1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Transcript of 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um...

Page 1: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

1www.sincor-es.com.br

]

Page 2: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

Espírito SantoSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Clube Vida em Grupo>.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683ASSESSORIA JURÍDICA...... 2125-6675(MOSCON E ASSOCIADOS ADVOCACIA)

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Muito tempo para realizarDepois de um período merecido de descanso, nossos funcionários re-

tornaram das férias coletivas e iniciaram suas atividades desde o dia 1º de fevereiro. Apesar das férias, o trabalho de planejamento para as atividades desse ano foi realizado no mês de janeiro e, a partir de agora, o Sincor-ES parte para a ação, buscando parcerias e consolidando estratégias e projetos.

Junto com a edição desse mês da Revista Sincor-ES, você está receben-do agenda com a relação de todos os eventos planejados para o ano de 2011. São palestras, cursos, worskhops, seminários, eventos festivos e outros que ainda passarão a compor o quadro em função das demandas que forem surgindo ao longo do ano. Alguns eventos, que já integram nosso calendário permanente, estão fechados e faltam apenas confirmação de datas e outros detalhes.

É o caso da Feijoada do Club Gourmet Sincor-ES, realizada sempre no mês de agosto e que, esse ano, está em sua terceira edição. Também já confirmamos a realização do III Workshop de Pessoas e Benefícios, em par-ceria com a Bradesco Vida e Previdência, além das festas do Dia do Cor-retor e da premiação Destaques do Ano. No caso do workshop, temos um indicativo de data, mas as festividades ainda precisam de confirmação.

No que diz respeito aos cursos e palestras, podemos considerar quase todos os que constam na cartilha como confirmados. São vários cursos de curta duração, almoços-palestras e ciclos de palestras, realizados em parceria com o CVG-ES e a Escola Nacional de Seguros. Optamos por te-mas que consideramos importantes para o mercado e para o corretor de seguros e gostaríamos de ter contado com uma participação mais efetiva dos nossos associados na apresentação de sugestões. Infelizmente, poucos participaram da pesquisa encaminhada pelo sindicato. Apenas 14, para ser mais exato.

Além dos eventos voltados para o aperfeiçoamento da atividade do corretor de seguros e desenvolvimento do mercado, o Sincor-ES renovou várias parcerias para oferecer benefícios aos associados. Podemos desta-car o convênio com a Unimed Vitória, com o Sesc e com o escritório de advocacia Moscon e Associados. Outra parceria importante, mantida com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), foi renovada para oferecer aos corretores associados a comodidade de retirar os boletins de ocorrência de sinistros em veículos de clientes na sede do Sincor-ES.

Além de tudo o que foi falado, gostaria também de destacar a nossa participação pelo terceiro ano como parceira da Escola Nacional de Seguros no desenvolvimento do projeto Amigo do Seguro em Vitória, que tem por objetivo qualificar jovens estudantes de ensino médio para atuar no mercado de seguros.

Em relação a esse projeto, peço atenção especial a todos vocês. Nos dois últimos anos, pudemos contar com a parceria de algumas corretoras de seguros que ofereceram, ao final do curso, estágio para os estudantes, numa demonstração de compromisso com o futuro desses jovens que precisam de uma primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

O curso começa em março e, a partir de abril, teremos 25 jovens ap-tos para desenvolverem trabalhos como estagiários e, assim, poderem colocar em prática o que aprenderam, conquistando confiança e, sem dúvida, aprendendo com os corretores de seguros experientes como ser um profissional de sucesso. Tenham todos uma boa leitura e participem de nossas atividades, deem sugestões, busquem informações. O mercado de seguros, com certeza, ficará mais forte.

Page 3: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor-ES

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

09 Sala de visitas

10 Apoios e parcerias

“O medo de tentar”

12Sincor-ES firma parceria para oferecer Se-guro RC Profissional para corretores

Mercado

Escrito por William Shakspare

Colhido na internet pelo Presidente do Sincor-ES

Com o tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se e, que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos, e presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estra-das no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o Sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simples-mente não se importam…

E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí -lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que leva-se anos para cons-truir confiança e apenas segundos para destruí -la e, que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas dis-tâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas que você tem da vida.

E que bons amigos são a famí lia que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos

mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser e, que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já che-gou, mas aonde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexí vel não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fize-ram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais de seus pais em

você do que você supunha.Aprende que nunca deve dizer a uma

criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tra-gédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mais isso não te dá o direito ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momen-to condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.

Nossa dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderí amos conquistar se não fosse o medo de tentar.

Projeto Mamografia Express leva exames a comunidades carentes

18 Social

19O que sua empresa comunica? Por Marcilene Forechi

Artigo

Page 4: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Campanhas solidárias recebem doaçõesAs campanhas solidárias do Sincor-ES começaram 2011 a todo vapor e as doações já estão sendo feitas na sede do

sindicato e também por meio de adesão à Campanha de Cestas Básicas, com contribuições fixas mensais para compra de alimentos. Interessados em colaborar podem doar roupas, brinquedos, sapatos, medicamentos e fraldas (adulto e pediátrico), além de leite, agasalhos e cobertores. Confira quem já foi beneficiado:

O funcionário do Sincor-ES, Ronal-do Fagundes, entregou ao corretor de Seguros, Romulo de Lá Guardia e Silva, doações do Sincor-ES para à Comunidade Espírita Esperança, no Bairro República.

O funcionário do Sincor-ES, Joaquim Evaristo, entregou cestas básicas para o representante do Lar Irmã Clotilde, Antenor Costa Filho. A instituição, que tem sede em Vitória, mantém a Creche Irmã Celina, que abriga crianças de várias idades.

A estagiária do Sincor-ES, Pátilla Co-metti, entregou cestas básicas para o representante do Complexo Educacional Cristão/Instituto Alan Kardec, Expedito Jorge Tavares de Souza. A instituição atende a mais de 200 crianças carentes de várias idades.

Sincor-ES divulga calendário de feriados em 2011O Sincor-ES organi-

zou um calendário de feriados em 2011 e distri-buiu entre os associados e parceiros. O objetivo, segundo o presidente José Romulo da Silva, é permitir que as pesso-as se organizem tanto em função dos feriados quanto dos dias em que não haverá expediente no sindicato. Confira na tabela ao lado, os feria-dos e os dias não traba-lhados no sindicato.

