207 - Pedagogo 2011

27
Concurso Público Prefeitura Municipal de Contagem Edital n. 01/2011 - ADMINISTRAÇÃO DIRETA - PEDAGOGO Código 207 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova. Este caderno contém as questões da Prova Objetiva abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislação e Conhecimentos Específicos. (A Prova Aberta (Redação) compõe um caderno à parte.) Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, número de inscrição e cargo de opção; assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA. ELA É A SUA PROVA. O tempo de duração das provas (Objetiva e Aberta) abrange a assinatura da Folha de Respostas, a transcrição das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, o preenchimento e a assinatura da Folha de Identificação da Prova Aberta (Redação), bem como a transcrição da Prova Aberta (Redação) para o Caderno de Respostas. (Item 9.1.4 do edital) ATENÇÃO: Conforme estabelecido no Edital n. 01/2011, Poderá, […] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados [...], quaisquer equipamentos eletrônicos como relógio digital [...] ou instrumentos de comunicação interna e externa [...] telefone celular, beep, pagers, entre outros […]; deixar de entregar os Cadernos de Questões das Provas Objetiva e Aberta, a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas da Prova Aberta, findo o prazo limite para realização das provas.‖ (Item 9.4.24, alíneas ―d‖,―e‖ e ―i‖) DURAÇÃO DA PROVA: QUATRO HORAS Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão; assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta não será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. www.pciconcursos.com.br

description

pedagogo

Transcript of 207 - Pedagogo 2011

  • Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Contagem

    Edital n. 01/2011

    - ADMINISTRAO DIRETA -

    PEDAGOGO Cdigo 207

    LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.

    Este caderno contm as questes da Prova Objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislao e Conhecimentos Especficos.

    (A Prova Aberta (Redao) compe um caderno parte.)

    Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno.

    Ao receber a Folha de Respostas:

    confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo;

    assine, A TINTA, no espao prprio indicado.

    NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

    CUIDE BEM DELA. ELA A SUA PROVA.

    O tempo de durao das provas (Objetiva e Aberta) abrange a assinatura da Folha de Respostas, a transcrio das respostas do Caderno de Questes da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, o preenchimento e a assinatura da Folha de Identificao da Prova Aberta (Redao), bem como a transcrio da Prova Aberta (Redao) para o Caderno de Respostas. (Item 9.1.4 do edital) ATENO: Conforme estabelecido no Edital n. 01/2011, Poder, [] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados [...], quaisquer equipamentos eletrnicos como relgio digital [...] ou instrumentos de comunicao interna e externa [...] telefone celular, beep, pagers, entre outros []; deixar de entregar os Cadernos de Questes das Provas Objetiva e Aberta, a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas da Prova Aberta, findo o prazo limite para realizao das provas. (Item 9.4.24, alneas d,e e i)

    DURAO DA PROVA: QUATRO HORAS

    Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas:

    use apenas caneta esferogrfica azul ou preta;

    preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo;

    assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas.

    www.pciconcursos.com.br

  • 2 207

    A T E N O

    Sr.(a) Candidato(a).

    Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno

    contm, ao todo, 35 (trinta e cinco) questes objetivas cada

    uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas:

    5 (cinco) questes de Lngua Portuguesa, 5 (cinco) questes de

    Conhecimentos Gerais, 5 (cinco) questes de Legislao e

    20 (vinte) questes de Conhecimentos Especficos, todas

    perfeitamente legveis.

    Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador

    de provas para que ele tome as providncias necessrias.

    Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber

    qualquer reclamao ou recurso posteriores.

    www.pciconcursos.com.br

  • 3 207

    Lngua Portuguesa

    Conteno e represso

    5

    10

    15

    20

    25

    30

    35

    A cidade nossa. Li essa frase descendo uma rua de um bairro de classe mdia. Estava escrita em letras garrafais no muro recm-pintado de uma casa. Ela chamou minha ateno e no me saiu da cabea. O que significava a palavra nossa? Poderia significar que a cidade um bem comum e todos so responsveis por ela. Mas, por estar num muro recm-pintado, lamentavelmente significava que todos podemos dispor da cidade como bem entendermos.

    O significado me remeteu s guas negras de entulho dos rios de nossas cidades, aos bueiros das ruas obstrudos pelo lixo, ao horror das inundaes: a terra que desaba, o barraco soterrado e os moradores sujeitos ao pior. So Paulo, Rio de Janeiro e qualquer outra cidade brasileira, onde ainda dispomos do espao como bem entendemos. Pensei no autor da frase. Ele, decerto, escreveu com uma fantasia prazerosa de onipotncia. Porm fez isso noite, furtando-se ao olhar dos outros. No era livre, era escravo do desejo de ser onipotente. Escreveu, mas sabia do risco de ser apanhado em flagrante e, ento, sofrer as consequncias.

