132 ABR 2008

12
BRASIL CHAPTER NEWS Informativo mensal do Clube de Colecionadores de Itens de Cerveja, Refrigerantes e Afins www.lata.org.br ABRIL 2008 Ano XIV - nº 132 Lançamentos Página 03 Nesta Edição Operação Macapá Mais informações na próxima edição! Cerveza Zulia - Lata em alumínio Com surpresa vimos no eBay recentemente a lata da Cerveza Zulia de alumínio recém lançada na Venezuela. A Cervecería del Zulia foi fundada em 1925 e em 1955 foi incorporada pela Cervecería Nacional que foi incorporada pela AMBEV, passando a produzir a marca Brahma na Venezuela. A Cerveja Zulia não era produzida a muitos anos. Ela foi mais produzida em lata de ferro tendo saído pouquissimo em alumínio, e dos primeiros tipos de latas. Ou seja essa lata da Zulia, que foi apresentada pelo nosso amigo Esteban Reti, na verdade foi produzida pela Brahma Venezuela. Os sites da Ambev na Venezuela não trazem nenhuma informação sobre essa cerveja. A lata traz a informação de que se trata de uma edição limitada. Cerveja Coruja Página 06 Propagandas Página 07 Reunião Página 09 Garrafas de Alumínio Na próxima edição do Brasil Chapter News começaremos uma série de matérias sobre garrafas de Alumínio para cervejas e refrigerantes. Aguardem e confiram!

description

Operação Macapá Garrafas de Alumínio Nesta Edição Na próxima edição do Brasil Chapter News começaremos uma série de matérias sobre garrafas de Alumínio para cervejas e refrigerantes. Propagandas Aguardem e confiram! Reunião Página 06 Página 03 Página 07 Página 09 Informativo mensal do Clube de Colecionadores de Itens de Cerveja, Refrigerantes e Afins Mais informações na próxima edição!

Transcript of 132 ABR 2008

BRASIL CHAPTER NEWSInformativo mensal do Clube de Colecionadores de Itens de Cerveja, Refrigerantes e Afins

www.lata.org.br ABRIL 2008 Ano XIV - nº 132

Lançamentos

Página 03

Nesta Edição

Operação Macapá

Mais informações na próxima edição!

Cerveza Zulia - Lata em alumínio

Com surpresa vimos no eBay recentemente a lata da Cerveza Zulia de alumínio recém lançada na Venezuela.A Cervecería del Zulia foi fundada em 1925 e em 1955 foi incorporada pela Cervecería Nacional que foi incorporada pela AMBEV, passando a produzir a marca Brahma na Venezuela. A Cerveja Zulia não era produzida a muitos anos. Ela foi mais produzida em lata de ferro tendo saído pouquissimo em alumínio, e dos primeiros tipos de latas.Ou seja essa lata da Zulia, que foi apresentada pelo nosso amigo Esteban Reti, na verdade foi produzida pela Brahma Venezuela. Os sites da Ambev na Venezuela não trazem nenhuma informação sobre essa cerveja. A lata traz a informação de que se trata de uma edição limitada.

Cerveja Coruja

Página 06

Propagandas

Página 07

Reunião

Página 09

Garrafas de Alumínio

Na próxima edição do Brasil Chapter News começaremos uma série de matérias sobre garrafas de Alumínio para cervejas e refrigerantes.

Aguardem e confiram!

http://www.latasdecerveja.com.br

wwww. Aa.com.br

.www.brasilchapter.com.br

Wwww.lata.org.br

2 Brasil Chapter News Abril de 2008 nº 132

Palavra do Presidente

BRASIL CHAPTER NEWS é uma publicação interna do BRASIL CHAPTER, com distribuição gratuitaa seus associados. O BRASIL CHAPTER não tem publicidade redacional. As opiniões em matériasou artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste informativo. Todos os direitosreservados, sendo porém, permitida a reprodução do todo ou partes do seu conteúdo, desde quecitada a fonte.

