Caldense 140

16
ANO XXIII Nº 140 / Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Setembro2009 E-mail: [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Essa foi Poda! Mais de 300 árvores mutiladas e cortadas pela Prefeitura Municipal de Engenheiro Caldas 21 Setembro Dia da Árvore A Prefeitura de Engenheiro Caldas ordenou a poda drástica de quase to- das as árvores da cidade, um ato que gerou um grande desconforto entre os moradores e a administração. O prefeito obteve a autorização do Codema para as podas drásticas dos oitis que estivessem oferecendo risco de acidentes e/ou atrapalhando os cabos elétricos e de telefonia. No dia 25 de agosto, a Polícia Ambiental autuou a prefeitura e suspendeu a poda das árvores. Nos dias 29 e 30 (sábado e domin- go) o corte continuou normalmente de- sobedecendo à autoridade ambiental. Leia mais nas páginas 3 e 4

description

Notícias de Engenheiro Caldas

Transcript of Caldense 140

Page 1: Caldense 140

ANO XXIII Nº 140 / Fundado em 1986 www.jornalcaldense.com.br Engenheiro Caldas-MG Setembro2009

E-mail: [email protected]

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

Essa foi Poda!Mais de 300 árvores mutiladas e cortadas pela

Prefeitura Municipal de Engenheiro Caldas

21Setembro

Dia da Árvore

A Prefeitura de Engenheiro Caldas ordenou a poda drástica de quase to-das as árvores da cidade, um ato que gerou um grande desconforto entre os moradores e a administração.

O prefeito obteve a autorização do Codema para as podas drásticas dos oitis que estivessem oferecendo risco de acidentes e/ou atrapalhando os cabos elétricos e de telefonia.

No dia 25 de agosto, a Polícia Ambiental autuou a prefeitura e suspendeu a poda das árvores.

Nos dias 29 e 30 (sábado e domin-go) o corte continuou normalmente de-sobedecendo à autoridade ambiental.

Leia mais nas páginas 3 e 4

Page 2: Caldense 140

2 Setembro/2009

por * José Matias

O Dia da Árvore

Opinião

CaldenseFundado em 1986

www.jornalcaldense.com.br

[email protected]: 8405-0007 / 3225-1920

O Jornal Caldense não se responsabiliza por matérias assinadas.

Diretor e redator: José Matias

Jornalista: José Matias /MTb 10846

Revisor: Tarciso Alves /MTb 8422

Colaboradores: Yuri Nélson Matias

Gleiciene Gonçalves

Diagramação: José Matias

Impressão: Inforgraf - (33) 3275-5444

EntrEgamos Em qualquEr

cidadE da rEgião

CERÂMICA PORTELATodos os tipos de Tijolos

Fone: (33) 3234-1115 - FAX: 3234-1190Córrego das Pedras, s/n - Engenheiro Caldas/MG

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós e, portanto, nasce, cresce e morre. Luta para sobreviver, pois tem apego à

vida. Não nos prejudica, o que já deveria ser suficiente para merecer o nosso respeito. Mas, além disso, tem outros valores: protege a terra, com sua sombra e suas raízes; evapora a água, participando do ciclo hidrológico, e mantém o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos, como os animais, inclusive o homem, e há aquelas que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de substâncias para produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore. É um momento para se refletir sobre a conservação da natureza e a preservação das nossas matas. É uma oportunidade para plantar mais uma árvore, que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta, bem como diminuirá os ruídos da cidade.

Suas raízes firmam o solo, evitando o assoreamento dos rios. Suas folhas formam es-ponjas que seguram a água da chuva, e a sua decomposição forma os ingredientes para as demais plantas. Suas sombras proporcionam a umidade do solo, água fresca para os animais e peixes, bem como a produção de alimentos para todos.

Essa mensagem sobre a nossa amiga árvore possivelmente será passada às crianças de todas as escolas públicas do município, no dia 21 de setembro.

Diretores e professores deveriam convidar os homens que são eleitos para promover o bem-estar da comunidade e proteger o meio ambiente, para discursar sobre o assunto, e explicar que beneficio há em cortar pés de acerola, amora, oitis e ficus.

Que benefícios o planeta e a população têm em circular ao redor de tocos condenados à morte por razões diversas, incluindo venenos colocados pelos predadores humanos?

Os lideres de nossa cidade deveriam entrar nas salas de aulas e ensinar como preservar o meio am-biente. Deveriam levar crianças para plantar árvores, como dezenas de professores já o fizeram.

Eles poderiam explicar por que as pessoas aposentadas não podem usufruir das sombras de suas árvores, ou por que as casas quentes não podem ter o frescor que elas oferecem?

Qual foi o crime dos oitis, dos ficcus? Por que essas árvores seriam as responsáveis pela existência de ladrões na cidade? Por que elas seriam responsáveis por atos sexuais dos humanos, a ponto de ser condenadas à morte? Será que o oxigênio que elas forneciam não era de boa qualidade? Será que abrigar os canarinhos amarelos, bem-te-vis e pardais, que fazem parte das nossas vidas, não era motivo de alegria, e a vitamina C não tinha bula?

Ninguém quer ser aborrecido pela natureza, mas ninguém tem bons argumentos para destruí-la. Uns não querem as árvores, porque delas caem as folhas que sujam muito. Outros porque os pássaros também produzem sujeira, e muitos dizem que elas escondem ladrões, e outros acham que elas dão abrigo aos jovens apaixonados, durante suas práticas sexuais.

Agora, com as árvores no chão, estará tudo resolvido: Ninguém vai namorar. Ninguém vai roubar. As ruas estarão sempre limpas, mas o calor será de 40 graus. Haverá menos oxigênio, mais poluição, mais barulho, menos água no rio e nas torneiras. E todos estarão felizes, pelo menos, os favoraveis à depredação.

Quem sofre mais com esse desastre ecológico são, em geral, as pessoas de baixo poder aqui-sitivo, que não têm carro com ar-acondicionado para atravessar as ruas, têm um teto de zinco ou amianto, que conserva o calor durante o dia e exala à noite. Moram em morros onde não sobe a água, nem há sombra para descansar. Não têm ar condicionados e o ventilador sopra vapor.

Os selins das bicicletas e os assentos dos carros ficarão quentes, aumentando problemas de saúde. Excesso de sol no corpo causa insolação e sem a camada de ozônio, os raios infraver-melhos causam câncer de pele (o que poderá ser mais um presente da administração atual).