    Ningum livre por fazer o que bem entende, e sim por desejar fazer o que pode. Na cidade ou no campo, no rio ou no mar, no espao inteiro do planeta. Terremotos, tsunamis, tempestades: a sobrevivncia requer autocontrole, alm de impor a preveno. Exemplo disso so os japoneses, que controlaram a repercusso do terremoto devastador pela localizao judiciosa da maioria das construes e pela forma como a construram.

    A conduta de quem se norteia s pela prpria fantasia no livre, perversa, pois faz do prazer a nica lei do desejo. Visa somente satisfao imediata e negligencia o estrago que pode causar. A vida depende do ensinamento da conteno. Quem se contm o faz porque quer faz-lo, e no porque obrigado pelos outros. Obedece a uma lei que no exterior, mas que foi interiorizada. Quem reprimido deixa a contragosto de fazer o que deseja e, por sentir-se contrariado, tende a valorizar a transgresso.

    A conteno implica a conscincia de que somos livres quando desejamos o que podemos. Ou seja, quando nossa liberdade leva em conta os outros. Para tanto, preciso ser educado como no Japo, onde, apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia, cenas de tumulto ou saque. Mesmo nesse momento extremo, a disciplina imperou nos abrigos improvisados e nas filas dos telefones pblicos. Privadas do uso normal do celular, as pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares. Uma lio de civilidade to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde a cento e oito mil bombas de Hiroshima.

    (Betty Milan, Veja, 06/04/2011, p.98, texto adaptado)

    www.pciconcursos.com.br

  • 4 207

    Questo 1

    Assinale a alternativa que contm uma afirmao que NO pode ser confirmada pelo texto. A) A conteno decorre da educao e espontnea, racional; o comportamento dos

    japoneses aps o terremoto ilustra a postura de um povo munido da noo de limite entre o privado e o pblico.

    B) A ideia de conteno embute o princpio de que as aes de um indivduo devem levar em conta as demais pessoas que compem uma sociedade.

    C) A noo de liberdade abrange a ideia de que se deve ter o direito e arbtrio de se fazer o que quiser, mesmo diante do inevitvel controle repressor da sociedade.

    D) A represso parte do mundo exterior ao indivduo, que no necessariamente acredita nas normas impostas, o que pode levar a pessoa a desrespeit-las.

    Questo 2

    A cidade nossa. (linha 1) Assinale a alternativa que melhor explica o sentido da palavra destacada no trecho acima, de acordo com o texto. A cidade A) de indiferentes administradores pblicos, que assistem derrocada do espao

    urbano, sem qualquer reao.

    B) de ns os marginais, os vndalos, os pervertidos assim como da aptica parcela da populao que se mostra indiferente e resignada com a destruio.

    C) de todos os cidados, tendo em vista a construo coletiva e a responsabilidade comunitria.

    D) dos que fazem, de maneira nefasta, dos espaos pblicos o que bem quiserem, como se a cidade fosse terra de ningum.

    www.pciconcursos.com.br

  • 5 207

    Questo 3

    Assinale a alternativa em que a nova redao altera significativamente o sentido original. A) A conduta de quem se norteia s pela prpria fantasia no livre, perversa, pois

    faz do prazer a nica lei do desejo.

    A conduta daqueles que se norteiam to somente pela prpria fantasia no livre, perversa, conquanto faa do prazer a nica lei do desejo.

    B) Escreveu, mas sabia do risco de ser apanhado em flagrante e, ento, sofrer as consequncias.

    Escreveu. Sabia, no obstante, do risco de ser apanhado em flagrante e, desta forma, sofrer as consequncias.

    C) Para tanto, preciso ser educado como no Japo, onde, apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia [...]

    Para tanto, preciso ser educado como no Japo, pas em que, mesmo com a tragdia, no houve violncia [...]

    D) Privadas do uso normal do celular, as pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares.

    As pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares, j que estavam privadas do uso normal do celular.

    www.pciconcursos.com.br

  • 6 207

    Questo 4

    Desconsideradas as alteraes de sentido, assinale a alternativa que contm uma redao em que NO se contrariam os preceitos da norma culta. A) A conteno implica a conscincia de que somos livres quando desejamos [...]

    A conteno implica na conscincia que somos livres quando o desejamos [...]

    B) [...] apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia, cenas de tumulto ou saque.

    [...] no houveram, apesar de a tragdia que se abateu sobre o pas ter sido implacvel, cenas de tumulto, saques ou violncia.