BRASIL CHAPTERClube de Colecionadores de CervejaEstatuto Social registrado no 8º RTD de São Paulosob o nº 1733/99 - CNPJ 03.526.890/0001-68

Correspondências para:Rua Vicente Leporace, 861 - 7 andar - CEP 04619-032E-mail: [email protected]: www.lata.org.br - Fone: (11) 5533-2085

wwww. Aa.com.br

Wwww.lata.org.br

Presidente:José Jorge Casseb (#362)[email protected]

Diretor Tesoureiro:Carlos Gurgel (#005)[email protected]

Diretor Administrativo:Dante Olivares (#331)[email protected]

Diretor de Novos Sócios:Jonathan Parker (#257)[email protected]

Diretores do Site:Márcio Yamauti (#287)[email protected]

Brasil Chapter News:Dante Olivares (#331)[email protected]

Coordenador das Reuniões:Renato Mauge (#105)[email protected]

Coordenador da Convenção:Adilson G. de Oliveira (#340)[email protected]

DIRETORIA 2007 / 2009

Flórida 1985 foi lá que tudo começou.

Era meu aniversário de 15 anos e fomos à Disney. Diante de tantas maravilhas o Tio Sergio se encantou por uma lata da Heineken.

Achou bonita e resolveu trazer para o Brasil. Foi sua primeira lata. Sua coleção foi crescendo e com ela vieram vários amigos que estão unidos até hoje com um ideal, o colecionismo. Durante todos estes anos passeamos bastante pelo mundo atrás delas.

Foram várias viagens, festas, reuniões, leilões..... Nossas famílias também se conheceram, criaram vínculos e mais do que nunca hoje sentimos este carinho e este apoio de todos vocês.

Eu e minha mãe gostaríamos de agradecer muito todas as orações que vocês fizeram para o restabelecimento do nosso Tio Sérgio, mas infelizmente não conseguimos que ele ficasse conosco.

Hoje, sabemos que ele está olhando por nós e com certeza por todos vocês. Agradecemos as mensagens, e-mails, telefonemas, telegramas, flores.

Só podemos pedir que vocês cuidem do clube que ele tanto adorava. Que esta amizade de vocês continue cada vez mais sólida. Estamos à disposição no que pudermos ajudar.

Muito Obrigada

Alacir e Cristiene Nacim Lopes

Brasil Chapter NewsAbril de 2008 nº 132 3

Lançamentos

http://www.latasdecerveja.com.br

4

i

ua

No

vaS

chin

7

3m

l -N

ovo

Vs

lC

ya

o

Ca

çu2

00

rst

l Exp

7

Ka

ise

r-

Co

ps

0

08

aK

ai

er

2

rg

an

es

op

ra C

lR

ef

ie

rt

T-

Gu

an

á,

oa

e

a

aL

ar

nj

ii

aP

rm

us

No

vo V

sul

C

po

Fe

an

s2

00

ryst

al E

xrn

po

li

7i

r3

15

an

od

eC

urt

Ka

se

s

i ib

a

Zo

na

q

uiñ

a

n

o

pa

t rTa

-V

ea

Cm

ri

An

Cr

lB

rah

ma

rg

en

tia

-

an

ava

20

08

C

iJ

ru

ryst

al R

od

eo

de

a

gu

ai

na

0

02

8P

a

ei

m

ceñ

aC

en

tn

áro

47

3l

Ex

Cin

tra

p

oG

ua

çu 2

00

8v

am

Ce

re

j S

ab

ae

ñC

ar

al

Pa

ca

n

av

20

08

-1

na

0

8H

ei

eke

n U

ef

20

eC

ar

a

P

ac

ña

n

av

l 20

08

-2

K

ais

er

Su

mm

er

Dra

ft N

ovo

Vis

ua

l

4 Brasil Chapter News Abril de 2008 nº 132

Recorde de Mentos com Coca

1.500 estudantes põem mentos em garrafa de coca para bater recorde mundial, na Bélgica

