140 h

20
Pesos de Operação (aproximados): Nas Rodas Frontais 4223 kg Nas Rodas Traseiras 10 501 kg Total 14 724 kg Motor Diesel Cat ® 3306 Turboalimentado Potência no Volante 138 kW 185 hp Largura da Lâmina 3658 mm 12 pés 140H Motoniveladora

description

Tem mais em: http://www.asmaquinaspesadas.com/

Transcript of 140 h

Page 1: 140 h

Pesos de Operação (aproximados):Nas Rodas Frontais 4223 kg Nas Rodas Traseiras 10 501 kg Total 14 724 kg

Motor Diesel Cat ® 3306 TurboalimentadoPotência no Volante 138 kW 185 hp Largura da Lâmina 3658 mm 12 pés

140HMotoniveladora

Page 2: 140 h

2

Motoniveladora 140H Caterpillar®

A 140H® alia produtividade e durabilidade para dar o melhor retorno ao seu investimento.

Trem de ForçaO comprovado Motor 3306 ofereceexcelente desempenho e eficiência de combustível. A ServotransmissãoCaterpillar® proporciona mudanças de marchas suaves com a máquina emmovimento e proteção eletrônica contraa sobrevelocidade. Com o propósito de melhorar a produtividade, aTransmissão Direta Caterpillar® possuioito velocidades avante a seis à ré. pg. 4-5

HidráulicosSistema hidráulico sensível à cargautiliza potência do motor somentequando os implementos são acionados,reduzindo o consumo de combustível e o aquecimento do óleo hidráulico. As válvulas de controle proporcionammenor esforço nas alavancas, fluxobalanceado e controle preciso dosimplementos. O flutuador de lâminaestá incorporado nas válvulas delevantamento da mesma e é padrão na 140H. pg. 6

Barra de Tração, Círculo e LâminaO projeto da sela de 7 posições e dos braços de suporte dos cilindros de levantamento maximizam oposicionamento da lâmina. Umadistância maior entre os eixos dianteirose traseiros permite ao operador obterum ângulo mais agressivo da lâminaproporcionando maior movimentaçãode material. A construção reforçada da barra de tração, círculo e lâmina, e o uso de tiras de desgaste substituíveisproporcionam durabilidade eminimizam custos de manutenção. pg. 7

Conjunto harmonioso e equilibrado. O Motor Cat® 3306, a servotransmissão de acionamento diretoe o sistema hidráulico sensível à carga foram projetados para trabalhar juntos e garantir a máxima produtividade em qualquer aplicação.

Excelente visibilidade, disposição dos controles e facilidade de operação. A facilidade de operação é o fator mais importante para se manter alta produtividadedurante todo o período de trabalho. Com o melhorcompartimento do operador da indústria, as Motoniveladoras Caterpillar® auxiliam os operadores a atingir máximo desempenho.

Page 3: 140 h

3

Compartimento do OperadorO suporte da lâmina bem posicionado, capô traseiro afilado e maiores áreasenvidraçadas asseguram uma excelentevisibilidade em qualquer direção.Interior espaçoso, assento envolvente com suspensão, controles de baixoesforço e baixo nível de ruídos criamum ambiente muito mais confortável e produtivo. pg. 8-9

Facilidade de ServiçoTodos os pontos de manutenção sãofacilmente acessíveis. O conceitomodular permite a fácil remoção doscomponentes do trem de força. Acapacidade de diagnóstico eletrônicopermite fácil detecção de problemas nosistema de carga/partida e natransmissão. pg. 10

Projeto de Preocupações AmbientaisO motor é projetado para reduzir osníveis de emissões de poluentes eatende aos requisitos de controleambiental mais exigentes nos Estados Unidos (U.S. EnvironmentalProtection Agency, California AirResources Board) e Europa (European Economic Community).pg. 11

Page 4: 140 h

4

O Motor Cat® 3306 continua com suatradicional potênica, desempenho,eficiência, confiabilidade e durabilidadenão encontrados em outros motores de sua classe. O motor de seis cilindrosé turboalimentado com uma alta relação cilindrada por hp. A altacilindrada proporciona excelentesobretorque, menores tensões internase maior vida útil.

Desempenho Superior. Auto torque esobretorque tornam o motor muito ágil.Sua curva de torque permite que eletracione a máquina na mesmavelocidade mesmo quando há variaçõesna carga, sem necessidade de se reduzir a marcha. Com isso, o operadorconsegue manter uma maior velocidadede trabalho, o que significa maiorprodutividade.

Eficiência no Consumo de Combustível.Altas pressões na injeção decombustível asseguram excelentemistura entre o óleo diesel e o ar. Estaalta pressão de injeção, juntamente comquantidade de combustível e tempopreciso de injeção resultam em aumentode eficiência e redução das emissões depoluentes. Altas taxas de compressãoasseguram excelentes partidas a frio ebaixas emissões de poluentes.

Longa Vida Útil. O projetor de altacilindrada e potência compatíveis ajuda minimizar as tensões internas e aumenta a vida dos componentes.Menores rotações nominais reduzemdesgastes e ruídos.

Gerenciamento de Potência do MotorFornece a potência líquida de 138 kW(185 hp) de quarta a oitava marchas.Nas marchas mais baixas, onde odesempenho da máquina é limitado pela tração, a potência do motor éautomaticamente reduzida para 123 kW (165 hp). O gerenciamento de potência do motor trabalha parareduzir o consumo de combustívelassim como reduzir a patinagem edesgaste dos pneus.

A Proteção Eletrônica ContraSobrevelocidade ajuda a prevenir danos ao motor e transmissão devido aoperação inadequada (redução/reversãobrusca) e também sobrevelocidadecausada por declives acentuados.

Trem de Força Caterpillar®

Componentes exclusivos Cat® possibilitam desempenho e confiabilidade superiores.

