. Asaulas, que serão ministra-das no referido colégio, es-tão previstas para iniciarem fevereiro do próximoano, no período noturno.

A diretora auxiliar, Fáti-ma Orlierte Cardoso Englert,explica que os cursos profis-sionalizantes são mantidospela Secretaria de Educaçãodo Estado e o colégio oferecesomente vagas na área da saú-de. “Já estamos na quarta tur-ma de enfermagem e na ter-ceira do curso de segurançano trabalho. A minha avali-ação é extremamente positi-va, pois a procura pelos cur-sos é muito grande. O muni-cípio necessita da mão de obradestes profissionais, tantonos hospitais como nas em-presas. A expectativa é muito

boa para as próximas tur-mas. Os cursos contam comperíodos semestrais e ao todoestão sendo ofertadas 40 va-gas para o curso de enferma-gem e 35 para o curso de segu-rança. Antes de iniciar o perí-odo letivo é realizado um ‘au-lão’, a fim de repassar infor-mações detalhadas sobre oscursos e estágios”, comenta.

Após o encerramento dasinscrições será feito o pro-cesso seletivo dos candida-tos às vagas, avaliando a

documentação escolar e aentrevista, para depois darentrada nas matrículas. Sefechar o número de alunospor turma, as inscrições se-rão finalizadas. Caso con-trário, as turmas não serãoabertas. Em relação ao tem-po de duração de cada um, adiretora expõe que o de se-gurança é de um ano e meioe o de enfermagem são doisanos. Eles vão ser ministra-dos por profissionais de en-fermagem, engenheiros epsicólogos.

Os interessados em se ins-crever devem entrar em con-tato pessoalmente com a se-cretaria do educandário eapresentar os seguintes do-cumentos: históricos origi-nais do Ensino Fundamen-tal e Médio, certidão de nas-cimento ou casamento (ori-ginal e fotocópia), RG (ori-ginal e fotocópia), CPF (ori-ginal e fotocópia), Alista-mento Militar (original e fo-tocópia), carteira de vacina(original e fotocópia), fatu-ra de energia elétrica (origi-nal e fotocópia), três fotos3x4 atuais e R$ 2 para a car-teirinha escolar.

Vanderleia Kochepka

Fórum de Ecologia sensibilizaestudantes para questões ambientais

Foi realizado na últimasexta-feira (21), na Base Náu-tica de Entre Rios do Oeste, o13º Fórum de Ecologia, en-volvendo alunos do EnsinoFundamental até o 5º ano. Oevento teve como objetivosensibilizar os educandos

Divulgação

Comunidade de Iguiporãpromove Jantar DançanteAcontecerá a partir das

20 horas de sábado (29) oJantar Dançante promovi-do pela Comunidade Tem-plo da Esperança, de Igui-porã, distrito de MarechalCândido Rondon.

Conforme o presidenteda Comunidade, VilsonModel, o prato principal seráporco no tacho, sendo quehaverá também macarrona-da e saladas diversas. “Aanimação será de Erico eAdemar e a venda de cerve-ja será em garrafa”, adianta.

A comissão organizado-ra também já providen-ciou equipe de segurançapara o local.

Os ingressos para o jan-tar estão sendo comerciali-zados antecipadamente emCurvado, Bom Jardim, Igui-porã e em Marechal Ron-don na Farmácia Central e

Tintas Arco-íris. O conviteantecipado pode ser adqui-rido por R$ 15 e na horacustará R$ 20. A promoçãoé da Comunidade Temploda Esperança em parceriacom a Oase.

Carina Ribeiro/OP

PEÇA TEATRAL EMQUATRO PONTES

A peça teatral “O Caminho da Felicidade” foi apresentada pelaOrganização Cultural Social e Ambiental Água Doce, de Curitiba, aos

alunos da Escola Municipal Dona Leopoldina, na terça-feira (25), juntoà Casa da Cultura, em Quatro Pontes. De acordo com a diretora doDepartamento de Educação, Cultura e Esportes, Clotilde Rossato, o

tema abordado no teatro foi as virtudes como caminho para afelicidade. A iniciativa é do Departamento de Educação e teve porfinalidade oportunizar aos estudantes uma aula diferente, fora do

ambiente escolar, utilizando a arte teatral.

Adriane Kappes

Presidente da Comunidade,Vilson Model: “É necessário

levar pratos e talheres”

Diretora auxiliar do Ceretta, FátimaOrlierte Cardoso Englert: “A expectativaé muito boa para as próximas turmas,

pois a procura é grande”

para questões ambientais eintroduzir que garantam umplaneta sustentável, a partirde atitudes que busquem eco-nomizar água e energia, reci-clar o lixo e plantar e/ou cui-dar de uma árvore.

Em forma de circuito, os

estudantes foram distribuí-dos em sete equipes, pas-sando por oficinas temáti-cas, como: Trilha interpre-tativa explorando a impor-tância da árvore; Musicali-zação; passeio com ônibus;Linha Ecológica; Eficiênciaenergética: relação homemx energia; Atividades recor-dando o passado; Vivênciascom a natureza. Já a Ginca-na Ecológica trabalhou otema saúde.

O 13º Fórum de Ecolo-gia contou com o apoio daItaipu Binacional, NativaSocioambiental , Copel ,Conselho de Desenvolvi-mento dos Municípios Lin-deiros e prefeitura.

Em forma de circuito, osestudantes foram distribuídosem sete equipes e participaramde várias atividades

Page 20: 09-27-2012.pdf

20 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

FASE FINAL DOS JAPS

Ciclistas rondonenses fazem dobradinha no pódioMaria Muller conquistou dois ouros e duas pratas na competição,

enquanto Dayane Inhoatto garantiu um bronze

As ciclistas rondonensesMaria Muller, que conquis-tou a medalha de prata emduas provas, e Dayane Inho-atto, fizeram pódio duplo,ontem (26), nas disputas fi-nais dos 200 metros do ciclis-mo na fase final dos JogosAbertos do Paraná (JAPs),que acontece até sábado (29)em Maringá. As provas fo-ram realizadas no velódromoda Vila Olímpica.

Na prova dos 200 metros,Maria cruzou a linha de che-gada em 2º lugar e garantiu aprata na competição. Daya-ne chegou logo atrás e ficoucom o bronze. Consagrou-se

campeã a maringaense Ga-briela Yumi. No masculino,o ouro foi para FernandoBorrasca, de Maringá, Sidi-nei da Silva, de Foz do Igua-çu, conquistou a 2ª coloca-ção, e o maringaense Rafaelda Cruz chegou em 3º.

Na prova dos 500 metros,exclusiva para as meninas, aatleta Gabriela confirmou oseu favoritismo e levou o se-gundo ouro do dia. A rondo-nense Maria chegou em 2º etambém levou a segunda me-dalha de prata do torneio. Obronze foi para Mariane Ba-tista, de Londrina.

Nos JAPs, Maria conquis-

tou, além das duas pratas,dois ouros, sendo um na pro-va contra o relógio e outro naMountain Bike - Marathon.Nestas provas, Dayane nãoconseguiu chegar entre asprimeiras.

Por outro lado, a prova dequilômetro contra o relógioreuniu apenas atletas do nai-pe masculino. No final, maisum ouro para Maringá comFernando Borrasca, que com-pletou o percurso de mil me-tros em 1’11’’22. A prata tam-bém ficou na cidade canção,com Rafael da Cruz, e o bron-ze foi para Foz do Iguaçu,com o atleta Sidinei da Silva.

Ginastas de Toledo iniciamhoje disputas nos JAPs

A equipe de ginástica rít-mica da Sadia/Prefeitura deToledo/Sesi vai participar dafase final dos Jogos Abertosdo Paraná (JAPs), divisão A,em Maringá. A equipe, que hávários anos conquista o títulode campeã, vai representar omunicípio com as atletas Bru-na Silva, Bruna Morais, Simo-ne Luiz e Morgana Gmach, noindividual, e Monize Gmach,Jéssica de Oliveira, MileneFrank, Bruna Silva e BrunaMorais, no conjunto.

As atletas iniciaram a par-ticipação nos jogos ontem (26)com os treinos oficiais. As dis-putas serão realizadas de hoje(27) até sábado (29), tanto noindividual como no conjunto.Hoje acontecem as disputas

Eliane Cargnelutti Torres

Definido o início dos campeonatosde sinuca e suíço em Santa HelenaO congresso técnico do

Campeonato Municipal deSinuca e do CampeonatoMunicipal Suíço, em SantaHelena, foi realizado na úl-tima terça-feira (25). Na oca-sião, as equipes participan-tes definiram o início dascompetições.

Conforme ficou acordado,Correio do Lago

o torneio de sinuca inicia nopróximo dia 11. Os demaisjogos serão realizados semprenas terças e sextas-feiras, apartir das 19h30. A tabela e assúmulas vão estar disponí-veis a partir de segunda-feira(1º) no Departamento de Es-portes e Lazer do município.

Já o Campeonato Suíço

começa dia 17, às 19h15. Asoutras partidas vão aconte-cer sempre nas quartas-fei-ras e nos sábados. A tabelavai estar disponível no dia10, na entidade desportivado município.

Estão confirmadas a par-ticipação de 41 equipes, sen-do cinco na categoria femini-na, oito na sub-17 e 28 equi-pes na livre. No feminino,será grupo único, em queclassifica as quatro melhorespara semifinais e final. Já nosub-17 foram formados doisgrupos de quatro times, sen-do que apenas os dois melho-res se classificam para a semi-final e final. Na categoria li-vre, as equipes foram dividi-das em sete chaves de quatroe se classificam os dois melho-res de cada grupo, mais osdois melhores terceiros luga-res para as oitavas de finais.

Equipe de Palotina volta a participarda Nova Copa Integração

Depois de atuar comoconvidada na etapa de Fozdo Iguaçu, a equipe do Co-légio Cecília Meireles, de Pa-lotina, volta a disputar nes-te final de semana, em Tole-do, mais uma etapa da NovaCopa Integração de Volei-bol Feminino, que vai reu-

nir atletas nascidas a partirde 1995.

O técnico Marcio Braga,que conduziu a equipe a um4º lugar em Foz, tenta umamelhor classificação. A equi-pe vai abrir a competição às15 horas contra Toledo. Nosábado (29), serão jogos con-

tra Formosa do Oeste, às 09horas, e Medianeira, às 14horas. No domingo (30), porsua vez, as palotinenses en-contram Foz do Iguaçu, às09 horas, e Palmas, às 13horas. Todos os confrontosserão disputados no Ginásiode Esportes Alcides Pan.

Na última terça-feira (25) foi realizado o congresso técnicodos campeonatos municipais de Santa Helena

individuais de arco e bola e oconjunto de cinco bolas. Ama-nhã (28), as disputas indivi-duais de maça e fita, além dasfinais de arco e bola. Já nosábado, último dia de dispu-tas da modalidade, haverá asfinais nos aparelhos maças efita e do conjunto. Em segui-da, será realizada a premia-ção, prevista para as 12h30.

A técnica da equipe, Ani-ta Klemann, está confianteno grupo e espera trazer umbom resultado para Toledo,como ocorreu em outrasparticipações no Estado.“Não gosto de falar em fa-voritas, mas nossa equipeestá bem preparada. Vamosver como estão as outrasequipes”, comentou.