Os dois órgãos de acompanhamento econômico do governo emitiram parecer favorável à compra da Del Valle pela Coca-Cola, operação anunciada no final de 2006. Segundo parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico, ligada ao Ministério da Fazenda, e da a Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, a operação não prejudica a concorrência no mercado de sucos prontos para consumo. O parecer aprova a aquisição sem restrições e será enviado agora para o Cade (Conselho de Defesa Econômico). O parecer avaliou o efeito da aquisição conjunta pelo Grupo Coca-Cola e pela Coca-Cola Femsa da empresa Del Valle México, proprietária no Brasil da Sucos Del Valle. Segundo os técnicos das duas secretarias, a operação recebeu avaliação favorável porque as barreiras para a entrada de novos concorrentes nesse mercado são baixas e, além disso, há uma estimativa de crescimento do consumo desse produto no brasil. Outro fator considerado no relatório foi que os atuais concorrentes desse setor possuem poder econômico relevante, o que indica que a concorrência no mercado de sucos prontos está mantida. "A concorrência das chamadas marcas próprias e a presença de competidores com reconhecido poder econômico constituem inegáveis itens a indicar a rivalidade nesse setor", diz o relatório. Em 2005, a Coca-Cola anunciou a compra da Mais Indústrias de Alimentos, dona da marca Sucos Mais, e, no ano passado, comprou a Leão Junior, que fabrica o Matte Leão, dando mais um passo para ampliar a participação no mercado brasileiro de bebidas não-alcoólicas.

Compra da Del Valle pela Coca-Cola tem aprovação de órgãos do governo

Brasil Chapter NewsAbril de 2008 nº 132 5

Coca-Cola - Fábrica da Felicidade

Flat Top - Krueger Bock Beer, G. Krueger Brewing Co., Newark, NJ., Lilek 486, Internal Revenue Tax Paid-IRTP, esta rara lata de cerveja tem as instruções para abertura, pois não tinha o puxador. Apesar de ter diversos pontos de ferrugem ela foi vendida por mais de R$5.000,00.

Coruja - Cerveja Viva

6 Brasil Chapter News Abril de 2008 nº 132

A Cerveja Coruja é fabricada em Teutônia no Rio Grande do Sul desde 12 /09 /04 . A garrafa já vem com um diferencial, o modelo é como um frasco de remédio que f icava a n t i g a m e n t e n a s p r a t e l e i r a s d a s farmácias, não tem r ó t u l o e l e v a u m processo onde é silkado o logo direto no vidro e fundido no vidro a altas temperaturas. Quem fez a arte da garrafa foi o a rqu i te to e a r t i s ta p l á s t i c o g a ú c h o Guilherme Werle em conjunto com o pessoal da cervejaria, os dois produtos da Coruja hoje são a Coruja cerveja viva e a Extraviva Coruja.Quanto à diferenciação das logomarcas, a da Coruja cerveja viva é impressa em laranja e branco (varia um pouco devido ao processo) e a Extra viva Coruja é toda em dourado.Em breve trará novidades lançando a Extra viva em garrafas de 500ml. buscando atender aos consumidores que querem menor quantidade e boa qualidade.Não é pasteurizada, a cerveja é viva ou grossa, como preferirem. Tem a composição com malte viena e pilsen, lúpulos, maturação prolongada. Segue abaixo impressões sobre a Coruja extra viva.Cerveja: CorujaTipo: PilsenApresentação: Garrafa de 1 litro.Álcool: 4,5%Cor: Dourado opaco, turva devido ao fato de não ser filtrada.Espuma: Boa formação, média duração.Paladar: Malte, fermento, notas lupuladas, médio corpo.Comentário: Detalhe ao abrir a garrafa, a pressão fez a “tampa voar longe, no paladar é bom o equilíbrio entre os ingredientes, se sente notas lupuladas ao final, o malte lhe confere um bom corpo, e há notas levemente doces, provavelmente devido ao residual. Proposta muito interessante, e com novidades em breve.

Fonte: http://paverama.wordpress.com/2007/11/29/cerveja-coruja/

Brasil Chapter NewsAbril de 2008 nº 132 7

Propagandas Antigas - Cia. Antarctica

Fotos enviadas por Claudio Nogueira (#002)

