12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

6
Os 12 erros mais comuns ao fazer bolos Créditos – Blog La Dolce Rita – www.ladolcerita.net Adaptação – Mell Santos (Clube da Mell) Para quem se aventura na arte de fazer bolos, e principalmente para quem é iniciante, um dos maiores medos é ver que depois de tanto trabalho e dedicação o bolo não saiu como esperado. Veja por que isso pode acontecer. 1- ERROS, ENGANOS OU SUBSTITUIÇÕES NAS RECEITAS Acontece muitas vezes de haver erros nas receitas. Algumas vem com quantidades erradas ou falta algum ingrediente. Infelizmente muitas vezes só se nota estes erros quando o bolo já está cozido e não há nada mais a se fazer, por isso fique atenta ao escolher uma receita de bolo. Analise os

description

Material adaptado de www.ladolcerita.net

Transcript of 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

Page 1: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

Os 12 erros mais comuns ao fazer bolos Créditos – Blog La Dolce Rita – www.ladolcerita.net

Adaptação – Mell Santos (Clube da Mell)

Para quem se aventura na arte de fazer bolos, e principalmente para quem é iniciante, um dosmaiores medos é ver que depois de tanto trabalho e dedicação o bolo não saiu como esperado. Veja

por que isso pode acontecer.

1- ERROS, ENGANOS OU SUBSTITUIÇÕES NAS RECEITAS

Acontece muitas vezes de haver erros nas receitas. Algumas vem com quantidades erradas ou faltaalgum ingrediente. Infelizmente muitas vezes só se nota estes erros quando o bolo já está cozido enão há nada mais a se fazer, por isso fique atenta ao escolher uma receita de bolo. Analise os

Page 2: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

ingredientes e suas quantidades. Na internet acontece muito isso, das receitas serem digitadaserradas.Outras vezes somos nós mesmas que nos enganamos como esquecer de colocar algum ingredientena massa. Para que isto não aconteça, uma boa dica é juntar todos os ingredientes necessários para areceita e assim não corremos o risco de esquecer nenhum deles, alé m detambém nos certificamosde que não falta nada que a receita pede. Confira sempre os ingredientes antes de bater o bolo.Outra coisa que acontece é não se seguir a receita exatamente como está explicada e às vezes hápequenos detalhes que fazem toda a diferença. Por exemplo, na foto acima estão 2 bolinhos feitoscom os mesmos ingredientes, mesmas quantidades e cozidos durante o mesmo tempo à mesmatemperatura no forno. A diferença entre um e outro foi a ordem em que os ingredientes foram colocados na batedeira, oque fez com que a aparência e a textura deles fosse totalmente diferente. Por isso, não ignorem ospasso-a-passo das receitas.

2- MASSA MUITO BATIDA

Este é um erro muito comum. As nossas avós diziam que os bolos tinham de ficar bem batidos, masna verdade não é bem assim. Quando há uma mistura de ovos e açúcar, ou manteiga e açúcar, aí simdeve-se bater bem para haver uma boa emulsão. Mas depois de colocarmos a farinha nuncadevemos bater muito, devemos apenas envolvê-la na massa. Ao batermos muito uma massa comfarinha corremos o risco de desenvolver o glúten da farinha e o bolo pode ficar mais elástico do quefofo e muitas vezes ficar com uma textura "enqueijada". Também muitas vezes uma massa batidademais fica com muito ar, cresce no forno e o bolo abate depois de cozido porque não tem estruturapara aguentar o seu próprio peso.

