2013-14 10º ano ficha de trabalho sobre os instrumentos lógicos do pensamento.

2
1 Escola Secundária de Pinheiro e Rosa ANO LETIVO 2014/2015 Ficha de trabalho / Filosofia / 10º ano Tema: Os instrumentos lógicos do pensamento. Grupo I 1. Leia, atentamente, os exemplos seguintes: A. A Felismina, que tem algumas dúvidas sobre a paixão do Hipólito por ela, pensou assim: Se o Hipólito não quiser sair mais comigo, então dirá, ao telefone, que está ocupado hoje. Como ele disse ao telefone que estava ocupado hoje. Posso concluir que ele não quer sair mais comigo.” E decidiu, por isso, acabar o namoro. (Exemplo adaptado do texto de Stephen Law, Filosofia, ed. Civilização, pág. 204). B. O Ernesto está a renovar a instalação elétrica da sua casa. Está prestes a tocar num fio quando, de súbito se pergunta se terá desligado a corrente e faz o seguinte raciocínio: “Se a corrente estiver desligada, então a luz não se acenderá. A luz não acende. Logo a corrente está desligada.” Confiante de que estará em segurança, o Ernesto toca no fio e apanha um choque. Afinal, a lâmpada estava fundida! (Adaptado do texto de Stephen Law, Filosofia, ed. Civilização, pág. 204) C. Se as impressões digitais na pistola são do Gervásio, então ele é o assassino. As impressões digitais na pistola não são do Gervásio. Portanto, ele não é o assassino. D. Se és contra a pena de morte, então não defendes o argumento da dissuasão. Defendes o argumento da dissuasão. Então, não és contra a pena de morte. E. Alguns filósofos, como Sartre e Nietzsche, defenderam que Deus não existe. Logo, todos os filósofos são ateus. F. Platão, que foi um grande filósofo, criticou a democracia por esta ser uma forma de regime político que conduz à corrupção dos governantes. Logo, não devemos ser democratas. G. O réu ou é inocente ou é culpado. O réu não é inocente. Então, é culpado. H. Ou és a favor dos Estados Unidos ou estás contra esse país. Não és a favor dos Estados Unidos. Logo, estás contra esse país. I. A Bertília decidiu, após ter discutido com o Leopoldino (o seu terceiro namorado), terminar o namoro. Concluiu: os homens são todos iguais. J. Todos os democratas são ditadores. Hitler foi democrata. Então, Hitler foi ditador.

Transcript of 2013-14 10º ano ficha de trabalho sobre os instrumentos lógicos do pensamento.

Page 1: 2013-14 10º ano ficha de trabalho sobre os instrumentos lógicos do pensamento.

1

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

ANO LETIVO 2014/2015

Ficha de trabalho / Filosofia / 10º ano

Tema: Os instrumentos lógicos do pensamento.

Grupo I

1. Leia, atentamente, os exemplos seguintes:

A. A Felismina, que tem algumas dúvidas sobre a paixão do Hipólito por ela, pensou assim: “Se o Hipólito não quiser sair mais comigo, então dirá, ao telefone, que está ocupado hoje. Como ele disse ao telefone que estava ocupado hoje. Posso concluir que ele não quer sair mais comigo.” E decidiu, por isso, acabar o namoro. (Exemplo adaptado do texto de Stephen Law, Filosofia, ed. Civilização, pág. 204).

B. O Ernesto está a renovar a instalação elétrica da sua casa. Está prestes a tocar num fio quando, de súbito se pergunta se terá desligado a corrente e faz o seguinte raciocínio: “Se a corrente estiver desligada, então a luz não se acenderá. A luz não acende. Logo a corrente está desligada.” Confiante de que estará em segurança, o Ernesto toca no fio e apanha um choque. Afinal, a lâmpada estava fundida! (Adaptado do texto de Stephen Law, Filosofia, ed. Civilização, pág. 204)

C. Se as impressões digitais na pistola são do Gervásio, então ele é o assassino. As impressões digitais na pistola não são do Gervásio. Portanto, ele não é o assassino.

D. Se és contra a pena de morte, então não defendes o argumento da dissuasão. Defendes o argumento da dissuasão. Então, não és contra a pena de morte.

E. Alguns filósofos, como Sartre e Nietzsche, defenderam que Deus não existe. Logo, todos os filósofos são ateus.

F. Platão, que foi um grande filósofo, criticou a democracia por esta ser uma forma de regime político que conduz à corrupção dos governantes. Logo, não devemos ser democratas.

G. O réu ou é inocente ou é culpado. O réu não é inocente. Então, é culpado.

H. Ou és a favor dos Estados Unidos ou estás contra esse país. Não és a favor dos Estados Unidos. Logo, estás contra esse país.

I. A Bertília decidiu, após ter discutido com o Leopoldino (o seu terceiro namorado), terminar o namoro. Concluiu: os homens são todos iguais.

J. Todos os democratas são ditadores. Hitler foi democrata. Então, Hitler foi ditador.

Page 2: 2013-14 10º ano ficha de trabalho sobre os instrumentos lógicos do pensamento.

2

1.1. Indique se os argumentos, das alíneas anteriores, são dedutivos ou não dedutivos. Justifique.

1.2. Qual é a importância, no dia a dia e na vida em geral, de raciocinarmos corretamente? Responda, considerando os exemplos das alíneas A e B.

1.3. Utilizando as variáveis A e B, enuncie a forma lógica dos argumentos das alíneas C, D, G e H.

1.4. Compare a forma lógica dos argumentos da resposta anterior. O que é há de comum entre eles e de diferente?

1.5. A conclusão dos argumentos das alíneas I e E pode ser refutada através de contraexemplos? Justifique.

1.6. Avalie o valor de verdade das proposições que constituem o argumento da alínea J. A conclusão deste argumento é uma consequência lógica das premissas? Porquê?

Grupo II

1. Considere o seguinte texto:

“A partir da altura em que as sentenças de prisão se tornaram a principal forma de castigo por crimes

cometidos, a pena de morte tem-se tornado cada vez mais controversa. Executar pessoas por crimes que

cometeram tem sido considerado algo de bárbaro para a maioria dos reformadores. Além disso, onde quer

que a pena de morte esteja em vigor, não é possível corrigir posteriormente casos de injustiça, mesmo que

surjam provas que demonstrem que um indivíduo foi erradamente condenado.

(…) é moralmente errado uma sociedade mandar executar os seus cidadãos, seja qual for o crime que

tenham cometido.

Atualmente, em muitos países, existe pressão pública a favor do restabelecimento da pena de morte, pelo

menos para certo tipo de crimes (como o terrorismo)”.

Anthony Giddens, Sociologia, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, pág. 235.

1.1. Indique qual é a tese defendida pela maioria dos reformadores.

1.2. Identifique no texto duas razões a favor da tese. Explique-as por palavras suas.

1.3. Identifique no texto uma objeção à tese defendida. Explique-as por palavras suas.

1.4. Na sua opinião, a pena de morte será um castigo justo? Apresente dois argumentos para justificar o seu ponto de vista.

Bom Trabalho!

A professora: Sara Raposo.