2. ALOJAMENTO 9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO · te esquecerei. Tenho a tua imagem gravada nas minhas...

2
2. ALOJAMENTO Dado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponi- bilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera poderão contactar o Santuário, se precisarem de alojamento, indicando o número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças), através do seguinte endereço: Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2496-908 FÁTIMA; ou do seguinte email: [email protected]. 3. SECRETARIADO DA PEREGRINAÇÃO Encontra-se no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto. 4. BONÉS Recomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar como recordação, estão disponíveis a partir de abril, nas lojas de arti- gos religiosos do Santuário de Fátima. Nos dias 9 e 10 de junho estarão também disponíveis no Secretariado da Peregrinação (1 euro). 5. CRIANÇAS PERDIDAS As crianças perdidas são acolhidas no Posto de Informações, junto à Capelinha. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável. 6. ASSISTÊNCIA MÉDICA No Posto de Socorros, atrás da Azinheira Grande. 7. ANTES DE ENTRAR NO RECINTO Os responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa. 8. ENTRADA NO RECINTO Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto, abrem às 10:00. A partir das 10:45 as entradas fazem-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para manter uma atitude de silêncio dentro do Santuário. 9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO DIA 9 18:00 Visita aos locais das Aparições do Anjo: Loca do Cabeço e Aljustrel (livre). 21:00 Oferta de flores a Nossa Senhora e preparação da celebração na Capelinha das Aparições. 21:15 Os sinos convidam à oração. 21:30 Celebração da noite – Não desanimes. Eu nunca te deixarei. DIA 10 09:00 Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições. 09:30 O Coração de Maria, caminho para Deus, na Basílica da Santíssima Trindade. 10:00 Rosário, na Capelinha das Aparições. 11:00 Missa, no Recinto. 15:00 O Coração de Maria, caminho para Deus, na Basílica da Santíssima Trindade. (repetição) 16:00 Celebração de despedida, na Basílica da Santíssima Trindade. O Coração de Maria, meu abrigo e proteção. Boa viagem! Santuário de Fátima Peregrinação das Crianças Apartado 31 2496-908 FÁTIMA Tel. 249 539 600 | Fax. 249 539 605 www.fatima.pt | Email: [email protected]

Transcript of 2. ALOJAMENTO 9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO · te esquecerei. Tenho a tua imagem gravada nas minhas...

Page 1: 2. ALOJAMENTO 9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO · te esquecerei. Tenho a tua imagem gravada nas minhas mãos. Palavra doSenhor. Catequista1 – Que lindo! Deus tem a nossa imagem gravada

2. ALOJAMENTODado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponi-bilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera poderão contactar o Santuário, se precisarem de alojamento, indicando o número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças), através do seguinte endereço: Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2496-908 FÁTIMA; ou do seguinte email: [email protected].

3. SECRETARIADO DA PEREGRINAÇÃOEncontra-se no Posto de Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto.

4. BONÉSRecomenda-se que todas as crianças tenham um boné. Para proteger do sol ou para levar como recordação, estão disponíveis a partir de abril, nas lojas de arti-gos religiosos do Santuário de Fátima. Nos dias 9 e 10 de junho estarão também disponíveis no Secretariado da Peregrinação (1 euro). 5. CRIANÇAS PERDIDASAs crianças perdidas são acolhidas no Posto de Informações, junto à Capelinha. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável.

6. ASSISTÊNCIA MÉDICANo Posto de Socorros, atrás da Azinheira Grande.

7. ANTES DE ENTRAR NO RECINTOOs responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa.

8. ENTRADA NO RECINTOOs corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto, abrem às 10:00. A partir das 10:45 as entradas fazem-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para manter uma atitude de silêncio dentro do Santuário.

9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO

Dia 9

18:00 Visita aos locais das Aparições do Anjo: Loca do Cabeço e Aljustrel (livre). 21:00 Oferta de flores a Nossa Senhora e preparação da celebração na Capelinha das Aparições.21:15 Os sinos convidam à oração.21:30 Celebração da noite – Não desanimes. Eu nunca te deixarei.

