10 01 2013

40

description

10-01-2013.pdf

Transcript of 10 01 2013

Page 1: 10 01 2013
Page 2: 10 01 2013

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

SOTEROPOLITANO, OSALVADOR É DESCONHECIDO

EM SALVADOR? - 2ª PARTE

A primeira cidade fundada no Brasil é Salvador, naBahia. Os habitantes são chamados de soteropolita-nos, gentílico criado a partir da tradução para o grego:Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”, compostode ÓùôÞñ ("salvador") e ðüëéò ("cidade"). Tomé deSouza, logo que chegou ao Brasil, tratou de cumprir asordens do rei Dom João III, de Portugal, fundando acidade em homenagem a Jesus Cristo, o Salvador. Acidade de Salvador foi fundada em 29 de março de1549, como a primeira Capital do Brasil, o que perma-neceu por 214 anos. (1549-1763)

Com as malas prontas para o embarque paraSalvador, minha Bíblia abriu na palavra onde Jesusdisse: “É verdade, os cinco maridos que você teve nãoforam seus e aquele que você tem agora não é seumarido”. A mulher foi chamar o povo de sua vila e elesdisseram: “Agora já não cremos pelo que você nosdisse, mas nós temos ouvido e sabemos que este é oSalvador do mundo”. João 4:41-42.

Embarcar para uma viagem de entrevista é sempreuma investida assustadora, pois a dúvida é grande:encontraremos algum “episódio” com Deus nessaviagem? Encontraremos a obra do “Salvador” no lugarno destino de nossa viagem de reportagem?

Ao desembarcar em Salvador, o taxista Josemarnos deu uma aula de história referente à fundação deSalvador, começando pelo descobrimento das Amé-ricas por Colombo. Ele simplesmente ironizou ahistória do descobrimento de Pedro Alvares Cabral,descrevendo todas as tribos indígenas que viviam noBrasil e foram misturadas com os escravos trazidosda África. Mas ele não se lembrava de algum episódiocom O SALVADOR.

Na primeira manhã em Salvador, tomamos o ôni-bus circular para chegar ao Pelourinho. Ao entrar noveículo, perguntei ao cobrador: Você é soteropolitanoe já teve episódio com O SALVADOR Jesus Cristo? Eleficou como mudo, mas foi muito gentil e nos ajudoua chegar ao destino desejado.

No ponto final do ônibus estava o Elevador Lacer-da, que é um dos principais ícones da cidade. Haviamuita gente e todos dispunham de tempo para nossasentrevistas, mas ninguém sabia responder a pergun-ta, nem mesmo os policiais que cuidavam de nósdurante as reportagens.

Um casal muito gentil nos informou que Salvadortem uma população de sincretismo religioso e osrituais afro-brasileiros são realizados em frente àIgreja Católica, tendo os mesmos rituais da igreja emsuas práticas.

Aline e Rafa foram muitos simpáticos, mas nãosabiam falar de algum episódio com O SALVADOR.

Por que O SALVADOR é desconhecido?Não tive saúde para bater nas costas de milhares

de soteropolitanos perguntando: “você conheceu OSALVADOR”?

Durante sete dias na Capital da Bahia, como recen-temente em Assunção, no Paraguai, também emBarcelona, na Espanha, é só por milagres que se podeencontrar pessoas que conheceram o Salvador JesusCristo. Jesus disse: “A porta estreita e o caminho difícillevam para a vida, e poucas pessoas encontram essecaminho”. Mt. 7:14.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no

Brasil em Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

Semana de decisõesOutubro chegou e muita coisa vai ficando

para trás. A reforma política, por exemplo,para entrar em vigor nas eleições de 2014,precisaria da aprovação das propostas no Con-gresso, do aval da presidenta Dilma Rousseffe da publicação da decisão no Diário Oficialda União até o dia 05 de outubro, ou seja, atésábado. Algo praticamente impossível.

Ao invés da preocupação em uma renovadanos modos de fazer política no Brasil, o quevemos é um festival de troca-troca de partidose de criação de novas legendas.

Esta é a última semana para a mudança desigla partidária por aqueles que pretendemdisputar as eleições de 2014.E as legendas recém-criadassão responsáveis por boa par-te das trocas. Mas os parti-dos de expressão também tra-balham campanhas de filia-ções, muitas delas de formasigilosa, sem muito alarde, edevem agregar novos nomesem suas fileiras.

A semana é de corre-cor-re, reuniões, costuras e nego-ciações... Afinal, quem me-lhor se articular tem chancesde atrair e anunciar nomescom peso eleitoral e sair for-talecido rumo às eleições que se aproximam.

Todo mundo sabe que este processo estáassociado a um mercado que vai além dabusca de votos. O que os políticos levam emconta é o que tal partido tem a lhe oferecer demelhor. Só depois dessa análise e certos das“regalias” que terão é que pulam a cerca.Ideologia partidária que nada; quem falarisso não tem a menor vergonha na cara. É opuro, legítimo e conhecido balcão de negócios,apenas para isso é que se constituem as novaslegendas. Com algumas raríssimas exceções,

Apesar de legais, 32 partidospolíticos no Brasil e algo

absolutamente inadequadopoliticamente falando. Umnúmero excessivo que nada

soma; é inútil ao país. Não háidentidade, apenas uma perda

degradante desta. Bom negóciomesmo somente para os

“donos” das novas legendas,que pintam e bordam emnegociatas; aos eleitores,

nenhuma vantagem

caso da Rede Sustentabilidade, o novo partidode Marina Silva, mas que encontra dificulda-des de ser formalizado em tempo para aseleições do ano que vem. Um entrave pra lá deamargo para quem está bem posicionada naspesquisas de intenção de voto e é um dos nomesconsiderados mais competitivos para a suces-são da presidenta Dilma em 2014.

Esta que poderia ser uma agremiação defato representativa se mostrou frágil e atéincompetente em termos de organização, en-quanto outras, literalmente de aluguel, sur-gem com certa facilidade e mesmo sem repre-sentatividade terão acesso a tempo de TV, ao

Fundo Partidário e ao rateiodas multas eleitorais. No anopassado, o montante totali-zou quase R$ 350 milhões.Por mais inexpressiva que seja,uma sigla qualquer receberácerca de R$ 500 mil em 2014.

São os contrassensos e osabsurdos da política.

São 32 partidos políticoshoje no Brasil - o Solidarie-dade e o Partido Republica-no da Ordem Social (PROS)foram aprovados semanapassada pelo Tribunal Supe-rior Eleitoral.

Apesar de legais, são absolutamente inade-quados politicamente falando. Um número exces-sivo que nada soma; é inútil ao país. Não háidentidade, apenas uma perda degradante desta.

Bom negócio mesmo somente para os “do-nos” das novas legendas, que pintam e bordamem negociatas; aos eleitores, nenhuma vanta-gem. Esperamos que os brasileiros fiquem deolho nisso e coloquem este quesito como mais uma ser avaliado no ano que vem, na hora do voto.

De resto, é aguardar as surpresas políticasque virão até sábado.

Page 3: 10 01 2013

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,1° DE OUTUBRODE 2013

MUDA OU NÃO MUDA?Quando assumiu a Prefeitura de Entre

Rios do Oeste, em 1º de janeiro, o prefeito JonesHeiden teria planejado e anunciado para cadaum dos secretários: todos seriam avaliados nofinal do ano e, caso fosse necessário, mudan-ças poderiam ocorrer na equipe de governopara dar o andamento esperado nos trabalhosdo Poder Executivo. Pois bem, o ano já estáchegando ao fim e aí surge a pergunta: haverámudança no secretariado?

Ao que tudo indica, o prefeito deve mantera equipe para o segundo ano de mandato. Eleestaria satisfeito com o andamento da gestão eanimado com a perspectiva de que nos próxi-mos dias devem começar a ser liberados, espe-cialmente por parte do governo estadual, mastambém do governo federal, recursos paraprojetos, programas e obras dos quais o mu-nicípio foi contemplado.

Expectativa é que prefeito de Entre Rios do Oeste,

Jones Heiden, não promova mudanças na equipe de

governo ao término do seu primeiro ano de mandato

Arquivo/OP

DIA DECISIVO EM PALOTINAReunião agendada para hoje (1º) pode

selar o retorno da farmacêutica Nissan-dra Karsten, que é funcionária pública, àSecretaria de Saúde de Palotina. A infor-mação foi confirmada por ela, ontem (30),ao Jornal O Presente.

De acordo com Nissandra, o convite já foiformalizado pelo prefeito Jucenir Stentzlerpara que reassumisse a pasta. Desde a sema-na passada algumas reuniões foram realiza-das para aparar arestas que, dentre outrosmotivos, culminaram com a saída da profis-sional do comando da Secretaria de Saúde.

“Grande parte dos assuntos já conversa-mos e acertamos. Amanhã (hoje) haveráreunião para discutir dotação orçamentáriapara o restante do ano. A negociação estábem adiantada e há boa possibilidade (devoltar ao comando da pasta), mas ainda nãoé 100% garantido. A confirmação ocorreráapós esse encontro”, declara.

Revisão doPlano Diretor

O vereador Arlen Güttges mencionou ontem(30), durante a sessão ordinária da Câmara deVereadores de Marechal Cândido Rondon, queacredita que o início da discussão envolvendomudanças no Plano Diretor, aprovado em 2008,não deve passar do início do ano que vem.

De acordo com ele, pelo menos dois pontosque devem ser debatidos pelo Poder Executivosão a ampliação do perímetro urbano e a regula-rização de loteamentos. “Estamos cientes da pro-blemática que está acontecendo. Já nos foi noti-ciado em relação à quantidade bastante grandedos novos loteamentos e condomínios que estãosurgindo em nossa cidade. É interessante quenós, como vereadores, não fiquemos apenas noaguardo das decisões, mas sim já instigarmos oPoder Executivo para tomar algumas providên-cias ou até mesmo iniciar a revisão do PlanoDiretor”, declara.

O presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Joaquim Barbosa, criticou ontem (30) ainfluência política no Poder Judiciário. “Dei-xem o juiz em paz; que siga na carreira seminfluência política”, declarou o magistrado.

Barbosa disse acreditar ainda que “quan-do o juiz quer, ele aplica a lei” e que “só nãoaplica a lei quem é comprometido, medrosoou politicamente engajado”.

Ele também fez um apelo ao próximopresidente da República: “Pediria que sesentasse com os presidentes das duasCasas (Câmara e Senado) e do tribunal (oSupremo) e que buscasse simplicidade, efi-ciência e eficácia. Mas, sobretudo, simplici-dade (do sistema jurídico)”, afirmou.

INFLUÊNCIA POLÍTICAX PODER JUDICIÁRIO

Reunião hoje (1º) pode selar o retorno de Nissandra

Karsten à Secretaria de Saúde de Palotina

Arquivo/OP

Comentário do dia“A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostrade Domicílios, do Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística, IBGE) mostra avanços edesafios. Reduzimos desemprego e aumentamos

a renda dos brasileiros. Mas temos muito a fazer.E vamos fazer”. Afirmação é da presidenta

Dilma Rousseff (PT).

MULTAO prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari,

foi multado em R$ 691,13 pelo Tribunal deContas do Estado. A falta de reabertura delicitação após modificação em edital levou oPleno da Corte a impor a punição. Da deci-são cabe recurso. Outros três servidoresmunicipais também foram multados.

O problema surgiu porque a prefeituralançou uma concorrência pública na mo-

dalidade convite. Inicialmente, o certamenão permitia empresas sediadas em ou-tros municípios a participar do processo.Percebido o erro no edital, na véspera dasessão pública de habilitação de licitanteshouve a modificação. Porém, a medidafoi tomada sem que a alteração fosse di-vulgada e o prazo para participação denovos interessados fosse reaberto.

Page 4: 10 01 2013

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1° DE OUTUBRO DE 2013

CONSELHO MONETÁRIO

Ampliado limite para comprar imóvel com recursos do FGTSValor dos imóveis que podem ser financiados com recursos do fundo subiu de R$ 500 mil para R$ 650 mil

Os mutuários que compramimóveis com recursos do Fundode Garantia do Tempo de Serviço(FGTS) poderão financiar unida-des de maior valor. O ConselhoMonetário Nacional (CMN) ele-vou os valores máximos dos imó-veis que podem ser adquiridospor meio do Sistema Financeirode Habitação (SFH).

O valor dos imóveis que po-dem ser financiados com recur-sos do FGTS subiu de R$ 500 milpara R$ 650 mil. Para os mutuári-os de quatro unidades da Federa-ção - São Paulo, Rio de Janeiro,Minas Gerais e Distrito Federal -o limite foi elevado de R$ 500 milpara R$ 750 mil. O limite não eraelevado desde abril de 2009.

A medida entra em vigor hoje(1º) e só vale para novos financi-amentos. De acordo com o chefeadjunto de Departamento deRegulação do Sistema Financei-ro do Banco Central (BC), Júlio

César Carneiro, o limite foi eleva-do para corrigir a inflação acumu-lada no período, que variava de22% a 29% dependendo do índice.No caso dos materiais de cons-trução, o aumento de preços foiainda maior. O Índice Nacionaldo Custo da Construção (INCC)acumula alta de 36,43%.

Além disso, ressaltou o técni-co do BC, as empresas de cons-trução civil e as próprias institui-ções financeiras pediam o rea-juste do limite há pelo menos doisanos. “Os bancos reclamavamque o valor estava baixo demaispara financiar unidades habitaci-onais”, explicou.

Em relação ao limite para SãoPaulo, Rio de Janeiro, Minas Ge-rais e Distrito Federal, Carneirodisse que o CMN optou por esta-belecer um teto diferenciado paraadequar os financiamentos às ca-racterísticas do mercado imobili-ário dessas unidades da Federa-

ção. “O crescimento do merca-do e dos custos nessas regiõesjustificaram o limite de R$ 750mil”, declarou.

NÃO INFLACIONAO técnico do Banco Central dis-

se ainda não acreditar que a eleva-ção do limite vá inflacionar o preçodos imóveis. “Os limites foram re-ajustados em percentuais meno-res que a inflação”, justificou.

O CMN também mudou a par-cela do valor do imóvel que podeser financiado com recursos doFGTS. Pela regra anterior, até 90%do valor podia ser financiado.Agora, o percentual ficou em 90%para os financiamentos que usamo Sistema de Amortização Cons-tante (SAC), cujas parcelas come-çam mais altas, mas o abatimentodo saldo devedor ocorre maisrápido. Para os demais sistemasde amortização, o percentual foireduzido para 80%.

Em visita oficial ao Bra-sil, o presidente do Para-guai, Horacio Cortes, foirecebido ontem (30) pelopresidente da Câmara, de-putado Henrique EduardoAlves (PMDB-RN), ocasiãoem que conversaram sobreos dois países, sobre a voltado Paraguai ao Mercosul esobre a atuação do legislati-vo brasileiro. Henrique Al-ves reclamou do grandenúmero de partidos na Câ-mara. Hoje são 25 partidoscom representação na Casa.

Henrique Alves disse que,embora com muitos parti-dos, a Câmara tem consci-ência do que faz. “Não é fácilconduzir uma Casa com 20partidos”, reclamou. Alvesjá havia criticado a criaçãode novas legendas. Antes deser recebido por HenriqueAlves, o presidente HoracioCortes foi recebido pelo vice-presidente do Senado, sena-dor Jorge Viana (PT-AC).

Sobre as prováveis vota-ções da Câmara nesta sema-na, Alves disse que pretende

DEM pede investigaçãosobre denúncia contra Dilma

Henrique Alves reclama donúmero de partidos na Câmara

votar hoje os três projetosde lei que estão com urgên-cia constitucional vencida e,em seguida, colocar em vo-tação a minirreforma eleito-ral. Trancam a pauta, osprojetos que tratam da anis-tia de dívidas das santas ca-sas de Misericórdia, da cria-ção da Agência Nacional deAssistência Técnica e Exten-são Rural (Anater) e o quecria cargos comissionadospara o Departamento Naci-onal de Infraestrutura deTransportes (Dnit).

“Vou pautar amanhã(hoje) a minirreforma eleito-ral. Temos as três urgências,que são temas consensuais, evou pautar a minirreformaeleitoral. Se a casa quiservotar, poderá fazê-lo, se nãoquiser, lamentarei, porquesão procedimentos eleitoraisque visam a baratear as cam-panhas, simplificar e dar maistransparências às campa-nhas. Se não houver interes-se em votar, respeitarei a de-cisão soberana do plenário”,disse Alves.

O líder do DEM na Câmara,Ronaldo Caiado (GO), protocolouontem (30) uma representaçãopedindo que a Procuradoria-Geralda República (PGR) investigue doiscrimes relacionados à eleição deDilma Rousseff em 2010. Para opartido, é preciso apurar se houvecompra de votos e falsificação dedocumentos no pleito de 2010.

De acordo com o jornal Folhade S. Paulo, cabos eleitorais deDilma que aparecem como “vo-luntários” na prestação de con-tas de campanha de 2010 afir-mam que receberam dinheiropelo trabalho realizado no segun-

do turno da eleição. A contabili-dade, informou o periódico, foiaprovada pelo Tribunal SuperiorEleitoral (TSE).

“Houve crime. Está claro quehouve compra de votos e, maisgrave, a falsificação de documen-tos”, disse Caiado. Na represen-tação, que contém a íntegra dareportagem do jornal, disse que épreciso abrir um inquérito paraapurar a “prática de crime eleito-ral”. “Um olhar atento sobre avida eleitoral pátria ainda tem in-felizmente revelado a existênciade algumas candidaturas repúbli-ca e democraticamente descom-

Seis desembargadores concorremà presidência do TJ-PR

Seis desembargadoresconcorrem à presidência doTribunal de Justiça do Para-ná (TJ-PR), em eleição queacontece na quinta-feira (03).Participam do pleito os de-sembargadores Antenor De-meterco Junior, Sérgio Are-nhart, Robson Cury, MiguelThomaz Pessoa Filho, Gui-lherme Luiz Gomes e LuizSérgio Neiva de Lima Vieira.A lista oficial dos inscritos foianunciada pelo TJ no inícioda noite de ontem (30), últi-ma dia de inscrições.

É a primeira vez que to-dos os 120 desembargado-res poderiam se candidatar,já que antes a inscrição eraprivada aos 25 integrantes

do Órgão Especial do TJ.Mesmo assim, apenas doisdos seis candidatos não fa-zem parte do Órgão Especi-al: Robson Cury e AntenorDemeterco. Por coincidên-cia, Luiz Sérgio Neiva deLima Vieira assumiu ontemo lugar de Paulo RobertoHapner no Órgão, segundoo site do TJ.

O eleito vai cumprir orestante de mandato dei-xado por Clayton Camar-go, que renunciou ao cargode presidente do TJ na se-mana passada. Para con-correr, os seis inscritos ti-veram que comprovar quenão tinham processos atra-sados em seus gabinetes.

Servidor do Senado terá de devolver R$ 130 mil

promissadas”, afirmou no texto.Na visão do líder do DEM, o

crime da caixa 2 está prescrito, jáque as contas foram aprovadaspelo TSE e o prazo para questio-nar na Justiça Eleitoral já pas-sou. Após a representação serprotocolada, o procurador-geralda República, Rodrigo Janot, de-cide se abre uma investigaçãoou não. Ele pode arquivar o pedi-do diretamente se considerarque as informações prestadaspelo DEM, baseadas na reporta-gem da Folha de S. Paulo, nãosão suficientes para um proces-so contra Dilma.

Os servidores do Senado be-neficiados por supersalários eoutras irregularidades na folhade pagamento deverão devol-ver, em média, R$ 130 mil aoscofres públicos, após a determi-nação do Tribunal de Contas daUnião (TCU). O valor é uma es-timativa feita pelo Congressoem Foco com base na quantida-de de funcionários da Casa e nototal de R$ 788 milhões de preju-ízos em cinco anos apuradospela auditoria 629/09 da Secre-taria de Fiscalização de Pessoal(Sefip) do TCU. As cobrançasnão se restringem aos mega-contracheques. Também se re-ferem a outras oito irregulari-dades na folha de pagamentos.Por lei, políticos e servidoresnão podem ganhar mais que umministro do Supremo TribunalFederal (STF), cuja remunera-

ção é de R$ 28 mil por mês, maso Senado possui funcionárioscom rendimentos superiores aR$ 55 mil mensais.

Mas o valor a ser devolvidopode ser ainda maior. Isso por-que nem todos os cerca de seismil funcionários do Senado de-verão pagar a conta. Outros, noentanto, foram flagrados emmais de uma irregularidade apon-tada pelo TCU, e deverão pagarpor vários problemas. Além dis-so, de acordo com o presidentedo TCU, ministro Augusto Nar-des, o valor a ser cobrado ape-nas dos donos dos supersaláriosgira em torno de R$ 300 milhões,o que dá R$ 646 mil para cada um.

DESCONTOSO presidente do Senado, Re-

nan Calheiros (PMDB-AL), quedeterminou o “imediato” cum-

primento da decisão do TCU,disse que serão descontadasparcelas dos servidores à pro-porção de 10% dos salários. Ouseja, serão parcelas de no má-ximo R$ 2,8 mil, já que a Casaagora promete cumprir o tetosalarial de R$ 28 mil mensais.

Dessa forma, em média, osservidores levariam quatroanos para honrar todos osR$ 788 milhões recebidos irre-gularmente. No caso apenasdos 464 donos dos supersalári-os, seriam 19 anos para recu-perar os R$ 300 milhões embol-sados irregularmente. Em mé-dia, seriam 230 parcelas de R$2,8 mil para cada servidor com-pletar os R$ 646 mil que rece-beu como fruto de megacon-tracheques entre 2009 e esteano. Se o pagamento começarhoje, só terminará em 2032.

Page 5: 10 01 2013

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

Dilma ressalta importância do Paraguai no MercosulNo entanto, presidenta defendeu a integração da Venezuela, aprovada em 29 de julho de 2012,

o mesmo dia em que o Mercosul suspendeu o Paraguai

DIPLOMACIA

A presidenta Dilma Rous-seff recebeu ontem (30) seucolega paraguaio, HoracioCartes, e ressaltou a "impor-tância" da presença do Para-guai no Mercosul, bloco quemanteve o país suspenso en-tre julho de 2012 e agostodeste ano.

"Discutimos bastante so-bre o Mercosul", declarouDilma após um reunião pri-vada com Cartes, a quemreiterou a "importância" queo Brasil atribuiu a seu paíse de sua participação no blo-co que também é integradopor Argentina, Uruguai eVenezuela.

Dilma defendeu a integra-ção da Venezuela, aprovadaem 29 de julho de 2012, omesmo dia em que o Merco-sul suspendeu o Paraguaiapós considerar a destituiçãodo então presidente Fernan-do Lugo como uma "ruptura

A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem (30) o colega paraguaio,

Horacio Cartes: na pauta, entre os vários assuntos esteve a construção

de uma segunda ponte entre ambos os países sobre o Rio Paraná

Reuters/Ueslei Marcelino

da ordem constitucional"."Ao integrar a Patagônia aoCaribe, tornamos a nossa re-gião com tecido mulitlateralmuito mais forte", sustentoua presidenta sobre a entradada Venezuela no bloco, quefoi rejeitada pelo Congresso

do Paraguai no período emque esse país estava suspen-so do bloco.

Embora a sanção ao Para-guai tenha sido levantada apósa posse de Cartes em agosto,seu governo ainda não deu ospassos necessários para a

reincorporação ao bloco.Segundo Dilma disse ontem,a presidenta "espera um rá-pido retorno" do país aoMercosul.

Durante a reunião priva-da que manteve com Cartes,foram discutidos assuntosrelativos ao comércio bilate-ral e à cooperação nas áreassocial, econômica e de infra-estruturas, afirmou Dilma.

A presidenta brasileira as-segurou que confia que, emum "breve prazo", comecemas obras para a construçãode uma segunda ponte entreambos os países sobre o RioParaná, com a qual seriamunidas as cidades de Presi-dente Franco (Paraguai) e Fozdo Iguaçu.

A construção dessa pontefoi estipulada em 2008, quan-do seu custo foi calculado emUS$ 60 milhões, que seriamfinanciados inteiramente pelo

Brasil, mas o projeto está es-tagnado desde então.

Segundo Dilma, que nãodeu detalhes sobre a retoma-da desse projeto, a segundaponte daria um "forte impul-so" ao comércio bilateral, pois"fará facilitará o transportede cargas".

A presidenta também res-saltou a "transcendência" deuma linha de transmissão deenergia elétrica entre a re-presa binacional de Itaipu ea cidade de Assunção, queestá em seus lances finais edeve ser inaugurada antesde fim de ano. "É uma grandeobra, que permitirá ao Para-guai atrair novos investi-mentos, que contribuirá auma maior industrializaçãodo país e que ajudará a inte-grar mais as cadeias produti-vas com o Brasil e o resto dosparceiros do Mercosul”, de-clarou Dilma.

Page 6: 10 01 2013

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

PRÓPRIA

Receita do Paraná cresce12,3% de janeiro a agosto

Em oito meses, arrecadação total foi de R$ 20,3 bilhões

Aluizio Ferreira de Araujo, 68 anos, supervisor de

manutenção predial de Campo Grande (RJ): estamos sen-

do lembrados a todo o momento sobre jovens que estão

lotando presídios e sendo absorvidos pelo crime, que

ostenta bens materiais e cega muitos dos nossos jovens.

Existe um plano forte de investimento na qualificação e

oportunidades de empregos formais, além da capacitação

de novos empreendedores?