Para plantar uma árvore, vê-la crescer, e dar frutos, demanda muito tempo. Isso pode levar muitos anos. Entretanto, para destruí-la, basta apenas meia hora.

Para entender uma árvore são necessários muitos anos de estudos e pesquisas. Mas, para destruí-la, bastam apenas ignorância, poder, e uma motosserra.

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e como será dificil para o professor convencer seus alunos a plantar árvores, como fizemos com estas, as cortadas.

Algumas décadas atrás, numa cidade qualquer, quando derrubavam uma frondosa mata erguiam um novo prédio, construíam uma fábrica, abriam uma estrada, e uma

nova chaminé lançava fumaça para o céu. As pessoas orgulhosas e entusiasmadas batiam no peito e gritavam: “É o progresso!”.

Uma árvore era sinônima de atraso. Todas deveriam ser impiedosamente derrubadas, em nome do progresso.

Uma aroeira, um jequitibá, uma pereira, um pau-d’arco, um angico, uma braúna, uma peroba... todas eram famílias marcadas para morrer.

Só recentemente, depois que Chico Mendes foi brutalmente assassinado defendendo as matas e essas famílias de árvores (no município de Xapuri, no distante Acre); depois que des-cobriram o superaquecimento do planeta; depois que os tsunâmis destruíram lugares e gente, só agora é que passamos a entender que uma árvore não nasceu apenas para se tornar uma cama, uma porta, um móvel, ou a cumeeira de uma casa. Compreendemos agora que a árvore, além de uma refrescante sombra, respira por nós e equilibra o meio ambiente.

Um pensador norte americano, certa vez, disse: “Conhece-se a qualidade e o grau de civilização de uma população pelo número de árvores da cidade em que ela vive”.

Não sou contra o progresso, não desprezo o desenvolvimento, mas que seja um desen-volvimento sustentável. E não vejo sustentabilidade alguma quando, simplesmente para fazer a reforma da minha casa, eu decido que uma árvore de 50 anos deve ser arrancada.

Em Engenheiro Caldas, parece que arrancar uma árvore que atrapalhe a vista de uma nova e moderna garagem de um moderno automóvel seja a coisa mais natural do mundo. O verde desta cidade vai dando lugar ao cinza do concreto armado.

Guardadas as devidas proporções, em Xapuri ou em Engenheiro Caldas, a natureza, infe-lizmente, sempre necessitará de um Chico Mendes.

Mas como diziam os antigos (e eu estou orgulhosamente entre eles) “um homem só é feliz quando está com o burro na sombra”.

De uma árvore, é claro!

Com o burro à sombra

OpiniãoMaria Jordão

Page 3: Caldense 140

3Setembro/2009

A Prefeitura de Engenheiro Cal-das enviou o ofício número

392/09 solicitando do IEF a autoriza-ção para fazer podas drásticas nos oitis existentes no perímetro urbano, que es-tariam colocando em risco a segurança de seres humanos, além das fiações elé-tricas e a rede telefônica. O documento foi encaminhado e recebido pelo órgão ambiental, tendo sido protocolado sob o número 0405 50 000 406/09.

Entretanto, os documentos apresen-tados pelos funcionários contratados pela prefeitura foram basicamente os de autorização do Codema – Conselho de Defesa e Conservação do Meio Am-biente Municipal. Os demais documen-tos anexados eram cópias da lei que criou o Codema no município, aprova-da pela gestão anterior, exatamente para proteger o meio ambiente e evitar a sua depredação – e nada mais.

Não foram apresentadas autorizações do IEF ou do IBAMA, para a realização de poda drástica, mutilação ou extração de lenha no perímetro urbano.

Conforme o documento de autori-zação expedido pelo presidente do Co-dema, Edson Alves de Oliveira, a poda drástica só poderia ser feitas nas árvores (Oitis) que oferecem riscos de acidentes e às fiações elétricas ou redes de comu-nicações. Contudo, foram feitos cortes e mutilações de árvores fora da rede elé-trica, dentro do leito do rio, na margem BR-116, área federal, e, entre elas, em ár-vores frutíferas (uma amoreira) e outras espécies.

O funcionário da Cemig, Adair Ben-to dos Santos, informou que a sua em-presa não faz podas drásticas nem cor-

ta árvores, apenas retira os galhos que estão prejudicando os cabos isolados da rede elétrica.

A redação deste jornal entrou em contato com escritório do IEF de Go-vernador Valadares pelo telefone (3277-9524), solicitando a confirmação da autorização e relatórios de quais árvo-res poderiam ser cortadas. A atendente, agente especial Sueli, informou o núme-ro do celular do analista ambiental res-ponsável pelo caso, Edson Montenegro, que havia se encaminhado para averi-guar as irregularidades. Mas nada foi divulgado até o fechar dessa edição.

Desobediência que causou revolta

A população se revoltou contra a ad-ministração pública, já que ela, apesar de ter sido proibida de continuar mu-tilando as árvores no dia 25 de agosto, pela Polícia Ambiental, continuou o mesmo trabalho, cortando-as nos dias 29 e 30, sábado e domingo, enquanto o gerente Décio de Souza, da Afobio-IEF, não se encontrava na cidade e não havia expediente na prefeitura.

O fato tomou proporções ainda maio-res quando um funcionário que cortava uma árvore de ficus (não autorizada) com mais de 30 anos, à margem da BR-116, se dirigiu de forma desrespeitosa a um morador da rua, que não concor-dava com o corte. Disse: “Essa árvore estava longe dos cabos elétricos e não punha em risco a vida de ninguém, mui-to pelo contrário, oferecia sombras e abrigos para os pássaros”. O trabalho do funcionário gerou uma rápida mo-

vimentação para a proteção das árvores frutíferas e da mata ciliar no município, que estavam sendo cortadas.

O funcionário da prefeitura, Elias da Silva, portava em suas mãos documen-tos de autorização para cortar as árvo-res, expedido pelo Codema, órgão de defesa do meio ambiente do município. Ele disse que tinha ordem do prefeito para cortá-las, e iria cumprir.

O vereador João Damasceno en-caminhou um pedido da cópia da Ata do Codema, para analisar os critérios usados na aprovação da extração de madeiras, e apurar os nomes de todos os membros do conselho que aprova-ram o crime ecológico.

Dois canais de televisão estiveram na cidade e registraram o estado em que ficou a cidade, assim como as reclama-ções dos moradores e a explicação do secretário de Meio Ambiente e chefe do Codema, Edson Alves, dizendo que as árvores serão “educadas” e ficarão bonitas em pouco tempo.

