21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO |...

14
SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA Lisonjeia outra vez impaciente a retenção de sua mesma desgraça... Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo claramente Na vossa ardente vista o sol ardente, E na rosada face a Aurora fria: Enquanto pois produz, enquanto cria Essa esfera gentil, mina excelente No cabelo o metal mais reluzente, E na boca a mais fina pedraria: Gozai, gozai da flor da formosura, Antes que o frio da madura idade Tronco deixe despido, o que é verdura. Que passado o Zenith da mocidade, Sem a noite encontrar da sepultura, É cada dia ocaso de beldade. (Gregório de Matos) 1. O poema de Gregório de Matos destaca A a regular alternância temática entre versos pares e ímpares. B o contraste entre a beleza física da mulher e a religiosidade do poeta. C a concepção de amor que se transforma em tormento da alma e do corpo do eu lírico. D o uso de antíteses para distinguir o que é terreno e o que é espiritual na mulher. E o pesar pela transitoriedade da juventude e a certeza da morte ou da velhice. 2. Impaciência do poeta Cresce o desejo; falta o sofrimento; Sofrendo morro; morro desejando: Por uma, e outra parte estou penando, Sem poder dar alívio ao meu tormento. Se quero declarar meu pensamento, Está-me um gesto grave acovardando; E tenho por melhor morrer calando, Que fiar-me de um néscio atrevimento. Quem pretende alcançar, espera, e cala; Porque quem temerário se abalança, Muitas vezes o amor desiguala. Pois se aquele, que espera sempre alcança, Quero ter por melhor morrer sem fala, Que falando, perder toda esperança. (Gregório de Matos) Vocabulário Abalançar: fazer avançar; impulsionar. Néscio: desprovido de sentido, de coerência; absurdo. Temerário: sem fundamento; infundado. 1ª série Ensino Médio • Módulo 6 • 3º período ESTE SIGMAIS TEM DE SER ENTREGUE NO DIA 02/09, ATÉ ÀS 7H15.

Transcript of 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO |...

Page 1: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA Lisonjeia outra vez impaciente a retenção de sua mesma desgraça...

Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo claramente Na vossa ardente vista o sol ardente, E na rosada face a Aurora fria: Enquanto pois produz, enquanto cria Essa esfera gentil, mina excelente No cabelo o metal mais reluzente, E na boca a mais fina pedraria: Gozai, gozai da flor da formosura, Antes que o frio da madura idade Tronco deixe despido, o que é verdura. Que passado o Zenith da mocidade, Sem a noite encontrar da sepultura, É cada dia ocaso de beldade.

(Gregório de Matos)

1. O poema de Gregório de Matos destaca

A a regular alternância temática entre versos pares e ímpares.

B o contraste entre a beleza física da mulher e a religiosidade do poeta.

C a concepção de amor que se transforma em tormento da alma e do corpo do eu lírico.

D o uso de antíteses para distinguir o que é terreno e o que é espiritual na mulher.

E o pesar pela transitoriedade da juventude e a certeza da morte ou da velhice.

2.

Impaciência do poeta

Cresce o desejo; falta o sofrimento; Sofrendo morro; morro desejando: Por uma, e outra parte estou penando, Sem poder dar alívio ao meu tormento. Se quero declarar meu pensamento, Está-me um gesto grave acovardando; E tenho por melhor morrer calando, Que fiar-me de um néscio atrevimento. Quem pretende alcançar, espera, e cala; Porque quem temerário se abalança, Muitas vezes o amor desiguala. Pois se aquele, que espera sempre alcança, Quero ter por melhor morrer sem fala, Que falando, perder toda esperança.

(Gregório de Matos)

Vocabulário

Abalançar: fazer avançar; impulsionar.

Néscio: desprovido de sentido, de coerência; absurdo.

Temerário: sem fundamento; infundado.

1ª série

Ensino Médio • Módulo 6 • 3º período

ESTE SIGMAIS TEM DE SER ENTREGUE NO DIA 02/09, ATÉ ÀS 7H15.