Page 5: 140 h

5

A Servotransmissão Caterpillar®. Foiprojetada e construída especificamente para Motoniveladoras Caterpillar®. Atransmissão proporciona mudança demarcha com a máquina em movimentoalém de proporcionar a modulação dasembreagens através do uso do pedalmodulador.

A Transmissão Direta proporcionamaior eficiência de combustível assimcomo melhora a sensibilidade dooperador com relação à carga na lâmina,dureza do material e velocidade.

Seleção de Marchas. Oito marchasavante e seis à ré dão ao operador umaampla gama operacional. Com quatromarchas abaixo dos 10 km/h, o operadorpode, precisamente, selecionar avelocidade de trabalho requerida numadeterminada condição, para obter amáxima produtividade nas aplicações de terraplanagem. As marchas mais altasgarantem excelente mobilidade à máquina.

Controle Eletrônico da Transmissãoproduz mudanças suaves que possibilitamque o operador mantenha a superfícieuniforme caso uma mudança de marchaseja requerida. Mudanças suavestambém prolongam a vida do trem deforça gerando menos tensões nasembreagens da transmissão. Uma únicaalavanca controla sentido, velocidade efreio de estacionamento.

Capacidade de Modulação. Através deum pedal, que é acionado com baixoesforço, consegue-se controlar amodulação das embreagens datransmissão resultando em controlepreciso dos movimentos da máquina.Isto é especialmente importante emtrabalhos de acabamento ou trabalhosonde o controle da máquina seja umfator crítico.

Opção de Transmissão Automática“Autoshift”. Facilita a operaçãoreduzindo a carga de trabalho dooperador e aumentando ao máximo a produtividade pela troca automáticadas marchas nos pontos ideais.

Circuitos Independentes de Ar fornecemcapacidade de frenagem para cada umadas caixas tandem. Este sistema garanteuma capacidade secundária de frenagemcaso uma falha ocorra em uma das linhasde ar. O sistema de ar ainda possuigrande reserva para parada da máquinano caso do motor estar desligado.

Freios de Discos a Óleo projetados econstruídos pela Caterpillar®, os freios dedisco múltiplos são completamenteselados, livres de ajustes e banhados a óleo.São acionados a ar e liberados por mola eestão localizados em cada uma das rodasdos tandens para eliminar cargas excessivasno trem de força e diminuir o tempo dereparos. A grande área de frenagemproporciona excelente capacidade nosistema de freios e longa vida útil.

Page 6: 140 h

6

Hidráulicos Caterpillar®

Sistemas hidráulicos balanceados fornecem controle consistente, preciso e ágil.

Demanda de Potência. Normalmente abomba de fluxo e pressão variável nãoconsome potência do motor, quandonão existe demanda hidráulica. Quando“sente” uma carga, a bomba fornecefluxo e pressão para suprir estademanda. O resultado disto é menoscalor no sistema e menos consumo depotência.

As Válvulas de Controle dosImplementos são projetadas econstruídas pela Caterpillar®

especificamente para motoniveladoras.Elas fornecem excelente sensibilidadeao operador e resposta precisa eprevisível. Para se manter o exatoposicionamento da lâmina, as válvulasde retenção estão posicionadas dentrodas válvulas de controle. As válvulas dealívio também estão dentro das válvulasde controle para proteger os cilindros deaumentos excessivos de pressão.

Baixo Esforço do Operador. Os controlesdos implementos foram projetados parareduzir a fadiga do operador, possuembaixos esforços nas duas direções ecursos mais curtos. Devido a essesmenores cursos e a um convenienteposicionamento das alavancas, osoperadores podem utilizar múltiploscontroles com uma só mão.

Fluxo Balanceado. Quando o operadorusa vários controles de uma só vez, ofluxo é proporcional para cadaimplemento para assegurar que todos elespossam ser operados simultaneamente.Se a demanada hidráulica exceder acapacidade da bomba a velocidade doscilindros será na mesma razão.

Flutuador da Lâmina é padrão na 140He está incorporado no controle dasválvulas de levantamento da lâmina,permite que a lâmina se movalivremente só sob ação de seu peso.Flutuando ambos os cilindros, a lâminapode seguir o contorno do solo quandoremove materiais soltos. A flutuação emum dos cilindros permite que a ponta dalâmina acompanhe uma superfície jáacabada, enquanto o operador controla ainclinação do talude com o outrocilindro de levantamento.

Entradas de Óleo Independentes e demaior diâmetro evitam a contaminaçãoentre os circuitos e provêem umresfriamento adequado ao óleo, o quesignifica menor geração de calor emaior vida útil no sistema.

1 1

2

1 Válvula de Retenção

2 Válvula de Alívio

3 Batente do Flutuador da Lâmina

3

Page 7: 140 h

7

Barra de Tração, Círculo e LâminaProdutividade e durabilidade máxima é a base do projeto de cada componente.

Posicionamento de Lâmina. O projetoda sela da lâmina proporciona melhorposicionamento. Este maior alcance éprincipalmente utilizado em taludes deinclinação média e em corte e limpezade valetas.

Ângulo de Lâmina. Uma maior distânciaentre os eixos dianteiro e traseirospermite ao operador obter um ângulomais aberto. Este maior ângulo delâmina permite que o material role maislivremente pela lâmina, requerendomenos potência. Isto é particularmenteútil em solos secos ou argilosos.

Construção Reforçada. A barra detração em “Y” é constituída de duasbarras de alma sólida. O círculo éforjado e construído para aguentar altastensões. Para resistir ao desgaste, osdentes são endurecidos na seção frontal.Para máximo suporte, o círculo é presoà barra de tração por seis sapatas.

Itens de Desgaste Substituíveis.Insertos de desgaste em composto denylon, resistente e durável sãolocalizados entre a barra de tração e ocírculo, e entre as sapatas e o círculo.Este sistema de desgaste ajuda a manterjustos os componentes para onivelamento fino e facilita a troca. Alémde prover uma melhor vida útil, estesinsertos possibilitam uma maior forçade giro do círculo pela redução do atritoentre o círculo e a barra de tração.Insertos metálicos substituíveis sãousados nos acoplamentos das juntasesféricas dos cilindros de levantamentoda lâmina, deslocamento da barra detração, guias de deslocamento lateral etombamento da lâmina.

