20150318_br_metro campinas

16
www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_CPS Três morrem com dengue em Campinas Grávida de 3 meses e ciclista somem durante temporal Pacote anticorrupção prevê órgão para investigar estatal Um era morador da cidade e outros 2 de cidades da região, mas que estavam internados no município PÁG. 04 Correnteza empurrou carro da mulher para o Piçarrão. Ciclista desapareceu no Pe. Anchieta PÁG. 03 Proposta do governo foi entregue a Renan Calheiros para ser enviado ao Congresso esta semana PÁG. 07 Câmara aprova projeto de OSs sem qualquer debate Num piscar de olhos. Proposta polêmica, que autoriza Executivo a contratar Organizações Sociais para as áreas de Saúde, Cultura, Assistência Social e Esportes, chegou no Legislativo no dia 11 de março e ontem, uma semana depois, recebeu sinal verde de 26 dos 33 vereadores PÁG. 02 Brinco volta a leilão hoje Lance mínimo será de R$ 126 milhões PÁG. 16 Área possui duas matrículas que não podem ser negociadas THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS INÉDITO, 37 ANOS DEPOIS CD E DVD DE SHOW DE BOB MARLEY EM 1978, EM BOSTON, SÃO LANÇADOS PÁG. 12 MÍN: 20°C MÁX: 26°C CAMPINAS Quarta-feira, 18 de março de 2015 Edição nº 1.204, ano 5 TIROU PRA DANÇAR Guerrero anotou um na vitória que manteve o Timão invicto na competição | ANDRES STAPFF/REUTERS Corinthians bate Danubio no Uruguai por 2 a 1 e dispara na liderança do Grupo 2 da Libertadores PÁG. 14 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR

description

 

Transcript of 20150318_br_metro campinas

Page 1: 20150318_br_metro campinas

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_CPS

Três morrem com dengue em Campinas

Grávida de 3 meses e ciclista somem durante temporal

Pacote anticorrupção prevê órgão para investigar estatal

Um era morador da cidade e outros 2 de cidades da região, mas que estavam internados no município PÁG. 04

Correnteza empurrou carro da mulher para o Piçarrão. Ciclista desapareceu no Pe. Anchieta PÁG. 03

Proposta do governo foi entregue a Renan Calheiros para ser enviado ao Congresso esta semana PÁG. 07

Câmara aprova projeto de OSs sem qualquer debateNum piscar de olhos. Proposta polêmica, que autoriza Executivo a contratar Organizações Sociais para as áreas de Saúde, Cultura, Assistência Social e Esportes, chegou no Legislativo no dia 11 de março e ontem, uma semana depois, recebeu sinal verde de 26 dos 33 vereadores PÁG. 02

Brinco volta a leilão hojeLance mínimo será de R$ 126 milhões PÁG. 16

Área possui duas matrículas que não podem ser negociadas

THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

INÉDITO, 37 ANOS DEPOISCD E DVD DE SHOW DE BOB MARLEY EM 1978, EM BOSTON, SÃO LANÇADOS PÁG. 12

ANOS DEPOISCD E DVD DE SHOW DE BOB MARLEY EM

PÁG. 12

MÍN: 20°CMÁX: 26°C

CAMPINAS Quarta-feira, 18 de março de 2015Edição nº 1.204, ano 5

sunny

hazy

snow rain partly sunny

cloudy sleet thunder part sunny/showers

showers

thunder showers

windy

TIROU PRA DANÇAR

Guerrero anotou um na vitória que manteve o Timão invicto na competição | ANDRES STAPFF/REUTERS

Corinthians bate Danubio no Uruguai por 2 a 1 e dispara na liderança do Grupo 2 da Libertadores PÁG. 14

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OUT

RO LE

ITO

R

Page 2: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |02| FOCO

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 18 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos, Campinas e Grande Vitória, somando 513 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, 2799, Jardim São Gabriel, CEP 13045-541, Campinas, SP.Tel.: 019/3779-7421. O jornal Metro é impresso na Plural Editora e Gráfica Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145) Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini Diretora Financeira: Sara Velloso. Gerente Executivo: Ricardo Adamo Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso

Metro Campinas. Editora-Executiva: Zezé de Lima (MTB: 16.231) Editor de Arte: Cláudio Machado. Gerente Comercial: Simone MonfardiniGrupo Bandeirantes de Comunicação Campinas - Diretor Geral: Rodrigo V. P. O. Neves

A tiragem e distribuição desta edição são auditadas pela BDO.30.000 exemplares

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/3779-7518

COMERCIAL: 019/3779-7421

Sob vaias e protestos dos ser-vidores municipais, foi apro-vado ontem por 26 votos o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Campinas a contratar OSs (Organizações Sociais), entidades privadas e sem fins lucrativos, para as áreas de Educação, Saúde, Esportes, Cultura e Assistên-cia Social.

Apesar do pouco tempo para se organizarem, já que as duas sessões extraordiná-rias foram convocadas an-teontem à noite e marcadas para ontem de manhã, cerca de 150 pessoas foram ao ple-nário para tentar convencer os parlamentares para reti-rarem o projeto da pauta. Mas nada adiantou, já que a decisão de votar e aprovar o projeto estava acordada com o prefeito Jonas Donizette (PSB).

E foi justamente a vota-ção no afogadilho e sem dis-cussão que irritou servido-res, oposição e sindicalistas.

“Eu entendo que eles es-

tavam com vergonha de vo-tar tal proposta. Qual dificul-dade em debater um assunto tão importante?”, questio-nou o vereador Pedro Touri-nho (PT).

Para Artur Orsi (PSDB), o projeto foi votado sem que respostas fossem dadas. “Co-mo será a fiscalização? O que sabemos é que a prefeitura não tem condições de fisca-lizar os contratos. Esse pro-jeto foi aprovado com mão de ferro e na força bruta”, disse o tucano. Paulo Bufa-lo (PSOL), por sua vez, disse que a terceirização significa a precarização dos serviços públicos e uma porta de en-trada para a corrupção.

Para os sindicalistas, a falta de transparência é um desrespeito aos servidores, que fizeram uma passeata após a votação até o prédio da prefeitura para protestar contra a proposta que agora será sancionada pelo prefei-to Jonas Donizette (PSB).

O líder de governo, An-dré Von Zuben (PPS), que foi vaiado durante a sua defesa

do projeto, disse que as OSs irão ampliar a oferta dos ser-viços públicos à população e ressaltou a dificuldade do poder público em contratar servidores em razão do limi-te imposto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Sem debate. Apesar das manifestações dos servidores, a base governista aprovou o projeto que autoriza prefeitura a contratar organizações sociais para executar serviços

Servidores protestam no plenário | CÓDIGO 19/FOLHAPRESS

Sob protesto e com pressa, Câmara aprova terceirização

O secretário municipal de Administração, Silvio Ber-nardin, garantiu ontem que a fiscalização tanto da pres-tação de serviços quanto dos contratos das OSs (Organi-zações Sociais) será feita pe-la Prefeitura de Campinas – que ontem foi autorizada pela Câmara de Vereadores a contratar entidades priva-das sem fins lucrativos pa-ra prestar serviços em áreas como saúde, esportes e as-sistência social.

