22º Congresso Direito Ambiental

6
Instituto “O Direito por um Planeta Verde” Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 416 – Vila Mariana CEP: 04012-080 – São Paulo / SP – Brasil Telefones: (55) (11) 5575-4255 / Fax: 5575-8072 www.planetaverde.org - email: [email protected] 22o CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO AMBIENTAL 12o CONGRESSO DE DIREITO AMBIENTAL DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA 11o CONGRESSO DE ESTUDANTES DE DIREITO AMBIENTAL (GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TESES Leia atentamente as instruções trazidas a seguir. A observância destas normas é condição essencial para a seleção da tese. O Direito Ambiental é uma disciplina ainda em formação, não obstante sua autonomia jurídica e a quantidade de textos referentes ao objeto de seu estudo. Desse modo, sugere-se que a escolha do tema se oriente por um critério de familiaridade ou interesse pelo assunto, seja ele teórico ou prático, e que possa contribuir para a evolução do Direito Ambiental. 1. Temas As teses deverão ser originais, com enfoque central jurídico e, quando pertinente e possível, abordagem de outras áreas do saber, podendo ser em um dos seguintes eixos temáticos abaixo: 1. Princípios fundamentais do Estado de Direito Ecológico; 2. As novas faces da responsabilidade ambiental na era do Antropoceno; 3. Justiça ambiental: retrocessos e perspectivas; 4. Avanços e retrocessos no âmbito da jurisprudência ambiental brasileira; 5. Política urbana, patrimônio cultural e cidades sustentáveis; 6. Gestão das atividades impactantes, licenciamento ambiental, compensações e sustentabilidade; 7. Mudanças climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as perspectivas do Acordo de Paris; 8. Segurança alimentar, produção sustentável, energias renováveis e resíduos sólidos no Antropoceno; 9. Complexidade, diálogo de saberes e diversidade biológica.

Transcript of 22º Congresso Direito Ambiental

Page 1: 22º Congresso Direito Ambiental

Instituto“ODireitoporumPlanetaVerde”

RuaDr.AmânciodeCarvalho,416–VilaMariana

CEP:04012-080–SãoPaulo/SP–Brasil

Telefones:(55)(11)5575-4255/Fax:5575-8072

www.planetaverde.org-email:[email protected]

22o CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO AMBIENTAL 12o CONGRESSO DE DIREITO AMBIENTAL DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

E ESPANHOLA 11o CONGRESSO DE ESTUDANTES DE DIREITO AMBIENTAL (GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TESES

Leia atentamente as instruções trazidas a seguir. A observância destas normas é condiçãoessencialparaaseleçãodatese.ODireitoAmbientaléumadisciplinaaindaemformação,nãoobstantesuaautonomiajurídicaeaquantidadedetextosreferentesaoobjetodeseuestudo.Dessemodo,sugere-sequeaescolhadotemaseorienteporumcritériodefamiliaridadeouinteressepeloassunto,sejaeleteóricoouprático,equepossacontribuirparaaevoluçãodoDireitoAmbiental.

1. Temas

Astesesdeverãoseroriginais,comenfoquecentral jurídicoe,quandopertinenteepossível,abordagem de outras áreas do saber, podendo ser em um dos seguintes eixos temáticosabaixo:

1. Princípios fundamentais do Estado de Direito Ecológico; 2. As novas faces da responsabilidade ambiental na era do Antropoceno; 3. Justiça ambiental: retrocessos e perspectivas; 4. Avanços e retrocessos no âmbito da jurisprudência ambiental brasileira; 5. Política urbana, patrimônio cultural e cidades sustentáveis; 6. Gestão das atividades impactantes, licenciamento ambiental, compensações e sustentabilidade; 7. Mudanças climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as perspectivas do

Acordo de Paris; 8. Segurança alimentar, produção sustentável, energias renováveis e resíduos sólidos no

Antropoceno; 9. Complexidade, diálogo de saberes e diversidade biológica.

Page 2: 22º Congresso Direito Ambiental

2. Formato e Estilo

2.1Ostextoscompletos(incluindonotasderodapéereferênciasbibliográficas)devemconterentre13e20páginas.