3- MASSA COM EXCESSO DE UMIDADE

Todas nós já ouvimos dizer que a pastelaria é química. E é mesmo! Quando a massa de um bolo émuito úmida, no forno, a quantidade de farinha pode não ser suficiente para “absorver” tudo e obolo fica com uma textura de pudim. Também pode fazer com que um bolo abaixe depois decozido, porque a massa fica mais pesada. O excesso de líquido de uma massa pode acontecer porum erro ao pesarmos a farinha (acontece muito ao fazermos receitas usando xícaras), mas sobretudoem bolos que levem sucos de frutas. Por exemplo, num bolo de banana, cenoura ou laranja, seusarmos pedaços muito grandes a massa pode ficar muito úmida. O mesmo acontece com um bolode castanhas que já demos a receita no canal, se o purê de castanhas ficar mais líquido em vez deespesso, o bolo corre o risco de ficar um pudim de castanhas. A castanha é muito gordurosa.

Page 3: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

4- MASSA COM POUCA UMIDADE

Da mesma maneira que um bolo pode ficar muito úmido, também uma massa pode ficar com faltade umidade. Quando isso acontece, a culpa costuma ser também de erros ao pesar algumingrediente (por exemplo excesso de farinha) ou se usarmos ovos pequenos. Se eu der uma receitacom 4 ovos grandes, mas alguém a fizer com 4 ovos pequenos que em volume equivalem a 3 ovosgrandes, vai fazer diferença. Estes bolos costumam ficar mais secos e com uma textura esfarelada.

5- USAR O TIPO DE FARINHA ERRADO

Outro erro muito comum é esse que acontece com os bolos, usar a farinha errada. Há vários tipos defarinhas no mercado e isso pode ser uma confusão. Sem saber podemos usando uma farinha de pãopara fazer um bolo, o que o vai deixar menos fofo e mais elástico ou duro, pela quantidade deglúten. Outra coisa que acontece é usarmos uma farinha com fermento que seja uma quantidadedesajustada à receita que estamos a fazer, o que pode fazer com que o bolo ou não cresça ousuficiente ou cresça demasiado. Então verifique sempre no supermercado o tipo de farinha que estácomprando e escolha a de melhor qualidade, de preferência.

6- PROBLEMAS COM O FERMENTO (MUITO, POUCO OU FORA DO PRAZO)

Uma das primeiras coisas que temos a fazer quando vamos fazer um bolo é verificar se o fermentoestá dentro da validade, ou mesmo que esteja dentro da validade se estiver aberto há muito tempopode não estar totalmente ativo. Comprem embalagens pequenas se não usarem muito.Outro ponto onde muita gente falha é na quantidade de fermento. As massas não são todas iguais ediferentes tipos de massa necessitam de quantidades diferentes. Por isso usar uma farinha já comfermento pode não ser suficiente. Da mesma maneira que colocamos muito fermento (ou usamosuma farinha já com fermento e ainda colocamos a quantidade de fermento de uma receita que pedefarinha normal) vai fazer com que o bolo cresça como um cogumelo e rache demasiado nasuperfície (isso é o fermento tentando escapar). Uma dica é usarem colheres medidoras para medir ofermento e uniformizar.

7- USAR A FORMA ERRADA

Page 4: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

Se usamos uma forma muito pequena é normal que a massa fique bem alta. Provavelmente o quevai acontecer é o bolo cozer por cima e ficar cru no meio. Encham sempre as formas só até ¾ dacapacidade. Se sobrar massa, façam uns bolinhos para não desperdiçar. Da mesma maneira, aousarmos uma forma muito grande para a quantidade de massa o bolo vai cozer muito mais rápido ese não estivermos atentos vai ressecar. E claro, vai ficar baixinho.

8- FORMA MAL UNTADA

Devemos saber primeiramente que precisamos também usar formas de qualidade, mas tambémmargarinas/manteigas de qualidade. Porque há muitas no mercado que têm tanta água solta que aountarmos as formas, essa água faz com que a farinha não fique impregnada em certos pontos daforma. Se juntarmos isso a uma forma de qualidade inferior, temos um bolo grudado nela ao tentardesenformá-lo. Portanto se quiserem se precaver, usem papel vegetal. Em relação às formas desilicone, vende-se a ideia de que não precisam ser untadas, mas não é correto, a maior parte nãofunciona bem e precisam sim de ser untadas.