Segundo ele, cada OSs te-rá um Conselho de Admi-nistração em que está defi-nido a reserva entre 20% a 40% dos assentos neste co-legiado para representantes do poder público. Não há um número absoluto. Cada OSs vai decidir o número de membros do seu conselho. Além disso, os membros eleitos ou indicados para compor o conselho não po-derão ser parentes do pre-feito, do vice-prefeito, dos secretários e dos vereado-res. “A fiscalização está ga-ranida na lei. As OSs são o meio pelo qual a prefeitu-ra irá ampliar a oferta dos serviços à população”, disse Bernardin. METRO CAMPINAS

5dias foi o prazo de tramitação do projeto de lei na Câmara. Ele foi enviado na última quarta-feira e votado ontem

7são as áreas que a Prefeitura de Campinas poderá lançar mão da terceirização por meio das organizações sociais

Fiscalização estará garantida, diz secretário

Norma quer reduzir letalidade da políciaA Secretaria de Segurança Pública de São Paulo vai de-cretar esta semana uma no-va norma para tentar redu-zir a letalidade da polícia.

A medida obrigará a pre-sença de representantes da PM (Polícia Militar), da Po-lícia Civil e da Polícia Cien-tífica em todas as cenas de crimes que envolvam agen-tes. A resolução foi divul-gada ontem e pode entrar em vigor na sexta-feira, pa-ra já funcionar na próxima segunda.

O secretário de Seguran-ça Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, informou que o MP (Minis-tério Público) também será acionado no local do crime

e, se entender que é preci-so, poderá enviar um pro-motor de Justiça para anali-sar a cena.

A nova medida será vá-lida tanto para mortes causadas por agentes de segurança que estavam tra-balhando, quanto para as-sassinatos de policiais do Estado.

De acordo com relató-rio divulgado pela Secreta-ria de Segurança Pública, 694 pessoas foram mortas em confrontos com a PM

no ano passado. Além disso, 14 PMs morreram enquanto trabalhavam.

Moraes afirmou que a ideia do projeto é dar “ce-leridade na investigação de crimes praticados contra agentes” e total transparên-cia aos conflitos em que a morte é causada por um.

“Com a mudança, ime-diatamente praticado o ho-micídio, todas as instâncias mencionadas serão comu-nicadas e poderão avaliar o ocorrido”.

Em 2013, as mortes por intervenções policiais chegaram a 364 em São Paulo.

Levantamento feito pe-lo Fórum Brasileiro de Se-gurança Pública mostrou que, entre 2009 e 2013, a polícia de São Paulo foi a segunda mais letal do país, ficando atrás da po-lícia do Rio de Janeiro. Os policiais brasileiros mata-ram uma média de seis pes-soas por dia, nesse período.

METRO

694Pessoas foram mortas em confronto com a PM no ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança

1FOCO

‘Achacadores’

Cid Gomes pede licença

médicaO ministro Cid Gomes

(Educação) ficará afastado do cargo até sábado.

Ele pediu uma licença médica para realizar um tratamento de saúde. Na semana passada, Gomes

pediu o adiamento de uma convocação para ir à Câmara explicar declaração feita em

fevereiro. Gomes afirmou que a Câmara era

composta por “uns 400 deputados achacadores”. A reunião foi remarcada para hoje e, apesar do

pedido de afastamento, assessores disseram que

ele irá comparecer.

Dólar - 0,46%

(R$ 3,231)

Bovespa + 2,94% (50.285 pts)

Euro + 1,56%

(R$ 3,466)

Selic (12,75% a.a.)

Salário mínimo(R$ 788)

Cotações

ROSE GUGLIELMINETTI METRO CAMPINAS

Page 3: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com {FOCO |03|◊◊

A forte chuva que atingiu Campinas na noite de segun-da-feira deixou duas pessoas desaparecidas na cidade. Uma delas, a psicóloga Erika Cristina Ferreira Rodrigues, grávida de três meses. Na Vi-la Padre Anchieta, um ciclis-ta também não retornou pa-ra casa.

O Ford Ka de Erika foi en-contrado na manhã de on-tem no Córrego Piçarrão, no Jardim Miranda, próximo à avenida John Boyd Dunlop. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar até as 18h30 de ontem ainda procuravam a dona do veículo.

Moradora de Sumaré, Eri-ka saiu do trabalho por volta das 17h30 para buscar o ma-rido em um escritório con-tábil na Vila Teixeira. Em virtude do temporal, ela pre-feriu ligar para o marido e

avisar que esperaria a chuva passar para continuar a via-gem. Esse foi o último con-tato entre os dois, por volta das 18h.

Percebendo que não ha-via nova ligação e que a es-posa não havia chegado ao destino, o marido acio-nou a polícia, que iniciou as buscas.

O veículo, encontrado pela manhã ontem, estava a cerca de 2 km do local on-de Erika estaria no momen-to da ligação para o mari-do. As buscas continuam na região.

Outro caso aconteceu no bairro Padre Anchieta. Um ciclista também não retor-nou após a forte chuva na re-gião. Ele saiu de casa antes do temporal e não foi mais encontrado. Após buscas, a bicicleta foi encontrada em um córrego às margens da Anhanguera, próximo do bairro de origem do ciclista.

Campinas registrou um volume de 149mm de sába-do até segunda-feira. Só na segunda foram 110mm. A noite de chuva também trou-xe outros prejuízos. Aveni-das como Princesa d’Oeste, Orozimbo Maia e Brasil fo-ram invadidas pela corrente-za da água.

No total, 14 bairros tive-ram pontos de alagamento em Campinas. Dez árvores caíram e cinco muros foram derrubados. METRO CAMPINAS

Temporal. Carro de Erika foi encontrado no Córrego Piçarrão na manhã de ontem. Ciclista também desapareceu no Padre Anchieta

Carro de Erika foi lançado ao Córrego Piçarrão | DENNY CESARE/CODIGO19/FOLHAPRESS

Grávida desaparece após forte chuva em Campinas

110mmFoi o saldo da chuva da última segunda-feira

Deslizamento de terra fecha alça da D. Pedro

Homens continuavam trabalhando na tarde de ontem | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

O deslizamento de terra por volta das 22h15 de segunda--feira fez com que a alça de acesso à pista Sul (sentido Ja-careí) da rodovia Dom Pe-dro I para a rodovia Adhe-mar de Barros (SP-340) fosse interditada.

Quem transitava pela ro-dovia sentido Mogi Mirim te-ve que andar até o trevo da Leroy Merlin, no km 129 da Dom Pedro I, para fazer o retorno.

Na manhã de ontem, cer-ca de 50 homens trabalharam

no local para reconstruir o ta-lude e o trecho ficou fechado.

A lentidão no horário de pico da manhã chegou a cin-co quilômetros, mas não houve registro de nenhum

acidente no período.Segundo a concessioná-

ria Rota das Bandeiras, não há previsão de término das obras, que envolvem traba-lhos de remoção de terra e limpeza.

A chuva forte de segun-da-feira foi a responsável pe-lo deslizamento. De acordo com a concessionária, só no local choveu 71 mm desde o final da tarde daquele dia. O volume equivalente ao pre-visto para uma semana. METRO CAMPINAS

71 mmFoi a chuva que caiu no local do deslizamento desde o fim da tarde até a noite de segunda-feira

Corpo de Bombeiros quer estender serviços na RMCO Corpo de Bombeiros quer estender o atendimento para nove municípios da RMC (Re-gião Metropolitana de Campi-nas) que ainda não possuem presença da corporação. Para isso, o coronel Marco Aurélio, representante dos Bombeiros no Estado de São Paulo, su-geriu que os prefeitos criem equipes com servidores mu-nicipais para receber treina-mento e informações sobre a atuação da corporação.

“Esses municípios não têm

sede dos Bombeiros porque não possuem número de po-pulação para isso, mas seria interessante que as cidades seguissem o mesmo modelo que fizeram com a Defesa Ci-vil e montassem uma equipe própria. Fazendo isso, o Esta-do firmaria uma parceria pa-ra orientar esses servidores e padronizar os trabalhos”, ex-plica o coronel.