Para aqueles que apreciam cerveja e acreditam possuir os dotes de Picasso, a marca de cervejas Grolsch lançou um concurso que apela à criatividade e, sobretudo, à veia artística de cada um.O concurso "Grolsch Masterpiece 2008" tem por objectivo tornar a garrafa swingtop, que a marca considera um compromisso perfeito entre função e forma, um ícone do mundo da arte, apelando a todos os artistas, novos e estabelecidos, que apresentem as suas obras de arte, representando a garrafa da Grolsch.Em parceria com a Discoteca Frágil, o repto é, então, o de criar em tela uma combinação criativa e imaginativa entre o mundo da arte e o exigente mundo da publicidade. Se a base escolhida é a tela, já a técnica a utilizar será totalmente livre, podendo cada um usar os materiais que quiser.Os trabalhos - até dois por cada artista - serão expostos na Discoteca Frágil, de 9 a 26 de Abril de 2008, mas devem ser entregues até dia 31 de Março na sede do Grupo Sumol, em Carnaxide. No final, o júri, que incluirá um elemento do público, decidirá quem é o verdadeiro Van Gogh da cevada que levará para casa 1200 euros pelo seu talento e criatividade.Prémios de nível - Os prémios para os vencedores são verdadeiramente apelativos. Se para o vencedor vai um prémio final de 1.200 euros, a Grolsch decidiu também premiar os restantes lugares de pódio com 500 euros para cada um.

Sérgio Lopes (#003) R$ 507,00Claudio Nogueira (#002 R$ 307,00Carlos Gurgel (#005) R$ 302,00Saul Jampolsky (#009) R$ 301,00Homero C. Rodrigues (#360) R$ 126,00Adilson G. Oliveira (#340) R$ 100,00Christian Villaroel (#226) R$ 96,00Célia Rosa (Viúva do Hermes Rosa) R$ 96,00José J. Casseb (#362) R$ 92,00Paulo César Pegini (365) R$ 90,00Luiz Roberto Zillo (#096) R$ 90,00Plinio Carvalho (#229) R$ 78,00Cid Gonçalves (#001) R$ 65,00Jonathan Parker(#257) R$ 65,00Rafael Dias de Almeida (#306) R$ 52,00Márcio Yamauti (#287) R$ 50,00Adriano Manzeppe (#310) R$ 33,00

8 Brasil Chapter News Março de 2008 nº 131

Fabio Palmieri (#366) R$ 29,00Hugo Garcia Tosta (#056) R$ 15,00Renato Mauge (#105) R$ 6,00Rodrigo Vian (#304) R$ 6,00Geraldo Jollenbeck (#295) R$ 3,00

Agradecemos as contribui ao Brasil Chapterções

Agora só falta você!!!

ACESSE O FÓRUM DO BRASIL CHAPTERhttp://www.lata.org.br/forum

Cerveja para aguçar a criatividade

Brasil Chapter NewsAbril de 2008 nº 132 9

Fotos da Reunião - 14/04/2008

Brasil Chapter News Março de 2008 nº 13110

Briga pelo terceiro lugar

A mexicana Femsa começou 2008 com motivos para comemorar. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Nielsen, a Femsa subiu 0,6 ponto percentual e chegou a 8,3%, contra 8,5% da Petrópolis. É a primeira vez desde abril de 2007 que a cervejaria mexicana ultrapassa a faixa de 8% de participação.

Depois de perder a terceira posição do ranking das cervejarias para a Petrópolis e ver sua participação de mercado cair durante quase todo o ano passado, a mexicana Femsa começou 2008 com motivos para comemorar. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Nielsen, a Femsa subiu 0,6 ponto percentual e chegou a 8,3%, contra 8,5% da Petrópolis. É a primeira vez desde abril de 2007 que a cervejaria mexicana ultrapassa a faixa de 8% de participação. Ironicamente, o bom resultado ocorre quatro meses depois de a Femsa romper o contrato com a Nielsen. A cervejaria reclamava dos métodos usados para medir os resultados do mercado, que favoreceriam a Ambev.A maior parte do bom desempenho está ligado às vendas da Bavaria Pilsen, cerveja mais barata da companhia. O crescimento da Bavária foi de 0,4 ponto percentual, baseado principalmente em redução de preços e também pelo aumento das vendas de cerveja em supermercados que ocorre tradicionalmente no verão. Em janeiro, a Bavária chegou a 2,4% de participação. Kaiser, a principal marca da empresa, subiu 0,2 ponto percentual, fechando o mês com participação de 4,7%. A Sol, maior investimento dos mexicanos no Brasil, continua patinando. Apesar dos mais de 200 milhões de reais gastos em promoção da marca desde seu lançamento, a Sol continua com apenas 0,7% do mercado.A Petrópolis, rival direta da Femsa na briga pelo terceiro lugar, manteve-se com 8,5% de participação do mercado. Dona da marcas Itaipava e Crystal, a Petrópolis enfrenta problemas com capacidade de produção, o que limita seu crescimento. Já a líder Ambev e a vice-líder Schincariol perderam participação. A Ambev fechou o mês de janeiro com queda de 0,4 ponto percentual, mas ainda é dona de 68,2% do mercado. A Schincariol ficou com 11,1%, queda de 0,3 ponto.