Janeiro/2011 Dia 1° Feriado Nacional Sábado

Janeiro/2011 Dias 10 a 30 Férias Coletivas dos Funcionários 20 dias do mês

Março/2011 Dias 7, 8 e 9 Carnaval e Cinzas Segunda, Terça e Quarta Feira

Abril/2011 Dias 21 e 22 Tiradentes e Paixão de Cristo Quinta e Sexta Feiras

Maio/2011 Dias 1° e 2 Dia do Trabalho e Nsa. Sra. da Penha Domingo e Segunda Feira

Junho/2011 Dias 23 e 24 Corpus Christ e Facultativo Quinta e Sexta Feira

Setembro/2011 Dias 7 e 8 Independência e Nsa. Sra. da Vitória Quarta e Quinta Feira

Setembro/2011 Dia 9 Facultativo Sexta Feira

Outubro/2011 Dia 12 Nsa.Sra. Aparecida e Corretor de Seguros Quarta Feira

Novembro/2011 Dia 2 Finados Quarta Feira

Novembro/2011 Dias 14 e 15 Facultativo e Proc. Republica Segunda e Terça Feira

Dezembro/2011 Dia 30 Ponto Facultativo Sexta Feira

Page 5: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES

O Sincor-ES conseguiu junto ao Bata-lhão de Polícia de Trânsito (BPTran) que os boletins de ocorrência de acidentes (BO) só sejam entregues a vítimas ou familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, todos os boletins serão entregues com uma capa contendo in-formações sobre os procedimentos para encaminhar os pedidos de indenizações. As capas dos boletins, assim como as

cartilhas com informações sobre o Seguro Obrigatório foram confeccionadas pelo Sincor-ES.

A medida, segundo o presidente José Romulo da Silva tem por objetivo evitar o que ele classi-fica de “farra dos atra-vessadores”. Ele acredita que com informação e assistência adequada é

possível reduzir as fraudes em torno do Seguro Obrigatório. “As famílias das víti-mas, muitas vezes, são procuradas por pessoas inescrupulosas que se apropriam de todos os documentos e cobram va-lores que equivalem à indenização que deve ser paga”, afirma. No ano passado, foram feitos, gratuitamente, mais de 1,5 mil atendimentos sobre seguro DPVAT na sede do Sincor-ES.

]

Ações evitam fraude no DPVAT Indenizações

Facilidade na retirada de BOOs corretores de seguros associa-

dos ao Sincor-ES poderão continuar a contar com o serviço de retirada do Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BO) na sede do sindicato. Mas, para isso, eles deverão assinar o Termo de Adesão, que foi enca-minhado por e-mail. A assinatura do documento, segundo o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, é im-portante para que haja controle sobre os pedidos feitos e sobre as retiradas dos boletins.

José Romulo destaca que esse ser-viço permite que o corretor associado ofereça mais uma comodidade ao seu cliente, evitando que ele se desloque até a sede do Batalhão (no centro da cidade) para retirar o documento, em caso de sinistro. Com o Termo de Adesão, as empresas corretoras deve-rão nomear uma pessoa responsável pelas solicitações e pela retirada do documento. “Temos casos em que o

– Os boletins devem ser solicitados pelo do site do Sincor-ES (www.sincor-es.com.br).

– Somente serão atendidas solicita-ções feitas por corretores de segu-ros ou representantes de empresas corretoras de seguros associadas ao sindicato.

– As corretoras com mais de um sócio, deverão indicar um deles ou funcionário responsável pela solicitação.

– Somente atenderemos solicitação para retirada de BOs de corretores e empresas corretoras que não tenham qualquer pendência junto ao sindicato e que tenham assina-do o Termo de Adesão.

Em 2010, o Seguro DPVAT pagou mais de 252 mil indenizações a vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil. Desse total, foram pagas 50.780 indenizações por morte, 151.558, por invalidez permanente e 50.013 reem-bolsos de despesas médico-hospita-lares. O Seguro DPVAT, administrado pela Seguradora Líder, destinou em 2010 recursos da ordem de R$ 2,296 bilhões com despesas de pagamen-tos de indenizações. O valor superou em R$ 261,6 milhões o total pago no ano de 2009.

MotocicletasMais de 60% das indenizações

pagas pelo Seguro DPVAT foram des-tinadas a vítimas de acidentes envol-vendo motocicletas, sendo que esses veículos representam apenas 26,38% da frota nacional. Os condutores de motocicletas lideram também as estatísticas de invalidez permanente e de reembolso de despesas de assistência médico-hospitalar. Mais de 68% das pessoas que receberam indenização por invalidez permanen-te estavam envolvidas em acidentes com motocicletas e 65,63% dos que receberam reembolso de despesas médico-hospitalares foram vítimas de acidente com moto.

ArrecadaçãoDo total arrecadado pelo Se-

guro DPVAT, 44% é destinado ao pagamento de indenizações e à constituição de reservas técnicas; 4% é destinado ao custeio das despesas gerais de operação; 2% é a margem de resultado das seguradoras; 45% vai para o SUS; e 5% ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para aplicação em programas destinados à prevenção de acidentes e educa-ção no trânsito.

Como solicitar

boletim solicitado, chega ao sindicato e o corretor ou a pessoa que pediu não vem retirar”, diz o presidente.

Page 6: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Presidente do Sincor-ES prestigia posse no Congresso Nacional

Imposto sindical

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, e diversas lideranças do mercado de seguros, participaram em Brasília, no dia 1º de fevereiro, da posse do deputado federal Armando Vergílio dos Santos Junior, eleito pelo estado de Goiás, e dos demais integrantes do Congresso Nacional. Armando Vergílio se elegeu com 103.231 votos e foi o oitavo candidato mais votado naquele estado.

José Romulo acredita que esse é um momento muito importante para o mercado de seguros e que Armando Vergílio levará para seu mandato a se-

riedade com que comandou a Fenacor e a Susep. “Nós temos no Armando uma pessoa em quem podemos confiar. Ele é um conhecer não só do mercado de seguros, mas da economia do país e, principalmente, de suas questões so-ciais”, afirmou.

Atual presidente da Fenacor e ex-titular da Susep, Armando entrou para a história como o primeiro representante do setor privado a assumir o posto, tendo ocupado cargos do primeiro escalão do Governo de Goiás. Essa, no entanto, foi a primeira vez que disputou uma eleição para deputado federal.

O prazo para pagamento do Imposto Sindical das empresas corretoras de seguros venceu no dia 31 de dezembro e os correto-res pessoa física têm até o dia 28 de fevereiro para pagar o tributo. Os boletos foram encaminhados pelo sindicato. Junto aos boletos, o Sincor-ES encaminhou carta com informações sobre o imposto e as implicações legais para quem não fizer o pagamento. O presidente José Romulo da Silva destaca que o imposto é obrigatório e que os comprovantes de quitação dos três anos anteriores serão exigidos pela Susep para a realização do reca-dastramento obrigatório, realizado a cada três anos.

ContribuiçãoSobre a comissão paga pela

seguradora ao corretor de seguros incide contribuição previdenciária, independente de contrato de tra-balho. Esse foi o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na súmula 458, relatada pela ministra Eliana Calmon.

Curso para novos corretores começa em marçoComeça no dia 14 de março mais uma edição

do curso para formação de corretores de seguros, oferecido em Vitória pelo Sincor-ES e pela Escola Nacional de Seguros. As inscrições estão abertas no núcleo da Escola no Espírito Santo, que funciona na sede do Sincor-ES, na avenida Leitão da Silva.

O curso é dividido em três fases, num total de sete módulos, sendo ministrado por profissionais do mercado no Núcleo de Estudos Orientados (NEO), na Praia do Canto. As fases do curso são as seguintes: Capitalização; Vida e Previdência; Todos os Ramos.

Informações e inscrições podem ser feitas diretamente na sede do Sincor-ES ou pelos tele-fones 2125-6673 ou 2125-6683, com Fernando ou Rodrigo.