A proposta foi feita ontem, durante a reunião do Conse-lho de Desenvolvimento da

RMC, que reúne os 20 mu-nicípios da região. Além dis-so, o coronel sugeriu a cria-ção de um grupo de estudos para avaliar a área de respon-sabilidade do 7º Grupamento dos Bombeiros, com sede em Campinas, mas que atende a mais de 11 municípios. “Seria interessante propor para a Se-cretaria de Segurança Pública uma nova análise das cidades atendidas. Hoje atendemos muitos municípios distantes”, disse. METRO CAMPINAS Apenas 11 municípios da RMC possuem sede dos Bombeiros | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Page 4: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |04| FOCO}

O número de mortos víti-mas da dengue em Campi-nas chegou a três, confir-mou o secretário municipal de Saúde, Carmino de Sou-za. Uma das mortes trata-se de um homem de 78 anos, morador da região leste, on-de estão bairros como Re-canto dos Dourados e Mon-te Belo. Os outros dois casos são de pessoas que residem em municípios vizinhos e vieram buscar tratamen-to em Campinas, mas esta-vam em estado avançado da doença. Além disso, a Secre-taria de Saúde apura mais três óbitos suspeitos de den-gue. Se confirmados, Campi-nas somará seis mortes pela doença – em 2014 foram 10.

De acordo com o secre-tário de Saúde, a situação

da dengue em Campinas é preocupante porque, além das mortes, o município re-gistrou aumento de conta-minações. “Eu confesso que não esperava um ano tão di-fícil em Campinas. Imaginei que teríamos um número menor de casos no começo deste ano”, explica Souza.

Os registros de pes-soas que contraíram a den-gue nos primeiros meses de 2015 aumentaram de

888 para 1.697. Além dis-so, o Devisa (Departamen-to de Vigilância em Saúde) investiga 5.050 casos sus-peitos. Na avaliação do se-cretário, metade desse nú-mero – 2.525 casos – pode ser confirmada. “Todos fize-ram os exames e agora esta-mos aguardando os resulta-dos”, ressaltou Souza.

O prefeito Jonas Doni-zette (PSB) disse ontem que pediu ao Exército que ante-cipasse a ajuda que dará a Campinas. “Eles iriam tra-balhar em abril, mas pedi que começassem antes. Será bom ter o batalhão orientan-do a população”, explicou.

Balanço. Uma vítima era moradora da cidade e as outras duas estavam internadas aqui. Saúde ainda apura 3 outros óbitos suspeitos

Campinas registrou três mortos por dengue no ano

HIDAIANAROSAMETRO CAMPINAS

44 milCasos de dengue foram confirmados em 2014. No mesmo ano, 10 pessoas morreram em Campinas

CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM CAMPINAS

FONTE: PREFEITURA DE CAMPINAS

MARFEVJAN262

823823 8391.660

2014

7.555

2015

2014

35*

A Secretaria de Saúde

ainda investiga

5.050casos

suspeitos de dengue

MORTES

10 ÓBITOS

20153

ÓBITOS Duas dessas vítimas são de

outros municípios

Page 5: 20150318_br_metro campinas
Page 6: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |06| BRASIL

O ex-ministro José Dirceu recebeu R$ 29,2 milhões de mais de 50 grandes em-presas a título de consulto-ria. Cinco delas são cons-trutoras investigadas na Lava Jato, que juntas de-sembolsaram mais de R$ 8 milhões.

Os pagamentos à JD Con-sultoria, empresa de Dir-ceu, ocorreram de 2006 a 2013, de acordo com um documento anexado ontem aos autos de um dos pro-cessos sob responsabilida-de do juiz Sérgio Moro. O sigilo sobre os documentos foi quebrado pelo magistra-do após o depoimento do vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, que decla-rou que se reuniu com Dir-ceu para tratar de contratos internacionais. Por ter pos-sível relação com a Lava Ja-to, Moro derrubou o silgilo da investigação sobre a JD Consultoria.

“A licitude desses paga-mentos está em apuração. Qualquer conclusão é pre-matura”, anotou Moro no despacho.

Desde janeiro, já se sabia que as empresas Galvão En-genharia, OAS e UTC repas-saram juntas R$ 3,76 milhões à empresa de Dirceu. Segun-do a Revista Veja, porém, um relatório da Receita Federal aponta que a Engevix e a Ca-margo Corrêa também fize-ram pagamentos.

O Principado de Mônaco bloqueou 10 milhões de eu-

ros (R$ 34,4 milhões) do ex--diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada, investigado pela Controladoria Geral da União por negócios entre a estatal e a empresa holandesa SBM Offshore. Zelada substituiu Nestor Cerveró no comando da antiga Diretoria Interna-cional. A propina paga pela SBM, segundo as investiga-ções, pode ter atingido US$ 139 milhões.

Zelada foi citado por Pe-dro Barusco, ex-gerente da diretoria de Serviços, em de-lação premiada. Para o MPF (Ministério Público Federal), há indícios de enriquecimen-to ilícito. A defesa de Zelada afirma que o ex-diretor da es-tatal nunca recebeu propinas de Pedro Barusco.

Oposição Os partidos de oposição vão pedir a investigação da pre-sidente Dilma Rousseff ao STF (Supremo Tribunal Fe-deral). PSDB e DEM vão subscrever ação, já enca-minhada pelo PPS, em que o partido pede ao ministro Teori Zavascki para apurar se a presidente tem algum envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. A oposição considera que as investigações contra Dilma ganharam força após o o te-soureiro do PT, João Vaccari Neto, ser denunciado.

Lava Jato. Entre as 50 grandes empresas que contrataram a consultoria do ex-ministro da Casa Civil estão cinco construtoras investigadas no esquema de corrupção na Petrobras

Ex-ministro José Dirceu | SERGIO LIMA/ FOLHAPRESS

Empresa de Dirceu recebeu R$ 29,2 mi

RAFAEL NEVES METRO CURITIBA

Um trecho da delação pres-tada por Eduardo Leite, exe-cutivo da Camargo Corrêa preso desde novembro, afir-ma que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, cobrou mais de R$ 10 milhões da construtora em 2010, na forma de doações eleitorais.

Este valor, segundo o de-poimento de Leite, eram pagamentos ilícitos que a

empreiteira devia por con-tratos anteriores.

Na última segunda, o MPF revelou ter descoberto 24 repasses para o PT em 8 meses, de outubro de 2008 a abril de 2010, para a campa-nha eleitoral daquele ano. O valor total seria de R$ 4,6 milhões. O partido e o te-soureiro já negaram irregu-laridades. METRO CURITIBA

Delação diz que Vaccari pediu R$ 10 mi ‘atrasados’

Empreiteira devia propina à época das eleições 2010, diz delação | REPRODUÇÃO

O ex-diretor de serviços Re-nato Duque será ouvido ama-nhã na CPI da Petrobras. O depoimento foi autorizado ontem pelo o juiz federal Sér-gio Moro. O juiz definiu tam-bém que as 131 obras de arte apreendidas na casa de Du-que fiquem no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Duque voltou a ser preso na segunda-feira, após movi-mentar contas no exterior.

Ele não irá depor na Câ-mara porque uma norma

interna proíbe a presença de presos nas dependências da Casa. O ex-diretor será ouvido na superintendência da Polícia Federal em Brasí-lia. Sua convocação para de-por na CPI foi aprovada no dia 5.