    C) Ningum livre por fazer o que bem entende, e sim por desejar fazer o que pode.

    Nenhum dos homens so livres por fazerem o que bem entende, e sim por desejar fazer aquilo que podem.

    D) Quem se contm o faz porque quer faz-lo, e no porque obrigado pelos outros.

    Aqueles que se contm fazem isso porque querem fazer e no por serem obrigados pelos outros.

    www.pciconcursos.com.br

  • 7 207

    Questo 5

    Desconsideradas as alteraes de sentido, assinale a alternativa em que a nova redao apresenta erro quanto utilizao ou ausncia do acento indicativo de crase. A) O significado me remeteu s guas negras de entulho dos rios de nossas cidades

    [...]

    O significado me remeteu lama, sujeira e a toda espcie de entulho que carregam os rios de nossas cidades [...]

    B) Obedece a uma lei que no exterior, mas que foi interiorizada.

    Obedece quelas leis e a uma espcie de norma, que no so exteriores sociedade, mas que foram interiorizadas.

    C) Porm fez isso noite, furtando-se ao olhar dos outros.

    noite foi, porm, o momento escolhido para que ele fizesse isso, furtando-se, assim, qualquer forma de censura e de controle dos outros.

    D) Uma lio de civilidade to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde a cento e oito mil bombas de Hiroshima.

    Uma lio de civilidade equivalente que se viu no Japo se torna to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde queda de cento e oito mil bombas de Hiroshima.

    www.pciconcursos.com.br

  • 8 207

    Conhecimentos Gerais

    Questo 6

    Entre os bens imateriais do patrimnio cultural de Contagem est a Folia dos Reis. Sobre a Folia dos Reis, INCORRETO afirmar que A) uma festa realizada no interior das igrejas, servindo como reflexo religiosa.

    B) um auto religioso que procura rememorar a jornada dos Reis Magos.

    C) foi trazida para a Amrica Portuguesa como crena divina para catequizar os ndios e, posteriormente, os negros.

    D) surgiu no Brasil, no sculo XVI, oriunda de Portugal, trazida pelos jesutas.

    Questo 7

    Considerando o processo de industrializao de Contagem, INCORRETO afirmar que A) a construo de um parque industrial visava vencer o atraso econmico mineiro por

    meio da industrializao.

    B) a criao do CINCO propiciava ao municpio de Contagem participar ativamente da conduo de seu processo de industrializao at ento representado pelo Estado.

    C) o investimento e a concentrao das atividades industriais do Estado foram reivindicaes dos setores produtivos mineiros e eram uma orientao nacional.

    D) o local de instalao do CINCO foi escolhido, aleatoriamente, de acordo com a disponibilidade dos terrenos.

    Questo 8

    No que se refere cozinha mineira, INCORRETO afirmar que A) a carne de vaca foi a preferida nas fazendas, deixando em segundo plano a de frango

    e a de porco, pouco consumidas pelos mineiros.

    B) a origem e a composio da cozinha tradicional e tpica mineira nos remete aos perodo da minerao e da ruralizao do nosso estado.

    C) a sobremesa era uma inveno portuguesa, desconhecida de nativos e africanos, e foi acrescida de ingredientes da terra.

    D) o legado dos ndios so o escaldado, o piro, a paoca, as farofas, os pratos base de mandioca e de milho.

    www.pciconcursos.com.br

  • 9 207

    Questo 9

    Como a pobreza significa um alto ndice de desperdcio de potencial humano e econmico, a ONU, por meio do Programa das Naes Unidas (Pnud) criou, nos anos 1990, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o propsito de classificar os pases em termos de indicadores sociais. O IDH leva em conta, EXCETO A) a expectativa de vida.

    B) a renda per capita.

    C) a taxa anual de homicdios.

    D) o nvel de escolaridade da populao adulta.

    Questo 10

    A visita de Barack Obama ao Brasil foi duramente criticada pelo governo norte-americano. Essa crtica derivou A) da discordncia da pauta de negociaes dos governos brasileiro e norte-americano.

    B) da poltica de aproximao do Brasil com o Ir.

    C) da possvel participao dos Estados Unidos no conflito da Lbia junto a outras potncias.

    D) do apoio do Brasil ao deposto ditador do Egito.

    www.pciconcursos.com.br

  • 10 207

    Legislao

    Questo 11

    Considerando o que dispe a Constituio da Repblica sobre a organizao poltico- administrativa brasileira, INCORRETO afirmar que A) os recursos minerais, inclusive os do subsolo, pertencem Unio.

    B) as ilhas fluviais e lacustres no pertencentes Unio, incluem-se entre os bens dos Municpios onde esto situadas.

    C) somente por lei pode ser criada uma autarquia.

