1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. ·...

26
1. Escrevendo Artigos Científicos https://www.nature.com/scitable/ebooks/english-communication-for-scientists- 14053993/writing-scientific-papers-14239285 Como cientista, espera-se que você compartilhe seu trabalho de pesquisa com outras pessoas de várias formas. Provavelmente, o mais exigente desses formulários é o artigo publicado em um periódico científico. Esses documentos têm altos padrões de qualidade e são formalmente divulgados e arquivados. Portanto, elas constituem referências valiosas e duradouras para outros cientistas - e para você também. De fato, o número de artigos que você publica e sua importância (como sugerido por seu fator de impacto) é frequentemente visto como um reflexo de suas conquistas científicas. Escrever artigos científicos de alta qualidade leva tempo, mas é tempo bem investido. Como você deve ter notado, no entanto, muitos artigos científicos falham em comunicar o trabalho de pesquisa ao seu público. Eles se concentram nos autores em vez de nos leitores, deixando de esclarecer a motivação para o trabalho ou incluindo detalhes desnecessários. Ou eles tentam impressionar os leitores em vez de informá-los. Como resultado, eles são interessantes ou compreensíveis por apenas um pequeno conjunto de leitores altamente especializados. Artigos científicos eficazes, em contraste, são interessantes e úteis para muitos leitores, incluindo recém-chegados ao campo. Esta unidade irá ajudá-lo a escrever melhores artigos científicos em inglês. Em particular, ele o ajudará a selecionar e organizar seu conteúdo, redigir seu artigo e 1

Transcript of 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. ·...

Page 1: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

1. Escrevendo Artigos Científicoshttps://www.nature.com/scitable/ebooks/english-communication-for-scientists-14053993/writing-scientific-papers-14239285

Como cientista, espera-se que você compartilhe seu trabalho de pesquisa comoutras pessoas de várias formas. Provavelmente, o mais exigente dessesformulários é o artigo publicado em um periódico científico. Esses documentos têmaltos padrões de qualidade e são formalmente divulgados e arquivados. Portanto,elas constituem referências valiosas e duradouras para outros cientistas - e paravocê também. De fato, o número de artigos que você publica e sua importância(como sugerido por seu fator de impacto) é frequentemente visto como um reflexode suas conquistas científicas. Escrever artigos científicos de alta qualidade levatempo, mas é tempo bem investido.

Como você deve ter notado, no entanto, muitos artigos científicos falham emcomunicar o trabalho de pesquisa ao seu público. Eles se concentram nos autoresem vez de nos leitores, deixando de esclarecer a motivação para o trabalho ouincluindo detalhes desnecessários. Ou eles tentam impressionar os leitores em vezde informá-los. Como resultado, eles são interessantes ou compreensíveis porapenas um pequeno conjunto de leitores altamente especializados. Artigoscientíficos eficazes, em contraste, são interessantes e úteis para muitos leitores,incluindo recém-chegados ao campo.

Esta unidade irá ajudá-lo a escrever melhores artigos científicos em inglês. Emparticular, ele o ajudará a selecionar e organizar seu conteúdo, redigir seu artigo e

1

Page 2: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

revisar sua redação para que seu trabalho final seja útil para um público amplo - nãoapenas alguns especialistas.

1.1. Estruturando seu trabalho científicoOs artigos científicos são para compartilhar seu próprio trabalho de pesquisa originalcom outros cientistas ou para revisar a pesquisa conduzida por outros. Como tal,eles são críticos para a evolução da ciência moderna, na qual o trabalho de umcientista se baseia no dos outros. Para alcançar seu objetivo, os jornais devemprocurar informar, não impressionar. Eles devem ser altamente legíveis - isto é,claros, precisos e concisos. Eles são mais propensos a serem citados por outroscientistas se forem úteis, em vez de enigmáticos ou egocêntricos.

Os artigos científicos geralmente têm dois públicos: primeiro, os árbitros, que ajudamo editor da revista a decidir se um artigo é adequado para publicação; e segundo, ospróprios leitores da revista, que podem ter mais ou menos conhecimento sobre oassunto abordado no artigo. Para ser aceito pelos árbitros e citado pelos leitores, osartigos devem fazer mais do que simplesmente apresentar um relato cronológico dotrabalho de pesquisa. Em vez disso, eles devem convencer seu público de que apesquisa apresentada é importante, válida e relevante para outros cientistas nomesmo campo. Para este fim, eles devem enfatizar tanto a motivação para otrabalho quanto o resultado , e eles devem incluir evidências suficientes paraestabelecer a validade desse resultado.

Trabalhos que relatam trabalhos experimentais são frequentemente estruturadoscronologicamente em cinco seções: primeiro, Introdução ; então Materiais e Métodos, Resultados e Discussão (juntos, essas três seções compõem o corpo do artigo); efinalmente, Conclusão.

• A seção Introdução esclarece a motivação para o trabalho apresentado e

prepara os leitores para a estrutura do trabalho.

• A seção Materiais e Métodos fornece detalhes suficientes para outros

cientistas reproduzirem os experimentos apresentados no artigo. Em algumasrevistas, essa informação é colocada em um apêndice, porque não é o que amaioria dos leitores quer saber primeiro.

• As seções de Resultados e Discussão apresentam e discutem os resultados

da pesquisa, respectivamente. Eles são frequentemente combinados em umaseção, no entanto, porque os leitores raramente conseguem entender osresultados sozinhos sem a interpretação que os acompanha - eles precisamser informados sobre o significado dos resultados.

• A seção Conclusão apresenta o resultado do trabalho interpretando os

resultados em um nível mais alto de abstração do que a Discussão erelacionando esses resultados com a motivação declarada na Introdução .

2

Page 3: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

(Os artigos que relatam algo diferente de experimentos, como um novo método outecnologia, geralmente têm seções diferentes em seu corpo, mas incluem asmesmas seções de Introdução e Conclusão descritas acima).

Embora a estrutura acima reflita a progressão da maioria dos projetos de pesquisa,os artigos eficazes normalmente quebram a cronologia de, pelo menos, trêsmaneiras de apresentar seu conteúdo na ordem em que o público provavelmentedesejará lê-lo. Em primeiro lugar, eles resumem a motivação e o resultado dotrabalho em um resumo, localizado antes da Introdução. De certo modo, elesrevelam o começo e o fim da história — brevemente — antes de fornecer a históriacompleta. Segundo, eles movem as partes mais detalhadas e menos importantes docorpo para o final do papel em um ou mais apêndices, de modo que essas partesnão fiquem no caminho dos leitores. Por fim, eles estruturam o conteúdo do corpo dotexto, declarando primeiro o que os leitores devem lembrar (por exemplo, como aprimeira sentença de um parágrafo) e apresentando evidências para apoiar essaafirmação.