A falta de critérios dos lenhadores ficou visivel quando em frente a algumas casas a poda foi rente ao chão; em outras, acima das fiações, e em alguns casos a mutila-ção, deixando tocos de dois metros.

Foram mais de 300 árvores corta-das em Engenheiro Caldas, município que tem 10 mil habitantes e registra um enorme déficit de árvores. O índi-ce recomendado pela ONU é de duas árvores por habitante. Assim, a cidade deveria ter atualmente 20 mil árvores. Esse número inclui as que deveriam existir nos bosques e nas áreas de pre-servação próximas à cidade, mas não existem nem os bosques.

O prefeito Juarez Coutin Junior não deu nenhuma entrevista aos canais de televisão que estiveram na cidade. A po-pulação ficou sem saber qual o motivo da agressão ao meio ambiente, já que ele se omitiu, mesmo sendo o guardião e protetor do bem-estar dos cidadãos, nesse período em que é prefeito.

Vários populares solicitaram es-paço no Caldense, para expressar sua indignação contra o crime ocorrido. Alguns destacaram também o desres-peito em relação aos idosos aposenta-dos que se beneficiavam das sombras, ao passar o tempo com os amigos, e outros falaram do desrespeito com as crianças e senhoras que usam as ruas para ir às escolas, ou fazer compras.

Luiz Carlos Matias, funcionário pú-blico, disse que o prefeito não se pre-ocupou com o calor excessivo do ve-rão, nem com os raios infravermelhos causadores de câncer de pele, muito menos, com oxigênio e sombra que as árvores oferecem aos habitantes, além de diminuir a poluição do ar, a poeira, reduzir os ruídos, além de ser abrigo da fauna. “Se ele soubesse o bem que nos trazem as árvores, ele não teria feito isso. Fez por puro capricho ou comple-to desconhecimento”, concluiu.

O artigo 49 da lei 9.605/98 diz em seu texto: “Destruir, danificar, lesar, maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradou-ro público ou em propriedade privada alheia. – Pena de 3 meses a um ano de reclusão ou multa”, diz o texto do ad-vogado Milton Pardo Filho (professor de direito ambiental da UniToledo), que fala sobre podas drásticas.

corte de árvores irrita moradores

Documento do Codema autorizando a poda drástica apenas para as árvores Oitis em risco de acidente, isto é, com galhos

quebrados, ou sob os fios elétricos e ou telefonia

Com a mutilação das árvores muitas não irão sobreviver, por motivos diversos, incluindo veneno

colocado pelos humanos.

Essa árvore não teve a mesma sorte, foi morta no dia da poda, com autorização

do Conselho de Defesa do Meio Ambien-te, eleito para protegê-la

A única coisa que se vê pelas ruas são tocose muito calor

Page 4: Caldense 140

4 Setembro/2009

Parecer técnico sobre as podas realizadas

Com a poda realizada, as árvores ficaram

com ramas de tamanho infe-rior a um metro, o que impede o nascimento de novos bro-tos. Quando, apesar dos cor-tes, surgem novos brotos, eles acabam nascendo sem muita resistência e podem resultar em galhos fracos, que acabam se quebrando e provocando prejuízos na área pública.

As pessoas precisam estar conscientes da importância da arborização urbana. En-

tre os benefícios está a redução da poluição atmosférica, pois as árvores fazem absorção dos po-luentes; as árvores ajudam na re-dução de ruídos; trazem confor-to térmico através das sombras, proporcionam melhor infiltração da água de chuva e também co-laboram no aspecto paisagístico, pois a arborização se transforma no cartão-postal das cidades.

Gustavo Esperança Faria (foto) é engenheiro Ambiental e Sanitarista.

Opiniões diversas sobre a mutilação das árvores

Eu acho que podas sobre as fiações da Ce-mig, tudo bem; mas deixar só os tocos, como deixaram, foi

um abusoWanderson Assis Moreira,

32 anos, cabeleireiro

Eu acho que foi uma decisão preci-pitada, parece-me que sem critério téc-nico. Não deveriam ter deixado só no toco. Agora é tarde, o melhor é cuidar, se conseguir.Wesley Marques dos

Passos, 21 anos

Eu acho que deve-riam cortar todas, ar-rancá-las para resolver o problema das calça-das (passeio) e fazer a recuperação ambiental em outro lugar, como, por exemplo, na orla da lagoa.

Delfim Portela, 45 anos ceramista

Eu liguei para o IEF e solicitei deles uma explica-ção, como cidadã caldense, da legali-dade da destruição da arborização de minha cidade. Que publicassem em um jornal, ou te-levisão, para que o

povo tomasse conhe-cimento. Foi uma falta de respeito com os idosos, com as crianças, com o ser humano. E é feio um órgão público, que deveria estar cuidando da natureza, estar destruindo. Es-tão contribuindo para aquecimento global. A cidade vai virar um forno, sem as som-bras das árvores.

Marlene Brum, 23 anos

Eu entrei com um pedido ao chefe do Exe-cutivo e ao che-fe do Codema, solicitando a ata da reunião do Conselho, para eu saber quem são os membros e se são eles os

responsáveis pela autorização da mutilação das árvores da cidade, já que os órgãos res-ponsáveis não estão respondendo à altura. O povo deve saber quem são os culpados, ou é só o prefeito?

Ver. João Damasceno

Eu gostaria de saber onde está o promotor de Jus-tiça, que não fez nada para impedir esse crime ambien-tal, que foi de uma proporção descomu-

nal. E gostaria de saber do prefeito por quanto foram

vendidas as árvores para as cerâmicas, haja vista que é dinheiro da comunidade, e que eu ajudei financeiramente com o plantio das árvores na beira do Rio das Pedras. Ele não poderia vender um bem público, sem um leilão aprovado pela Câmara, como fez com a madeira.

Luiz Carlos Matias, 46

O advogado da Câmara Municipal de Engenheiro Caldas, Dr. José

Carlos, leu um comunicado do Ministério Público, informando que estará em Taru-mirim, no dia 17 de setembro, recebendo denúncias de irregularidade no municí-pio. As denúncias, em geral, são anôni-mas. Quem entra com o processo contra os abusos é o próprio Ministério Público.

As denúncias contra o abuso de poder pú-blico de qualquer natureza podem ser feitos também em Governador Valadares, no Minis-tério Público Federal à Rua Barão do Rio Bran-co, 351, Centro. Telefone (33) 3279 3811.