Presidenta Dilma: existe sim, Aluizio. O governo federal tem

ampliado a oferta de educação para os jovens, exatamente para

que eles tenham uma melhor qualificação e aproveitem as

muitas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

Criamos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e

Emprego - Pronatec que, desde o seu lançamento, em 2011, já

beneficiou 4,4 milhões de jovens e trabalhadores, que puderam

fazer cursos técnicos e cursos de qualificação profissional. Nossa

meta é ofertar oito milhões de vagas até 2014. Recentemente

lançamos o Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br), portal do Minis-

tério da Educação que facilita o acesso aos cursos técnicos do

Pronatec. Muitos cursos do Pronatec incorporam, em seus currí-

culos, aulas de empreendedorismo. Estamos também ampliando

o acesso ao Ensino Superior, inclusive levando mais universida-

des públicas para o interior do Brasil. O número de matrículas na

graduação subiu de 3,5 milhões em 2002 para 6,4 milhões em

2010, e em 2012 alcançamos sete milhões de matrículas. A

expansão se deu com o crescimento da rede federal de ensino e

também com ampliação do acesso ao ensino privado, inclusive

com a concessão de 1,2 milhão de bolsas do Prouni e com 1,1

milhão de contratos de financiamento do Fies. Com essas políti-

cas, queremos que nossos jovens tenham cada vez mais oportu-

nidades de formação e de ascensão social, acreditando em suas

carreiras e em seus empreendimentos.

Ainda há vagas para quem quiser estudar no exterior

pelo programa Ciência sem Fronteiras ? (*)

Sim, os estudantes que desejarem estudar no exterior devem

se preparar, pois neste mês de outubro vamos abrir novas chama-

das para universidades em 17 países. Os estudantes que forem

selecionados seguirão os passos de outros 53 mil que, nesses dois

anos de existência do programa, conseguiram uma bolsa para estudar

fora do Brasil, com tudo pago pelo governo brasileiro, desde a

mensalidade da universidade até o alojamento e a alimentação.

Desses universitários, 14 mil já concluíram seu ano de estudo no

exterior e agora estão voltando para o Brasil, com uma vontade enorme

de compartilhar os novos conhecimentos e, assim, ajudar a melhorar

as nossas universidades e acelerar a produção de novas tecnologias

e inovações. A educação é o nosso passaporte para o futuro, e por isso

o Ciência sem Fronteiras é um dos grandes programas do meu

governo. Com ele, estamos levando nossos melhores alunos para

estudar nas melhores universidades do mundo. Estudantes das

áreas exatas e biológicas, como engenharia, medicina, ciências

biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, química,

física, biologia e matemática, entre outros, podem ser beneficiados

pelo Ciência sem Fronteiras. Esses jovens têm uma bolsa para

estudar um ano em universidades ou institutos de pesquisa de alta

qualidade no exterior, além de terem a oportunidade de fazer estágio

em alguns dos laboratórios e empresas mais importantes do mundo.

Nas universidades no exterior, os estudantes do Ciência sem Fron-

teiras têm a oportunidade de trabalhar em laboratórios superequipa-

dos, desenvolver experiências, enfrentar desafios, criar novos produ-

tos ou novos serviços. Uma questão muito importante é que o

principal critério de seleção do Ciência sem Fronteiras é o mérito do

estudante. Para participar, o estudante precisa ter feito, pelo menos,

600 pontos no Enem e ter um bom desempenho no curso superior

que faz aqui no Brasil. Todos podem se candidatar a uma bolsa do

Ciência sem Fronteiras desde que atendam a estes critérios. Os

interessados podem consultar o site www.cienciasemfronteiras.gov.br

para obter todas as informações sobre os cursos e as inscrições.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvidapelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

Nos oito primeiros meses de2013, o Paraná totalizouR$ 15,7 bilhões em receita pró-pria, o que representou aumentode 12,93% sobre os R$ 13,9 bi-lhões arrecadados em igual pe-ríodo do ano passado. Os núme-ros constam do balanço do 2ºquadrimestre das contas do Es-tado, que o secretário estadualda Fazenda, Luiz Carlos Hauly,apresentou em audiência públi-ca realizada na Assembleia Le-gislativa do Paraná, ontem (30).

Para o secretário da Fazen-da, o desempenho da receitareflete o esforço do Governo doParaná em cumprir o orçamen-to do Estado do ano. Em oitomeses, a arrecadação total foide R$ 20,3 bilhões, o que permi-tiu processar/liquidar R$ 19,3bilhões em compromissos e pa-gar R$ 18,1 bilhões em despe-sas. O resultado representa su-perávit de R$ 1 bilhão e deR$ 2,2 bilhões, respectivamente.

Ao demonstrar que as con-tas do Estado estão dentro doprevisto, Hauly disse que o go-verno tem conseguido o equilí-brio entre receita e despesa.“Vamos cumprir integralmen-te o orçamento, ou seja, honrartodos os nossos compromissospontualmente”, afirmou.

Na avaliação do secretá-rio, o balanço das contas esta-duais poderia ser ainda me-lhor não fosse o baixo cresci-mento das transferências fe-derais, de somente 3,6% nocomparativo entre 2012 e 2013,passando de R$ 2,4 bilhõespara R$ 2,5 bilhões no período.

Ele explica que se os repas-ses federais tivessem cresci-do na mesma proporção daarrecadação paranaense, te-riam entrado nos cofres doEstado mais R$ 231 milhõesneste ano. “Com isso fica claroque, se dependesse do governofederal, o Paraná não teria con-dições de honrar os seus com-promissos”, esclareceu.

Hauly destacou o eficientetrabalho da Secretaria da Fa-zenda e da Coordenação daReceita Estadual (CRE), que fezcom que o Paraná tenha o me-lhor desempenho na arreca-dação do Imposto sobre Circu-lação de Mercadorias e Servi-ços (ICMS) entre os demais es-tados brasileiros. “Nos últi-

mos 32 meses, o recolhimentodeste imposto cresceu 44% noParaná frente aos 35% obtidospor São Paulo e Rio Grande doSul”, comparou.

Entre janeiro e agosto desteano, foram pagos R$ 10,6 bi-lhões em salários do funciona-lismo público, R$ 4,1 bilhõesem transferências aos municí-pios, R$ 3,75 bilhões foram des-tinados para cobrir as despe-sas de custeio e R$ 919 milhõespara o pagamento de juros eamortização da dívida, enfati-zou o secretário.

ACIMA DA MÉDIAHauly disse ainda que, des-

de 2011, apesar da redução dastransferências federais para oEstado, a economia do Paranácresceu acima da média nacio-nal. “Com isso conseguimosgerar mais empregos, aumen-tar a massa salarial e abrir maisempresas”, lembrou.

Para ele, só o resultado obti-do até agora pelo Paraná Com-petitivo resume o acerto dos pro-gramas de incentivo aos setoresprodutivos para expandir a eco-nomia estadual, fundamenta-dos na credibilidade política esegurança jurídica. “Até agora,o investimento de atração deempresas passa dos R$ 22 bi-lhões com a geração de 171 milempregos formais”, disse.

Destacou ainda que o Go-verno Beto Richa realiza o mai-or programa habitacional dahistória paranaense, contabili-zando até o momento 55 milimóveis entregues e em obras,além de mais 30 mil unidadesem contratação, em 397 municí-pios. Hauly lembrou ainda que,nos oito anos anteriores, foram

construídas 18 mil moradias.Exemplificando o bom mo-

mento vivido pelo Estado, osecretário ainda citou que, en-tre 2011 e 2012, foram gera-dos 214 mil empregos comcarteira assinada. Neste ano,foram criados mais 91 milempregos até agora.

O Estado registra o maiorinvestimento em infraestrutu-ra de sua história, incluindoestradas, portos, energia, sane-amento, habitação, construçãode escolas, postos de saúde edelegacias. Em números glo-bais, segundo Hauly, estão sen-do investidos R$ 12,5 bilhões.

PIBHauly afirmou ainda que

Produto Interno Bruto (PIB)paranaense tem superado o de-sempenho da economia nacio-nal nos últimos anos: apenasentre 2003 e 2010, o Brasil cres-ceu 4% e o Paraná, 3,8%; mas, apartir de 2011, o desempenhoestadual passou a ser maior.

Naquele ano, o PIB brasilei-ro cresceu 2,7%, enquanto o es-tadual registrou aumento de4%; em 2012, houve coincidên-cia na expansão, de 0,9%. Noentanto, de janeiro a julho desteano, a economia do Paraná cres-ceu 4% frente aos 2,6% do país,segundo dados do InstitutoParanaense de Desenvolvimen-to Econômico e Social (Ipardes).

Para o secretário, se nãohouvesse demora por parte dogoverno federal em autorizar aliberação dos empréstimos deR$ 3 bilhões solicitados peloGoverno do Estado, o Paranáestaria em situação bem me-lhor. “Teríamos ido muito alémdo que já crescemos”, afirmou.

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, prestou contas

do orçamento do Estado na Assembleia Legislativa, ao lado

do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni e

do secretário-chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes

Julio Cesar da Costa Sousa/Sefa

Page 7: 10 01 2013

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

MELHORIAS

Governo recupera 1,5 mil km derodovias do Oeste e Sudoeste

Até o final de 2014 serão investidosR$ 179 milhões em 36 rodovias

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Agentes penitenciários podem entrar em greve se não houver acordocom o governo http://wp.me/p2gEb0-g7d

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Atlético e Coritiba entram na semana do Atletiba em situações

contrárias em relação ao duelo anterior. http://bitly.com/14WrIRz

Jorge Stolfi (@JorgeStolfi)Professor da Unicamp

O que os eleitores da Marina “renovadora” acham da paixão que o“obsoleto” PSDB tem por ela?

Eduardo Guimarães (@eduguim)Presidente do Movimento dos Sem Mídia

Marcelo Neri, presidente do Ipea: “Brasil dos economistas está piordo que o dos brasileiros. PIB cresceu 0,9%, mas renda média cresceu8,9%”.

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB

A Unila abriu inscrições para primeiro mestrado da instituição, em Fozdo Iguaçu.

Felipe Patury (@FelipePatury)Colunista da Época

Bate um bolão: Dilma quer que Aldo Rebelo fique no governohttp://glo.bo/16P5AoY

Carta Capital (@cartacapital)“Vou ser a metamorfose ambulante de Dilma”, diz Lula sobre eleições

2014 | http://bit.ly/16Patyl

G1 (@g1)Para renda subir 40% até 2022, país deve crescer 4% ao ano, diz

Mantega http://glo.bo/1dRWbD0

Desenho Tático (@Desenho_Tatico)Grêmio venceu o São Paulo graças ao que tem de melhor: a defesa-

http://zhora.co/14XBFya

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)EUA: impasse sobre Orçamento pode levar funcionário a ficar sem

receber http://jb.com.br/.ea8c

Vaticano anuncia para 27 de abril canonizações de João XXIII e JoãoPaulo II http://jb.com.br/.ea73

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Árbitro relata garrafa na súmula, e Corinthians pode perder até mais dezmandos.

Cielo diz a jornal que "parte estrutural da natação brasileira só piorou"após ouro de 2008

Globo Rural (@Globo_Rural)Consulta pública vai debater obras no Porto de Paranaguá:http://ow.ly/pl1wD

Folha de S.Paulo (@folha_com)BC prevê inflação de 5,8% neste ano e reduz expectativa para alta do PIB.http://folha.com.br/no1349471

Fábio Campana (@fabiocampana)JornalistaPetrobras eleva produção para neutralizar efeitos da interferênciapolítica.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Guia: Cruzeiro dispara na liderança e tem 94% de chances de sercampeão http://glo.bo/19Q8w6l

As obras de recuperação econservação que o Departa-mento de Estradas de Roda-gem (DER-PR) está fazendoem 1,5 mil quilômetros derodovias estão beneficiando1,89 milhão de paranaenses.Os serviços estão acontecen-do em 36 rodovias do Oeste eSudoeste do Paraná, ondeestão sendo investidos, até ofinal de 2014, R$ 179 milhões.

As obras são para melho-rar o fluxo de veículos, a se-gurança e visibilidade dosmotoristas e pedestres, alémde aumentar o escoamentodos produtos das regiões(grandes produtoras de aves,soja e milho). “São obras quevão aumentar a durabilidadedo asfalto, a visibilidade dosusuários que trafegam poressas rodovias, além de ofe-recer mais segurança e con-forto aos motoristas”, disseo diretor-geral do DER-PR,Nelson Leal Junior.

Os serviços fazem parte domaior programa de conser-vação e recuperação de rodo-vias paranaenses. Estão sen-do investidos, pelo Governodo Estado, R$ 840 milhõespara melhorar a condição de11,8 mil quilômetros de ro-dovias asfaltadas e tambémestradas de terra. Deste va-lor, R$ 179 milhões são dasregiões Oeste e Sudoeste.

Nos 1,5 mil quilômetrosdas 36 rodovias que estãorecebendo os trabalhos doDER, os serviços são de me-lhoria do asfalto e visibilida-de. No asfalto as obras são demicrorrevestimento, reperfi-lagem, tapa-buracos e remen-dos, que nivelam as imperfei-ções e buracos da pista, au-mentando a vida útil dospavimentos.

E para melhorar a visibi-lidade nas rodovias e evitaracidentes de veículos e trans-tornos de motoristas e pe-destres, estão sendo feitoscorte de vegetação e limpezade pista, placas, pontes e sar-jeta. Além de roçada manuale mecanizada.

SERVIÇOSAlguns dos serviços que

as equipes contratadas peloDER-PR estão fazendo sãonas PR 912, PR 493, PR 182e PR 317.

Na PR 912, entre a PR 449e o município de CoronelDomingos Soares, está sen-do feito, ao longo de 27 qui-lômetros, serviço de reperfi-lagem com massa quente,para alinhar as trincas e im-perfeições da pista. A previ-são é que a obra termine nospróximos 25 dias.

Na PR 493, de Pato Bran-co ao entroncamento da PR

281, as equipes estão fazendolimpeza da faixa de domínio eroçada mecanizada, ao longodos 68 quilômetros. Esses sãoserviços rotineiros que fazemparte do contrato de manu-tenção da rodovia, que vai atéagosto de 2014.

Entre Palotina e Toledo,na PR 182, estão sendo feitostapa-buraco, remendo e re-perfilagem nos 51 quilôme-tros do trecho. São obras quevão aumentar a durabilida-de do pavimento e melhoraro fluxo de veículos. A previ-são é que os serviços termi-nem nos próximos 30 dias.Na mesma rodovia, entre Pa-lotina e o Rio Piquiri, foramfeitas reperfilagem e coloca-ção de sinalização.

E na PR 317 as equipestrabalham ao longo de 85quilômetros, entre Ouro Ver-de do Oeste, São José dasPalmeiras e Santa Helena.De Ouro Verde do Oeste atéSão José das Palmeiras, ostrabalhos rotineiros são derecomposição de sinalizaçãovertical e corte de vegeta-ção. E do distrito de SãoClemente a Santa Helena,as equipes terminaram naúltima sexta-feira (27) a lim-peza e pintura de ponte,remendo e reperfilagem, me-lhorando a visibilidade e acondição do pavimento.

Os serviços fazem parte do maior programa de conservação e recuperação de rodovias paranaenses

Jorge Woll/SEIL/DER

Page 8: 10 01 2013

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Presidente recebe projeto da Lei Orçamentária para 2014Para o próximo ano, receita corrente líquida será de R$ 35,8 bilhões

O projeto de Lei Orçamen-tária Anual (LOA) para oexercício financeiro de 2014foi entregue na manhã deontem (30) ao presidente daAssembleia Legislativa, de-putado Valdir Rossoni(PSDB), pelos secretários deEstado de Governo, CezarSilvestri, e do Planejamentoe Coordenação Geral, Cás-sio Taniguchi. A propostagovernamental cumpre as-sim os preceitos da Consti-tuição Estadual, que deter-mina prazo até o último diado mês de setembro para oenvio da mensagem ao Po-der Legislativo.

Para o próximo ano, areceita corrente líquida seráde R$ 35,8 bilhões. Os in-vestimentos previstos emeducação são de R$ 6,2 bi-lhões (equivalente a 30%);já para a saúde, a rubricaserá de R$ 2,2 bilhões (12%);e R$ 2,6 bilhões em segu-rança pública. “Estamos se-guindo os preceitos legais e

entregamos assim a propos-ta do orçamento do próximoano à Assembleia. É um or-çamento bem considerável eque será implantado com asdeterminações dos percentu-ais legais, como em saúde eeducação, além de outras áre-as e projetos importantes dogoverno”, disse Taniguchi.

Na opinião do secretá-rio, as despesas e investi-mentos para o próximo anopoderiam ser implementadoscom repasses de recursosfederais e com a liberação definanciamentos pleiteadospelo Executivo. “Espero queesta previsão possa ser com-plementada com os financia-mentos. Os repasses federaisestão minguando. A nossareceita é justa em relação àaplicação. É preciso uma re-forma tributária para o for-talecimento dos estados e mu-nicípios”, ponderou.

REPASSESAs demais vinculações

previstas também dizem res-peito a 5% de repasse ao Po-der Legislativo (dos quais3,1% para a Assembleia Le-gislativa e 1,9% ao Tribunalde Contas do Estado); de cer-ca de R$ 893 milhões; R$ 1,6bilhão (9,5%) ao Poder Judi-

ciário; R$ 731 milhões(4,15%) ao Ministério Públi-co; e R$ 47 milhões à Defen-soria Pública do Estado. “OsPoderes constituídos cum-prem hoje as suas atribuiçõeslegais. E agora compete aoLegislativo dar prosseguimen-

to ao processo de análise porparte da Comissão de Orça-mento da Casa e o devido pra-zo para discussão por partedos parlamentares. É um mo-mento importante”, analisouo chefe do Poder Legislativo,deputado Valdir Rossoni.

Secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi, e o secretário de Estado de Governo, Cezar Silvestri,

entregaram a Lei Orçamentária Anual para 2014 ao deputado Valdir Rossoni

Nani Gois/Alep

Page 9: 10 01 2013

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 POLÍTICA

ALFREDO KAEFER

“Encontro marcou vigor, fortalecimento e união do PSDB”De acordo com deputado federal, evento evidenciou especialmente a união

entre o governador Beto Richa e o senador Alvaro Dias em um projeto maior

O PSDB promoveu, no últi-mo sábado (28), em Curitiba,encontro regional com a pre-sença do presidente nacionaldo partido e pré-candidato apresidente da República, se-nador Aécio Neves. A progra-mação reuniu lideranças tuca-nas do Paraná, Santa Catarinae Rio Grande do Sul. O eventodeixou lado a lado o governa-dor Beto Richa e o senador Al-varo Dias, que integram o ni-nho tucano, mas que já prota-gonizaram diversas divergên-cias políticas nos últimos anos.

Em entrevista ao O Presen-te, o 2º vice-presidente do dire-tório estadual do PSDB, depu-tado federal Alfredo Kaefer,enalteceu que se emocionoucom o encontro, especialmentecom o discurso de Alvaro Dias.“Quando ele usou a palavra,em determinado momento cha-mou a união e disse que as dife-renças eram pequenas e des-prezíveis diante dos desafios edo quadro que nos coloca à fren-te num projeto estadual e, prin-cipalmente, num projeto naci-onal, que todos nós devemosestar envolvidos”, comenta. “Oencontro não só marcou o vigordo PSDB como o fortalecimentoe mostrou a união do partidocom a volta do Alvaro paradentro do grupo. Foi muitobom. Temos tudo para mar-char juntos. Temos um pré-can-didato forte ao Governo do Es-tado (Beto Richa), um pré-can-didato ao Senado (Alvaro Dias),cujo nome já está definido, e umpré-candidato à Presidência da

República (Aécio Neves). Alémisso, queremos mostrar as ma-zelas e os erros que este governofederal comete e apontar a dire-ção e rumo certo que precisa-mos caminhar para construirum país diferente deste que es-tamos vivendo”, declara.

REELEIÇÃO AO SENADOQuestionado se a pré-can-

didatura de Alvaro Dias ao Se-nado, numa disputa à reelei-ção, está confirmada, já quehouve muitas especulações nosúltimos dias de que ele poderiaser candidato a presidente ouvice em outro partido, Kaefer éenfático: “Isso tudo está enter-rado, está superado. A presen-ça dele no encontro foi emble-mática, mostrando a união. Di-ferenças existiram e existem,mas são todas superáveis dian-te de um grande projeto queestaremos juntos”, garante.

Por outro lado, ao ser per-guntado se o fato do PSDB doParaná já ter um pré-candida-to para a disputa ao Senadopode prejudicar eventuais ali-anças no ano que vem, já que opróprio PSD, sigla aliada aogovernador, tem no deputadoEduardo Sciarra um potencialpré-candidato ao mesmo car-go eletivo, o deputado respon-de que é legítimo outros parti-dos apresentarem nomes paraa disputa eleitoral.

“Nós temos o desafio de cons-truir uma aliança forte no Esta-do e caminharmos juntos. Achoque há muita coisa que pode sersuperada e evidente que não con-

seguiremos ser unânimes. Lon-ge desse propósito de ser unani-midade. Mas acredito que o gru-po que está em torno do gover-nador vai construir uma alian-ça muito forte e muito unida.Evidente que poderá ter na me-tade do ano que vem, quandoacontecem as convenções, umaou outra defecção, mas isso é dademocracia, dos partidos, e va-mos ter que encarar problemasque surgirem. Mas entendo queserá construído um grupo mui-to forte e que vai estar unidopara a eleição de 2014. Não serádiferente em nível nacional,pois há diversos pré-candida-tos e no primeiro turno haveráuma dispersão, mas penso quetem como chegar no segundoturno e aí estaremos unidos”,conclui o parlamentar.

Deputado federal Alfredo Kaefer sentado entre o senador Alvaro Dias e o presidente nacional do

PSDB, senador Aécio Neves, durante discurso do governador Beto Richa: “Será construído

um grupo muito forte e que vai estar unido para a eleição de 2014”

Divulgação

Durante o encontro de sábado, o senador e presidentenacional do PSDB, Aécio Neves, destacou a liderança dogovernador Beto Richa. “O Paraná é governado por um doshomens mais completos da minha geração. Beto Richa, oseu talento, a sua trajetória política são fundamentais paraque o Paraná continue no rumo certo e para nos ajudar aretomar o crescimento do Brasil”, enalteceu o tucano, paramais de três mil pessoas que lotaram as dependências doClube Urca.

“O entusiasmo do que vemos no Paraná contagia oBrasil inteiro. Temos uma opção, uma grande alternativapara o país no nome do Aécio Neves - um dos maisarticulados políticos do país, tem a tradição da boa políticaque vem de família. Tenho plena convicção que podemos evamos vencer as eleições presidenciais no ano que vem”,retribuiu Beto Richa no encontro.

“Este é o meu reencontro com PSDB do Paraná e estareiao lado de Beto Richa para assegurar mais quatro anos deboa governança no Estado”, disse Alvaro Dias. “Estou muitosatisfeito com este encontro”, declarou o ex-deputadoEuclides Scalco.

Paraná é Beto Richa, diz Aécio

Page 10: 10 01 2013

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

MARECHAL RONDON

Sugestão pode viabilizar construção da nova CâmaraMedida para conseguir tirar do papel o projeto da nova sede da Casa de Leis pode trazer como

consequência a retirada do parque de máquinas da prefeitura do centro da cidade

Os vereadores de MarechalCândido Rondon aprovarampor unanimidade, na sessãoordinária de ontem (30), re-querimento assinado pelosnove edis que permitirá elabo-rar um protocolo de intençõesentre o Poder Legislativo eExecutivo visando à antecipa-ção da devolução à prefeiturade recursos gerados pela eco-nomia da Câmara, no períodoentre janeiro e maio deste ano,que soma R$ 650 mil. Destaforma, busca-se viabilizar aimediata construção de umnovo parque de máquinas paraa Secretaria Municipal de Vi-ação e Serviços Públicos fora

da zona urbana. Em contra-partida, a atual área do par-que seria destinada para aconstrução da nova sede daCasa de Leis rondonense.

O objetivo é que o proto-colo de intenções seja feito noprazo máximo de 15 dias. “Jáexiste a reclamação de mora-dores em relação aos maqui-nários que transitam na áreacentral da cidade. Se analisar-mos toda a estrutura do par-que de máquinas, ela está a100 metros do Poder Legisla-tivo. Com isso, o deslocamen-to deste maquinário para ointerior precisa passar pelocentro de Marechal Rondon.

A nossa intenção é fazer essapermuta com o Poder Execu-tivo”, expôs o presidente daCâmara de Vereadores, IlarioHofstaetter (Ila).

Ele lembrou que pelo tra-balho desenvolvido no mu-nicípio a Casa de Leis carecede um espaço mais amplo paraatender melhor a comunida-de. “Faríamos duas coisas:teríamos um espaço maior emelhor para os vereadores eservidores desta Casa, ao mes-mo tempo em que tiraríamostodo maquinário pesado docentro de Marechal Rondon.A medida traria estes doisbenefícios”, ressalta.

Elmir defende implantação do projeto Ciclo VidaDurante a sessão ordinária

da Câmara de Vereadores deMarechal Cândido Rondon, re-alizada ontem (30), Elmir Portdefendeu a implantação do pro-jeto Ciclo Vida no município. Amedida possibilitaria a cons-

trução de ciclovias ligando asede municipal aos distritos.Ofício neste sentido será enca-minhado ao Poder Executivomunicipal, ao deputado esta-dual Elio Rusch, ao deputadofederal Dilceu Sperafico e a di-

retores da Itaipu Binacional,cujo objetivo é que todos em-penhem esforços no sentido deviabilizar a liberação de re-cursos que permitam concre-tizar o projeto.

De acordo com o vereador,a expectativa é construir qua-tro ciclovias: a Ciclovia do Tu-rismo (que ligaria a sede aosdistritos de Iguiporã, Bom Jar-dim e Porto Mendes), a Ciclo-via da Produção (ligaria a sedeaos distritos de Margarida eSão Roque), a Ciclovia do Tra-balhador (ligaria a sede ao dis-trito de Novo Três Passos) e aCiclovia do Progresso (ligariaa sede ao distrito de Novo Ho-rizonte). “Seria um grande es-tímulo ao uso de bicicletas,garantindo a segurança dosciclistas e ampliaria conside-ravelmente a qualidade devida de milhares de rondonen-ses”, argumenta. “Isso não égasto, mas é um investimento,tanto na área de saúde, comoambiental, social e de mobili-dade”, complementa.