2.2OstextosdevemserdigitadosemWordforWindows,respeitandoasseguintesdimensões:Papel A4, letra Times New Roman; tamanho 12, espaçamento 1,5cm entre linhas.Margemsuperior de 3,0cm, inferior de 2,0cm, direita de 2,0cm e esquerda de 3,0cm.As referênciasbibliográficasdevemserfeitas(somente)emnotaderodapé,naprópriapágina,enãonofinaldotrabalho.Épermitidaautilizaçãodefotosougráficoscoloridos.Nãoénecessáriocolocarpontofinaldepoisdostítulos,subtítulos,nomedosautoresecargos.

2.3OInstituto"ODireitoporumPlanetaVerde"nãoseresponsabilizapelaoriginalidadedasteses apresentadas, bem como pela eventual falta de indicação do nome dos autores e daorigemdasobrascitadasnostrabalhos.

2.4 Estrutura da primeira página:

a) título centralizado na primeira linha, com letras maiúsculas, tamanho 15, em negrito. Otítulo do trabalho deve guardar conexão direta com as conclusões articuladas, em especialcomaconclusãoprincipal.

b) duas linhas abaixo, o nome do autor, centralizado, com letras maiúsculas, tamanho 13,utilizando-seitálicoenegrito.Nalinhaimediatamenteabaixo,suainstituiçãoe/oucargo,nãoexcedendo duas linhas. Deixe uma linha em branco e repita o procedimento, caso existamoutrosautores.

2.5 Corpo do trabalho:

a)Posicioneàesquerdaostítulosdasseções,emnegritoecomnumeraçãoarábica.Entrecadaseção,respeiteoespaçodeumalinha.

b)Notextodatese,bemcomonasnotasderodapé,évedadoousodenegritoesublinhado.Admite-seapenaso itálicono texto,masnãonasnotasde rodapé,desdequeutilizadocommoderação,paradestacardeterminadaexpressão.

2.6 Citações:

Eventuaiscitações,nocorpodatese,devem,sedeaté3linhas,ressaltadascomaspas;secommaisde3linhas,ressaltadascomrecuode4cm,letra11eespaçamento1,5cm(semaspas).Namedidadopossível,devemserevitadascitações longas,demaisde3 linhas,excetoquandoabsolutamenteessenciaisaodesenvolvimentodo raciocínio.Tambémdevemserevitadasascitações de fontes secundárias (“apud”), ou transcrições, na forma de citação, em línguaestrangeira,devendo-sepreferiratraduçãopeloautordatese.

2.7 Numeração

a)Anumeraçãodasseçõesdeveserarábica,seguindoaseguinteformatação:

Page 3: 22º Congresso Direito Ambiental

1.1.11.1.1

b)Coloquepontoenãohífenentreonúmeroeotítulodaseção,dando(um)1espaçoentreopontoeotítuloousubtítulo.

c)Títulosesubtítulosnãodevemserseguidosdeponto(.)oudoispontos(:).

2.8 Conclusões Articuladas

a)Tesessemconclusõesarticuladasserãoliminarmenterejeitadas.

b)Asconclusõesarticuladasdevem:

• Ser curtas, claras, objetivas, diretamente vinculadas ao título da tese, e numeradas, comnumeração arábica, sistematizadas de modo a permitir sua fácil compreensão, discussãoorganizadaevotação.Sernumeradasseguindoasequênciadostítulos;

• Limitar-sea05(cinco),anãoseremcasosexcepcionais;

• Sercompostas,cadaumadelas,deumúnicoparágrafo,preferencialmentecom,nomáximo,3-4linhas,

contendoumaideia-chave.Conclusõesdemaisde04linhasdevemsersubdivididas;

• Evitar obviedades, de forma a não conter fatos amplamente aceitos e conhecidos (ex.: “AAmazôniavemsofrendoumprocessocontínuodedesmatamento”).Tampoucodevemcontera transcrição de dispositivos de lei (ex.: “O art. 225 da CF estabelece o direito ao meioambiente ecologicamente equilibrado”), exceto quando imprescindível às conclusõesseguintes;e

• Serdiretasepessoais,semcitaçãodeautoresounotasderodapé;seusfundamentosdevemestarexplicitadosnocorpodatese.