Atletas da equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesique vão disputar o título dos JAPs em Maringá

Page 21: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 ESPORTES

FERAS DO VÔLEI

Projeto transforma a realidade de criançasAtualmente, programa conta com aproximadamente 300 atletas divididos em sete núcleos em Marechal Rondon

Com o objetivo de podertransformar a realidade de alu-nos-atletas e revelar novos ta-lentos no vôlei em MarechalCândido Rondon, o professor etécnico Claudemiro dos Santos(Miro), juntamente com o ex-diretor do Colégio Martin Lu-ther, Aldair Kronbauer, cria-ram em 2005 o projeto social“Feras do Vôlei”, que conta comapoio da prefeitura e parceriado Sicoob Marechal e super-mercados Rimmava e Ruzza.

A iniciativa começou coma participação de 16 pessoas.Com o tempo, o programa foisendo estruturado e, atual-mente, atende cerca de 300atletas, e é oferecido em setenúcleos no município: ColégioMartin Luther, Colégio Esta-dual Marechal, Ginásio da VilaGaúcha, Colégio Estadual An-tônio Maximiliano Ceretta,Colégio EstadualEron Domingues,Colégio EstadualPaulo Freire e Uni-versidade Estadu-al do Oeste do Pa-raná (Unioeste).

Podem partici-par do projeto cri-anças a partir dedez anos de idade,seja menino ou me-nina, que estejammatriculadas emuma instituição deensino público ou particularem Marechal Rondon. Não épreciso pagar mensalidade eos alunos ainda ganham a ca-miseta para treinar. Contudo,é preciso atender alguns re-quisitos, informa Miro. “É pre-ciso ter um bom comporta-mento, ser responsável e par-

Atletas do núcleo do Ginásio Vila Gaúcha, com o técnico Claudemiro dos Santos (Miro) e o auxiliar técnico Edilson Pelanda (Edinho)

As alunas conhecem o vôlei e aprendem os primeiros fundamentos do esporte no projeto “Feras do Vôlei”

Fotos: Jaqueline Galvão

ticipar dos treinos assidua-mente, e não esporadicamen-te,” ressalta.

Conforme o técnico, uma daspreocupações é quanto à for-mação do aluno. “Procuramosacompanhar a frequência delesna escola, as notas, a disciplina,a responsabilidade”, afirma,ressaltando a importância dasocialização das crianças den-tro do projeto. “Em um primei-ro momento eles vêm para co-nhecer a modalidade, ocasiãoem que aproveitamos para em-butir estes valores. Por outrolado, aqueles que se destacamlevamos para as equipes de ren-dimento, que, por sua vez, co-meçam a participar de compe-tições pelo Estado”, revela.

RENDIMENTOAs equipes de rendimento

são formadas nas etapas de ini-ciação e competi-ção. O professorexplica que os ti-mes, tanto mas-culino como femi-nino, têm obtidoresultados signi-ficativos e atual-mente estão en-tre as melhoresequipes do Para-ná na categoriainfanto e juvenil.“Já conseguimosrevelar vários

atletas”, informa.Nos últimos anos, técnico e

atletas do vôlei rondonensetêm integrado a Seleção Para-naense e Brasileira. Só em2012, já participaram da sele-tiva paranaense, na categoriainfanto, Bianca Dedorzi, Bru-na Pasqualotto, Maiara Basso

e Deywid Duarte Conssani. Nojuvenil, participou Elaine Ma-rina da Silva.

Já na seletiva brasileira, noinfanto, participaram os atle-tas Bianca Dedorzi, GiovaniCoelho e Maiara Basso. Recen-temente, a rondonense LarisaFoster, que integrava a equi-pe do Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal CândidoRondon nas Olimpíadas Es-colares Brasileiras (OEB), pas-sou a defender o Vasco (RJ) e foiconvocada para a Seleção Es-colar Nacional, categoria 98.

A instituição de ensino temequipes de rendimento, no nai-pe masculino e feminino, no ju-ventude, categoria juvenil, in-fanto e infantil, e ainda no pré-juventude, na classe mirim e pré-mirim, totalizando 48 pessoas.O colégio conta ainda com o pre-

parador físico Pedro Casaldo e otécnico da equipe masculina eauxiliar técnico da feminina,Edilson Pelanda (Edinho).

Além disso, o vôlei rondo-nense tem o técnico e atletasbolsistas no Programa TalentoOlímpico Paranaense (TOP2016). No TOP Escolar os atle-tas Giovani Coelho, Camila Fre-do e Elaine Marina da Silva re-cebem a bolsa de incentivo doEstado. Já Miro recebe a bolsaTOP Técnico.

ADVERSIDADES EVALORIZAÇÃO

O professor lamenta queexistam muitas adversidadesconcorrendo com o esporte, oque torna difícil muitas vezespara os meninos e meninas per-manecerem por muito tempo

no projeto. Como exemplo, elecita a droga, prostituição, vide-ogame, sedentarismo, dentreoutros. “É muita coisa, não éfácil virem para cá e começarcom treinamento sistemático,onde você começa primeiro aconhecer a modalidade e de-pois treinar mais regularmen-te. Isso exige um desgaste porparte deles, mas com o tempo ascrianças vão entendendo queisso só traz benefícios a curto,médio e longo prazo”, expõe.

De acordo com o idealizadordo projeto, o vôlei é o segundoesporte mais praticado no Bra-sil e isso se deve aos resultadosdas seleções brasileiras. “Fo-ram os atletas que representamo nosso país que fizeram comque o vôlei tivesse maior visibi-lidade”, finaliza Miro.

Os times, tantomasculino como

feminino, têmobtido resultados

significativos eatualmente estãoentre as melhores

equipes doParaná na

categoria infantoe juvenil

Page 22: 09-27-2012.pdf

NO SÁBADO

Inter acerta detalhes para enfrentar o CruzeiroCom 40 pontos na tabela de classificação, colorado busca aproximação do G-4

22 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

O Internacional intensifi-ca a preparação para o duelocontra o Cruzeiro, no sábado(29), às 18h30, em Varginha(MG), em jogo válido pela 27ªrodada do Campeonato Bra-sileiro. Ontem (26) o time fezum treinamento forte no CTdo Parque Gigante. Com 40pontos na tabela de classifica-ção, o colorado busca umaaproximação do G-4, para issouma vitória fora de casa éfundamental.

No trabalho, o técnicoFernandão comandou umtreino tático de defesa con-tra ataque. O lateral-direitoNei foi preservado em vir-tude de dores musculares,mas não preocupa. Já Kle-ber voltou a treinar nor-malmente com o grupo edeve estar à disposição.

Uma provável escalaçãopara enfrentar o Cruzeiro

deve ter Muriel; Nei, RodrigoMoledo, Índio e Kleber (Fa-brício); Ygor, Guiñazu, Frede D’Alessandro; Forlán e Le-andro Damião. O time reto-

Divulgação

ma os treinos hoje (27) e nofinal da tarde embarca paraSão Paulo, onde treina ama-nhã (28) e viaja via terrestrepara Varginha.

Final da Liga é promessade casa cheia em Joinville

Hoje (27) será disputadaa primeira partida da finalda Liga Futsal 2012. Krona/Joinville/Dalponte e Intelli/Orlândia começam a deci-dir o título às 21 horas, emJoinville (SC), e a promessaé de casa cheia.

Todos os ingressos co-locados à venda - 3,5 mil -se esgotaram já no primei-

6ª Maratona Internacionalacontece no domingo em Foz

A 6ª edição da Maratona In-ternacional de Foz do IguaçuSesc PR acontece no domingo(30), no Parque Nacional do Igua-çu. De acordo com a organiza-ção, a prova não tem a intençãode ser reconhecida apenas comouma competição, pois, além decoroar o trabalho físico, técnicoe tático dos corredores, preten-de favorecer o intercâmbio soci-al e cultural entre os participan-tes, bem como fomentar o co-mércio e o turismo local.

Ao todo, aproximadamente1.650 atletas vão participar dasprovas nas categorias cadei-rante, atleta com deficiência(ACD), elite feminina e mascu-lina, comerciários e faixa etária

Senna sofreu queimadurasdurante GP de Cingapura,

revela WilliamsAlém do problema no Kers

que provocou seu abandono noGP de Cingapura, no últimodomingo (23), Bruno Senna saiudo carro da Williams com quei-maduras nas costas, revelou odiretor de operações Mark Gillan.A equipe inglesa não soube ex-plicar a causa dos ferimentos.“Temos uma boa ideia (do quecausou as queimaduras), masestamos investigando apenaspara descartar eventuais cau-sas potenciais”, disse Gillan.

Em Marina Bay, a Williamsviveu um fim de semana frus-trante. Pastor Maldonado che-gou a andar em terceiro, maspor conta de um pit stop ruimcaiu para 10º e abandonou com

Fifa cogita apelar a navios naCopa-2014 por falta de hotéis

O número reduzido dehotéis em algumas sedes daCopa-2014 no Brasil leva-ram a Fifa a cogitar o uso denavios como hospedagem.Essa alternativa já faz par-te do plano para a Olimpía-da do Rio-2016 e foi intro-duzida para o evento do fu-tebol em reunião da entida-de com o Comitê Organiza-dor Local (COL).

Quem levantou a possibi-lidade de usar essa opção foi aMatch, empresa que organi-za a hospedagem oficial para

a Fifa no Mundial. A empresa,ressalte-se, não cobre toda aacomodação da competição,já que a maioria dos turistasfaz reservas por conta pró-pria ou com outras agências.

“A Match pode colocarnavios no Rio. Estão procu-rando cuidar de nossos clien-tes (árbitros, pessoal técnico,imprensa). Mas o COL nãotem relação com hospeda-gem. Isso é questão do gover-no federal”, explicou o dire-tor executivo do comitê, Ri-cardo Trade.

masculina e feminina. Segundoo regulamento da maratona,todos os atletas deverão com-pletar a prova no tempo máxi-mo de seis horas. Os atletas te-rão à sua disposição guarda-volumes, banheiros químicos,frutas, isotônicos, ônibus deresgate, água, além de placas desinalização, policiamento, am-bulâncias e atendimento médi-co na chegada da prova.

Outra novidade é a maratonade revezamento em dupla, comvagas limitadas para 400 atletas,que farão a troca de corredoresno km 21, em frente ao HotelMabu, na Rodovia das Catara-tas. “Este é um incentivo aos atle-tas e uma forma de acolher aque-

les que ainda não se sentem pre-parados a encarar a maratona,mas querem fazer parte desteevento e participar de uma cor-rida inesquecível nas belezas deFoz do Iguaçu”, enfatiza o geren-te de Esportes e Lazer do Sesc PR,Otton Bernardelli.

Na entrada do parque tam-bém ocorrerá a largada da cor-rida dos 11,5 km. Assim, a Ma-ratona Internacional de Foz doIguaçu Sesc PR se notabilizapor oferecer distâncias alter-nativas. O objetivo, segundoBernardelli, é incentivar e pos-sibilitar a formação de novosmaratonistas sem comprome-ter a andamento e estrutura daprova individual.

ro dia. “Pela procura de in-gressos para a partida da se-mifinal, achávamos que paraa final a procura também se-ria grande. Mas ficamos sur-presos com a venda de todosos ingressos logo no primei-ro dia”, informou a Krona,por meio de sua assessoriade imprensa.

Quem não conseguiu ga-

rantir lugar no Centreven-tos Cau Hansen pode acom-panhar a primeira partidada final inédita da Liga pe-los canais Sportv ou ESPN,que transmitirão todos osdetalhes ao vivo.

O jogo da volta ocorrena segunda-feira (1º), nacidade de São Sebastião doParaíso (MG).

Kleber treinou normalmente e reforça o timecontra o Cruzeiro, em Minas Gerais

uma falha hidráulica. Senna,por sua vez, saiu de 22º no gridpara 10º nas últimas voltasantes de estacionar seu carrocom uma falha no sistema dereaproveitamento de energia.