Page 2: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2

A leitura do poema acima permite afirmar que

A a impaciência do poeta revela a tensão entre o espírito e a carne, visto que o amor não é correspondido.

B o silêncio do poeta remete à função emotiva da linguagem, pois sugere o orgulho de permanecer calado.

C um raciocínio intrincado perpassa as estrofes; o eu lírico considera que a espera não corresponde à vida terrena.

D a espera do eu lírico tem como consequência o medo de revelar seu amor e cometer um grave erro.

E o conflito descrito é uma visão teocêntrica da ideia de vida após a morte, tema muito explorado no barroco.

Os sinos de Ouro Preto

Contam que só uma igreja de Ouro Preto anunciou a morte de Tiradentes com o toque fúnebre dos seus sinos. Todas as outras saudaram a execução do danado com um toque festivo. Não se conhece a explicação para os solitários sinos destoantes de Ouro Preto. Talvez o pároco da igreja enxergasse mais longe que os outros e previsse que a História transformaria o réprobo em herói. Talvez o pároco fosse um admirador dos inconfidentes, sem medo de afrontar a Coroa com o toque lamentoso. Ou talvez o sineiro da igreja tivesse apenas se enganado e escolhido o toque errado. Não se sabe.

Como não se sabe – ou eu não sei – que santo dava nome à igreja. Se a história dos sinos é real, ele poderia ser uma espécie de padroeiro dos que resistem a julgamentos apressados e preferem ver quem, no longo prazo, continuará réprobo e quem virará herói. O único problema com esperar o julgamento da História é que o longo prazo geralmente redime quem não está mais vivo para festejar sua reabilitação. O longo prazo custa a passar.

(Veríssimo. “O Globo”, 09/08/2015)

3. Assinale a opção em que o termo preposicionado exerce a função sintática de complemento nominal.

A “igreja de Ouro Preto”.

B “morte de Tiradentes”.

C “execução do danado”.

D “pároco da igreja”.

E “toque fúnebre dos seus sinos”.

4.

Nas falas do personagem Armandinho, no primeiro e no segundo quadrinhos, temos a mesma justificativa para o emprego da vírgula. Qual a função sintática, presente nos dois enunciados, que caracteriza a necessidade da referida pontuação?

A Vocativo.

B Aposto.

C Adjunto adverbial deslocado.

D Complemento nominal.

E Adjunto adnominal.

5. Leia a crônica “A velha contrabandista”, do escritor Stanislaw Ponte Preta (1923-1968), para responder à questão.

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:

– Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu: – É areia! Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A

velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Page 3: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 3

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou: – Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira

da cabeça que a senhora é contrabandista. – Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs: – Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai

me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? – O senhor promete que não “espáia”? – quis saber a velhinha. – Juro – respondeu o fiscal. – É lambreta. (“Primo Altamirando e elas”, 1975.) “Indigno, Indigno Chefe! Tu não buscas O público interesse. Tu só queres Mostrar ao sábio Augusto um falso zelo;”

No trecho, a expressão destacada exerce a função sintática de

A sujeito.

B objeto direto.

C objeto indireto.

D predicativo do sujeito.

E predicativo do objeto.

HISTÓRIA 6.

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

P M. Gângavo. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado).

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a

A simplicidade da organização social das tribos brasileiras.

B dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.

C superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.

D incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.

E dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.

7. Leia o texto para responder à questão a seguir.

Prova da barbárie e, para alguns, da natureza não humana do ameríndio, a antropofagia condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a “guerra justa”.

Nesse contexto, um dos autores renascentistas que escreveram sobre o Brasil, o calvinista francês Jean de Léry, morador do atual Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1550, e quase vítima dos massacres do Dia de São Bartolomeu (24.08.1572), ponto alto das guerras de religião na França, compara a violência dos tupinambás com a dos católicos franceses que, naquele dia fatídico, trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes:

“E o que vimos na França (durante o São Bartolomeu)? Sou francês e pesa-me dizê-lo. O fígado e o coração e outras partes do corpo de alguns indivíduos não foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? Não é preciso ir à América, nem mesmo sair de nosso país, para ver coisas tão monstruosas”.

