2015 2 Historia Social e Trabalho

2
Mestrado Acadêmico e Doutorado em História, Política e Bens Culturais Professor: Paulo Fontes Disciplina: História social e trabalho: historiografia e tendências recentes Horário: Terças-feiras, 14h/18h Ementa Esta disciplina tem como objetivo analisar alguns dos mais importantes e recentes debates e diálogos interdisciplinares no campo internacional da história social do trabalho. Partindo da análise da obra de autores considerados clássicos neste campo de estudos, como E.P. Thompson, Eric Hobsbawm e Herbert Gutman, o curso propõe um panorama dos principais conceitos e discussões realizadas na área nas últimas décadas. O conjunto de temáticas que será abordado compreende desde tópicos consagrados como processos de formação de classe, gênero, “trabalho livre e não-livre”, repertórios de ação coletiva, cotidiano, culturas e sociabilidades até discussões mais contemporâneas como as que se dão em torno de conceitos como “precariado” ou dos debates e embates sobre uma potencial “história global do trabalho”. Nas discussões em sala de aula, pretende-se estabelecer conexões entre tais debates e o estado atual da historiografia brasileira nesta área. A disciplina visa, assim, contribuir diretamente para o aprimoramento teórico e metodológico dos projetos de pesquisa dos alunos. Uma bibliografia complementar será entregue e comentada ao final de cada aula. Bibliografia Básica E.P. Thompson. Costumes em comum. Estudos sobre cultura popular e tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998. Charles Tilly. “Contentious repertoires in Great Britain, 1758 – 1834”. Social Science History 17: 2, 1993. James Scott. Domination and the arts of resistance. Hidden transcripts. Hew Haven and London: Yale University Press, 1990.

description

Ementa CPDOC, mestrado e doutorado história, 2015.2

Transcript of 2015 2 Historia Social e Trabalho

Mestrado Acadmico e Doutorado em Histria, Poltica e Bens Culturais

Professor: Paulo FontesDisciplina: Histria social e trabalho: historiografia e tendncias recentesHorrio: Teras-feiras, 14h/18h

EmentaEsta disciplina tem como objetivo analisar alguns dos mais importantes e recentes debates e dilogos interdisciplinares no campo internacional da histria social do trabalho. Partindo da anlise da obra de autores considerados clssicos neste campo de estudos, como E.P. Thompson, Eric Hobsbawm e Herbert Gutman, o curso prope um panorama dos principais conceitos e discusses realizadas na rea nas ltimas dcadas. O conjunto de temticas que ser abordado compreende desde tpicos consagrados como processos de formao de classe, gnero, trabalho livre e no-livre, repertrios de ao coletiva, cotidiano, culturas e sociabilidades at discusses mais contemporneas como as que se do em torno de conceitos como precariado ou dos debates e embates sobre uma potencial histria global do trabalho. Nas discusses em sala de aula, pretende-se estabelecer conexes entre tais debates e o estado atual da historiografia brasileira nesta rea. A disciplina visa, assim, contribuir diretamente para o aprimoramento terico e metodolgico dos projetos de pesquisa dos alunos. Uma bibliografia complementar ser entregue e comentada ao final de cada aula.

Bibliografia Bsica E.P. Thompson. Costumes em comum. Estudos sobre cultura popular e tradicional. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. Charles Tilly. Contentious repertoires in Great Britain, 1758 1834. Social Science History 17: 2, 1993. James Scott. Domination and the arts of resistance. Hidden transcripts. Hew Haven and London: Yale University Press, 1990. Joan Scott. Gender and the Politics of History. New York: Columbia University Press, 1999. Marcel Van der Linden. Trabalhadores do Mundo. Ensaios para uma histria global do trabalho. Campinas: Editora da Unicamp. 2013. Peter Linebaugh e Marcus Rediker. A hidra de muitas cabeas. Marinheiros, escravos, plebeus e a histria oculta do Atlntico Revolucionrio. So Paulo: Cia das Letras, 2008.