Segundo o site do canal in-glês “Sky Sports”, o problemaque teria causado as queimadu-ras em Senna teria ocorrido noKers da Williams. O repórterTed Kravitz afirmou que o timechegou a enviar uma mensagemao brasileiro pelo rádio no mo-mento de seu abandono avisan-do da falha e pedindo para queele não tocasse no carro ou pi-sasse no chão e encostasse nocarro ao mesmo tempo, já queele poderia ser eletrocutado.

Senna também abandonou ostreinos livres de Cingapura após bater no muro

Getty Images

Page 23: 09-27-2012.pdf

DESFALQUE IMPORTANTE

Grêmio perde Marcelo Moreno contra o FluminenseConvocado novamente para a seleção boliviana, tricolor fica sem

o seu camisa 9 também nos duelos com Sport e Botafogo

Se Marcelo Moreno per-deu um gol incrível no duelodireto com o Atlético-MG, noúltimo domingo (23), ao me-nos estava no lugar certo nahora certa. Nem isso poderáfazer contra o Fluminense,dia 17, no Engenhão. Alémdesta partida, o tricolor perdeo seu camisa 9 também nosduelos com Sport e Botafogo.

A Bolívia enfrenta Uruguaie Peru, dias 12 e 16 de outu-bro. Assim, ficam de fora daspartidas com os pernambuca-nos, dia 11, Fogão, dia 14, elíder do Brasileirão. Morenoprecisa se apresentar cinco diasantes do primeiro jogo. Comisso, enfrenta o Cruzeiro nor-malmente, dia 06.

Na temporada, Moreno -ou Martins, como é chamadona Bolívia - tem 19 gols. NoBrasileirão, o centroavante já

marcou oito gols. A Bolíviaestá em oitavo, com quatropontos ganhos.

As opções para sua vagasão André Lima e Leandro. Oprimeiro é quem com frequên-

O PRESENTE | 23QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 ESPORTES

cia substitui o centroavante,pelas características. Alémdeles, é possível que o argen-tino Facundo Bertoglio já te-nha condições de compor obanco de reservas.

Ricardo Rímoli

O Uruguai divulgou ontem(26) a lista de convocados para asEliminatórias da Copa do Mun-do, em outubro. Quatro jogado-

res que atuam no Brasil estão nalista: Diego Forlán, do Internaci-onal; Nicolas Lodeiro, do Botafo-go; Loco Abreu, do Figueirense; e

Victorino, do Cruzeiro.As partidas com Argentina

e Bolívia acontecem dias 12 e 16de outubro. Os atletas se apre-sentam com cinco dias de ante-cedência. Assim, desfalcam osclubes em provavelmente trêspartidas no Brasileirão. Istoporque a 31ª rodada, que acon-tece dia 17, ainda não tem osjogos confirmados.

O Uruguai treinará entre osdias 08 e 11 no complexo daAssociação Uruguaia de Fute-bol. No mesmo dia 11 partepara Mendonza, onde faz o re-conhecimento do estádio Mal-vinas Argentinas.

A Celeste tem 12 pontosganhos e ocupa a 4ª colocação.Enfrentará a líder Argentina,que tem 14.

Felipe Gabriel

Gilvan garante cargode Roth, mesmo em casode derrota para o InterMesmo que o Cruzeiro per-

ca para o Internacional no sá-bado (29), em Varginha, o téc-nico Celso Roth tem seu cargogarantido. Quem assegura é opresidente do clube, Gilvan dePinho Tavares. O Cruzeiro deRoth acumula cinco partidassem vitória e está a nove pon-tos do G-4. “Absolutamentenão”, respondeu, quando per-guntado se o cargo do técnicoestaria em xeque com uma der-rota no sábado.

Para basear seu ponto devista, o presidente citou o ocor-rido pelo clube no Brasileirãodo ano passado, quando o téc-nico Joel Santana foi demitido

Kaká brilha em amistoso do Reale dá esperança de um novo começo

O jogo não valia muito, erahistórico para o Real Madridpor causa do adversário, oMillonarios. Foi de lá que saiuDi Stefano, maior ídolo da his-tória merengue. Mas esta par-tida pode marcar também aredenção de outro craque.

Kaká, que ainda não jogou umminuto oficial na temporada,aproveitou ontem (26) a chan-ce para marcar três gols nagoleada por 8 a 0, a maior detodos os tempos do TroféuSantiago Bernabéu.

A última vez que ele tinha

feito algum gol foi no dia 04de abril, contra o Apoel, pe-las quartas de final da Ligados Campeões. Na etapa se-guinte já começou a fase tur-bulenta. Ele perdeu um dospênaltis na disputa contra oBayern de Munique.

Uruguai convoca “brasileiros” Lodeiro,Forlán, Victorino e Loco Abreu

Forlán vainovamentedesfalcar o

Internacionalpara

defender ascores daCeleste

Marcelo Moreno vai defender a seleção da Bolívia empartidas marcadas para os dias 12 e 16 de outubro

CBF antecipa jogo entreAtlético-PR e América-MG

Após optar por jogosda Série B às 21 horas dossábados e às 21h50 de al-gumas terças-feiras, a Con-federação Brasileira de Fu-tebol (CBF) escolheu maisum horário “inusitado”para a realização de umjogo, desta vez em um casoisolado. A partida entreAtlético-PR e América-MG, originalmente mar-cada para as 15 horas dopróximo dia 06 (um sába-do), no Eco Estádio, foi

antecipada para as 14 ho-ras através de uma solici-tação da TV Bandeirantes,por necessidade de suprir agrade da emissora.

Há quatro jogos o Atlé-tico-PR vem mandandoseus jogos no Eco Estádio,pois a Arena da Baixadaestá passando por obrasvisando à Copa do Mundodo Brasil. Como não temiluminação artificial, aspartidas são realizadas às15 horas.

no início do returno. O Cruzei-ro ocupava, então, a 11ª coloca-ção e acabou brigando contra orebaixamento nas últimas ro-dadas, se safando apenas naúltima. “Eu assisti um treina-dor quando o Cruzeiro estavabem colocado no CampeonatoBrasileiro. Nós perdemos an-tes o treinador que está atual-mente no Atlético. Depois foicontratado o Joel Santana. Eleestava tendo vitórias no Cru-zeiro, foi dispensado, fizeramexperiências com treinadorque subiu da base e não deucerto. Depois contrataram ou-tro treinador, que também nãodeu certo”, declarou.

Presidente doCruzeiro,Gilvan de

Pinho Tavares:“O treinadorque está lá

tem umconhecimentodo time muitomaior que um

que vier echegar agora”

Washington Alves/Vipcomm

Page 24: 09-27-2012.pdf

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

FUTEBOL SUL-AMERICANO

Santos vence Universidad de Chile e conquista RecopaAgora, clube da Vila Belmiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro,

no qual ainda sonha com o G4 para voltar à Libertadores do ano que vem

O Santos é o campeão daRecopa Sul-Americana - disputa-da entre os campeões de 2011 daCopa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Na noite de ontem(26), a equipe brasileira derrotoua Universidad de Chile por 2 a 0,no Pacaembu, e se beneficiou doempate por 0 a 0 na partida de ida,disputada em Santiago, para con-quistar a competição.

Este é o primeiro título daRecopa, disputada desde 1989,na história do Santos, que, destaforma, levantou o segundo tro-féu no ano de seu centenário - jáhavia sido campeão do Campeo-nato Paulista. A conquista pode-ria ter sido ainda mais tranquilase Neymar, autor do primeirogol, não tivesse perdido pênaltino fim do primeiro tempo. O za-gueiro Bruno Rodrigo marcou osegundo na etapa final.

Agora o clube da Vila Belmirovolta suas atenções para o Cam-peonato Brasileiro, no qual aindasonha com o G4 para voltar àLibertadores do ano que vem.Neste domingo (30), o adversárioserá o Grêmio, no Olímpico, pela27ª rodada. Já a Universidad deChile terá que se contentar com

a disputa do Torneio Clausura docampeonato nacional, no qualestá na terceira posição.

Ontem, o Santos contou coma volta de seu principal jogador,Neymar, que estava suspenso naúltima partida da equipe: dianteda Portuguesa, no Brasileirão, noúltimo sábado (22). Na ocasião, otime da Vila Belmiro mostrou oquão frágil é sem o atacante ecaiu por 3 a 1, no Pacaembu.

Mas com Neymar em campo,a história é sempre diferente e oSantos queria mostrar isso à Uni-versidad do Chile. A equipe bra-sileira foi com tudo para cima noinício de jogo e antes mesmo dos30 segundos deu seu primeirochute, justamente com o atacan-te, que tabelou com André e arris-cou à direita de Jhonny Herrera,com perigo.

Do outro lado, no entanto, ti-nha uma equipe semifinalista emduas das últimas três Libertado-res (2010 e 2012) e atual campeãda Copa Sul-Americana. Conhe-cida por seu estilo de toque rápi-do e bastante posse de bola, aUniversidad do Chile logo tomouconta do jogo e acuou o Santos.Em uma bela jogada, Lorenzetti

recebeu na esquerda e cruzoupara Gutiérrez, que só não mar-cou porque foi travado.

Aos poucos o Santos foi equi-librando a partida, apostando nassaídas rápidas de contra-ataque,com Neymar sempre incomodan-do a zaga adversária. Aos 27 mi-nutos, o time casa abriu o placar,justamente com o atacante, querecebeu pelo meio, tocou paraAndré e recebeu de volta. Deprimeira, ele bateu no canto direi-to de Herrera, que não alcançou.

O time chileno foi para cimacom a desvantagem e abriu ain-da mais espaços para os con-tra-ataques santistas. Em umdeles, Felipe Anderson arran-cou pelo meio, ganhou divididae bateu da entrada da área. Abola passou rente à trave es-querda do goleiro.

Pouco antes do fim do pri-meiro tempo, Neymar teve achance de ampliar. Ele recebeulançamento na direita, foi paracima de Rojas e, ao cortar parao pé direito, foi calçado dentroda área: pênalti. O próprio ata-cante santista foi para a cobran-ça, mas bateu mal, à meia altu-ra, e facilitou para a defesa deJhonny Herrera.

O segundo tempo começouparecido com o primeiro e aUniversidad do Chile foi paracima. Logo aos cinco minutos,Ubilla perdeu grande chance.

Depois de cobrança de escan-teio da esquerda, o ataque chi-leno desviou e ele cabeceou so-zinho, na linha da pequena área,por cima. Pouco depois, Loren-zetti deu lindo lançamento paraCastro, que só não marcou por-que foi travado.

Justamente quando os visitan-tes tomavam conta da partida, oSantos marcou o segundo e ma-tou a partida. Aos 15 minutos,Felipe Anderson bateu falta daesquerda, pela intermediária, adefesa chilena bobeou e Bruno

Rodrigo subiu sozinho, para des-viar no canto esquerdo.

O gol desanimou a Universi-dad de Chile, que até ficava maiscom a posse de bola, mas já nãotinha o mesmo ímpeto nem amesma criatividade para bus-car o gol. Por outro lado, o San-tos se tranquilizou e passou aadministrar a vantagem. Os úl-timos minutos foram de canto-ria da torcida santista, que gri-tava o nome de seus jogadorese, após o apito final, pôde come-morar a conquista.

AFP

Atletas toledanos disputamBrasileiro de Judô em Natal

Dois atletas formados na Aca-demia de Judô Ricardo Santos/HConsórcios farão parte da sele-ção que representará o Paranáno Campeonato Brasileiro Sêni-or. A competição acontece nosábado (29) e domingo (30), emNatal (RN). Na categoria pesado(mais de 100 kg), Kleber Ramalho,vice-campeão brasileiro sêniorem 2007, sobe ao tatame no sába-do. Sua principal característica éa explosão e a rapidez.