Luís Felipe Alencastro. Canibalismo deu pretexto para escravizar. Folha de S.Paulo, 12.10.1991. (Adaptado).

A partir do texto e de seus conhecimentos, é correto afirmar que

A as experiências de canibalismo relatadas tinham significados opostos, pois representavam, entre os tupinambás, a rejeição ao catolicismo e, entre os franceses, a adesão à Igreja de Roma.

B as experiências de canibalismo relatadas tinham origem diversa, pois representavam, entre os tupinambás, um ritual religioso e, no caso dos franceses, vingança.

C o calvinista francês acusava os colonizadores portugueses de aceitar o canibalismo dos tupinambás, pois a prática fazia parte da tradição religiosa católica.

D o calvinista francês defendia a tolerância ao canibalismo, pois o considerava uma forma adequada de derrotar e submeter os inimigos religiosos.

E as experiências de canibalismo relatadas mostram que a antropofagia era prática religiosa comum na América e na Europa e, em virtude disso, os colonizadores erravam ao condenar os tupinambás.

Page 4: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 4

8. Observe o mapa.

A região que aparece no mapa corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de condições climáticas não muito favoráveis à agricultura. A forma como esse povo conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários ao seu abastecimento, está relacionada com

A o uso de avançados instrumentos de ferro na agricultura e de animais de tração para auxiliar nas atividades de plantio e colheita.

B o conhecimento dos mais variados pisos ecológicos, onde podiam caçar, pescar e coletar pequenos frutos silvestres, visto que desconheciam a agricultura.

C a sabedoria xamânica sobre astronomia, técnicas hidráulicas e fertilização química de solos, que lhes permitia alcançar grande produção agrícola.

D a perfeita relação do homem com a natureza, que permitia a produção abundante de alimentos, sem grande participação de mão de obra humana.

E o domínio de irrigação, o conhecimento dos solos e da hibridização de sementes e a técnica de construção de degraus para plantio nas encostas da Cordilheira dos Andes.

9.

Texto I

Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem. Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados. A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais.

P. Suess. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América

Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33). (Adaptado)

Texto II

“Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan, no livro O Dilema do

Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão. O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.

P. Burgos. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33). (Adaptado)

Page 5: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 5

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a opção que expressa as diferenças entre aquelas sociedades na sua relação com o mundo.

A Enquanto, no mundo maia-quiché, a cultura do milho é organizada a partir do trabalho escravo, nos EUA o cultivo desse grão fundamenta-se nas relações de colonato.

B A cultura letrada estadunidense tende a promover uma antropomorfização do milho, enquanto os maias-quiché o concebem como entidade metafísica.

C Para os maias-quiché, o milho é um elemento mítico, base da constituição da humanidade; para os estadunidenses, o milho é importante item mercadológico no funcionamento da economia.

D Nos EUA, a produção do milho é voltada ao comércio com a Europa, ao passo que, para os maias-quiché, é voltada ao intercâmbio comercial com povos andinos.

E Enquanto, nos EUA, o cultivo do milho constituiu-se com base nas pequenas propriedades da costa leste, no mundo maia-quiché, a produção centraliza-se nas haciendas reais do Vale do México.

10. Analise o quadro.

Evolução da população do México

(em milhões de habitantes)

1519 25,3 1532 16,8 1548 6,3 1568 2,6 1580 1,9 1595 1,3 1605 1,0

Bernard Vincent. 1492: Descoberta ou Invasão? RJ: Jorge Zahar, 1992. p.l 19 (adaptado).