Page 7: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

7www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES]

Sincor-ES busca novas parcerias para veículos de comunicação

Primeiro lugarVitória é a capital brasileira com

maior renda per capita, de acordo com dados do Instituto Jones dos Santos Neves (ISJN). O valor da riqueza total da cidade em um ano dividido pelo número de habitantes é de R$ 71.407. Brasília aparece na segunda colocação, com renda per capita de R$ 45.978. Em seguida, estão a cidade de São Paulo (R$ 34.494), Porto Alegre (R$ 25.713) e Rio de Janeiro (R$ 25.122).

O Sincor-ES está em busca de novas parcerias para os veículos de comuni-cação do sindicato – revista, boletim on line e site – e, para isso, encaminhou cor-respondência a todas as seguradoras e empresas do mercado de seguros que atuam no Espírito Santo. Na proposta, o presidente José Romulo da Silva oferece informações sobre os veículos e fala das contrapartidas do sindicato para os parceiros.

No mesmo documento, há uma ta-bela de valores para as diversas formas de divulgação, entre elas anúncios no rodapé de página, anúncios de página inteira ou anúncios de meia página na Revista Sincor-ES. “Há valores diferen-

ciados para quem anuncia uma única vez e para as empresas que fazem um contrato anual com o sindicato”, diz José Romulo.

A Revista Sincor-ES circula há mais de 10 anos ininterruptos sendo produzi-da mensalmente, com tiragem de 3 mil exemplares. Quem participa como pa-trocinador da publicação, tem direito a um banner no site e no Sincor on Line, clipping diário com as principais notícias do mercado de seguros, encaminhado para mais de 5 mil endereços.

Os interessados devem entrar em contato com Ivo Tadeu Basilio, pelo telefone 2125-6671 ou por e-mail ([email protected]).

Credicores traça metas para 2011A diretoria da Credicores se reuniu

no final do ano passado para avaliar o trabalho desenvolvido em 2010 e traçar metas para 2011. Estiveram presentes o presidente da instituição, Pedro de Paula Pinto, os diretores José Romulo da Silva, também presidente do Sincor-ES, Antonio José Alvarenga Imperial, João Arthur de Medeiros e a gerente da instituição, Raquel Rodri-gues Santos Rangel.

CrescimentoNa última década, o Espírito

Santo ganhou 415.440 habitantes, deixando de ter 3.097.232 pessoas, número registrado no Censo de 2000, para somar, de acordo com o Censo 2010, 3.512.672 habitantes. Na região Sudeste, o estado foi o que mais cresceu, em percentual de habitantes (13,415%), com taxa anual de crescimento de 1,27%.

MotocicletasO ano de 2010 fechou com um

total de 363.663 motocicletas regis-tradas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o que significa cerca de 50 mil unidades a mais do que em 2009. Para cada motocicleta registrada na Grande Vitória, existem de três a quatro automóveis.

Convite para posseO presidente do Sincor-ES, José

Romulo da Silva, recebeu convite para a posse do governador do Espírito Santo e dos deputados elei-tos no ano passado. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa, logo após a posse dos deputados estaduais.

O presidente do Sincor-ES, que responde pela diretoria financeira, avalia como positivo o desempenho da cooperativa em 2010. Segundo ele, houve nos últimos anos uma série de avanços que podem ser percebidos pelos cooperados na qualidade e variedade de serviços prestados pela cooperativa. “Vamos trabalhar esse ano para manter a qualidade a au-mentar a base cooperada”, disse.

Page 8: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

8www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Assessoria jurídica tem novo endereço

Kurumá Veículos muda publicidade após notificação extrajudicial

Documentos

A Kurumá Veículos comunicou ao Sincor-ES que fez ajustes em sua campa-nha publicitária de comercialização de veículos e seguro automóvel, de forma a identificar para os consumidores o nome da corretora e da seguradora respon-sáveis pelo serviço. A mudança foi feita pela empresa em atendimento à comu-nicação extrajudicial encaminhada pelo sindicato, por meio de sua assessoria jurídica, em novembro de 2011.

Na notificação, o Sincor-ES pediu que a Kurumá fizesse adequações em suas mensagens publicitárias, nas quais usava a expressão “Seguro Toyota”, para oferecer seguro auto a seus clientes. A exigência do sindicato se baseou no que determina o Código de Defesa do

Consumidor, quanto à necessidade de oferecer informações claras aos clientes. “A expressão usada pela empresa deixa margem para que o consumidor acre-dite ser a própria Kurumá a garantir e intermediar o seguro”, diz José Romulo.

No dia 5 de janeiro, a Kurumá Veícu-los e AON Corretora, representadas por suas advogadas Bianca Menezes e Taís Eugênia Hoffmann Kist, se reuniram com o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, e com o assessor jurídico, Elias Moscon, para tratar da notificação ex-trajudicial feita pela sindicato à empresa. Na reunião, foram discutidos os motivos da notificação bem como as possibilida-des de que a empresa fizesse ajustes nas mensagens publicitárias.

A assessoria jurídica do Sincor-ES passou a ocupar uma sala anexa à sede do sindicato, no quinto andar do edifício Scheila, na avenida Leitão da Silva. O advogado Elias Moscon passa a atender no local todos os dias da semana. Além de representar judicialmente o Sincor-ES em suas demandas, a assessoria jurídica dá orientação gratuita aos corretores de seguros e empresas corretoras de seguros e respectivos segurados.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-

mulo da Silva, esclarece que os valores dos honorários advocatícios são dife-renciados para profissionais e empresas associadas. Elias Moscon é especializado em Direito do Seguro e Direito do Consu-midor, tendo larga experiência no mer-cado capixaba. As consultas devem ser agendadas diretamente com o assessor, pelo telefone 3332-4800, ou no Sincor-ES, pelos telefones 2125-6676/2125-6666, e ainda por e-mail ([email protected])

Estão disponíveis no Sincor-ES, os documentos de identidade profis-sional (pessoa física) e os títulos de habilitação (pessoa jurídica), emitidos após o recadastramento obrigatório realizado pela Susep no ano passa-do. O corretor ou o responsável pela empresa deverão procurar o setor de cadastro e retirar o documento. O recadastramento obrigatório é feito a cada três anos e a data para sua realização consta no novo do-cumento.

Novos corretoresDados da Fenacor indicam que,

no ano passado, foram registrados 5.110 corretores de seguros em todo o país, o que representa média de 19 re-gistros por dia útil. Em relação a 2009, houve crescimento de 16%. Do total, 3.570 foram registros de profissionais autônomos, com incremento de 14% em comparação ao ano anterior. Ainda em 2010, foram registradas 1.540 empresas corretoras de segu-ros, 20,8% a mais do que em 2009. O maior número de registros foi feito em São Paulo: 2.272 no total, sendo 1.509 corretores autônomos e 763 empresas corretoras. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 470 registros (341 pessoas físicas e 129 jurídicas).

