Argumento 140 Teaser

3
ANO XXVIII | N. 140 | MAIO 2012 | 2 NA RETINA THE INVADER DE NICOLAS PROVOST CINE-COSMOS DE EDGAR PÊRA NÓS POR CÁ IVÁN ZULUETA - ROTAS DE EVASÃO E RESSONÂNCIAS DO ABISMO ANTÓNIO CAMPOS PERFIL DE UM DOS GRANDES CINEASTAS PORTUGUESES OBSERVATÓRIO NUNO TUDELA

description

Boletim Informativo Cine Clube de Viseu

Transcript of Argumento 140 Teaser

Page 1: Argumento 140 Teaser

Ano XXVIII | n. 140 | m Aio 2012 | € 2

NA RETINA

THE INVADERDE NICOLAS PROVOST

CINE-COSMOS

DE EDGAR PÊRA

nós por cá

IVÁN ZULUETA - ROTAS DE EVASÃO E RESSONÂNCIAS

DO ABISMO

ANTÓNIO CAMPOS

PERFIL DE UM DOS GRANDES CINEASTAS

PORTUGUESES

OBSERVATÓRIO

NUNO TUDELA

Page 2: Argumento 140 Teaser

p u b

c o l a b o r a m n e s t e n ú m e r o

cíntia gil

Membro da direcção do Doclisboa - Festival de Cinema Internacional

e investigadora do “Aesthetics, Politics and

Arts” Research Group, Instituto de Filosofia,

onde é doutoranda com bolsa da Fundação para a

Ciência e Tecnologia.

manuel pereira

Formado em Estudos Artísticos na variante de Estudos

Cinematográficos pela FLUC, tem-se

dedicado desde então à investigação em torno de autores que a história do cinema se encarregou de

obscurecer.

edgar pêra

Terminou, em 2011, a sua última longa-metragem,

“O Barão”. Além de cineasta, desenvolve,

neste momento, a tese de doutoramento O

Espectador Espantado.

rodrigo francisco

Gestor e programador cultural, é coordenador

geral do CCV, responsável pela planificação

financeira e programática.

nuno tudelA

Realizador e docente no DAI / ESMAE / Politécnico

do Porto. Mestrado em Cinema Documental pela ESMAE e Licenciado em

Realização de Cinema pela ESTC. Ex-membro da

direcção do CCV.

F I C H A T É C N I C A

EDITOR E PROPRIETÁRIOCINE CLUBE DE VISEUinscrito no ICS sob o nº 211173

ANO XXVIIIBoletim inscrito no ICS sob o nº 111174

SEDE E ADMINISTRAÇÃOLargo da Misericórdia, 24, 2ºApartado 21023500 – 158 Viseu

TEL 232 432 [email protected]

CONCEPÇÃO E EXECUÇÃO GRÁFICADPX.com.pt

IMPRESSÃOTipografia Beira Alta, Viseu

TIRAGEM500 ex.

CAPAAntónio Camposfotografia: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

O C C V É A P O I A D O P O R

S E S S Õ E S D E C I N E M A

s e r v i ç o s w e b

C I N E M A P A R A A S E S C O L A S

Page 3: Argumento 140 Teaser

3

Com algumas novidades editoriais, e visualmente reno-vado, surge uma nova versão do boletim informativo ARGUMENTO.Na medida dos seus meios, o Cine Clube de Viseu procura melhorar a reflexão sobre o cinema e contri-buir para a discussão sobre o estado da arte. Além dos ensaios regulares que se mantêm, ganha importância o espaço de opinião e de crónica, bem como a edição de trabalhos artísticos originais. É, para o CCV, uma honra apresentar nas próximas páginas as perspectivas e pen-samentos de diversos colaboradores e amigos sobre o universo do cinema e da imagem. A todos eles, manifes-tamos o nosso sincero agradecimento. Aguardamos, com expectativa, o acolhimento do público, que convidamos a associar-se ao CCV e, por essa via, receber regularmente o Argumento em casa.

“tudo são apelos ao conformismo e à submissão, convites à obediência e ao redil” Mário de Carvalho, edição de Março do “Le Monde Diplomatique”

Num contexto profundamente adverso aos espaços de participação cívica e associativa, os cine clubes pro-curam defender, a todo o custo, a sua autonomia e os espaços de divulgação do cinema como arte.Perante a hostilidade militante à cultura não mainstream, o sucesso recente do cinema português em festivais internacionais parece, apenas, adiar um “requiem” do cinema nacional.Nesta situação, o contributo dos cine clubes para afirmar a cultura como factor de desenvolvimento ganha uma importância maior. O ano 2011 significou, no caso particular do CCV, um aumento superior a 30% na participação de público, bem como a consolidação de actividades emblemáticas para o tecido escolar e para a cidade, como o cinema ao ar livre no centro histórico. Num contexto em que todas as dificuldades se sentem e outras se anunciam, partilhamos com todos uma forte vontade de continuar e não desistir.

ArgumentoPublicação editada pelo CCV desde 1984, pensada, originalmente, para a divulgação de actividades e debate do fenómeno fílmico. o boletim tornou-se um veículo indispensável de reflexão da sétima arte e divulgação do CCV, a justificar um cuidado permanente das suas sucessivas direcções. Fundado em 1955, o CCV é um dos mais antigos cineclubes do país, sendo o Argumento um projecto central na sua actividade.

edit! índice

P.5 na retinaEspaço para partilha de olhares e gostos sobre um filme escolhido por um convidado. “Porque o cinema é sobre-tudo isto: emoção que se quer partilhável”.

P.4 bilhete postalComo vão os cine clubes? Uma cartografia do movimento cineclubista: o que fazem, para quem e com que objectivos trabalham os cine clubes pelo mundo fora.

P.6 cine-cosmosA crónica de Edgar Pêra.

P.8 nós por cáEspaço de ensaio coordenado por Fausto Cruchinho. Diferentes autores, temas e abordagens que nos oferecem a visibilidade de outras lógicas de pensamento sobre o cinema.

P.14 what’s up ccv?Os ciclos de cinema e as notícias da actividade do Cine Clube de Viseu.

P.16 ANTÓNIO CAMPOSPerfil de um dos grandes cineastas portugueses do século XX. Uma parte importante da sua obra será exibida pelo ccv, em Maio, numa colaboração com a cinemateca portuguesa.

P.19 observatórioA palavra aos autores. Edição de trabalhos originais, e um olhar sobre o estado das artes e do cinema na primeira pessoa.