O acentuado declínio populacional dos astecas do México, no século XVI, está relacionado, entre outros, com os seguintes fatores:

I. a utilização de armas de fogo altamente destrutivas durante os processos da conquista militar;

II. as epidemias letais trazidas pelos conquistadores, como a gripe, a varíola, o sarampo;

III. a intensificação da escravidão indígena e do tráfico de escravos índios para a metrópole;

IV. a violência colonial e a alta mortalidade, devido ao agravamento das condições de vida dos índios.

Está(ão) correta(s)

A apenas I, Il e IV.

B apenas I.

C apenas II.

D apenas III e IV.

E l, II, III e IV.

GEOGRAFIA 11. Após a análise do gráfico abaixo, assinale a opção correta.

A A taxa de mortalidade apresenta tendência de redução em todas as fases.

B A segunda fase apresenta características típicas de países desenvolvidos, com a diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade.

C O gráfico demonstra a tendência de estabilização da população mundial nos próximos anos.

D O grande crescimento vegetativo na segunda fase é explicado pela elevação das taxas de natalidade.

E O incremento demográfico na segunda fase pode ser explicado pela redução das taxas de mortalidade.

Page 6: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 6

12. Leia o texto e marque a opção correta acerca do assunto abordado.

A palavra população vem do latim populatione e, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, pode ser definida como "1. O conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região, de uma cidade [...]". Por essa definição, pode-se perceber que o estudo da população é de extrema importância no estabelecimento de políticas sociais e econômicas.

A A população do mundo é igualmente distribuída nos diferentes continentes.

B O recenseamento é uma forma distorcida de fazer o levantamento ou a coleta periódica de dados estatísticos dos habitantes de um determinado lugar.

C Quando determinada área tem um grande número de habitantes, afirma-se que ela é povoada, ou de grande população relativa.

D O conhecimento da dinâmica demográfica de uma população é um importante parâmetro diagnóstico das tendências demográficas de um local.

E A concentração de habitantes em uma determinada área denomina-se população absoluta.

13. Analise os dados da tabela e assinale a opção correta sobre eles.

País Natalidade

(‰)

Mortalidade

(‰)

Fecundidade

média (filhos

por mulher)

Expectativa de

vida (anos)

Mortalidade

infantil (‰)

Níger 50,9 22,2 7,2 42 156

China 13,4 6,7 1,8 72 31

Brasil 18,4 6,1 2,0 72 24

Estônia 9,3 13,6 1,3 70,5 8,8

Alemanha 8,9 10,1 1,3 77,5 4,3 A Dos países apresentados, a China possui a maior taxa de incremento demográfico.

B De acordo com os dados, a Estônia e a Alemanha tiveram redução no contingente absoluto de suas populações.

C A baixa expectativa de vida, registrada no Níger, possui relação direta com o elevado índice de fecundidade das mulheres do país.

D A taxa de mortalidade da Alemanha, superior à registrada no Brasil, ocorre em função da redução de investimentos desse país no setor de saúde e previdência social após o processo de reunificação.

E A média de 1,3 filho por mulher, registrada na Alemanha e na Estônia, é suficiente para promover a reposição da população do país e garantir mão de obra para o crescimento da economia.

14. Sobre os conceitos básicos utilizados para a análise da população mundial, assinale a opção correta.

A Os índices de mortalidade global não diferem muito entre os vários países do globo.

B A China e a Índia apresentam elevado número de população absoluta, porém apresentam baixa densidade demográfica.

C Em função das condições naturais, a população mundial sempre registrou a mesma taxa de crescimento demográfico ao longo dos tempos.

D O superpovoamento de um determinado país é um indicador obrigatório da baixa condição de vida oferecida para grande parcela da população.

E A elevada densidade demográfica de uma área é determinada apenas pelo número total de habitantes.

15. Analise o gráfico a seguir.

IBGE. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012 (adaptado).

Page 7: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 7

A evolução na estrutura etária apresentada influenciou o Estado a formular ações para

A garantir a igualdade de gênero.

B priorizar a construção de escolas.