Já Ana Heloisa Venzel dispu-

ta a competição no domingo, nacategoria meio pesado (até 78kg). Ela é uma judoca bastanteexperiente. Disputou vários bra-sileiros, em diversas categorias,e sua principal conquista é o vice-campeonato nacional sênior em2007, enfrentando na finalíssimaatleta olímpica Edinanci Silva.

Para o formador dos judo-cas, professor Ricardo dos San-

tos, ambos têm chances de con-quistar bons resultados. “Acre-dito que a seleção paranaensevá fazer bonito na competição.O Kleber Ramalho e a Ana Ven-zel estão numa fase muito boa.Vamos torcer para que eles pos-sam garantir boas colocações”,afirma. Segundo Santos, os doisse juntam à delegação parana-ense hoje (27).

Ricardo Morante

Lesionados, Ayrton e Deividnão enfrentam o São Paulo

A fase do Coritiba definiti-vamente não é boa. Depois dasaída temporária do superin-tendente Felipe Ximenes, o clu-be confirmou ontem (26) que olateral-direito Ayrton e o ata-cante Deivid foram vetadospelo departamento médico enão enfrentam o São Paulo, às16 horas, no domingo (30)

Os dois atletas tiveram di-agnosticadas uma lesão nomúsculo dutor da coxa direita.A previsão é que ambos fiquemfora do time por duas semanas.Everton Costa e Emerson tam-bém desfalcam o clube. O ata-cante pederá o restante da tem-porada com uma lesão no joe-

lho, enquanto o zagueiro ficapor pelo menos mais 30 diasfora por causa de uma fraturano dedão do pé.

A boa notícia é que Rafinhae Roberto treinaram normal-mente ontem à tarde e devemficar à disposição do treinadorMarquinhos Santos. Já o zaguei-ro Pereira ficou na fisioterapiae dificilmente enfrenta o trico-lor paulista.

Assim, pelo menos até ago-ra, o provável time que será es-calado por Santos será Vander-lei; Victor Ferraz, Demerson, Es-cudero e Eltinho, Willian, Gil, Ra-finha (Robinho), Éverton Ribeiroe Lincoln; Marcel (Roberto).

Neymar comemora o primeiro gol na vitória sobre a Universidad de Chile,que valeu o título da Recopa: Peixe fez 2 a 0 no time chileno no Pacaembu

O judocaKleber

Ramalho vairepresentaro Paraná noCampeonato

BrasileiroSênior

Page 25: 09-27-2012.pdf

CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DAS FOTOS NO SITE

OKTOBERFEST IGUIPORÃ

www.agitaregiao.com

[email protected]

QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 O PRESENTE | 25

AMANHÃ (28)Show Douglas e Ana Paula - Wood’s Bar - CascavelQuentes e Letrados - A Festa - Pub Don Diego Club - M. C.Rondon

SÁBADO (29)Pagode Misturadão - Pub Don Diego - M. C. RondonShow Marcus e Adriano - Wood’s Bar - Cascavel

PUB DON DIEGO

Page 26: 09-27-2012.pdf

26 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

MARECHAL RONDON

Tribunal julgará em outubro dois crimes de homicídioCasos, ocorridos em 2007 e 2011, serão julgados nos dias 22 e 24

O Tribunal do Júri de Ma-rechal Cândido Rondon se reu-nirá em duas oportunidadesem outubro, quando serãojulgados dois crimes de homi-cídio ocorridos em 2007 e 2011.

No dia 22 acontece o jul-gamento do réu Silas Soaresde Moraes, 20 anos. Ele é acu-sado de ser o autor da mortede Frank Ellin Neitzke, de 27anos. O crime ocorreu porvolta das 02 horas da madru-gada de 08 de outubro de2011, na esquina da Rua San-ta Catarina com a AvenidaMaripá, centro de MarechalCândido Rondon.

Silas acabou preso logoapós o crime, a cerca de duasquadras de onde os fatos acon-teceram. Com o suspeito apolícia apreendeu um revól-ver calibre 38, possivelmentesendo a arma utilizada paramatar a vítima. Na época, foilevantada a hipótese de que ocrime teria sido cometido emrazão de dívida de drogas.

Já no dia 24, o Tribunal doJúri irá julgar o réu Rodrigo

Marcelo Carvalho Lopes, sus-peito de envolvimento no as-sassinato de Sérgio PauloLenz, 32 anos, ocorrido namadrugada de 11 de agosto de2007, em frente a uma lancho-nete, também próximo ao cru-zamento da Rua Santa Cata-rina com a Avenida Maripá.O crime teria acontecido no

momento em que Sérgio saíado carro para conversar comalguns amigos, quando, derepente, um rapaz de bicicletaefetuou cinco disparos con-tra ele. O autor dos tiros seriaum menor de idade, irmão doréu Rodrigo. A vítima pos-suía passagens pela políciapor tráfico de entorpecentes.

Paraná vai investir R$ 21milhões na modernizaçãodo Instituto de Identificação

O governo estadual vai apli-car R$ 21 milhões na moderni-zação do Instituto de Identifica-ção do Paraná (IIPR). Os recur-sos serão aplicados na digitali-zação dos 20 milhões de fichasde identificação, em gestão do-cumental e na reforma da redelógica e de equipamentos doinstituto, que permitirá redu-zir o tempo para emissão decarteiras de identidade de ummês para no máximo cinco dias.

O investimento será feitocom recursos do Banco Nacio-nal de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES). O anún-cio foi feito pelo secretário deEstado da Segurança Pública,Cid Vasques, na terça-feira (25).

A reforma da rede lógica eelétrica dos postos de identifi-cação permitirá instalar Postosde Atendimento Totalmente In-formatizado (PATI), o que tor-nará a emissão das carteiras deidentidade mais rápida.

Com a digitalização das fi-chas de identificação, haverámaior agilidade na varredurade impressões digitais. A iden-

Palestra sobre direção defensiva eprimeiros socorros reúne 120 motoristas

Em torno de 120 pesso-as participaram da pales-tra sobre direção defensivae primeiros socorros, rea-lizada na noite de terça-feira (25), na Acimacar, emMarechal Cândido Ron-don. O evento foi organi-zado pelo Núcleo Setorialde Automecânicas e Auto-elétricas, em parceria coma Polícia Militar e Corpo

tificação de cadáveres, porexemplo, será imediata, medi-ante confronto papiloscópico.

A modernização biométricapermitirá também que outrassecretarias utilizem o serviço. ASecretaria da Justiça, Cidadaniae Direitos Humanos, por exem-plo, poderá ter garantias de que opreso custodiado não está usan-do nome falso ou de outra pessoa.

Outro avanço ocorrerá naintegração do banco de dadosdo Paraná com o resto do país.Há um estudo em andamentopara adequar o sistema do Ins-tituto de Identificação do Para-ná às normas para a implanta-ção do Registro de IdentidadeCivil, do Ministério da Justiça,que tornará a carteira de iden-tidade um documento unifica-do, capaz de reunir diversasinformações sobre o cidadão,além de dificultar falsificações.

“Sem dúvida a moderniza-ção do Instituto vai trazeravanços para a segurança pú-blica”, afirmou o diretor doInstituto de Identificação,Newton Tadeu Rocha.

Motorista é preso com carteira dehabilitação comprada de camelô

A Polícia Rodoviária Fe-deral, posto de Quatro Pon-tes, prendeu em flagranteum condutor residente emSanta Catarina, que porta-va uma Carteira Nacionalde Habilitação (CNH) fal-sa. Ele foi abordado du-rante patrulhamento noperímetro urbano de Ma-rechal Cândido Rondon,quando conduzia o Escortplacas CLX-7474.

Após verificar os equipa-mentos de segurança, a equi-pe policial constatou que aCNH havia sido falsificada.Questionado, o acusadoafirmou que comprou a ha-bilitação de um camelô emBalneário Camboriú (SC) aovalor de R$ 500. Ele foi enca-minhado à Polícia Civil deMarechal Rondon.

Divulgação

Catarinense disse que pagou R$ 500 pelo documento falso

Auditório da Acimacar ficou lotado para a palestra

de Bombeiros.Metade dos participantes

era formada por motoristasflagrados pela Polícia Mili-tar cometendo infrações le-ves de trânsito. Ao invés deserem multados, esses con-dutores foram convidados aparticipar da palestra, queintegrou a programação daSemana Nacional de Trânsi-to no município.

Juliano Bortolon

Silas Soares de Moraes é acusado de ser autor de crime

ocorrido em 08 de outubro de 2011, no centro rondonense

Divulgação

Page 27: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 POLICIAL

GUAÍRA

Agricultores mobilizam-se contra invasões indígenasProprietários de terra criticam a Funai e a demora no cumprimento de reintegrações

Nos últimos anos, o êxodode índios vindos do Mato Gros-so e do Paraguai está gerandoum grave problema social eagrário no município de Guaí-ra. Muitos índios, sem ter paraonde ir ou sem ter onde traba-lhar, invadem propriedadesrurais, gerando um clima ten-so com os donos de terra.

Conforme o de-legado de Polícia Ci-vil, José Carlos Gu-glielmetti, feliz-mente até hoje ne-nhum caso maisgrave de violênciafoi registrado emGuaíra envolvendoíndios e agriculto-res. Já foram regis-trados casos deameaças ou de pe-quenos incidentes,os quais foram re-gistrados em boletins de ocor-rência, sendo então encaminha-dos aos cuidados do MinistérioPúblico Federal. “De fato, nosúltimos anos é cada vez maior onúmero de índios vindos doMato Grosso do Sul à cidade eisto vem gerando algumas difi-culdades”, declara o delegado.

REUNIÃONo último dia 19, produto-

res de Guaíra, e também deTerra Roxa e Palotina, realiza-ram reunião no Sindicato Ru-ral Patronal de Guaíra paradiscutir a questão. SegundoSilvanir Rosset, presidente doSindicato, o objetivo foi criarum plano de ação que possa

conter, atravésde meios legais,as invasões indí-genas que estãoacontecendo naregião e salva-guardar os di-reitos dos agri-cultores. “O pro-blema é sério eestá se agravan-do. Nós, como ci-dadãos, segui-mos todos os pa-râmetros da lei,

mas não estamos tendo os nos-sos direitos reservados”, deta-lhou Rosset.

O município de Guaíra pos-sui uma área de pouco mais de504 quilômetros quadrados,onde a economia principal ad-vém da agricultura. Apesar deo município ter um passado

histórico ligado às nações indí-genas que colonizaram a re-gião, nos últimos anos a inter-ferência indígena foi pequena,resumida a um pequeno núcleode moradores que estavam in-seridos na sociedade local.

O problema começou a seagravar há oito anos com umêxodo de índios vindos do MatoGrosso do Sul e da reserva deLaranjeiras do Sul (PR). Essesíndios invadiram algumaspropriedades e se estabelece-ram na região.

O produtor rural SimiãoNeves, que teve uma proprie-dade invadida nos últimosdias, ressalta o sentimento deimpotência que passam os agri-cultores. “Imagina você, a gen-te batalha, se dedica e quandomenos esperamos, nos torna-mos estranhos em nossas pro-

priedades. Eles chegam e vãodepredando, derrubam amata, cercas, acabam com asplantações e temos que ficarparados observando tudo adistância, porque se chegar-mos perto corremos até mes-mo risco de vida”, detalha.