3. Remessa

a) As teses devem ser remetidas pormeio eletrônico para [email protected]áencaminhadoumemailcomaconfirmaçãoderecebimento.Seessaconfirmaçãonãoforrecebidaocandidatodeveentraremcontatonotelefone(11)5575-4255.

b) No campo “assunto” do e-mail de envio da tese deve constar a categoria que o autorpretende participar, o nome do(s) autor(es) e o título da tese, conforme exemplo abaixo:• paratrabalhodeteses independentes,colocar:Teseprofissional-onomedoautor -títulodotrabalho;

• paratrabalhodepós-graduação,colocar:TeseEstudante(Pós-graduação)-onomedoautor-títulodotrabalho;

Page 4: 22º Congresso Direito Ambiental

• paratrabalhodegraduação,colocar:TeseEstudante(Graduação)-onomedoprimeiroautor-títulodotrabalho.

c)No corpo do e-mail,devemconstarasseguintesinformações:

1)categoriaqueoautorpretendeparticipar;

2)nomedo(s)autor(es);

3)títulodatese;

4)eixotemáticoemqueseenquadraatese;

5)endereçocompletoetelefone(residencial,profissionalecelular).

4. Prazo

Os trabalhos devem ser encaminhados até às 23h59min do dia 21 de abril de 2017impreterivelmente.O controle do prazo será feito pela data do efetivo envio damensagemeletrônicaaoInstituto“ODireitoporumPlanetaVerde”.

5. Seleção e Divulgação

a) As teses serão examinadas por uma Comissão Avaliadora de Teses e a divulgação dostrabalhosescolhidosseráfeitanositedoInstituto“ODireitoporumPlanetaVerde”até o dia 8 de maio de 2017.

b)AstesessóserãoconsideradasinscritasapósseleçãopelaComissãoAvaliadoradeTesesesuainclusãoemlistadivulgadanositewww.planetaverde.org.

6. Apresentação das teses

Nãoépermitidaadesignaçãoderepresentanteparaaapresentaçãooraldatese.Astesesdeautoresausentesserãoconsideradasprejudicadas.

Paraapublicaçãonosanaisénecessárioquepelomenosumcoautorapresenteotrabalho.Noentanto, o certificado de apresentação somente será dado ao(s) coautor(es) quecompareceremaoeventoeapresentarematese.

Oautorque faltar à apresentaçãooral do trabalho, apósa confirmaçãodepresença, estaráimpedidode apresentar teses nos congressos e eventos promovidos pelo InstitutooDireitoporUmPlanetadesteedopróximoano.

7. Critérios para seleção de teses

Page 5: 22º Congresso Direito Ambiental

7.1 O critério principal é o da qualidade geral da tese, em especial a importância teórico-prática, a riqueza bibliográfica e jurisprudencial e a originalidade. Também, na medida dopossível,serãoobservadoscritériosderepresentatividaderegionalediversidadedegênero;

7.2Terãopreferênciatesesquetratemdeaspectosoutemaspoucoabordadospeladoutrinabrasileira,bemcomoaquelesdealtacomplexidade,emquehajadivergênciaentreosváriosautoreseajurisprudência;

7.3Temasespecíficosterãopreferênciasobretemasgenéricos,emboraestesúltimostambémpossamserobjetodetese;

7.4 Dar-se-á preferência a teses cujo tema e conclusões tenham interesse nacional ou paratodo um bioma, mesmo quando o trabalho se baseie em experiência local. Análise pura esimplesdecasoslocais,semumaadequadainserçãonocontextomaisamplodoDireitoedePolíticasAmbientaisbrasileiros,reduzaspossibilidadesdeseleçãodatese;

7.5 Terão prioridade teses que, nas conclusões articuladas, tragam propostas concretas dealteraçãolegislativa,destinadasaaperfeiçoaraproteçãodomeioambiente.

7.6Cadatesepodeteraténomáximo3(três)coautores.