9- FORNO COM TEMPERATURAS DESAJUSTADAS

De todos os problemas com os bolos este é o mais difícil de se perceber. Muitas vezes os nossosfornos não estão ajustados à temperatura que dizem ter. Se numa receita disser para cozer a 180ºC ecolocar essa temperatura mas se no forno a temperatura real for 160ºC ou 200ºC, o bolo vai ficardiferente. Se começarem a perceber que os seus bolos crescem e coram no topo rapidamentesempre, é provável que a temperatura real seja mais elevada. Da mesma maneira, se os bolosdemorarem sempre a crescer e ficarem ressecados, é possível que a temperatura real do seu fornoseja inferior à que marca. Tentem conhecer os seus fornos e façam ajustes nas temperaturas seacharem necessário.

10- FORNO MUITO QUENTE OU MUITO FRIO

Normalmente e a não ser que diga o contrário na receita, os bolos cozem-se a 180ºC. Muitas vezes oraciocínio é: vou aumentar a temperatura para o bolo cozer mais depressa, ou quando o bolo está acorar rapidamente por cima, muita gente reduz a temperatura na tentativa de resolver o problema. Oideal é manter sempre a temperatura desde o princípio ao fim, com a forma no centro do forno, anão ser que a receita oriente o contrário. Se virmos que o bolo está a queimar por cima, a dica écolocar uma folha de alumínio que vai impedir que o bolo continue a ganhar cor.

Page 5: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel

Muito importante também é colocar o bolo no forno já com a temperatura certa, ou seja, temos depré aquecer o forno. Se um bolo for posto no forno frio, vai ressecar e não vai crescer. Em médiapara um forno desligado atingir os 180ºC deve ligar-se 15 a 20 minutos antes.

11- COZER DEMAIS OU COZER DE MENOS

Muita gente sabe que um bolo cozido demais fica muito corado e seco, mas também cozer um bolopor menos tempo que o devido, vai fazer com que a massa fique débil e não aguente o seu peso. Étambém por isso que muitos bolos abaixam ao sair do forno. Em relação aos tempos de cozimento das receitas é importante não seguir relógios, mas seguir aobservação. O velho e bom truque do palito é a melhor maneira de controlar se o seu bolo estácozido, mas lembrem-se de verificar no centro do bolo e não só nas laterais.

12- DESENFORMAR MUITO CEDO OU MUITO TARDE

Esta é das maiores dúvidas: “desenformo o bolo quente ou frio”? Ora isto é um bocado polêmico ehá várias teorias. Mas depende muito da massa: se for uma massa muito fofa, tipo pão de ló, sedesenformar muito quente a massa pode não ter estrutura para aguentar e abater. Mas se for um bolocom uma textura mais densa e sobretudo se estiver cozido no ponto, não vai acontecer nada sedesenformarmos logo. Eu (a autora do artigo) pessoalmente não gosto de deixar os bolos esfriaremtotalmente na forma porque ao esfriar vai soltar-se vapor para as laterais e não vai formar umacasquinha ligeiramente crocante. Além disso ao esfriar totalmente na forma, muitas vezes vai sermais difícil de desenformar já que a manteiga com que untamos endurece. A dica é assim que tirarem o bolo do forno abanem muito ligeiramente a forma com movimentoscurtos e verticais para soltarem logo o bolo. Assim já não vai ficar agarrado. Depois esperem umpouco até ficar mais morno, coloquem um prato ou grelha pegado à forma e virem. Ou seja, nãoatirem com o bolo para cima de um prato, correndo o risco do bolo se partir.Quando acabarem de cozer um bolo, retirem logo do forno, não o deixem lá dentro porque à medidaque o forno esfria, vai ressecando o bolo.

Conheça minhas APOSTILAS DIGITAIS que ajudam você a ganhar dinheiro em casa com pouco investimento.

Page 6: 12 erros mais comuns ao fazer bolos - Clube da Mel