Também foram chama-dos os ex-presidentes da es-tatal Graça Foster e Sergio Gabrielli e os ex-diretores Paulo Roberto Costa, Nes-tor Cerveró e Jorge Zelada.

METRO BRASÍLIA

Juiz autoriza depoimento de Renato Duque à CPI

DEVASSA EM CONSELHO PODE COMPROMETER DIL-MA. O Tribunal de Contas da União (TCU) está pres-tes a “abrir as portas do inferno” para Dilma, e deixá-la vulnerável a im-peachment. Seu plenário deve aprofundar a inves-tigação do papel do con-selho de administração no escândalo de corrup-ção da Petrobras. O con-selho foi presidido por Dilma desde o início do governo Lula, gênesis do assalto à estatal, e todas as decisões, inclusive as que alimentaram o “pe-trolão”, tiveram sua as-sinatura, configurando “ato de ofício” que pode incrimina-la.

AUTOR DA PROPOSTA. O auditor e ministro-subs-tituto André Luís de Car-valho foi quem levou ao plenário do TCU a pro-posta de investigar o con-selho da Petrobras.

LISTA MAIOR. O delega-do federal Igor de Paulo, que participa das inves-tigações, afirmou ontem que a Operação Lava Jato trabalha com a expecta-tiva de forte “expansão” da lista de Janot, por en-quanto com 54 nomes.

MALA PRONTA. Se é mes-mo bem informado, como já demonstrou, o ex-deputado federal Cân-dido Vaccarezza (PT-SP) já deve ter preparado sua mala de mão, tipo a do empreiteiro Ricardo Pes-soa, dono da UTC.

CAIXA PRETA. São devas-tadoras as revelações de dirigentes da empreitei-ra Camargo Corrêa que fizeram acordo de dela-ção premiada. A “caixa preta” do setor elétrico começou pela obra da hi-drelétrica de Belo Monte.

DISSE BEM. Com a cora-gem habitual, o ministro Gilmar Mendes (STF) cri-ticou a proposta da OAB de financiamento eleito-ral: o pode da Bolsa Famí-lia e o empresário devem contribuir com o mesmo valor. “Isso tem nome. Isso é encomendar lava-gem de dinheiro”, adver-te o magistrado.

COM ANA PAULA LEITÃO, TERESA BARROS E TIAGO VASCONCELOSWWW.DIARIODOPODER.COM.BR

PODER SEM PUDORTodo cuidado é pouco

Costa Rego fez fama como jornalista no Rio de Janei-ro e, na década de 20, vol-tou para Alagoas, sua ter-ra natal, para se eleger governador. Fez um go-verno austero, mas, in-corrigível mulherengo, enfrentou problemas. Seu secretário da Fazen-da era Epaminondas Gra-cindo, avô do ator Gracin-do Júnior. Certo dia, ele

tomava o café da manhã e viu Costa Rego abrin-do a porta de sua casa e ir entrando com a maior naturalidade.- Espere aí, governador! – gritou Epaminondas – Com essa sua fama de ga-ranhão, o senhor não po-de entrar na casa de uma família de respeito.Governador e secretário despacharam na calçada. 

“NÃO NOS FAÇAM DE BOBOS”

MINISTRO GILMAR MENDES (STF) SOBRE A PROPOSTA DE

FINANCIAMENTO ELEITORAL DA OAB

Política

André Luís de Carvalho| DIVULGAÇÃO

CLÁUDIO [email protected]

Page 7: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com BRASIL |07|◊◊

A Polícia Federal prendeu on-tem no Rio um homem apon-tado como o chefe de uma quadrilha responsável por fraudar, entre 2012 e 2013, o financiamento de mais de 100 imóveis. O esquema, que con-tava com a ajuda de funcioná-rios públicos e até gerentes de três agências da Caixa Econô-mica Federal, desviou R$ 102 milhões dos cofres do banco, segundo estimativas da PF.

Ao todo, 34 pessoas são in-vestigadas e 10 funcionários da Caixa já foram afastados.

A operação contou com a participação de 130 policiais e cumpriu 31 mandatos de bus-ca e apreensão, além do se-questro de 20 veículos e blo-queio de dezenas de contas correntes. Segundo a polícia, após abrir contas na Caixa com documentos fraudulen-tos, o grupo pedia financia-mentos imobiliários. A maio-ria dos imóveis sequer existia e outros eram supervaloriza-dos em até 1.000%. METRO RIO

Rio. Quadrilha desviou mais de R$ 100 mi da Caixa

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha reve-lou os diferentes perfis do pú-blico que participou dos atos realizados no fim de semana. Os dados apontam que 47% dos que foram à avenida Pau-lista tinham como motivação o combate à corrupção.

O Datafolha estimou que 210 mil pessoas estiveram presentes na manifestação. Delas, 82% votaram em Aé-cio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presiden-ciais e 74% afirmaram que es-tavam no primeiro protesto.

Na sexta-feira, o ato or-ganizado pela CUT em defe-sa da Petrobras e dos direi-tos trabalhistas contou com presença expressiva de elei-tores petistas: 71% votaram em Dilma Rousseff no se-gundo turno das eleições presidenciais. Em comum, participantes de ambos os atos concordam que a de-mocracia é o melhor regi-me político. METRO

Pesquisa. 47% foram ao ato de domingo contra a corrupção

Em resposta à “voz das ruas”, a presidente Dilma Rousseff marcou para ho-je o lançamento do paco-te anticorrupção. Com a Petrobras no centro do es-cândalo de pagamento de propina, o conjunto de me-didas deve incluir a criação de uma secretaria de con-trole de estatais, subordi-nada à CGU (Controladoria Geral da União), que fará um pente-fino em contra-tos de empresas públicas.

Aguardada há 18 meses, a regulamentação da lei an-ticorrupção – que pune em-presas corruptas com mul-tas de até R$ 60 milhões – também fará parte do anúncio.

As demais medidas, co-mo a criminalização do cai-xa dois, confisco de bens

adquiridos ilicitamente e exigência de ficha lim-pa para ocupantes de car-

gos públicos, foram pro-messas feitas durante as manifestações de junho de

2013 e têm propostas se-melhantes em tramitação no Congresso.

DiálogoNa tentativa de reverter o mau humor provocado pe-lo anúncio das medidas de ajustes fiscais, Dilma to-mou o cuidado de apresen-tar o pacote anticorrupção antecipadamente aos líde-res de partidos aliados na Câmara e no Senado. O vi-ce-presidente da República, Michel Temer, comandou as reuniões.

“É um marco. Ninguém vai ser pego de surpresa. Inauguramos uma nova re-lação do Executivo com o parlamento”, celebrou o lí-der do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). METRO BRASÍLIA

Resposta. Entre as medidas está a criação de uma secretaria para investigar as estatais

Pacote anticorrupção chega ao Congresso

Veja alguns pontos do pacote anticorrupção:

• Caixa dois. Passará a ser crime eleitoral arrecadar recursos não declarados.

• Estatais. Será criada uma secretaria de controle para fiscalizar as estatais.

• Bens ilegais. Os bens obtidos com recursos ilegais serão devolvidos à União.

• Rendimentos. Tipifica como crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos.

• Ficha Limpa. Os ocupantes de cargos públicos não poderão ter pendências judiciais.

• Varas especiais. Sugere à Justiça criar varas especiais para julgar desvio de recursos públicos.

• Lei anticorrupção. Será regulamentada lei, em vigor desde 2013.