PARAGUAIPara os ruralistas de Guaíra

e região existe uma grande pre-ocupação neste momento emrelação à emigração de índiosvindos do Paraguai. “Parece queestá existindo um movimentoorganizado. Isso nos causa umapreocupação”, menciona o pre-sidente do Sindicato.

Rosset alerta que reintegra-ções de posses favoráveis aosagricultores ainda não foramcumpridas pela Justiça. “Qual-quer um pode se autodenomi-

nar índio, não existe um estu-do antropológico, um contro-le, a Funai (Fundação Nacionaldo Índio) demora muito paraagir. Enquanto isso, nós, agri-cultores, temos que arcar comas despesas para assegurar osnossos direitos, que muitasvezes ainda não são cumpri-dos”, complementa.

Os integrantes do Sindi-cato Rural Patronal plane-jam agora agir no meio polí-tico e chamar a atenção dasautoridades para o proble-ma. Através do sindicato osprodutores rurais planejammarcar uma audiência com oprocurador da Justiça Fede-ral para reivindicar os seusdiretos. Qualquer ação maisradical, como um protesto,por exemplo, é descartadaneste momento.

MPF vai apurar expulsões de índios

ÍndiosDe outra parte, indígenas que vivem na região de

Guaíra também estão mobilizados para exigir a demarca-ção de terras por eles ocupadas, além de mais acesso àsaúde e educação. No episódio mais recente, em 06 deagosto, em torno de 300 índios fecharam durante quasetodo o dia a Ponte Ayrton Senna, na BR-163. A manifes-tação aconteceu na cabeceira do lado paranaense da pontee provocou filas de veículos de até oito quilômetros emambos os sentidos da pista.

Os índios, que representam dez tribos das regiões deGuaíra e Terra Roxa, incendiaram pneus e colocaramgalhos na rodovia, impedindo o tráfego. Toda a movimen-tação acabou sem maiores incidentes.

Um convênio firmado pelo Ministério PúblicoFederal em Mato Grosso do Sul (MPF-MS)permitirá que um grupo de historiadores e estu-dantes universitários passe um “pente-fino” emcerca de 100 mil documentos que dizem respeitoao processo de colonização do Estado, que teveinício em 1915 e segue até os dias de hoje.

O principal objetivo do acordo firmado com oNúcleo de Estudos e Pesquisas das PopulaçõesIndígenas da Universidade Católica Dom Boscoé catalogar documentos históricos referentes àexpulsão dos indígenas e a ocupação dessasterras por colonos e grupos particulares. O estu-do poderá beneficiar os índios sul-mato-grossen-ses, subsidiando ações judiciais pelo reconheci-

mento e ampliação de terras indígenas.Para o procurador da República Marco An-

tonio Delfino de Almeida, saber o que ocorreu àspopulações que viviam na região pode ajudar osíndios a obterem suas antigas terras.

Até 1977, quando se desmembrou e conquis-tou autonomia política, Mato Grosso do Sul faziaparte de Mato Grosso. Nesta época, segundo oMPF, a maior parte das populações indígenas jáhavia sido retirada à força de suas terras paradar espaço ao avanço da agropecuária. De acor-do com o MPF, foi o próprio Estado quem, apartir do início do século passado, concedeu asáreas para os colonos e confinou as populaçõesindígenas em pequenas reservas.

Manifesto de índios na Ponte Ayrton Senna, no início de agosto:

eles exigem a demarcação das terras ocupadas

Arquivo/OP

Produtores rurais reunidos em Guaíra: eles prometem reivindicar seus direitos junto às autoridades

Divulgação

Os integrantes

do Sindicato

Rural Patronal

planejam agora

agir no meio

político e chamar

a atenção das

autoridades para

o problema

Page 28: 09-27-2012.pdf

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

SEGURO RURAL

Estado estuda ampliar subvenção para mais culturasMedida, que vale para o trigo, milho safrinha e o café, poderá beneficiar outras culturas a partir de 2013

A Secretaria da Agricul-tura e do Abastecimento(Seab) do Paraná estuda aampliação do Programa deSubvenção ao Prêmio de Se-guro Rural no Estado. A sub-venção, que até agora valiaapenas para o trigo, já foiestendida este ano para omilho safrinha e o café, epoderá beneficiar outras cul-turas a partir de 2013. O go-verno avalia a viabilidade deestender o benefício da sub-venção estadual do segurorural para culturas como al-godão, alho, arroz, batata,cebola, cevada, feijão, amei-xa, caqui, figo, goiaba, kiwi,laranja, maçã, melancia, mo-rango, nectarina, pera, pes-sego, tangerina e uva, alémde pecuária e florestas.

Para o ano civil de 2012, ogoverno vai destinar R$ 8,2milhões para subvencionaro seguro rural das três cultu-ras na safra 2012/13 - R$ 4,5milhões a mais do que o va-lor disponível nos anos an-teriores. A estimativa é que,desse total, entre R$ 3 mi-lhões e R$ 3,2 milhões sejamdestinados para o seguro domilho safrinha que começaa ser plantado no início de2013. Os valores subvenci-onados pelo Governo doParaná complementarão aparcela da União no paga-mento do prêmio do segu-ro, reduzindo a parte quecabe ao produtor.

No caso do milho e dotrigo, o governo federal co-bre 70% do valor, enquantoo Governo do Paraná - Esta-do pioneiro na implantaçãodo seguro agrícola para otrigo - garante mais 15% desubvenção, ficando 15% porconta do produtor. Assim,se o prêmio do seguro é deR$ 1 mil, o governo federalbanca R$ 700, o Governo do

Paraná mais R$ 150 e o pro-dutor arca com apenas R$150 do custo total.

Para as lavouras de café,a participação do Estadoserá de 30% do valor doprêmio. Com isso, a parcelaque caberá ao produtor serátambém de 30%, já que ogoverno federal subsidia40% do seguro.

ESTÍMULO“A subvenção favorece

muito a adesão ao seguro,que é uma ferramenta muitoimportante para reduzir osriscos decorrentes do clima,além de contribuir para aredução dos custos de pro-dução e atuar como um re-dutor do endividamentoagrícola”, afirma o diretordo Departamento de Econo-mia Rural (Deral) da Secre-taria da Agricultura e doAbastecimento, FranciscoSimioni. Ele lembra que, gas-tando menos com seguro, osprodutores dispõem de maisrecursos para investir emtecnologia e assim melhorara produtividade.

A Secretaria da Agricul-tura está na fase de cadastra-

mento das empresas segura-doras, que serão contratadaspela Agência de Fomento doParaná. A subvenção ao prê-mio do seguro rural será deaté R$ 4,8 mil por CPF (Ca-dastro de Pessoa Física).

SUBVENÇÃOTécnicos da Secretaria da

Agricultura estão calculan-do o impacto financeiro damedida e a necessidade de re-cursos. Também estão emanálise as mudanças que se-rão necessárias na legislaçãopara que o programa benefi-cie outras culturas. De acor-do com Simioni, a coordena-ção estadual do programaestá analisando ainda a via-bilidade técnica de simplifi-car o fluxo operacional parao pagamento das subvenções,passando a efetuar o paga-mento do benefício no mo-mento da emissão da apólice.

O programa de SeguroRural no Paraná foi criadoem 2009, inicialmente aten-dendo apenas a cultura detrigo. De lá para cá, o Gover-no do Estado vem aperfeiço-ando os mecanismos de cre-denciamento e cadastramen-to e buscando formas de agi-lizar o pagamento dos bene-fícios aos produtores.

Desde que a subvenção foicriada, o Governo do Paranájá pagou R$ 5,2 milhões emsubvenção ao prêmio do se-guro para as lavouras de tri-go, sendo R$ 2,5 milhões em2009; R$ 1,4 milhão em 2010 eR$ 1,3 milhão em 2011. Paraeste ano, estima-se que pelomenos R$ 1,5 milhão serãorepassados aos produtorespor meio do programa.

Reabrir discussão doCódigo Florestal não valea pena, diz Kátia Abreu

A presidente da Confede-ração da Agricultura e Pecuá-ria do Brasil (CNA), senadoraKátia Abreu (PSD-TO), afirmouque as alterações feitas pelosparlamentares no tamanho dapropriedade e da área quedeve ser recuperada nas mar-gens dos rios não devem servetadas da medida provisórado novo Código Florestal peloPoder Executivo.

No texto do Código Flores-tal aprovado na terça-feira (25)pelo Senado Federal, deputa-dos e senadores alteraram de20 para 15 metros a área a serrecuperada nas médias pro-priedades, com rios de até dezmetros de largura. Acima dedez metros, as faixas de recu-peração variam de 20 a 100metros. Kátia Abreu acreditaque não vale a pena reabrir adiscussão sobre o tema, o queprovocaria insegurança jurí-dica para o setor rural. “Estouconfiante em que esse en-

tendimento chegará à presi-denta Dilma Rousseff, encer-rando essa matéria para le-var o setor agropecuário e oBrasil adiante. A aprovaçãodo novo Código Florestal per-mitirá ao Brasil continuar con-ciliando produção de alimen-tos e preservação ambiental,além de garantir as condiçõesnecessárias para que os pro-dutores rurais tenham segu-rança jurídica para produziralimentos de qualidade e ba-ratos”, afirma.

Por meio de nota da asses-soria de imprensa da CNA, asenadora destacou que o Bra-sil tem uma das maiores, me-lhores e mais baratas agricul-turas do mundo, em apenas27,7% do seu território, preser-vando 61% da cobertura vege-tal nativa. Ela acredita que coma nova lei os produtores terãomais segurança para mantersuas atividades, pois agoraexiste um marco regulatório.

Diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria

da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Simioni: “A subvenção

favorece muito a adesão ao seguro, que é uma ferramenta muito

importante para reduzir os riscos decorrentes do clima”

O governo brasileiro tem a expec-tativa de serem aprovadas ainda esteano as exportações de tabaco produ-zido nos Estados de Santa Catarina eParaná para a China. A informação foidada pelo diretor do Departamento deSanidade Vegetal do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimen-to (Mapa), Cósam Coutinho, durantereunião da Câmara Setorial do Taba-co, que se reuniu ontem (26), no au-ditório menor do Mapa.

De acordo com Coutinho, os re-sultados das análises laboratoriaisdesses dois Estados são similaresaos do Rio Grande do Sul, que jáexporta para o país asiático. “A Chinaestá interessada nas folhas de taba-

Paraná poderá vendertabaco este ano para China

co da região Sul. Caso seja enviadauma missão de autoridades sanitári-as daquele país à região em 2012,provavelmente ainda este ano osEstados de Santa Catarina e Paranájá sejam autorizados a exportar oproduto”, afirmou.

O objetivo da missão é auditar oprocesso de cultivo, armazenamentoe transporte, assim como avaliar, con-juntamente com técnicos do Mapa, osresultados de monitoramento e análi-se das folhas de tabaco produzidasnesses estados.

Após a vinda das autoridadeschinesas ao Brasil, a expectativa é deque seja assinado um protocolo paraautorizar as exportações.

Chuniti Kawamura/ANPr

Daniel Conzi/Agência RBS

Presidente da

Confederação

Nacional da

Agricultura e

Pecuária do

Brasil, senadora

Kátia Abreu:

“Alterações

feitas no

Congresso não

devem ser

vetadas”

Page 29: 09-27-2012.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 O PRESENTE | 29

APARTAMENTO, vendo, c/1 suíte, 3 quartos, mobilia-do, garagem p/ 3 carros, noEd. Di Cavalcante, na R.Men de Sá esq. c/ Ceará,R$ 220.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

APARTAMENTO, vendo,c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, copa, lavand., bwc,no Ed. Leblon, 3º andar,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9928-1133 ou 3254-0280 com Cicely.

