1-lista

2
Fabricio Rodrigues de Oliveira PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E PROJETO DE BANCO DE DADOS Projeto de Banco de Dados Relacional – Lista 01 1. Explique as diferenças entre os termos chave primária, chave estrangeira, chave candidata e superchave. Chave Primária: Conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores de todos os campos de um registro, nunca se repetem e que podem ser usadas como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados. As chaves primárias, não pode haver valores nulos nem repetição de registros. Chave Estrangeira: É um campo, que referencia para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. Passa a existir uma relação entre registros de duas tabelas ou de uma única tabela. A finalidade da chave estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais. Chave Candidata: Quando uma relação possui mais de uma chave primária, cada uma é chamada de chave candidata. Superchave: Tanto chaves primárias como chaves candidatas são chamadas também de superchaves porque identificam vários registros distintos, mas do mesmo gênero em uma entidade dentro de seu conjunto de Entidades 2. Construa um diagrama E-R para a secretaria de uma universidade que mantém dados sobre cada turma, inclusive do professor, programa, horário e sala de aula. Para cada par estudante-turma, uma grade é registrada. Documente todas as suas hipóteses sobre o mapeamento das restrições. 3. Construa o diagrama E-R para uma companhia de seguros de automóveis que tem um conjunto de clientes, cada um deles proprietário de um ou mais carros. Cada carro está associado a nenhum ou vários registros de acidentes 4. Explique as diferenças entre conjunto de entidades fortes e fracas. Entidades fracas: Quando um conjunto de entidades pode não ter atributos suficientes para formar uma chave primária. Entidades fortes: Quando os conjuntos de entidades que possuírem atributos suficientes para formar uma chave primária.

description

lista1

Transcript of 1-lista

Fabricio Rodrigues de Oliveira PS-GRADUAO EM TECNOLOGIA E PROJETO DE BANCO DE DADOSProjeto de Banco de Dados Relacional Lista 01

1. Explique as diferenas entre os termos chave primria, chave estrangeira, chave candidata e superchave.

Chave Primria: Conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinao de valores de todos os campos de um registro, nunca se repetem e que podem ser usadas como um ndice para os demais campos da tabela do banco de dados. As chaves primrias, no pode haver valores nulos nem repetio de registros.Chave Estrangeira: um campo, que referencia para a chave primria de outra tabela ou da mesma tabela. Passa a existir uma relao entre registros de duas tabelas ou de uma nica tabela. A finalidade da chave estrangeira garantir a integridade dos dados referenciais.Chave Candidata: Quando uma relao possui mais de uma chave primria, cada uma chamada de chave candidata.Superchave: Tanto chaves primrias como chaves candidatas so chamadas tambm de superchaves porque identificam vriosregistrosdistintos, mas do mesmognero em uma entidade dentro de seu conjunto de Entidades

2. Construa um diagrama E-R para a secretaria de uma universidade que mantm dados sobre cada turma, inclusive do professor, programa, horrio e sala de aula. Para cada par estudante-turma, uma grade registrada. Documente todas as suas hipteses sobre o mapeamento das restries.

3. Construa o diagrama E-R para uma companhia de seguros de automveis que tem um conjunto de clientes, cada um deles proprietrio de um ou mais carros. Cada carro est associado a nenhum ou vrios registros de acidentes

4. Explique as diferenas entre conjunto de entidades fortes e fracas.Entidades fracas: Quando um conjunto de entidades pode no ter atributos suficientes para formar uma chave primria.Entidades fortes: Quando os conjuntos de entidades que possurem atributos suficientes para formar uma chave primria.

5. Defina um problema com, ao menos 3 requisitos, analise-os, conforme o modelo disponibilizado, prototipe as telas e identificando os conjuntos entidades, atributos e relacionamentos que armazenariam os dados para cumprir com eles.

Uma Empresa responsvel por realizar inventrios, necessita de um sistema onde tenha um ambiente que possibilite Lanar itens que se tem conhecimento, com sua quantidade provinda de um sistema de ERP. Cada usurio com um dispositivo mvel ir a campo olhar Local a Local e conferir quanto daqueles Itens existem. Realizando lanamentos fragmentados com a finalidade de compor o resultado igual ou divergente ao informado no cadastro de itens.