Medidas

Page 8: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |08| ECONOMIA

O ministro do Planejamen-to, Nelson Barbosa, disse ontem que o dólar se estabi-lizará em patamar mais ele-vado por realinhamento de preços, mas a situação do câmbio no Brasil não é de descontrole. Segundo Bar-bosa, o câmbio “mudou de nível”, voltando aos níveis de 2000 e de 2006.

“Não é uma situação de câmbio fora de controle. É realinhamento da taxa de câmbio a novas condições internas e externas”, disse em audiência na CAE (Co-missão de Assuntos Econô-micos do Senado), ressal-tando que a alta do dólar é mundial e advém da desva-lorização das commodities.

Após subir mais de 1% pela manhã, o dólar comer-cial fechou em queda de 0,42%, a R$ 3,231 na venda. Na máxima da sessão, atin-giu R$ 3,2844, maior nível intradia desde 2 de maio de 2003, quando foi a R$ 3,305. Foi a segunda baixa seguida. No mês, no entanto, a moe-da norte-americana acumu-la alta de 13,13% e no ano, de 21,53%.

Segundo operadores ou-vidos pela “Reuters”, o re-cuo de ontem coincidiu com alta da Bolsa, o que po-de indicar a entrada de re-cursos estrangeiros no país. O Ibovespa subiu 2,9%, a maior alta desde janeiro. Com o ajuste do fim do pre-gão, o real voltou a se ali-nhar com outros importan-tes mercados de câmbio, onde a divisa norte-ameri-cana perdeu força enquan-to investidores aguardavam a decisão da reunião de ho-je do Fed. A expectativa é que o BC dos EUA dê pistas mais claras sobre a espera-da alta de juros, o que pode-ria dar mais fôlego à escala-da do dólar.

Ajuste fiscalMas a principal preocupa-ção dos investidores é com o impacto das turbulências políticas sobre o ajuste fis-

cal promovido pelo gover-no, que vem parecendo ca-da vez mais difícil. Analistas ressaltaram ainda que, mes-mo no caso de um ajuste bem-sucedido, a percepção é que a economia brasilei-ra precisa de um dólar for-te para se recuperar.

No Senado, Barbosa en-fatizou que o ajuste fiscal é necessário para a recupe-ração da economia. “Nes-se momento temos adota-do medidas que podem ter impacto restritivo na econo-mia, mas são necessárias pa-ra o crescimento”, disse.

METRO

Dólar caro. Barbosa afirma que moeda norte-americana tende a se estabilizar, mas em um patamar mais elevado. Em mais um dia de trégua, divisa caiu ontem 0,42%, a R$ 3,231

Ministro diz que não há descontrole de câmbio no Brasil Barbosa participou ontem de audiência no Senado | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Emergentes devem se preparar Os mercados emergentes têm que se preparar pa-ra o impacto de uma al-ta na taxa de juros dos Estados Unidos que po-de surpreender tanto pe-lo seu momento quanto pelo ritmo, afirmou on-tem a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetá-rio Internacional), Chris-tine Lagarde.

Em discurso em Mumbai, na Índia, La-garde alertou que o cha-mado “furor de retira-da gradual de estímulos” que afetou os emergen-tes em 2013 pode se re-petir. Naquela época, o Fed deixou investidores apreensivos ao anunciar que as condições pode-riam levar a reduzir suas compras de títulos de US$ 85 bilhões por mês. “Já tivemos uma amos-tra durante o furor de retirada gradual de es-tímulos. Temo que isso possa não ser um episó-dio isolado”, disse a dire-tora. METRO

Alerta do FMI

Page 9: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com {EDITORIA} |08|◊◊CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015

www.readmetro.com |08| ECONOMIA CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com {MUNDO} |09|◊◊

Pesquisas de boca de urna feitas pelos principais canais de televisão de Israel mos-traram que o atual primei-ro-ministro, Benjamin Ne-tanyahu, do partido Likud,

empatou com Isaac Herzog, da União Sionista, nas elei-ções de ontem, tornando a formação de um próximo governo um sério desafio pa-ra ambos os candidatos.

Articulações. Cada um teria conseguido 27 cadeiras no parlamento. Para chegar às 61 necessárias, será preciso negociar. Lista Conjunta ocupa o terceiro lugar

Boca de urna indica empate entre Netanyahu e Herzog em Israel

St. Patrick na Casa BrancaÁgua da fonte do Gramado Sul da Casa Branca, em Washington, ficou verde para celebrar o St.Patrick’s Day nos EUA. A festa religiosa tem origem na Irlanda do Norte, mas é comemorada em todos os países de língua inglesa | J.ERNST/REUTERS

Leia mais no metrojornal.com.br

Veja galeria de fotos no metrojornal.com.br

O canal 10 e o canal 1 afirmaram que o Likud e a União Sionista obtiveram 27 assentos cada um no parla-mento de 120 membros, co-nhecido como Knesset. Já o canal 2 disse que Netanyahu conquistou uma apertada vi-tória, garantindo 28 assen-tos, e Herzog, 27. Se o Likud vencer, haverá uma coalizão com partidos da extrema-di-reita israelense e partidos re-ligiosos ortodoxos.

ÁrabesMas a vitória ainda não es-tá garantida ao Likud nem ao seu principal nome, Ne-tanyahu. A Lista Conjun-ta, coalizão que reúne um grupo de partidos árabes, ocupa o terceiro lugar em todas as estimativas apre-

sentadas. Enquanto os ca-nais 2 e 10 apontam que a megacoalizão teria 13 ca-deiras, o canal 1 estima que a Lista Conjunta terá 12 assentos. O grupo deve ser uma das principais for-ças de oposição caso Ne-tanyahu se reeleja.

Agora é o início de um período de intensas negocia-ções, até que seja definido o novo primeiro-ministro: o conservador Benjamin Ne-tanyahu, que intensificou o discurso de direita na reta final de campanha, ou o tra-balhista Isaac Herzog, após uma aritmética política de-licada. Os resultados finais oficiais serão conhecidos so-mente hoje. METRO

Eleitores da União Sionista comemoram após votação | R.ZVULUN/REUTERS

Page 10: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |10| {EDUCAÇÃO}

ESPECIAL+ Estudar está na

A ousadia e criatividade da moda brasileira começam a ganhar novos espaços para revelar suas formas. Se há três decadas não ha-via onde estudar, hoje são 200 escolas e faculdades em todo o Brasil, segundo a Abit (Associação Brasilei-ra da Indústria Têxtil e de Confecção).

Quem busca capacita-ção para atuar nos vários segmentos pode encontrar formação no nível técnico, ensino superior, em pós--graduação ou em algum dos cursos livres.

“Temos mais esco-las do que a França”, diz Wagner Cavalheiro, pro-fessor da Etec José Rocha Mendes, localizada no bairro da Vila Prudente, em São Paulo.

“O aumento do in-teresse pelo estudo da moda está alinhado com o crescimento do mercado, uma guinada que começa nos anos 1990, quando come-çam a surgir jovens es-tilistas, alguns atuantes até hoje”, analisa Mar-cio Banfi, professor da graduação da Faculdade Santa Marcelina, onde foi criado, há 29 anos, o primeiro curso superior de moda.

Apesar da expansão, o que se vê é um mer-cado ávido por profissio-nais em várias áreas, diz o professor. “É um bom momento, sobretudo, pa-ra styling e produção de moda e modelagem.”

A moda é o setor que mais cresce no Brasil e o segun-do maior gerador do primei-ro emprego no país, segundo dados da Abit. Os números revelam um cenário de ex-pansão, com oportunidades em diversas áreas. “Há neces-sidades de profissionais com formações distintas”, diz Iran Marcon, orientador de Educação Profissional do Se-nac Canoas (Porto Alegre).