APARTAMENTO, vendo,último andar, no EdifícioCanadá, na Rua Men de Sá,de frente para a rua, R$87.000,00. Tr. (45) 9943-6363 ou 9944-1979.

AVIÁRIOS, vendo, 2, se-minovos, 130m de compri-mento cada, c/ 50 mil fran-gos, 3.5 alq. de terra, emMargarida, valor a combi-nar. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA NOVA, vendo,127.37 m², alvenaria, todac/ laje e abas de laje, 1 su-íte + 2 quartos, 3 bwc, jar-dim de inverno, garagem p/2 carros, tubulação p/ aque-cimento solar ou a gás e p/ar-cond., portão elet., mura-da, terreno 364 m², próximoao Sesc, valor a combinar.Tr. (45) 8805-8484.

CASA, vende-se, 100 m²,usada, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, Lot. Wollstein, R$110.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 66.30m², nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., jardim de inverno egaragem, no Lot. RodaD'água, R$ 103.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 3254-5000 com Cer-to Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vendo, 70 m², usa-da, c/ laje, terreno inteiro,no Lot. Higienópolis, R$85.000,00 à vista. Tr. (45)3254-4141 Creci J 3726.

CASA, vende-se, 68 m²,nova, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., gara-gem, no Lot. Alto da BoaVista, R$ 145.000,00, podeser f inanciada. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 96 m²,c/ laje, 2 quartos, 1 suíte, 2salas, cozinha, 2 bwc, jar-dim de inverno, lavand., edí-cula c/ vaga p/ 2 carros, ter-reno 427 m², no Lot. Ama-zonas, R$ 185.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

CASA, vendo, 160 m², al-venaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha, garagem p/ 3 car-ros, edícula 60 m², terreno375 m², na cidade de Guaí-ra, R$ 215.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, 220 m², c/2 quartos, 2 suítes, no Bair-ro Sabka, R$ 230.000,00,aceito casa de menor va-lor. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 70 m², ge-minada, c/ laje, nova, noLot. Port III, R$ 105.000,00à vista. Tr. (45) 3254-4141Creci J 3726.

CASA, vendo, 72.50 m²,geminada, c/ laje, nova, noLot. Parque Ecológico, R$100.000,00 à vista. Tr. (45)3254-4141 Creci J 3726.

CASA, vendo, 99 m², al-venaria, c/ laje, 1 suíte + 2quartos, bwc, 2 salas, cozi-nha, lavand., garagem, inter-fone, portão elet., terreno12x35, na R. Maceió, 650,Lot. Suíça, próximo à Copa-gril, R$ 180.000,00. Tr. (45)9966-0730 com Ana.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novoda Copagril, R$260.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ 3 quar-tos, na Rua Cabral, 1283,entre o Hosp. Rondon e oHosp. Municipal, em MCR,lote 10/40, R$ 135.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CASA, vendo, de alvena-ria, seminova, c/ laje, 1 su-íte + 2 quartos, terreno15x50, na R. Amir Dalla Ve-chia, nº 663, 3 quadras doPeixe Frito, R$ 250.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imob i l iá r iaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, em NovoTrês Passos, na R. Ola-vo Bilac, 70, terreno 800m², casa de 150 m², edí-cula 70 m², garagem p/ 2carros, p iscina, valor acombinar, acei to t roca.Tr. (45) 9101-2796 ou9915-4471 com Marcos.

CASAS, vendo, 2 de al-venaria, no mesmo terre-no, próximo ao novo mer-cado da Copagril, BairroUnião, R$ 110.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iá r iaBier. Creci 2390.

CHÁCARA , vendo,29.000 m², plana, sembenfeitorias, boa de águap/ construção de açudes,8 km de Rondon, R$75.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

CHÁCARA , vendo,30.000 m², com benfeito-r ias, 900 m do asfalto,próximo a Margarida, R$1.350.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Local iza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

CHÁCARA , vendo,44.000 m², c/ casa de ma-dei ra , ch iquei ro p / 200suínos e demais benfei-torias, ótima localização,6 km de Rondon, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 41.000m², sem benfeitorias, plana,planta tudo, divisa com o rioMarrecos, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 48.000m², com benfeitorias, boade planta, água corrente, noasfalto, Distrito de Margari-da, R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

FAZENDA, vendo, c/ 50 alq.,própria p/ reflorestamento,no município de Bituruna,PR, R$ 500.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

SÍTIO, vendo, 25.700 m²,c/ 3 açudes, casa de 170m², granja p/ 750 suínos,pomar c/ vários tipos de fru-tas, próximo ao Guarani, R$380.000,00, aceito troca porcasa ou terreno. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

SÍTIO, vendo, 43.700 m²,sem benfeitorias, na linhaMaracanã, R$ 135.000,00.Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

SOBRADO, vende-se,104.32 m², em construção, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala,cozinha, bwc, garagem, noLot. Parque Ecológico, R$200.000,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

SOBRADO, vende-se,280 m², usado, c/ 2 quartos,1 suíte, 3 salas, cozinha, 2bwc, lavand., garagem, pró-ximo BNH I, R$ 370.000,00,pode ser financiado, estu-do propostas de veículo, ter-reno, casa ou chácara. Tr.(45) 3254-5000 com CertoImóveis. Creci J-4248.

TERRA, vendo, 1 alq., c/casa mista 154 m², chiquei-ro de alv. p/ 150 suínos, es-trebaria p/ 10 vacas, barra-cão 100 m², próximo da ci-dade, R$ 120.000,00, trocopor terreno ou casa próxi-mo ao Posto Tonin na saí-da p/ Porto Mendes. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 1.5 alq., c/2 casas de alvenaria, estre-baria p/ 20 vacas, 1.500 mdo trevo de Nova SantaRosa, R$ 260.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 10 alq.,planta 4, sem benfeitorias,2 km da cidade, próximo aoclube Roda D'água, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobili-ários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 10 alq.,próximo a Bela Vista, Igui-porã, com benfeitorias, R$490.000,00, entrada e pra-zo a combinar. Tr. (45)9944-0352 Creci 21.288.

TERRA, vendo, 3 alq. me-canizados, R$ 180.000,00,aceito casa ou terreno. Tr.(45) 9967-4322 ou 9972-3637 com Felicio. Creci 2581.

TERRA, vendo, 3.9 alq.,planta 3.2 alq., 3.500 m docentro de Rondon, na linhaGuarani, R$ 275.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 4 alq.,planta 3,5, sem benfeito-rias, 7 km de Rondon, ex-celente p/ plantação deeucalipto, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-4814 ou9921-9844 com LocalizaNegócios Imobi l iár ios.Creci J 4743.

Temperatura: 22º/8º Temperatura: 24º/7º Temperatura: 22º/8º Temperatura: 24º/8º Temperatura: 24º/7ºTemperatura: 22º/8º

TERRA, vendo, 4 alq. me-canizados, com boa mora-dia, em MCR, R$ 210.000,00,aceito casa. Tr. (45) 9967-4322 ou 9972-3637 comFelicio. Creci 2581.

TERRA, vendo, 5 alq.,planta 3,5, com benfeitori-as, 1.700 m do asfalto, R$350.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobili-ários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 5.18 alq.,com plantio de mandioca,na linha Bela Vista, R$265.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 comLocaliza Negócios Imobili-ários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 60 alq.,planta 50% da área, restan-te p/ pasto, c/ 3 moradias,2 poços artesianos, no Ar-roio Fundo, 4 km do cen-tro, R$ 2.200.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, c/ 3 alq.,sem construção na área,c / l icença ambienta l p /suinocultura ou outra ati-vidade agrícola, na LinhaArara, R$ 160.000,00. Tr.(45) 9977-2892.

TERRA, vendo, de 4 alq., c/3.5 de plantio, sem benfeito-rias, 1.200 m do asfalto, 3 kmda cidade, na linha Ajurica-ba, R$ 350.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 1.000m² (20x50), na R. Cabral,duas quadras da Av. RioGrande do Sul, valor acombinar, aceito troca. Tr.(45) 3254-7000.

TERRENO, vendo, 13x49(637 m²), em área residen-cial privilegiada, no Lot. Ave-nida, preço de ocasião. Tr.(45) 9973-5410.

Page 30: 09-27-2012.pdf

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

TERRENO , vendo,12x32, com asfalto, próxi-mo ao mercado Weimann,Jd. Higienópolis, valor acombinar. Tr. (45) 9979-1798 ou 8842-6186.

TERRENO , vendo,16x23,5, de esquina, 5 mc/ muro e portão, no Bair-ro Alto da Boa Vista, R$65.000,00. Tr. (45) 9932-0786 ou 9932-0680.

TERRENO, vendo, 360m², na Rua 15 de Novem-bro, próximo ao ClubeConcórdia, R$ 135.000,00.Tratar (45) 3254-4141Creci J 3726.

TERRENO, vendo, 360m², no Lot. Porto Seguro,R$ 20.000,00 de entradae saldo em até 66 vezes,aceito veículo na partepaga. Tr. (45) 3254-4141Creci J 3726.

TERRENO, vendo, 400m² (20x20), no Cond. Res.Espelho das Águas, pró-ximo ao Sesc, valor a com-binar, aceito troca. Tr. (45)8805-8484.

TERRENO, vendo, 485 m²(13.1x37), loteamento Valedo Sol, asfaltado, 2 qua-dras do posto Tonin na sa-ída p/ Curvado, R$55.000,00. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475.

TERRENO, vendo, 500m² (10x50), c/ 2 casas demadeira, ótima localiza-ção, na R. José Bonifácio,próximo à Copagril, 1 qua-dra da Av. Maripá, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 comLocaliza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 800m², todo murado, em En-tre Rios do Oeste, c/ 1casa de madeira, valor acombinar, aceito carro. Tr.(45) 9934-8432.

TERRENO, vendo, 805m² (14x57.5), na Av. RioGrande do Sul, Lot. Res.Vale Verde, próximo aoPosto Tonin, valor a com-binar, aceito troca. Tr. (45)3254-7000.

TERRENO, vendo, bemlocalizado, preço de oca-sião. Tr. (45) 9967-4322com Felicio. Creci 2581.

TERRENOS, vendo, a par-tir de 350,00 mensais, pou-cas unidades, maiores in-formações. Tr. (45) 9931-9908 com Vandir.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., bwc,churrasq., garagem p/ 1carro, portão elet., interfo-ne, parabólica coletiva, in-ternet, na R. DeonatoSchwab, 1157, Jd. Univer-sitário, valor a combinar.Tr. (45) 9978-5714.

CASA, ofereço p/ alu-gar, 6 peças, na Rua 31de Março, nº 2229, Conj.Natacha, valor a combi-nar. Tr. (44) 9978-2858com José.

CASA, ofereço p/ alu-gar, alvenaria, seminova,86 m², c/ 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, garagemfechada, área de serviço,lavand. , na R. Arna ldoWi l lems, Ba i r ro SantaFel ic idade, em frente asuper creche, R$ 500,00.Tr. (45) 3254-3141 ou9971-1150.

QUARTOS MOBILIADOS,ofereço p/ alugar, próximoà Unioeste, em MCR, valora combinar. Tr. (45) 9106-8688 ou 9913-1604.

SALAS COMERCIAIS,ofereço p/ alugar, novas, R$500,00 cada. Tr. (45) 9968-8585 com Helena.

ASTRA HATCH 2.0 ,vendo, ano 2003, preto,8v, completo, 2 por tas,valor a combinar. Tr. (45)9109-5086 ou 9924-7344 com Jefer.