7.7Cadaautorpoderáenviarnomáximo2 (duas) teses, individuaisouemcoautoria, desdeque para diferentes eixos temáticos. No caso de envio demais de duas teses pelomesmoautor,serãoconsideradasapenasas2(duas)primeirasencaminhadaspore-mail.

8. Não serão admitidos sob pena de eliminação, os seguintes erros metodológicos:

8.1 Teses que sejam simples “colagem de citações”, com reduzida contribuição pessoal doautoraodesenvolvimentodotema;

8.2Tesesquenãorespeitemosrequisitosdeformatação;

8.3 Exposições cujo conteúdo não se mantenha fiel ao campo delimitado pelo título,abordando assuntos e discussões não relacionados diretamente com o título ou com asconclusõesarticuladas;

8.4 Teses sem conclusões, ou com conclusões não articuladas, ambíguas, prolixas ou nãorelacionadasdiretamentecomotítulo;

8.5Tesesquenãocontenhamasreferênciasbibliográficasnasnotasderodapé;

8.6Tesescomortografiaimperfeitaoucomestiloderedaçãorebuscado.Antesdeenviarsuatese, façauma revisãogramaticaleestilística completa,pois taiserros–namedidaemquenão há revisão na fase de editoração –muitas vezes inviabilizam a seleção de teses comexcelenteconteúdoeconclusões.

9. Taxa de Inscrição

OsautoresdetesesterãoqueseassociaraoInstituto.

Page 6: 22º Congresso Direito Ambiental

OcandidatoselecionadasdeverãoseassociaraoInstitutopagandoovalordaanuidade,hojenovalordeR$150,00(centoecinquentareais)paraestudantesedeR$250,00(duzentosecinquentareais)paraprofissionais.Ecomissoterão100%dedescontonataxadeinscriçãodocongresso do ano vigente (a associação de Tesistas no Instituto terá validade até o dia31/12/17e a isençãoparao congresso sera válida somenteparao congressdoanovigente2017)etambémterádescontode50%noseventosdoanode2017organizadospeloInstituto.AlémdeteracessoatodooconteúdodoInstituto,restritoparaassociados.

10. Procedimento de apresentação das teses

10.1Aapresentaçãodastesesseráfeitaoralmenteporoitominutos,semtempoextra;

10.2Porocasiãodaapresentaçãodatese,osparticipantespoderãoapresentarexclusivamenteemendassupressivas,nãoseadmitindoemendasmodificativas.Somenteserãovotadasasconclusõesarticuladas,sendoapreciadasembloco,casonãohajadestaqueaqualquerdelas.Emcasodedestaque,serãovotadas,umaauma,asconclusõesarticuladas.

10.3Nasequência,haverádebatesporoitominutos;10.4Apósosdebates,oautor,emréplica,terámaiscincominutos;

10.5Encerradososdebates,ateseserálevadaàvotação,considerando-seaprovadaaquelaquecontarcom50%maisumdosvotospresentes;

10.6NãohaveráremanejodedatasoulocalparaaapresentaçãodateseemnenhumahipóteseeoshoráriosserãodisponibilizadosnositedoIDPV,logoapósapublicaçãodastesesselecionadas;

10.7Adivulgaçãodasalaondeseráapresentadaateseocorreránodiadaapresentação,atravésdeafixaçãodecartazesnosaguãoprincipaldoeventoenaportadasalarespectiva.

10.8Serãoadmitidosaté3(três)coautoresparacadateseapresentada.Paraapublicaçãonosanaisénecessárioquepelomenosumcoautorapresenteotrabalho.Noentanto,ocertificadodeapresentaçãosomenteserádadoao(s)coautor(es)quecompareceremaoeventoeapresentaremoartigo.

11. Publicação

As teses selecionadas serão publicadas nos Anais do Congresso, em formato impresso oueletrônico(pendrive),conformeescolhadoInstituto“ODireitoporumPlanetaVerde”.

SãoPaulo,1denovembrode2016.

JoséRubensMoratoLeitePresidentedoInstituto“ODireitoporumPlanetaVerde”