C reestruturar o sistema previdenciário.

D investir no controle da natalidade.

E fiscalizar a entrada de imigrantes.

MATEMÁTICA 16. Você já deve ter visto por aí, ou até mesmo utilizado, os patinetes

elétricos. A imagem ao lado foi obtida de um dos aplicativos que disponibiliza bicicletas e patinetes elétricos para locação. Note que, para a locação de um patinete, o custo, em reais, para a utilização é

composto de um valor fixo de R$ 3,00 referentes ao desbloqueio, além de R$ 0,50 por minuto de utilização. Se um usuário locou um

patinete para realizar um passeio e, ao final, o custo total foi de R$ 14,50, qual foi a duração desse passeio?

A 21 minutos.

B 22 minutos.

C 23 minutos.

D 24 minutos.

E 25 minutos.

17. Observe, no pentágono ABCDE a seguir, as medidas dos ângulos indicados.

A

BC

D

E

xx + 10°

2 – 30°x

Assim, tem-se que a medida do ângulo ɵBCD é igual a

A 90°.

B 95°.

C 105°.

D 145°.

E 160°.

18. Uma empresa produz jogos pedagógicos para computadores, com custos fixos de R$ 1 000,00 e custos variáveis de R$ 100,00 por unidade de jogo produzida. Desse modo, o custo total, em milhares de reais, para a produção de x jogos

é dado por ( ) 1 0,1 .C x x= + A gerência da empresa determina que o preço de venda do produto seja de R$ 700,00.

Com isso, a receita bruta, em milhares de reais, na venda de x jogos é dada por ( ) 0,7 .R x x= Nessas condições, o

gráfico que modela corretamente o lucro líquido dessa empresa, quando são produzidos e vendidos x jogos, é

Page 8: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 8

A

B

C

D

E

19. Em um polígono convexo de n lados, a razão da soma dos ângulos internos para o número de diagonais é igual a 54. Nessas condições, tem-se que n é igual a

A 11.

B 10.

C 9.

D 8.

E 7.

Page 9: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 9

20. Os gráficos a seguir representam o custo total ( )C x e a receita ( )R x de uma fábrica de camisetas, em função do

número x de camisetas vendidas. No gráfico, é possível notar que o custo se torna igual à receita quando o número de camisetas vendidas é igual a 350.

350

R x ( )

C x x ( ) = 5 + 2 450

Nessas condições, o lucro obtido na venda de 10 000 camisetas é igual a

A R$ 67 550.

B R$ 60 450.

C R$ 58 750.

D R$ 55 850.

E R$ 52 250.

FISÍCA 21. Visando à melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de

seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.

Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:

A elevar a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais instável, e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

B abaixar a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais instável, e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

C elevar a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais estável, e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

D abaixar a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais estável, e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

E elevar a posição do centro de massa do veículo, tornando-o mais estável, e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

22.

Page 10: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 10

O movimento de um sistema de corpos rígidos pode ser representado pelo movimento do ponto denominado Centro de Massa (CM), estando a massa do conjunto de corpos e todas as forças externas aplicadas nesse ponto. As partículas representadas na figura apresentam massas iguais a m1 = 3,0 kg, m2 = 1,0 kg, m3 = 4,0 kg e m4 = 2,0 kg.

Nessas condições, é correto afirmar que a soma das coordenadas do CM desse sistema, em cm, é igual a

A 0,6.

B 0,8.

C 1,3.

D 1,9.

E 2,5.

23.

Uma esfera de raio RE = 5,0 cm está colocada sobre um cilindro de altura H = 10 cm e raio da base RC = 5,0 cm, como mostra a figura. A esfera e o cilindro são feitos do mesmo material homogêneo e possuem a mesma densidade.

A posição yCM do centro de massa do sistema esfera+cilindro, a partir da base do cilindro, em cm, é

A 18,0.

B 15,0.

C 10,0.

D 9,0.

E 5,0.