Maria Cristina Kunzler

Marcio Rauber pede informaçõessobre paralisação das obras do teatro

O vereador Marcio Rau-ber, de Marechal CândidoRondon, é autor de requeri-mento aprovado na sessãoordinária da Casa de Leis,realizada ontem (30), em quesolicita informações da pre-feitura sobre os motivos que

levaram à paralisação da cons-trução do teatro municipal e oscustos necessários para a con-clusão da obra.

O parlamentar quer saberem que data foi iniciada a pri-meira etapa de edificação doteatro municipal; quanto já foi

investido na referida obra, atéo presente momento; por qualrazão a obra foi paralisada;quanto é necessário para quea obra seja totalmente conclu-ída; e, por fim, qual a previsãoda administração municipalpara a conclusão do teatro.

Vereador Elmir

Port: “Diversos

municípios

do mundo

inteiro estão

estimulando as

pessoas a usar a

bicicleta para

melhorar a

mobilidade

urbana. Rondon

conta com

viabilidade

geográfica para

isso, mas faltam

ciclovias”

Vereadores pedem criação doConselho Municipal da Juventude

Com o objetivo de aten-der a um anseio popular eda classe política, os verea-dores Josoé Pedralli e Clei-ton Freitag (Gordinho doSuco) apresentaram, nasessão de ontem (30) da Câ-mara Municipal de Mare-chal Cândido Rondon, re-querimento em que solici-tam que o Executivo tomeprovidências no sentido decriar o Conselho Municipalda Juventude.

Eles lembram que tal su-

gestão foi apresentada du-rante a audiência públicapromovida pela Casa de Leisna última semana e que con-tou com a expressiva parti-cipação popular e da socie-dade organizada. “Já há adevida sensibilização do Po-der Público no que tange ànecessidade de contar com oreferido conselho. Por outrolado, é ainda mais evidente odesejo da comunidade decontar com esta organiza-ção”, apontam os edis.

Page 11: 10 01 2013

O PRESENTE | 11TERÇA-FEIRA, 1° DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

MOBILIDADE URBANA

Marechal Rondon poderá ter Comissão de AcessibilidadeProposta foi formalizada pela Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos ao Poder Público

Com o objetivo de oferecersubsídios e orientação ade-quada sobre a construção deuma cidade livre de obstácu-los, a Associação Regional dosEngenheiros e Arquitetos deMarechal Cândido Rondon(Area) propôs, oficialmente,ao Poder Público Municipal, acriação de uma Comissão Per-manente de Avaliação de Aces-sibilidade. O ofício foi entre-gue pela presidente da associa-ção, arquiteta e urbanistaAdriana da Silva Brescovitt,ao prefeito Moacir Froehlich,na quinta-feira (26), em visitadela ao gabinete.

Conforme a presidente daArea, a sugestão é de que acomissão seja regulamentadapor lei complementar para quetenha condições de avaliarprojetos e obras não residen-ciais unifamiliares a seremexecutadas, como também emobras comerciais, institucio-nais e espaços públicos emgeral existentes nas áreas ur-banas do município. “Dentreos principais problemas iden-tificados em relação à mobili-dade urbana atualmente estáa questão das calçadas e aces-sos a espaços públicos e locaisde trabalho, pois muitas ve-zes eles estão obstruídos oupossuem obstáculos. Por con-

REUNIÃO NA CÂMARA SOBRE PPAMarcos Elieser

O presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da

Câmara de Nova Santa Rosa, Amauri Ladwig, convidou o prefeito

Rodrigo Fernandes para participar de reunião da Comissão, tendo

como pauta o Plano Plurianual (PPA), entregue pelo prefeito no mês

passado e que está sendo analisado pelo Legislativo Municipal.

Também participaram da reunião o secretário da Comissão

Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, Jaime Thelen, e o

relator Paulo Wagner Netto, além presidente da Câmara, Lari Hitz,

do secretário de Administração e Finanças, Luiz München, e

assessores do Executivo e Legislativo Municipal.

calçada padrão, pois em cadalocal e região da cidade é umarealidade, sendo necessário ava-liar cada caso”, expõe Adriana.

COMPOSIÇÃOA solicitação da criação de

uma comissão permanente éresultado dos debates realiza-dos durante o Fórum Parana-ense de Acessibilidade, promo-vido pela Area em parceria como Crea/PR no dia 28 de agosto.

A ideia é de que a comissãoseja administrada pela Secre-taria de Coordenação e Plane-jamento, a qual também ofere-ceria o suporte financeiro.

A proposta prevê que a co-missão seja composta por re-presentantes de entidades re-

O ofício foi entregue pela presidente da associação,

Adriana da Silva Brescovitt, ao prefeito Moacir Froehlich:

proposta será analisada pelo Poder Executivo

ta disso, identificamos a ne-cessidade de uma comissão queavaliasse os imóveis já exis-tentes e a execução de novosprojetos para assegurar quecontemplem a acessibilidade”,defende Adriana.

Na visão dos membros daassociação, a comissão teriacondições até mesmo de reali-zar testes para conferir se osespaços e as rampas realmenteatendem às necessidades decadeirantes e outros usuários.

AÇÕESO trabalho da comissão

ocorreria quando da solicita-ção de alvará de construção,de funcionamento ou habite-se. “A partir do que os seusmembros constatem, a comis-são poderá deliberar e emitirparecer, com força de lei, so-bre eventuais inconformida-des a serem revertidas. Dessemodo, o órgão responsávelpelo alvará ou liberação, quecontinua sendo o mesmo, terápor base o parecer da comis-são”, explica Adriana.

O entendimento é de quegradativamente o municípioofereça melhores condições deacessibilidade e mobilidadeurbana. “É um trabalho pe-queno, mas que em longo pra-zo oferecerá bons resultados”,

aposta a presidente da Area.

CALÇADASAtualmente, conforme

Adriana, a grande maioriados passeios públicos apre-senta problemas. “Hoje é di-fícil encontrar na cidade pelomenos um quarteirão queofereça condições plenas decirculação de pedestres semencontrar dificuldades”,constata. Isso acontece por-que há calçadas que possuemlajotas soltas ou irregulares,raízes de árvores, desnivela-mento, plantas, equipamen-tos públicos, rampas, entreoutros obstáculos.

Segundo ela, por lei, aresponsabilidade pela execu-ção e manutenção das calça-das é do proprietário do imó-vel, independente se há cons-trução ou não no mesmo.“As pessoas precisam encon-trar condições de circularpelo passeio público sem in-terrupção”, reforça.

Em geral, as calçadas preci-sam ter, no mínimo, 1,5 metrode espaço livre para circulaçãodos pedestres. “Solicitamosque as pessoas procurem oSetor de Planejamento da pre-feitura para saber mais deta-lhes sobre como deve ser opasseio público. Não há uma

lacionadas aos grupos quenecessitam de apoio - cadei-rantes, cegos, surdos, mudos,Apae, idosos (Conselho dosIdosos, Associação dos Pio-neiros), como também repre-sentantes das secretarias deSegurança e Trânsito, Viaçãoe Serviços Urbanos, Indús-tria, Comércio e Turismo,Fazenda, Assistência Social,ou entidade que auxilie ges-tantes e crianças, SecretariaMunicipal de Saúde, Coetran,CMPD/MCR e Area. A asso-ciação ainda se colocou à dis-posição da administraçãopública para auxiliar em rela-ção a questões técnicas relaci-onadas às engenharias e ar-quitetura e urbanismo.

Concurso da Prefeitura de Medianeiratem 1.518 candidatos inscritos

Foi divulgada no DiárioOficial da Prefeitura de Medi-aneira, na sexta-feira (27), ahomologação das inscriçõesao Concurso Público e aoConcurso Público - EmpregoPúblico da prefeitura, cujasprovas serão realizadas nodomingo (06). Ao todo, são1.420 inscritos para o concur-so público e 98 para o concur-

so de emprego público, perfa-zendo 1.518 inscrições.

Os editais com todos osinscritos e informações so-bre o ensalamento e horáriodas provas estão disponíveisnos sites da prefeitura,www.medianeira.pr.gov.br,e do Instituto Saber,www.saber.srv.br, e tambémno mural da prefeitura.

Para a prova de domin-go, os candidatos devematentar para os horários. Naparte da manhã, os candida-tos devem comparecer ao lo-cal de prova às 08h30, pois osportões permanecerão aber-tos somente até as 09 horas.À tarde, os inscritos devemchegar às 14 horas, já que osportões fecham às 14h30.

Ademir Herrmann

Page 12: 10 01 2013

Servir uma Coca-Cola pode ser lin- guagem universalpara iniciar uma

relação amistosa entre des-conhecidos. Ao menos estafoi a impressão transmitidapor Alamgir Dewan Akash.Natural de Bangladesh, o jo-vem de 27 anos está moran-do provisoriamente em Ma-rechal Cândido Rondon,onde se esforça para estabe-lecer comunicações em lín-gua portuguesa e represen-tar os demais bengalis que

estão na cidade.Akash recebeu ontem(30), com largo sorriso, areportagem de O Presen-te, para contar sobre a ex-periência no Brasil.

Segundo ele, atualmenteestão em Marechal CândidoRondon 95 homens prove-nientes de Bangladesh, sen-do que outros também jáestão a caminho.

Indagado sobre o princi-pal motivo que os trouxe aopaís sul-americano, Akashaponta os confrontos políti-

c o sregis-

t r a d o sno país asi-

ático.Em Mare-

chal Rondon, otrabalhador per-

cebeu o valor depoder andar pelas

ruas sem ser persegui-do, pois em sua cidade-

natal já chegou a ser pre-so por integrar o partido

de oposição ao governo.De acordo com Akash,

confrontos entre oposito-res islamitas, polícia, ativis-tas pró-governamentais sãobastantes frequentes em Ban-gladesh. Atualmente, o paísé governado pela primeira-ministra Sheikh Hasina, lí-der da Liga Awami. Enquan-to isso, Akash faz parte dopartido islamita Jamate-e-Is-lam. Outro grupo político é

o Bangladesh Nationalis Par-ty (BND), também oposi-cionista. “Em meu país hámuito problema por causada política, por isso, no futu-ro, quero trazer a minha fa-mília para o Brasil”, pontua.

A estimativa dele é queexistem no Brasil em tornode sete mil bengalis.

Apesar de estar sob regi-me democrático parlamentar,o país vive permanentemen-te em ciclos de “guerra” polí-tica, em que, na maioria dasvezes, ficam de lados os direi-tos humanos, relata Akash.

OPORTUNIDADENa tentativa de sair de

sua terra, o jovem inicial-mente ficou dois meses emDubai, depois tentou entrarna Bolívia, até que um ami-go sugeriu o Brasil. A partirde um conhecido que temem Brasília, Akash ficou sa-bendo que encontraria opor-

tunidade de trabalhar naCooperativa AgroindustrialCopagril. Hoje, a maioriados conterrâneos dele tra-balha na Unidade Industri-al de Aves, onde também érealizado o abate de aves pormeio do sistema Halal.

Conforme Akash, no iní-cio a comunicação foi umpouco difícil, pois a línguaoficial de seu país é o bengalie mesmo sabendo falar in-glês, chinês, indiano e ou-tros idiomas, o imigrante nãoencontrou em MarechalRondon muitas pessoas ca-pazes de entendê-lo em in-glês. Por conta disso, foiobrigado a aprender portu-guês, processo que ainda estáem andamento e tem favo-recido também os seus cole-gas. “Eles têm gostado mui-to do Brasil e querem per-manecer trabalhando aqui”,assegura Akash, que já estáhá praticamente um ano no

Page 13: 10 01 2013

país, enquanto os demaisconterrâneos vieram depois.

RELIGIÃOA exemplo da realidade

em seu país, a grande maio-ria dos bengalis que estão emMarechal Rondon é de mu-çulmanos. Em Bangladesh, areligião é seguida por 75% dapopulação, enquanto os ou-tros 25% estão divididos en-tre cristãos, budistas, hinduse outros, explana Akash.

Apesar da diferença cul-tural e religiosa em relação àcidade onde estão estabeleci-dos, os bengalis muçulma-nos buscam manter hábitoscomo o de realizar cinco ora-

ções diárias: às 06 horas,13h30, 17 horas, 19 horas eàs 20h30. Em Marechal Ron-don, Akash estranhou a pos-sibilidade de namorar moçasantes de casar-se, o que é proi-bido segundo a sua religião.“Um dia a gente é namoradoe uma semana depois a mu-lher diz que não somos maisporque ela gos-ta de outroh o m e m ” ,conta, sur-preso.

FamíliaBangladesh tem cer-

ca de 180 milhões dehabitantes, enquanto aárea territorial é poucomaior do que o Estadobrasileiro do Amapá.

Os cerca de 16 milquilômetros que sepa-raram o país asiático eo Brasil são estreita-dos por Akash diaria-mente a partir de liga-ção via internet (voip).“Sinto muita saudadeda minha família, mãee irmãos”, admite. Pelarede mundial de com-putadores, os familia-res conseguem conver-sar por uma a duas ho-ras todos os dias, inde-pendente do fuso ho-rário, que dá diferen-ça de nove horas.

Naquele país, Akashtambém atuava comoator e diretor de nove-las, atividades dasquais sente falta. Eletambém já teve opor-tunidade de viajar pordiversos países, comoChina, Japão, Nepal,Singapura, Coreia,Malásia e outros. Doslugares que visitou, opaís que o conquistoufoi o Brasil. “Tudo ébom no Brasil, as pes-soas, a política. Queroir para Bangladesh sópara buscar a família.Depois quero compraruma casa e casar noBrasil”, finaliza obengali.

REVOLTAAkash é uma das exceções do seu país, onde

cerca de 50% da população com mais de 15 anosnão sabe ler nem escrever. Ele estudou comércioem uma universidade e, segundo conta, suafamília possui duas empresas, uma de confec-ções e outra de venda de pacotes turísticos. “Euganhava mais no meu país do que no Brasil, masa política é muito problemática”, lamenta.

Um dos pontos que o revolta é que até mes-mo os organismos internacionais, muitas ve-zes, não conseguem interferir para fazer valeros direitos humanos. “A Human Rights per-gunta ao governo qual é a situação do país e elediz que está tudo bem”, afirma Akash. En-quanto isso, muitas pessoas são perseguidas emortas por contestarem os atos do governo.

Page 14: 10 01 2013

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Composição do Conselho será definida até sexta em Santa HelenaReunião com a Promotoria Pública ontem (30) serviu como forma

de esclarecer questões ligadas à atuação dos conselheiros

Integrantes do Conselhodos Direitos da Criança e doAdolescente (CMDCA) de San-ta Helena mantiveram ontem(30) uma reunião com repre-sentantes do Poder Executivoe com o promotor de JustiçaAlfredo Andreazza Dal Lago.Dentre os objetivos do encon-tro estava a orientação quantoàs funções do conselho e a indi-cação de membros para umanova composição, que será de-finida até sexta-feira (04). Aposse dos indicados está mar-cada para o dia 25 de outubro.

O conselho é formado porum titular e um suplente dosdez órgãos representantes do

Poder Público e demais enti-dades, caso da Associação dePais e Amigos dos Excepcio-nais (Apae), Trabalho Integra-do de Menores (TIM), Pastoralda Criança, Programa do Vo-luntariado Paranaense (Pro-vopar) e Rotary Club.

Dentre as questões desta-cadas pelo promotor está aindicação de membros liga-dos à área de assistência soci-al, educação e psicologia prá-tica, pois, segundo Dal Lago,isso melhora o entendimentoe eficácia das ações. “São pes-soas que conhecem as princi-pais carências que existemnessa área e qual a possibili-

dade de solução”, destaca.Para a atual presidente do

conselho, Jussara Sangalli, osesclarecimentos feitos pelaPromotoria Pública a respeitoda composição e indicação dosmembros para a próxima elei-ção foram muito importantes.“Na formação de uma novachapa, muitas vezes, a pessoanão sabe exatamente qual o seupapel”, observa.

Segundo a presidente, aideia é fazer uma reunião coma Promotoria após a eleição eposse dos novos membros doCMDCA, como forma de escla-recimento e preparação paraos novos conselheiros.

Divulgação

Prefeitura de Pato Bragadopresta contas e apresenta LOA

Prefeito Arnildo Rieger, vice Leomar Rohden, vereadores e secretários

acompanharam a apresentação do relatório do 2º quadrimestre

A Secretaria de Finanças dePato Bragado promoveu, na sex-ta-feira (27), na Câmara de Vere-adores, duas audiências públicas,uma para prestação de contas eoutra de apresentação da Lei Or-çamentária Anual (LOA).

A primeira audiência foi a documprimento das metas em rela-ção às receitas e despesas pre-vistas e desenvolvidas de todasas secretarias e órgãos ligados àprefeitura no segundo quadri-mestre. A audiência pública é

realizada com base na legislaçãovigente, uma vez que esta deveser aberta ao público.

A explanação realizada pelocontador Irineu Siqueira apresen-tou um superávit orçamentáriode R$ 1,2 milhão, originados pelobom comportamento da receita,economia de dotação orçamen-tária de mais de R$ 310 mil e tam-bém pelo aumento da cotação damoeda americana, o dólar, o querepresenta um incremento nareceita de 6,37%, em relação aomesmo período de 2012.

Já na audiência da LOA foianunciada a previsão de recei-tas e despesas para o exercíciode 2014. Segundo o consultorJoão Alberto Rachele, a LOAprevê orçamento de cerca deR$ 27,5 milhões para o próximoano, sendo a maior parte dosrecursos próprios e transferên-cias da União serão empregadosnos setores de Saúde, Agricultu-ra, Educação e Obras.

Marili Besso

Governo confirma duasunidades prisionais em Guaíra

O Governo do Paraná, porintermédio da Secretaria de Es-tado da Justiça, Cidadania eDireitos Humanos, confirmouna quinta-feira (26) a constru-ção de duas unidades prisio-nais em Guaíra.

Os projetos foram concluídose encaminhados para a CaixaEconômica Federal, que deveráfazer laudo de análise de empre-endimento e autorizar a libera-ção dos recursos. A previsão éde que essa etapa seja cumpri-da em um prazo de 15 dias, de-pois do que terá de ser feitoainda o processo de licitação.

A cadeia pública terá um es-paço de 3.741 metros quadra-dos e capacidade para abrigar382 detentos. Já a unidade de

regime semiaberto terá 1.717metros quadrados e capacida-de para 216 detentos. De acordocom a Secretaria, o local esco-lhido para construção da cadeiapública e da unidade de regimesemiaberto foi o loteamentoCompanhia Mate Laranjeiras.

A obra será viabilizada peloPrograma Nacional de Apoioao Sistema Prisional, do gover-no federal. O dinheiro está re-servado desde dezembro de2011. O Ministério da Justiçadeverá entrar com R$ 130 mi-lhões e o Governo do Estadocom outros R$ 30 milhões.

As obras da nova cadeiapública e de uma unidade deregime semiaberto serão inici-adas em 2014.

Egressos do sistema penitenciárioserão auxiliados em ToledoIniciou ontem (30) o Curso de For-

mação para o Patronato de Toledo, queconcretiza mais uma etapa do Progra-ma Patronato de Municipalização daExecução das Alternativas Penais. Ocurso é oferecido pela Secretaria deEstado da Justiça, Cidadania e DireitosHumanos do Paraná (Seju), em parce-ria com a administração municipal,dentro do Programa de Formação eCapacitação Profissional de Servido-res. O evento segue no Auditório Mu-nicipal Acary de Oliveira até a sexta-feira (04), com oficinas oferecidasdas 08 horas às 17h30.

Entre as disciplinas abordadasno primeiro dia de formação estive-ram Execução Penal em Meio Aberto:relato de experiência, pela juíza deDireito da 2ª Vara Criminal LucianaLopes do Amaral Beal, Competênci-as Interpessoais, pela coordenado-ra administrativa do Programa Patro-nato, Iris Mirian Nascimento, que tam-

bém abordou Atribuições de Nature-za Técnica em meio aberto.

O Programa Patronato Municipalsubstitui o Programa Estadual de Inser-ção de Egressos do Sistema Penitenci-ário (Pró-Egresso), conforme informoua coordenadora pedagógica SilvanaBarbosa de Oliveira. “O objetivo é capa-citar as pessoas que vão atuar noPrograma, além de criar um vínculo entreo Estado e a rede municipal de serviços.Vamos capacitar esses profissionaispara atender egressos e beneficiáriosdo Programa Penal”, explanou.

O Programa contará com profis-sionais contratados pela Secretariade Estado da Ciência, Tecnologia eEnsino Superior (Seti) nas áreas depedagogia, psicologia, direito e as-sistência social, além de estagiáriosem cada setor. Os profissionais pas-saram por edital da Universidade Es-tadual do Oeste do Paraná (Unioeste)antes de serem contratados.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento promovido pelo Conselho

Municipal de Políticas Públicas para Juventude: expectativas superadas

Carlos Rodrigues

Durante

reunião

ocorrida ontem

(30) o promotor

frisou a

importância de

os conselheiros

serem ligados

à área da

infância e

juventude

Page 15: 10 01 2013

O PRESENTE | 15TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

SEMINÁRIO DE JUVENTUDES

Missal diz não à redução da maioridade penalEvento realizado no município debateu aspectos ligados à juventude local e no país

O Seminário de Juventudesem Missal, realizado na sexta-feira (27), reuniu aproximada-mente 150 pessoas. O evento,que tratou de temas ligados àjuventude em suas várias ver-tentes, teve debates em torno daimportância da atuação dos con-selhos de juventude e da apre-sentação de um projeto da Pasto-ral da Juventude que trata dedefesa dos direitos da juventudea partir de políticas públicas. En-tretanto, o tema central foi a re-dução da maioridade penal.

A representante do ConselhoNacional de Juventude, AmandaJaqueline, que veio de Curitiba, orepresentante da Pastoral da Ju-ventude de Cascavel, Gutto Wen-dler, e o policial federal e presi-dente da Câmara de Cascavel,Márcio Pacheco, foram alguns dosque formaram a mesa de honra.Eles apresentaram, a partir dasexperiências que possuem, a opi-nião em relação aos temas.

O policial federal Márcio Pa-checo justificou ser contra a redu-ção da maioridade penal. “Quemnão conhece uma cadeia públicanão pode se posicionar a favor daredução da idade penal, poisquem conhece percebe que colo-car adolescentes infratores juntocom os demais presos não reabi-lita, pelo contrário, só piora a situ-ação desse jovem”, comentou.

Os convidados se manifesta-ram contrários à redução, argu-mentando que a punição existe,mas que os infratores com menosde 18 anos respondem de formaseparada dos demais. Uma dasjustificativas ainda é que a redu-ção da idade penal causa umafalsa ilusão de diminuição da vio-lência, tratando somente o efeito,mas não a causa do problema.

A jovem Amanda Jaqueline

falou um pouco da atuação doConselho Nacional de Juventu-des (Conjuve) em todo país e dospróximos eventos. “Não existeuma periodicidade para as con-ferências de juventude, mas oConjuve definiu que a próximaserá em 2014, quando acontece-rão nas instâncias municipal, es-tadual e federal”, comentou.

Gutto relatou a experiênciapastoral com a igreja, fazendoum elo entre a instituição religi-osa e a vida em comunidade apartir de políticas públicas quedefendam a vida. Aproveitoupara apresentar um projeto na-cional chamado A JuventudeQuer Viver. Citou outro projetoque existe em Cascavel, que é aCâmara Jovem, e ainda falou daimportância dos grêmios estu-dantis como espaço de partici-pação juvenil na esfera demo-crática. “Vejo alguns grêmios naregião apenas se preocupandocom o momento da eleição, masnão sabem exatamente a forçaque têm junto à direção da esco-la”, enfatizou.

O evento também abriu es-

A Feira de Imóveis ObraNota 10, realizada em Toledode quinta-feira (26) a sábado(28) no Clube (Toledão), tevesaldo positivo, com boa mo-vimentação e encaminha-mento de negócios nas em-presas participantes. De acor-do com o coordenador doNúcleo Setorial de Imobiliá-rias da Associação Comercial(Acimacar), Antônio Macha-

Cerca de 150 pessoas participaram do evento promovido pelo Conselho Municipal

de Políticas Públicas para Juventude: expectativas superadas

Divulgação

paço para a posse do novo Con-selho Municipal de Políticas Pú-blicas para Juventude. “Avaliocomo positivo o evento em to-dos os sentidos, de público, dasapresentações, dos assuntos

tratados e do impacto que issocausa”, disse o presidente doConselho da Juventude de Mis-sal, Rodrigo Jung.

Apresentações de dança emúsica abrilhantaram o evento,

realizado pelo Conselho Muni-cipal de Políticas Públicas paraJuventude, com o apoio da Se-cretaria de Educação, Cultura eEsporte e da Secretaria de As-sistência Social.

Feira de Imóveis fomenta negóciosdo Ribeiro, embora não tão nu-meroso quanto se esperava, opúblico que lá esteve foi inte-ressado em conhecer as opor-tunidades. “Todas as empre-sas fizeram bons contatos, poisos clientes foram em busca dosimóveis desejados e esclarecerdúvidas. Depois disso, eles pas-sam a avaliar a melhor propos-ta, o melhor imóvel, o melhoratendimento, para então tomar

uma decisão”, explica.Além de requerer uma ava-

liação minuciosa, ele ressaltaque os clientes buscam segu-rança e é no pós-feira que efeti-vamente os negócios se concre-tizam. “Não apressamos os cli-entes, pois eles precisam estarseguros quanto ao melhor ne-gócio que os interessa”, com-plementa o empresário.

Não somente pela amplia-

ção dos contatos com clientes,mas também a divulgação dasempresas é apontada como po-sitiva. “A Feira visa não so-mente fomentar negócios, mastambém divulgar as empre-sas, mostrar que o setor estáorganizado e fortalecido. Esteconjunto de fatores é de gran-de importância e os frutos se-rão colhidos por todas as em-presas”, analisa o empresário.