    D) as funes de confiana so privativas de servidores ocupantes de cargo efetivo.

    Questo 12

    Considere as seguintes caractersticas atribudas ao Poder Legislativo da Unio. I. composto de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional.

    II. O nmero total de membros bem como a representao por Estado proporcional populao.

    III. Tem competncia privativa para dispor sobre sua organizao, funcionamento, poltica, criao, transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servios.

    So comuns Cmara dos Deputados e ao Senado Federal A) todas as trs caractersticas.

    B) apenas a caracterstica II.

    C) apenas as caractersticas I e III.

    D) apenas a caracterstica III.

    www.pciconcursos.com.br

  • 11 207

    Questo 13

    Considere, hipoteticamente, o seguinte ato administrativo: nomeao de Joo Antnio Milagres para cargo de confiana de Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal. NO est corretamente identificado o seguinte elemento do referido ato: A) sujeito: o indivduo nomeado.

    B) objeto: estabelecimento de vnculo entre o Municpio e o escolhido para ocupar o cargo.

    C) finalidade: satisfao do interesse pblico.

    D) motivo: necessidade de preenchimento do cargo.

    Questo 14

    Aprovado em concurso pblico, Paulo DAssumpo exerce, em estgio probatrio, cargo pblico efetivo da Administrao Direta do Municpio de Contagem. No que se refere ao desenvolvimento na carreira, CORRETO afirmar que Paulo A) poder concorrer progresso e promoo.

    B) poder concorrer promoo, mas no progresso.

    C) poder concorrer progresso, mas no promoo.

    D) no concorrer promoo ou progresso.

    Questo 15

    Sobre a diviso do Municpio de Contagem em Administraes Regionais, CORRETO afirmar que A) condio para instalao da Administrao Regional que a populao local seja

    superior a 50.000 habitantes.

    B) a diviso em Administrao Regional feita mediante lei municipal de iniciativa do Prefeito ou da Mesa da Cmara Municipal.

    C) a Administrao Regional designada pelo nome da respectiva sede.

    D) a definio das atribuies da Administrao Regional feita, em decreto, pelo Prefeito Municipal.

    www.pciconcursos.com.br

  • 12 207

    Conhecimentos Especficos

    Questo 16

    Considerando as disposies da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN n. 9394/96), analise as seguintes afirmativas. I. A educao bsica poder organizar-se em sries anuais, perodos semestrais,

    ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no-seriados, tomando como base, prioritariamente, a idade dos alunos.

    II. A verificao do rendimento escolar pressupe a possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar e de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado.

    III. Os docentes incumbir-se-o de ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos e participar integralmente dos perodos de planejamento, avaliao e desenvolvimento profissional.

    IV. Respeitadas as normas comuns e as do seu sistema, os estabelecimentos de ensino tero a incumbncia de elaborar e executar sua proposta pedaggica.

    A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I, II, III.

    B) apenas as afirmativas I, II e IV.

    C) apenas as afirmativas I, III e IV.

    D) apenas as afirmativas II, III e IV.

    www.pciconcursos.com.br

  • 13 207

    Questo 17

    04/05/2011 Ensinos infantil, fundamental e mdio ganharo 160 horas na carga horria. Foi aprovado ontem, 3 de maio, pela Comisso de Educao do Senado, um projeto de lei que garante 160 horas a mais na carga horria anual mnima para os ensinos infantil, fundamental e mdio.

    Disponvel em: http://www.revistaenem.com.br/noticias.php?id_noticia=122.

    Acesso em: 14 mai. 2011.

    Esse projeto de lei determina que o ano letivo da educao bsica no Brasil tenha A) 360 horas.

    B) 760 horas.

    C) 960 horas.

    D) 1060 horas.

    Questo 18

    O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao (Decreto n. 6.094/07) institui as seguintes diretrizes relacionadas ao trabalho docente na educao bsica, EXCETO A) envolver todos os professores na discusso e elaborao do projeto poltico

    pedaggico, respeitadas as especificidades de cada escola.

    B) implantar plano de carreira, cargos e salrios para os profissionais da educao, privilegiando a formao e a avaliao do desempenho, rompendo com a avaliao por mrito.

    C) incorporar coordenadores pedaggicos ao ncleo gestor da escola para que acompanhem as dificuldades enfrentadas pelo professor.

    D) instituir programa prprio ou em regime de colaborao, para formao inicial e continuada de profissionais da educao.

    www.pciconcursos.com.br

  • 14 207

    Questo 19

    A classificao do aluno da educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, poder ser feita nas seguintes condies, EXCETO A) por meio de avaliao diagnstica, para crianas que cursam o primeiro ano do

    ensino fundamental.