Acumuladores dos cilindros delevantamento opcional absorvemimpactos verticais quando a lâmina sechoca com objetos imóveis. Esta opçãoé especialmente útil em nivelamentopesado e áreas rochosas. Proporcionacontrole preciso ao mesmo tempo quealivia as cargas de impacto vertical.

Embreagem de giro do círculo protege abarra de tração, círculo e lâmina dechoques horizontais quando um objetoatinge as extremidades da lâmina.Também reduz a possibilidade damáquina fazer mudanças abruptas dedireção, além de proteger a máquina, ooperador e proximidades.

Page 8: 140 h

8

Compartimento do OperadorA Caterpillar® estabelece os padrões de conforto, praticidade e visibilidade.

Page 9: 140 h

9

Visibilidade Excepcional auxilia ooperador a melhorar sua confiança eprodutividade em todas as aplicações demotoniveladoras. A barra de tração foimodificada para melhorar a visibilidadeatravés do círculo permitindo que ooperador veja o material rolando aolongo da lâmina sem se enclinar. Largasjanelas laterais oferecem visão clara daponta da lâmina e pneus traseiros. Ovidro traseiro mais largo e um capôafilado fornecem ótima visibilidadetraseira, especialmente para o ríper.

Cabine Silenciosa. Com a cabine ROPSe as portas fechadas, o nível interno de ruídos não excede 75 dB (A) quando se testa usando os padrões da normaSAEJ919. Uma cabine silenciosamantém o operador alerta e concentrado.

Baixos Esforços em todos os pedais,controles hidráulicos e alavanca demudança de marchas reduzem a fadigado operador. Os pedais são angulados esuspensos para fazer com que a limpezaseja facilmente realizada.

Espaço Interno Amplo. Espaço extrapara as pernas e pés. A cabine incluiespaço para itens pessoais, como localpara lancheira / garrafa térmica.

Assento Envolvente com Suspensãoapoia braços escamoteáveis e cinto desegurança retrátil. O assento segue oscontornos do corpo e pode serfacilmente ajustável para melhorar osuporte e conforto. Os controles doassento estão localizados à frente e àesquerda do operador.

O Ar Condicionado e Aquecedor(Opcional) criam um ambienteconfortável para o operador. Ambostêm alta capacidade para assegurar queo operador se mantenha produtivo - nofrio ou no calor. Eles desumidificam oar, assim como, pressurizam a cabine,para manter o ar fresco e não permitir aentrada de poeira. As saídas deventilação estão estrategicamentedistribuiídas para permitir a circulaçãodo ar e manter as janelas desembaçadas.

O Sistema de Monitorização Eletrônica (SME)checa os sistemas importantes da máquinae dá ao operador três níveis de alerta.

Conforto e Praticidade em cada detalhe:■ Partida e desligamento do motor com

um simples giro de chave. ■ Os indicadores de combustível, pressão

de ar e temperatura de óleo estãolocalizados dentro da cabinediretamente à frente do operador.

■ Os controles e botões estão localizadosno console da direção, cabine e colunadireita, todos de fácil acesso.

■ Interruptores e alavanca de mudança demarchas com iluminação para operaçãonoturna.

■ O operador pode ajustar independentemente o ângulo doconsole e inclinação da direção.

■ O chão da cabine é plano, sem ressaltoso que facilita a limpeza.

■ Os filtros de entrada de ar externo nacabine estão localizados acima de cadaporta da cabine para facilidade na troca.

■ As portas da cabine são destravadas aonível do solo ou de dentro da mesma.

■ Cinzeiro, porta-copos (disponívelapenas com cabine ROPS) e acendedorde cigarros são bem posicionados parafácil acesso.

■ Tomada de força para 12 volts estádisponível para uso em computadores,telefones celulares ou outroequipamento eletrônico (disponívelsomente com cabine ROPS).

Page 10: 140 h

10

Acesso para limpeza do radiadorTampas removíveis em cada lado daproteção do radiador permite acesso aparte frontal do radiador facilitando alimpeza com ar comprimido ou jato deágua.

Líquido arrefecedor de longa vida(ELC) prolonga a vida útil do líquidoem até 6000 horas de serviço, o dobrodo período do arrefecedor convencional.Um prolongador é a única manutençãoexigida no intervalo de 3000 horas.

Mangueiras XT. A Caterpillar® projeta eproduz sua própria mangueira paraserviço pesado e as instala em todas aslinhas de alta pressão. Sua resistência àabrasão, somada a sua excepcional forçae flexibilidade, ajudam a minimizar amanutenção e prolongar a vida.

Retentores do Tipo “O” criam umavedação confiável e são usados emtodos os circuitos hidráulicos paraminimizar a possibilidade devazamentos de óleo.

Chicotes Elétricos Separados.Conectam todos os componenteselétricos. Este sistema modular fornecefacilidades nos reparos elétricos desdeos mais simples até uma reformacompleta. Os fios são codificados comcores e números para facilitardiagnósticos e reparos. Conectores tipo“SURE-SEAL” são feitos de materialimpermeável que protegem contraumidade, corrosão e abrasão.

Facilidade de ServiçoPontos de serviço convenientemente posicionados fazem a rotina de manutenção fácil e rápida.

Fácil Acesso às Áreas de Servicoagilizam a manutenção e asseguram que ainspeção rotineira seja em pouco tempo:■ Grandes portas articuladas são padrão

e possibilitam acesso fácil aos pontosde serviço do motor e radiador. Osfiltros rosqueados podem ser trocadosrapidamente.

■ Os pontos de lubrificação para aarticulação são montados remotamentepara facilitar a lubrificação.