Page 16: 10 01 2013

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

NATAL ECOLÓGICO

Foram arrecadadas cerca de 30 mil garrafas pet. Em torno de 200 peças já foram confeccionadas

Confecção de arranjos natalinos segue em Marechal RondonEncerrou ontem (30), em Ma-

rechal Cândido Rondon, a arreca-dação de garrafas pet para a Cam-panha “Natal Ecológico”, que temcomo tema “Desperte a magia doNatal” e está sendo desenvolvidapela administração municipal, porintermédio da Secretaria de Cul-tura, com o apoio da AssociaçãoComercial e Empresarial (Acima-car). Ao todo, cerca de 30 mil gar-rafas foram arrecadadas.

Nesta semana também seráencerrada a oficina de artesana-to que está acontecendo no Pa-vilhão da Agricultura junto aoParque de Exposições, que con-ta com o suporte da profissionalcontratada para instruir os vo-luntários na oficina, Ceris Costae Silva, de Salto do Lontra. Po-rém, os voluntários que partici-param da oficina irão continuartrabalhando na confecção de pe-ças, como sinos, bengalas, bo-necos, Papai Noel, guirlandas,velas e bolas. Em torno de 200estruturas já foram montadas.

Segundo a secretária de Cul-tura, Carmen Borzatto, o númerosó não foi maior devido à falta devoluntários para o projeto. “O

número de peças poderia sermaior, caso mais voluntários ti-vessem participado, mesmo as-sim, com as peças confecciona-das a cidade irá ficar com umvisual muito lindo. Somente aárvore que será instalada no LagoMunicipal vai demandar 1,5 milflores e 80 globos. Tudo está pre-parado para uma decoração di-ferenciada no município. É umaexperiência muito válida que to-dos os anos pode ser aprimora-da, levando também a decora-ção para os bairros e distritos”,destaca Carmen.

A premiação para os partici-pantes da oficina e para aquelesque participaram da campanhade arrecadação de garrafas petacontecerá durante a aberturado Natal, marcada para o iníciode dezembro. As instalaçõeselétricas para as estruturas na-talinas devem ser instaladas apartir da próxima semana. Atédia 1º de dezembro tudo deveráestar concluído.

SEM PREJUÍZOAÓ MEIO AMBIENTEConforme a profissional con-

trada para intruir os voluntáriosna oficina, Ceris Costa e Silva, acampanha terá muitos pontos im-portantes e reúne uma série devantagens, como a preservaçãodo meio ambiente e uma decora-ção moderna e com baixo custo.“Estamos utilizando técnicas quenão vão prejudicar o meio ambi-ente. Muitas das peças estão sen-do feitas utilizando a cor das gar-rafas, que são verdes e transpa-rentes. Em algumas peças estãosendo aplicadas tintas, porém,antes está sendo realizada a apli-cação de outro material, que fazcom que a tinta não prejudique adecomposição do plástico ou mes-mo a reutilização dele para ou-tros fins”, esclarece.

Ceris lembra que o material,caso seja armazenado correta-mente, tem um tempo médio deutilização de 15 anos, ou seja,poderá ser reutilizado por mui-tos anos. “São peças muito boni-tas e que darão um visual dife-renciado para a cidade. Com cer-teza Marechal Cândido Rondonterá uma bela decoração natali-na neste e nos próximos anos”,acrescenta a profissional.

Prefeito Moacir Froehlich acompanhado da secretária de Cultura,

Carmen Borzatto, e da instrutora Ceris Costa e Silva, visitou a

oficina para verificar o andamento dos trabalhos

Parte dos voluntários que está atuando na confecção da decoração natalina

Fotos: Ademir Herrmann

Page 17: 10 01 2013

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

NOVA SANTA ROSA

Prefeito assina convênio para mais 6 km de calçamentoPavimentação ocorrerá em estradas rurais no distrito de Planalto do Oeste, na Linha Gabiroba,

no distrito de Alto Santa Fé, na Linha Guaçu e na Linha 1º de MarçoO prefeito de Nova Santa

Rosa, Rodrigo Fernandes, as-sinou convênio entre o Go-verno do Estado e o municí-pio, sábado (28), no escritó-rio do deputado estadual ElioRusch, em Marechal Cândi-do Rondon, para a pavimen-tação de seis quilômetros compedras irregulares em trechosque compreendem estradasrurais do distrito de Planaltodo Oeste, da Linha Gabiro-ba, do distrito de Alto SantaFé, da Linha Guaçu e da Li-nha 1º de Março.

O prefeito estava acompa-nhado do vice-prefeito e se-cretário de Agricultura, MeioAmbiente e Infraestrutura,Ademar Bloch, do secretáriode Administração e Planeja-mento, Luiz München, dosecretário de Finanças, Ar-lindo Wutzke, e dos verea-dores Lari Hitz, presidentedo Legislativo, Ivete Nieder-meyer e João Modes. “Estefoi um compromisso assumi-

do pelo Governo do Estadocom a administração muni-cipal que agora está concreti-zado nessa importante con-quista para a comunidadenova-santa-rosense. Nova-mente estamos cumprindoum compromisso assumidocom todos os cidadãos deNova Santa Rosa ainda noperíodo eleitoral, garantin-do essa obra de pavimenta-ção que beneficiará toda anossa população”, ressaltaFernandes.

AGILIDADEO deputado estadual Elio

Rusch destacou a agilidadedo Governo do Paraná natramitação dos projetos depavimentação que benefici-am o interior do Estado.“São obras fundamentaispara a melhoria do escoa-mento da produção primá-ria, além de beneficiar otransporte escolar e o deslo-camento das pessoas, de

modo geral”, salientou.O prefeito destaca a atenção

que o deputado Elio Rusch temdispensado ao município,acumulando importantes

conquistas por meio do go-verno Beto Richa. “O nossomunicípio está muito bemservido e os recursos a fundoperdido carreados por meio

do deputado Elio Rusch têmsido fundamentais para re-alizarmos obras e serviçosem favor da nossa popula-ção”, enfatiza.

Prefeito Rodrigo Fernandes, ao lado do deputado estadual Elio Rusch, acompanhado de vereadores

da base de governo, assina convênio para pavimentação poliédrica de seis quilômetros em estradas rurais

Airton Kramer

Page 18: 10 01 2013

18 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

ÚLTIMO QUADRIMESTRE

Toledo investe R$ 270 por habitante na saúdeÍndices apresentados pela Secretaria de Saúde revelam que número de

atendimentos subiu de 63 mil de janeiro a abril para 82 mil de maio a agosto

Audiência pública realiza-da sexta-feira (27) na Câmarade Vereadores de Toledo reve-lou um avanço no setor desaúde pública no município.O evento, proposto pela Se-cretaria de Saúde, apresentoua prestação de contas das açõesrealizadas nos meses de maio,junho, julho e agosto. A açãocumpre o que determina a leinº 141, que prevê esclareci-mentos para a Casa Legislati-va sobre os recursos aplica-dos no período, bem como aoferta e produção de serviçospúblicos na rede assistencialprópria, contratada e conve-niada. Os trabalhos foram co-mandados pelo vice-presiden-te da Comissão de Saúde, vere-ador Ademar Dorfschmidt,que representou o titular, ve-reador Marcos Zanetti.

Os dados revelam que omunicípio investiu mais deR$ 34 milhões para os servi-ços de saúde, o que perfaz ovalor de R$ 270 por habitante.O destaque ficou com a ampli-ação no número de atendi-mentos. As consultas médi-cas em unidades básicas desaúde (UBS’s) subiram de62.958, no primeiro quadri-mestre, para 81.936. No Nú-cleo Integrado de Saúde (NIS)Doutor Jorge Nunes (MiniHospital), as consultas de

urgência e emergência tam-bém aumentaram, de 31.103para 35.105.

Os pacientes observadosno NIS saltaram de 3.755 para4.566, o que diminuiu os enca-minhamentos hospitalares de4.580 para 4.249. A realizaçãode exames de raios X subiramde 9.076 para 12.505, os labo-ratoriais de 66.581 para 76.228e os especializados de 11.608para 12.536. “Estes dados refe-rentes aos internamentos eexames demonstram uma pre-ocupação maior do médico como diagnóstico dos pacientes”,explicou a assessora Especialde Saúde, Denise Campos.

Outro ponto ressaltado foia ampliação do número deexames preventivos de cân-cer no colo do útero. No pri-meiro quadrimestre foram2.554. Já de maio a agostoforam 2.805. Houve cresci-mento no transporte de paci-entes, de 13.512 para 14.550, etratamentos fora do domicí-lio, de 167 para 243.

Na vacinação, o municí-pio superou as metas preco-nizadas pelo Ministério daSaúde. As visitas realizadaspelos agentes comunitários desaúde também subiram, de37.373 para 40 mil.

O secretário de Saúde, Ed-son Simionato, salientou a

importância dos números.“Estamos comprovando cien-tificamente que a saúde deToledo está no caminho cer-to. Realizamos investimentosna contratação de profissio-nais, estruturamos algunsserviços, como a equipe deEstratégia Saúde da Família(ESF), que permaneceu quaseum ano sem médico, e reorga-nizamos alguns trabalhos”,mencionou.

Simionato ainda reforçouque continuam os estudospara implantação de maisduas unidades básicas de saú-de, nos bairros Panorama 2 eFachini, e o início dos aten-dimentos na Unidade dePronto Atendimento Dou-tor José Ivo Alves da Rocha,a UPA da Vila Becker.

O prefeito Beto Lunittiavaliou positivamente os ín-dices. “São dados que de-monstram nossa preocupa-ção com o atendimento, quetemos investido de forma in-tensiva e estamos produzin-do resultados. Sabemos que édifícil sair de um modelo degestão na saúde focado namedicina curativa e passar-mos para uma atenção pre-ventiva, mas nossa adminis-tração tem foco e, com o tem-po, as pessoas perceberão asmudanças”, comentou.

Lideranças do município destacaram avanços conseguidos nos últimos quatro meses

Ricardo Morante

Cras abre inscrições para cursode eletricista predial em RondonA Secretaria de Assistên-

cia Social de Marechal Cândi-do Rondon, por intermédiodo Centro de Referência deAssistência Social (Cras),abriu inscrições para o cursode eletricista predial de baixatensão. O curso é gratuito e asinscrições devem ser realiza-das diretamente no Cras, no

horário das 08 às 12 horas edas 13h15 às 17 horas.

O curso será ministradopelo Serviço Nacional deAprendizagem Industrial (Se-nai), em parceria com o go-verno federal. Ele terá a dura-ção de 200 horas e está previs-to para ser desenvolvido noperíodo de outubro de 2013 a

fevereiro de 2014.Mais informações poderão

ser obtidas pelos telefones (45)3254-0676 ou 3254-1847.

Por outro lado, também es-tão sendo ofertadas oficinasprofissionalizantes de manicu-re e pedicure e corte de cabelo.As inscrições devem ser reali-zadas até hoje (1º), no Cras.

14° Fórum de Ecologia e Turismo érealizado em Entre Rios do Oeste

Na sexta-feira (27), data quefoi comemorado o Dia do Turis-mo, foi realizada na área daBase Náutica de Entre Rios doOeste a 14ª edição do FórumInfantil de Ecologia e Turismo,promovida pela administraçãomunicipal, por intermédio doDepartamento de Educação eCultura e pela Escola MunicipalPresidente Médici.

As atividades foram direci-onadas para os alunos de 1ª a 4ªsérie. Houve apresentações dosalunos do CMEI Padre Emilio,

da aluna Luana e também inú-meras oficinas sobre saúde,meio ambiente, musicalização,palestras e trilhas. A novidadedesse ano foi o passeio de bar-co ao Lago de Itaipu.

De acordo com a diretora doDepartamento de Educação eCultura, Marilei Lerner, o obje-tivo do fórum foi propiciar aosalunos o contato direto com anatureza para desenvolver aconsciência e o hábito de res-peito, conservação e preserva-ção do meio ambiente.

A novidade deste ano foi o passeio de barco ao

Lago de Itaipu: apreciação da natureza

Divulgação

Prefeita de Mercedes assinanovo convênio com a Cohapar

A prefeita de Mercedes, Cleci MariaRambo Loffi, acompanhada do vice-prefeito Vilson Martins, do presidenteda Câmara de Vereadores, EdsonSchug, do vereador Altair Loffi e dorepresentante do Emater local, Lucia-no Souza, esteve na última quarta-feira (25) em Cascavel, em encontrocom o governador Beto Richa, para aassinatura do novo convênio com aCompanhia de Habitação do Paraná(Cohapar). O programa Minha CasaMinha Vida Rural oferece subsídiospara a construção ou reforma de imó-veis aos agricultores familiares, traba-lhadores e aposentados rurais comrenda anual de até R$ 15 mil. Conformea prefeita, o convênio contempla o

município para a realização de amplia-ção e melhorias em 20 casas rurais. “Oprograma oferece ao contemplado umamoradia digna, e assim os homens e asmulheres do campo ganham novo âni-mo para produzir alimentos em equilí-brio com o meio ambiente, melhorandoa renda, a qualidade de vida da famíliae a economia do município”, enfatiza.

Na visão de Cleci, os programassão importantes porque dão condi-ções para que os pequenos produto-res rurais se mantenham no campo. “Éum dever dos governos estadual, fe-deral e municipal. E é por isso queassumimos juntos este compromissode levar moradia digna para estasfamílias”, aponta.

Prefeito de Matelândia Rineu Menoncin, prefeita Cleci Loffi, com o presidente

da Cohapar, Mounir Chaowiche, e o representante da Caixa, Odejalma de

Moura Cordeiro, por ocasião da assinatura do convênio

Divulgação

Page 19: 10 01 2013

ÁRIES: Desafio de expres-sar com criatividade e ge-nerosidade a energia aguer-rida de hoje. Cuidado como autoritarismo, o orgulho,

a imposição de sua vontade.

TOURO: Lar, família, emo-ções e vida privada estãoem pauta hoje. Pode haverconflitos com membros dafamília. Evite se impor.

Questões imobiliárias importantes.

GÊMEOS: Comunicação,movimentação, contatos einteligência são fatores aci-onados hoje. Cuidado comdiscussões, devido à im-

posição de suas ideias.

CÂNCER: Momento emque você se dá conta dosvalores que importam.Evite negociações impul-sivas, ou compensação

emocional por meio de compras.

LEÃO: Dia de forte energiae emoções. Cuidado com atendência a querer que ascoisas sejam apenas doseu jeito, criando atritos.

Carisma, generosidade e afetividade.

VIRGEM: Tendência a rea-gir de forma agressiva aprovocações. Perceba assuas motivações incons-cientes. Momentos de iso-

lamento e introspecção.

LIBRA: Confl i tos comamigos ou com empresase grupos tendem a ocor-rer, tenha cuidado. Cadapessoa quer afirmar a sua

vontade, podendo gerar conflitos.

ESCORPIÃO: Dia delica-do para a carreira, podendohaver conflitos com chefi-as. Deve usar criativamen-te em suas habilidades pro-

fissionais. Liderança em foco.

SAGITÁRIO: Conflitos ide-ológicos, devido à imposi-ção de conceitos e pontosde vista. Questões educa-cionais, jurídicas e que en-

volvem viagens estão em pauta.

CAPRICÓRNIO: Dia desa-fiador para as questõesemocionais e financeiras.Possibilidade de confron-tos. Aprendizados relacio-

nados à vivência do poder.

AQUÁRIO: Relacionamen-tos e parcerias são temaspolêmicos hoje. Dificulda-de de chegar a acordos,possivelmente pela impo-

sição autoritária e egocêntrica.

PEIXES: Perceba a manei-ra como está expressandoa criatividade no cotidiano.Dia que enaltece as ques-tões profissionais e de

saúde. Influência das emoções.

SEMANA EM PARISNum café de Paris, dois turistas portugueses:

- Sabes, Manuel, estou há uma semana em Paris e aindanão fui ao Louvre.

- Não te preocupes, Joaquim. Deve ser problema de adap-tação intestinal...

PRONTA PARA A NOITADAA vizinha maravilhosa bate na porta do cara. Logo que ele

abre, ela dispara:

- Escuta, cheguei agora, estou com uma vontade louca deme divertir, de me embebedar, de ficar a noite toda acordada…Você está ocupado esta noite?

Responde rápido:

- Não!

E a vizinha estonteante como sempre:

- Então pode ficar com o meu cachorro?

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ROLINHO

DE CALABRESA

Modo de preparo:Bata no liquidificador os ingredientes da massa, menos

o trigo. Em um refratário misture os ingredientes já batidoscom o trigo, sove a massa e deixe descansar até dobrar detamanho. Após a massa ter crescido (geralmente uns 30minutos), abra-a. Comece a rechear com todos os ingredi-entes. Após ter recheado comece a enrolar a massa. Depoisde enrolada, corte em fatias de dois dedos e leve para assar.

Ingredientes:Massa:500 g de farinha de trigo1 colher de sopa defermento biológico1 xícara de leite morno2 colheres de sopa deazeite1 colher de chá de açúcar1 colher de chá de sal1 gema de ovo

ESMOLA AO CEGOUm homem, na companhia de um cachorro, pede dinheiro na rua e

carrega uma placa onde está escrita a seguinte frase:

“Dê esmola ao pobre ceguinho, pelo amor de Deus”.

Um ladrão vê o mendigo e fica observando-o durante um bom tempo.Quando percebe que a caixinha do homem já está cheia de dinheiro,decide roubá-la. Sem medo de ser notado pelo cego, o malandro vai emdireção a ele e, no momento em que vai pôr as mãos na grana, ésurpreendido pelo sujeito, que começa a lhe dar uma tremenda surra.

O ladrão, então, grita indignado:

- Mas você não é cego?

- Não, cego é o cachorro!

Recheio:1 volta de calabresa1 cebola1 lata de milho1 lata de ervilha3 tomates cortados emrodelasQueijo a gostoManjericão ou oréganoCatupiry a gosto

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (1°)

Flaviana confronta Sofia sobresua presença no salão de Serguei,mas as duas acabam se entendendo.Caetano se aproveita da compaixãode Bernardete. Ben e Anita assistema um filme juntos, e Anita acaba dor-mindo na garagem com o menino.Anita e Ben namoram às escondidas.Sofia fica intrigada com a ausência deBen e Anita no almoço em família. Lia,Drica e Bruna investem em Serguei, eJulia se espanta. Paulino desabafacom Vitor sobre Micaela. Julia diz queestava à procura de Anita, e Sofiaestranha a explicação da irmã sobreseu paradeiro.

JOIA RARANelson avisa a Karmita que Blu-

ma também está interessada na artede Perácio. Bento e Malu encontramo imóvel para usar em sua fundação.Amora manda Bolivar sabotar o KimPark. Amora desiste de seus planoscontra o Kim Park. Uma pessoa mis-teriosa observa quando Bolivar dei-xa o parque e aproveita para sabotaros brinquedos. Bluma se recusa avender sua fábrica para Bento. Da-máris convence Lucindo a reatarcom Tina. Bárbara rouba as cartei-ras de todos na festa de Sandrona.Os convidados da festa se machu-cam nos brinquedos do Kim Park, eWilson se desespera.

AMOR À VIDABruno e Paloma estranham o

comportamento de Paulinha. Márciaincentiva Valdirene a reatar comIgnácio. Neide e Amadeu não acei-tam o namoro de Daniel com Persé-fone. Niko e Amarilys discutem porcausa de Fabrício. Thales e Leiladescobrem que o testamento de Ni-cole está sendo contestado. Ninhoobriga Félix a contar para Palomaque ele voltou e que quer encontrá-la. Gina marca de sair com Herbert.Ordália ajuda a filha. Lutero começaa namorar Bernarda. Félix comentacom Paloma sobre a volta de Ninho.Edith pede dinheiro a César.

SANGUE BOM○

MALHAÇÃO

*

Franz observa Amélia amamen-tar Pérola. Sonan diz a Jampa que elesnão têm recursos para a viagem aoBrasil e sugere que rezem para en-contrar uma resposta. Ernest pedeque Valter adote Giuseppe. Vences-lau confessa para Iolanda que a per-deu no jogo para Ernest. Silvia declaraseu amor por Franz e o beija. Gertrudechora ao ouvir Ernest dizer que secasará de novo. Venceslau e Iolandasão despejados, ele passa mal e eladecide aceitar o pedido de casamentocom Ernest. Amélia pede o desquite aFranz. Ernest se casa com Iolanda.Franz e Silvia se beijam.

TERÇA-FEIRA, 1° DE OUTUBRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 19

Page 20: 10 01 2013

20 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERTERÇA-FEIRA,

1º DE OUTUBRO DE [email protected]

Dia 1º: Camille Biazus

Dia 1º: Claércio Schneider

Dia 1º: Etna Jussara Toebe

Dia 1º: Gilberto Maehler

Dia 1º: Leandro Rafael Müller

Dia 1º: Lia Weirich

Dia 1º: Licete Terezinha Fritzen

Dia 1º: Luiz Antônio Verona

Dia 1º: Luiz Fernando Karpinski

Dia 1º: Matheus Balest

Dia 1º: Milena Zimmermann

Dia 1º: Patrícia Rasveiller

EXPOSIÇÃO NOTEATRO MUNICIPALQuem gosta de incrementar os ambien-

tes da casa ou do escritório, pode conferir aexposição de luminárias entre os dias 03 e 22de outubro, no Teatro Municipal de Toledo.As 26 peças expostas são criações da artistaplástica Thais Pontes, elaboradas por meiotécnica conhecida como fusing, que trata dafusão de vidros aquecidos. As lumináriastêm ainda como suporte madeira, metal ealubond, além de serem construídas dentrode um conceito de sustentabilidade, já queos vidros utilizados são retalhos de vidra-çaria, lojas, descartes de construção civil,indústrias e reciclados.

CURSO “SELEÇÃOPOR COMPETÊNCIA”

A Secretaria de Indústria, Comércioe Turismo e a Associação Comercial eEmpresarial de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar) realizam sexta-feira (04)e sábado (05), das 08 às 12 horas e das13 às 17 horas, o curso “Seleção porcompetência”. Ele tem como público-alvo gestores e profissionais que atuamem Recursos Humanos. A instrutoraserá Nilce Britto.

O curso será realizado no auditórioda Associação Comercial. Ele é gratuitoe disponibiliza 25 vagas, sendo umapessoa por empresa. Mais informaçõese inscrições na Acimacar ou pelo telefo-ne (45) 3284-5704 com Simone.

O Banco de Leite Humano Doutor Jorge Nisiide, de Toledo, será umadas entidades beneficiadas com parte dos valores arrecadados na expo-sição fotográfica “Exercício doOlhar”. O evento - assinado porSandro Okano e organizado porValquíria Montemor - abre ao pú-blico na quarta-feira (02).

A Mostra de Fotografias tem comosede a Aduct, na Universidade Esta-dual do Oeste do Paraná (Unioeste)e inicia às 18h30. As visitações pode-rão ser feitas de 03 a 25 de outubro.

Aproximadamente 130 foto-grafias, com temas variados, esta-rão à disposição para venda a par-tir de R$ 50.

MELHORIA DOSAEROPORTOS

O Paraná tem atualmente 39 aero-portos públicos e com o plano nacionalde expansão da aviação regional, dogoverno federal, esse número pode serampliado. O objetivo é facilitar a loco-moção das pessoas. Quatro são adminis-trados pela Infraero hoje: o Bacacheri e oAfonso Pena, na região de Curitiba, e osterminais de Londrina e Foz do Iguaçu. Ostrês últimos têm voos regulares de passa-geiros. Os outros 35 são de responsabili-dade de prefeituras e apenas Maringá eCascavel operam com voos regulares.

MOSTRA FOTOGRÁFICA BENEFICENTE

Arquivo pessoal

Natalia Hort, que aniversariou domingo (29), recebendo

flores dos amigos. Parabéns

Page 21: 10 01 2013

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 SOCIAL

Arquivo pessoal

CONCURSO DE CARTAZESANTICORRUPÇÃO

Seguem abertas até o dia 07 de outubro as inscrições parao Concurso Cultural de Cartazes Anticorrupção. A iniciativa éuma forma despertar a reflexão sobre as consequências dacorrupção para o país e mobilizar a sociedade para o FórumTransparência e Competitividade. O evento será realizado nosdias 05 e 06 de novembro, em Curitiba, promovido pelo SistemaFederação das Indústrias do Paraná, através do Sesi, emparceria com o Centro Internacional de Formação de AtoresLocais para a América Latina (Cifal) e o Instituto das NaçõesUnidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar).

O concurso está dividido em três categorias: estudantes deensino médio, universitário e livre. As inscrições podem serfeitas pelo www.naopodepassarembranco.com.br. Na páginatambém está disponível o regulamento completo do concurso.

As amigas NeusaKussaba, IvâniaKochan e GilianeReuter em recente

encontrodescontraído

Leila Fotografias

O casal denamoradosTais Nitsche

e FelipeLunkes

Page 22: 10 01 2013

Motorista fugiu no momento da abordagem; carro usado

foi encontrado pouco tempo depois em uma casa

Portal Rondon

MARECHAL RONDON

Carreta com maconha e agrotóxicos é apreendidaVeículo estava carregado com 65 quilos de maconha e 182 quilos de agrotóxicos contrabandeados

do Paraguai; ninguém havia sido preso até a tarde de ontem (30)

Uma carreta Scania e umaMeriva foram apreendidospelo Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) por vol-ta de 11 horas de sábado (29)em Marechal Cândido Ron-don. Na carreta com placasde Campo Novo dos Parecis(MT) foram localizados 65quilos de maconha e ainda364 pacotes de agrotóxicos -182 quilos - contrabandea-dos do Paraguai.

Os policiais militares pa-trulhavam a área rural deMarechal Rondon quandosuspeitaram de uma carretaque estava estacionada emuma estrada secundária, pró-xima do Clube Lira, na Es-quina Horizonte. Ao se apro-ximar do caminhão, o con-dutor fugiu em uma Meriva enão foi mais localizado.

Na sequência, porém, du-rante buscas, as equipes doBPFron conseguiram encon-

trar o carro que teria sidousado na fuga. O veículoestava estacionado na gara-gem de uma casa no Lotea-mento Freitag. A carreta, aMeriva, a droga e os agrotó-

Polícia Civil prendesuspeito de homicídio

A Polícia Civil prendeu ontem (30)um homem acusado do assassinatode Odair Carmo Rodrigues, de 37anos, que aconteceu na noite dedomingo (29). Ele foi morto a facadasna Rua Abelardo Barbosa, próximo àlocalidade de Linha Bonita, em Tole-do. Um segundo homem também foiesfaqueado, mas sobreviveu. Tra-ta-se de Alessandro Torres, de 33anos, que recebeu atendimento mé-dico e foi liberado no início da madru-gada de ontem.