1.1.1.A introdução

Uma introdução eficaz para um artigo A introdução reproduzida aqui exibe os quatro componentes que os leitores achamúteis quando começam a ler um artigo.

Na seção Introdução, indique a motivação para o trabalho apresentado em seuartigo e prepare os leitores para a estrutura do trabalho. Escreva quatrocomponentes, provavelmente (mas não necessariamente) em quatro parágrafos:contexto, necessidade, tarefa e objeto do documento.

• Primeiro, forneça um contexto para orientar os leitores menos familiarizados

com o assunto e para estabelecer a importância do seu trabalho.

3

Page 4: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

• Em segundo lugar, indique a necessidade de seu trabalho, como uma

oposição entre o que a comunidade científica tem atualmente e o que quer. • Terceiro, indique o que você fez em um esforço para abordar a necessidade

(essa é a tarefa). • Finalmente, visualize o restante do artigo para preparar mentalmente os

leitores para sua estrutura, no objeto do documento.

1.1.2.Contexto e necessidade

No início da seção de Introdução, o contexto e a necessidade trabalham juntos comoum funil: eles começam de forma ampla e progressivamente restrita à questãoabordada no artigo. Para despertar o interesse de seu público - árbitros e leitores deperiódicos - propiciar uma motivação convincente para o trabalho apresentado emseu trabalho: O fato de um fenômeno nunca ter sido estudado antes não é, por si só,motivo para estudar esse fenômeno.

Escreva o contexto de uma maneira que agrade a uma ampla gama de leitores eleve à necessidade. Não inclua o contexto para incluir contexto: em vez disso,forneça apenas o que ajudará os leitores a entender melhor a necessidade e,principalmente, sua importância. Considere ancorar o contexto no tempo, usandofrases como recentemente , nos últimos 10 anos , ou desde o início dos anos 90 .Você também pode querer ancorar seu contexto no espaço (seja geograficamenteou dentro de um determinado campo de pesquisa).

Transmitir a necessidade do trabalho como uma oposição entre situações reais edesejadas. Comece declarando a situação atual (o que temos) como umacontinuação direta do contexto. Se você acha que deve explicar as conquistasrecentes com muito detalhe - digamos, em mais de um ou dois parágrafos -considere mover os detalhes para uma seção intitulada Estado da arte (ou algosemelhante) após a Introdução , mas forneça uma breve ideia de a situação real naIntrodução . Em seguida, informe a situação desejada (o que queremos). Enfatize ocontraste entre as situações reais e desejadas com palavras como , mas , noentanto, ou infelizmente .

Uma maneira elegante de expressar a parte desejada da necessidade é combiná-lacom a tarefa em uma única sentença. Esta sentença expressa primeiro o objetivo,depois a ação empreendida para alcançar este objetivo, criando assim uma forte eelegante conexão entre necessidade e tarefa. Aqui estão três exemplos de talcombinação:

Para confirmar essa suposição , estudamos os efeitos de uma série deinibidores dos canais de conexina. . . em . . .

Para avaliar se esses sensores de múltiplas bobinas têm melhordesempenho do que os de um único sinal , testamos dois deles - oDuoPXK e o GEMM3 - em um campo onde. . .

4

Page 5: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Para formar uma visão melhor da distribuição global e infecciosidadedeste patógeno, examinamos 1645 anfíbios pós - metamórficos e adultoscoletados de 27 países entre 1984 e 2006 para a presença de. . .

1.1.3.Tarefa e Objeto

Uma Introdução é geralmente mais clara e mais lógica quando separa o que osautores fizeram (a tarefa) do que o próprio papel tenta ou cobre (o objeto dodocumento). Em outras palavras, a tarefa esclarece sua contribuição como cientista,enquanto o objeto do documento prepara os leitores para a estrutura do artigo,permitindo assim uma leitura focada ou seletiva.

Para a tarefa

• use quem fez o trabalho (normalmente, você e seus colegas) como sujeito da

sentença: nós ou talvez os autores; • usar um verbo expressando uma ação de pesquisa: medido , calculado , etc .;

• definir esse verbo no passado.

Os três exemplos abaixo são tarefas bem formadas.

Para confirmar essa suposição, estudamos os efeitos de uma série deinibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos deconexinas Gap26 e Gap27 e anticorpos antipeptídeos, na sinalização decálcio em células cardíacas e células HeLa expressando conexinas.

Durante experimentos controlados, investigamos a influência dascondições de contorno do HMP nos fluxos hepáticos.

Para resolver esse problema, desenvolvemos uma nova técnica deverificação de software chamada hashing oblivious, que calcula os valoresde hash com base na execução real do programa.

A lista abaixo fornece exemplos de verbos que expressam ações de pesquisa:

Aplique Aplicamos o princípio de Laklöter para. . .avaliar Avaliamos os efeitos de doses maiores de. . .calcular Calculamos o espectro de fotoluminescência de. . .comparar Nós comparamos os efeitos de. . . para aqueles de. . .calcular Calculamos a velocidade prevista por. . .derivar Nós derivamos um novo conjunto de regras para. . .desenhar Nós projetamos uma série de experimentos para. . .determinar Determinamos a seqüência completa de nucleotídeos de. . .desenvolve Nós desenvolvemos um novo algoritmo para. . .Avalie Avaliamos a eficácia e biocompatibilidade de. . .explorar Nós exploramos a relação entre. . .

5

Page 6: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

implemento Nós implementamos um algoritmo genético para. . .investigar Nós investigamos o comportamento de. . .a medida Nós medimos a concentração de cádmio em. . .modelo Nós modelamos o comportamento de difração de. . .

Para o objeto do documento,

• use o documento em si como o assunto da sentença: este papel , esta carta ,

etc .; • use um verbo expressando uma ação de comunicação: apresenta , resume ,

etc .; • definir o verbo no tempo presente.

Os três exemplos abaixo são objetos adequados do documento para as três tarefasmostradas acima, respectivamente.

Este trabalho esclarece o papel da CxHc nas oscilações de cálcio emmiócitos cardíacos neonatais e transientes de cálcio induzidos por ATPem células HL originadas de átrio cardíaco e em células HeLa queexpressam conexina 43 ou 26.

Este artigo apresenta os efeitos de fluxo induzidos pelo aumento dapressão da artéria hepática e pela obstrução da veia cava inferior.

Este artigo discute a teoria por trás do hashing alheio e mostra como essaabordagem pode ser aplicada para a resistência à adulteração desoftware local e autenticação de código remoto.