■ A chave geral e a maioria dos pontosde serviço estão localizados no ladoesquerdo da máquina com fácil acesso.

■ O painel de fusíveis está localizadodentro da cabine. Sua tampa identificaclaramente os circuitos e o tamanhodos fusíveis.

■ O ponto de checagem do óleo do tandemestá convenientemente colocado entre asrodas no centro do tandem.

■ O horímetro está localizado na colunado console de direção à esquerda,dando ao operador a possibilidade devisualização a partir do chão.

■ Tomadas para análise programada deóleo (S.O.S.) para óleo do motor ehidráulico.

■ Tampa da caixa de bateria com localpara cadeado é facilmente removidasem o uso de ferramentas.

Os Componentes do Trem de Força sãode projeto modular e permitem aremoção do motor, transmissão oucomando final independentemente, paraagilidade no serviço.

A 140H está Equipada com DiagnósticoRápido para problemas do sistemaelétrico e da transmissão. Os conectorespara diagnóstico permitem que oscomponentes sejam checados rápida efacilmente. O módulo do controle datransmissão grava e registraautomaticamente qualquer falha dosistema para análise futura. TomadaS.O.S. de amostras de óleo e válvula paraamostragem do líquido arrefecedorprovêem um rápido e conveniente meiode obter amostras dos fluídos,melhorando a confiabilidade da análise.

Page 11: 140 h

11

Projeto Ecologicamente ResponsávelA Caterpillar® constrói máquinas que ajudam a criar um mundo melhor.

As Motoniveladoras da Série “H”Caterpillar® têm um projeto preocupadocom problemas importantes como apoluição sonora e do ar. A máquinaagora trabalha mais silenciosa, maissuave e mais limpa do que nunca.

Cabine Silenciosa. A cabine ROPSsupressora de ruídos tem um nível deruído que não excede 75 dB (A) quandotestada sob a norma SAEJ919. O motore transmissão montados sobre coxins deborracha transmitem menos ruídos evibração ao operador.

Máquina Silenciosa. Teste de ruídoexterior da máquina básica não excede81dB (A) quando se usa a rotaçãonominal do motor, sob os padrões deteste da norma SAEJ88. A menoremissão de ruídos permite que amáquina trabalhe pertubando o mínimopossível o ambiente ao seu redor.

Baixo Nível de Emissões. O arranjo demotor padrão atende as regulamentaçõesatuais e futuras das entidades maisexigentes dos Estados Unidos (U.S.Environmental Protection Agency,California Air Resources Board), eEuropa (European EconomicCommunity). Este arranjo de motorreduz a quantidade de partículas e gasespoluentes liberados pela máquina.

Máquina Seca. Os pontos delubrificação e filtros são projetados paraminimizar derramamento. Retentoresdo tipo “O”, mangueiras XT e cilindroshidráulicos CAT® protegem contravazamentos.

Camada de Ozônio. Para ajudar aproteger a camada de Ozônio, asunidades de ar condicionado utilizam ogás refrigerante R-134a que não contémclorofluorcarbono (CFCs).

Seu Revendedor Caterpillar® ofereceuma ampla gama de serviços quepodem ser utilizados quando da comprade um equipamento. O revendedor oajudará a escolher o melhor suporte quelhe trará o melhor retorno ao seuinvestimento.

Seleção de Equipamento. Façacomparações detalhadas das máquinasque você está escolhendo antes decomprar. Quanto tempo durarão oscomponentes? Qual é o custo damanutenção preventiva? Qual é o realcusto de produção perdida? Seurevendedor Caterpillar® lhe proverárespostas precisas a essas perguntas.

Compra. Não compare somente preçosiniciais. Considere as opções definanciamento disponíveis assim comocustos de operação. Também é a horade consultar o revendedor paraencontrar maneiras de se reduzir oscustos de operação e de propriedade alongo prazo.

Operação. Uma melhoria nas técnicasde operação aumenta significativamenteseus lucros. Seu Revendedor CAT®

possui vídeos de treinamentos, literaturae outras idéias para ajudá-lo a aumentara produtividade.

Manutenção. Os usuários estão cada vezmais preocupados com a manutenção damáquina, antes de comprar umequipamento. Escolha dentre os váriosprogramas de manutenção oferecidospelo revendedor o que mais se adequaas suas necessidades. Programa deopções de reparo minimizam os custosde manutenção. Programas dediagnósticos como o SOS e o TAajudam a prevenir paradas nãoprogramadas.

Suporte ao Produto. Quase todas aspeças serviçáveis podem ser encontradasno balcão do revendedor. Caso a peçanão esteja em estoque, o revendedorpoderá consegui-la muito rapidamente.Peças remanufaturadas são uma fonte deeconomia. Você recebe a mesma garantiae confiabilidade que em produtos novospoupando de 40 a 70 por cento.

Troca de Equipamento. Reparar, trocarou reformar? Seu Revendedor CAT®

pode ajudá-lo a avaliar os custosenvolvidos e escolher a alternativa maisadequada.

Completo Suporte ao ClienteOs Serviços da Revenda Caterpillar® proporcionam maior disponibilidade a menor custo.

Page 12: 140 h

12 Motoniveladoras 140H Especificações

MotorMotor 3306 Turboalimentado Caterpillar®, quatro tempos e seis cilindros.

