2012 1 Publicidade Propaganda 1 Estudos de Comunicacao A

download 2012 1 Publicidade Propaganda 1 Estudos de Comunicacao A

of 7

Transcript of 2012 1 Publicidade Propaganda 1 Estudos de Comunicacao A

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADASPublicidade e Propaganda1 Srie Estudos de ComunicaoA atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e tem os seguintes objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e dos conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir esses objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na atuao do aluno no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Clia Maria Cassiano - Faculdade Anhanguera de Jundia

Publicidade e Propaganda - 1 Srie - Estudos de Comunicao

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADESAo concluir as etapas propostas nesse desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Assimilar conceitos que permitam a compreenso de teorias; Usar esses conceitos em anlises crticas da realidade; Posicionar-se de modo tico-poltico; Refletir criticamente sobre as prticas profissionais no campo da Comunicao.

DESAFIONeste desafio, a equipe dever entender os elementos constitutivos do processo de comunicao humana e compreender a maneira como ela pode ser usada para o uso pessoal e social, para o trabalho e para atender outras necessidades e propsitos. A importncia desse desafio identificar os conceitos de comunicao e saber aplic-los em situao prtica. A equipe precisar desenvolver um esquete (Sketch), uma cena dramatizada de trs a cinco minutos para vender um produto ou servio considerado invendvel (invendvel o que no se vende com facilidade). Por exemplo, vender cerveja ou um pacote turstico para o Nordeste do Brasil, durante o vero, muito fcil. Por outro lado, vender um terreno no fundo do mar muito difcil, mas no impossvel, desde que seja realizada a comunicao de forma eficiente para o pblico adequado. As idias contidas no livro texto enfatizam que a arte da comunicao no um processo natural ou uma habilidade com a qual nascemos, mas sim um aprendizado de tcnicas visando eficincia.

Objetivo do desafioDesenvolver um esquete (Sketch), uma cena dramatizada de trs a cinco minutos para vender um produto ou servio considerado invendvel (invendvel o que no se vende com facilidade).

ParticipaoPara a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 4 a 8 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Clia Maria Cassiano

Publicidade e Propaganda - 1 Srie - Estudos de Comunicao

Pg. 3 de 7

PadronizaoO material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)Aula-tema: Definies de comunicao. Por que nos comunicamos Esta atividade importante para que voc compreenda as formas e as categorias de comunicao, as necessidades e os propsitos da comunicao. Para realiz-la, execute os passos a seguir:

PASSOSPasso 1 Reunir sua equipe de trabalho e ler o desafio e todas as suas etapas, para ter uma ideia geral da atividade e dimensionar o trabalho que dever desenvolver. Passo 2 Selecionar um produto ou servio considerado invendvel, que ser o objeto da sua comunicao, e o pblico alvo da mensagem. A equipe pode escolher como produto um objeto que j existe - por exemplo: um sapato com a sola furada ou criar um objeto ou situao por exemplo: viagem de ida sem volta para Marte. Discutir com a sua equipe porque o produto ou servio escolhido considerado invendvel para a maior parte das pessoas. Passo 3

1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: .

Clia Maria Cassiano

Publicidade e Propaganda - 1 Srie - Estudos de Comunicao

Pg. 4 de 7

Localizar um nicho do pblico para o qual ser possvel vender o produto. Por exemplo: uma viagem de ida sem volta para Marte pode ser considerada invendvel. Mas existe um pblico que gostaria de comprar essa passagem para presentear uma pessoa muito indesejvel. Passo 4 Organizar o material escrito para entregar ao professor da disciplina, como primeira tarefa. Esse material deve conter dois tpicos. O primeiro a descrio detalhada do produto ou servio, suas principais caractersticas e a explicao que justifique porque o mesmo invendvel. O segundo tpico a descrio detalhada das caractersticas do pblico alvo. Passo 5 Entregar ao professor o material desenvolvido nessa etapa. Passo 6 Conversar com a sua equipe se todos os passos foram seguidos e analisar como foi a participao de cada aluno nesse processo.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)Aula-tema: Para que nos comunicamos. Nesta etapa ser discutido como e porque a comunicao usada para certas atividades e para atingir determinados objetivos. Para realiz-la, execute os passos a seguir: Passo 1 Buscar referncias tericas para embasar o seu trabalho e as suas discusses. Para obter essas referencias voc deve ler o tpico 3 do captulo 1 do livro texto: Para que usamos a comunicao. Utilizar como referncia para a discusso o livro texto: DIMBLEBY, Richard. Mais do que palavras: uma introduo teoria da comunicao. 1 ed. So Paulo: Summus, 2009. Passo 2 Discutir o texto com a sua esquipe e em seguida fazer um resumo de cada propsito da comunicao apresentado pelo autor. Passo 3 Identificar os propsitos da comunicao que sero realizados de forma consciente pela sua equipe para vender o produto ou servio invendvel que foi selecionado para o trabalho.