TreinamentoO Programa de Treinamento no

Exterior 2011 da Escola Nacional de Seguros levará executivos brasileiros a Londres, na Inglaterra, para estu-dar por uma semana, os processos técnicos do resseguro. Marcado para o período de 5 a 9 de setembro, o programa será realizado pela primei-ra vez na Europa. O conteúdo está distribuído entre oito temas e para participar é necessário que o candi-dato domine o idioma inglês.

Page 9: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

9www.sincor-es.com.br

SALA DE VISITAS

Produto odontológicoOs executivos da Belo Dente Odontoplano visitaram

o presidente do Sincor-ES para falar dos produtos e propor algum tipo de parceria para beneficiar os asso-ciados. Os produtos da empresas foram apresentados pelo executivo Luiz Antonio Dutra Ladeira.

Visita de negócios

Parceria capixabaO diretor da Banestes Seguros, Rômulo de Souza

Costa, visitou o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva. No encontro, eles conversaram sobre a parceria que a seguradora mantém com o sindicato e sobre o mercado de seguros capixaba.

Novo corregedorO coronel Dejanir Braz Pereira da Silva visitou o Sincor-

ES logo após ter sido nomeado corregedor-geral da Polí-cia Militar do Espírito Santo. O coronel já foi comandante do BME e do BPTran e é amigo pessoal do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

O diretor presidente da Speciale Serviços Técnicos e Assessoria de Seguros, José Luiz Lobo Escocard, visitou o Sincor-ES em 14 de dezembro de 2010. O motivo da visita foi conversar sobre o crescimento da sua empresa e assinar contrato de parceria para a divulgação da seguradora Mitsui Sumitomo na Revista Sincor-ES.

]

Page 10: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

10www.sincor-es.com.br

[

Projeto leva mamografia a comunidades carentes

APOIOS E PARCERIAS

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, recebeu os diretores do Instituto Social de Gestão do Terceiro Setor (Iges), Ruy Franklin e Alcy Ribeiro da Costa.

O Sincor-ES é um dos apoiadores do projeto “Mamografia Express”, de-senvolvido pelo Instituto Social de Ges-tão do Terceiro Setor (Iges) e que tem por objetivo realizar exames gratuitos de mamografia em mulheres de comu-nidades carentes, com idade acima de 35 anos, e que ainda não tiveram acesso a esse tipo de serviço. Com a parceria, o Sincor-ES se compromete a

fazer a divulgação do projeto nos seus veículos de comunicação.

O projeto é dotado de uma uni-dade móvel de mamografia com capacidade para realizar 50 exames por dia. O presidente do Iges, Ruy Franklin, diz que inicialmente a ideia do instituto era produzir uma cartilha sobre o assunto. “Mas, achamos que era pouco diante da grande inci-

dência de casos no Espírito Santo. Surgiu, então, o projeto Ma-mografia Express”, explica.

D e s d e 2 0 0 9 , quando a unidade móvel foi adquirida, já foram realizados cerca de mil exames em 11 municípios do Espírito Santo. O atendimento é feito em locais públicos, como praças, giná-sios e escolas, e con-ta com a estrutura de apoio no local. Além dos exames, o “Mamografia Ex-press” realiza pales-tras educativas, nas quais são esclare-

cidas as formas de prevenção do câncer de mama e a importância da realização de exames anuais.

De acordo com informações do Iges, o Espírito Santo ocupou, em 2009, o quarto lugar no país em incidência de câncer de mama. Além disso, trata-se da doença que mais mata mulheres em todo o mundo e também no Brasil.

Sindicato apresenta projetos e busca parceirosO Sincor-ES elaborou seu calen-

dário de eventos para o exercício 2011 e iniciou a apresentação dos projetos aos parceiros para realizar alguns deles. Alguns eventos já es-tão confirmados, como as palestras mensais e os cursos do CVG-ES, re-alizados em parceria com a Escola Nacional de Seguros. Também já está confirmada a realização do “III Workshop de Pessoas e Benefícios”, em parceria com a Bradesco Vida

e Previdência. De acordo com o presidente do

Sincor-ES, José Romulo da Silva, ainda estão sendo feitos ajustes na progra-mação, principalmente, no que diz respeito ao quadro de palestrantes da Escola Nacional de Seguros. Além dos eventos programados, outros poderão ser feitos em caso de de-manda ou por iniciativa do próprio Sincor-ES. Saiba o que está nos planos do Sincor-ES para esse ano.

Aniversariantes do Semestre III Feijoada do Dia dos PaisIII Workshop de Pessoas e BenefíciosCurso de Habilitação para Corretores de Se-gurosPrograma Amigo do SeguroAlmoços-palestras mensais do CVG-ES/SincorCursos de curta duração as sextas-feirasComemoração do Dia do Corretor

Os eventos

Page 11: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

11www.sincor-es.com.br

]APOIOS E PARCERIAS

Sincor-ES é elogiado noencerramento do 1º Fetran

O Sincor-ES foi elogiado por sua iniciativa de apoiar o 1º Festival Estu-dantil Temático de Teatro para o Trân-sito (Fetran/ES), realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o tema “Educação para o Trânsito”. A secre-tária de Educação de Cariacica, Célia Maria Vilela Tavares, elogiou todos os outros parceiros e patrocinadores e des-tacou que eles são peças importantes na construção de uma sociedade mais

humana no trânsito. O 1º Fetran foi realizado de 16 a 26

de novembro de 2010 e encenou peças teatrais produzidas por estudantes do ensino fundamental da rede pública de educação de Cariacica. Foram pre-miados a melhor direção, melhor texto, melhor ator e melhor atriz. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Sest/Senat unidade de Cariacica, no dia 20 de dezembro de 2010.

Parceiro em campanha de prevenção de acidentes O Sincor-ES participou como parceiro

da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na campanha “Férias de Impacto”, reali-zada no trecho da BR-101 que corta o Espírito Santo. A pedido do Sincor-ES, a Banestes Seguros cedeu cinco veículos sinistrados como perda total – prejuízo igual ou superior a 75% do valor de mer-cado – para que ficassem expostos nos postos da Polícia Rodoviária Federal.

A campanha será realizada até o dia

21 de março e acompanhando os carros, há placas com a frase “Não deixe que sua festa termine em tragédia” ou “A estação mais quente do ano não precisa ser triste”. Os veículos estão expostos nos postos da PRF de Viana, Serra, Safra (em Itapemirim), Linhares e São Mateus.

Para o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, essa é uma campanha inovadora e de muito impacto. “Todos sabem dos riscos de um acidente nas

AgradecimentoO diretor de Ensino e Instrução

da Polícia Militar do Espírito Santo enviou carta de agradecimento ao presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, pelo apoio ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2009/2010. Renato Luiz de Oliveira afirma que o apoio permitiu aos po-liciais conhecerem novos projetos e trocar experiências com oficiais das polícias militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. As visitas técnicas foram realizadas no ano passado.

estradas e das muitas formas de evita-los. Mas, ainda assim, o número de mortes é muito grande, principalmente, nessa época do ano”, diz.

De acordo com dados da Polícia Ro-doviária Federal, no verão de 2009/2010 foram registrados 1.758 acidentes nas rodovias do Espírito Santo, com saldo de 57 mortes. Em relação a igual período de 2008/2009, houve aumento de 16% no número de acidentes.