24. Um carro de 1 000 kg com o motor desligado é empurrado em uma rua plana e horizontal por um grupo de pessoas que, juntas, exercem uma força constante e horizontal de 600 N sobre o veículo. A partir do repouso, o carro acumula um saldo de 2000 J de energia após percorrer 10 m em linha reta.

Intrnet:<http://estudio01.proj.ufsm.br>.

Presume-se que o carro, ao final desses 10 m, deve ter perdido, por meio de forças resistentes, um total de

A 5 000 J.

B 4 000 J.

C 3 000 J.

D 2 000 J.

E 1 000 J.

Page 11: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 11

25. Um corpo, inicialmente em equilíbrio estático, recebe uma força de orientação constante, conforme representado no gráfico a seguir.

Considerando que o corpo tem 500 gramas, a sua energia adquirida, após os 5 metros de deslocamento, será, em joules, igual a

A 2,0.

B 8,0.

C 10,0.

D 16,0.

E 20,0.

QUÍMICA 26. Em uma pessoa adulta com massa de 70,00 kg, há 1,60 kg de cálcio. Qual seria a massa dessa pessoa, em kg, se a

natureza houvesse, ao longo do processo evolutivo, escolhido o bário em lugar de cálcio?

Dados: M(Ca) = 40 g/mol, M(Ba) = 137 g/mol.

A 70,00.

B 73,88.

C 75,48.

D 77,54.

E 79,34.

27. Certo diácido orgânico tóxico, usado para remoção de manchas de ferrugem em roupas, tem a seguinte composição percentual em massa: 26,7% de carbono, 71,1% de oxigênio e 2,2% de hidrogênio. Assinale a opção que corresponde à fórmula mínima dessa substância.

Dados: M(C) = 12 g/mol; M(O) = 16 g/mol; M(H) = 1 g/mol.

A CHO.

B CH2O.

C CHO2.

D C2HO2.

E C2H2O4.

28. Considere que a taxa de glicose (C6H12O6) no sangue de um indivíduo é de 0,9 g em 1 L de sangue e que o volume sanguíneo desse indivíduo é de 4 L. Assinale a opção que corresponde ao número de moléculas de glicose existente nos 4 L de sangue do indivíduo.

Dados: MA(C) = 12 u; MA(O) = 16 u; MA(H) = 1 u.

Constante de Avogadro: 6,0·1023 mol-1.

A 6,0·1021 moléculas.

B 1,2·1021 moléculas.

C 6,0·1022 moléculas.

D 1,2·1022 moléculas.

E 1,8·1021 moléculas.

Page 12: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 12

29. Os seguintes dados foram medidos para a reação do monóxido de nitrogênio (NO) com o gás hidrogênio (H2), cuja representação pode ser dada pela equação química a seguir, não balanceada.

NO(g) + H2 (g)

�⎯⎯⎯� N2 (g) + H2O (g) + energia

Tempo (min)

[NO] (mol/L)

[H2] (mol/L)

0 0,40 0,40

2 0,20 0,20

4 0,10 0,10

Com base nessas informações e dos conhecimentos relacionados ao estudo de cinética química, julgue os itens a seguir.

I. A reação que ocorre entre o NO e o H2 é classificada como endotérmica.

II. A velocidade da reação diminui com o tempo, pois as concentrações de NO e de H2 diminuem e, portanto, o número de colisões efetivas é menor.

III. A velocidade de formação de N2 é o dobro da velocidade de consumo de NO.

IV. Após quatro minutos, a velocidade média da reação corresponde a 3,75·10-2 mol/L·min.

V. A velocidade de formação de H2O é igual à velocidade de consumo de H2.

VI. De acordo com a teoria das colisões, para ocorrer uma reação química em fase gasosa, deve haver colisões entre as moléculas reagentes. Além da orientação adequada nas colisões, é necessário que as moléculas reagentes absorvam uma quantidade de energia suficiente, a qual se denomina variação de entalpia.

São corretos os itens:

A I, II e III.