Medidas de potência para marchas de 1ª a 3ª avante e 1ª e 2ª a ré.Potência a 1900 rpm* kW hp

Potência bruta 133 179

Potência líqüida 123 165

As seguintes medidas de potência a 1900rpm se aplicam quando o motor é testadonas condições padrão especificadas pelasnormas (coluna da esquerda):

Potência líqüida kW hp PS

Caterpillar 123 165 —

ISO 9249 123 165 —

SAE J1349 122 163 —

EEC 80/1269 123 165 —

DIN 70020 — — 171

Torque máximo (líqüido) @ 1200 rpm804 Nm

Sobretorque 30%

DimensõesDiâmetro 121 mm

Curso 152 mm

Cilindrada 10.45 litros

Medidas de potência para marchas de 4ª a 8ª avante e 3ª e 6ª a ré.Potência a 1900 rpm* kW hp

Potência bruta 148 199

Potência líqüida 138 185

As seguintes medidas de potência a 1900rpm se aplicam quando o motor é testadonas condições padrão especificadas pelasnormas (coluna da direita):

Potência líqüida kW hp PS

Caterpillar 138 185 —

ISO 9249 138 185 —

SAE J1349 137 183 —

EEC 80/1269 138 185 —

DIN 70020 — — 192

Torque máximo (líqüido) @ 1200 rpm902 Nm

Sobretorque 30%

*Condições de Medida de Potência■ Baseado nas condições normais de

temperatura e pressão 25ºC (77ºF) e 99 kPa (29,32” de mercúrio)barômetro seco.

■ Óleo combustível de densidadeespecífica API 35, calor latente de42780KJ/kg (18,390 BTU/lb) quandousado a 30ºC (86ºF) [ref. densidade de 838,9 g/litro (7.001 lb/galão)].

■ Potência líqüida apresentada é apotência líqüida disponível no volantequando o motor está equipado comventilador, purificado de ar,escapamento e alternador.

■ Não há perda de potência até 2573m(8442 pés) de altitude.

Características■ Sistema de injeção direta de

combustível com bombas e bicosindividuais livres de ajustagens.

■ Pistões com 3 anéis de liga dealumínio.

■ Válvula de admissão de aço cromo-silício e de exaustão revestida deestelita.

■ Bielas de aço forjado.■ Cabeçote em peça única projetado

com linhas de admissão fundidas.■ Bloco fundido com camisas

refrigeradas substituíveis.■ Virabrequim forjado, temperado por

indução.■ Sistema de partida e carga elétrica de

24V.■ Duas baterias de 12V, 100 Ah, 750

APF, livres de manutenção.■ Alternador de 50 A.■ Radiador de óleo de tubos resfriados a

água.■ Radiador de tubos e aletas de aço com

fluxo vertical.■ Coxins amortecedores conectam o

motor e o chassis traseiro.■ Purificador de ar tipo seco, vedador

radial, com elementos primários esecundários.

1200

1000

800

600

400

200

0

180

160

140

120

100

300

280

260

240

220

200

1801100 1300 1500 1700 1900 2100

BSFC

(g/k

w-h

)Po

tênc

ia d

o M

otor

(kw

)To

rque

do

Mot

or (N

-m)

Marchas 1-3 Avante1-2 Ré

Rotação do Motor (rpm) Bruta

Líqüida

1000

800

600

400

200

0180

160

140

120

100

80

280

260

240

220

200

1801100 1300 1500 1700 1900 2100

Rotação do Motor (rpm)

BSFC

(g/k

w-h

)Po

tênc

ia d

o M

otor

(kw

)To

rque

do

Mot

or (N

-m)

Marchas 4-8 Avante3-6 Ré

300

Bruta

Líqüida

Page 13: 140 h

13Motoniveladoras 140H Especificações

TransmissãoServotransmissão Caterpillar® deacionamento direto com 8 velocidadesavante.

Velocidade máxima (à rotação nominalcom pneus 14.00-24)

km/h

À Frente 1 3.5

2 4.8

3 7.0

4 9.6

5 ssssssss15.1

6 20.5

7 28.3

8 41.1

À Ré 1 2.8

2 5.2

3 7.6

4 11.9

5 22.3

6 32.4

Características■ Controle eletrônico de mudanças.■ Proteção eletrônica de

sobrevelocidade.■ Alavanca única para mudança de

marcha, direção e freio deestacionamento.

■ Pedal modular da transmissão.■ Baixo esforço na alavanca de

mudanças e pedal modulador.■ Freio de estacionamento interno

passível de manutenção semnecessidade de retirada datransmissão.

■ Conector de diagnóstico para análiserápida de problemas.

■ Coxins amortecedores conectam atransmissão ao chassis.

Capacidade deReabastecimento

litros

Tanque de combustível 341

Sistema de arrefecimento 40

Cárter 27

Transmissão diferencial e comandos finais 47

Caixa tandem (cada ) 80

Sistema hidráulico 80

Tanque hidráulico 38

Caixa de giro do círculo 7

Caixa de rolamento da ponta de eixo dasrodas dianteiras 0.5

Sistema Hidráulico Sistema sensível à carga. Proporcional prioritário de pressão compensada.

Saída a 2100 rpm e 24 150 kPa (3500 psi) 206 litros/min 54,4 gpm

Pressão “standby” 3100 kPa 450 psi

Pressão máxima do sistema 24150 kPa 3500 psi

■ Controles espaçados de modo a permitiro uso de vários controles de uma só vez.

■ Cada válvula de controle do levantamentoda lâmina possui a posição flutuar.

■ Válvulas de retenção em cada válvulade controle.

■ Válvulas de alívio para levantamento,deslocamento e tombamento da lâminaincorporadas nas válvulas de controle.

■ Se as necessidades de fluxo excedem ofluxo de saída da bomba, as válvulas decontrole controlarão a proporção dofluxo para cada circuito.

Outras Características■ O circuito da direção tem prioridade

sobre os circuitos dos implementos.■ Mangueiras para serviço pesado XT.■ Acoplamento de mangueira com

retentores tipo “O”.■ Sistema de filtragem total do fluxo.

Características■ Bomba de pistões com fluxo variável e

compensação de pressão, sensível àcarga.

■ Baixa pressão “standby”.■ A bomba só envia fluxo e pressão

necessário para mover o implemento maisuma margem de 2100 kPa (300 psi).

Características dos Controles■ Oito válvulas de controle padrão de

centro fechado:— Levantamento da lâmina (direito).— Levantamento da lâmina (esquerdo).— Deslocamento lateral da lâmina.— Tombamento hidráulico.— Giro de círculo.— Deslocamento do círculo.— Tombamento das rodas dianteiras.— Articulação.