Page 12: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

12www.sincor-es.com.br

[MERCADO

Coberturas adicionais– Danos materiais, corporais e morais;– Perdas financeiras decorrentes de sinis-

tros cobertos;– Custas judiciais e honorários advocatí-

cios;– Extravio, furto ou roubo de documentos

de clientes. Coberturas adicionais– Erro na avaliação de bens;– Arbitragem;– Gerenciamento de risco Importância segurada– Definido pelo segurado conforme sua

exposição de risco, sendo que a corre-tora poderá escolher opções de limites entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, com custos pré-aprovados.

Franquia– 10% dos prejuízos limitado ao mínimo

de 3% e máximo de 6% da importância segurada.

Quem pode fazer– Pessoa jurídica e física, com habilitação

reconhecida e registro expedido pela Susep.

Parceria oferece Seguro RC para corretores de segurosO Sincor-ES recebeu o executivo da

ACE Seguradora, André Peixoto, na se-gunda semana de fevereiro, para tratar da consolidação da parceria que vai oferecer Seguro RC Profissional para cor-retores de seguros. O sindicato negociou condições especiais para que os profissio-nais capixabas associados à instituição possam fazer o seu seguro.

Durante a reunião, da qual participa-ram ainda o corretor de seguros Paulo Henrique Latado, da Arte Forte Corretora, André Peixoto destacou as características do produto, entre elas, o valor definido pela empresa, cobertu-ra em toda a América do Sul e franquia de 10% dos prejuízos, limitada ao mínimo de 3% e máximo de 6% da importância segurada. Além disso, há possibilidade de até quatro vezes sem juros e em até 10 vezes com juros de 1,5% ao mês.

Para o presidente do Sincor-ES, José Romulo

da Silva, ao contratar o RC Profissional, o corretor de seguros passa a ter um diferencial no mercado que permite con-quistar novos clientes e consolidar novos negócios. “O RC Profissional também per-mite ao profissional mais tranquilidade no exercício da sua atividade”, afirma.

Para mais informações, os corretores podem procurar o Sincor-ES. A contra-tação é simples: basta acessar o site do Sincor-ES, preencher a ficha de adesão, imprimir e assinar, depois encaminhar por FAX (2125-6666) ou digitalizar e enviar por e-mail (presidê[email protected]).

Saiba mais

Page 13: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

13www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Allianz apresenta novodiretor regional MG/NE

O novo diretor regional da Allianz que irá atender o Espírito Santo foi apresentado a corretores de seguros no dia 5 de janeiro, durante um café da manhã. Ricardo Moukhaiber Zhouri assumiu a Regional Minas Gerais/Nor-deste e falou para os corretores sobre a importância da parceria comercial com a categoria.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, que esteve presente ao encontro, falou da importância de as companhias de seguros promoverem

eventos de aproximação como esse. “É importante que o corretor saiba quem é o executivo que responde pela área em que ele trabalha e isso reforça o re-lacionamento com as gerências locais das companhias”.

No dia anterior, o novo diretor visitou a sede do Sincor-ES acompanhado dos outros executivos da regional Patrícia Braga (account Comercial), Maria Emi-lia da Fonseca Soares (Comercial), Alida Maia (gerente filial Vitória) e Romulo Vandekoke (comercial Vitória).

Canal onlineA MetLife Seguradora lançou

novo canal de acesso em seu Portal de Previdência para as 109 empre-sas patrocinadas, que fazem parte do MultiPrev, entidade fechada de previdência complementar, instituí-da em 1992 como uma sociedade sem fins lucrativos. A ferramenta permitirá que as empresas clientes da companhia possam visualizar de forma segura e estável as infor-mações sobre seus funcionários em relação aos planos de previdência fechada, gerar extratos e projeções online. O endereço do novo portal é: www.metlife.com.br

Arquivado projeto de microsseguroA Mesa da Câmara arquivou no

dia 31 de janeiro o projeto de lei que estabelece regras para o microsseguro, incluindo a criação das seguradoras es-pecializadas e a atuação dos corretores de seguros. A decisão vai de encontro aos anseios do mercado, que esperava a regulamentação desse tipo de seguro para lançar novos produtos, atendendo a público alvo que pode chegar a 80 milhões de pessoas, segundo estimativa de especialistas.

A proposta havia avançado no final do ano passado, após o parecer favorável do relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, deputado

Sandro Mabel (PR-GO). Ao justificar sua decisão, o parlamentar goiano tomou como base o substitutivo aprovado na Comissão de Finanças e Tributação, o qual estabelece parâmetros a serem considerados pelo órgão regulador no que concerne aos microsseguros: limite máximo de garantia e/ou capital segu-rado; prazo máximo para pagamento de indenização; prazo de vigência; for-mas de comercialização simplificadas, inclusive, por meios eletrônicos; e, por último, formas de contratação simplifi-cadas por apólices, bilhetes, certifica-dos individuais e meios eletrônicos.F o n t e : S e g u r o s d i a - a - d i a , e m 02/02/2011

Exposição na mídiaDesde o ano passado, a HDI

Seguros vem investindo na exposi-ção de sua marca junto ao grande público brasileiro. Foram destaques semanais na revista Veja, que per-manecem em 2011, e em progra-mas de rádios AM e FM de São Paulo e Fortaleza. A empresa conta com 13 programas de rádio, que vão desde esportivos a entretenimento em 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

MovimentoO mercado de seguros voltados

para pessoas movimentou R$ 14,2 bi-lhões em prêmios e cresceu 14,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2010, na comparação com igual intervalo de 2009, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Os seguros de pes-soas incluem os prestamistas – que protegem contra inadimplência em financiamentos –, os educacionais, os de vida individual e em grupo, os de acidentes pessoais e as apólices para viagens.

Page 14: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

14www.sincor-es.com.br

[MERCADO

Vitória recebe mais uma edição do projeto Amigo do Seguro

Ranking

Renovada parceria de cooperaçãoA Escola Nacional de Seguros renovou

o convênio de cooperação técnica com a instituição de ensino norte-americana The Institutes, antigo American Institute for Chartered Property Casualty Underwriters (AICPCU). A parceria permitirá a con-tinuidade das atividades de tradução de livros e exames para certificação internacional.

O The Institutes é uma organização sem fins lucrativos que oferece programas educacionais de certificação profissional em seguros, resseguros, gerenciamento

de riscos, sinistros, subscrição, além de exames introdutórios para quem está começando no ramo de seguros.

Entre as publicações já traduzidas para o português, estão “Princípios e Práticas de Resseguro - ARe 144” (688 páginas), de Connor Harrison; “Opera-ções, Regulamentação e Contabilidade de Seguros - CPCU 520” (638 p.), de Ann Myhr e James Markham; e outros. Mais detalhes sobre a parceria podem ser encontrados no site da Escola (www.funenseg.org.br).