O acusado foi preso ainda nohospital onde está, já que foi feridocom cinco facadas. De acordo comdepoimento à Polícia Civil, ele estavacom as duas vítimas bebendo em umbar quando Alessandro ofereceucarona a ele. Os três teriam embar-cado no carro e, em determinadomomento, se desentenderem. O acu-sado contou aos policiais que nãoestava armado, mas devido à brigatomou a arma que estava com umadas vítimas e os atacou. “Em interro-gatório, ele (o acusado) confessouser o autor das facadas”, disse oescrivão-chefe da Polícia Civil deToledo, Valdair Rodrigues dos San-tos. Ainda conforme o policial, o ra-paz vai responder por homicídio epor tentativa de homicídio.

Segundo Santos, as investiga-ções seguem nos próximos dias. Apolícia deve ouvir a vítima que sobre-viveu e também testemunhas queestavam no bar enquanto os trêsbebiam. Com o acusado foram en-contradas munições de uso restrito.

BALEADASA Polícia Militar e o Corpo de

xicos apreendidos foram en-caminhados à Delegacia dePolícia Civil de MarechalCândido Rondon. Ninguémhavia sido preso até a tardede ontem (30).

Acidente deixa dois mortos em ToledoDuas pessoas morreram

após acidente na manhã dedomingo (29) em Toledo.Outras duas pessoas ficaramgravemente feridas. A coli-são frontal de dois automó-veis aconteceu por volta das09 horas, na Avenida EgydioGeronymo Munaretto. Silva-na Gonzales morreu no localdo acidente. Mais tarde foiconfirmada a morte de seupai, Otávio Gonzales.

O Fiesta de Toledo estaria

seguindo para a saída da cida-de quando o Mercedes ClasseA, também de Toledo, teriavindo no sentido contrário. Abatida aconteceu no cruza-mento com a Rua 1º de Maio.

Os dois carros ficaramdestruídos. O Mercedes che-gou a pegar fogo, mas aschamas foram controladaspor pessoas que chegaramao local. Silvana estava nobanco traseiro do Fiesta. Ossocorristas do Siate atende-

ram as vítimas e as encami-nharam ao Hospital Bom Je-sus, onde foi constatado oóbito de Otávio.

Uma criança de cincoanos, também passageiro doFiesta, foi socorrida em esta-do grave, mas já está estávelna ala da pediatria. A quartapassageira, Fidralina Gon-zales, esposa de Otávio e mãede Silvana, está no quarto etambém apresenta quadro desaúde estável.

PRF apreende cocaína e crackNo início da tarde de ontem

(30), durante fiscalização de ro-tina na BR-272, em Guaíra, poli-ciais rodoviários federais apreen-deram 50 tabletes de crack e 15tabletes de cocaína que estavamescondidos em uma Nissan Frontiercom placas paraguaias. Durantebusca no veículo, os policiais encon-traram um compartimento especi-almente preparado, oculto sob o ban-co traseiro, carregado com entorpe-centes. O motorista paraguaio de38 anos informou que é advogado erecebeu o veículo em Salto del Guai-rá (PY) e o levaria até Umuarama,onde seria entregue a um homemnão identificado até o fim da tardede ontem. A ocorrência foi repas-sada à Polícia Federal de Guaíra.

Droga estava em um compartimento especialmente

preparado para ocultar entorpecentes

Divulgação

Bombeiros de Toledo atenderam aduas senhoras que foram baleadasnas pernas por volta das 21 horasde domingo (29). Pessoas disseramaos policiais que estavam em frentede casa quando ouviram disparosde arma de fogo e tentaram correrpara os fundos. Uma mulher de 47anos e outra de 60 não conseguiramcorrer porque foram baleadas naspernas e caíram.

Segundo as vítimas, o atiradorestava em um Corsa de cor prata, masnão foi possível saber se estavaacompanhado. Uma das vítimas foisubmetida à cirurgia para a retiradado projétil, que ficou alojado na perna.No local foram recolhidas seis cápsu-las de munição nove milímetros.

OUTROESFAQUEADO

Um homem de 38 anos foi presopela Polícia Militar e encaminhado àcadeia pública de Marechal Cândi-do Rondon, acusado de ser o au-tor de uma facada em um homemde 33 anos em Nova Santa Rosa.A vítima é Marinho Correa da Sil-va, que deu entrada no Hospital eMaternidade Lar Belém na noite desábado (29) com um ferimento nopeito. Ele foi esfaqueado abaixodo mamilo esquerdo.

O rapaz revelou aos policiais aidentidade do suposto agressor.Segundo a vítima, havia uma rixaantiga entre eles. Em patrulhamen-to pela cidade de Nova Santa Rosa,a PM localizou e prendeu o suspei-to, que assumiu a agressão, masnão revelou onde deixou a facausada no crime.

APREENSÃO DE CONTRABANDODivulgação

Equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreenderam

na tarde de ontem (30), em Matelândia, produtos eletrônicos e

maquiagem contrabandeados do Paraguai. A ação aconteceu na

BR-277. Um Astra carregado com os produtos era conduzido por um

homem de 39 anos, morador de Foz do Iguaçu. As mercadorias foram

avaliadas em R$ 10 mil. O condutor, o veículo e as mercadorias foram

encaminhados para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

22 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 1° DE OUTUBRO DE 2013

Page 23: 10 01 2013

Jovem tenta fugir, mas acaba preso

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 POLICIAL

MÉDIA NOS 21 MUNICÍPIOS

Um veículo é furtado por dia na região de ToledoCarros novos são vendidos no Paraguai; veículos mais antigos são desmanchados

ou empregados no contrabando de cigarros

A declaração de um jo-vem preso no fim de sema-na em Palotina com um car-ro furtado sugere que o di-nheiro do crime pode estarligado à violência e à comprade armas na região. A políciaprendeu um segundo jovemque pode estar entre os ca-beças de uma organizaçãocriminosa que atua na fron-teira. Ele, que é morador deNova Santa Rosa, usaria ocarro como moeda de trocapara comprar armas. Duran-te a ação policial, o rapazligou para o celular do pri-meiro preso, que estava como veículo, e disse: “você vaidemorar pra trazer esse car-ro até Nova Santa Rosa? Nãovai tentar nenhuma graci-nha se não vai sobrar pravocê”. A conversa foi inter-ceptada pela Polícia Militar,que registra uma média deum furto de veículo por diaem 21 municípios da região.

Entretanto, a polícia afir-ma que a relação entre furtoe roubo de carros e o finan-ciamento para a compra dearmas não é constante. Da-dos gerais da 20ª Subdivi-são da Polícia Civil de Tole-do apontam para outra di-reção. O furto ou o roubode veículos é dividido emtrês principais situações: odesmanche para a vendadas peças, a compra do car-ro por quadrilhas que con-trabandeiam cigarros do Pa-raguai e a venda do auto-móvel diretamente paracompradores no Paraguai.

De janeiro a 31 de agosto

deste ano, pelo menos 248veículos foram furtados ouroubados na região do 19ºBatalhão de Polícia Militarem Toledo. Mas esse núme-ro pode ser ainda mais alto,já que alguns proprietáriosfazem a ocorrência direta-mente na Polícia Civil, queontem (30) não tinha os da-dos à disposição.

Para um dos investiga-dores da Civil, que preferenão ser identificado, partedo total de carros mais anti-gos, roubados ou furtados, aexemplo do caso do fim desemana de Palotina - umapick-up Corsa -, tem comodestino o mercado ilegal depeças automotivas, os cha-mados desmanches. Eleconta que a maioria dos car-ros furtados tem como mer-cado a cidade de Cascavel.“Temos informações quedão conta de que boa partedos veículos furtados nes-ses municípios menoresabastece o mercado clan-destino de peças em Casca-vel”, diz o policial.

De acordo com o investi-gador, ainda falando sobrecarros mais antigos, commais de dez anos de uso,por exemplo, são usadospara promover outros cri-mes, especialmente o con-trabando de cigarros do paísvizinho. “As quadrilhasusam esses carros furtadospara puxar cigarro do Para-guai”, explica.

Há ainda uma terceira viaquando se fala em furto ouroubo de veículos na região.

“Os carros mais novos sãolevados para o Paraguai etrocados por dinheiro. É umaespécie de furto cometidopor encomenda”, declara oinvestigador. Esse tipo decrime aconteceria da seguin-te forma: um interessadoescolhe um modelo de auto-móvel, que é furtado no Bra-sil. O carro segue para o Pa-raguai, onde é adulterado.

MIGRAÇÃOO furto e roubo de veícu-

los tem sofrido variações comrelação a seus objetivos se-cundários, na opinião do in-vestigador. “Uma vez, o fur-to e o roubo de veículos eraligado ao tráfico de drogas.

O carro era levado ao Para-guai para ser trocado pormaconha ou cocaína, porexemplo. Hoje o Paraguai(as quadrilhas que agem nopaís vizinho) não aceita comfrequência esses carros maisantigos. O furto está maisligado à venda direta em tro-ca de dinheiro em espécie”.

UM POR DIAOs dados da Polícia Mi-

litar revelam que 248 veí-culos foram furtados ouroubados nos 20 municí-pios de abrangência do 19ºBatalhão de janeiro a agos-to deste ano. É uma médiade um veículo por dia, queinclui carros, motos, cami-

Polícia intercepta ligação do receptor, que mora em Nova Santa Rosa

Portal Palotina

A Polícia Federal em Cas-cavel apreendeu ontem (30),em Nova Santa Rosa, apro-ximadamente 25 caixas decigarros contrabandeados doParaguai. A apreensão ocor-reu na rodovia que liga osmunicípios de MarechalCândido Rondon e NovaSanta Rosa (PR-491). Agen-tes suspeitaram de uma Pa-rati de Toledo e abordaram

o motorista, que fugiu, masfoi preso em seguida. Ojovem de 18 anos foi leva-do para a Delegacia da Polí-cia Federal em Cascavel paraa lavratura do auto de pri-são em flagrante. Em entre-vista aos policiais, ele disseque pegou a carga no mu-nicípio de Mercedes e leva-ria até Cascavel, onde rece-beria R$ 500 pelo transpor

nhões e caminhonetes. Deacordo com o policialEduardo Barazetti, a médiada região tem se mantidoestável nos últimos meses.

O CRIMEO jovem de 19 anos que

cometeu o furto do veículohavia saído da cadeia há cer-ca de 45 dias. O suspeito deser o receptador é moradorde Nova Santa Rosa. Ele tam-bém já possuía passagempela polícia.

Conforme a Polícia Mili-tar de Palotina, o carro foifurtado no Bairro Dallas, emPalotina, no início da noitede sábado (28). Ao seguiremas informações, encontrarama pick-up na cidade e, emseguida, em uma estrada ru-ral. O acusado tentou fugir,mas o carro furtado foi para-do com um tiro efetuado porum policial em um dospneus. Ele tentou fugir a pé,mas foi detido.

Ao ser preso, disse quelevaria a caminhonete atéNova Santa Rosa, onde en-tregaria para o segundo pre-so e receberia R$ 1,5 milpelo serviço. Nesse momen-to ele disse que o outro acu-sado iria usar o carro “paraadquirir moeda para com-prar armas”.Carro que ele dirigia estava carregado com cigarros do Paraguai

Divulgação

Page 24: 10 01 2013

24 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

SEMANA DO TRÂNSITO

Palestra em Rondon evita que autuação vire multaCerca de 110 pessoas participaram do evento, que reuniu infratores, interessados

no tema e alunos dos centros de formação de condutoresO Setor de Trânsito da 2ª Com-

panhia de Polícia Militar em Ma-rechal Cândido Rondon realizouuma palestra na noite de sexta-feira (27), no auditório da Associ-ação Comercial e Empresarial(Acimacar), para motoristas queforam flagrados acima dos limi-tes de velocidade durante o mêsde setembro em operações rea-lizadas na cidade. A ação fez par-te da Semana Nacional do Trânsi-to desenvolvida no município.

Os 36 condutores cometeraminfrações leves ou médias e rece-beram autuações regularizadoras,que possibilitam ao infrator corri-gir a irregularidade flagrada pelaPolícia Militar. A correção aconte-ce por meio de sua participação napalestra para qual foi convocado.

Na palestra, os responsáveis

pelo Setor de Trânsito da 2ª Com-panhia trataram sobre as estatís-ticas de acidentes e os númerosde vítimas que eles ocasionampela falta de uso dos equipamen-tos de segurança. Os policiais fa-laram ainda sobre as consequên-cias da mistura de bebidas alcoó-licas e direção e a importânciados condutores praticarem a di-reção defensiva.

Cerca de 110 pessoas partici-param da atividade. Além doscondutores infratores, a palestrafoi assistida por pessoas interes-sadas no tema e por alunos decentros de formação de conduto-res de Marechal Rondon. O obje-tivo foi proporcionar aos condu-tores e futuros condutores a opor-tunidade de refletir sobre seucomportamento no trânsito. Evento encerrou a programação oficial da Semana Nacional do Trânsito em Marechal Rondon

Divulgação

Armas exclusivas de uso militar seriam levadas até o Rio de Janeiro

Divulgação

Em Toledo, Polícia Militarapreende dois revólveres

Domingo (29) a PolíciaMilitar de Toledo apreendeuduas armas de fogo. No iní-cio da manhã, uma equipefoi verificar denúncia contraum jovem que estava no Jar-dim Santa Clara 4. Ao che-gar perto do local indicado,um indivíduo saía do meiode uma mata e foi abordado.O adolescente de 17 anos es-tava com um revólver calibre38 com seis munições defla-gradas. O menor informouque a arma teria sido utiliza-da em uma tentativa de ho-micídio contra um desafeto

na noite de sábado (28).Já à tarde, policiais atende-

ram uma briga generalizadana Rua 25 de Julho, na VilaPaulista, e detiveram um dosenvolvidos, de 27 anos, comum revólver calibre 32 com onúmero de série raspado emuniciado com cinco cartu-chos intactos.

Em ambos os casos, os sus-peitos e as armas foram enca-minhados à 20ª Delegacia dePolícia Civil em Toledo. A ví-tima da tentativa de homicídiofoi socorrida pelos bombeiroscom risco de morte.

Polícia Federal apreende arsenal, crack e maconhaA Polícia Federal apreendeu

cinco fuzis - três de calibre 762 edois de calibre 556 -, seis pistolascalibre nove milímetros, 2.030munições de diversos calibres,1.869 quilos de maconha, 69 qui-los de crack, um caminhão e doisautomóveis em ações distintasdurante o fim de semana. Doishomens foram presos.

Na primeira das atuações,policiais federais foram até umaborracharia no Bairro Portal daFoz que, de acordo com informa-ções, estaria sendo utilizada parao carregamento de drogas e ar-mas. No local, os policiais consta-taram o fundo falso em um cami-nhão com o arsenal de armas deuso militar, o crack e 256 quilos de

maconha. A mercadoria seriatransportada até o Rio de Janei-ro. Um Fiesta que estava no localtambém foi apreendido.

O proprietário do caminhão,de 45 anos, e o responsável pelaborracharia, de 40, foram presosem flagrante. Com as armas, asdrogas e os veículos, foram enca-minhados à Delegacia de PolíciaFederal em Foz do Iguaçu.

A segunda apreensão ocor-reu no Bairro Jardim Lancas-ter. Os policiais receberam umadenúncia de que uma casa erausada como depósito de dro-gas e foram checar a veracida-de. No local, foram encontra-dos 1.613 quilos de maconha eum Kia Sorento carregado comparte da droga. O veículo e ostabletes também foram leva-dos à Polícia Federal em Foz.Ninguém foi preso.

PM desativa ponto de tráfico de drogasA Polícia Militar (PM) apre-

endeu uma adolescente de 16anos acusada de comandar avenda de crack em sua residên-cia, na Vila Boa Esperança, emToledo. A ação aconteceu natarde de sábado (28), após a PMreceber várias denúncias de quea casa era usada para o tráficode drogas.

A polícia passou a monitoraro imóvel e percebeu movimenta-ção típica desse tipo de crime,com pessoas entrando e saindorapidamente da casa. No fim datarde, a equipe fez uma vistoriana moradia, onde foram encon-tradas 17 pedras de crack pron-tas para a venda. Em uma bolsahavia R$ 420 em dinheiro, que,segundo a adolescente, seria pro-veniente do tráfico.

Em seguida, uma mulher de

30 anos chegou no imóvel comR$ 20 em dinheiro. Ela disse quetinha a intenção de comprar duas

Mais de R$ 400 em dinheiro e 17 pedras de crack foram encontrados

em uma casa na Vila Boa Esperança, em Toledo

pedras de crack. As envolvidas ea droga apreendida foram enca-minhadas à Polícia Civil.

Divulgação

Page 25: 10 01 2013
Page 26: 10 01 2013

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES

Toledenses são convocadas para integrar Seleção BrasileiraKaoanna Teixeira e Marine Vieira vão disputar a competição no conjunto de arcos,

enquanto Giovana Oliveira compõe a equipe individual

As atletas Kaoanna Teixei-ra e Marine Vieira, da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, vãointegrar a Seleção Brasileira deConjunto que irá representaro país nos Jogos Mundiais Es-colares, a Gymnasiade, de 27de novembro a 04 de dezem-bro, em Brasília. A competiçãoreunirá atletas do penúltimoano da categoria juvenil até osegundo ano da classe adulto.As ginastas toledenses já es-tão em Aracaju (SE) para ostreinamentos sob o comandoda técnica Camila Ferezin. Elasvão competir no conjunto dearcos. No individual, a equipetambém terá uma represen-tante: Giovana Oliveira, quecontinua treinando em Tole-do com a técnica da Sadia/Pre-feitura de Toledo/Sesi e da equi-pe brasileira individual, Ani-ta Klemann.

Kaoanna e Marine estãoanimadas com a possibilidadede representar o Brasil no con-junto, mas também não escon-dem uma certa ansiedade coma nova experiência. Com ape-nas 13 anos de idade, elas vãoficar longe de casa e da famíliae em contato com outras ginas-tas que mal conhecem. “A genteconhece as meninas de vista, deoutras competições. O que sa-bemos é que vamos ficar jun-tas, em um apartamento”, co-menta Kaoanna. Elas conside-ram que esta convivência é im-portante não somente para elasenfrentarem a saudade de casa,como também para garantirmaior entrosamento do gru-po, o que é muito importantena apresentação de conjunto.

“A gente procura não pensarmuito, mas já nos organiza-mos com celular e internet paranos comunicar com a família”,conta Kaoanna.

As duas, apesar de teremviajado para diversas partesdo país e também ao exteriorpara participar de competiçõesnacionais e internacionais, ain-da não tinham ficado longe decasa por tanto tempo. Elas de-verão permanecer longe de casapor cerca de dois meses, confi-nadas em treinamento, que se-rão realizados nos períodos damanhã e da tarde.

A mudança de cidade tam-bém implicou em arranjos nosestudos para viabilizar o tér-mino do ano letivo. As duasvão concluir o nono ano doEnsino Fundamental por in-ternet. Elas manterão contatocom os professores, que repas-sarão trabalhos.

HISTÓRICOCom 13 anos, Kaoanna co-

meçou a praticar GR aos setenuma das escolinhas de ginás-

tica rítmica do município, pas-sando a integrar posterior-mente a equipe de rendimento.A atleta foi campeã do TorneioNacional de GR, em 2009, cam-peã brasileira infantil, em2010, vice-campeã brasileira ecampeã sul-americana infan-til, em 2011, terceiro lugar nobrasileiro juvenil, em 2012, evice-campeã das olimpíadasescolares de 2013.

Marine Vieira, de 14 anos,conheceu a GR aos sete, nasescolinhas de iniciação es-portiva, passando posterior-mente à equipe principal. Re-presentando a Sadia/Prefeitu-ra de Toledo/Sesi, foi medalhade bronze no CampeonatoBrasileiro Infantil em 2011 eterceiro lugar no Paranaensede GR, além de vice-campeãno conjunto do CampeonatoSul-Americano Interclubesjuvenil em 2012.

O projeto de rendimentode GR em Toledo é uma parce-ria entre a prefeitura, Sadia eSesi, com o apoio oficial daUnimed Costa Oeste.

Semifinal do Municipal de Futebol acontece dia 13 em MaripáCom jogos sem muitos gols,

foram conhecidos no fim de se-mana os semifinalistas do Cam-

peonato Municipal de Futebol deCampo, em Maripá. No distritode Pérola Independente, o em-

pate em 0 a 0 garantiu a classifi-cação à próxima fase da equipeda casa diante da Assemap.

Já a quarta vaga foi conquis-tada por Cruzeiro de Novo Blu-menau, ao ganhar de 2 a 1 sobreI.Riedi Pérola Juvenil; e a já clas-sificada Associação Cinco de Ou-tubro/Candeia jogou diante daAssociação Gaúcha apenas paracumprir tabela, vencendo a par-tida por 1 a 0.

Os confrontos que definemos finalistas serão realizados nopróximo dia 13. Às 13h45 se en-frentam Associação Alto Aurorax Cruzeiro e, na sequência, às15h45, medem forças Associa-ção Cinco de Outubro/Candeiax Pérola Independente.

Cruzeiro de Novo Blumenau define uma vaga à final

com Associação Alto Aurora

Divulgação

Eliane Torres

Kaoanna

Teixeira e

Marine Vieira já

estão treinando

com a Seleção

Brasileira em

Aracaju (SE):

ginastas terão

dois meses

para se

preparar à

Gymnasiade

Serranópolis do Iguaçu seclassifica à 2ª fase da Copa Amop

Disputas páreo a páreodefiniram os resultados dadécima rodada do 11º Cam-peonato Municipal de Bo-cha 48, fim de semana, emSerranópolis do Iguaçu.

Pelo grupo A, Linha Be-llon A foi a única equipe queimperou absoluta na roda-da, vencendo no trio, duplae individual o time de BoaVista, ao tempo que Cerâ-mica Basso/Bar do Graxavenceu por 2 a1 Vovô Sim-pático, placar igualmenteconquistado pelas equipesda chave B: Linha Bellon Bsobre Bar do Colono A e Di-visa do Parque contra Vila

Rural. Nesta rodada, folgoua seleção do Bar do Colono.

Por outro lado, no domin-go (29), os serranopolitanosvenceram por 2 a 1 São Mi-guel do Iguaçu na 5ª CopaRegional de Futebol da As-sociação dos Municípios doOeste do Paraná (Amop), seclassificando à 2ª fase dacompetição, juntamente comSanta Terezinha de Itaipupelo grupo A. As partidasdas oitavas de final come-çam neste domingo (06). Adefinição dos confrontos serádivulgada no decorrer dasemana pelos organizadoresda competição.

Projeto Atleta do Futuro érenovado em Mercedes para 2014

O projeto Atleta do Futuro,em parceria com a Prefeiturade Mercedes, Sesi e a empresaMCR Alimentos, na modalida-de de judô, foi renovado paramais um ano no município.Atualmente, o programa aten-de mensalmente cerca de 100crianças. As aulas são ofereci-das nas terças e quintas-feiras,em contraturno escolar.

Os treinos são coordenadospor um profissional da Associ-ação de Judô Ricardo Santos /H.Consórcios, de Toledo. “Ga-nhamos um novo impulso eagora podemos esboçar umplanejamento para a nova tem-porada”, destaca o treinadorRicardo Santos.

De acordo com ele, a Secreta-ria de Esportes, Lazer e Turismonão mede esforços para dar su-porte ao projeto. “Disponibili-za transporte para buscar ascrianças no interior e fornecequimonos para os atletas. É umaparceria que iniciou em 2011 eque deu certo. De lá pra cá, adelegação de Mercedes já parti-cipou de vários eventos espor-tivos, conquistando três títulosestaduais”, declara Santos, afir-mando que o foco a partir deagora será preparar os alunos-atletas para competir no próxi-mo ano nos jogos oficiais do Es-tado, como os Jogos Escolares doParaná e os Jogos da Juventudedo Paraná.

Programa atende mensalmente cerca de 100 crianças na modalidade de judô

Divulgação

Page 27: 10 01 2013

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 ESPORTES

HANDEBOL

São Miguel tem ótimo desempenho na Copa CoopermundiSeleção sub-12 garantiu a prata, enquanto a sub-14 se despediu da competição

Divulgação

Mais uma vez São Migueldo Iguaçu foi bem representa-do na 14ª Copa Coopermundide Handebol, pelas seleçõessub-12 e sub-14, conquistan-do lugar de destaque entre as30 equipes que disputaram acompetição, entre sexta-feira(27) e domingo (29), em DoisVizinhos.

Na primeira fase, o time sub-14 estreou com derrota paraSão João, por 18 a 9. Na sequên-cia, as meninas ganharam devirada de Toledo, por 11 a 10.Após estarem perdendo duran-te todo o jogo, as são-migue-lenses conseguiram reagir evirar o placar faltando 40 se-gundos para o apito final. Emseguida enfrentaram as donasda casa, vencendo de 15 a 10.Tecnicamente empatadas, adecisão de quem avançava notorneio foi pelo critério de sal-do de gols, o que fez as são-miguelenses se despedirem docampeonato. Na final, São Joãovenceu Toledo e levou o títuloda edição 2013.

Por sua vez, o selecionadosub-12 surpreendeu e faturoua 2ª colocação da categoria. Combelas defesas da goleira JéssicaGomes, entrosamento do elen-co, boa movimentação e siste-ma defensivo bem posiciona-do, o que dificultou o ataqueadversário, as meninas vence-ram as partidas diante de SãoJoão (7x6) e Capitão LeônidasMarques (19x0), porém sofre-ram o primeiro revés da com-petição para Santo Antônio doSudoeste (7x6). Mesmo com aderrota conquistaram a clas-sificação à próxima fase, pas-

São Miguel do Iguaçu conquistou o vice-campeonato da categoria sub-12, no último domingo (29):

sub-14 ficou de fora da semifinal pelo critério de saldo de gols

sando com facilidade por Cle-velândia, vencendo a partidapor 17 a 7, carimbando o pas-saporte à final.