A Defensoria Pública tem o papel mais nobre das instituições brasileira, que é coi-bir, punir as ilegalidades cometidas contra o povo brasileiro, pelas instituições que deve-riam defender o bem-estar comum.

O Ministério Público estará em Tarumirim

para receber denúncias

Mirian Jordão soltou um panfleto, antes do dia 7 de se-tembro, solicitando das escolas munici-pais, um bloco falan-do sobre a importân-cia de preservar as matas, os rios, o meio ambiente em geral,

e sobre a necessidade de se plantar árvores, mas foi em vão. Falaram só do poder bélico e nacionalismo militar.

Mirian Jordão

Eu sou totalmente contra a poda das árvo-res, da maneira como foi feita. Foi um desres-peito com a população e com os animais, que também necessitam da natureza para viver

José Carlos da Silva, 33 anos

Page 5: Caldense 140

5Setembro/2009

A loja de material de cons-trução MACONFER estará

realizando o maior show de prêmios da história de Engenheiro Caldas, neste ano. Serão dezenas de prêmios sorteados no dia 26 de dezembro 2009, entre os seus clientes.

Para participar é muito fácil: após as compras, o cliente deve solicitar os cupons e preenchê-los corretamente, com nome, endereço e telefone. Depois disso, é só depo-sitá-los na urna, na própria loja.

Você pode ser o feliz ganhador de um desses valiosos prêmios.

show de prêmios

1º Prêmio: 1 motocicleta

2º Prêmio: 1 TV 29”

3º Prêmio: 1 Geladeira

6 º Prêmio: 1 tanquinho

4º Prêmio: 1 TV 21”

8º Prêmio: 1 Aparelho de DVD

10º Prêmio: 1 Mini System

14º Prêmio: 1 Furadeira

7º Prêmio: 1 sanduicheira

15º P

rêm

io: 1

Esc

ada

5º Prêmio: 1 bicicleta

12º Prêmio:1 Ventilador de teto

13º Prêmio: 1 Rádio relógio11º Prêmio:1 Liquidificador

9º: 1 Churrasqueira a gás

Financie seu material de construção em até 60 meses.

Crédito fácil e rápido!Pergunte ao vendedor

Uma carreta car-regada de café

em grãos tombou na BR-116 no perímetro urbano de Engenheiro Caldas, por volta das 9h30 do dia 16 de agosto, na saí-da da cidade.

O veículo, placa GVJ-4537, de Muriaé, seguia em direção a Caratinga, mas, quando passou sobre uma saliência na pista, per-deu o controle da direção, e caiu numa ribanceira, do lado oposto da pista, segundo o motorista, Paulo Alvarenga, que nada sofreu.

Uma mulher não identificada, que es-tava no carro, foi levada para o Hospi-tal Municipal em Governador Valadares, com escoriações.

A carga valiosa ficou espalhada na Rua Sebastião Pernes de Miranda e o restante, que não foi retirado pelo resgate, foi reco-lhida por moradores locais.

Carreta de café tomba em Engenheiro Caldas O município de Alpercata-MG vol-

tou a ocupar as páginas de um jor-nal da região no dia 25 de agosto, quando foi divulgada uma denúncia do Ministério Público Federal contra três ex-prefeitos, que teriam sonegado contribuição ao INSS e se apropriado indevidamente de recursos da Previdência.

Os três ex-prefeitos acusados são Edson Amâncio de Sá, Adair Marques da Silva e Gilcleber Bento de Souza. Os dois últimos co-mandaram o município entre os anos de 2005 e 2007, quando teriam descontado as contri-buições previdenciárias de funcionários públi-cos municipais, repassando ao INSS valores inferiores aos efetivamente descontados.

Além desse tipo de sonegação, segun-do a denúncia, teria havido um outro. Ele ocorria quando a prefeitura deixava de declarar fatos geradores de contribuição previdenciária, como a relação de empre-

gados e empregadores que recebiam por meio de notas de empenho.

Se a denúncia for acatada, os três ex-prefeitos vão responder pelos crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação. O montante que teria sido sonegado e/ou desviado do INSS ultra-passaria a R$ 500 mil.

O ex-prefeito Adair Marques disse à nossa redação que não recebeu nenhum co-municado do Ministério Público sobre as acusações e seu contador já está reunindo os documentos necessários para apresentar, haja vista, ter depositado o montante con-forme a lei. Diz em sua nota:

“Estive prefeito de 8 de dezembro de 2005 a 14 de Julho de 2006. Tenho certeza que fiz o recolhimento de acor-do com o que tínhamos em mãos, não houve dolo, pois ainda se trata de uma denúncia não recebida pelo Juiz.”

Ministério Público Federal denuncia três ex-prefeitos de Alpercata-MG

O trânsito na subida do morro ficou interrompida

O presidente do PMDB de Engenheiro Caldas, José Maria Machado, comunica a todos os membros do partido que a Convenção do partido será no dia 25 de outubro para a formação da executiva.

Convenção Municipal do PMDBCo

mun

icad

o

O trânsito na estrada ficou em meia pista

Page 6: Caldense 140

6 Setembro/2009

Farmácia de Manipulação

Av. Pe. João Pina do Amaral, 271 - Centro Engenheiro Caldas

PaPelaria TaliTa Materiais escolares em geral

Revistas - Informática - Perfumarias - Presentes - Brinquedos

tele-mensagem: (33) 3234-4080Compartilhando momentos felizes com você!

Av. Padre João Pina do Amaral, 70 - Eng. Caldas/MG

Fone: (33) 3234-1531

Social

O estilista Silas Barreto, de Engenheiro Caldas, foi

convidado pelo renomado estilista Wanderley Nunes, conhecido inter-nacionalmente. Silas trabalhou ao lado de dois dos três melhores ca-beleireiros do país: Alê de Sousa e Max Weber, que pentearam lindas e renomadas atrizes e top model’s.

O evento, Hair Fashion Show, aconteceu no Copacabana Pala-ce, no Rio de Janeiro, e no Jokey Club, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto, sempre às 21 horas, reunindo a alta sociedade daque-las cidades, com apresentação da última tendência em cortes e pen-teados para o verão 2010.

Esse é o segundo ano da Hair Fashion Show, que reúne as maiores celebridades da televi-são brasileira e modelos interna-cionais, para ser penteadas pelos melhores estilistas do país. Entre

eles estava Silas Barreto, que re-cebeu propostas irrecusáveis para trabalhar ao lado dos demais.