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sincor-ES vai realizar em Vitória o proje-to “Amigo do Seguro”, projeto este de responsabilidade social desenvolvido pela Escola Nacional de Seguros em parceria com os sindicatos dos correto-res de seguros. No Estado, contamos a parceria da Agência Brasileira de Estágio (Abre-Vitória), responsável por selecionar os participantes e encaminhar para os estágios no mercado de seguros, e pela Data Point Escola de Informática.

O curso será ministrado no auditório do Sincor-ES, de 14 de março a 20 de abril, das 13h às 17h. No total, os alunos terão 84 horas de aulas, divididas em módulos de Língua Portuguesa (16h), Conhecimentos Básicos em Seguros (28h), Laboratório de Informática (24h) e Atendimento ao Cliente (16h). O curso conta ainda com visitas técnicas a empresas corretoras de seguros e seguradoras e palestra motiva-cional no encerramento.

Serão selecionados pela Abre 25 adolescentes, com idades variando de 15 a 17 anos, todos cursando o ensino médio em escolas públicas da Grande Vitória. “Nós temos realizado esse curso há dois anos e a aceitação no mercado tem sido muito boa. A maior parte dos

Dados da Fenacor indicam que há 64.006 corretores de seguros em atividades no país, o que significa um profissional para cada grupo de 2.968 brasileiros. Desse total, 42.321 são corretores autônomos e 21.685 são empresas corretoras de seguros. A maior parte dos corretores atua em São Paulo, onde há 27.699 re-gistros, o que significa que 43,3% dos profissionais atuam naquele estado. O segundo maior contingente está no Rio de Janeiro, onde atuam 8.180 corretores. A terceira colocação no ranking vem sendo disputada nos últimos meses por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Hoje, no mercado mineiro atuam 4.972 corretores (7,8% do total nacional). Já no mercado gaúcho, estão em atividade 4.830 profissionais (7,6% da soma global).

CongressoA Federação Nacional dos Cor-

retores de Seguros (Fenacor) definiu as datas para a realização do XVII Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que terá como sede a capital federal, Brasília. O evento ocorrerá nos dia 23, 24 e 25 de no-vembro de 2011, no novíssimo Centro de Convenções da cidade.

ReconhecimentoA Federação Nacional dos Corre-

tores de Seguros (Fenacor) atingiu a pontuação necessária para ingressar no nível 2 do Programa de Sistema em Gestão Sindical (Segs), desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A conquista atesta a maturi-dade alcançada na gestão, implan-tação de controles, envolvimento e comprometimento da alta gestão e dos colaboradores. A Fenacor parti-cipa do projeto há três anos.

jovens consegue estágio e costumam ser contratados ao final do período”, diz o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

No ano passado, o Amigo do Seguro capacitou 303 jovens entre 16 e 20 anos, estudantes da rede pública de ensino. Foram formadas 11 turmas, no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Santos, Re-cife, Fortaleza, Macapá, Palmas, Campo Grande e Vitória.

O projetoO Amigo do Seguro é um programa

de responsabilidade social que visa dar oportunidade de qualificação profissional no mercado segurador a jovens de baixa renda. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros e, desde 2009, tem qualificado, em parceria com Sincor-ES, a Agência Brasileira de Estágios (Abre-Vitória) e a DataPoint Informática, alunos do ensino médio de escolas públicas para atuar no mercado de seguros.

Os treinamentos são realizados de acordo com a demanda das empresas por estagiários. Já foram criadas turmas do Amigo do Seguro em Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP).

Page 15: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

15www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Berkley reúne corretores em Vitória

Capitalização

Porto Seguro premia corretores

A Berkley International do Brasil reuniu corretores de seguros, no dia 20 de janei-ro, no auditório do Sincor-ES, em Vitória (ES), com objetivo de fortalecer e estreitar relacionamentos com os profissionais especializados e interessados no Seguro Transporte da empresa. A seguradora – de nicho multilinha com foco em En-genharia, RD Equipamentos, Responsabili-dade Civil, Transportes, Eventos, Garantia e Fiança – tem realizado encontros com corretores em todo o país.

A seguradora apresentou o produto que desenvolveu em parceria com o

Núcleo de Seguros da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). A palestra sobre o produto foi ministrada por Sidney Cesare. “Essas ações são importantes para reforçar o interesse da companhia em promover treinamentos e estreitar o contato com os corretores da região”, acredita Mariane Carvalho, executiva comercial.

A Berkley International do Brasil possui escritórios em São Paulo (SP), Rio de Ja-neiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Espírito Santo (ES) e uma gerência comercial em Curitiba (PR). Além dessas

A Porto Seguro lançou a edição 2011 da campanha “Conquistadores” com o tema “Rumo a um Mundo Melhor”, que tem como objetivo incentivar os corre-tores a ampliarem suas oportunidades de negócios com os produtos de Vida e Previdência, distribuindo premiações pelas contratações efetuadas por seus clientes.

Neste ano, todas as produções com vigências iniciadas entre 3 de janeiro e 31 de dezembro serão consideradas. “Essa é uma das principais novidades desta edição. Com a mudança, os corretores ganham mais tempo para trabalhar o conceito de “Proteção Familiar” e podem mostrar aos seus

clientes a importância de investir em meios de preservar a estabilidade fa-miliar”, explica o gerente comercial de Vida e Previdência da Porto Seguro, Silas Kasahaya”.

Todos os corretores ativos (Pessoa Fí-sica ou Jurídica) com Susep cadastrada junto à Porto Seguro podem participar. Para ser premiado é preciso “conquis-tar” no mínimo 600 pontos até o término da campanha. Os participantes serão classificados por grupos, conforme a pontuação obtida. Os próprios ganha-dores poderão escolher seus prêmios, também de acordo com o total de pontos que acumularam. Fonte: SEG Noticias

filiais, conta com representantes em Porto Alegre (RS), Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Recife (PE). A companhia faz parte do Grupo W.R.Berkley, um dos maiores e mais respeitados grupos seguradores dos EUA.

O conglomerado possui unidades também no Reino Unido, Argentina, Uru-guai, Espanha, Hong Kong, Alemanha e Filipinas. Sua principal característica é o atendimento personalizado, que visa identificar e atender com agilidade e eficiência às necessidades específicas dos corretores.

De acordo com a Federação Na-cional de Capitalização (FenaCap), o setor acumulou receita de R$ 10,74 bilhões entre janeiro e novembro de 2010, crescimento de 17,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação às provisões acumuladas no mesmo período, o montante alcançado somou R$ 16,98 bilhões contra R$ 14,75 bilhões registrados no acumulado de janeiro a novembro de 2009. Isto significa um crescimento de 15,10% no período. O diretor executivo da FenaCap, José Ismar Tôrres, diz que os resultados ofi-ciais divulgados Susep vêm superan-do as estimativas mais otimistas feitas pela FenaCap no início de 2010.

AniversárioA Mongeral Aegon completou

176 anos de atividade ininterrupta em janeiro de 2011. A seguradora mais antiga do país prevê aumentar as vendas em 35% e a arrecadação em 16% neste ano. Atualmente, a companhia possui cerca de 600 mil clientes, 55 unidades em todo o país e 4 mil consultores de benefícios, sendo 1,5 mil formados pela própria empresa, em parceria com a Funenseg.