B II, V e VI.

C I, III e V.

D III, IV e VI.

E II, IV e V.

30. Observe o gráfico a seguir.

Pela análise do gráfico, é correto afirmar que

A a reação representada pela curva B apresenta menor energia de ativação em relação à reação representada pela curva A.

B a reação representada pela curva A é exotérmica, enquanto a reação representada pela curva B é endotérmica.

C o valor de y representa a energia de ativação da reação representada pela curva A.

D o valor de z representa a energia inicial dos reagentes.

E o valor de (x – y) representa a variação de entalpia da reação representada pela curva B.

Page 13: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 13

BIOLOGIA 31. Observe o esquema a seguir.

Considerando o esquema e conhecimentos correlatos, julgue as afirmações e marque a opção correta.

I. A estrutura 3 possui cabeça polar e cauda apolar.

II. 4 é uma estrutura que possui caudas originadas de ácidos graxos.

III. 3 pode atuar nos transportes ativo e passivo.

IV. 1 é uma estrutura comum às bactérias e aos fungos.

A Há apenas uma afirmação correta.

B Todas as afirmação estão corretas.

C Todas as afirmações estão incorretas.

D Há apenas duas afirmações corretas.

E Há apenas uma afirmações incorreta.

32. Considere os esquemas abaixo e os conhecimentos sobre membrana plasmática e transporte por meio da membrana, para julgar as afirmações a seguir e assinalar a opção correta.

A A bicamada lipídica da membrana é permeável ao produto da digestão de alimentos proteicos.

B As proteínas transportadoras sempre carreiam aminoácidos e glicose a favor de um gradiente de concentração.

C Sem a presença de proteínas na membrana plasmática, a célula morreria por falta de moléculas e de íons essenciais para o metabolismo.

D O transporte de K+ pela membrana, realizado pelas proteínas transportadoras, só é possível se houver investimento energético por parte da célula.

E O fato de a molécula de fosfolipídio apresentar uma região polar e outra apolar aumenta a probabilidade da existência de membrana plasmática com monocamada lipídica.

Page 14: 21 3 S+ 06 2019 atv2019/02/21  · SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 2 A leitura do poema acima permite afirmar que A a impaciência do poeta

SIGMAIS :: set/2019 | 1ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 21_3_S+_06_2019_atv.docx 14

33. O gráfico abaixo representa o fluxo de um rio (quantidade de água em movimento), em três regiões distintas, após certo tempo de chuva.

Comparando-se, nas três regiões, a interceptação da água da chuva pela cobertura vegetal, é correto afirmar que essa interceptação

A é maior no ambiente natural preservado.

B independe da densidade e do tipo de vegetação.

C é menor nas regiões de florestas.

D aumenta quando aumenta o grau de intervenção humana.

E diminui à medida que aumenta a densidade da vegetação.

34. Assinale a opção que indica a relação ecológica ilustrada nos seguintes exemplos.

I. Um cavalo está cheio de carrapatos, fixos a sua pele, sugando seu sangue.

II. A tênia é um platelminto que vive no intestino de mamíferos.

III. Os afídeos (pulgões) são insetos que retiram seiva elaborada de certas plantas.

A Parasitismo.

B Competição.

C Mutualismo.

D Sociedade.

E Canibalismo.

35. O gráfico seguinte indica que a concentração de CO2 atmosférico vem aumentando de forma alarmante, desde o princípio do século passado.

Uma das principais causas de aumento de CO2 atmosférico e uma possível consequência desse fenômeno seriam, respectivamente:

A a extinção de muitas espécies de seres fotossintetizadores e a redução da fertilidade do solo.

B a destruição da camada de ozônio e o aumento da taxa de mutação gênica.

C o aumento da área de terras cultivadas e o aumento das taxas de fotossíntese.

D queimadas na Amazônia e lixiviação e empobrecimento do solo.

E queima de combustíveis fósseis e aumento da temperatura do globo terrestre.