    B) mediante avaliao feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experincia do candidato, independentemente de escolarizao anterior.

    C) por meio de processo de transferncia, para candidatos procedentes de outras escolas.

    D) por promoo, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a srie ou fase anterior, na prpria escola.

    www.pciconcursos.com.br

  • 15 207

    Questo 20

    Questionada sobre sua prtica de avaliao, Ruth, professora do 5 ano do ensino fundamental, fez o seguinte relato.

    Tenho conscincia de que devo desenvolver a avaliao de acordo com as orientaes legais. Por isso, procuro avaliar meus alunos continuamente, respeitando seu ritmo de aprendizagem, suas caractersticas pessoais, o conhecimento prvio de cada um... Utilizo instrumentos de avaliao variados com o objetivo de obter informaes diferenciadas das aprendizagens. Desenvolvo atividades diferenciadas, fao ajustes nos procedimentos e estratgias de ensino, tendo em vista favorecer as aprendizagens dos alunos. Ao final de uma etapa, tenho uma viso abrangente do processo. Utilizamos a prova tambm, que julgamos ser um instrumento importante para a avaliao da aprendizagem. As provas tm pesos diferenciados o peso maior nas provas finais de cada etapa, para garantir o interesse e o estmulo do aluno at o fim. Nossa escola eliminou a nota como registro do desempenho do aluno; no seu lugar, usamos conceitos A, B, C, D, E. Para atribuir os conceitos, utilizo uma tabela que permite fazer a converso das notas das provas em conceitos. Por exemplo: se a nota do aluno fica entre 90% e 100% de aproveitamento, ele recebe o conceito A, se fica entre 80% e 90%, o conceito B, e assim por diante... Esse procedimento utilizado porque achamos importante valorizar o desempenho do aluno por meio de um critrio objetivo. E essa objetividade, conseguimos por meio da prova e da nota. Outras estratgias de avaliao projetos, debates, pesquisas abordam aspectos que, no nosso modo de ver, so muito subjetivos. Esse mecanismo usado tambm porque os pais tm dificuldades de compreender os conceitos.

    Considerando as orientaes da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDBEN n. 9394/96) relativas avaliao, pode-se afirmar que a prtica avaliativa da prof Ruth A) desrespeita os princpios legais no que se refere realizao de avaliao contnua

    do desempenho do aluno.

    B) coerente com o princpio de prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos na avaliao.

    C) est de acordo com as orientaes legais, porque insere-se numa perspectiva de avaliao formativa.

    D) est em desacordo com as orientaes legais, uma vez que favorece os procedimentos que quantificam o desempenho do aluno.

    www.pciconcursos.com.br

  • 16 207

    Questo 21

    Durante uma ao de formao docente, os professores de uma escola de ensino fundamental do Municpio de Contagem levantaram algumas dvidas relativas organizao curricular e o ensino de artes, e as expressaram da seguinte forma: Prof Snia: O ensino de arte no obrigatrio; ele facultativo e deve constar, se for a opo da escola, na parte diversificada do currculo. Prof. Ronaldo: O ensino de arte obrigatrio, sim, para todos os nveis da educao bsica. Pelo menos foi isso que entendi da leitura que fiz da LBD! Prof. Suzana: No s obrigatrio como dever incluir a msica - mas no exclusivamente - como contedo obrigatrio. Prof Maria: Eu acho que vocs esto certos, arte componente obrigatrio nos currculos sim, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental! De acordo com as disposies legais (LDBEN n. 9.394/96), esto CORRETAS as consideraes de A) Maria e Snia.

    B) Ronaldo e Suzana.

    C) Snia e Ronaldo.

    D) Suzana e Maria.

    Questo 22

    O desenvolvimento do comportamento infantil nasce, assim, do entrelaamento de duas dimenses qualitativamente diferentes em sua origem: processos psicolgicos elementares os reflexos de origem biolgica, gentica, maturacional e processos psicolgicos superiores, de origem sociocultural, os quais so mediados por signos. Ao longo do desenvolvimento, as atividades mediadas passam a predominar se comparadas s atividades provenientes do capital gentico e maturacional.

    (COUTINHO, M. T. C. & MOREIRA, M., 2004, p. 142. Grifos das autoras)

    O texto acima refere-se teoria dos processos de desenvolvimento e aprendizagem postulada por A) Freud.

    B) Piaget.

    C) Skinner.