Silas disse que, além de pentear várias modelos e atrizes famosas, o que mais o marcou foi ter feito o penteado da apresentadora mais ba-dalada, no momento, do programa “Esquadrão da Beleza”, a modelo Isabela Fiorentino.

Si las disse a inda que, duran-te o tempo em que f icou em sua residência , e la mencionou fazer um programa ou uma apresen-tação de moda em Engenheiro Caldas, o que deixou nosso es -t i l is ta muito animado.

Depois do desfile, os convida-dos especiais participaram do show com a cantora Vanessa da Mata, da MPB, quando os convidados se confraternizavm. Silas aproveitou esse momento para tirar fotos e fa-zer tietagens e bons contatos.

Silas Barreto ao lado das estrelas globais

Silas e Cauan Raimond

Silas e modelos famosas Vitória Secret

Anderson Müller e Silas Barreto

Rodrigo Lombardi e a socialite paulistana

A charmosa Fernanda Paes e Silas Barreto

Silas e a belíssima Ana Furtado

Page 7: Caldense 140

7Setembro/2009

Antônio Barbosa Coutinho Filho 14/9Ernesto Paulino de Oliveira 15/9José Maria Machado 16/9 Viviane Montesso Soares 18/9José Freire (Zizito) 18/9Rosangela Maria Miranda 20/9Rosa Estanislau Costa 20/9Clarice Rosaria Miranda 21/9Aline Gomes Cordeiro 24/9Silas Barreto 26/9Napolyanna Isidoro Santana 26/9Rosânia Ferreira Goulart Fontes 27/9Nilmara Fátima de Oliveira 27/9Maria Eduarda Nogueira Cardoso 29/9Edson Nunes da Silva 30/9

Parabéns!

Anselmo Grossi Fernandez 1/9Sara Dutra de Arruda Câmara 2/9Maria das Graças Freitas 2/9Letícia Mendes Ramos 6/9Delfim Fernandez Portela 6/9Rosária Amélia Miranda 7/9Nilsélia de Paula 7/9Júlia Mariana Xavier 7/9Jéssica Alberta de Oliveira 7/9Rosélia Maria Miranda 9/9Thâmara Aparecida Gonçalves 9/9Altrannya da Silva 9/9Adalivia Alves 11/9Marlene Brum 13/9Mateus Almeida Sampaio 13/9

Elsinho Jordão comemorou seu aniversário na chácara de seu amigo Fausto, junto à família e

amigos, com um delicioso almoço. Parabens!

A diretora da E. Mª da Conceição Ferreira, Rosélia Maria Miranda, aniversariou no dia 9 de setembro e seu marido,

José Maria, no dia 16. Parabéns!

Gilmara Magalhães completa mais uma primavera no dia 16 de

setembro. Sucesso!

Rosa Maria Estanislau aniversaria no dia 20 de setembro. Desejamos a ela muitas felicidades.

Parabéns!

Helder Onório, presidente da Câmara, comemorou

seu aniversário no dia 2 de setembro. Parabéns!

Parabéns!

Marlene Brum completa mais um ano de vida no dia 13 de setem-

bro. Felicidades!

Elias da Silva Pinto completou mais uma ano de vida no dia 5 de agosto e comemorou com seus amigos . Para-

béns! Pedimos desculpas pelo engano.

O radialista Valdomiro Paulino Alves aniversaria no dia 18 de

setembro. Parabéns!

Edileila Ferreira R. Costa comemorou seu aniversário juntos aos amigos, no dia 5 de

setembro, com muita farra. Parabéns!

O ceramista Delfim Portela aniversariou dia 6 de setembro.

Parabéns!

Maria Machado Pereira ani-versaria no dia 11 de setembro.

Felicidades!

Social

José Daniel Freire ( Zizito) comple-tou mais um ano de vida no dia 18

setembro. Parabéns!

A professora Rosângela Maria Miranda completa mais uma primavera no dia 20

setembro. Parabéns!

Clarice Rosária Miranda completa mais uma ano de vida com muita alegria no dia 21 setembro.

Congratulações !

Page 8: Caldense 140

8 Setembro/2009

Curso de legislação e direção veicular Aulas em Multimídia, aprovadas pelo Detran/MG Novo material didático, incluindo DVD com todas as aulas ministradas do curso

Sala climatizada, Simulador veicular eStático

Rua Joaquim Manoel Ribeiro, 28 - 1ª andar - CEP:35130-000 - Fone: (33) 3234 1103

InForMAtIvo Do LEGISLATIVO

câmara municipal de engenheiro caldas

www.camaraengcaldas.mg.gov.br

A Câmara Municipal de Engenheiro Caldas realizou no dia 03 de setem-bro de 2009, às 19:00 horas, a 6ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa para a deliberação das matérias constantes na ordem do dia. São elas:

• Projeto de Lei nº. 13/2009 – “DISPÕE SOBRE REVOGAÇÃO DO

ART. 4º E 5º DA LEI MUNICIPAL Nº. 848 DE 08-08-2008 QUE DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO VALOR DOS SUBSIDIOS MENSAIS DO PRE-FEITO, VICE-PREFEITO E DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA O QUADRIÊNIO 2009/2012”;

• Projeto de Lei nº. 14/2009 – “DISPÕE SOBRE REVOGAÇÃO DO ART. 3º DA LEI MUNICIPAL Nº. 849 DE 08-08-2008 QUE DISPÕE SO-BRE A FIXAÇÃO DO VALOR DOS SUBSIDIOS MENSAIS DOS VERE-ADORES PARA O QUADRIÊNIO 2009/2012”;

• Projeto de Lei nº. 22/2009 – “FIXA DATA COMEMORATIVA DO DIA DA BÍBLIA”;

• Projeto de Lei nº. 23/2009 – “AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE MONUMENTO NA PRAÇA TIRADENTES”;

• Indicação nº. 39/2009 – indica que todos os logradouros pú-blicos da sede do município sejam, semanalmente, submetidos a uma lim-peza com jatos de água através do caminhão pipa;

• Indicação nº. 40/2009 – indica assentamento de alambrados atrás dos gols no Estádio Municipal Ricardino Cruz;

• Requerimento nº. 31/2009 – requer a informações da Prefeitura Municipal quanto ao corte das árvores na sede do município;