A lista abaixo fornece exemplos de verbos que expressam ações de comunicação:

esclarecer Este artigo esclarece o papel dos solos em. . .descrever Este artigo descreve o mecanismo pelo qual. . .detalhe Este documento detalha o algoritmo usado para. . .discutir Este artigo discute a influência da acidez em. . .explicar Este documento explica como o novo esquema de codificação...oferta Este documento oferece quatro recomendações para. . .presente Este artigo apresenta os resultados de. . .propõe Este artigo propõe um conjunto de diretrizes para. . .providenciar Este documento fornece a estrutura completa e. . . relatório Este artigo relata nosso progresso até agora. . .resumir Este artigo resume nossos resultados para 27 pacientes com...

1.1.4.O corpo

Mesmo a estrutura mais lógica é de pouca utilidade se os leitores não a virem eentender à medida que progridem no papel. Assim, ao organizar o corpo do artigo

6

Page 7: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

em seções e talvez em subseções, lembre-se de preparar os leitores para aestrutura à frente em todos os níveis. Você já faz isso para a estrutura geral do corpo(as seções) no objeto do documento no final da Introdução.. Você também podepreparar seus leitores para uma próxima divisão em subseções, introduzindo umparágrafo global entre o cabeçalho de uma seção e o título de sua primeirasubseção. Este parágrafo pode conter qualquer informação relacionada à seçãocomo um todo, em vez de subseções específicas, mas deve pelo menos anunciar assubseções, seja explícita ou implicitamente. Uma prévia explícita seria formulada damesma forma que o objeto do documento: "Esta seção primeiro ..., depois ... efinalmente ..."

Embora os artigos possam ser organizados em seções de várias maneiras, aquelesque relatam trabalhos experimentais tipicamente incluem Materiais e Métodos ,Resultados e Discussão em seu corpo. Em qualquer caso, os parágrafos nestasseções devem começar com uma frase de tópico para preparar os leitores para seusconteúdos, permitir a leitura seletiva e - idealmente - transmitir uma mensagem.

1.1.5.materiais e métodos

Um parágrafo de materiais e métodosEste parágrafo de materiais e métodos expressa a idéia principal primeiro, em umasentença tópica, para que os leitores saibam imediatamente do que se trata.

A maioria das seções de Materiais e Métodos é entediante de ler, mas não precisaser. Para tornar esta seção interessante, explique as escolhas que você fez em seuprocedimento experimental: o que justifica o uso de um determinado composto,concentração ou dimensão? O que é especial, inesperado ou diferente em suaabordagem? Mencionar essas coisas no início do seu parágrafo, idealmente naprimeira frase. Se você usar um procedimento padrão ou usual, mencione issoantecipadamente também. Não faça os leitores adivinharem: assegure-se de que aprimeira sentença do parágrafo lhes dê uma idéia clara do assunto do parágrafo

7

Page 8: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

inteiro. Se você acha que não pode ou não precisa fazer mais do que itens de lista,considere usar uma tabela ou talvez um diagrama esquemático em vez de umparágrafo de texto.

1.1.6.Resultados e discussão

Um parágrafo de resultados e discussãoEste parágrafo de resultados e discussão (acima) pode ser facilmente reescrito(abaixo) para transmitir a mensagem primeiro, não a última.

As seções tradicionais de Resultados e Discussão são melhor combinadas porqueos resultados fazem pouco sentido para a maioria dos leitores sem interpretação. Ao relatar e discutir seus resultados, não force seus leitores a passarem por tudoque você passou em ordem cronológica. Em vez disso, declare antecipadamente amensagem de cada parágrafo: Transmita na primeira sentença o que você desejaque os leitores lembrem do parágrafo como um todo. Concentre-se no queaconteceu, não no fato de você ter observado isso. Em seguida, desenvolva suamensagem no restante do parágrafo, incluindo apenas as informações que vocêacha que precisa para convencer seu público.

1.1.7.A conclusão

8

Page 9: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Uma conclusão efetiva de um artigoEste parágrafo de resultados e discussão (acima) pode ser facilmente reescrito(abaixo) para transmitir a mensagem primeiro, não a última.

Na seção Conclusão , indique o resultado mais importante do seu trabalho. Nãobasta resumir os pontos já feitos no corpo - em vez disso, interpretar suasdescobertas em um nível mais alto de abstração. Mostre se, ou em que medida,você conseguiu abordar a necessidade declarada na Introdução . Ao mesmo tempo,não se concentre em si mesmo (por exemplo, reafirmando tudo o que você fez). Emvez disso, mostre o que suas descobertas significam para os leitores. Faça aconclusão interessante e memorável para eles. No final da sua Conclusão , considere a inclusão de perspectivas - isto é, uma ideiado que poderia ou deveria ser feito em relação à questão abordada no artigo. Sevocê incluir perspectivas, esclareça se está se referindo a planos firmes para si epara seus colegas ("Nos próximos meses, iremos ...") ou a um convite para osleitores ("Uma questão restante é ...").

Se o seu trabalho incluir uma Introdução bem estruturada e um resumo efetivo, vocênão precisará repetir nenhuma Introdução à Conclusão . Em particular, não refaça oque você fez ou o que o papel faz. Em vez disso, concentre-se no que encontrou e,em especial, no que suas descobertas significam. Não tenha medo de escrever umacurta seção de Conclusão : Se você puder concluir em poucas frases, dada a ricadiscussão no corpo do artigo, faça-o. (Em outras palavras, resista à tentação derepetir o material da Introdução apenas para tornar a Conclusão mais longa sob afalsa crença de que uma Conclusão mais longa parecerá mais impressionante.)

1.1.8.O resumo

9

Page 10: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Um resumo eficazEm pouco menos de 200 palavras, o resumo aqui reproduzido transmite a motivaçãoe o resultado do trabalho com alguma precisão, mas sem intimidar os leitores porsua extensão.

Os leitores de um artigo científico leram o resumo para dois propósitos: decidir sequerem (adquirir e ler) o artigo completo e se preparar para os detalhesapresentados naquele artigo. Um resumo eficaz ajuda os leitores a alcançar essesdois propósitos. Em particular, porque é normalmente lido antes do artigo completo,o resumo deve apresentar o que os leitores estão principalmente interessados; istoé, o que eles querem saber antes de tudo e acima de tudo. Normalmente, os leitores estão interessados principalmente nas informaçõesapresentadas nas seções Introdução e Conclusão de um artigo . Primeiramente,eles querem saber a motivação para o trabalho apresentado e o resultado destetrabalho. Então (e só então) o mais especializado entre eles pode querer saber osdetalhes do trabalho. Assim, um resumo eficaz enfoca a motivação e o resultado; aofazê-lo, é semelhante à Introdução e Conclusão do artigo .