■ Controles de baixo esforço e curso curto.

DireçãoDireção hidráulica de dois cilindroscom unidade de direção hidrostática.

DimensõesRaio de giro mínimo 7.4 m

(por fora dos pneus dianteiros) *

Faixa de direção 50° p/ esq. ou dir.

Articulação do chassis 20° p/ esq. ou dir.

*Com o giro da roda e articulação dochassis em uso e diferencial destravado.

Características■ Conjunto de batente e válvula de

alívio ajudam a prevenir danosquando um objeto é atingido duranteuma curva.

■ Respostas consistentes tanto para aesquerda quanto para a direita.

■ Direção suplementar (opcional) provêcapacidade de direção de emergêncianuma enventual perda total da pressãohidráulica.

Page 14: 140 h

14 Motoniveladoras 140H Especificações

ChassisEstrutura flangeada, projeto de seção em caixa.

DimensõesChassis diâmetro mm

Chapas superior e inferior

Largura 305

Espessura 25

Placas laterais

Largura 242

Espessura 12

Pesos LinearesChassis dianteiro kg/m

Mínimo 165

Máximo 213

Módulo de Resistência Mínima daSeção VerticalChassis dianteiro cm3

Mínimo 2083

Máximo 4785

Características■ Chapas superior e inferior vão da

extremidade dianteira até a junta daarticulação.

■ Chassis traseiro possui duas longarinasem seção de caixa completamentesoldadas à caixa da diferencial.

Eixo DianteiroProjeto de ponta de eixo de longa vidaútil.

DimensõesAltura livre sobre o solo 625 mm

Ângulo de inclinaçãodas rodas dianteiras 18°

Oscilação 32°

Características■ Permite o uso de um rolamento maior

para uma maior capacidade de carga etransporte no conjunto da roda.

■ Ponta do eixo gira em umcompartimento fechado.

■ Rolamentos banhados a óleo.

Tandens

Dimensõesmm

Altura 506

Largura 201

Espessura da parede lateralInterna 16

Externa 18

Passo da corrente 51

Espaçamento do eixo das rodas 1522

Oscilação 15° para frente 25° para trás

Freio de Serviço■ Acionado a ar com discos banhados a

óleo localizado em cada uma dasrodas traseiras.

■ Vedado e livres de ajustes■ Lubrificado e resfriado pelo óleo da

caixa tandem.■ Superfície de frenagem 23948 cm2.

Freio de Estacionamento■ Discos múltiplos.■ Localizado no eixo de saída da

transmissão.■ Acionamento manual.■ Engatado por mola, liberado por ar.■ Quando engatado, neutraliza a

transmissão.■ Superfície de frenagem de 1916 cm2.

Sistema Secundário de Freios■ Círcuitos separados para o lado

esquerdo e direito.■ Problemas em um dos circuitos ainda

mantém pelo menos metade dacapacidade de frenagem.

■ Tanque de ar com duas câmarasproporciona ar para atuar até 5 vezeso freio depois que o motor oucompressor parem.

■ Na eventualidade de uma perda totalde freios, o sistema de freios deemergência/estacionamento pode serusado para travar as rodas emqualquer superfície.

FreiosAtendem aos seguintes padrões: SAE J1473 OUT90 e ISO 3450-1996.

Pneus e Aros

Pneus Aros Tipo

14.00-24 9" x 24" PU10" x 24" MP

17.5-25 13" x 25" PU14" x 25" MP

PU = Aros de Peça Única

MP = Aros de Multi-Peças

Nota: Diferentes tipos de pneus sãodisponíveis.

Dependendo do peso adicional dosequipamentos a carga da máquina podeexceder a capacidade de certos pneus. ACaterpillar® recomenda que uma avaliaçãocuidadosa seja feita antes de selecionarum tipo de pneu.

Page 15: 140 h

15Motoniveladoras 140H Especificações

LâminasFrabricadas com aço de alto carbonoresistentes ao desgaste.

DimensõesLâmina mm

Largura 3658

Altura 610

Espessura 22

Raio de arco 413

Vão livre 116

Borda Cortante mm

Largura 152

Espessura 16

Canto mm

Largura 152

Espessura 16

Características■ Guias da lâmina tratadas termicamente.■ Insertos de desgaste de liga de bronze.■ Bordas cortantes e cantos de lâmina

de aço Caterpillar DH2. ■ Parafusos de 16 mm (0.63”) de diâmetro.■ Três posições para montagem do

cilindro hidráulico de deslocamentolateral da lâmina opcional de 4267mm(14 pés).

Barra de TraçãoBarras sólidas de aço fabricadas emdesenho tipo “Y”

DimensõesChassis da barra de tração mm

Altura 127

Espessura 76

Características■ Placa de aço protege a parte superior

do círculo.■ Seis sapatas sustentam o círculo.■ Todas as sapatas têm ajuste vertical e

horizontal.■ Onze tiras substituíveis de desgaste de

composto de nylon entre o círculo e asseis sapatas.

■ Seis tiras substituíveis de desgaste decomposto de nylon entre o círculo e asseis sapatas.

CírculoPeça única, forjado.

DimensõesCírculo mm

Diâmetro 1530

Espessura dos braços de lâmina 30

Características■ 64 dentes cortados por chama,

uniformemente espaçados.■ Superfície dos dentes endurecidos na

parte frontal (240º) do círculo.■ Superfícies de desgaste aumentadas,

tanto em cima como embaixo.■ Motor de giro do círculo movido

hidraulicamente, com embreagemdeslizante.