    D) Vygostsky.

    www.pciconcursos.com.br

  • 17 207

    Questo 23

    A perspectiva curricular que se fundamenta no desenvolvimento de competncias pressupe que se estabeleam critrios para a elaborao das sequncias didticas que efetivaro a sua aprendizagem. De acordo com Zabala (2010), seja qual for a forma que essas sequncias assumam (descobertas, projetos, anlises de casos, etc.), elas devem conter fases, dentre as quais se incluem: I. estabelecimento, compartilhado com os alunos, dos objetivos da unidade e das

    atividades a serem realizadas.

    II. identificao da situao da realidade que ser objeto de estudo.

    III. decomposio da situao em partes para melhor compreenso dos aspectos que a constituem.

    IV. identificao das questes ou problema que a situao da realidade apresenta. Completam corretamente o enunciado acima A) apenas as afirmativas I, II, III.

    B) apenas as afirmativas I, II, IV.

    C) apenas as afirmativas I, III, IV.

    D) apenas as afirmativas II, III, IV.

    www.pciconcursos.com.br

  • 18 207

    Questo 24

    Coordenadora pedaggica da Rede Municipal de Contagem, Luciana acaba de ser transferida para uma escola recm inaugurada cujo corpo docente, em sua maioria, constitudo de professores novos na rede e com pouca experincia profissional. Durante reunio de planejamento do ano letivo, levantou-se uma dvida sobre como deveriam ser desenvolvidos os temas transversais. Luciana apresentou uma resposta inteiramente de acordo com as orientaes dos Parmetros Curriculares Nacionais. Assinale a afirmativa que corresponde resposta de Luciana. A) Cada tema ser desenvolvido pelo professor da rea afim, por meio de uma

    sequncia de ensino especfica, dentro de seu horrio de aula. O prof. de Histria, por exemplo, ir trabalhar os temas tica e Pluralidade Cultural; o prof. de Cincias, Sade e Orientao Sexual, e assim com os demais temas.

    B) Na organizao dos tempos escolares, sero reservadas duas horas semanais para o desenvolvimento dos temas transversais. Eles sero trabalhados pelos professores das reas afins, num perodo de dois meses para cada tema, de modo que todos sejam desenvolvidos durante o ano letivo.

    C) Os temas sero trabalhados em datas/meses comemorativos ou, caso no seja possvel, em perodo a ser escolhido pelo grupo. Por exemplo, Pluralidade Cultural poder ser trabalhado em abril, que o ms do ndio. Todos os professores devero desenvolver esse tema ao mesmo tempo, relacionando-o s suas disciplinas.

    D) Os temas transversais sero incorporados ao currculo escolar, permeando as diferentes reas do conhecimento, seus objetivos, contedos e orientaes didticas. Eles podem ser desenvolvidos por meio de projetos interdisciplinares que abordem os valores e as relaes interpessoais.

    Questo 25

    Na perspectiva apresentada por Hernndez (2000), so aspectos que caracterizam um Projeto de Trabalho, EXCETO A) cada projeto define-se como uma trajetria de aprendizagem singular que trabalha

    com diferentes tipos de informao.

    B) o desenvolvimento inicial de um projeto requer a apresentao linear do tema em estudo, baseada numa sequncia ordenada de informaes.

    C) o percurso da aprendizagem acontece por meio de um tema-problema que favorece a anlise, a interpretao e a crtica.

    D) o trabalho com projetos questiona a ideia de que h uma nica e verdadeira verso sobre os fenmenos da realidade.

    www.pciconcursos.com.br

  • 19 207

    Questo 26

    Analise as seguintes afirmativas concernentes ao Conselho de Classe na perspectiva proposta por Gandin (2006) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) O Conselho de Classe um espao de diagnstico do processo educativo que a

    escola desenvolve.

    ( ) O Conselho de Classe supe que os professores avaliem o seu prprio trabalho e a atuao dos alunos.

    ( ) No Conselho de Classe, o conjunto de professores deve evitar emitir juzos sobre a realidade e a prtica da turma.

    ( ) No Conselho de Classe, surgiro novas necessidades que daro aos professores elementos para a programao do trabalho pedaggico na etapa seguinte.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (F) (V) (F)

    B) (F) (V) (V) (F)

    C) (V) (V) (F) (V)

    D) (F) (F) (V) (F)

    Questo 27

    Os Indicadores da Qualidade na Educao (2004) constituem um instrumento que tem como objetivo ajudar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. Apresenta sete dimenses que devem ser consideradas pela escola na reflexo de sua qualidade. Para avaliar essas dimenses, foram criados alguns sinalizadores de qualidade de aspectos importantes da realidade escolar: os indicadores. Numa Escola Municipal de Contagem, durante a avaliao do Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita, constatou-se que as atividades especficas para a aprendizagem progressiva do funcionamento da escrita no acontecem diariamente. Aps um breve debate, o grupo decidiu inclu-las no planejamento dirio. So atividades coerentes com a habilidade especfica que a escola deseja desenvolver, EXCETO A) exerccios de anlise e comparao de palavras.