Assim, você pode pensar em um resumo como tendo duas partes distintas -motivação e resultado - mesmo se for digitado como um único parágrafo. Para aprimeira parte, siga a mesma estrutura da seção Introdução do documento: Defina ocontexto, a necessidade, a tarefa e o objeto do documento. Para a segunda parte,mencione suas descobertas (o que ) e, especialmente, sua conclusão (o que - isto é,a interpretação de suas descobertas); se apropriado, termine com perspectivas,como na seção Conclusão do seu trabalho.

Embora a estrutura do resumo seja paralela às seções Introdução e Conclusão , eladifere dessas seções na audiência a que se refere. O resumo é lido por muitosleitores diferentes, desde os mais especializados até os menos especializados entreo público-alvo. De certo modo, deveria ser a parte menos especializada do artigo.Qualquer cientista que esteja lendo deve ser capaz de entender por que o trabalhofoi realizado e por que é importante (contexto e necessidade), o que os autores

10

Page 11: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

fizeram (tarefa) e o que o artigo relata sobre esse trabalho (objeto do documento), oque os autores encontraram (achados), o que esses achados significam (aconclusão) e, possivelmente, quais são os próximos passos (perspectivas). Emcontraste, o artigo completo é normalmente lido apenas por especialistas; suaintroduçãoe Conclusão são mais detalhadas (isto é, mais longas e especializadas)do que o resumo.

Um resumo eficaz permanece por si só - pode ser entendido totalmente mesmoquando disponibilizado sem o papel completo. Para este fim, evite referir-se a figurasou a bibliografia no resumo. Além disso, introduza quaisquer acrônimos na primeiravez que usá-los no resumo (se necessário) e faça-o novamente no documentocompleto (consulte Mecânica: Uso de abreviações ).

1.2. Elaboração do seu trabalho científico

Construindo sentenças efetivasAs seis frases mostradas aqui não têm impacto porque colocam sua idéia principalem uma cláusula subordinada. Eles são melhor reescritos de maneira mais simples.

A escrita eficaz é legível - isto é, clara, precisa e concisa. Quando você estáescrevendo um artigo, tente transmitir suas idéias de tal maneira que o público ascompreenda sem esforço, sem ambiguidade e rapidamente. Para este fim, esforce-se por escrever de forma simples. Não há necessidade de escrever sobre ciência demaneiras incomuns, complicadas ou excessivamente formais, em um esforço para"soar científico" ou para impressionar seu público. Se você puder contar a um amigosobre seu trabalho, terá um bom começo.Para construir frases que reflitam suas ideias, concentre essas frasesadequadamente. Expresse uma ideia por frase. Use o seu tópico atual - isto é, sobre

11

Page 12: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

o que você está escrevendo - como o assunto gramatical de sua sentença (verVerbos: Escolher entre voz ativa e passiva ). Ao escrever uma sentença complexa(uma sentença que inclua várias cláusulas), coloque a ideia principal na cláusulaprincipal em vez de uma cláusula subordinada. Em particular, concentre-se nofenômeno em questão, não no fato de que você o observou.

Construir suas sentenças logicamente é um bom começo, mas pode não sersuficiente. Para garantir que sejam legíveis, certifique-se de que suas frases nãosobrecarreguem a memória de curto prazo dos leitores, obrigando-os a lembrar-sede longos trechos de texto antes de saber o que fazer com eles. Em outras palavras,mantenha juntos o que acontece. Em seguida, trabalhe em concisão: veja se vocêpode substituir frases longas por outras mais curtas ou eliminar palavras sem perdade clareza ou precisão.

As telas a seguir cobrem o processo de desenho com mais detalhes.Especificamente, eles discutem como usar efetivamente os verbos e como cuidar damecânica do seu texto.

1.2.1.Verbos

Shutterstock.

Grande parte da força de uma cláusula vem do seu verbo. Portanto, para expressarsuas idéias com precisão, escolha um verbo apropriado e use-o bem. Em particular,use-o no tempo certo, escolha cuidadosamente entre voz ativa e passiva e eviteformas verbais pendentes.Verbos são para descrever ações, estados ou ocorrências. Para dar uma cláusulasua força total e mantê-la curta, não enterre a ação, estado ou ocorrência em umsubstantivo (tipicamente combinado com um verbo fraco), como em "O catalisadorproduziu um aumento significativo na taxa de conversão". Em vez disso, escreva: "Ocatalisador aumentou significativamente a taxa de conversão". Os exemplos abaixomostram como uma ação, estado ou ocorrência pode ser movida de um substantivode volta para um verbo.

12

Page 13: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Ao invés de Escrever Faça um exame de. . . examinarApresentar uma comparação de. . . compararEsteja de acordo. . . aceitaRealize uma análise de. . . analisarProduza uma melhoria em. . . melhorar

1.2.2.Usando o tempo certo

Em seu artigo científico, use tempos verbais (passado, presente e futuro)exatamente como faria na escrita comum. Use o tempo passado para relatar o queaconteceu no passado: o que você fez, o que alguém relatou, o que aconteceu emum experimento e assim por diante. Use o tempo presente para expressar verdadesgerais, como conclusões (elaboradas por você ou por outros) e fatos atemporais(incluindo informações sobre o que o documento faz ou cobre). Reserve o tempofuturo para perspectivas: o que você fará nos próximos meses ou anos.Normalmente, a maioria de suas sentenças será no passado, algumas no tempopresente, e muito poucas, se houver, serão no futuro.

Pretérito

Trabalho realizado

Nós coletadas amostras de sangue de. . .

Groves et al. determinou a taxa de crescimento de. . .

Consequentemente, os astrônomos decidiram renomear. . .

O trabalho relatou que

Jankowsky relatou uma taxa de crescimento similar. . .

Em 2009, Chu publicou um método alternativo para. . . Irarrázavalobservou o comportamento oposto em. . .

Observações

Os ratos do Grupo A desenvolveram , em média, o dobro. . .

O número de defeitos aumentou acentuadamente. . .

A taxa de conversãoestava perto de 95%. . .

13

Page 14: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Tempo presente

Verdades gerais

Micróbios no intestino humano têm uma profunda influência sobre. . .

O número de Reynolds fornece uma medida de. . .

Fumar aumenta o risco de doença cardíaca coronária. . .

Fatos Atemporais

Este artigo apresenta os resultados de. . .

Seção 3.1 explica a diferença entre. . .

O artigo de 1969 de Behbood fornece uma estrutura para. . .

Futuro

Perspectivas

Em um experimento de acompanhamento, estudaremos o papel de. . .

A influência da temperatura será objeto de pesquisas futuras. . .

Observe a diferença de escopo entre uma afirmação no passado e a mesma nopresente: "A temperatura aumentou linearmente ao longo do tempo" refere-se a umaexperiência específica, enquanto "A temperatura aumenta linearmente ao longo dotempo" generaliza a observação experimental, sugerindo que a temperatura sempreaumenta linearmente ao longo do tempo em tais circunstâncias.