Na decisão do 1º lugar daclasse sub-12 encontraram no-vamente com São João e, destavez, foram superadas pelasadversárias por 14 a 0, fechan-do a participação com a meda-lha de prata da Copa Cooper-mundi de Handebol. Resulta-do muito comemorado pelasatletas e pelo técnico RafaelMagenis. “Nossas meninas re-presentaram muito bem nossomunicípio, tiveram um ótimocomportamento dentro e foradas quadras”, disse Rafael, or-gulhoso das suas pupilas.

Ele também fez uma avalia-ção da participação das sele-ções na competição: “A equipesub-14 jogou de igual pra igualcom todos os adversários. Fi-camos fora da semifinal por

saldo de gols. Já o time sub-12nos surpreendeu, porque das13 atletas que viajaram noveestavam competindo pela pri-meira vez e já fizeram sua pri-meira final. Estou imensa-mente orgulhoso e motivado.São iniciantes no meio espor-tivo e já estão obtendo exce-lentes resultados; têm tudopara se tornar uma geraçãovitoriosa no futuro”, come-morou, agradecendo o apoiodos pais das atletas, da pro-fessora Aminadabe de Mora-es Lange, de Juliana SbardelaDaniel, mãe de uma das joga-doras, e do Departamento deEsportes de São Miguel.

Integraram o elenco sub-12 na conquista do vice-cam-peonato Adrieli Ghellere,

Amanda Perius, Bruna Perius,Camila Medeiros Alamini,Carolina Almeida Souza, Dul-ciely Lopes Gonçalves, Gabri-ela Pereira Nunes, Julia Dami-nelli Ferreira, Jéssica Gomes,Jordana Daniel Quadros, Yas-min Caroline Ferreira e Ste-phany Boff Joner.

Já o plantel sub-14 era for-mado por Ana CarolineD’aghetti, Gabriela Moraes,Geovana Daniel Quadros, He-len Ferreira do Nascimento,Heloisa Piano Ghellere, IonaraMaria Gadamski, Laura Gar-brecht Albert, Lauryane Re-zende dos Santos, Maria Vito-ria Reiter Grandi, Rafaela Pe-reira Nunes, Raíssa Konel Se-reni, Sabrina Lopes Gomes eStefany Slovinski Muller.

JogosEscolaresem Maripá

A comunidade de Maripáe região está convidada aprestigiar a abertura dos Jo-gos Escolares “Bom de Bola”,na modalidade futebol decampo, a partir das 09 horasde quinta-feira (03). O con-vite é estendido pela Secreta-ria de Educação, Cultura eDesportos e pelo prefeitoAnderson Bento Maria.

A secretária de Educação,Cultura e Desportos, JanaínaMüller, destaca que esta é aprimeira vez que Maripá sedi-ará a competição e parte dasdisputas também ocorrerá nomunicípio de Nova Santa Rosa.

A abertura dos Jogos acon-tecerá no Ginásio de EsportesJosé Moreira Filho. As partidasdo certame serão realizadas noCampo do Nacional, entre quin-ta-feira e domingo (06).

Medianeirainicia 2ª fasedo Interfirmasde 48

Idealizado pela Secretariade Esporte e Lazer, a Prefeitu-ra de Medianeira deu a larga-da, na última sexta-feira (27),às disputas da 2ª fase do Cam-peonato Interfirmas de 48.

Os resultados da rodadaforam os seguintes: Ideal Ca-lhas/Bar do Didi B 3x0 GeralPeças, Autoescola Alfa 0x3Ideal Calhas/Bar do Didi A,Sintracom 1x2 Central Carre-gamentos e Gesso Bela Vista1x2 Mercearia do Gaúcho.

Os jogos da próxima roda-da acontecerão na sexta-feira(04), com início às 20 horas,entre: No Bar do Sefrin, GeralPeças x Ideal Calhas/Bar doDidi B; No Bar do Didi, IdealCalhas/Bar do Didi A x Auto-escola Alfa; No Bar do Alcin-do, Central Carregamentos xSintracom; e No Bar do Alcin-do, Mercearia do Gaúcho xGesso Bela Vista.

Bocha de Santa Helenaconhecerá campeão na sexta

Com dois jogos realiza-dos no último sábado (28),válidos pela primeira parti-da das disputas do 1º e 3ºlugares, o Campeonato Mu-nicipal de Bocha de SantaHelena conhecerá na sexta-feira (04) e no sábado (05) oscampeões.

O Pesque Pague/Farmá-cia Real venceu por 3 a 0 oBar do Negão/Red Panters,em disputa pelo 3º lugarrealizada no Pesque Pa-gue. Já para a decisão docampeonato, Tropical Lan-

chonete/VR Auto Posto fez2 a 1 no Pesque Pague/DeCasa, em jogo que aconte-ceu em São Clemente.

O jogo de volta da deci-são do 3º lugar está marcadopara as 19 horas de sexta-feira, em Vila Rica, entre Bardo Negão/Red Panters e Pes-que Pague/Farmácia Real. Ocampeão será conhecido nojogo de volta, às 14 horas desábado, entre Pesque Pague/De Casa e Tropical Lancho-nete/VR Auto Posto, no Pes-que Pague.

DATA DEFINIDADivulgação

A data em que o jogador de futebol Andrei Juliano Anschau, de Quatro

Pontes, treinará com as equipes de base do São Paulo Futebol Clube

já está definida. Ele embarca para São Paulo na próxima segunda-

feira (07) e ficará uma semana participando dos treinamentos no

Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia (SP).

Neste período, o atleta de 13 anos será avaliado por dirigentes do

clube, e caso seja aprovado passará a integrar as categorias de

base do São Paulo FC em fevereiro do próximo ano.

Page 28: 10 01 2013

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Agricultor familiar tem até sexta para aderir ao PAA

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

Propostas de associações ou cooperativas de produtores devem ser enviadas às regionais da Conab

Foi ampliado em uma sema-na o prazo para os agricultoresfamiliares participarem da cha-mada pública da compra institu-cional do Programa de Aquisi-ção de Alimentos (PAA). Agoraas cooperativas e associaçõestêm até as 12 horas de sexta-feira (04) para enviar suas pro-postas às superintendências re-gionais da Companhia Nacionalde Abastecimento (Conab). Nes-te primeiro edital, serão adquiri-

dos feijão, farinha de trigo e demandioca, flocos de milho e ma-carrão. As propostas serão ana-lisadas considerando-se os do-cumentos de habilitação, comdetalhamento dos produtos equantidades necessárias emcada unidade armazenadora.

A iniciativa do Ministério doDesenvolvimento Social e Com-bate à Fome (MDS), em parceriacom a Companhia Nacional deAbastecimento (Conab), prevê

investimentos de R$ 7 milhõesna aquisição de 2,8 mil toneladasde alimentos.

De acordo com o MDS, a aqui-sição desses produtos irá com-por as cestas utilizadas na açãode distribuição de alimentos agrupos populacionais específicos- como indígenas, quilombolas epescadores artesanais - e noatendimento de municípios emsituação de emergência, entreoutras finalidades.

Comissão rejeita uso do FGTS paracompra de equipamentos agrícolasA Comissão de Trabalho, de

Administração e Serviço Públi-co rejeitou o Projeto de Lei 3538/04, do deputado Nelson Mar-quezelli (PTB-SP), que autorizao uso de recursos do Fundo deGarantia do Tempo de Serviço(FGTS) para compra de máqui-nas e implementos agrícolas.

O autor defende que a per-missão vai dar aos pequenosproprietários condições de me-

lhorar a sua produção. Mas orelator, deputado Roberto Ba-lestra (PP-GO), votou contra oprojeto por considerar que jáhá linhas de crédito específicaspara ajudar o pequeno proprie-tário, como o Programa Nacio-nal de Fortalecimento da Agri-cultura Familiar (Pronaf). “Nãose concebe que os trabalhado-res tenham que utilizar seusparcos recursos no FGTS para

adquirir máquinas e equipa-mentos quando já há linhas decréditos disponibilizadas peloEstado específicas para o finan-ciamento de equipamento paraa área a agrícola”, disse.

O projeto tramita em cará-ter conclusivo e ainda seráanalisado pelas comissões deFinanças e Tributação; e deConstituição e Justiça e de Ci-dadania.

Pesquisadores criamescala para avaliar dor embovinos, equinos e suínos

Apesar da crescente pre-ocupação nacional e inter-nacional com o bem-estardos animais, espécies pe-cuárias ainda são negligen-ciadas quando o assunto édor. Um projeto busca pro-por e validar desde 2010escalas que indiquem se,para determinado quadroclínico, é recomendável ounão aplicar analgésicos. Ofoco do projeto é a dor agu-da pós-operatória em bo-vinos, equinos e suínos. “Aausência de escalas cientifi-camente validadas que au-xiliem produtores, veteri-nários e pesquisadores a re-conhecer e a mensurar ador nesses animais contri-bui para o tratamento ina-propriado ou insuficienteda dor” explica o coorde-nador do projeto, StélioPacca Loureiro Luna, que éprofessor da Faculdade deMedicina Veterinária e Zo-otecnia da Universidade Es-tadual Paulista (FMVZ/Unesp) de Botucatu (SP).

As escalas são criadas apartir da análise de altera-ções comportamentais re-lacionadas a fatores comopostura, posição da cabe-ça, locomoção, interação

com o ambiente, ingestãode alimentos, atenção àferida cirúrgica, entre ou-tras. Para identificar e ana-lisar as alterações, os pes-quisadores gravam vídeosem momentos distintos:antes do procedimento,quando os animais estãosem dor; logo após a cirur-gia, quando há um pico dedor; e depois da aplicaçãode analgésicos, quando seespera que já não haja dor.“O procedimento que ado-tamos para as três espéciesestudadas foi a castração,por ser relativamente in-vasivo, atingir tecidos dealta sensibilidade, geraruma inflamação grande eestar entre as cirurgias maisrealizadas nesses animais”,relata Luna.

A etapa de filmagens,com cerca de 700 horas,já foi concluída. A valida-ção do conteúdo que daráforma às escalas será feitapor especialistas e pesqui-sadores vinculados a ins-tituições parceiras no Bra-sil, na Inglaterra, nos Es-tados Unidos, na Espanhae em outros países daAmérica do Sul, comoUruguai e Argentina.

Leite atinge maior valor realdesde 1990, de acordo com o Cepea

Contrariando as expectativasdo mercado, que apontava paraestabilidade nos preços, o leitevoltou a subir em setembro, deacordo com o Centro de Estu-dos Avançados em EconomiaAplicada (Cepea), que divulgouontem (30) relatório de merca-do. Com a oitava alta consecu-tiva, os preços atingiram o mai-or nível desde o início da sériehistórica do Cepea, iniciada em1990, em valores reais, já des-contada a inflação. O valor bru-to pago ao produtor (incluindofrete e impostos) chegou a R$1,1162 por litro, um aumento de

2,8% em relação a agosto. Emrelação a setembro de 2012, oaumento foi de 21,7%.

Os preços foram deflaciona-dos pelo IPCA de agosto. De acor-do com o Cepea, a valorizaçãoocorreu mesmo com o maior vo-lume comprado pelos laticíniosem agosto. A captação de leite foiimpulsionada pelo Sul do Brasil.“Este avanço na produção (noSul) continua atrelado ao maiorpoder de compra do pecuaristaem relação à alimentação con-centrada e também à qualidadeda silagem fornecida no cocho,que juntas aumentam o desem-

penho das vacas em lactação. János Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a captação deleite se manteve praticamenteestável em agosto, movimentocondizente com este período deentressafra de pastagens.”

Segundo o relatório, a de-manda começou a esfriar e aoferta de leite aumentar, cená-rio que pode pressionar os valo-res destes derivados nos próxi-mos meses. Para o mês de outu-bro, a expectativa da maior par-te dos agentes de mercado con-sultados pelo Cepea é de estabi-lidade nos preços.

Page 29: 10 01 2013

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

AUDIÊNCIA AMANHÃ

Comissão discute com ministro demarcações indígenasConflitos entre índios e o setor produtivo brasileiro têm se tornado cada vez mais evidentes na mídia nacional

A Comissão de Agricul-tura, Pecuária, Abasteci-mento e DesenvolvimentoRural vai realizar audiênciapública com o ministro daJustiça, José Eduardo Car-dozo, amanhã (02), para ou-vir esclarecimentos sobre aidentificação e a delimita-ção de terras indígenas noSul da Bahia, em MinasGerais, no Rio Grande doSul, Mato Grosso e Paraná.Além do ministro da Justi-ça, foi convidada para o de-bate a presidente da Fun-dação Nacional do Índio(Funai), Maria AugustaBoulitreau Assirati. Um dosdeputados autores da pro-posta de debate, deputado

Oziel Oliveira (PDT-BA),argumentou que após vári-os diálogos com o governo,nenhuma ação efetiva foitomada para sanar os con-flitos. “Por isso, proponhoouvir esclarecimentos so-bre as dificuldades relata-das”, expõe.

Nas últimas semanas fo-ram noticiadas pela mídiainvasões de índios em umaárea situada entre os muni-cípios de Buerarema, Ilhéuse Una, na Bahia, região co-nhecida como Serra do Pa-deiro. Mais de 300 índiosparticiparam das ações deocupação das fazendas, lo-calizadas em uma área demais de 47 mil hectares. As

propriedades, porém, têmem média três hectares, e asinvasões atingem principal-mente pequenos agriculto-res. A área está em processode reconhecimento pelaFundação Nacional do Índio(Funai) e o processo tramitano Ministério da Justiça, oque tem motivado a ocupa-ção das terras.

Em agosto último, a Co-missão de Agricultura apro-vou proposta que anula osefeitos da portaria do Minis-tério da Justiça (2.222/12-MJ)que concede aos grupos in-dígenas Guarani Chiripá eMbya, da terra Mato Preto,o direito de posse de umterritório que ocupa muni-

cípios do Rio Grande do Sul.O deputado Alceu Moreira(PMDB-RS), que tambémpropôs o debate, argumen-tou que a demarcação inci-de sobre uma área que nãopreenche os requisitos cons-titucionais para ser reconhe-cida como indígena, pois na

Brasil manterá importação de trigo dos Estados UnidosO excedente exportável de

trigo dos países do Mercosuldeve ser novamente inferiorà necessidade de importaçãodo Brasil na safra 2013/14.Segundo estimativa da con-sultoria Safras & Mercado, obloco deve ter 6,85 milhõesde toneladas do cereal dispo-níveis para exportação, en-quanto o Brasil precisará depelo menos 7,4 milhões detoneladas para seu abasteci-mento interno. Se esse volu-me se confirmar, será a maiorimportação brasileira de tri-go desde o ciclo 2006/07.

Nos últimos dois ciclos, aprodução brasileira foi frus-trada por problemas climáti-cos. Neste ano, o potencialprodutivo, de 5,8 milhões detoneladas, foi reduzido empelo menos 1,6 milhão devi-do a perdas por geadas no

Paraná. Mas o principal for-necedor brasileiro, a Argen-tina, também foi recentemen-te afetado por baixas tempe-raturas e pode ter um menorvolume para exportar pelosegundo ano consecutivo.

Neste ano, o Brasil conse-guiu efetivamente importar2,5 milhões de toneladas daArgentina, um milhão de to-neladas a menos do que noano anterior. Por isso, o go-verno liberou a importaçãode fora do Mercosul sem orecolhimento da Tarifa Ex-terna Comum (TEC), de 10%.A tendência é de que essecenário se repita nos próxi-mos 12 meses.

Devido à escassez do cere-al no Brasil e na Argentina, ogoverno brasileiro liberou,desde abril deste ano, a im-portação de 2,7 milhões de

toneladas de fora do Merco-sul, sem a cobrança da TEC."Neste momento, os moinhosestão solicitando autoriza-ção do governo para trazermais 600 mil toneladas", dizo presidente do Sindicato daIndústria do Trigo de SãoPaulo, Christian Saigh, queestima que a necessidade deimportação do Brasil nos pró-ximos 12 meses será de setemilhões de toneladas.

Nas estatísticas do comér-cio exterior do Brasil, o trigode fora do Mercosul, sobre-tudo o americano, já é desta-que. Entre janeiro e agostodeste ano, o país importouno total 4,6 milhões de tone-ladas do cereal, dos quais30%, ou 1,4 milhão de tone-ladas, dos Estados Unidos,segundo a Secretaria de Co-mércio Exterior (Secex/

MDIC). No mesmo períododo ano passado, a compra decereal americano foi menorque 32 mil de toneladas.

O efeito das geadas naslavouras argentinas aindaé desconhecido. Mas a Sa-fras & Mercado reduziu em1,5 milhão de toneladas, a11,5 milhão de toneladas,sua estimativa para a pro-dução do país vizinho. "Háagentes no mercado que es-peculam que haverá umaredução de até 3 milhões detoneladas", diz o especialis-ta da consultoria, Élcio Ben-to. Novas geadas estão pre-vistas para ocorrer na Ar-gentina nos próximos dias.

Segundo Saigh, em se-tembro, o preço do trigo ar-gentino para entrega em ja-neiro já subiu 10%. No mer-cado interno, afirma ele, a

escassez também mantém ascotações muito elevadas noParaná, onde a toneladanão chega no moinho emSão Paulo por menos de R$1,12 mil (com frete e impostoestadual).

Com perdas climáticastambém no Paraguai, a con-sultoria estima uma quedade, pelo menos, 3 milhões detoneladas na produção doMercosul, que deve ser de18,5 milhões de toneladas,ante a previsão inicial de 21,5milhões de toneladas.

O trigo gaúcho tambémfoi alvo do frio intenso em 18e 19 de setembro. Mas as ocor-rências foram avaliadas comode baixa intensidade, segun-do o sócio da Pila Corretora,Valdiner Fagundes. "O fator-chave será o clima até 15 deoutubro", diz.

região estão estabelecidostrabalhadores rurais e pe-quenos agricultores e suasfamílias.

Ele também citou os pro-blemas da demarcação arti-ficial de área indígena na re-gião de Pompéu e MartinhoCampos, em Minas Gerais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 740 milindígenas divididos em mais de 200 etnias. Conflitos entreeles e o setor produtivo brasileiro têm se tornado cada vezmais evidentes na mídia nacional. Eles são motivadosprincipalmente por divergências entre identificações, de-limitações e demarcações de terras indígenas que, mui-tas vezes, se sobrepõe às terras produtivas.

PRESENÇA

Page 30: 10 01 2013

VICE-LÍDER

Renato reconhece SP superior, mas destaca gol do Grêmio

30 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

Técnico classificou a vitória de sua equipe diante do Tricolor paulista como fantástica

Um time finalizou 16 vezes,contra apenas cinco do seu ad-versário. A posse de bola? 63%contra 37%, segundos os núme-ros. E não é que a equipe vence-dora desse confronto, o Grêmio,foi a que apresentou os núme-ros mais humildes? O técnicoRenato Gaúcho reconheceu asuperioridade do São Paulo nojogo do último domingo (29),logo após destacar a vitória al-cançada no Morumbi, classifi-cada como “fantástica”.

Segundo o técnico, o Grê-mio teve de superar um rivalqualificado, comandado porum dos melhores técnicos dofutebol brasileiro e que lutacontra o rebaixamento, algoque só elevou o nível de difi-culdade do jogo. E mesmo como adversário melhor em cam-po, foi o Grêmio de Renato queconquistou o triunfo, para sa-tisfação do treinador.

“Classifiquei a vitória, novestiário, conversando com osjogadores, como fantástica. En-frentamos uma grande equipe,com jogadores de seleção, comgrande treinador e ainda numasituação difícil. É muito difícilatuar aqui normalmente, ima-gina assim. Reconheço que du-rante a partida o São Paulo teveas melhores oportunidades,

mas conseguimos fazer o gol,que foi muito importante, foimuito bonito e que no momen-to nos credenciou com três pon-tos importantíssimos. O Grê-mio é o vice-líder. Vamos bri-gar até o fim”, disse Renato, ementrevista coletiva.

“Não importa quantas opor-tunidades você vai criar no jogo,importante é fazer o gol”. Rena-to ainda valorizou o compro-metimento dos seus comanda-dos em campo, o que se tornoucomum em suas entrevistas co-letivas. Foi mais uma vitóriadas convicções do técnico, quemanteve o esquema com trêsvolantes no meio.

“Todo mundo se ajuda, ta-ticamente são obedientes, oimportante é a entrega delesna parte tática, onde a genteprocura não dar espaços paraos adversários e tem aconteci-do isso. Não adianta você teruma equipe boa tecnicamen-te, que joga muito com a bolanos pés. Minha equipe, na horade marcar, ela marca, e issocomeça sempre pelos atacan-tes”, destacou.

O Grêmio, novo vice-líderdo Brasileirão, volta a entrarem campo pela competiçãoamanhã (02), quando receberáo Atlético-PR, o quarto coloca-do, às 19h30, na Arena.

Ricardo Rímoli/ LANCE!Press

Muricy terá de quebrar a cabeça para armar defesaO técnico Muricy Ramalho

precisará quebrar a cabeça paraarmar a defesa do São Paulo queentrará em campo amanhã (02),quando o Tricolor encara o San-tos, na Vila Belmiro, pela 25ªrodada do Campeonato Brasi-leiro. Na derrota para o Grê-mio, Rafael Toloi saiu lesionadoe Antônio Carlos levou o tercei-ro amarelo. Desfalques que dei-xam o técnico com poucas op-ções para o setor.

À disposição de Muricy,apenas Edson Silva e Paulo Mi-randa são zagueiros de origem.Rodrigo Caio, que atuou a mai-

or parte deste Brasileirão nazaga, pode voltar para compora linha defensiva. Uma opção éescalar a defesa de forma pare-cida com a que terminou o jogocontra os gaúchos: Douglas,Paulo Miranda, Antônio Car-los e Reinaldo - com Rodrigo nolugar de Antônio Carlos. LucasSilva, de apenas 17 anos, estácom a Seleção Brasileira sub-17em Cotia na preparação para oMundial da categoria.

Porém, se o camisa 7 for re-cuado para formar dupla comalgum defensor, o comandan-te são-paulino pode ter pro-

blemas no meio. Com a con-tratura na coxa direita de De-nilson, apenas Wellington,Maicon e Fabrício estão aptospara preencher as duas vagasde volante. Ou seja, com Ro-drigo Caio na zaga, a equipeteria apenas um reserva paraa posição de volante.

Décimo sexto colocado noBrasileirão, o clube do Morum-bi briga contra o risco de rebai-xamento para a Série B e, deacordo com Muricy, o acúmulode lesões e desfalques por car-tões preocupa para a recupera-ção do time na competição.

Marcos Rocha acerta chute a quase 100 km/hAos 36 minutos do primeiro

tempo, Diego Tardelli arrancoupela esquerda e inverteu a joga-da. O lateral-direito Marcos Ro-cha dominou no peito e acertouuma bomba no ângulo do goleiroAranha. Foi o segundo gol do Atlé-tico-MG, na vitória por 3 a 1 sobreo Santos, no Independência, noúltimo domingo (29). O jogador

estava a 22,2 metros da baliza eacertou um chute a 97,4 km/h.

“Mais do que a decisão corre-ta, Marcos Rocha teve uma exe-cução perfeita. Era uma jogadadifícil demais. A bola ainda fezuma parábola para encobrir oAranha”, elogiou o comentaristaRaphael Rezende.

O Santos tinha aberto o placar

aos 14 minutos do primeiro tem-po, com Cicinho. Três minutosmais tarde, Luan igualou para oGalo. O lindo chute de MarcosRocha foi o gol da virada. Aos 42minutos do segundo tempo, Alec-sandro fechou o placar. Com avitória sobre o Peixe, o Atlético-MG soma 12 pontos nas últimascinco rodadas.

Palmeiras iniciaviagens de seis

jogos fora de casaAo embarcar ontem (30)

para São José do Rio Preto(SP), o Palmeiras iniciouuma sequência de viagensem seis jogos seguidos longede casa. Punido pelo Superi-or Tribunal de Justiça Des-portiva (STJD), o líder daSérie B do Brasileiro aindanão definiu qual será suacasa nos dois jogos de gan-cho, mas já sai da capitalcom saudades não só de suatorcida, mas do gramado doPacaembu.

“Seria um marco históri-co subir no Pacaembu, coma torcida lotando o estádio.E já estávamos acostumadosa jogar em um campo excep-cional”, comentou MárcioAraújo, expondo uma daspreocupações de seus joga-dores. A diretoria deve defi-nir entre Londrina (PR),Campo Grande (MS), Uber-lândia (MG) e Brasília (DF)como sedes dos jogos contraFigueirense, no dia 08, e Gua-ratinguetá, no dia 11. O pe-dido do elenco é por priori-dade a bons gramados.

Os atletas ainda não acei-taram a nova punição, de-corrente de briga entre mem-bros da Mancha Alviverde eda Torcida Uniformizada doPalmeiras (TUP) em Guara-tinguetá, em 27 de julho.

Antes dos dois jogos depunição, o time enfrentaOeste em São José do RioPreto, hoje (1º), e ABC, emNatal (RN), no sábado (05).Após mandar partidas forade São Paulo, encara o Ica-sa, no dia 15, em Juazeirodo Norte (CE), e o Bragan-tino, no dia 19, em Bragan-ça Paulista (SP). Um dessesdois compromissos podedefinir a volta do Verdão àprimeira divisão.

“Por um lado, entristecenão subir em casa”, admi-tiu Leandro, ciente de que oacesso só acontecerá no Pa-caembu caso o time o con-quiste apenas no dia 26,contra o São Caetano. “Maso mais importante, dentroou fora de casa, é conseguiro acesso”, tentou se confor-mar o atacante.