    B) exerccios para analisar os sons da fala.

    C) reconhecimento de letras e palavras.

    D) reconto das histrias lidas.

    www.pciconcursos.com.br

  • 20 207

    Questo 28

    So indicadores de qualidade da Prtica Pedaggica e Avaliao de uma escola (Indicadores da Qualidade na Educao, 2004), EXCETO A) o planejamento que prev o uso de diferentes recursos pedaggicos em sala de aula

    (Internet, jornais, revistas, livros diversos, obras de arte, filmes, etc.)

    B) os alunos informados sobre os contedos nos quais progrediram e em quais precisam estudar e avanar mais.

    C) os professores que planejam o ano letivo considerando o ano/ciclo escolar, com foco capacidades e conhecimentos que lhes so pertinentes.

    D) professores e alunos realizando atividades de estudo do ambiente do entorno da escola.

    Questo 29

    Na perspectiva dos Parmetros Curriculares Nacionais, a avaliao constitui elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino e envolve mltiplos aspectos. Assinale a alternativa que NO apresenta um desses aspectos. A) A definio de momentos especficos para a aplicao dos procedimentos de

    avaliao, de forma a garantir a organizao do processo.

    B) A obteno de informaes sobre os objetivos que foram atingidos e sobre o que foi aprendido e como.

    C) A reflexo do professor sobre sua prtica, para a retomada de aspectos que devem ser revistos ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem.

    D) O ajuste e a orientao da interveno pedaggica para que o aluno aprenda da melhor forma.

    www.pciconcursos.com.br

  • 21 207

    Questo 30

    Para recuperar o valor formativo dos exames, necessrio fazer perguntas inteligentes como condio de qualidade nas exigncias de aprendizagem. Se realmente pretendemos desenvolver a inteligncia, necessrio fazer perguntas que a estimulem, e no que a paralisem ou a limitem a tarefas que no exigem reflexo, tarefas de repetio e de memria sem sentido, ou, o que pior, que a esclerosem.

    (LVAREZ MNDEZ, 2002, p. 117)

    Assinale a alternativa que apresenta um critrio para a elaborao de questes de exames na perspectiva apresentada acima. A) Apresentar perguntas que solicitem a mesma resposta dos alunos, uma vez que

    podem indicar se as informaes e os conhecimentos foram adequadamente assimilados.

    B) Elaborar perguntas condicionadas por um tempo de resposta, tendo em vista a necessidade de promover a destreza do aluno na elaborao do que lhe foi solicitado por meio da questo.

    C) Formular perguntas que exigem dos alunos a elaborao de contestaes, o empenho para encontrar uma soluo argumentada, a exposio de enfoques alternativos ou interpretaes de uma situao problemtica.

    D) Redigir perguntas com diferentes tipos de obstculos que os alunos devero vencer para elaborar suas respostas, tendo em vista a necessidade de desenvolver sua ateno e concentrao.

    www.pciconcursos.com.br

  • 22 207

    Questo 31

    O enfoque proposto por Gandin (2006) para o planejamento em sala de aula prope a elaborao de um plano com os seguintes elementos: marco operativo, diagnstico e programao. Gandin caracteriza a programao como a proposta concreta para fazer acontecer, gradativamente, os valores, princpios, as prioridades e opes ideais, estabelecidos no marco operativo e comporta os seguintes elementos: objetivos, estratgias, normas e atividades permanentes. Considerando essa abordagem de planejamento em sala de aula, analise as seguintes afirmativas. I. A elaborao do diagnstico, confrontando a realidade e a prtica existentes com o

    ideal traado no marco operativo, serve para se chegar s necessidades concretas de uma determinada turma de alunos.

    II. Ao enunciar um objetivo, deve-se apresent-lo em duas partes: uma indicando a ao que ser realizada, e outra, indicando o resultado pretendido com a realizao da ao.

    III. Em um plano de sala de aula, a primeira preocupao definir o marco operativo, isto , a proposta bsica da disciplina, a indicao do rumo que se pretende seguir.

    IV. Estratgia a proposta de ao docente voltada para o alcance de resultados propostos no diagnstico do planejamento participativo.

    A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I, II, III.

    B) apenas as afirmativas I, II e IV.

    C) apenas as afirmativas I, III e IV.