• Requerimento nº. 32/2009 – requer cópia da planta baixa do Lote-amento Genserico Barroso;

• Requerimento nº. 33/2009 – requer informações da Prefeitura Mu-nicipal quanto ao convênio com a Escolinha de Futebol de Engenheiro Caldas;

• Requerimento nº. 34/2009 – requer que seja viabilizada a instala-ção de uma agência ou posto bancário nos Distritos de São José do Acácio e Divino do Traíra;

• Requerimento nº. 35/2009 – requer que seja reconstruída uma pon-te na altura da Igreja Graça e Vida, localizada na Av. Pe. João Pina do Amaral;

• Requerimento nº. 36/2009 – requer instruções de primeiros socor-ros para vitimas de doenças em geral;

• Requerimento nº. 37/2009 – reitera a Indicação nº. 13/2006 que trata da construção de rede de esgoto sanitário e pluvial na Vila Peçanha;

• Requerimento nº. 38/2009 – requer a realização de cultos ecumêni-cos nas festividades do município, a partir do ano de 2010;

• Requerimento nº. 39/2009 – requer melhorias no Cemitério da Sau-dade do Distrito de São José do Acácio;

• Requerimento nº. 40/2009 – requer informações da Prefeitura Mu-nicipal quanto aos servidores beneficiados pelo FUNDEB;

• Requerimento nº. 41/2009 – requer uma ambulância fixa para aten-der aos moradores do Distrito do Divino do Traira e restauração da Praça Adélia Dias Goulart no mesmo Distrito;

• Requerimento nº. 42/2009 – Requer da Prefeitura Municipal pres-tação de contas do ano de 2008, e documentos complementares;

A Câmara Municipal está aberta aos cidadãos e disposta a rei-vindicar seus direitos, exercendo seu papel na Comunidade.

O g r u -po de

Jovens-MJC, da Vila Rainha, estive em ro-maria no Morro do Cruzeiro, no dia 6 de setem-bro, com uma turma muito animada.

Os jovens tiveram mo-mentos de oração e descontra-ção com dinâmicas, encerrando a roma-ria depois de um de-licioso churrasco de

confraternização.No local, cha-

mado de Cruzeiro, foi construída uma Capela para rece-ber os fiéis.

Turismo Religioso

O livro de José Matias pode ser compra-do na Livraria Leitura - GV Shopping em Governador Valadares, ou pelo site www.allprint.com.br / ou com o autor pelo e-mail: [email protected]

Page 9: Caldense 140

9Setembro/2009

Disk Remédio: 3234 1326Engenheiro Caldas - Centro

Tijolos 9x19x29 - 14x19x29 - 9x19x29Tijolos feiTos com o maisalTo padrão de qualidade

(33) 3234-1140

CerâmiCa Fernandez

Br-116, km 459 - Engenheiro Caldas

Engenheiro Caldas foi uma das poucas cidades do Leste Mineiro que realizou

o Desfile da Independência, no dia 7 de setem-bro, contrariando a sugestão da Secretaria de Educação, por motivo de saúde pública.

As direções e professoras das escolas do município fizeram um belíssimo tra-balho de apresentação para homenagear as Forças Armadas: Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Alguns pelotões do grupo da Terceira Idade, do Proerd e de danças, bem como a Guarda Mirim, e a Banda Lira Caldense abrilhantaram o desfile.

O Brasil faz 187 anos de indepen-

dência contra a opressão de Portugal, e todos devem continuar a permanente vi-gília da democracia, exigindo o cumpri-mento das leis. Assim se garantirá um lugar livre para todos.

A festa estava marcada para as 9 ho-ras, mas teve início às 10h30 pelo moti-vo de uma pequena chuva que caiu pela manhã. Devido à falta de sombras para os expectadores, a população não compa-receu como nos anos anteriores.

Veja as fotos coloridas no site: www.jornalcaldense.com.br ou

escreva para [email protected]ão gratís, pode baixá-las.

E.E.Ondina e as bandeiras é sempre uma bela apresen-

tação. É um verdadeiro show.

Professores da E.E Ondina

fizeram um bom trabalho

Professores da escola

Luiza Gon-çalves Lessa,

Divino

Cb. Rocha fez uma

bela exibi-ção com os alunos do

Proerd

Ver. Zíbia e as alunas do Acácio

Grupo de dança infantil deram um show de

leveza

A banda Lira Caldense fez uma belíssima apresentação

Os alunos Proerd desfilaram orgulhosos

O grupo da melhor idade fez bonito com os bambolês

Belas garotas re-presentan-do a Polícia

Militar

Lindas garotas se apresentaram

O Corpo de Bombeiros de G.V. abrilhantou o desfile de E.

Caldas

Escolinha sempre faz bonito

O desfile de independência agradou a todos com sua imponência e beleza

Lindas professoras com-puseram o senário festivo

Page 10: Caldense 140

10 Setembro/2009

Escolas criam projeto educativo para festas juninas As pedagogas Jussara Fontes e Mar-

cione Portela, juntamente com as professoras e diretora Rosélia Miran-da, criaram o projeto “O Sítio do Picapau Amarelo”, valorizando a obra de Monteiro Lobato. O tema foi amplamente trabalhado com os alunos, durante a semana que ante-cedeu à festa junina desse ano.

Foram apresentados filmes, desenhos, poesias, esquetes teatrais, e também in-formações sobre o escritor brasileiro,

culminando com uma exposição de bone-cos e músicas do seriado.

Na Escola Luiza Gonçalves Lessa foi desenvolvido o “Tira o chapéu” , onde aconteceu a integração entre escola, fa-mília e sociedade, toda voltada para a va-lorização do ser humano.

As festas juninas das escolas sempre apresentam novidades e encantam os convidados, tanto na parte estética quan-to nas guloseimas típicas servidas.

Proerd faz sua aula inaugural O cabo Rocha, instrutor do Progra-

ma Educacional de Resistência às Drogas, deu sua aula inaugural no dia 1º de setembro, para a turma de 5ª série (idade de 10 anos) na Escola Maria da Conceição Ferreira.

As aulas terão continuidade na Escola Esta-dual Ondina Pinto de Almeida, para as turmas de 6ª série, de 12 anos, aproximadamente.

As aulas serão ministradas pelo policial fardado, habilitado pelo Proerd, com dura-ção de 50 minutos. Haverá apenas 10 lições por curso, que valerão para a vida toda.