Page 16: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

16www.sincor-es.com.br

[MERCADO

Tokio anuncia novo endereço Liderança

Nova opção em previdência privada

A Tokio Marine Seguradora ofereceu um coquetel para corretores capixabas, no dia 18 de janeiro, para comunicar o novo endereço da sucursal Vitó-ria. Setenta pessoas participaram do evento, que contou com a presença do presidente da companhia, Akira Harashima.

Ao falar para os presentes, o pre-sidente destacou o significado da inauguração da nova sede. “Inaugurar esse novo endereço em Vitória é uma conquista muito especial para nós da Tokio Marine. Reafirmamos, assim, o nosso comprometimento em oferecer mais comodidade aos nossos parceiros e o nosso desejo de estar cada vez mais

próximos de vocês”.Também participaram do evento,

o diretor Executivo Comercial, Valmir Marques, o diretor Comercial RJ/ES e Sul, João Melo, o diretor de Marketing Bruno Vaz, do Superintendente Regional Comercial Varejo RJ, Sérgio Brito, e o ge-rente da Sucursal Vitória, Carlos Eduardo Maia acompanhado de sua equipe.

Antes do coquetel, a equipe de executivos da Tokio Marine Seguradora fizeram visita ao presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, na sede do sindi-cato. A seguradora está funcionando na rua José Alexandre Buaiz, nº 300, sala 510, Enseada do Suá, próximo ao Tribunal de Contas.

A SulAmérica Seguros e Previdência lançou o SulAmérica Renda Imediata, produto voltado para quem tem re-cursos guardados e quer garantir uma renda mensal sem a necessidade de administrar seu dinheiro na aposen-tadoria. Pode ser utilizado por pessoa física, que não quer se preocupar com a administração de seus recursos, ou pessoa jurídica, que deseja transferir a responsabilidade e o risco da adminis-tração do plano de aposentadoria de seus funcionários.

O novo plano de previdência difere-se do produto comercializado usual-mente, pois não possui o período de acumulação de reservas. O conceito do novo plano é uma contribuição única em que a seguradora fica respon-sável por transformá-la em benefícios mensais. “Este é um plano desenhado para atender uma demanda em um segmento que até então não era explorado”, diz o vice-presidente de Seguro de Pessoas e Previdência da SulAmérica, Renato Russo.

O Grupo Bradesco Seguros foi apontado no “Ranking de Segurado-ras Ibero-americanas da Fundação Mapfre” como líder na arrecadação em prêmios totais de seguros na América Latina, em 2009, com 7,7% de participação. Este foi o sexto ano consecutivo que o Grupo Segurador vence o ranking. O Grupo também manteve a primeira posição no ranking de arrecadação em prêmios do ramo Vida, com 13,4% de partici-pação no mercado. O grupo faturou R$ 26,333 bilhões até dezembro 2009 nos segmentos de seguro, capitaliza-ção e previdência complementar aberta. O valor representou uma evolução de 13,75% em relação aos R$ 23,149 bilhões totalizados no mesmo período de 2008.

ConsultaO site da Susep disponibiliza a lista

dos corretores com registro e plena-mente habilitados a exercerem sua atividade profissional. A listagem pode ser consultada por qualquer pessoa a partir do número do registro profissional do corretor, CNPJ ou CPF e nome do profissional ou empresa. O link para acesso à lista é http://www.susep.gov.br/menumercado/corretores/corretores.asp.

MicrossegurosO diretor executivo da Bradesco

Vida e Previdência, Eugênio Velas-ques, participou do II Workshop Seg News Microsseguros – Experiências e Expectativas: Cases de Produtos e Perspectivas para 2011, no dia 28 de janeiro, em São Paulo. Velasques abordou o case Primeira Proteção Bradesco, primeiro produto brasileiro com o conceito do microsseguro, lançado no início de 2010 nas favelas de Heliópolis (SP) e da Rocinha (RJ).

Page 17: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Banestes Seguros lança “Corretora de Ouro 2011”

Cadastro

Seguros Unimed lança AP Escolar

A Centauro Vida e Previdência está cadastrando corretores de se-guros em todo o país, interessados em atuar com o Seguro DPVAT. O objetivo é ampliar o acesso dos beneficiários a informações e encaminhamentos de pedidos de indenização. Para se cadastrar, os interessados podem pro-curar o Sincor-ES ou acessar o site da Centauro (www.centauroseg.com.br/corretordpvat).

A Banestes Seguros lançou, durante café da manhã no dia 8 de fevereiro, a campanha “Corretora de Ouro 2011”, que prossegue até setembro. As pre-miações serão entregues às empresas corretoras de seguros que superarem as metas estabelecidas em duas premia-ções: “Prêmio de Incentivo” e “Prêmio de Reconhecimento”. Nos dois casos, o objetivo é a superação da meta.

A primeira premiação irá oferecer remuneração em dinheiro para as empresas que atingirem 100%, 110%, 120% e 130% da meta estabelecida. A remuneração varia de R$ 30 a R$ 60 por item acima da meta.

No segundo caso, serão premiadas

corretoras ativas até 31 de dezembro de 2010, que tenham acumulado, nos últimos 12 meses, prêmios retidos de no mínimo R$ 100 mil e sinistro/prêmio má-ximo de 75% nos 12 meses anteriores à entrega do prêmio.

O “Prêmio de Reconhecimento” será um cruzeiro pela costa brasileira de sete dias com direito a um acom-panhante. Ganha a corretora que tiver o maior índice de superação acima de 10% sobre a meta acumulada de feve-reiro a maio de 2011. A apresentação da campanha foi feita pela gerente comercial Marriet Alves Pícalo Quiuqui e pelo diretor da seguradora, Fernando Azevedo.

A Seguros Unimed, que representa os negócios da Unimed Seguradora e da sua controlada, a Unimed Seguros Saúde, apresentou ao mercado mais uma opção de serviço com cobertura de acidentes pessoais: o Unimed AP Escolar, produto voltado aos alunos do ensino fundamental, médio e superior e aos funcionários de instituições de ensino.

O Unimed AP Escolar foi criado para

garantir as coberturas em caso de morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente e prevê reembolso de despesas médico-hospitalares e odontológicas. O serviço também con-templa as assistências de: remoção inter-hospitalar; convalescença domiciliar; aulas domiciliares, professor particular para reforço e transporte para frequên-cia às aulas, entre outras coberturas. Fonte: Revista Fator, em 05/01/2011

RelançamentoO site www.seguros.inf.br foi re-

lançado e está mais dinâmico, com facilidade de acesso e navegação. O foco continua direcionado para o mercado de seguros, resseguros, previdência aberta e capitalização. Mas, o noticiário seguirá a linha do tradicional informativo “Seguros dia-a-dia”, criado no começo da década passada pelos jornalistas Alberto Sali-no e Jorge Clapp. Essa foi a primeira publicação com cobertura diária do mercado de seguros do Brasil.