    D) apenas as afirmativas II, III e IV.

    www.pciconcursos.com.br

  • 23 207

    Questo 32

    No Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, os objetivos explicitam intenes educativas e estabelecem capacidades que as crianas podero desenvolver, como consequncia de aes intencionais do professor. Os objetivos auxiliam na seleo de contedos e meios didticos. (RCNEI, vol 1, 1998, p. 47) Considerando essa perspectiva, numere COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada capacidade s aprendizagens que lhes so associadas. COLUNA I COLUNA II

    1. Capacidades de ordem fsica

    2. Capacidades de ordem cognitiva

    3. Capacidades de ordem afetiva

    4. Capacidades de ordem esttica

    5. Capacidades de ordem tica

    6. Capacidades de relao interpessoal

    7. Capacidades de insero social

    ( ) construo da autoestima, atitudes no convvio social, compreenso de si mesmo e dos outros.

    ( ) percepo de si mesmo como membro participante de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade.

    ( ) realizao de produo artstica e apreciao dessa produo oriunda de diferentes culturas.

    ( ) estabelecimento de condies para o convvio social: aprender a conviver com as diferenas de temperamentos, de intenes, de hbitos e costumes, de cultura, entre outros.

    ( ) apropriao e conhecimento das potencialidades corporais, autoconhecimento, uso do corpo na expresso das emoes, deslocamento com segurana.

    ( ) construo de valores que norteiam a ao das crianas.

    ( ) desenvolvimento dos recursos para pensar, uso e apropriao de formas de representao e comunicao envolvendo resoluo de problemas.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (3) (7) (4) (6) (1) (5) (2)

    B) (6) (3) (2) (7) (5) (4) (1)

    C) (7) (6) (5) (3) (2) (1) (4)

    D) (5) (1) (6) (4) (3) (2) (7)

    www.pciconcursos.com.br

  • 24 207

    Questo 33

    O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) um indicador educacional que vem sendo utilizado pelo INEP (Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira), desde 2007, para medir a qualidade da educao das escolas e das redes de ensino no Brasil. Analise as seguintes alternativas concernentes ao Ideb e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) As mdias de desempenho utilizadas no Ideb so as do Simave (para Idebs de

    escolas e municpios) e do Proeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).

    ( ) O Ideb importante por ser condutor de poltica pblica em prol da qualidade da educao e ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educao bsica.

    ( ) O Ideb um indicador estatstico que tem, tambm, como finalidade estabelecer critrios para a avaliao do desempenho docente nos diferentes sistemas de ensino.

    ( ) Um dos componentes de clculo do Ideb a taxa de aprovao escolar, obtida atravs do Censo Escolar.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (V) (F) (V)

    B) (V) (F) (V) (F)

    C) (F) (V) (F) (V)

    D) (F) (F) (V) (V)

    www.pciconcursos.com.br

  • 25 207

    Questo 34

    A Escola Municipal X, que est em fase de elaborao de seu Planejamento Participativo, acaba de finalizar a primeira etapa desse processo, qual seja, o Marco Referencial que composto de trs grandes partes: o Marco Situacional, o Marco Poltico e o Marco Operativo. Considerando a perspectiva de Planejamento Participativo proposta por Gemerasca e Gandim (2004), assinale a etapa que dever ser desenvolvida, a seguir, pela Escola Municipal. A) Diagnstico

    B) Indicadores

    C) Necessidades

    D) Programao

    Questo 35

    De acordo com Veiga (2004), a abordagem do projeto poltico-pedaggico como organizao do trabalho da escola est fundada em princpios que devero nortear a escola democrtica, pblica e gratuita. Dentre esses princpios, a autora destaca a Gesto Democrtica, consagrada pela Constituio Brasileira. Analise as seguintes proposies considerando a gesto democrtica na perspectiva apresentada pela autora. I. A gesto democrtica abrange as dimenses pedaggica, administrativa e

    financeira da escola.

    II. A gesto democrtica exige a compreenso em profundidade dos problemas postos pela prtica pedaggica.

    III. A gesto democrtica implica reorganizar a estrutura de poder na escola, tendo em vista a construo de um ordenamento hierrquico que favorea as mudanas.

    IV. A gesto democrtica inclui a ampla participao dos representantes dos diversos segmentos da escola nas decises e aes administrativo-pedaggica.

    A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I, II, III.

    B) apenas as afirmativas I, II, IV.

    C) apenas as afirmativas I, III, IV.

    D) apenas as afirmativas II, III, IV.

    www.pciconcursos.com.br

  • 26 207

    FOLHA DE RESPOSTAS

    (RASCUNHO)

    AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

    www.pciconcursos.com.br

  • 27 207

    AT

    EN

    O:

    AG

    UA

    RD

    E A

    UT

    OR

    IZA

    O

    PA

    RA

    VIR

    AR

    O C

    AD

    ER

    NO

    DE

    PR

    OV

    A.

    www.pciconcursos.com.br