O elenco também lembraque, novamente punido porconfusões de torcedores,mas durante a campanhado rebaixamento no Brasi-leiro do ano passado, o Pal-meiras iniciou a Série B comsuas três primeiras partidascomo mandante em Itu (vi-tórias contra Atlético-GO eAvaí e derrota para Améri-ca-MG) e a quarta em Presi-dente Prudente (goleadasobre o Oeste).

Técnico

Renato

Gaúcho: “O

Grêmio é o

vice-líder.

Vamos brigar

até o fim”

Page 31: 10 01 2013

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 ESPORTES

BRASILEIRÃO

Cruzeiro dispara e tem 94% de chances de ser campeãoGrêmio, Botafogo e Atlético-PR são os únicos concorrentes

Com a vitória sobre o Internacional em Novo Hamburgo, o Cruzeiro se consolida na liderança

Ricardo Rímoli/LANCE!Press

Diretoriabanca Dungano comando doInternacional

Demissão de Dunga e tro-ca da comissão técnica comosolução para o momento des-favorável do Internacional sãoassuntos fora de cogitação. Otécnico segue sendo prestigiadopela diretoria colorada, assimcomo destacou Marcelo Me-deiros, o 1º vice-presidente doInternacional e diretor de fute-bol do clube.

“Não muda nada. O Dun-ga é uma pessoa que trabalhacom muita dedicação e serieda-de. A gente divide muita coisadentro do Inter, continua a mes-ma coisa e de forma tranqui-la”, destacou Marcelo Medei-ros antes de justificar a manu-tenção do treinador. Medeirosainda deixou claro que o Inter-nacional não vislumbra mais otítulo do Basileirão. São 19pontos e oito vitórias a menosque o Cruzeiro na tabela.

O Inter de Dunga volta aatuar no Brasileirão nestaquinta-feira (03), quando vi-sitará o Vasco, no Moacyr-zão, em duelo da 25ª rodadada competição.

sul-americano na próximatemporada. Já o Alvinegro ca-rioca e o Rubro-Negro para-naense, apesar das derrotasem casa na rodada - 1 a 0 paraa Ponte Preta e 5 a 3 para oVitória -, ainda estão bem nafita e têm 77% e 69% de tam-bém representarem o Brasilna competição.

Mas pelo campeonato em-bolado, até mesmo o São Pau-lo, 16º colocado com 14 pontosde distância para o G-4, aindapode sonhar com uma das va-gas. O Atlético-MG, atual cam-

peão continental, já tem pre-sença confirmada.

REBAIXAMENTOA briga para fugir da zona

de rebaixamento também nãose restringe à parte de baixo databela. Do lanterna Náutico aoAtlético-MG, quinto colocado,todos estão ameaçados. Masuma das quatro vagas para aSérie B praticamente já temdono: mesmo com a vitória por3 a 0 sobre o Coritiba na ArenaPernambuco, o Timbu se vê a14 pontos do primeiro time fora

do Z-4 e tem 99% de chances decair para a Segundona. A PontePreta minimizou a crise com otriunfo por 2 a 1 sobre o Botafo-go no Rio de Janeiro, só queainda se vê 67% ameaçada.Mesma porcentagem do Crici-úma, goleado por 4 a 1 peloFlamengo no Maracanã e comum jogo a mais do que todos osoutros. A situação do Vasco,que empatou por 0 a 0 com oBahia na Fonte Nova, tambémé delicada: há seis jogos semvencer, o time se vê com 59% deriscos de degola.

Depois de disputar a Fórmu-la 1 até 2012, Bruno Senna podemudar de categoria novamen-te a partir do ano que vem. Re-centemente, Bruno falou sobreo atual desafio no Mundial deEndurance, onde estreou nes-te ano como piloto da AstonMartin na classe GTE Pro, masnão fugiu das perguntas a res-peito de seu futuro. E um dospossíveis destinos do sobrinhode Ayrton Senna é o automobi-lismo norte-americano. Umavolta aos monopostos, pelaIndy, é o caminho mais prová-vel, mas não está descartadauma aparição na Nascar.

“O ano que vem está emaberto para mim. A gente estátrabalhando para fechar emcategorias diferentes, não ne-cessariamente só no Endurance.Eu estou gostando muito do WEC,então a primeira opção seria fe-

char com eles. Mas tenho coisasinteressantes, estou olhando osEstados Unidos e o Brasil. Nascaré mais distante, porque nuncaandei em ovais, então teria quefazer testes para ver como funci-ona. Assim, a opção mais próxi-ma é a Fórmula Indy. Tenho con-versa com algumas equipes, masnada sólido. Vai vingar aquiloque der a melhor chance de fazeruma carreira longa. Quero esta-bilidade daqui para frente”, dis-se o piloto de 29 anos.

Praticamente descartandoum retorno à Fórmula 1, ondeguiou pelas equipes HRT, Re-nault-Lotus e Williams, Brunotorce para que o compatriotaFelipe Massa consiga uma vagapara o ano que vem. Dispensa-do da Ferrari após oito anoscomo titular, Felipe admite ne-gociações com as escuderiasLotus e McLaren. Bruno deposi-

ta as esperanças de que a cate-goria não inicie a nova tempora-da sem um piloto brasileiro, algoque não ocorre desde 1970, mashoje se vê longe do grid.

“Nunca fecho as portas, masa chance de conseguir um carrocompetitivo lá é baixa. Então nãoestou muito preocupado comessa parte. Espero que o Brasilnão fique sem representantesna Fórmula 1. Seria uma perdapara os fãs. Sempre tivemos ocostume de torcer pelos brasi-leiros, e espero que o Massaconsiga uma vaga na F-1. É difí-cil saber o que vai acontecer, asequipes estão sempre em ne-gociação, mas ele está na briga.Teve bons resultados neste ano,foi bem mais consistente do queum ou dois anos atrás. Torçopara que ele consiga nos repre-sentar no ano que vem”, afir-mou Bruno.

Bruno Senna descarta volta àF 1, mas admite ir para a Indy

Uma equipe que se recusa aperder há um mês e meio come-ça a colher os frutos de umainvencibilidade de dez jogos:após a vitória por 2 a 1 sobre oInternacional em Novo Ham-burgo no último domingo (29),o Cruzeiro abriu 11 pontos devantagem para o seu concor-rente mais próximo, que é oGrêmio, e já tem 94% de chan-ces de conquistar o título doCampeonato Brasileiro, segun-do cálculos do matemáticoOswald de Souza.

Além disso, com 14 rodadasde antecedência, a Raposa pra-ticamente assegurou uma vagana Taça Libertadores de 2014.A chance matemática da classi-ficação celeste não acontecer éinsignificante. “Considero queé matematicamente desprezí-vel a chance do Cruzeiro não seclassificar para a Libertado-res”, explicou.

Os concorrentes do Cru-zeiro na disputa pelo troféuficaram restritos ao G-4, masas chances de Grêmio, Bota-fogo e Atlético-PR assumirema liderança são mínimas: 3%,2% e 1%. Se os números nãosão nada agradáveis para otrio pelo posto de campeão, amatemática se mostra a favorquando o assunto é a sonhadavaga na Libertadores.

Com o triunfo por 1 a 0 so-bre o São Paulo, no Morumbi,o Tricolor gaúcho assumiu avice-liderança e tem 78% dechances de disputar o torneio

Page 32: 10 01 2013

32 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

DIA DA PADROEIRA

Itaipulândia prepara-se para receber milhares de romeirosProgramação da Festa de Nossa Senhora Aparecida inicia nesta semana

Temporal causa estragosno interior de Mercedes

O temporal que atingiu omunicípio de Mercedes na ma-drugada de ontem (30) deixourastros de destruição. Pelamanhã, agricultores e cidadãostrabalharam na limpeza de re-sidências atingidas pelos for-tes ventos e pela chuva, queentre as 05 horas e às 5h30 so-mou cerca de 100 milímetros.

Entre as áreas atingidas nointerior estão a Linha São Mar-cos e a Sanga Ituporanga. Nes-te local, um rapaz teve umatelha cravada no pescoçoquando ajudava os pais a re-colher telhas quebradas e ar-

rumar a propriedade. Alan Bru-ch foi encaminhado ao pronto-socorro, atendido e liberadoainda na manhã de ontem.

De acordo com informa-ções obtidas com o secretáriomunicipal de Obras, VilsonMartins, os estragos causadospelo temporal foram deste-lhamentos e queda de árvo-res no interior e na sede. Se-gundo ele, equipes das secre-tarias de Agricultura e Obrastrabalharam no recolhimentoe limpeza. Na parte da tarde,algumas localidades ainda es-tavam sem energia elétrica.

Começa na quinta-feira(03) a programação da tradi-cional Festa da Padroeira deItaipulândia, Nossa Senho-ra Aparecida. Novamentepara este ano são esperadosmilhares de romeiros que sedirigem ao município paracontemplar o monumento dasanta, que possui 26 metrosde altura e consiste na maiorimagem da América Latina.

A programação contarácom a realização da 8ª Nove-na com celebrações junto àGrande Imagem em LinhaCaramuru. As celebraçõesserão de quinta a terça-feira(08) e de quarta (09) a sexta-feira (11), abordando temasespecíficos para cada dia ebênçãos especiais.

Já no domingo (06) acon-tecerá a programação festivaem homenagem à padroeira.A festa será realizada juntoà igreja matriz (Centro Ca-tequético), com missa a par-tir das 10h30 e ao meio-diaalmoço à base de churrascoe saladas.

No período da tarde ha-verá bingo com premiaçãovariada e matinê com anima-ção do Grupo G4.

No feriado do dia 12 deoutubro, Dia da Padroeira,as celebrações têm progra-mação diferenciada com cele-brações junto à Grande Ima-gem. À meia-noite será a Mis-sa dos Caminhantes, às 03horas Missa dos Peregrinos,às 06 horas Missa da Alvora-da, às 08 horas Missa dosRomeiros, às 10 horas Missada Juventude, às 13 horasMissa dos Devotos e às 16horas Missa da Unidade.

No dia 13 (domingo) se-rão celebradas missas em hon-ra a Nossa Senhora Apareci-da às 09 e às 17 horas, com a

Milhares de pessoas são esperadas para as celebrações

junto à imagem da santa, que possui 26 metros de altura e

consiste na maior imagem da América Latina

Divulgação

presidência de padre Moacir.

MONUMENTOO monumento a Nossa

Senhora Aparecida começoua ser erguido em dezembro de1999 e foi entregue à comuni-dade em 12 de outubro de

2000, com a realização da Fes-ta do Dia da Padroeira deItaipulândia e do Brasil.

A santa está voltada de fren-te para a cidade de Itaipulândia.Do local tem-se uma vista im-pressionante do lago e das be-lezas naturais do município.

Caso de Medianeira vira exemplo em dois eventosO município de Medianeira

comemorou o Dia Mundial doTurismo, na última sexta-feira(27), com a confirmação do su-cesso do Programa de Sensibili-zação Turística Municipal, que,desde 2007, já conquistou maisde três mil estudantes, 300 mul-tiplicadores - entre professorese outros profissionais -, 150 em-presas apoiadoras e parceiras eum incremento médio de 30% nademanda de visitantes locais aos

atrativos turísticos da cidade.Os dados foram divulgados

durante a 6ª Oficina de Sensibi-lização Turística, que contoucom palestras e apresentaçõesculturais, na parte da manhã, naAssociação Empresarial (Aci-me), e visita técnica, à tarde,aos atrativos do município. Aprogramação foi destinada a es-tudantes do curso técnico deFormação de Docentes do Colé-gio Estadual João Manoel Mon-

drone e a representantes dasescolas do município, públicase particulares.

Durante o dia, também acon-teceu a Blitz do Turismo, com aentrega de material promocio-nal no cruzamento da AvenidaBrasil com a Rua Argentina. Aação foi desenvolvida por es-tudantes do Projovem Adoles-cente, do Núcleo da Sanem, eintegrantes do Núcleo de Tu-rismo de Medianeira.

RECONHECIMENTOO trabalho realizado pela

prefeitura, por meio do Progra-ma de Sensibilização TurísticaMunicipal, será destaque em doiseventos regionais. Na quinta-feira (03), o programa e suasinterfaces com a educação am-biental será tema de um mini-curso no 14ª Encontro Paranaen-se de Educação Ambiental, queacontece de hoje (1º) a sexta-feira (04), em Cascavel.

Já a metodologia usada paraa implantação do programa desensibilização turística em Me-dianeira será tema de palestrano Fórum Regional de Sensibi-lização para o Turismo, queacontece na próxima segunda-feira (07), em Santa Helena, emuma promoção da Adetur Ca-taratas e Caminhos e do Con-selho de Desenvolvimento dosMunicípios Lindeiros ao Lagode Itaipu.

Devido aos fortes ventos, houve destelhamento em diversas

propriedades, em aviários, galpões e estrebarias

Fotos: Divulgação

Page 33: 10 01 2013

33O PRESENTE

TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

Ontem (30) foi o aniversário do príncipe Kauã HenriqueSehnem. “Mamãe e papai te amam muito”

Arquivo pessoal

Carolina, parabéns pelos dez anos. “Te amamos muito”.Com carinho, homenagem dos pais Marcose Ivone e do mano Mateus, de Pato Bragado

Arquivo pessoal

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos,de São Miguel do Iguaçu, que conheceram o gabinete do prefeito Claudio Dutra.Eles aproveitaram a visita à 7ª Primavera dos Museus para aprender um poucode como funciona o trabalho do Executivo Municipal e seus departamentos

Divulgação

Registro da entrega da premiação do concurso de vitrines de Entre Rios do Oeste, feita pelapresidente da Associação Comercial (Acier), Márcia Egewarth, a representantes dos estabelecimentosvencedores: 1º lugar Picolucho Modas, 2º Farmácia Farma Útil e 3º Charline Flores e Presentes

Divulgação

ESPAÇO DO JOVEMO Governo do Paraná autoriza a construção de estrutu-ras para ampliar o atendimento aos jovens em novemunicípios paranaenses, dentre eles Santa Helena.Os Territórios da Juventude ofertarão atividades cultu-rais, profissionalizantes e de lazer a jovens de 15 a 29anos. O objetivo é promover a inclusão cultural, sociale profissional, principalmente àqueles que estão emsituações de vulnerabilidade.

INDÚSTRIA DOCONHECIMENTOA unidade Sesi da Indústriado Conhecimento emToledo está aberta àcomunidade. Inauguradoem maio, o local passa aatender a toda a popula-ção a partir de agora. Oespaço disponibilizaserviços de biblioteca eacesso à internet gratuita-mente Até o momento sãorealizados 500 atendimen-tos por mês, mas o objeti-vo é ampliar para 100 pordia. O acervo conta commil livros e dez mil mídiaseletrônicas.

PREVENÇÃO DE DESASTRESO Paraná faz um dos maiores investimentos da sua história em açõespara prevenção, monitoramento e redução dos impactos causadospelas mudanças climáticas. Oitenta milhões de reais são investidos noProjeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres. Osrecursos vão para a pesquisa, prevenção e monitoramento. Alémdisso, é realizado um inventário dos remanescentes florestais.

Page 34: 10 01 2013

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Jorge Foellmer RamboAtividade: Suinocultura da Granja AparecidaEndereço: Lote Rural Nº 137-C/137/139-B/139-EMunicípio: Entre Rios do Oeste, Paraná.Validade: 06/10/2013

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOJorge Foellmer Rambo torna público que reque-

reu ao IAP Licença de Operação para atividade desuinocultura da granja Aparecida, implantada no LoteRural Nº 137-C/137/139-B/139-E, município de EntreRios do Oeste, Estado do Paraná.

34 | O PRESENTE - Edição 3686 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

Page 35: 10 01 2013

Edição 3686 - O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 EDITAIS

Page 36: 10 01 2013

36 | O PRESENTE - Edição 3686 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

Page 37: 10 01 2013

Temperatura: 25º/17º Temperatura: 25º/16º Temperatura: 26º/17º Temperatura: 24º/16º Temperatura: 24º/15ºTemperatura: 24º/17º

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 O PRESENTE | 37

CASA, vendo, 120m², alvena-ria, c/ 2 quartos, 2 suítes, sala, 2cozinhas, bwc, garagem c/ chur-rasq., área de serviço, terreno380m², Lot. Sabka II, R$230.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 120m², alvena-ria, c/ laje, semi acabada, próx.ao CTG, R$ 130.000,00, parce-lo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 125m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, garagem c/ chur-rasq., área de serviço, terreno360m², Lot. Andorinhas, R$280.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 125m², nova,c/ laje, 3 quartos, 2 bwc, sala,cozinha, sala de jantar, lavand.,churrasq., garagem fechada,piso porcelanato, terreno 20x20,em Quatro Pontes, R$220.000,00. Tr. (45) 3279-1732.

CASA , vendo, 130m², c/ 3quartos, bwc, sala, cozinha,lavand. , garagem, Lot . C i -prestes, R$ 105.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Crec i J -04743, www.local izafaci lnegocios.com.br.

CASA, vendo, 133m², alvena-ria, R. Cabral, nº 2429,R$190.000,00, 30% de entrada+ 9 anos, c/ juro 10,5% ao ano,aceito proposta. Tr. (44) 9976-5222 com Chico.

CASA, vendo, 140m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, cozi-nha, 2 bwc, garagem p/ 3 car-ros, área de serviço, terreno354m², Lot. Itamaraty, R$140.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, bwc,3 salas, lavand., churrasq., ga-ragem fechada p/ 3 carros c/porta elet., cerca elét., portãoelet., interfone, terreno 432m²,12x36, R. Dom João VI, R$210.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9921-9844 (Re-nato) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA , vendo, 214m², c/ 4quartos, suíte, estrutura p/ 3 pi-sos, 2 terrenos de 1.007x35, R.7 de setembro, nº 1847, próx. aantiga prefeitura, R$550.000,00, aceito apartamen-to em troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 65m² + porão,c/ laje, gesso, 2 quartos, bwc,sala, cozinha, terreno 487,5m²,valor a combinar. Tr. (45) 9918-7432 com Rodrigo.

CASA, vendo, 248m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, 2 sa-las, 2 bwc, cozinha c/ móveisplanejados, garagem p/ 2 car-ros laterais, área de festa, ter-reno 800m², 20x40, R. Paraí-ba, centro, R$ 370.000,00.Tratar (45) 9815-8023 (Abe-lha) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 42m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, terreno10x20, R. do Cedro, nº 647, Lot.Ciprestes, R$ 80.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 50,80m², alve-naria, c/ 1 quarto, suíte, sala,cozinha, bwc, garagem não in-cluída na metragem da casa, R$130.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 51,87m², nova,c/ laje, gesso, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, Lot. Leste, R$105.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 53,84m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., Lot. Pinz, R$115.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 54m², nova, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., Jd. Paraíso, R$95.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 60m², nova, c/laje, 2 quartos, sala de estar, co-zinha, lavand., jardim, blindex,telhado em concreto, ótima lo-calização, R$ 115.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3284-1054 ou 9910-6543.

CASA, vendo, 66,54m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, jd. deinverno, cercada, murada, Lot.Roda D´água, R$ 130.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, garagem p/ 2 carros c/ chur-rasq., área de serviço, terreno380m², Lot. Elio Winter, R$180.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, garagem p/ 2 carros late-rais, área de serviço, terreno130m², Lot. Rainha, R$115.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., churrasq., naRua Pernambuco, nº 2260, Lot.Avenidas, próx. à Unioeste, emMCR, R$ 140.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², semino-va, c/ laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, bwc, lavand., murada,cercada, terreno 462,50m², Lot.Santa Felicidade, R$165.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 71,03m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, Lot. Im-perial, R$ 135.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,terreno 12x35, R. Aracaju, nº177, Lot. Rainha, R$100.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 78m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,área de serviços, terreno 636m²,12x53, Lot. Avenidas, R$170.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 80m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, sala,cozinha, bwc, garagem c/ chur-rasq., área de serviço, Lot.Santa Fel ic idade, R$125.000,00. Tr. (45) 9815-8023(Abelha) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,bwc, sala, cozinha, lavand., Lot.Porto Seguro, R$ 95.000,00,pode ser financiada pelo Mi-nha Casa Minha Vida. Tratar(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, c/ la je, 2quartos, bwc, sala, cozinha,Lot. Vi tór ia, R$ 115.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafaci lnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ laje, 2 quar-tos, suíte, ar-cond., murada,toda imobiliada, terreno 20x40,em Porto Mendes, R$220.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, de madeira, p/retirar do local, R$ 6.000,00. Tr.(45) 9963-5908.

CASA, vendo, imobiliada, R.Coslar, nº 50, Bairro Franckfurt,valor a combinar. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, mista, c/ po-rão, espaço p/ plantio de horta-liças, terreno 1.200m², R. Curi-tiba, nº 57, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, mista, terreno560m², 14x40, Lot. dos Pássa-ros, R$ 75.000,00. Tr. (45) 9815-8023 (Abelha) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, usada, 99m²,3 quartos, sala, lavand., cozi-nha, bwc, garagem, mais fun-dos c/ edícula, 1 quarto, cozi-nha, churrasq., 30m², terreno220 m², no Cond. Guarujá, próx.ao Frankfurt, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASAS, vendo, 2, mesmo ter-reno, Lot. Britânia, próx. ao mer-cado novo da Copagril, R$130.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, novas, em di-versos bairros, a partir de R$90.000,00, podem ser financia-das pelo programa Minha CasaMinha Vida. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASAS , vendo, valor acombinar, programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,planta nº 2, 19 vacas, 7 bezer-ros, chiqueiro p/ 70 suínos, pré-moldado 125m², canzil p/ 13vacas, ordenhadeira, forragei-ra, carretão 5 ton., Arroio Fun-do, R$ 320.000,00. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CHÁCARA, vendo,28.000m², no asfalto, c/ casa,diversas benfeitorias, 100m doperímetro urbano, Vila Nova,Toledo, R$ 170.000,00, aceitocasa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 (Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 3,5 alq.,sem benfeitor ias, R$135.000,00. Tr. (45) 9921-9844 (Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 44.000m²,planta 30.000m², sem benfeito-rias, 2.000m do asfalto, próx. aofrigorifico de aves Copagril, va-lor a combinar, troco por casaem MCR. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

PONTO COMERCIAL, vendo,terreno 2.000m², c/ benfeitori-as, na BR163, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339,Creci F21288.

SOBRADO , vendo, 158m²,c/ suíte, 2 quartos, garagem,lavand. c/ área de festas, próx.ao mercado novo da Copagril,R$ 280.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-d i r, JF Invest imentos,www.valdir imoveis.net.br.

SOBRADO, vendo, 290m², deesquina, c/ 4 quartos, 1 suíte, 3salas, garagem p/ 3 carros, de-mais dependências, R. 7 de Se-tembro, nº 3225, R$420.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-3270 ou 9923-5543.

TERRA, vendo, 10 alq., 3,5alq. em lavoura, restante empastagem, toda cercada, c/ ben-feitorias, R$ 550.000,00, acei-to casa em MCR como parte depgto. Tr. (45) 9921-9844 (Rena-to) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/benfei tor ias, ót ima local iza-ção, R$ 780.000,00, entradae prazo a combinar. Tratar(45) 9924-6339.

TERRA, vendo, 11 alq., defrente p/ o asfalto, ao lado daVila Bom Jardim, R$550.000,00, uma entrada + 2parcelas. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3 alq., meca-nizados, ideal p/ plantio de eu-calipto, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 3 alq., meta-de em plantio, restante em lâ-mina d´água, p/ construção deaçudes, c/ casa em alvenaria,asfalto passa na frente da pro-priedade, entre Novo Sarandi eDois Irmãos, R$ 320.000,00,aceito casa em MCR como par-te de pgto. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários, se-minovos, 15x130, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/piscina, edícula, cachoeira, açu-de, 4km do aeroporto, próx. Es-quina Bandeirantes, R$320.000,00, aceito troca e pro-priedades na praia. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hectares,com barracão e moradia, todaplana e em pasto, 190 km deUnaí, MG, 300 km de Brasília,R$ 1.500.000,00, aceito 70%em imóvel na região. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA , vendo , 4 a lq . ,98 .000m² , toda em pas ta -gem, pode ser p lantada, c /casa, d iversas benfei tor ias,cercada, água corrente, nas-cente, entre Flor da Serra ekm 41, R$ 170.000,00, preçode ocas ião . Tr. (45) 9921-9844 (Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 4 alq., c/ 3alq. em lavoura, sem benfei-tor ias, L inha Arara, valor :1.000 scs de soja o alq., en-trada e prazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 4 hectares, c/casa de madeira, R. Anita Tren-tini, valor a combinar. Tr. (45)3254-7983 ou 9970-8067.

Page 38: 10 01 2013

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Sperafi-co, próx. ao Portal de MCR, sembenfeitorias, R$ 350.000,00,troco por casa. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., so-mente pastagem, toda cerca-da, c/ água corrente, açude,próx. a Curvado, R$180.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., 3 alq.em plantio, c/ casa, demais ben-feitorias, açudes, água corren-te, Linha Palmital, R$350.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., 4 alq.em lavoura, sem benfeitorias,água boa, 1000m do asfalto, emMaracajú dos Gaúchos, Guaí-ra, R$ 85.000,00 o alq., entra-da e prazo a combinar. Tr. (45)9924-6339 ou 8809-1180, Cre-ci F21288.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 3alq. de plantio, restante pasta-gem e reserva, c/ benfeitorias,Linha Mareco, R$ 275.000,00.Tratar (45) 9921-9844 (Rena-to) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRENO, vendo ou troco,1.000m², em Quatro Pontes, va-lor a combinar, troco por casaem MCR. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENO , vendo,12,60x40,20, no Lot. Nova Amé-rica, R$ 55.000,00, aceito car-ro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x30, R.12 de Outubro, 2 quadras doSesc, R$ 120.000,00. Tr. (45)9961-4446 com Rogerio.