ASTRA SEDAN 2.0, ven-do ou troco, ano 2000, pre-to, completo, R$ 8.000,00 +parcelas, aceito moto Tr.(45) 9809-9120.

BONGO K 2500 TCI, ven-do, ano 2008/09, únicodono, diesel, 79.000 km, R$42.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

CAMINHÃO, vendo, ano97/97, MB 1214, toco nochassi, R$ 55.000,00. Tr.(45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, MB1313, ano 77, granelei-ro, trucado, balão, esta-cionário, em ótimo esta-do, valor a combinar. Tr.(45) 9982-2026.

CELTA SPIRIT 1.0, ven-do, ano 2008, preto, 4 por-tas, pneus novos, únicodono, revisado, ótima con-servação, R$ 18.800,00.Tr. (45) 9972-0270.

CELTA, vendo, ano 2008,prata, c/ 2 portas, ar-cond.,4 pneus novos, R$11.500,00 + 24x de R$280,00. Tr. (45) 9992-1415.

C I V I C E X S , v e n d o ,ano 2009 , p ra ta , com-pleto + câmbio borbole-ta, couro, 2º dono, pla-ca A, R$ 53.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

CLIO SEDAN RT 1.6, ven-do, ano 2001, prata, com-pleto, R$ 14.800,00. Tr. (45)9972-0270.

COROLLA XEI, vendo,ano 2009, preto, comple-to + couro e câmbio,39.000 km, único dono,R$ 50.000,00. Tr. (45)9972-0270.

CORSA SEDAN 1.0, ven-do ou troco, ano 2002/03,preto, 8v, básico, todo revi-sado, motor novo, valor acombinar. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

ECOSPORT 1.6, vendo,ano 2008/08, prata, únicodono, estepe sem uso,valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

ESCORT HOBBY 1.0, ven-do, vermelho, impecável,único dono, preço de oca-sião. Tr. (45) 9947-5618com Antonio.

F-1000, vendo, ano 94,bordô, Ford, motor MWM,estendida, ar-cond., R$38.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

F-250 XLT 3.9, vendo, ano2006/07, diesel, 4x2, cabi-ne simples, único dono, R$65.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

FIAT 147, vendo, ano 80,valor a combinar. Tr. (45)9127-4376 com Ilário.

FIAT UNO, vendo ou tro-co, ano 96/97, 4 portas, R$6.800,00. Tr. (45) 9978-4343 com Beto.

FIAT UNO, vendo, ano 96,verde, 2 portas, EP, c/ ar, vi-dro, som, cibié, revisado,R$ 9.800,00. Tr. (45) 9947-5618 com Antonio.

FIESTA, vendo, ano 2007,c/ ar, som, IPVA pago, trioelétrico, R$ 20.500,00, pre-ço de ocasião. Tr. (45)9921-3373 com André.

FOCUS SEDAN 2.0, ven-do, ano 2005/05, Ford,completo, c/ air bag duplo,R$ 25.500,00, aceito carroou moto de menor valor. Tr.(45) 9978-1203.

FOCUS SEDAN GHIA,vendo, ano 2001, preto,completo + teto, couro, im-pecável, R$ 22.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

FOCUS SEDAN GLX 2.0,vendo, ano 2004/05, pra-ta, automát ico, a larme,completo, banco motoris-ta c/ ajuste de altura, de-sem. traseiro, cd playerorig. Ford, rodas liga leve,volante escamoteavel, R$6.000,00 entrada + 34x R$653,00. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

FOCUS SEDAN GLX, ven-do, ano 2002, branco, com-pleto + air bag, abs, com-putador, cd original, rodas,placa A, R$ 19.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

FORD C815, vendo, ano2006/06, c/ carroceria p/transporte de gás, R$68.000,00. Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247.

FORD KA, vendo, ano2001, cinza, c/ rodas de ligaleve, R$ 11.300,00. Tr. (45)9134-6397 ou 3279-1250com Marcos.

FOX 1.0, vendo ou tro-co, ano 2007/08, cinza,c / 2 po r tas , comp le to ,R$ 22 .000 ,00 . Tr. (45)9 9 4 9 - 8 7 2 6 o u 9 9 6 7 -3431 com João.

FURGÃO IVECO, vendoou troco, ano 99, branco,c/ câmera fria, em ótimoestado de conservação,R$ 38.000,00. Tr. (45)9943-5246 com Sidneia.

FUSCA, vendo, ano 71/71,azul, pintura original, pneusseminovos, toca cd, esto-famento novo, sem deta-lhes na lata, valor a combi-nar, estudo propostas. Tr.(45) 8808-1626.

GOL BOLA 1.0, vendo,ano 96/97, CHT, bordômetál ico, rodas esport i-vas , engate p / barco ,alarme, R$ 9.500,00. Tr.(45) 9974-7155.

GOL MI, vendo, ano 98,preto, 2 portas, revisado, vi-dro, limpador, desemb., ál-cool original, valor a com-binar. Tr. (45) 9947-5618com Antonio.

GOL PLUS, vendo, ano99/99, cinza, 16v, 4 por-tas, motor novo, em bomestado, R$ 6.500,00 + fi-nanc iamen to . Tr. ( 45 )8840-8100.

GOL , vendo, ano 87,branco, álcool, motor ap,5 marchas, bem conser-vado, R$ 4.800,00. Tr. (45)9944-0352.

GOLF 1.6, vendo, ano2001/01, prata, completo,couro, engate, pneus no-vos, documentos em dia,impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 9912-7007com Armando.

GOLF, vendo, ano 2001/01, prata, pneus bons,couro, engate, completo,sem detalhes, todo origi-nal, R$ 22.000,00. Tr. (45)9912-7007 ou 3254-2118com Armando.

GOLF, vendo, ano 95, pre-to, R$ 10.000,00. Tr. (45)9945-1254.

HILUX SRV CD, vendo,ano 2006, preta, 4x4,completa, ótima conser-vação, R$ 76.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

KA GL 1.0, vendo, ano2000, branco, completo,motor rocam, rev isado,R$ 12 .000,00 . Tr. (45)9972-0270.

MAREA SX 1.8, vendo,ano 2002, sedan, comple-ta, verde metálica escura,R$ 16.000,00. Tr. (45) 9932-0786 ou 9932-0680.

MEGANE SEDAN RT, ven-do, ano 2000, prata, com-pleto + couro, R$ 11.500,00.Tr. (45) 9972-0270.

MONTANA SPORT, ven-do, ano 2008, preta, com-pleta, 40.000 km, únicodono, p laca A, R$28.500,00. Tratar (45)9972-0270.

MONZA, vendo, ano 83,álcool, em bom estado,R$ 3.600,00. Tr. (45)9919-7118.

OPALA COMODORO,vendo, ano 89/89, com 4portas, completo, 5 mar-chas, original álcool, valora combinar, aceito troca. Tr.(45) 9986-5434.

PAJERO TR4, vendo, ano2004, preta, completa, 4x4,couro, R$ 28.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

PALIO ELX 1.0 FIRE ,vendo, ano 2007, prata,flex, 4 portas, vidro elétri-co, trava, alarme, compu-tador de bordo, manual,chave reserva, tabela Fipe.Tr. (45) 8803-6565.

PICASSO GLX 1.6, ven-do, ano 2007, azul, flex,completo, couro, air bag,manual, chave reserva,valor a combinar. Tr. (45)8803-6565.

PICK-UP STRADA CE 1.6LX, vendo, vermelha, DH, vi-dro, trava, rodas esportivas,R$ 17.000,00. Tr. (45) 9947-5618 com Antonio.

POLO SEDAN 1.6, vendo,ano 2008/08, preto, c/ 4pneus novos, rodas, som,alarme, 2º dono, R$29.000,00, aceito carro demenor valor. Tr. (45) 9933-7600 com Edson.

RANGER CD XLS, vendo,ano 2005, bege metal,completa, diesel, placa A,2º dono, R$ 45.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

RANGER XLT 2.3, vendoou troco, ano 2009, Ford,branca, 16v, com acessó-rios, cabine dupla, baixakm, 2º dono, impecável,valor a combinar, consor-ciada, parcelas de R$397,00. Tr. (45) 9940-5668ou 8427-6590.

S10, vendo, ano 2003,preta, completa, cabinedupla, d iese l , va lor acombinar. Tr. (45) 8807-0706 com Ivonir.

S10, vendo, ano 2010,executive, diesel, cabine du-pla, equipada, valor a com-binar, aceito carro de menorvalor. Tr. (45) 9923-5543.

SANTANA, vendo, ano 96,completo, valor a combinar.Tr. (45) 9127-4376.

SAVEIRO 1.8 MI, vendo,ano 98, preta, c/ t rava,alarme, vidros elétricos,R$ 13.700,00. Tr. (45)9936-3573 ou 9972-2935com Leandro.

SCÉNIC, compro, até ano2000, tenho como pgto golfano 95 e diferença pago àvista. Tr. (45) 9945-1254.

SIENA 1.0, vendo, ano2009/10, prata, 78 cv, com-pleta, baixa km, valor a com-binar. Tr. (45) 8819-2393(tim) com Adriano.

STRADA ADV. CE, vendo,ano 2010, cinza metal, lo-cker, completa, 2º dono,40.000 km, R$ 36.500,00.Tr. (45) 9972-0270.

UNO MILLE SX, vendo,ano 97, prata, c/ travas, alar-me, cd, pneus novos, li-cenc. 2012, 2º dona, 79.000km, R$ 9.500,00. Tr. (45)9972-0270.

UNO MILLE, vendo, ano98, Fiat, branco, c/ pneusnovos, em ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)3284-2263 com Sônia.

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 1995 à 2012

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503CNPJ: 10759805/0001-77

Page 31: 09-27-2012.pdf

O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 27/09/2012.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 28/09/2012

R$ 2,00PARA ASSINANTES

UNO, vendo, ano 89, pra-ta, em ótimo estado, R$4.900,00. Tr. (45) 3254-3270 ou 9923-5543.

VECTRA GLS , vendo,ano 99, prata, completo, c/ar digital, pneus novos,em ót imo estado, R$15.500,00. Tr. (45) 8808-4888 ou 8808-2991.

VECTRA SEDAN ELE-GANCE 2.0, vendo, ano2006/07, prata, completo,8v, valor a combinar. Tr.(45) 8827-7434 ou 8828-2453 com Nilson.

VECTRA, vendo, ano2000, completo, em ótimoestado, R$ 18.500,00. Tr.(45) 3254-1579 ou 9974-1300 com Lidia.

VOYAGE, vendo, ano 86,c/ rodas esportivas, em óti-mo estado, R$ 4.900,00.Tratar (45) 3254-3270 ou9923-5543.

ZAFIRA ELITE, vendo, ano2005, cinza metal, comple-ta + teto, couro e câmbio, 3ºdona, R$ 33.500,00. Tr. (45)9972-0270.

BIZ 125 ES, vendo, ano2011/11, verde, c/ partidaelétrica, injeção elet., flex,R$ 5.600,00. Tr. (45)9968-8598.

BIZ 125 KS, vendo, ano2006, prata, R$ 2.900,00.Tr. (45) 9992-1415.

BIZ ES , vendo, ano2003, c/ part ida, pneusnovos, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9989-0805.

BIZ KS, vendo, ano 2005,azul, sem partida, R$2.800,00. Tr. (45) 9978-4343 com Beto.

CB 300R, vendo, ano2009/10, preta, único dono,alarme original Honda, c/5.000 km, impecável, R$9.800,00. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

CBX 750 FOUR INDY,vendo, ano 90, azul, todarev isada, c / pneus no-vos , R$ 12 .500,00 . Tr.(45) 9972-0270.