Serão mais de 100 alunos inscritos no curso antidrogas, que repassarão os conhe-cimentos e orientações aos colegas e paren-tes. O curso terá continuidade com outras turmas, durante todo o ano.

O Proerd é um programa derivado e conveniado com o programa americano D.A.R.E – Drog Abuse Resistence Edu-

cation, que o governo americano usa nas salas de aula, mostrando os danos que as drogas fazem.

A palavra DARE em inglês é o verbo atrever-se, e é isso que se propõe o curso. Tenha coragem e diga não as drogas.

Cb. Rocha é o instrutor do Proerd em Engenheiro Caldas

Presos os bandidos que roubaram banco em Fernandes Tourinho

No dia 25 de agosto, três homens entraram na

agência do Correios em Fernan-des Tourinho, onde funciona a agência postal do Bradesco, por volta das 11h da manhã, e leva-ram R$ 43.800 do caixa.

Conforme depoimento de Alex de Paula Barros, funcioná-rio que trabalhava na hora, à po-licia, dois homens encapuzados entraram na agência e o rende-ram, com uma arma de fogo em punho, e levaram todo o dinheiro do cofre. Ele disse que o banco nunca fica com grande montan-te, mas naquele final de semana havia feriado prolongado na cidade de So-brália, onde fica a agência responsável pelo recolhimento do dinheiro.

A Polícia Militar pegou os dados do ve-ículo e descobriu que era um Ford K ver-melho, roubado na cidade de Sobrália. Ela comunicou às demais cidades vizinhas e, horas depois, o carro foi encontrado aban-donado na estrada BR-16, próximo ao Posto Mangueira, Distrito de Engenheiro Caldas.

Os militares Sgt. Djalma Veríssimo

de Souza e o Sd. Thyago Gonçalves Lima participaram da operação que cul-minou com êxito.

No dia 28, a Polícia Militar de Caratin-ga prendeu os assaltantes que roubaram o banco, e recuperou o carro roubado. Entre os ladrões havia um menor, R.A.S, de 16 anos, e seu comparsa Vicente Rosa da Silva, 33 anos, morador de Virgolândia, conforme informações oficiosas.

Até o fechar dessa edição, não havia in-formações sobre a recuperação do dinheiro.

Acidente na estrada de Fernandes Tourinho

Vicente Rosa, conhecido por “Preto”, (Detalhe)está preso

A Polícia Militar de Engenheiro Caldas recebeu um chamado

por volta das 17h40, para averiguar uma denúncia sobre alguns motoci-clistas que faziam direção perigosa na AMG-2310, que liga Engenheiro Cal-das a Fernandes Tourinho. Chegando ao km 2 da estrada, não encontraram os motoqueiros, mas sim um carro Gol, de placa HCU-9784, amassado, depois de ter sofrido um acidente na-quele local, causado por outro carro, que fugiu sem deixar pistas.

O Gol era de propriedade de Jesus Jacob da Silva, morador de Fernandes

Tourinho, que estava embriagado e confessou que esteve bebendo no clube Pesque e Pague, dos Flores.

O motorista, conforme o BO, se recusou a fazer o teste do bafômetro. Seu carro foi apreendido, e sua car-teira, também. Agora, ele aguarda o julgamento do caso, e perderá alguns pontos na carteira.

O cb Rocha esteve no local e disse que, depois da 4h da manhã, quando acaba o movimento do clube, os moto-ristas fazem uso de bebidas alcoólicas e saem dirigindo pela estrada, desafiando a lei e pondo suas vidas em risco. Professoras da E. Municipal Conceição Ferreira durante a festa junina

Page 11: Caldense 140

11Setembro/2009

A vereadora Creuza Virgolina apresentou duas indicações, solicitando ao chefe do Executivo uma ambulância perma-nente para o Distrito do Divino do Traíra. Ela jus-tifica seu pedido, dizendo que, toda vez que há uma emergência de saúde, tem de telefonar para a sede e esperar horas até o aten-dimento chegar. O pedido

foi aprovado e encaminhado ao chefe do Executivo.

Outro pedido feito pela ve-readora foi para que o prefeito municipal conserte a praça do distrito que se encontra em pés-simo estado de conservação e coloque um funcionário, de ca-rater permanente, para cuidar dela. A vereadora Creuza Vir-golina espera que o mandatário ouça o clamor do povo daquele distrito.

Vereadora Creuza pede ambulância para o Divino

Vereadora Creuza Virgolina

A Auto-Escola Confiança, de En-genheiro Caldas, desde o início

do ano, usa um novo método de controle de presença do alunos candidatos à car-teira de conduzir veículos,CNH.

O método foi implantado pela exigên-cia do Detran para evitar evasão dos alu-nos às aulas, e é controlado pelo próprio orgão, via internet.

O aluno registra suas digitais no leitor específico e, de 50 em 50 minutos, deve re-petir o ato, mostrando que está presente.

Esse modelo acompanha as presenças, para alunos com curso de 45 horas/aula para a primeira habilitação, e de 15 horas para renovação.

A biometria foi implantada em janeiro

deste ano e todos os CFC’s foram obrigados a se adequar. O CFC Confiança, de Enge-nheiro Caldas, já havia implantado esse mé-todo em dezembro, um mês antes.

Auto-Escola Confiança usa método biométrico

O aluno Alexandre pondo o dedo no Hams-ter, coletor de informações digitais.

Testemunhas de Jeová constroem templo em tempo recorde

A construção da Igreja Salão do Rei-no de Jeová, em Engenheiro Cal-

das, teve início no dia 13 de julho e, já no dia 30 de agosto, os fiéis estavam fazendo sua inauguração, com uma grande festa. O período de 49 dias foi o tempo gasto para construir, pintar, plantar jardins e fazer sua inauguração com uma bela festa.

Os trabalhos voluntários dos mem-bros da igreja local e de outras cidades impressionaram a todos, pela organi-zação e sincronismo. Havia sempre 80

pessoas trabalhando, entre pedreiros, eletricistas, serventes e ajudantes co-muns, todas com muita garra.

O Salão do Reino está desenvolvendo um grupo de trabalho e tem uma meta de construção de 365 templos por ano, em todo o Brasil – um por dia.

A sede da igreja no Brasil é em Tatuí, São Paulo, e a sede mundial fica em Nova York, nos Estados Unidos. A sede de Engenheiro Caldas fica na Rua Frei Roberto Bocca, 120.