Em sentenças complexas, você pode ter que combinar dois tempos diferentes - porexemplo, "Em 1905, Albert Einstein postulou que a velocidade da luz é constante ..."Nesta frase, postulado se refere a algo que aconteceu no passado (em 1905) e é,portanto, no passado, enquanto é expressa uma verdade geral e está no tempopresente.

1.2.3.Escolhendo entre voz ativa e passiva

Em inglês, os verbos podem expressar uma ação em uma das duas vozes. A vozativa se concentra no agente: "John mediu a temperatura". (Aqui, o agente - João - éo sujeito gramatical da sentença). Em contraste, a voz passiva concentra-se no

14

Page 15: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

objeto sobre o qual se age: "A temperatura foi medida por João". (Aqui, atemperatura, não John, é o assunto gramatical da frase.)

Para escolher entre voz ativa e passiva, considere acima de tudo o que você estádiscutindo (seu tópico) e coloque-a na posição do sujeito. Por exemplo, você deveescrever "O pré-processador classifica as duas matrizes" ou "As duas matrizes sãoclassificadas pelo pré-processador"? Se você está discutindo o pré-processador, aprimeira frase é a melhor opção. Por outro lado, se você está discutindo as matrizes,a segunda sentença é melhor. Se você não tem certeza sobre o que está discutindo,considere as frases próximas: elas são sobre o pré-processador ou as duasmatrizes?

O desejo de ser objetivo na escrita científica levou a um uso excessivo da vozpassiva, muitas vezes acompanhada da exclusão de agentes: "A temperatura foimedida " (com o verbo no final da frase). Evidentemente, o agente é muitas vezesirrelevante: não importa quem mediu a temperatura, esperamos que o seu valor sejao mesmo. No entanto, uma preferência sistemática pela voz passiva não é ideal,pelo menos por duas razões.

Por um lado, frases escritas na voz passiva são frequentemente menosinteressantes ou mais difíceis de ler do que aquelas escritas na voz ativa. Um verbona voz ativa não requer uma pessoa como agente; um objeto inanimado égeralmente apropriado. Por exemplo, a frase bastante desinteressante "Atemperatura foi medida ..." pode ser substituída pela mais interessante "Atemperatura medida de 253 ° C sugere uma reação secundária em ..." Na segundafrase, o sujeito ainda é a temperatura (então o foco permanece o mesmo), mas overbo sugereestá na voz ativa. Da mesma forma, a frase de difícil leitura "Nestaseção, uma discussão sobre a influência da temperatura da água de recirculação nataxa de conversão de ... é apresentada " (assunto longo, verbo no final) pode sertransformada em " Esta seção discute a influência de ... "O assunto agora é seção ,que é sobre o que realmente trata essa sentença, mas o foco na discussão foimantido através do verbo de voz ativa que discute .

Como um segundo argumento contra uma preferência sistemática pela voz passiva,os leitores às vezes precisam que as pessoas sejam mencionadas. Uma sentençacomo " Acredita - se que a temperatura é a causa de ..." é ambígua. Os leitores vãoquerer saber quem acredita nisso - os autores do trabalho ou a comunidadecientífica como um todo? Para esclarecer a frase, use a voz ativa e defina aspessoas apropriadas como o assunto, na terceira ou na primeira pessoa, como nosexemplos abaixo.

Os biólogos acreditam que a temperatura seja. . .

Keustermans et al. (1997) acreditam que a temperatura seja. . .

Os autores acreditam que a temperatura seja. . .

15

Page 16: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Nós acreditamos que a temperatura seja. . .

1.2.4.Evitando formas verbais pendentes

Uma forma verbal precisa de um sujeito, expresso ou implícito. Quando o verbo estáem uma forma não-finita, como um infinitivo ( fazer ) ou um particípio ( fazer ), seusujeito está implicado para ser o sujeito da oração, ou às vezes a frase nominal maispróxima. Em tais casos, construa suas frases cuidadosamente para evitar sugerirbobagens. Considere os dois exemplos a seguir.

Para dissecar seu cérebro, a mosca afetada foi montada em um. . .

Após o envelhecimento por 72 horas a 50 ° C, observamos uma mudançaem. . .

Aqui, a primeira sentença implica que a mosca afetada dissecou seu própriocérebro, e a segunda implica que os autores do artigo precisavam envelhecer por 72horas a 50 ° C para observar o deslocamento. Para restaurar o significadopretendido, mantendo o infinitivo para dissecar ou o envelhecimento do particípio ,mude o assunto de cada frase conforme apropriado:

Para dissecar o cérebro, que montou a mosca afetada em um. . .

Após o envelhecimento por 72 horas a 50 ° C, as amostras exibiram umamudança em. . .

Alternativamente, você pode alterar ou remover o infinitivo ou particípio pararestaurar o significado pretendido:

Para ter seu cérebro dissecado , a mosca afetada foi montada em um. . .

Após as amostras envelhecerem por 72 horas a 50 ° C, observamos umdeslocamento em. . .

1.2.5.Mecânica

Na comunicação, cada detalhe conta. Embora seu foco deva ser transmitir suamensagem por meio de uma estrutura apropriada em todos os níveis, você tambémdeve economizar tempo para atender aos aspectos mais mecânicos da escrita eminglês, como usar abreviações, escrever números, capitalizar palavras, usar hífensquando necessário e pontuando seu texto corretamente.

1.2.6.Usando abreviaturas

Cuidado com o uso excessivo de abreviaturas, especialmente acrônimos - como oPNB para nanopartículas de ouro . As abreviaturas ajudam a manter um texto

16

Page 17: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

conciso, mas também podem torná-lo enigmático. Muitas siglas também têm váriasextensões possíveis (o PNB também significa produto nacional bruto ).

Escreva acrônimos (e somente siglas) em letras maiúsculas ( GNP , não gnp ).

Introduzir siglas sistematicamente na primeira vez que forem usadas em umdocumento. Primeiro, escreva a expressão completa e forneça o acrônimo entreparênteses. Na expressão completa, e a menos que o periódico ao qual você enviaseu artigo use uma convenção diferente, use letras maiúsculas: "preparamosNanoPartículas de Ouro (GNP) por ..." Essas maiúsculas ajudam os leitores areconhecer rapidamente o que a sigla designa.

Notas:

• Não use maiúsculas na expressão completa quando não estiver introduzindo

um acrônimo: "preparamos nanopartículas de ouro por ..."