CG MIX 150, vendo, ano2009, completa, c/ manuale chave reserva, 21.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9908-5541.

HORNET 600, vendo, ano2007, laranja, 19.000 km, 2ºdono, placa A, R$ 23.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

TWISTER 250 , vendo,ano 2002, em ótimo es-tado, valor a combinar,parcelo pgto, aceito motode menor valor. Tr. (45)9942-2738.

TWISTER, vendo, ano2006, revisada, em ótimoestado, original, pneus no-vos, 27.000 km, R$6.300,00, aceito troca pormaterial de construção. Tr.(45) 9947-1545 com Lucas.

ALUGO cama elástica,em ótimo estado, R$ 70,00,interessados. Tr. (45) 3254-1637 ou 9918-5371 comSoely ou Marcio.

CAMA ELÁSTICA, alu-go, novas, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-2086 ou8826-6542.

CONTRATO instaladorde som, alarmes, acessó-rios em geral e/ou trava evidros elétricos, c/ experi-ência e/ou referência, apartir de 15 anos, tempointegral ou período da tar-de, c/ carteira assinada.Tr. (45) 9135-3475.

COMPUTADOR, vendo,HD 500 Gb Sata 3, 4 Gbmem DDR3, monitor18.5" LCD, gravador dvd,placa mãe AM 3, teclado,mouse, caixas de som,novo, garantia de 12 me-ses, R$ 900,00, condi-ções especiais de pgto.Tr. (45) 9940-1637 (tim)ou (45) 8826-9446 (claro)com Cristiano.

CONTRATO eletrônico c/experiência para consertosem geral, a partir de 18anos, tempo integral, c/ car-teira assinada. Tr. (45)9135-3475.

FILHOTE, vendo, de Lha-sa Apso, fêmea, R$ 400,00.Tr. (45) 3254-5866 ou 9979-7878 com Talita.

FILHOTES, vendo, dePastor Alemão, capa preta,R$ 150,00 cada. Tr. (45)3254-9662 com Arlei.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e di-gitais, consertos e instala-ções em geral, interessa-dos. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

KIT SOM, vendo ou troco,vários, caixas potências debanda p/ djs ou musical, R$4.400,00, aceito moto oumóveis. Tr. (45) 9924-3243.

LANCHONETE DOGÃO,vendo, com ótima clien-tela, ótimo ponto, MCR,R$ 55 .000 ,00 . Tr. (45)9113-1456.

LANCHONETE/PIZZA-RIA, vendo, completa ousó o ponto, 100 m da Uni-oeste, boa clientela, mo-t ivo mudança, valor acombinar. Tr. (45) 9951-6317 com Fernando.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, coberto-res, edredons, tapetes, es-tofados de veículos, curti-nas e persianas, interes-sados. Tr. (45) 3254-3943ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÃO,vendo, c/ ótima clientela,no centro da cidade, pró-ximo ao Rimmava, valora combinar. Tr. (45)9989-3555.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, em Nova SantaRosa, ótima clientela, bemlocalizada, valor a combi-nar, aceito terreno ou carro.Tr. (45) 9973-3742 ou 9943-5128.

MERCADO DO CALI, ven-do, com clientela formada,na Av. Expedicionário OttoGrins, Lot. Avenidas, R$70.000,00. Tr. (45) 9951-4828 com Cali.

MERCADO, vendo, equi-pamentos de mercado c/açougue e padaria, na Av.Irio Welp, Lot. Sabka, R$85.000,00, aceito terreno oucasa. Tr. (45) 3254-7251 ou9950-9525 com Adilson.

NOTEBOOK, vendo, AcerDual Core, HD 500 Gb, 5Gb mem., tela 14" LED,gravador dvd, web cam, wi-reless, acompanha fonte ebateria, novo, garantia de12 meses, R$ 1.100,00,condições especiais depgto. Tr. (45) 9940-1637(tim) ou (45) 8826-9446(claro) com Cristiano.

PORTAS DE METAL, ven-do ou troco, retratil, antigas,6 unidades, instalaçãoD'Pascoal, ideal p/ barra-cão, valor a combinar. Tr.(45) 9979-0889 ou 3254-5147 com Alceu.

TELEVISÃO, vendo, Gol-dstar, 20", seminova, R$120,00. Tr. (45) 9944-4415.

VENDO geladeira e con-gelador Consul, em ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 9931-3089 após horá-rio comercial, com Adriane.

VENDO módulo soun di-gital, 2.500 rms, usada e 2alto falantes eros 1.100 rmscom garantia, R$ 1.500,00tudo. Tr. (45) 9928-9979.

VENDO, colchões, fogãoa gás, mesa, roupeiro,balcão e outros, valor acombinar. Tr. (45) 8419-6506 ou 9951-7125.

CAVALO, vendo, Appa-loosa, macho garanhão,bem dóc i l , marchado r,de 3 anos, valor a com-binar. Tr. (45) 8807-2179com Cáss io .

CAVALOS, vendo, 2, depelagem Zaino, bem dó-ceis, ambos com 8 anos,ótimos para laço, valor acombinar. Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

CLASSIFICADOR DE CERE-AIS, vendo, de pequeno por-te, com diversas peneiras,em bom estado de conser-vação, valor a combinar. Tr.(45) 9927-6338 com Rafael.

ÉGUA, vendo, da raçaMangalarga Marchador, de4 anos, prenha, de pela-gem Tordilha negra, ótimapara cavalgadas, valor acombinar. Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, convencional ou clo-nadas, de última geração,plantio e manutenção, tam-bém tenho mudas nativas,valor a combinar. Tr. (45)9903-0280 ou 9945-9151.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, várias variedades, c/plantio e manutenção com-pleta, valor a combinar. Tr.(45) 8803-0231 (tim) ou3254-2720 com Herton.

NOVILHAS, vendo, Jer-sey e Holandesas, puras,valor a combinar. Tr. (45)9946-4733.

PLANTADEIRA, vendo,Planti Center, ano 2004, 9 li-nhas, articulada, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-1036.

PULVERIZADOR, vendo,ano 2004, Jacto ColumbiaCross, 2.000 l, c/ comando acabo e master flu, valor a com-binar. Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Jacto, 2.000 l, valor a com-binar. Tr. (45) 9929-6062ou 9973-3150.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, 600 l, R$ 8.000,00.Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, ven-do, Metal for, ano 2008,2.000 l, totalmente hidrá-ulico, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, ven-do, Metal for, ano 2008,3.000 l , c / computadorbravo 3005, to ta lmentehidráulico, valor a combi-nar. Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Metalfor, c/ comando debarra elétrico, computadorbravo 3005, valor a combi-nar. Tr. (45) 9973-4000.

PULVERIZADOR, vendo,Montana, 800 l, c/ 14 mt debarra, valor a combinar. Tr.(45) 9973-4000.

TRITURADOR DE CAMADE AVIÁRIO, vendo, embom estado, valor a com-binar, aceito proposta àvista. Tr. (45) 9927-6338com Rafael.

VACAS, vendo, leiteiras,6, valor a combinar. Tr. (45)9965-9905.

VENDO bezerras e novi-lhas Holandesas proveni-entes de Carambeí e Cas-tro, valor a combinar. Tr. (45)8423-1176 com Marcos.

VENDO resfriador Heidel400 l e ordenhadeira com1 conjunto, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-4450com Gabriela.

Page 32: 09-27-2012.pdf
Page 33: 09-27-2012.pdf

QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 Edição 3437 - O PRESENTE | 01

Page 34: 09-27-2012.pdf

02 | O PRESENTE - Edição 3437 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

Page 35: 09-27-2012.pdf

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Sooro Concentrado Indústria de Pro-dutos Lácteos Ltda

Atividade: Concentração, secagem e processa-mento de matéria gorda de produtos lácteos

Endereço: Rodovia BR 163, km 277Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 14/09/2014

Edição 3437 - O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAIS

Page 36: 09-27-2012.pdf

04 | O PRESENTE - Edição 3437 GERAL QUINTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2012

Banco de Sangue faz coleta hoje em Marechal RondonUnidade estará à disposição da população junto ao Hospital

Rondon, das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas

AÇÃO PELA VIDA

A Unidade de Coleta e Trans-fusão de Sangue de Toledo - Ban-co de Sangue - estará com umaunidade móvel hoje (27) emMarechal Cândido Rondon paracoleta de sangue. A unidade es-tará à disposição da populaçãorondonense junto ao HospitalRondon. O horário de atendi-mento será das 08 às 11 horas ouaté completar 45 cadastros e das13 às 16 horas ou até completar

Nova Santa Rosa recebeequipamentos para setor de obras

A Secretaria de Obras,Transportes e Serviços Pú-blicos de Nova Santa Rosarecebeu, na última sexta-fei-ra (21), dois novos maquiná-rios. Trata-se de uma patro-la, no valor de R$ 435 mil, euma escavadeira hidráulica,no valor de R$ 395 mil. Paraa aquisição dos equipamen-tos foi viabilizado financia-mento no valor de R$ 1 mi-lhão, através da Caixa Eco-nômica Federal. O valor serápago no prazo de 54 meses,sendo seis meses de carência.

“Nos próximos dias, seráentregue um caminhão truckno valor de R$ 170 mil”, infor-ma o prefeito Norberto Pinz.Segundo ele, “foi necessárioquase um ano para conseguir-

mos o dinheiro. No setor públi-co, muitos aspectos são avalia-dos, principalmente, a capaci-dade de endividamento do mu-nicípio. Mas a partir de agora, a

Secretaria de Obras conta comnovos equipamentos para arealização de serviços, tantona área urbana como área ru-ral”, ressaltou o mandatário.

Kátia Eggers

Premiados ganhadores deconcurso de fotografia de Maripá

O resultado final da segun-da edição do Concurso de Foto-grafia da 14ª Festa das Orquíde-as e do Peixe, de Maripá, foidivulgado recentemente, oca-sião em que ocorreu a premia-

45 cadastros, uma vez que esta éa capacidade máxima para acoleta. Para ser um doador énecessário estar em boas condi-ções de saúde, ter idade entre 16e 68 anos, ter peso igual ou supe-rior a 50 quilos, apresentar umdocumento oficial com foto.

As pessoas de 16 e 17 anosdevem estar acompanhadas porum responsável legal. Pessoascom idade igual ou superior a 60

anos só podem doar sangue sejá doaram anteriormente. Umadoação de sangue pode ser sufi-ciente para salvar até três vi-das. Mais informações podemser obtidas junto ao Banco deSangue de Toledo pelo telefone(45) 3379-1993.

A ação é uma parceria entreo Hospital Rondon, Banco deSangue de Toledo, SecretariaMunicipal de Saúde e Rotary.

ção de três munícipes.A primeira colocada foi

Daniele Rodrigues Voese, a se-gunda Loreti Zoz Lindner e oterceiro lugar ficou com Bru-no Canova.

O objetivo do concurso foienaltecer as potencialidades eriquezas do município durantea 14ª Festa das Orquídeas e doPeixe por meio de imagens.Nesta edição, houve 38 inscri-tos e 21 participantes que en-tregaram as fotografias.

Segundo o presidente daComissão Central Organizado-ra, Dorval Conci, por meio doconcurso foi possível valorizaros participantes que documen-taram as belezas e riquezasdeste evento que une a comuni-dade maripanese.

Foto de Daniele Rodrigues Voese, a primeira

colocada no concurso (as demais fotos

podem ser conferidas no site de O Presente:

www.opresente.com.br)

Divulgação

Autoridades, funcionários municipais e populares

acompanharam a chegada dos equipamentos