Segundo ele, muitos alu-nos de moda encontram a primeira oportunidade pro-fissional no varejo. “Geral-mente vão trabalhar como atendentes em lojas ou como visual merchandising, que cuida de vitrines e da identi-dade visual da loja”.

Para se dar bem no merca-do, ele recomenda uma for-mação multidisciplinar. “É preciso ter uma visão mais

Busca por profissionais aumenta

CARLOSMINUANOMETRO SÃO PAULO

Engana-se quem ainda acha que ficar costurando é coi-sa de mulher. Leonardo Aquino, 32, que o diga. Há anos ele não faz outra coi-sa. Apaixonado por moda e acessórios, ele decidiu criar uma grife de bolsas de cou-ro sob medida.

Para isso, enfrentou mui-tos desafios e não hesitou em arregaçar as mangas e se sentar à frente da máquina de costura. “Vivo disso ho-je”, comemora. O rapaz é um exemplo de como a ca-deia produtiva de moda se diversificou.

“Percebi que faltavam marcas com estilo autoral, peças que sejam moldadas para o cliente, e não o con-trário. Atendo a um público que está carente do antigo

alfaiate”, diz Aquino.Segundo ele, tudo come-

çou com um curso técni-co de corte e costura no Se-nai, voltado para acessórios. Depois foi só comprar uma máquina industrial e come-

çar a costurar.“Me dedicava 24 horas, e

as coisas foram acontecen-do muito rápido. Em me-nos de um mês costurando, já comecei a produzir e ven-der”, conta. METRO

Cadeia produtiva se expande e se diversifica

NÍVEL SUPERIORDesenho de Moda - atua em diversas áreas do setor, do desenvolvimento de produtos à prestação de serviço

Tecnologia em Design de Moda - foco na inovação em todas as etapas do negócio EXTENSÃOJornalismo de Moda - ensina a elaboração de reportagens sobre o universo fashion

Calçados em 3D - modelagens para calçados com ferramentas digitais 3D. Foco são os sal-tos, plataformas, solados, fivelas, argolas e ferragens em geral

CURSOS TÉCNICOSCriação e Coordenação de Moda - prepa-ra para desenhar, criar, e gerir a execução de coleções de moda e de produtos

Modelagem do vestuário - capacita para ge-renciamento de processos de confecção

PÓS-GRADUAÇÃOStyling e Imagem de Moda - história da moda, posicionamento de marcas, construção de con-ceito e finalização de uma imagem de moda

20 anos de passarela

SPFWEm abril deste ano, a

São Paulo Fashion Week completa duas décadas de sucesso. Criado pelo

empresário Paulo Borges, o evento colocou a cidade entre as principais capitais do mundo em desfiles de

moda. Por ano, a SPFW gera 11 mil empregos diretos e indiretos e

movimenta cerca de R$ 2 bilhões em negócios.

MODAFashion. Há três décadas não havia onde estudar,

hoje são 200 escolas em todo o país; cursos atendem diferentes demandas

BRU

NO

DOM

INGO

S/RE

UTER

S

ANDRÉ PORTO/ METRO

Leonardo Aquino criou umagrife de bolsas exclusivas

geral do setor. Ainda que se escolha uma área espe-cífica, é preciso estar sin-tonizado com movimen-tos do mercado.” METRO

Saiba mais sobre as especificidades

da profissão

A Cultura do Perfume - dirigido para profissionais das áreas de perfumaria, cosméticos e beleza

Page 11: 20150318_br_metro campinas
Page 12: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |12| {CULTURA}

Em menos de uma década, Bob Marley praticamente in-ventou um novo ritmo mu-sical e conseguiu consagrá-lo em todo mundo. Lideran-do os Wailers, ele rodou em 1978 os EUA, a América do Sul, a África e a Europa para divulgar o reggae na última turnê mundial antes da des-coberta do câncer que o ma-taria três anos depois.

Um registro em áudio e ví-deo de uma dessas apresenta-ções ficou 37 anos guardado e finalmente chega a públi-co com o CD e o DVD “Easy Skanking in Boston 78”, re-cém-lançado mundialmente pela família do cantor como abertura dos festejos dos 70 anos de nascimento do músi-co, celebrados em fevereiro.

As imagens da apresenta-

ção foram gravadas por um fã autorizado pelo músico no meio do show a ficar na frente da plateia, aos pés do próprio Marley. O DVD, que é vendido apenas em con-junto com o álbum, tem se-te músicas, quase a metade da gravação em CD.

O número é menor por-que, à época, era necessá-rio trocar os rolos de fita que às vezes acabavam no meio da música. Nestes casos, no DVD, foi inserida uma anima-ção com fotos do cantor. Há

gravações de hits como “No Woman, No Cry” e “I Shot the Sheriff”. Além dessas, é possível ver interpretações poderosas de “Rebel Music”, “Lively Up Yourself”, “Jam-ming”, “Exodus” e “War”.

Já o CD apresenta tam-bém “Slave Driver”, “Bur-ning and Lootin”, “Them Belly Full”, “The Heathen”, “Easy Skanking” e “Get Up Stand Up”, numa setlist con-siderada pelos fãs como uma das mais politizadas já apre-sentadas por Bob Marley.

‘EASY SKANKING IN BOSTON 78’BOB MARLEYUNIVERSAL

R$ 50 (CD + DVD)R$ 22 (CD)

BRUNOBUCIS METRO BRASÍLIA

Apresentação ao vivo do cantor foi gravada por fã em Boston | DIVULGAÇÃO/BOB MARLEY

Disco inédito celebra MarleyMúsica. Lançamento de gravação rara de show do cantor jamaicano em 1978 abre festejos dos 70 anos de nascimento do ídolo do reggae

Ouça faixas do novo álbum no site do Metro Jornal www.metrojornal.com.br

Campinas será sede de hoje até sábado do II FMCB (Fes-tival de Música Contempo-rânea Brasileira). O evento que este ano homenageia Edino Krieger e Gilberto Mendes, ambos membros da Academia Brasileira de Música, contará com apre-sentações artísticas, pales-tras, debates, entre outras atividades, todas com entra-da gratuita.

A abertura acontece ho-je, no palco do Sesc Campi-nas, às 20h, com a apresen-tação dos homenageados Edino Krieger e Gilberto Mendes, que executarão al-gumas de suas composi-ções. Também será reali-zado um bate-papo com os dois sobre música contem-porânea e suas obras.

A noite termina com apresentação de um recital pela pianista Thais Nicolau, bacharel em música pela Unicamp e doutora em mú-sica em piano pela Univer-

sity of Northern Colorado, e pelo saxofonista, flautista, clarinetista e arranjador Jair Teixeira, bacharel e mestre em música popular pela Unicamp.

As atividades ainda acon-tecem no auditório do Ins-tituto de Artes na Unicamp e no teatro municipal Cas-tro Mendes, local onde se-rá realizado no sábado, às 20h, o encerramento do fes-tival com um concerto da Orquestra de Campinas. A programação completa e as inscrições para as atividades devem ser feitas através do site www.sintonizenacultu-ra.com.br. METRO CAMPINAS

Até sábado. Campinas vira palco de festival de música contemporânea

Será apresentado amanhã, às 20h, no Sesc Campinas (rua Dom José I, 270, bair-ro Bonfim), o espetáculo de dança contemporânea “O Canto Preso”, da Cia. Car-ne Agonizante, de São Pau-lo. A obra é uma adaptação do texto para teatro “Bent”, do dramaturgo norte-ameri-cano Martin Sherman.