■ Giro de 360°.

mm

Deslocamento do círculo Direita 728

Esquerda 695

Deslocamento lateral Direita 660

Esquerda 524

Alcance lateral máximo *(fora dos pneus) Direita 1978

Esquerda 1896

Elevação máxima acima do solo 480

Profundidade máxima de corte 715

Ângulo máximo de talude (ambos os lados) 90°

Tombamento hidráulico da lâmina, opcional 40° para frente,

5° para trás

Alcance da LâminaAmpla gama de posicionamentos de lâmina.

Características■ Ângulo de corte mais agressivos em

valetas. ■ Taludes de 1,5:1 e 2:1 podem ser

feitos sem a necessidade de se colocaro pneu dianteiro na rampa.

■ Maiores possibilidades deposicionamento da lâmina paratransporte.

* Com a lâmina opcional de 4267mm (14 pés), adicionar 305mm à direita ou à esquerda.Com o chassis ariticulado, adicionar 940 mm à direita ou à esquerda.

Page 16: 140 h

16 Motoniveladoras 140H Especificações

DimensõesTodas as dimenões são aproximadas.

Pesos de operação (aproximado)Nas rodas dianteiras 4223 kg Nas rodas traseiras 10 501 kg Total da máquina 14 724 kg

Pesos operação são baseados na máquina básica com pneu14.00 - 24 10 lonas G-2, tanque cheio, líquido arrefecedor,lubrificantes e operador.

* Adicione 225 mm para cabine de teto alto.** Adicione 253 mm para pneus opcionais 17.5-25.

*** Adicione 201 mm para placa de empuxo e 1207 mm para ríper traseiro.

Escarificador e Ríper-Escarificador

Tipo Escarificador Tipo “V” Ríper-EscarificadorMontagem (entre eixos) (traseiro)

Largura de trabalho 1184 mm 2300 mm

Escarificador - profundidade máxima de trabalho 292 mm 411 mm

Suporte dos dentes do escarificador: número 11 9espaçamento 116 mm 267 mm

Ríper - profundidade máxima de trabalho — 462 mm

Suporte dos dentes do ríper:número — 5espaçamento — 533 mm

Aumento no comprimento da máquina, posição levantado — 970 mm

Força de penetração* — 8047 kg

Força de desagregação — 9281 kg

*Varia com a configuração da máquina.

Page 17: 140 h

17Motoniveladoras 140H Especificações

Cabine com ROPS/FOPSCabines Caterpillar® e estrutura ROPS são padrão na Série “H”

Características da Cabine■ Pressão de som de 75dB (A) para o

operador quando medida pela normaSAEJ919 na rotação nominal.

■ Cabine de perfil baixo com supressorde ruídos.

■ Cabine de perfil alto com supressorde ruídos (opcional).

■ Chave liga / desliga para o motor.■ Interruptores com iluminação de fundo.■ Console dos controles ajustável.■ Volante de direção ajustável.■ Cinto de segurança retrátil.■ Assento envolvente de tecido com

suspensão e com ajustes múltiplos.■ Painel de fusíveis no console da direção.■ Conversor de 24V para 12V,

25 Ampères (opcional).■ Aquecedor / ar condicionado opcional

com saídas de ventilação ajustáveis eventilador de três velocidades.

■ Ventilador desembaçadores (opcional).■ Instrumentos localizados na cabine:

— nível de combustível— pressão de ar dois freios (2)— temperatura do líqüido arrefecedor— articulação— voltímetro— grupo de velocímetro e tacômetro

(opcional).■ Limpador e lavador do vidro traseiro

(opcional).■ Horímetro no console da direção■ Sistema de Monitorização Eletrônica

(SME).

■ Limpadores e lavadores do pára-brisa.■ Janelas dianteiras inferiores fixas.■ Vidro traseiro inclinado em 10º.■ Pedais suspensos de baixo esforço.■ Cabine de fácil limpeza.■ Liberação da porta ao nível do solo.■ Espaço para objetos pessoais.■ Local para rádio com fiação.■ Janelas dianteiras inferiores

basculantes (opcional).■ Janelas laterais deslizantes (opcional).■ Cinzeiro e acendedor de 24V.■ Tomada de 12V (opcional).■ Gancho para jaqueta.■ Porta copos.

Nota:Quando propriamente instalada emantida, a cabine Caterpillar®, quandotestada com as portas e janelas fechadasobedecem os requisitos OSHA e MSHA(de acordo com a norma ANSI/SAEJIL66 MAIO 90) para limites deexposição a ruídos vigentes na época daprodução da cabine.

Características ROPS/FOPS■ A cabine ROPS obedece os seguintes

critérios:— SAEJ 396 — SAE J1040 MAIO 94— ISO 3471-1994

■ Também obedece os seguintescritérios FOPS:— SAE J231 JAN81— ISO 3449-1992

Funções Analisadas pelo Sistema deMonotorização Eletrônica (SME)■ Nível I — Indicador luminoso para

problemas com alternador e engate dofreio de estacionamento.

■ Nível II — Indicador luminoso e luzde alerta para aumento de temperaturado líqüido arrefecedor e óleohidráulico e também falha elétrica datransmissão. Requer mudança no modode operação.

■ Nível III — Indicador luminoso, luzde alerta e alarme sonoro parasinalizar problemas com a pressão deóleo do motor, pressão de ar dosfreios, direção suplementar e tambémquando o freio de estacionamento éaplicado com a transmissão engatada.Requer parada imediata da máquina.

Page 18: 140 h

18 Motoniveladoras 140H Especificações

Equipamento PadrãoO equipamento padrão ou opcional pode variar. Consulte seu Revendedor Caterpillar® para detalhes.