Dia 10

09:00 Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.09:30 O Coração de Maria, caminho para Deus, na Basílica da Santíssima Trindade.10:00 Rosário, na Capelinha das Aparições.11:00 Missa, no Recinto.15:00 O Coração de Maria, caminho para Deus, na Basílica da Santíssima Trindade. (repetição)16:00 Celebração de despedida, na Basílica da Santíssima Trindade. O Coração de Maria, meu abrigo e proteção.

Boa viagem!

Santuário de FátimaPeregrinação das Crianças

Apartado 312496-908 FÁTIMA

Tel. 249 539 600 | Fax. 249 539 605www.fatima.pt | Email: [email protected]

Page 2: 2. ALOJAMENTO 9. PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO · te esquecerei. Tenho a tua imagem gravada nas minhas mãos. Palavra doSenhor. Catequista1 – Que lindo! Deus tem a nossa imagem gravada

Rev.dos Párocos, caros Catequistas,e outros responsáveis

Na sequência das Aparições em Fátima, este terceiro ano de celebração do seu Centenário, centra-nos na mensagem da 2.ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Junho de 1917. Desta segunda Aparição, a Peregrinação das Crianças destaca, de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à Pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: “Não de-sanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.” Destas palavras extraímos o tema da Pere-grinação: “Coração de Maria, refúgio e Caminho” – porque o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refugio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos, mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção.

A ternurA e A proteção dA MãeOs cuidados e a ternura da mãe despertam na criança sentimentos de segurança que a levam a confiar incondicionalmente na sua proteção. Maria, em Fátima, revela-nos o seu coração maternal, como refúgio e caminho para Deus; pode-mos, pois, confiar nela e entregar-nos incondicionalmente à sua proteção, como nos entregamos confiantes à ternura de uma mãe. Para as crianças, mais ainda do que para os adultos, esta segurança e proteção que o coração da Mãe de Deus nos promete e pode dar, é uma boa notícia.Para acolher e saborear esta boa notícia, é necessário o sentido da confiança em Deus e o afeto filial a Maria, como caminho para chegar até Ele. Uma atitude interior geradora de confiança e paz, que tem que ser ativada e cultivada no coração das nossas crianças. Preparando-as para a Peregrinação, ajudemo-las a desenvolver essa atitude de abertura a Deus por Maria; por aqui passa também a nossa tarefa de educadores cristãos. A CAMpAnhA de MAioPara ajudar a criar essa atitude de confiança no Coração de Maria como cami-nho para Deus, propomos a Campanha do mês de Maio, em que as crianças são convidadas a percorrer um percurso espiritual que as ajude a encontrar-se com Deus. A apresentação da Campanha, em cada semana, é para ser feita, tanto quanto possível, em ambiente celebrativo conforme as respetivas instruções. A conclusão da Campanha pode ser feita numa pequena celebração, no encer- -ramento do Mês de Maria. Para pedir o material da campanha, ou outras informações: Santuário de Fátima / Peregrinação das Crianças / Apartado 31/ 2496 - 908 Fátima.Email: [email protected]; Telef: 249 539 600.

1. CELEBRAÇÃO A CAMINhO DE FáTIMA

Catequista 1 – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen.Digam-me lá: sabem o que é um esconderijo?... E para que servem os escon-derijos?... Quando é que arranjamos esconderijos?... (...)Pois é. Nas brincadeiras arranjamos esconderijos... porque o esconderijo é também um abrigo, um refúgio que nos protege de algum perigo e nos dá segurança...Mas há outra espécie de abrigos. Por exemplo, quando estamos tristes (ou sentimos necessidade que nos escutem e nos compreendam...), acham que nesses momentos também precisamos de algum refúgio, que nos abrigue e nos dê segurança?... Onde é que vamos encontrar esse abrigo?... (no carinho e compreensão dos nossos pais ou outras pessoas – no coração que gosta de nós...).Nesta Peregrinação vamos ver como foi com a pastorinha Lúcia, quando estava triste por saber que ia ficar sem os primos... Agora vamos pedir a Nossa Se-nhora que venha connosco e seja a nossa proteção, no caminho até Fátima... Cantemos:

Cântico – Vem, vem connosco a caminhar, Nossa Senhora vem (bis) – CT 5501. Pelos caminhos da vida tu não caminhas só: contigo pelo caminho Nossa Senhora vai. Refrão...

Catequista 2 – Já sabemos muitas coisas dos Pastorinhos. Hoje vamos lem-brar um episódio que se deu na 2.ª Aparição, no dia 13 de junho. Nossa Senhora tinha acabado de dizer aos Pastorinhos que em breve o Francisco e a Jacinta iriam para o Céu. Então a pastorinha Lúcia, cheia de tristeza, per-guntou: “eu, fico cá sozinha?” Sabem o que Nossa Senhora lhe respondeu?:“Não, filha. E tu? Sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.Que resposta tão consoladora, não é? Esta resposta de Nossa Senhora, lembra- -nos uma palavra de Deus que vem na Bíblia. Eu vou ler:

Leitura – Do Livro de Isaías (cf. Is 49, 15-16)Poderá uma mulher esquecer o seu filho? – Ainda que ela se esquecesse, Eu nunca te esquecerei. Tenho a tua imagem gravada nas minhas mãos. Palavra do Senhor.

Catequista1 – Que lindo! Deus tem a nossa imagem gravada nas suas mãos! Nesta palavra, Deus quer dizer-nos que nunca nos esquece; mesmo que a mãe esqueça o seu filho (que é difícil...), Ele ama-nos sempre e nunca nos esquece.

E mostra-nos isso de muitas maneiras. E hoje, mostra-o pela boca de Nossa Senhora em Fátima, dizendo-nos as mesmas palavras que disse à pastorinha Lúcia: em qualquer situação, não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Cora-ção será o teu refúgio. “O meu coração será o teu refúgio”, é Deus a dizer-nos que nos ama e que nos protege, por meio do coração de sua Mãe. Assim, o coração de Nossa Se-nhora é também refúgio e proteção. É caminho por onde ir, para chegarmos ao coração de Deus, que é o nosso verdadeiro abrigo. Disso, temos a certeza!E nós? O que temos que fazer?... (silêncio, para pensarem...)Cada um sabe o que tem que fazer... mas talvez, sermos melhores para Deus e Nossa Senhora. Não é verdade que tantas vezes nos esquecemos de Deus e de Nossa Senhora... e não nos comportamos tão bem, nem rezamos tanto como devíamos? (pausa)Vamos pedir a Nossa Senhora que nos ajude a sermos melhores e a lembrar- -nos mais vezes d’Ela e de Deus...

Oração – Rezar a Ave Maria (3 vezes). Cantemos aos Pastorinhos:

Cântico – Refrão: Cantemos alegres a uma só voz; Francisco e Jacinta rogai por nós (bis).

Catequista 2 – Vimos como Deus nos ama por meio do coração da nossa Mãe do Céu, Nossa Senhora. Vejam como Deus nos ama tanto, que até nos mandou a sua Mãe a Fátima para nos dizer isso... Em Fátima, participaremos em tudo, e estaremos atentos, para podermos perceber melhor como Deus tem um coração tão grande, do tamanho do mundo, para amar todas as pessoas, também por meio da sua Mãe, e nossa Mãe, Nossa Senhora.

Catequista 1 – Vamos, então, em paz e que Deus e Nossa Senhora nos acom-panhem.Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R/ Ámen.

E agora vamos aprender uns cânticos muito bonitos para cantarmos em Fátima...(ensaio dos cânticos, enviados antecipadamente para as paróquias)