Ambientado na Alema-nha nazista, o espetáculo conta a saga de Max, per-seguido e preso pelo regi-me por ser homossexual. Enquanto está preso, ele se

passa por judeu e conhece o prisioneiro Horst, de quem se torna amigo e amante. A partir deste encontro, a cenografia ganha momen-tos intensos, já que expõe as fragilidades do persona-gem. A questão é amplia-da pela ambientação das cenas, que propõem um in-tenso contato físico entre Max e Horst.

O preço dos ingressos pa-ra a apresentação variam entre R$ 5 e R$ 17. Mais in-formações pelo telefone 3737-1500. METRO CAMPINAS

Dança. ‘O Canto Preso’ explora terror nazista

Edith Piaf e “Dom Quixote” dão o tom da programação de amanhã e sexta no Espa-ço CPFL Cultura. Amanhã, às 19h, será exibido o fil-me “Piaf”, cinebiografia da cantora francesa Edith Piaf. O longa, interpretado por Marion Cotillard, é parte da mostra “As mulheres no ci-nema contemporâneo: um outro olhar”.

Já na sexta, às 19h, a pro-fessora da USP (Universi-dade de São Paulo) Janice Theodoro propõe um deba-te sobre “Dom Quixote e a

crise dos sonhos”, em mais um Café Filosófico.

Parte do módulo “Os clássicos e o cotidiano”, na ocasião a especialista vai falar da capacidade hu-mana de sonhar e ousar diante de uma realidade pré-estabelecida.

Ambos os eventos têm entrada gratuita, com dis-tribuição de ingressos com uma hora de antecedência. O Café Filosófico conta com transmissão on-line no site-cpflcultura.com.br/aovivo.

METRO CAMPINAS

Eventos. Programação recheada no CPFL Cultura

Orquestra de Campinas encerra a programação | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO

28Atividades estão na programação do festival que homenageia Edino Krieger e Gilberto Mendes

2CULTURA2CULTURA

Eduardo Coutinho

É Tudo Verdade

“Últimas Conversas”, o documentário final dirigido

por Eduardo Coutinho, será o filme de abertura do 20º É Tudo Verdade –

Festival Internacional de Documentários, que

acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio entre 9 e 19 de abril. O diretor trabalhava na produção quando foi

assassinado pelo próprio filho, aos 80 anos, em

fevereiro do ano passado.

Page 13: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com {PUBLIMETRO} |13|◊◊

Leitor fala

ProtestosAcho que a presidente Dilma Rous-seff (PT), o Executivo como um todo e o Congresso Nacional estão se fazen-do de desentendidos. Não queremos mais “diálogos”, precisamos que te-nham ações, soluções e atitudes para resolver problemas crônicos e antigos como: educação, mobilidade urbana, segurança, saúde, impunidade, corrup-ção, gastos públicos e reducão da car-ga tributária. Os recados dos protestos do último domingo e de 2013 foram muito claros. Mais claro que isso é pa-ra quem não quer enxergar. Na verda-de, esses políticos não querem e não vão fazer nada. Por isso, não voto em ninguém faz três eleições. Tanto a si-tuação como a oposição são a mesma coisa, são todos iguais, fazem parte da mesma moeda, uma vez é “cara” e ou-tra é “coroa”. Concordam? JOSUÉ MEDEIROS – CAMPINAS, SP

Metro Pergunta

A Câmara de Campinas aprovou projeto de lei que autoriza a prefeitura a terceirizar serviços nas áreas de Educação, Saúde, Esportes, Cultura e Assistência Social. O que você achou do projeto?

@danidicasNão concordo com esse projeto de lei, porque isso é privatização.

Metro web

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Siga o Metro no Twitter:

@MetroJornal_CPS

Momento indicado para recompor suas energias com cuidados para o corpo, mente,

exercício de suas crenças e interesses culturais.

Período oportuno para esclarecer alguma falsa impressão ou mal entendido com amigos.

Modere nas expectativas de certos projetos.

Regente de seu signo, Mercúrio faz conjunção com Netuno, o que recomenda cuidado

para não se dispersar do que realmente é essencial.

Momento especial para novos conhecimentos. Quem lida com trabalho à distância

ou em viagens tem boas tendências para êxito.

Seja atento com impulsos que envolvam suas finanças. Período mais indicado para

pesquisas e atenção dobrada a suas despesas.

Em relacionamentos, atente-se para não querer achar lógica ou razão em

sentimentos complexos de pessoas que convive.

Momento importante para superar antigos ressentimentos e receios que, sem perceber,

podem refletir em sua postura nas relações.

Procure dobrar a atenção com interesses materiais e negociações. Evite se

deslumbrar por algo que tenha algum risco de imprevisto.

Mercúrio e Netuno formam conjunção em seu signo, o que desperta sua comunicação e

intensifica a vontade de se expor o que pensa.

Cuide para que a comunicação na vida afetiva não seja precipitada. Atente-se mais para

não criar mal entendidos em função de críticas.

Atente-se com o ritmo de sua rotina, especialmente para não dedicar esforços demais

a assuntos sem tanta importância.

Tendências para se dedicar a momentos sociais e ocasiões as quais possa se

divertir mais. Valorize o romantismo na vida amorosa.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Momento indicado para

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Soluções

Nintendo vai investir em jogos de smartphoneConfirmado. Após longa espera dos fãs, empresa anunciou que entrará no mercado que segue em plena expansão

A marca de games japonesa Nintendo finalmente resol-veu investir em jogos para smartphones. Na manhã de ontem, Satoru Iwata, presi-dente da companhia japo-nesa, dona de títulos icô-nicos, como Donkey Kong, The Legend of Zelda, Mario Bros., entre outros, anun-ciou oficialmente o investi-mento na nova plataforma.

Para que a produção de games aconteça, a empre-sa DeNa foi escolhida para desenvolver jogos tanto pa-ra smartphones quanto pa-ra tablets. Além de ajudar no desenvolvimento dos ga-mes, a organização também auxiliará a Nintendo com questões técnicas específi-cas como utilização de ser-vidores e outros serviços do segmento.

Apesar da alegria dos fås da Nintendo, existe um cer-to tipo de “ciúme” entre eles; a maioria teme perder o ineditismo dos jogos de console. Mas Iwata garan-te que os jogos serão idea-lizados especificamente pa-ra celulares e aconselha os fãs a não se preocuparem. “Para garantir a qualidade da experiência que os jo-gadores esperam, somente serão criados novos títulos otimizados para disposi-tivos em vez de portar al-go criado especificamente para o Wii U ou Nintendo 3DS”, declara em comuni-cado oficial.

A empresa garante que até o final deste ano lança-rá um game para celulares. Resta agora aguardar a no-vidade. METROsegmento.

Produtos pensados para ocelular serão específicos

REPRODUÇÃO

Page 14: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |14| {ESPORTE}

Ainda mais líderO Corinthians suou, mas venceu o Danubio (URU) por 2 a 1, ontem, em Mon-tevidéu, pela 3ª rodada da fase de grupos da Taça Libertadores.

O resultado pressiona o São Paulo, que hoje enfrenta o San Lorenzo (ARG) no Mo-rumbi no fechamento da ro-dada – leia mais ao lado. A vitória manteve o Timão na liderança do Grupo 2 com 9 pontos. O Tricolor e o San Lo-renzo vêm em seguida, em-patados com 3. O Danubio, lanterna, não somou pontos.

O time alvinegro volta a campo no domingo, pelo Campeonato Paulista, con-tra o Capivariano, no inte-rior do Estado.