• Como regra geral, use primeiro o que os leitores sabem ou podem entender

melhor, depois coloque entre parênteses o que pode ser novidade para eles.Se a sigla for mais conhecida do que a expressão completa, como pode ser ocaso de técnicas como SEM ou projetos como o FALCON, considere colocara sigla primeiro: "O programa FALCON (Fission-Activated Laser Concept)em…"

• Nos raros casos em que um acrônimo é comumente conhecido, talvez você

não precise apresentá-lo. Um exemplo é o DNA nas ciências da vida. Emcaso de dúvida, no entanto, introduza o acrônimo.

Em documentos, considere o resumo como um documento autônomo. Portanto, sevocê usar um acrônimo no resumo e no artigo correspondente, introduza esseacrônimo duas vezes: a primeira vez que usá-lo no resumo e na primeira vez emque você usá-lo no artigo completo. No entanto, se você achar que usa um acrônimoapenas uma ou duas vezes depois de apresentá-lo em seu resumo, o benefício élimitado - considere evitar o acrônimo e usar a expressão completa a cada vez (amenos que você ache que os leitores a expressão completa).

1.2.7.Escrevendo números

Em geral, escreva números de um dígito (zero a nove) em palavras, como em trêshoras , e números de vários dígitos (10 e acima) em numerais, como em 24 horas .Essa regra tem muitas exceções, mas a maioria delas é razoavelmente intuitiva,como mostrado a seguir.

Use numerais para números de zero a nove

• quando usá-los com unidades abreviadas ( 3 mV );

• em datas e horários ( 3 de outubro , 3 da tarde );

• identificar figuras e outros itens ( Figura 3 );

17

Page 18: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

• para consistência quando esses números são misturados com números

maiores ( séries de 3, 7 e 24 experimentos ).

Use palavras para números acima de 10 se esses números vierem no início de umafrase ou cabeçalho ("Dois mil e oito foi um ano desafiador para ..."). Comoalternativa, reformule a frase para evitar completamente essa questão ("O ano de2008 foi um desafio para ..." ) .

1.2.8.Palavras capitalizando

As capitais são frequentemente usadas em excesso. Em inglês, use maiúsculasiniciais

• no início: o início de uma frase, de um cabeçalho, etc .;

• para nomes próprios, incluindo substantivos que descrevem grupos (comparar

física e o Departamento de Física ); • para os itens identificados pelo seu número (compare na próxima figura e na

Figura 2 ), a menos que a revista para a qual você envia seu artigo use umaconvenção diferente;

• para palavras específicas: nomes de dias ( segunda-feira ) e meses ( abril ),

adjetivos de nacionalidade ( argelina ), etc.

Em contraste, não use maiúsculas iniciais para substantivos comuns: resista àtentação de glorificar um conceito, técnica ou composto com maiúsculas. Porexemplo, escreva o método dos elementos finitos (não o Método dos ElementosFinitos ), a espectrometria de massas (não a Espectrometria de Massas ), o dióxidode carbono (não o Dióxido de Carbono ) e assim por diante, a menos que vocêesteja introduzindo um acrônimo (veja Mecânica: Usando Abreviaturas ).

1.2.9.Usando hífens

Usando hífens para esclarecer o significado

18

Page 19: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Hífens podem ser complicados em inglês, especialmente em expressões longas.Aqui está um exemplo mais detalhado.

Use hífens em inglês para esclarecer os relacionamentos em cadeias de palavras.Assim, o impacto de baixa temperatura (sem um hífen) sugere um baixo impacto datemperatura, enquanto o impacto de baixa temperatura (com um hífen) sugere oimpacto de ou a baixa temperatura. Tais hifens, úteis para os adjectivos(substantivos usados como), são desnecessários para advérbios. Por exemplo, umartigo altamente interessante não precisa de um hífen; nesta frase, altamente sópode qualificar interessante (não papel ). Em geral, não use um hífen com um prefixo, ou seja, um elemento que não seja umapalavra em si e que seja adicionado no início de uma palavra para modificar seusignificado. Assim, escreva multicanal , não-linear , pré-amplificador , pós-doutorado , realinhamento , etc. Como uma exceção a essa regra, use um hífen paraseparar as vogais que seriam lidas juntas, como no pré-embrião , ou quando apalavra original é escrita com capital, como em pré-colombiana .

1.2.10. Texto pontuado

A pontuação tem muitas regras em inglês; Aqui estão três que muitas vezes são umdesafio para os falantes não nativos.

Como regra, insira uma vírgula entre o assunto da cláusula principal e o que vier nafrente dela, não importa quão curto seja, como em "Surpreendentemente, atemperatura não aumentou". Essa vírgula nem sempre é necessária, masgeralmente ajuda e nunca prejudica o significado de uma sentença, portanto, é umaboa prática.

Em séries de três ou mais itens, separe os itens com vírgulas ( vermelho, branco eazul ; ontem, hoje ou amanhã ). Não use vírgula para uma série de dois itens ( pretoe branco ).

Nas listas exibidas, use a mesma pontuação que você usaria no texto normal (maspense em descartar as letras e ).

O sistema é rápido, flexível e confiável.

O sistema é:

• velozes,

• flexível,

• confiável.

19

Page 20: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

1.3. Revisão do seu trabalho científicoEscrever é um processo iterativo. Não espere escrever um papel perfeito em umaúnica passagem. Em vez disso, trabalhe em várias etapas, concentrando-se emaspectos progressivamente menores do seu documento em cada passagem.Primeiro, concentre-se em selecionar o conteúdo certo para o seu trabalho e emestruturar esse conteúdo de maneira eficaz, desde o documento como um todo, atéos parágrafos individuais. Em seguida, refine sua escrita no nível da frase paratransmitir suas ideias de maneira clara, precisa e concisa. Finalmente, certifique-sede que seu documento está correto: Verifique não apenas a gramática e a ortografia,mas também a numeração de figuras e tabelas, a validade das referências cruzadas,a precisão das datas, etc.

Além de um bom dicionário e uma boa referência gramatical, você pode usar váriostipos de ferramentas de software para verificar se o documento está correto. Seuprocessador de texto provavelmente inclui um verificador ortográfico e talvez umverificador gramatical. Você também pode criar uma lista pessoal de pontos deatenção e procurá-los em seu trabalho usando pesquisas de texto simples oucomplexas. Finalmente, você pode considerar a Web como um corpus e pesquisá-la- com discernimento - para uso.

Os verificadores ortográficos e gramaticais automatizados não entendem o que vocêescreve: eles só verificam o texto em busca de sintomas de problemas.Consequentemente, use-os com prudência. Examine de perto as palavras ou frasesque eles sinalizam, mas não aceite as alternativas propostas com muita facilidade.Por exemplo, se você escreveu mouses em vez de mouse (o plural de mouse ), umverificador ortográfico pode propor mousse e mouse como alternativas (nenhumadas quais estaria correta aqui), mas não em mouses . Você teria então que procurarpelo mouseem um dicionário para encontrar o plural correto. Os verificadoresgramaticais são tipicamente menos precisos ao propor alternativas corretas: amenos que você conheça bem a língua, eles podem ser mais confusos do que úteis.