Veículos novosO mercado varejista de veículos

novos do Espírito Santo registrou aumento de 15,2% no mês de de-zembro de 2010 frente a dezembro de 2009, representando o melhor re-sultado do ano passado. Foram 1.660 novas unidades vendidas a mais. Destaca-se o crescimento de 16,2% verificado no segmento de motos. Também apresentaram expansão no volume de vendas: caminhões (30,4%), comerciais leves (+24,6%), ônibus (+16,7%) e autos (+10,7%). Os dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que, no último mês do ano passado, foram vendidos 12.557 veículos no-vos no Estado.

Page 18: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

18www.sincor-es.com.br

[SOCIAL

Presente de Deus

Por Boris Narjack

Primeiros acordesLuis Miguel Forechi

Bernardez participou do seu primeiro recital de piano no final do ano passado. Ainda aprendendo os pri-meiro acordes, ele se mostrou concen-trado e tocou a seu modo a música “Asa Branca”. Luis Miguel é filho do corretor de seguros João Luis Pa-checo Bernardez e da jornalista Marcilene Forechi.

Orgulhosos , Joacir da Hora e Lucimara De-moner apresen-tam o herdeiro Arthur Victor, que nasceu dia 2 de dezembro na ma-ternidade Santa Paula, em Vitória. Os dois são da JH Prev corretora de Seguros eki dizem que o filho é “um presente e Deus” em suas vidas.

Já nasceu fashionVitória Emanuele já nasceu fashion e é chamada de

princesa pelos pais, Luciana e Rodrigo, da Convence Administradora e Corretora de Seguros. A menina nasceu no dia 31 de novembro, em Vitória.

Rumo ao Nordeste

- O corretor de seguros Eugênio Tadeu Cintra, da Liberty Máster Corretora de Seguros, recebeu da Nobre Seguradora o troféu “Você faz um Brasil mais nobre”, em cerimônia realizada no final do ano passado.

- Junto com a Edição de fevereiro da Revista Sincor-ES, os leitores recebem a programação de eventos que o sindica-to pretende realizar no ano de 2011. Na agenda, estão listadas palestras, cursos, seminários e outros eventos realizados em parceria com a Escola Nacional de Segu-ros, seguradoras e CVG-ES, entre outros. O cronograma poderá ser alterado em função de novos eventos e de outros que ainda não têm data confirmada.

Curtas

Luciano de Amorim Silva deixou a sucursal Vitória da Bradesco Auto/RE e passou a atuar na sucursal de Maceió (AL) da seguradora. Em carta encaminhada ao presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, ele agradeceu o apoio e a parceria nesses três anos de trabalho. No lugar dele, assume a superintendência o executivo Flaviano de Almeida Aires.

Page 19: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

19www.sincor-es.com.br

]ARTIGO

O que a sua empresa comunica?Algumas perguntas sobre comuni-

cação costumam deixar profissionais das mais diversas áreas desconcerta-dos e sem saber o que dizer. O que você responderia, por exemplo, se alguém lhe perguntasse o que a sua empresa comunica. Ou ainda, o que ela pensa que comunica aos seus mais diversos públicos. Caso tenha ficado sem resposta, saiba que não está sozi-nho. A comunicação não costuma ser pensada dessa forma pelas empresas e instituições, que costumam atribuir ao processo um caráter meramente instrumental.

Difícil entender? Vamos a um exem-plo. Uma instituição representativa de determinado segmento comercial re-cebe em sua sede, diariamente, várias pessoas. São associados, cidadãos comuns em busca de algum serviço oferecido pela instituição, parceiros, colaboradores. Chego à instituição por volta das nove horas da manhã e digo à atendente, sentada atrás de uma mesa, que estou ali para falar com determinada pessoa, que ainda não chegou. Digo que vou esperar, pois marquei esse horário, dois dias an-tes. Passam-se 10 minutos e pergunto a ela se pode entrar em contato com a pessoa para saber se está a caminho e se devo continuar aguardando. A atendente diz que vai fazer isso e ou-tros 10 minutos se passam.

Peço então a ela para usar o toale-te. Ela me olha espantada, como se eu tivesse pedido dinheiro emprestado, se levanta, atravessa a sala, abre uma porta, entra, fecha a porta, conversa com alguém que está lá dentro, abre a porta, sai da sala, fecha a porta, olha para mim e, com uma cara muito sentida, me diz: “Sinto muito, mas não posso ajudar a senhora”. E eu respon-do, já duvidando que ela soubesse o que é toalete: “Mas eu não pedi ajuda; pedi para usar o banheiro”.

Por: Marcilene Forechi*Ela reforça que, infelizmente, eu não posso usar o banheiro, pois está em manutenção.

Digo a ela que vou reclamar com o diretor da instituição quando tiver oportunidade, pois estou aguardando alguém que já deveria ter chegado e não posso usar o banheiro. Ela abre novamente a porta, entra na sala, fe-cha a porta e, novamente, conversa com a pessoa que está lá dentro e que parece estar um degrau acima na hierarquia. Alguns segundos depois a recepcionista volta, pede que eu a acompanhe e me mostra do outro lado da sala, uma porta do que, para mim, naquele momento, é a porta do paraíso: um banheiro feminino.

Enquanto isso, várias pessoas que chegaram para serem atendidas acompanham aquela inusitada con-versa. A recepcionista não tinha ideia de quem eu era, se eu era ou não alguém importante – e posso afirmar que não era e nem sou. Ela apenas sabia que não era permitido a alguém que não pertencesse à instituição usar o banheiro. Percebi que não havia na sala água, café, revistas, nada que pudesse soar simpático com as pessoas que procuravam a instituição. Depois disso, consegui falar não com a pessoa que aguardava, mas com a que já estava lá, e que disse logo no início – lembram? – que eu não poderia usar o banheiro.

Essa é uma situação que pode parecer apenas engraçada, mas que serve bem para ilustrar o que eu quis dizer no início desse texto. O que a sua empresa ou instituição comunica aos diversos públicos? Por que ela comunica? Como ela comunica?. E ilustra ainda como situações, aparen-temente simples de serem resolvidas, tomam proporções gigantescas sim-plesmente porque instituições e pes-soas não concebem a comunicação

como um processo e, sim, como mero instrumento para comunicar algo ou alguma coisa.

Pensar na comunicação como estratégia dentro de uma organização requer que ela seja inserida dentro do contexto de toda a organização e esteja integrada às políticas adminis-trativas, de recursos humanos e comer-ciais. Isso significa que os instrumentos de comunicação devem ser pensados em função dos objetivos da empresa, das suas metas, da sua visão e da sua missão dentro da sua área de atuação e também no contexto da sociedade na qual está inserida.

É a partir dessa visão multidisci-plinar e integrada da comunicação que a empresa irá definir como será e quais instrumentos usar para falar aos seus diversos públicos. De uma visão instrumental da comunicação surgem os investimentos em marketing promocional e em produtos de mídia internos e externos, importantes para a comunicação, mas insuficientes para dar conta do processo e para dizer quem é a sua empresa e o que ela representa para o mercado e para a sociedade.

*Jornalista, mestre em educação, consultora e [email protected]

Page 20: 1  · 2011-02-22 · a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. ... Depois de um tempo você aprende ... percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer

20www.sincor-es.com.br

[