TERRENO, vendo, 12x50, R.Eloi Urnau, Lote 02, quadra 01,Lot. Flórida, valor a combinar,aceito casa. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 13x28, 3quadras da veterinário do Ari,R$ 95.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 338,52m²,Lot. Port III, saída p/ Curvado,próx. ao posto Tonin, valor acombinar. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo, 400m²,10x40, c/ casa de madeira, R.Men de Sá, próx. ao ColégioEron Domingues, R$115.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRENO , vendo, 400m²,10x40, R. Cabral, 1 quadra dohospital Rondon, R$110.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRENO, vendo, 448,5m²,13x34,5, R. Ingrun Seyboth,Parque Ecológico, ótima loca-lização, R$ 125.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO , vendo, 585m²,13x45, R . A lmi r Da l la Ve-ch ia , p róx . Raque l Malhas,valor a combinar, t roco porimóvel em I tapema, SC. Tr.(45) 9978-1203.

TERRENO, vendo, de esqui-na, Lot. Bem Te Vi, R$78.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, metade,de esquina, em Pato Braga-do, valor a combinar. Tr. (45)9921-3800 ou 3282-1448 comValdir ou Marli.

TERRENO , vendo , p róx .Posto Tonin e mercado Co-pag r i l , ó t ima l oca l i zação ,R$ 57.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-d i r, JF Inves t imen tos ,www.vald i r imoveis.net .br.

TERRENOS, vendo, 15m defrente cada, documento ok, emNovo Horizonte, valor a combi-nar, aceito troca por moto, carroou material de construção. Tr.(45) 8816-7127 ou 8827-2299.

TERRENOS , vendo, 2 ,336m² cada, c/ asfal to, Lot.Porto Seguro, próx. a SuperCreche, valor a combinar. Tr.(45) 9947-1034.

TERRENOS, vendo, c/ as-fal to, luz, água, ResidencialBoa Vista, Porto Mendes, va-lor a combinar, entrada + par-ce lamento própr io . Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdir imoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, próx. aocentro, valor a combinar, finan-ciamento próprio. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Julia-no.

TERRENOS, vendo, Lot. Ra-quel Malhas, valor a combinar,à vista ou parcelado. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO PEQUENO,ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos,demais dep., garagem, portãoelet., interfone, internet (5 me-gas) e parabólica coletivas, chur-rasq. e lavand. individual, ja-nelas c/ venez., Av. Irio Welp,2474, MCR, R$ 575,00, inclusoágua, internet e condomínio. Tr.(45) 9923-8068.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais depend., cen-tral de gás, portão elet., portei-ro elet., garagem, ResidencialAna Luiza, R. Presidente Costae Silva, nº 1125, próx. a Recei-ta Federal, R$ 670,00 + condo-mínio. Tr. (45) 3254-0328 ou9978-0142 com Alexandra.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais depend., in-ternet 10mb, lavand. indiv i -dual , paraból ica, Lot . Nata-cha I , R$ 500,00. Tr. (45)9941-1230 com Ati l io.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., churrasq., garagem,inter fone, paraból ica colet i -va, portão elet. , R. DeonatoSchwab, nº 1126, Jd. Univer-s i tár io , R$ 520,00. Tr. (45)9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 1 quarto, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem, p/1 pessoa ou casal, R. 7 de Se-tembro, nº 436, fundos loja Da-rom Móveis, R$ 520,00, inclusocondomínio e água. Tr. (45)3254-3141 ou 9971-1150.

APARTAMENTOS, alugo, c/3 quar tos , Av. Mar ipá , R$650,00 cada. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi .

CASA, alugo, 100m², semi-nova, alvenaria, c/ 2 quartos,suíte, sala, cozinha, lavand.,2 bwc, garagem, R. Dr. Sey-both, nº 250, Lot. Universitá-rio, R$ 600,00. Tr. (45) 9969-1397 com Sebastião.

CASA, alugo, 155m², térreo,residencial ou comercial, naBR163, ao lado da AJJ e AABB,valor a combinar. Tr. (45) 9102-8447 com Erico.

QUARTOS, ofereço p/ alu-gar, c/ móveis ou sem móveis,próx. à Unioeste, em MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETES, alugo, c/ 2 quar-tos, sala/cozinha, bwc, lavand.,R. Sergipe, nº 2248, Residenci-al Concórdia, próx. a Unioeste,valor a combinar. Tr. (45) 9973-5410 com Anita.

SALA COMERCIAL, alugo,232m² + 64m² mezanino, c/ 2bwc, toda reformada, R. MinasGerais, nº 798, ao lado da GuniRefrigerações, R$ 1.600,00. Tr.(45) 3254-3141 ou 9971-1150.

SALA COMERCIAL, alugo,c/ casa anexa, valor a combi-nar. Tr. (45) 9901-6832 ou9964-8282.

TERRA , a r rendo, 2 .500hectares, pronto p/ plantio, c/casa, barracão, argi la 50%,65km de Campo Grande, 4 kmdo asfalto, valor: 4 scs de sojapor hectare no 1º ano, depoisa combinar. Tr. (45) 9903-0280 ou 9945-9151.

TERRA, arrendo, 270 alq., empasto, c/ casa, barracão, em Na-viraí, MS, valor: 30 sacas de sojaao ano + carta de anuência. Tr.(45) 9903-0280 ou 9945-9151.

TERRENO, alugo, c/ casa emalvenaria, 400m², ideal p/ trans-portadora ou p/ veículos de gran-de porte, Av. Maripá, ao ladodo colégio Frentino, próx. aotrevo sentido NSR, valor a com-binar. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

APOLLO, vendo, ano 91/91,azul metálico, bom estado, R$4.500,00. Tr. (45) 9996-6300com Gilberto.

ASTRA HATCH 2.0, vendo,ano 2010, verde escuro, flex,completo, ar digital, rodas ligaleve, cibié, sensor de estacio-namento, manual, 49.000km,chave reserva, revisado, R$35.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

ASTRA SEDAN ADVANTA-GE 2.0, vendo ou troco, ano2007/07, prata, 8v, comple-to, revisado, impecável, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

ASTRA SEDAN, vendo,ano 2003/04, b ranco, com-p le to , dvd 7" , gaso l ina , R$19.900 ,00 à v is ta . Tr. (45)9923-5390 com Ronei .

ASTRA SEDAN, vendo, ano2009, prata, completo, valor acombinar. Tr. (45) 9982-7554.

CAMINHONETE GM A10 ,vendo ou troco, ano 87, álcool,toda original, caçamba de lata,valor a combinar. Tr. (45) 9959-4427 ou 9959-4027.

CELTA 1.0, vendo, ano 2004,prata, básico, 2 portas, R$13.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

CIVIC SEDAN LXS, vendo outroco, ano 2006/07, grafite,completo, flex, automático,couro, pneus novos, R$25.000,00 + financiamento. Tr.(45) 8832-8292 com Gilmar.

CORCEL II, vendo, ano 83,á l coo l , r ev i sado , va lo r acomb ina r. Tr. ( 45 ) 3254 -2074 com Jeverson.

CORSA CLASSIC LS, ven-do, ano 2010/11, verde hera,4 portas, pneus seminovos,completo, ót imo estado, R$25.500,00. Tr. (44) 9836-4002 ou (44) 9105-8065.

CORSA HATCH PREMIUM1.4, vendo, ano 2009, prata,completo, 4 portas, rodas aro15, baixa km, impecável, valora combinar. Tr. (44) 9710-3030ou (44) 3648-1195 com Daniel.

CORSA WIND 1.0, vendo, ano2002, 4 portas, branco, doc.2013 quitado, R$ 12.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

ECOSPORT FSL 1.6, vendo,ano 2010/11, preta, completa,manual, revisada, valor a com-binar. Tr. (45) 8805-2129 (tim)ou 3254-2118 com Márcio.

ECOSPORT XLS 1.6, vendo,ano 2007, vermelha, flex, com-pleta, cd, única dona, manual,chave reserva, impecável, R$32.900,00. Tr. (45) 9986-9262.

F-1000, vendo, ano 85, cabi-ne dupla, valor a combinar. Tr.(45) 9929-8614.

FOCUS 1.8, vendo, ano2001/01, prata, 16v, completo,+ opcionais, R$ 13.500,00. Tr.(45) 9951-2560.

GOL BOLINHA, vendo, ano98, azul, 2 portas, valor a com-binar, aceito carro de menorvalor. Tr. (45) 9991-3737.

GOL TREND , vendo, ano2008/09, cinza, completo, rodaliga leve, R$ 23.900,00, aceitotroca. Tr. (45) 9804-9224.

GOLF 1.8, vendo, ano 95,valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9980-4720com Everson.

HILUX , vendo, ano 2009,preta perolizada, gasolina, aro22, multimídia, couro, capotamarí t ima, impecável , R$65.000,00, aceito carro de me-nor valor. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

HONDA CR-V EXL, vendo,ano 2010/10, prata, automá-tico, completo, revisado, pla-ca A, va lor a combinar. Tr.(45) 8805-2129 ( t im) ou3254-2118 com Márcio.

KA 1.0, vendo, ano 2004/04,completo, ar, direção, vidroelét., trava elét., revisado, R$14.000,00. Tr. (45) 9972-6390ou 3254-4274 com Kleber.

KA GL IMAGE 1.0, vendo,ano, 2000, azul, completo, R$12.500,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

KOMBI, vendo, ano 97, ál-cool, caixa, motor e diferencialrevisados, valor a combinar. Tr.(45) 9982-1022 com Jorge.

LINEA ABSOLUTE DUALO-GIC, vendo, ano 2009/10, pre-to, automático, completo, revi-sado, c/ garantia, valor a com-binar. Tr. (45) 8805-2129 (tim)ou 3254-2118 com Márcio.

PALIO WEEKEND ELX 1.4,vendo, ano 2008/09, prata,completo, manual, placa A, re-visado, valor a combinar. Tr.(45) 8805-2129 (tim) ou 3254-2118 com Márcio.

PAMPA CHT 1.6, vendo, ano87, álcool, aro esportivo, impe-cável, R$ 9.500,00. Tr. (45)9919-5641 ou 9146-9264.

PARATI GL 1.6, vendo, mo-tor AP, ótimo estado de con-servação, rebaixada e legali-zada, va lor a combinar. Tr.(45) 9974-0006.

PARATI TRACK FIELD, vendo,ano 2005, prata, completa, ar,direção, pneu novo, som, alar-me, valor a combinar. Tr. (45)9921-5131 com Nelson.

PARATI TRACK FIELD, vendo,ano 2007, prata, completa, pla-ca A, R$ 26.000,00. Tr. (45)9982-3181 com Arivaldo.

PASSAT LS 1.6, vendo, ano84, 3º dono, pneus novos, tra-va, alarme, ótimo estado, R$6.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

RURAL WILLYS, vendo, ano62, verde, 3 marchas, simples ereduzida, R$ 18.000,00, aceitotroca por carro do mesmo valor.Tr. (45) 9962-6642 com Renan.

S10 EXECUTIVE 2.8, vendoou troco, ano 2002/03, cabinedupla, completa, ótimo estado,R$46.000,00, aceito carro oumoto. Tr. (45) 9944-7004.

SANTANA QUANTUM 2.0,vendo, ano 94/94, gasolina, R$8.500,00. Tr. (45) 9977-1304.

SAVEIRO G3 1.6, vendo, ano2000, vermelha, c/ ar-cond., R$17.500,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

SCENIC 1 .6 , vendo, ano2006/07 , p ra ta , comple to ,a i rbag dup lo , som, a la rme,ar, direção, impecável, valora combinar. Tr. (45) 9921-5131 com Nelson.

SCENIC PRIVILEGE PLUS2.0 , vendo, ano 2005, auto-mát ico, top, couro, a i rbag,abs, 4 pneus novos, engate,bagageiro, valor a combinar.Tr. (45) 9950-8868.

SCENIC RXE 2.0, vendo, ano2001, prata, 8v, completa, DH,ar-cond., vidros elét., trava, alar-me, retrovisores elét., roda ligaleve, bem conservada, R$14.500,00, aceito moto comoparte de pgto até R$ 2.500,00.Tr. (44) 9706-6932 com Adir.

STILO, vendo, ano 2007, com-pleto, flex, ótimo estado, valor acombinar, aceito carro de me-nor valor. Tr. (45) 9971-5515.

STRADA ADVENTURE, ven-do, ano 2007/08, completa, R$28.000,00. Tr. (45) 9938-2026ou 9912-5835.

STRADA ADVENTURE, vendo,completa, valor a combinar. Tr.(45) 9908-5898 ou 9109-6251.

UNO ELETRONIC, vendo outroco, ano 94, valor a combinar,aceito moto como parte depgto. Tr. (45) 9972-6467.

UNO ELX, vendo, ano 94, R$8.000,00. Tr. (45) 8803-6645com Alessandro.

VECTRA CD, vendo, ano2002, automático, airbag, abs,couro, rodas liga leve, aro 16,piloto autom., todo revisado,chave reserva, manual, valora combinar. Tr. (45) 3282-1740ou 9902-9334.

VECTRA ELEGANCE 2.0,vendo, ano 2008, preto, flex,completo, ar digital, airbag´s, cdoriginal c/ comando no volan-te, rodas liga leve, 56.000km,impecável, R$ 36.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2009, prata, flex,completo, ótimo estado de con-servação, valor a combinar. Tr.(45) 8822-6698 ou 9937-0133com Janete.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano2001, prata, completo, ar digi-tal, R$ 19.990,00. Tr. (45) 9127-5666 ou 9954-4696.

VECTRA GLS 2.0, vendo,ano 98, prata metálico, com-pleto, or ig inal , nota f iscal ,manual, rodas aro 14, 4 pneusnovos, impecável , R$17.000,00. Tr. (45) 3284-1136ou 9974-3606 com Ari.

VECTRA GLS, vendo, ano2001, verde escuro metálico,8v, completo, bom estado, R$19.500,00, acei to moto. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, vendo, ano2009/10, preto metálico, automá-tico, completo, todo revisado, im-pecável, valor a combinar. Tr. (45)9961-0071 com Marcos.

VERONA GLX 1.8 , vendo,cinza, gasolina, roda esporti-va, pneus seminovos, vidros etravas elét., manual, sem de-talhes, valor a combinar. Tr.(45) 8808-1626.

ZAFIRA CONFORT 2.0, ven-do, ano 2004/05, prata, flex,completa, bancos em couro, ardigital, valor a combinar, acei-to veículo de menor valor. Tr.(45) 9978-1203.

BIZ 100 KS, vendo, ano 99/00, ótimo estado, R$ 2.000,00.Tr. (45) 3254-5849 com Kelli.

BIZ 125 ES, vendo, ano2007/07, prata, revisada, R$3.900,00. Tr. (45) 9933-8934.

Page 39: 10 01 2013

O PRESENTE | 39TERÇA-FEIRA, 1º DE OUTUBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 01/10/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 02/10/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

BIZ 125 KS, vendo, ano2007, preta, R$ 3.700,00. Tr.(45) 9920-3200 com Julio.

BIZ C100, vendo, ano 2004/05, vermelha, ótimo estado, R$3.500,00. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

BROS ES, vendo, ano2011, preta, R$ 7.300,00. Tr.(45) 8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

CB 300 R, vendo, ano 2010,vermelha, c/ alarme, trava naroda, valor a combinar. Tr. (45)9134-9471 com Tiago.

CB 500, vendo, ano 2003/03, preta, pneus, relação e ba-teria novos, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 8805-2129(tim) com Márcio.

CBR 1000 FIREBLADE, ven-do ou troco, ano 2008, verme-lha e preta, c/ acessórios, 2ºdono, ótimo estado, valor acombinar, aceito carro de me-nor valor. Tr. (45) 9943-2063.

CG 125 FAN, vendo, ano2008, placa A, R$ 3.000,00. Tr.(45) 3279-1341.

CG 150 KS, vendo, ano 2008,vermelha, bom estado, R$3.800,00. Tr. (45) 9909-8313.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimo es-tado, R$ 4.500,00. Tr. (45)9920-3200 com Julio.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009, vermelha, flex, re-visada, R$ 5.500,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

CG TITAN 150 MIX ES, ven-do ou troco, ano 2009, verme-lha, valor a combinar, aceitobiz. Tr. (45) 3254-5674 ou9924-2375.

CG TITAN SPORT, vendo,ano 2008, preta, R$4.500,00, aceito moto de me-nor valor. Tr. (45) 9991-4477.

FALCON 400CC, vendo, ano2000, azul, c/ baú, escape es-portivo, ótimo estado, R$7.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

FAZER 250 BLUEFLEX, ven-do, ano 2012/13, 2.500km, óti-mo estado, valor a combinar. Tr.(45) 9973-3566 com Mairus.

NEO AT 115 , vendo, ano2006, preta, ótimo estado, R$3.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sid inei .

TENERÉ 250 , vendo, ano2013, bege, 0km, R$12.500,00. Tr. (45) 9930-6778com Wi l l iam.

TWISTER CB 250 , vendo,ano 2008, vermelha, impecá-ve l , R$ 7.800,00. Tr. (45)9937-0133 com Janete.

TWISTER , vendo, ano2004, preta, c/ baú, 2 capa-cetes, bom estado, R$4.800,00. Tr. (45) 9909-8313.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, pra ta , completa ,toda revisada, R$ 4.000,00.Tr. (45) 8809-0202 ou 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2010/11, vermelha, bem con-servada, R$ 4.500,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, ven-do, ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei .

YBR FACTOR 125 ED, ven-do, ano 2008/09, preta, revisa-da, ótimo estado, R$ 4.500,00.Tr. (45) 9920-3200 com Julio.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2012, vermelha, estado denova, R$ 4.700,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

ANTENAS , insta lações emanutenção de antenas digi-ta is, aparelhos az-box, az-américa, evolution box, superbox, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9937-8202 com Alex.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e assistência técni-ca de aparelhos e antenas pa-raból icas e digi tais, az-box,az-américa, probox, superbox,etc, atendedo MCR e região,interessados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ automóvel, crédi-to R$ 52.850,00, entrada R$18.900,00, assume 69 parcelasde R$ 874,00. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO , vendo , p / imóve l ,crédito R$ 97.400,00, entra-da R$ 19.400,00, assume 68parcelas de R$ 1.737,28. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$200.000,00, assume 150 parce-las, 1ª a 4ª de R$ 2.235,03,demais parcelas de R$1.735,03. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ moto, crédito R$ 5.000,00,assume 70 parcelas, 1ª a 4ª deR$ 101,23, demais parcelas deR$ 88,73. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$500.000,00, prazo 193 meses,c/ até 8 contemplações por mês.Tr. (45) 9842-5000 c/ Tânia ou3254-5000 na Certo Imóveis.

ESTEIRA, vendo, Caloi cle 10classic, seminova, painel lcd,motor 1.4hp, chave de seguran-ça, c/ capacidade p/ 100kg, mo-tivo mudança, R$ 600,00. Tr.(45) 9952-9095 ou 3270-1101.

FAÇO, desenhos em auto-cad, valor a combinar. Tr. (45)9916-8339.

INSTALADOR DE ANTENAS,paraból icas, sky e d ig i ta is,consertos e insta lações emgeral, interessados. Tr. (45)9945-6693 com Marcio.

JET XP 720 , vendo, ano94, bom estado, documenta-do, c/ carreta, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140 comEldor ou Ivan.

JOGO DE BOLA, vendo, p/bocha, novo, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

JOGO DE RODAS, vendo,p/ Hilux, aro 20, c/ pneus Ku-mho, 265/50, serve p/ Silve-rado, D-20 e outros c/ 6 furos,valor a combinar. Tr. (45)9959-4427 ou 9959-4027.

LANCHA , vendo ou troco,Fiber Boat 550, ano 2012, mo-tor Evinrude 75hp E-tec, c/ car-ret inha rodoviár ia, R$30.000,00, acei to carro oumoto. Tr. (45) 9944-7004.

LANCHA, vendo, Albatroz,motor 50hp mercury, ano 2004,valor a combinar. Tr. (45) 9973-8228 com Ivan.

LANCHA, vendo, ano 96, Pety,alumínio, c/ motor Suzuki, 40hp,partida manual, motor elétrico44lb, bateria 60A, R$ 15.000,00.Tr. (45) 9917-7775 ou 9970-3344com Reinar ou Andre.

LANCHA, vendo, Marajo 17,seminova, motor 90hp, 4 tem-pos, valor a combinar. Tr. (45)9973-4406 com Eldor.

LANCHA, vendo, Savage,motor 60hp Yamaha, 2 tempos,ano 2001, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9973-4406 com Eldor.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma,cama box, cobertores, edre-dons, tapetes, estofados de veí-culos, cortinas e persianas, in-teressados. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, completa, adulto e in-fantil, anos no mercado, ótimalocalização, Av. Rio Grande doSul, centro, valor a combinar.Tr. (45) 9962-6232 com Carlos.

MADEIRA, vendo, 2 cúbicos,de lei IPE, cerrada em pran-chas, p/ marco de portas, valora combinar. Tr. (45) 9972-8762ou 9923-0405.

MINI COELHO, vendo, lion,hotot e angorá, R$ 30,00. Tr.(45) 9937-7795 (após horário co-mercial) com Angelo.

MOTOR, vendo, 15hp, R$5.800,00. Tr. (45) 3254-4140com Ivan ou Eldor.

MOTOR, vendo, de popa, Ya-maha 8hp, ano 2008, c/ notafiscal, poucas horas de uso, R$3.000,00. Tr. (45) 9943-2063.

NOTEBOOK, vendo, novo,Acer Aspire V5, core I5, mem 6ghz, hd 500 gb, tela touch scre-en, R$ 3200,00. Tr. (45) 9919-2388 ou 8829-2827 com Cesar.

NOTEBOOK, vendo, Slim HPDV2-1130US, tela 12’, amd, 4gbmemória, 620hd, vídeo ATI Ra-deon HD 3200, hdmi, c/ nota fis-cal, R$ 1.390,00. Tr. (45) 8841-4400 ou 9951-5251 com Rafael.

OFERTA DE TRABALHO p/açougueiro, c/ experiência, in-teressados. Tr. (45) 9991-6263com Eliane.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de cozinha, motoboy,período noturno, interessados.Tr. (45) 9911-8440 com Vera.

OFERTA DE TRABALHO p/eletrecista de automóveis, c/experiência e referência, in-teressados. Tr. (45) 3254-6932ou 9962-5861.

OFERTA DE TRABALHO p/empregada doméstica, prefe-rência por moça, interessadas.Tr. (45) 9981-0118.

OFERTA DE TRABALHO p/farmacêut ico(a) , em fárma-cia de MCR, interessados. Tr.(45) 9950-8868.

OFERTA DE TRABALHO p/pedreiro, p/ construção de re-servatório de água de 20.000ltse caixa de 10.000lts, em Mer-cedes, interessados. Tr. (45)9965-8142 ou 8814-9832.

OFERTA DE TRABALHO p/soldador, montador de máqui-nas industriais, p/ solda tig, in-teressados. Tr. (45) 3254-5574.

PLATAFORMA, vendo, fixa,mecânica operacional , p/ 2carros ou caminhão 3/4, valora combinar. Tr. (45) 9972-6467 com Valério.

PONTO DE XEROX, vendo,em faculdade, todo equipado,valor a combinar. Tr. (45) 9938-2026 com Maico.

PROCURO professora p/ en-sinar o programa Sketchup, p/projeto de móveis, interessadas.Tr. (45) 9963-4095 com Gilmar.

SUBWOOFER, vendo, Rock-ford Fosgate, punch 12’,200rms, caixa dutada de 51lts,conforme manual, lugar parabateria sobressalente de até60A, personalizada em couri-no e símbolo da marca, R$520,00. Tr. (45) 8841-4400 ou9951-5251 com Rafael.

TELHAS, vendo, 1.200 uni-dades, de barro, novas, valor:metade do preço. Tr. (45) 3279-1276 com Albano ou Romilda.

VENDO, balcões e pratelei-ras, de madeira, bom estado,va lor a combinar. Tr. (45)9978-7392 ou 3268-2361com Luiz ou Denise.

VENDO, cocada, valor a com-binar. Tr. (45) 9915-1754.

VENDO, depósito de bebidas,ótima clientela e representa-ções, valor a combinar. Tr. (45)9808-1501 ou 3254-6869.

VENDO, fogão, mesa c/ ca-deiras, geladeira, pia, cama,motivo mudança, valor a com-binar, preço de ocasião. Tr.(45) 9809-9270.

VENDO, jogo de mesa, má-quina de algodão doce, valora combinar. Tr. (45) 3254-7325 ou 9971-7791.

VENDO , l inger ie e cuecabox, valor a combinar. Tr. (45)9807-3618.

ÁREA P/ PISCICULTURA,vendo, 5 alq., 2 alq. em plan-tio, 6 açudes prontos, 3 inaca-bados, casa em alvenaria, de-mais benfeitorias, em Nova San-ta Rosa, 1000m do asfalto, R$550.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

AVIÁRIOS, vendo, 50.000m²,3 c/ integração BRF, c/ casa emalvenaria, diversas benfeitorias,R$ 1.100.000,00. Tr. (45) 9921-9844 (Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

GRANJA, vendo, 25.453m²,em grama tifton irrigada, c/ chi-queiros p/ 680 suínos, fase ter-minação, 1 casa de madeira, R$270.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

GRANJA, vendo, 50.000m²,c/ chiqueiros p/ 3.000 suínos,valor: 12.500 scs de soja em 5parcelas anuais de 2.500 scs.Tratar (45) 9921-9844 (Rena-to) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

MICRO TRATOR, vendo, Agra-le 4100, c/ enxada rotativa, car-retinha, valor a combinar. Tr.(45) 9921-3800 ou 3282-1448com Valdir ou Marli.

MOTOSSERRA , vendo,Stihl 08, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

SUINOCULTURA, vendo, 3alq. em grama tifton irrigada,chiqueiro p/ 750 suínos (termi-nação), leitaria, barracão pré-moldado 340m² c/ 34 cansil,sala ordenha, casa e diversasbenfeitorias, 2km de Pato Bra-gado, porteira fechada, valor acombinar. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

SUINOCULTURA, vendo, 3alq., p/ 2.200 suínos, c/ 2 chi-queiros automatizados, inte-gração C.Vale, moradia mis-ta, barracão p/ maquinarios,poço artesiano, valor a com-binar. Tr. (45) 9921-9844 (Re-nato) ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

Page 40: 10 01 2013