Clia Maria Cassiano

Publicidade e Propaganda - 1 Srie - Estudos de Comunicao

Pg. 5 de 7

Passo 4 Organizar essa etapa para entregar o trabalho escrito ao professor. Esse trabalho deve conter o resumo desenvolvido no passo 2 e a argumentao elaborada no passo 3. Entregue para o seu professor essa etapa do trabalho. Passo 5 Conversar com a sua equipe se todos os passos foram seguidos e analisar como foi a participao de cada aluno nesse processo.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)Aulas-tema: Comunicao interpessoal. Meios de contato. Regras para fazer contato. Percepo na comunicao. Barreiras na comunicao. Nesta etapa, ser elaborada a mensagem para vender o produto invendvel. Esse passo importante para que voc compreenda os elementos constitutivos do processo de comunicao, bem como os diferentes modelos que o explicam. Como isso voc entender tambm o conceito de mensagem e as suas caractersticas. Alm disso, conhecer e aplicar os conceitos de signos, significados e cdigos. Na elaborao do esquete voc e sua equipe devero usar os conhecimentos adquiridos e fazer uma anlise crtica da realidade usando o humor. Para realiz-la, execute os passos descritos.

PASSOSPasso 1 Selecionar as formas de comunicao que sero utilizadas no trabalho, conforme as definies do livro texto e justifique o uso delas. (Por exemplo: comunicao falada, escrita, desenhada, etc.) Passo 2 Discutir com sua equipe o que o processo de comunicao, a neutralidade e a no-neutralidade das mensagens, o significado das mensagens e o uso de cdigos na comunicao. Esses conceitos serviro de base para a criao da sua mensagem. Utilizar como referncia para a discusso o livro texto: DIMBLEBY, Richard. O que acontece quando nos comunicamos? In: __________ . Mais do que palavras: uma introduo teoria da comunicao. 1 ed. So Paulo: Summus, 2009. Passo 3

Clia Maria Cassiano

Publicidade e Propaganda - 1 Srie - Estudos de Comunicao

Pg. 6 de 7

Ler o texto O riso na publicidade: uma estratgia de luta, compartilhado no endereo abaixo, para entender o uso do humor na comunicao. No necessrio produzir resumo. Disponvel em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9U1R3qpq2pdMT c3ZWUyMWUtMmI4YS00YWYzLTliYWQtNzgyYmJjZGQ2MjFk&hl=en. Acesso em 12 de dezembro de 2010. Passo 4 Construir a mensagem, que o esquete, para vender o produto ou servio invendvel. 1 Definir os personagens e caracteriz-los. 2 Escrever o texto com os dilogos. Passo 5 Fazer uma lista de todos os objetos e complementos que sero usados na cena (cartazes, embalagens, roupas, msica, etc.). Nessa lista escrever os nomes das pessoas responsveis por cada objeto e complemento e escrever a data para as providencias que sero tomadas. Cada pessoa da equipe deve ter uma cpia dessa lista. importante lembrar que todo o material deve estar finalizado at a vspera da apresentao para evitar incidentes que prejudiquem o trabalho. Passo 6 Entregar essa etapa do trabalho ao professor: o planejamento do esquete, com a caracterizao dos personagens e os dilogos, e tambm a lista com os objetos e complementos de cena. Passo 7 Conversar com a sua equipe se todos os passos dessa etapa foram seguidos e analisar como foi a participao de cada aluno nesse processo.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)Aula-tema: Comunicao nas organizaes Nesta etapa ser apresentado o trabalho. Ela importante para que voc compreenda o papel da comunicao interpessoal, ou seja a comunicao em grupos pequenos e tambm o papel da comunicao em grupos maiores. Nas etapas anteriores voc e sua equipe estabeleceram formas de comunicao entre vocs, venceram barreiras, mudaram percepes, para desenvolver um desafio com a melhor qualidade possvel. Para finalizar o trabalho, voc e sua equipe devem apresentar os resultados para todos os colegas da classe e para o professor, considerando as regras da vida acadmica, que uma organizao. Para realiz-la, execute os passos a seguir:

Clia Maria Cassiano

Publicidade e PropagandaA ideia para esse desafio foi retirada da Revista da Folha, do dia 02.04.2000. Foram convidados publicitrios 7 de 7 Pg. respeitados de S. Paulo para criar anncios para vender o invendvel. Os produtos foram: Celso Pitta (pela Calia Assumpo), Celso Pitta (pela Pro - 1 Srie - Estudos de Comunicao

PASSOSPasso 1 1 2 Reunir-se com a sua equipe para finalizar o trabalho e preparar a apresentao. Ensaiar a cena dramatizada, verificar se todos os personagens conhecem o seu papel e marcar o tempo para no ultrapassar o que foi estabelecido.

Passo 2 Verificar, na vspera da apresentao, se todo o material necessrio para a apresentao j est finalizado. Passo 3 Conferir, na vspera da apresentao, se todos os alunos possuem uma cpia do trabalho que ser apresentado impresso ou em arquivo digital. Passo 4 Apresentar o trabalho no espao e data agendada pelo professor. Passo 5 Fazer uma avaliao geral do trabalho desenvolvido por sua equipe. Analisar se todos os passos foram seguidos, discutir como foi a participao de cada aluno nesse processo. Detectar procedimentos que podem ser melhorados para o desenvolvimento dos prximos trabalhos.

Referncias: A ideia para esse desafio foi retirada da Revista da Folha, do dia 02.04.2000. Foram convidados publicitrios respeitados de S. Paulo para criar anncios para vender o invendvel. Os produtos foram: Celso Pitta (pela Calia Assumpo), Celso Pitta (pela Propaganda Registrada), A morte (pela DPZ), Uma cela no Carandiru (pela F/Nazca), Minhoco (pela Lew Lara), Dor de dente (pela Grottera), A sogra (pela McCann-Erickson), O palcio da Alvorada (pela Almap BBDO), e ainda inclui uma propaganda no enganosa pelo fictcio cigarro Vero (feita pela W/Brasil).

Clia Maria Cassiano