Para verificar a gramática e muitos mais aspectos do seu texto, uma abordagem útilé criar sua própria lista pessoal de pontos de atenção ao longo do tempo e, emseguida, usar a função Localizar do processador de texto para pesquisar essespontos no documento. Por exemplo, se você tende a se concentrar na observaçãode fenômenos em vez dos próprios fenômenos - usando sentenças como "Umaumento da temperatura foi observado" - você pode adicionar a palavra observar àsua lista. Então, cada vez que você encontrar observeem seu texto, você podedecidir se deseja revisar sua frase (por exemplo, escrevendo "A temperaturaaumentou"). Se o seu processador de texto permitir que você procure padrões alémde frases, você poderá realizar verificações ainda mais poderosas. Por exemplo,você pode procurar o padrão "é ... isso" para encontrar cláusulas principais abaixodo ideal, como "É claro que", "É evidente que" e "É uma surpresa para nós" (melhorsubstituído por "Claramente", "Evidentemente" e "Surpreendentemente").

20

Page 21: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Você pode verificar o uso correto ou idiomático do inglês por meio da pesquisana Web. Por exemplo, se você se perguntar se escreveu "participamos de umareunião" ou "participamos de uma reunião", é possível pesquisar na Web asduas frases (com aspas) para ver se uma é encontrada com uma frequênciasignificativamente maior que a outra. (aqui, seria o segundo). Este método nãoé, obviamente, autoritativo - popular não significa necessariamente correto -mas pode ser útil se usado com cuidado. Você pode encontrar uma amostramais representativa, encurtando as frases pesquisadas (neste exemplo, talvezdeixando cair a palavra que). Se fizer isso, tenha cuidado para não perder arelevância encurtando muito uma frase. Por exemplo, se você pesquisar"participado somente", sua pesquisa contará instâncias irrelevantes, como"participamos da melhor forma possível". Em qualquer caso, não confie apenasnas contagens: observe os resultados da pesquisa para se certificar de que sãorelevantes. Por fim, inclua alternativas suficientes em sua pesquisa. Se vocêconsiderar uma reunião como um local em vez de uma atividade, você podepreferir escrever "que participaram na reunião", uma opção seria, é claro, nãotêm encontrado através de pesquisa para as duas frases iniciais.

1.4. Conselho para grupos de idiomas específicos

Shutterstock.

21

Page 22: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Uma língua estrangeira é ainda mais difícil de dominar quando difere da sua línguanativa de maneiras inesperadas. As três situações a seguir são particularmentedesafiadoras:

• A língua estrangeira usa conceitos que não estão presentes no idioma nativo.

Exemplos incluem inflexão (como em quem versus quem ), conjugação ( elefaz , nós fazemos , nós fizemos , etc.), e gênero ( ele , ela , isso ), que nãosão empregados em todas as línguas.

• A língua estrangeira usa conceitos que estão presentes na língua nativa de

uma maneira diferente ou em uma extensão diferente. Exemplos incluempreposições (usadas diferentemente em diferentes idiomas), gênero (umapalavra que é masculina em um idioma pode não ser assim em outro), ehumor e tempos (nem todos os modos ou tempos de um idioma estãonecessariamente presentes em outro, e se forem, podem ser usados demaneira diferente).

• As línguas estrangeiras e nativas usam palavras que têm formas

semelhantes, mas significados diferentes (os chamados amigos falsos), ou alíngua estrangeira usa duas palavras diferentes para dois significadosprestados pela mesma palavra na língua nativa (como fazer e fazer , ambosrendido pela mesma palavra em muitas línguas).

O inglês tem muitos falsos amigos com idiomas germânicos e românicos.Provavelmente, os mais comuns são, na verdade, ( na verdade, mais do queatualmente ) e, eventualmente, (o que significa, no final, e não possivelmente ).Outros exemplos são tornar-se (significa começar a ser, em vez de obter, como nobekommen alemão ), ensino médio (designando graus 9 a 12 em vez de faculdadeou universidade , como na haute école francesa ) e tecido (significado panoem vezde fábrica, como na fábrica espanhola ). Você pode pesquisar na Web maisexemplos que existem entre o inglês e seu idioma nativo ou pode começar uma listapessoal de palavras que você costuma confundir. Então, toda vez que alguémcorrigir tal confusão na sua escrita, você pode adicionar esse falso amigo à sua lista.

Entre as palavras freqüentemente confundidas em inglês, porque elas traduzempara a mesma palavra em outras línguas, estão os cinco pares seguintes.

ensinar / aprender Eu ensino mecânica quântica para alunos do primeiroano. Eu aprendi este material com dois prêmios Nobel.

Experiência / experimento Eu aprendi muito com a experiência . (Sou umpesquisador experiente .) Para testar nossa hipótese, realizamos trêsexperimentos (de acordo com o procedimentoexperimental padrão do nosso grupo ).

Lembrar / lembrar Devo lembrar de enviar uma cópia do meu trabalhopara ela. Por favor, lembre- me de fazer isso.

22

Page 23: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Fazer / fazer Se eu cometer um erro, terei que fazer o experimentonovamente. (O uso para fazer e fazer é complexo. Quando tiverdúvidas sobre o uso planejado, procure-o no dicionárioou verifique o uso por meio de uma pesquisa da Webcriteriosa.)

Menos / menos Em menos tempo, poderei concluir menosexperimentos. (O tempo é incontável, os experimentos são contáveis.O mesmo comentário se aplica ao uso de muitos[incontáveis] e muitos [contáveis].)

1.4.1.Conselhos para falantes de alemão e holandês

Além dos falsos amigos e muitas vezes palavras confusas mencionadasanteriormente, os falantes de alemão e holandês devem prestar atenção especial avários outros erros comuns.

Mente a diferença entre as seguintes palavras relacionadas:

Emprestar / emprestar (ambostraduzindo como ausleihen emalemão e lenen em holandês)

Posso pegar emprestada sua calculadora porum minuto? Claro, eu vou emprestar para você.

Então / than (ambos traduzindocomo dan em holandês)

Se x for maior que y e y for maior que z, entãox será maior que z.

Se quando Se eu decidir me juntar a você, vou encontrá-loao meio-dia. [= no caso em que] Quando eu fizer a minha mente, eu vou deixarvocê saber. [= no momento em que]

Não deve / não precisa Você não deve usar sua calculadora. [= não épermitido] Você não precisa trazer nada. [= não sãoobrigados a]

Desde / para Eu tenho trabalhado neste problema desde2008. Eu tenho trabalhado neste problema por doisanos.