Abridor que conta quantas garrafas abriu

Não que eu aconselhe você a chegar no ponto de não saber mais quantas tomou, mas as vezes tem aquela rapazeada no bar e fica complicado controlar. Com este abridor High Tech você não será mais enganado no bar - ou poderá cobrar certinho do seus amigos quando eles invadem sua casa no sábado a noite e acabam com sua cerveja da semana.

Onde comprar? Quanto? $10,00www.gadgets.dk

Receitas Maravilhosas Com Cerveja

Brasil Chapter NewsAbril de 2008 nº 132 11

Sopa de Cerveja

Ingredientes: 4 xícaras de cerveja clara ou preta1 colher (sopa) de farinha de trigo1 colher (sopa) de manteiga1 colher (sopa) de açúcar1 colher (chá) de casca de limão ralada1 pedaço pequeno de canela em pau6 cravos da índia2 gemas bem batida com colheres (sopa) de água fria Preparo: Deixe a cerveja numa tigela em temperatura ambiente por três horas, até perder o gás. Coloque a cerveja numa panela, leve ao fogo brando e deixe aquecer. Enquanto isso, numa frigideira, adicione a manteiga, leve ao fogo médio e aqueça até borbulhar.Acrescente a farinha de trigo e misture com uma colher de pau.Junte o açúcar e misture novamente. Reduza o fogo e cozinhe mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cor de caramelo, sem deixar queimar. Retire do fogo. Acrescente a mistura de farinha e manteiga à cerveja já aquecida. Adicione a casca de limão e canela. Junte as gemas batidas, aos poucos, mexendo sempre. Coloque a sopa numa sopeira e sirva em seguida. Dica: Acompanhe com torrada ou pão francês.

Salada de Alface com Queijo e Cerveja

Ingredientes: 2 pés de alface1 xícara de cerveja preta1 colher (chá) de pimenta do reino100 g queijo parmesão raladoSal a gosto Preparo: Lave bem o alface e coloque numa saladeira. Leve ao fogo a cerveja, o sal e a pimenta. Acrescente o queijo e mexa até formar uma pasta homogênea. Respingue sobre os pés e sirva.

Brasil Chapter News Abril de 2008 nº 13212

Próximas Reuniões

O BRASIL CHAPTER deseja a todos um Feliz Aniversário, com muita

harmonia e realizações!!!!

14 de Abril e 12 de MaioSempre às 18:30 horas

Sempre com uma novidade para você.

Latas nacionais comemorativas antigas por um preço especial para você. 2 latas por R$ 5,00.

Muitas latas de Cervejas em Flandres por R$ 10,00.

Lançamentos por R$ 5,00 com 30% revertidos para o Clube.

Brindes exclusivos.

Local: Joan Sehn Chopp e FriosAv. Lavandisca, 765 - Moema

Fone: (11) 5051-9162

Com estacionamento próprio e gratuito!

O Brasil Chapter agradece a colaboração dos amigos: Renato Mauge, Carlos Gurgel, Claudio Nogueira, Luiz Campion, Harold Saucedo (Bolívia),

O Brasil Chapter agradece especialmente ao amigo Saul Jampolsky, pelo envio das fotos de todas as latas lançadas.

Obrigado a todos.

Aniversariantes

Rodrigo J. D. Oliveira 04Marcelo Xavier Baldo 08Gerson Luiz Bridi 11Paulo Antunes Junior 22Rodrigo Vian 27Carlos Eduardo Stefano 30Silvio Donizete Rosa 31

MaioMarco Antonio L.Xavier 03Marcio Faraj 07Jose Julião Arroyo 09Gilberto Fortes do Amaral Filho 14Paulo Carvalho da Cruz 18Paulo Ricardo Araujo Leal 21Jamil Kalache 23Carlos Eduardo Silva 23

Abril