Componentes ElétricosAlarme de marcha à réAlternador selado de 75 Ampères Caixa de bateria com local para

cadeadoDuas baterias, livres manutenção

750 APFLuz de freio e traseiraMotor de partidaSistema elétrico de 24V

Compartimento do OperadorAcelerador / desaceleradorAcelerador manualAssento envolvente de tecido, com

suspensão e com ajustes múltiplos.*Cabine ROPS de perfil baixo, com

supressor de ruídos; 75dB (A) inclue:— gancho para jaqueta— porta-copos— lavador e limpador de pára-brisa— vidro dianteiro fixo— cinzeiro e acendedorCinto de segurança retrátil de 3

polegadasConsole ajustável dos controlesControles hidráulicos:— articulação— deslocamento lateral de lâmina— deslocamento do círculo— levantamento da lâmina à

esquerda e à direita com flutuador— giro do círculo— tombamento da lâmina— tombamento das rodas dianteirasDireção hidráulicaEspaço para objetos pessoais

Espelho convexo, retrovisor internoHorímetro Indicador da cabina:— articulação— combustível— pressão de ar dos freios (2)— temperatura do líquido arrefecedor— voltímetroLavador e limpador de pára-brisa e

janelas inferioresSistema de Monitorização Eletrônica

SMEVidro dianteiro fixoVolante de direção ajustável

Trem de ForçaBomba de escorvaCaixa tandemDiferencial com trava e destravaFreio a disco nas 4 rodas, banhados a

óleo e acionados à arFreio de estacionamento de discos

múltiplos selado e banhado a óleoMotor 3306T, injeção direta, baixas

emissõesPurificador de ar, tipo seco com pré-tela,

selo radial com indicador de restriçãoe ejetor automático de poeira

Silencioso (sob o capô)

Servotransmissão direta, 8 velocidadesavante e 6 velocidades à ré, comcontrole eletrônico e proteçãocontra sobrevelocidade

Ventilador de sopro

Outros Equipamentos PadrãoAros, ver seção de pneus e aros pág. 14Barra da sela com 7 furosBarra de tração, seis sapatas com

tiras de desgaste de composto de nylon.

Bordas cortantes curvas de aço DH2de 152 mm x 16 mm (6” x 5/8”)

Buzina a arCadeados para o tanque hidráulico,

radiador e tanque de combustívelCaixa de ferramentas com cadeadoCantos de lâmina de aço DH2 de 16

mm (5/8”)Chassis, articulável, com trava de

segurançaLâmina de 3658 mm x 610 mm x

22 mm (12’ x 24” x 7/8”)Embreagem de giro do círculoPára-choque traseiro, com ganchoPneus, ver seção de pneus e aros pág. 14Portas do compartimento do motor

com travaTanque de combustível 341 litros.Tomada para análise programada de

óleo (S.O.S.)

* Arranjos de comercialização incluirão troca da cabine ROPS por outras opções. Consulte a Caterpillar para obter a disponibilidade desta cabine.

Page 19: 140 h

19Motoniveladoras 140H Especificações

Equipamentos OpcionaisCom a alteração aproximada no peso de operação.

kg

Acumuladores dos cilindros de levantamento 71

Alternador, 100 Ampères 16

Aquecedor da cabine, inclui pressurizador 18

Aquecedor sem pressurizador 14

Ar condicionado com aquecedor e pressurizador 49

Assento envolvente de vinil com suspensão 14

Bordas cortantes, 203 mm x 19 mm (8” x 3/4”): 20

Cabine ROPS, teto alto, supressora de ruídos inclui assento envolvente de tecido com suspensão 77

Cabine NÃO-ROPS, teto alto, supressora de ruídos inclui assento envolvente de tecido com suspensão -174

Cabine semi-aberta, teto alto, inclui assento estáticode vinil -396

Cantos de lâmina sobrepostos, reversíveis 11

Controles hidráulicos com uma ou mais válvulas adicionais para:escarificador dianteiro, ríper traseiro, lâmina frontal eoutros acessórios

Direção suplementar 50

Escarificador dianteiro tipo “V” de 11 dentes 845

Espelho retrovisor interno duplo __

Espelhos retrovisores, externos 8

Grupo de conversor para rádio de comunicação 12 ampères de 24V para 12 V, para cabine ROPS 5

Grupo de conversor para rádio FM. 5 ampères de 24V para 12V, para cabine ROPS __

Grupo de nove dentes para escarificador traseiro 65

Janela basculante para vidro dianteiro 3

Janelas laterais deslizantes 4

Lâmina, 4267 mm x 610 mm x 22 mm (14’ x 24” x 7/8”) 75

Lâmina, 3962 mm x 688 mm x 25 mm (13’ x 27” x 1”) 261

kg

Lâmina frontal: 2795mm x 980mm 750

Lavador e limpador do vidro traseiro 7

Para-sol traseiro, para cabine ROPS 3

Placa de empuxo 919

Pneus/aros ver seção de pneus e aros na pág. 14

Pressurizador de ar para cabine fechada 11

Proteção para o painel de instrumentos, para toldo e cabine semi-aberta 4

Protetor para transmissão 98

Radiador para altas temperaturas ambientais 67

Ríper-escarificador traseiro 961

Secador de ar 13

Sistema de iluminação:

Luzes de trabalho, traseira e dianteira 6

Luzes na cabine, de direção e faróis 9

Luzes na barra dianteira, de direção e faróis 13

Luzes na cabine e barra dianteira, de direçãofaróis e luzes de serviço 22

Luzes de alerta, montadas na cabine 3

Tanque de combustível, 454 litros 36

Toldo ROPS, teto alto, com parede traseira e vidro incluiassento estático de vinil -41

Toldo NÃO-ROPS, teto alto, com parede traseira e vidro, inclui assento estático de vinil -461

Tomada de 12V para cabine ROPS 2

Transmissão “Autoshift” 2

Unidente para ríper traseiro 33

Velocímetro / tacômetro 0

Ventiladores, traseiro e dianteiro 2

Page 20: 140 h

Motoniveladora 140H

R

ZPHQ5266-01 (08.01)(Substitui ZPHQ5266)

Materiais e especificações estão sujeitos a mudanças sem prévio aviso.

As máquinas que aparecem nas fotos podem incluir equipamentos opcionais.

Consulte o seu revendedor Caterpillar®

www.brasil.cat.com

Impresso no Brasil© 1999