Cuidado com as construções holandesas que são incomuns ou incorretas em inglês,como o uso de também como a primeira palavra de uma sentença. Assim, a fraseholandesa "Ook de temperatuur heeft een invloed op..." Não se traduz como"Também a temperatura tem uma influência sobre ..." Uma tradução mais correta eminglês é "A temperatura também tem uma influência sobre" "

Esteja alerta para hífens desnecessários, como um hífen entre uma abreviaçãousada como um adjetivo e um substantivo. Escreva, por exemplo, o algoritmo FFT(não o algoritmo FFT ) e o aplicativo Web (não o aplicativo da Web ou oWebapplication ).

23

Page 24: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Finalmente, tenha cuidado com abreviaturas abusivas. Não transmita para o inglês ohábito holandês de abreviar expressões como onder andere (oa) , met betrekking tot(mbt) e ter attentie van (tav). Em Inglês, é incomum para escrever Ao para , entreoutros , wrt para com respeito a , ou FAO para a atenção de .

Em inglês, abreviações como as acima são usadas principalmente para expressõeslatinas, como, por exemplo, para exempli gratia , ie para id est , ou bid for bis in die .Ainda assim, essas expressões latinas provavelmente são melhor substituídas porseus equivalentes em inglês ( por exemplo , isto é , e duas vezes ao dia ).

1.4.2.Conselhos para falantes de francês, espanhol e outras línguasromânicas

Shutterstock.

Além dos falsos amigos e das palavras freqüentemente confusas mencionadasanteriormente, os falantes das línguas românicas devem prestar especial atenção avários outros erros comuns.Cuidado com frases nominais que usam cadeias de preposições, em particular apreposição de . Assim, em vez de "a variação da temperatura da superfície do mar",escreva "a variação na temperatura da superfície do mar" .

Os falantes de línguas românicas tendem a escrever de maneira indireta, muitasvezes enterrando a idéia principal em várias camadas de cláusulas subordinadas. Oespanhol, em particular, utiliza construções excessivas como "A estas alturas, sepodría decir sin riesgo a equivocarse que...", Que geralmente podem ser removidasinteiramente tanto na língua original quanto na tradução em inglês. Use cláusulassubordinadas para transmitir idéias subordinadas, não para ocultar a mensagem.

24

Page 25: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

Em muitas línguas românicas (sendo o francês uma exceção notável), o pronomesujeito pode ser descartado. Lembre-se de sempre incluir pronomes sujeitos emInglês, em particular o impessoal -lo . Por exemplo, escreva "É interessante" e não"é interessante".

Por fim, não insira um espaço em frente a qualquer sinal de pontuação em inglês damaneira como às vezes você faria em francês. Da mesma forma, não insira umespaço antes dos sinais de porcentagem (%) e grau (°).

1.4.3.Conselhos para falantes de chinês e japonês

Shutterstock.

Diferenças conceituais entre inglês e chinês ou japonês são numerosas: falantesnativos de chinês ou japonês facilmente cometem erros com formas singularesversus plurais, acordo sujeito-verbo e artigos. Os falantes de chinês podem aindaser desafiados por sexos e tempos verbais. Embora essas questões gerais nãopossam ser resumidas aqui, outra área de confusão freqüente é digna de nota: aordem do nome e sobrenome de uma pessoa.Em inglês, e como os termos indicam, o primeiro nome (ou dado) de umapessoa vem primeiro, e seu último (ou familiar) nome vem em último lugar.Para publicações e outros propósitos administrativos em contextos de línguainglesa, lembre-se de escrever e dizer seu primeiro nome primeiro.Independentemente desta sequência formal, sinta-se à vontade para indicarpara outras pessoas o que você gostaria de ser chamado na conversa,especialmente se preferir não ser chamado pelo seu primeiro nome, como étípico em contextos informais em outras culturas. Indicar como você gostaria deser chamado é útil para seus colegas, que muitas vezes se sentem insegurossobre como chamar seus colegas da China ou do Japão.

25

Page 26: 1. Escrevendo Artigos Científicosbrauliro.leal/ensino/TCC/Diretrizes.pdf · 2019. 2. 6. · inibidores dos canais de conexina, como os peptídeos miméticos de conexinas Gap26 e

1.5. ResumoArtigos científicos, como qualquer outra forma de comunicação profissional,envolvem o envio de mensagens. Para se certificar de que você se concentreno que , crie seu artigo científico de uma forma top-down. Primeiro, trabalhe namacroestrutura: selecione o conteúdo para o seu trabalho e organize-o demaneira amigável ao leitor, prestando especial atenção ao início e ao fim. Emseguida, trabalhe na estrutura de nível médio: entregue uma mensagem comcada parágrafo usando frases claras, precisas e concisas. Finalmente, trabalhena microestrutura: polua seu papel até os menores detalhes do idioma.

No nível da macroestrutura, apresente o conteúdo na ordem em que o públicoprovavelmente desejará lê-lo. Em particular, coloque primeiro em um resumo oque os leitores estão interessados principalmente, isto é, o começo da história(a motivação), na forma de um contexto, uma necessidade, uma tarefa e umobjeto do documento; e o fim da história (o resultado), na forma dedescobertas, conclusões e talvez perspectivas. Escreva seu resumo para quepossa ser entendido até pelo menos especializado de seus leitores-alvo,independente do artigo completo.

Com o artigo completo, esforce-se para convencer seu público de que seutrabalho é importante, válido e relevante. Na seção Introdução , enfatizenovamente a motivação para o seu trabalho. Estruture essa seção como aprimeira metade do resumo (contexto, necessidade, tarefa e objeto dodocumento), mas com mais detalhes. Na seção Conclusão , enfatize oresultado do seu trabalho. Estruture essa seção como a segunda metade doresumo (descobertas, se necessário, conclusões e perspectivas), mas commais detalhes. No corpo do artigo, apresente apenas evidências suficientespara estabelecer a validade desse resultado.

No nível do parágrafo, apresente primeiro (geralmente na primeira sentença) oque você quer que seus leitores lembrem antes de desenvolver estamensagem no resto do parágrafo. Com cada sentença, transmita uma ideia:estruture a sentença de uma maneira que reflita sua ideia, com o tópico naposição do sujeito, a ação no verbo e as principais informações na cláusulaprincipal. Use bem os verbos: escolha o verbo correto, coloque-o no tempo evoz corretos e verifique se ele tem um assunto significativo.

Depois de ter projetado e redigido o seu trabalho, revise-o para correçãousando quaisquer ferramentas que sejam mais úteis para você. Além dosverificadores de ortografia e gramática, considere pesquisas de texto, tanto emseu trabalho (procurando sua própria lista de pontos de atenção) quanto naWeb (verificando o uso com discernimento através da popularidade).

26