O jogoNo acanhado estádio Luis Franzini, Corinthians e Da-nubio disputaram 1º tempo truncado. Muita marcação e poucas emoções. O lance mais importante foi o pê-

nalti sofrido por Guerrero aos 39 minutos. A arbitra-gem não assinalou.

Na etapa final, o cenário foi parecido até que Elias foi derrubado por González. Desta vez, a penalidade foi marcada. Mas Renato Au-gusto chutou por cima do gol aos 17 minutos.

Guerrero, que voltou ao time depois de cumprir sus-pensão, começou a decidir o confronto aos 25. O pe-ruano aproveitou cruzando de Fagner, da direita. Felipe, aos 34, ampliou de cabeça.

Nos acréscimos, Barreto fez um golaço. Mas a vitória era corintiana. METRO

Taça Libertadores. No Uruguai, Timão perde pênalti mas vence Danubio e se isola na ponta do grupo

Guerrero voltou após suspensão e fez gol | ANDRES STAPFF/REUTERS

DANUBIO CORINTHIANS

1 2

Leia mais sobre a Libertadores no metrojornal.com.br

3ESPORTE

Fórmula 1

Acordo feitoA Sauber e o holandês Giedo van der Garde

entraram em acordo para que o piloto não corra na temporada 2015.

A escuderia pagou 20 milhões de euros (cerca de R$ 69 milhões) ao europeu, que tinha conseguido vaga

de titular na Justiça.

Page 15: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com {ESPORTE} |15|◊◊

Se quiser seguir vivo na Liber-tadores, o São Paulo precisa vencer o San Lorenzo (ARG) hoje. As equipes se enfrentam às 22h, no Morumbi.

Para o meia Paulo Henri-que Ganso, porém, o duelo contra os argentinos não é de-cisivo para o futuro tricolor na Taça Libertadores.

“O time não estará elimi-nado se perder. São dois jogos contra eles. Então ainda terá a volta. Mas o pensamento é fa-zer os três pontos em casa e, se possível, buscar outros fo-ra”, disse.

O Tricolor deve jogar com: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Edson Silva e Carlinhos; Souza Denilson, Michel Bas-tos e Ganso; Alexandre Pato e Luis Fabiano.

Roupa novaA Under Armour será a no-va fornecedora de mate-rial esportivo do São Paulo. O contrato com a empresa americana, que substitui a Penalty, começa no dia 1º de maio e renderá ao clube R$ 135 milhões em cinco anos.

METRO

São Paulo pega San Lorenzo no Morumbi

LONDRINA SANTOS

0 1

Robinho comemora gol do Peixe | CÉLIO MESSIAS/FOLHAPRESS

Ganso não quer ser segundo volante | MISTER SHADOW/ASI/SIGMAPRESS/FOLHAPRESS

• Estádio. Morumbi, às 22h• Transmissão. Rádio

Bandeirantes, BandNews FM, Bradesco Esportes FM, Globo e Fox Sports

SÃO PAULO SAN LORENZO

O Santos teve dificuldades, mas conseguiu uma vitória magra por 1 a 0 sobre o Lon-drina, no estádio do Café, em jogo válido pela primei-ra fase da Copa do Brasil. O resultado, porém, não foi suficiente para elimi-nar o duelo de volta – pe-lo regulamento, o visitante precisaria vencer por dois gols de diferença –, e o Pei-xe terá que carimbar a va-ga na Vila Belmiro, no dia 16 de abril.

O gol da vitória veio dos pés de Robinho, aos 7 mi-nutos da etapa final, em cobrança de pênalti co-metido pelo volante para-naense Germano. O San-tos conseguiu anular bem o ataque do time da casa e ainda teve outras oportu-nidades de anotar o segun-do gol, mas desperdiçou.

O adversário da próxi-ma fase será o vencedor do duelo entre Maringá e Madureira.

Cadê o dinheiro?O presidente Modesto Ro-

Copa do Brasil. Decisão de vaga fica para a Vila

ma Júnior tenta uma fór-mula para manter Robi-nho no Peixe. O atacante tem vínculo com o alvine-gro até junho. “Estamos conversando com sua re-presentante e tentando chegar a um valor para que possamos mantê-lo na equipe do Santos por mais alguns anos”, afirmou.

METRO

Decisivo. Vencedor largará na frente na briga por vaga do ‘grupo da morte’

Page 16: 20150318_br_metro campinas

CAMPINAS, QUARTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2015www.readmetro.com |16| {ESPORTE}

Hoje, às 11h, na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, em Campinas, a área do estádio Brinco de Ouro será leiloada mais uma vez. O lance mí-nimo do pregão será de R$ 126 milhões, mesmo a área sendo avaliada em R$ 210 milhões.

Ontem o Guarani conse-guiu um despacho que deve dificultar o interesse pelo arremate. A juíza Ana Cláu-dia Torres Vianna manteve o leilão, mas determinou que “os efeitos permane-cerão suspensos até o trân-sito em julgado desta deci-são”, ou seja, nada poderá ser feito na área até que os processos judiciais se desen-rolem. Além disso, mante-ve as duas matrículas das áreas doadas pela prefeitura

como não negociáveis – re-tornando ao poder munici-pal em caso de negociação. Quem arrematar a área não poderá contar com esse perímetro.

Esse será mais um capítu-lo do vai e vem judicial. Em

27 de novembro do ano pas-sado, a empresa Magnum arrematou o estádio por R$ 44,4 milhões em leilão tri-butário. Porém, o juiz Mar-co Aurélio Chichorro Fala-vinha anulou o pregão por entender que o valor esta-

va muito abaixo da realida-de do terreno e consideran-do que a dívida trabalhista é muito superior à tributária – no total, o montante ultra-passa R$ 225 milhões.

Especula-se nos corre-dores do Brinco de que um grupo de empresários que já teria participado de ou-tros pregões teria interes-se no arremate. Não se sabe ainda se representantes da Magnum também partici-parão – na ocasião do cance-lamento do leilão anterior, Roberto Graziano, presi-dente da empresa, disse que não participaria do proces-so em março – a Magnum anunciou no mês passado o desligamento da parceria com o Bugre, em razão dos imbróglios judiciais.

CARLOS GIACOMELI

Nova rodada. Guarani consegue despacho que impede negociação de duas matrículas doadas pela prefeitura. Bens não poderão ser utilizados até desenrolar judicial

Brinco de Ouro mais uma vez na berlinda | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO CAMPINAS

Brinco vai a leilão hoje por R$ 126 mi

A Ponte Preta continua na vice-liderança do Grupo B do Campeonato Paulista, porém a vantagem que era tranquila sobre o terceiro colocado, o Audax, caiu pa-ra dois pontos. Um tropeço na rodada seguinte, contra o Bragantino, fora de casa, pode por a perder o segun-do lugar do grupo.

Assim, o técnico Guto Ferreira, quer mais efetivi-dade no ataque. O zagueiro Tiago Alves sabe que a par-tir de agora o time não po-de mais vacilar. “O Audax está encostado e o sinal de

alerta já foi ligado. Sabe-mos que temos adversários difíceis, mas temos que im-por nosso ritmo para seguir pontuando”, disse o joga-dor. O Audax, concorrente direto à vaga no grupo da Macaca, enfrenta o Santos no sábado, no Pacaembu.

METRO CAMPINAS

Guto não gostou do desempenho de domingo | THOMAZ MAROSTEGAN/METRO

Ponte Preta. ‘Sombra’ do Audax é a preocupação

18Pontos tem a Ponte Preta, dois a mais do que o Audax