Em 49 dias, o salão ficou pronto para iniciar os cultos. Um tempo recorde

Engenheiro Caldas- MG

Pizzarazzi

disk-Pizza 3234 4086

Rua Duque de Caxias, 34 - Centro

Pizzas - Massas Italianas Aperitivos e Coquetéis

Pizzaria e Restaurante

Engenheiro Caldas- MG

loja jordão

Av. Pe. João Pina do Amaral, 28 Centro

Tecidos para confecções em geralTRADIÇÃO E BOM ATENDIMENTO

Cama, Mesa e BanhoCalçados e Acessórios

3234 1158

Page 12: Caldense 140

12 Setembro/2009

A

CórrEGo DAs PEDrAs, s/n - EnGEnhEIro CAlDAs - F.: (33) 3234-1147

LAMINATEXC E R Â M I C A

de alta qualidade

VoCê EnConTra nas mElhorEs lojas dE maTEriais dE ConsTrução

Blocos de cimento 010 - 020 - 030 - Bloquetes p/ calçamento e meio-fio

LAMINATEX

PIADInhAs

ChArADAs

Rir pra não chorar

O melhor lenhador do mundo

Sara Dutra de Arruda Câmara, filha de Fabiana e Dr. José Antônio com-pletou 3 aninhos no dia 2 setembro. Parabéns!

A prefeitura de uma cidade, próxima a lugar nenhum, abriu licitação pública com intuito de contratar um lenhador profissional, para cortar todas as árvores da cidade. Vários lenhadores de renome nacional se apresenta-ram, e mostraram seus extensos currículos. A população e os representantes do poder públi-co estavam presentes ao evento. O plenário da Câmara estava repleto.

O prefeito da cidade, muito inteligente e zeloso com o bem público, fazia as indagações necessárias para a contratação de um bom profissional. Vieram lenhadores de várias partes do país. O salário era muito bom. Vieram do Amazonas, do Acre, do Sul, e os currículos eram todos muito bons. Mas, dentre eles, um senhor forte e garboso apresentou um cur-rículo um tanto quanto estranho:

– Diga-me, senhor lenhador: quais as suas habilidades e em que floresta já trabalhou?

O lenhador, com anos de experiência, falou com ar seguro:

– Eu fui contratado para cortas as árvores da floresta do Saara.

Os secretários de Meio Ambiente e de Educação se entreolharam curiosos, e per-guntaram:

– O Saara não é um deserto?– Acho que é, mas não tenho muita certeza,

respondeu um deles. O prefeito municipal, muito inteligente,

não deixou de mostrar seus conhecimentos so-bre geografia, dizendo:

– Me “desculpe-me”, senhor lenhador, mas, até onde eu sei, o Saara não é floresta, é um deserto. E dos grandes!

– Agora é, mas quando cheguei lá era verdi-nho, que nem essa cidade. O senhor viu que bom trabalho eu fiz por lá? Não deixei nem um toco.1 MutIlAção

JoGo Dos Erros

A linda Maria Eduarda Nogueira Car-doso, Filha de Makeirram e Luciane, comemorará seu aniversário no dia 29 setembro. Parabéns!

O deputado majoritário da cidade liga para a prefeitura, e pede para falar com o prefeito. Como ele não se encontrava, o deputado pede à secretária para lhe dar um recado:

– Olá, dona Meire. Preciso que o prefeito me quebre um grande galho.

Depois de um minuto de silêncio, ela diz:–Acho que não será possível, senhor deputado.–Por que não? Sou quem lhe quebra todos

os galhos aqui em Brasília.– É que aqui não sobrou nenhum. Só dei-

xaram tocos.

O Quim, o Zé e o Joca trabalhavam numa obra. De repente, o Quim caiu do 45º andar e morreu.

O Zé disse: - Um de nós tem que avisar a mulher dele... Joca respondeu:- Eu sou bastante bom nessas coisas, eu vou! Passada uma hora, o Joca estava de vol-

ta, com um engradado de cerveja. O Zé perguntou: - Onde arranjou isso? - Foi a viúva do Quim que me deu. - Como é? Você diz que o marido dela

morreu e ela te dá uma caixa de cerveja? - Não foi bem assim. Quando ela abriu a

porta, eu disse: - Você deve ser a viúva do Quim. Ela respondeu:- Não, eu não sou viúva! Ai eu disse: - Quer apostar um caixa de cerveja?

Habilidade com as palavras

1 Onde é que se entra pela frente para deixar os fundos?

2 Qual a diferença entre a camisinha e a camisa-de-força?

3 O que é que nem todos têm, mas ninguém passa sem ele?

4-Por que nunca roubam a moto do português?

RESPOSTA: - 1- No banco.2- A camisa-de-força só doido usa. A camisinha, só doido não usa.

3 -O ferro de passar roupas. 4- Por que ele compra Yamaha.

O que você vê nessa imagem e quantos?

a cB

Junte os números às letras, conforme a verdade

Resposta do jogo dos erros1-C / 2-A /3-B2 CortE

3 PoDA DrástICA

José Matias

Page 13: Caldense 140

13Setembro/2009

desmatamento em área urbanaA prefeitura de Engenheiro Caldas-

MG ordenou a retirada de toda a madeira proveniente das árvores de urbanização e vendeu para as cerâmicas locais.

O Codema e o IEF autorizaram a de-vastação.

Essas ruas eram assim, todas essas árvores foram cortadas, mutiladas e vendidas à ceramicas local

A temperatura chegou a 37º C as 18 horas, em pleno outono

A faixa entre as árvores diz: Animais silvestres, deixe-os Viver - IBAMA

Essa mulher de burca não é tradição Islâmica, é o calor mesmo.

Os jovens trafegam seu a sobra para protegê-los dos raios ultravioletas.

Árvores cortadas a mais tempo que morreram Lenha para cozinhar feijão, o gás está muito caro. O petréleo e nosso! (desespero)

Os alunos desa escola Ondina costumavam ter sombras dentro do pátio, o beneficio foi cortado, literalmente. A frente da escola ficou assim. O curioso é que ninguem fez nada para impedir esse massacre, nem

o IEF, com escritório na cidade, com funcionário pago pela prefeitura Restos mortais de uma árvore

tocolândia

Page 14: Caldense 140

14 Setembro/2009

As escolas do municipio de Engenheiro Caldas fizeram um desfile de Independên-cia, no dia 7 de setembro. Homenageando as Forças Armadas Brasileira.

Page 15: Caldense 140

15Setembro/2009

Page 16: Caldense 140

16 Setembro/2009