Edição 22º Abril/2013

8
ANO 22º - Abril 2013 - Araras/SP 5.000 EXEMPLARES OCOMUNITARIOARARAS.COM.BR Bolsa Família Restaurante Bom Prato Zona Leste recebe manifestação pela paz Temos que fazer nossa parte Leia Online Leia Online OCOMUNITARIOARARAS.COM.BR leia o Jornal O Comunitário Pela internet Aproveite as melhores receitas e dicas de Parceiros Pág. 7 Pág.5 Pág. 5 A Associação de Moradores fechou uma parceria com a Emef “Padre Hercílio Bertoline”, no José Ometto e também realizará projetos na quadra coberta da es- cola que foi entregue no último dia 21. Pág. 6 Pág. 2 Pág. 6 ASSOCIAÇÃO REALIZARÁ PROJETOS NA QUADRA DA EMEF “HERCÍLIO BERTOLINEMOQUECA DE PEIXE A região leste foi palco da apresen- tação de 450 integrantes da Banda Racional “Universo em Desencanto”, numa manifestação de civismo e cida- dania pela “Paz Mundial”. A apresen- tação aconteceu no último dia 17 Beneficiários devem retirar carteirinha de pesagem entre os dias 8 e 30 des- te mês. Quem não retirar a carterinha poderá ter o benefício bloqueado. A Prefeitura e a Paróquia São Fran- cisco de Assis estão buscando a vinda do Restaurante Bom Prato para região leste, que também conta com o apoio da vereadora Anete. PESCA COMUNITÁRIA Mais de 5 mil pessoas participaram da Pesca Comunitária realizada entre os dias 28 de e 31 de março no Parque Ecológico. Pág 3

description

22º Edição Abril/2013

Transcript of Edição 22º Abril/2013

Page 1: Edição 22º Abril/2013

ANO 22º - Abr i l 2013 - Ara ras /SP

5.000 EXEMPLARES

OCOMUNITARIOARARAS.COM.BR

Bolsa Família

Restaurante Bom Prato

Zona Leste recebemanifestação pela paz

Temos quefazer nossa parte

Leia OnlineLeia Online

OCOMUNITARIOARARAS.COM.BR

leia o Jornal O ComunitárioPela internet

Aproveite as melhores

receitas e dicas de Parceiros

Pág. 7

Pág.5

Pág. 5A Associação de Moradores fechou uma parceria com a Emef “Padre Hercílio Bertoline”, no José Ometto e também realizará projetos na quadra coberta da es-cola que foi entregue no último dia 21.

Pág. 6

Pág. 2

Pág. 6

AssociAção reAlizArá projetos nA quAdrA dA emef “Hercílio Bertoline”

Moqueca de Peixe

A região leste foi palco da apresen-tação de 450 integrantes da Banda Racional “Universo em Desencanto”, numa manifestação de civismo e cida-dania pela “Paz Mundial”. A apresen-tação aconteceu no último dia 17

Beneficiários devem retirar carteirinha de pesagem entre os dias 8 e 30 des-te mês. Quem não retirar a carterinha poderá ter o benefício bloqueado.

A Prefeitura e a Paróquia São Fran-cisco de Assis estão buscando a vinda do Restaurante Bom Prato para região leste, que também conta com o apoio da vereadora Anete.

PESCA COMUNITÁRIA Mais de 5 mil pessoas participaram da Pesca Comunitária realizada entre os dias 28 de e 31 de março no Parque Ecológico. Pág 3

Page 2: Edição 22º Abril/2013

22 O COmunitáriO - Abril/2013

Valdirlei dos Santos

Temos que unir as lideranças

PALAVRA DO PRESIDENTE

Há um velho ditado popular que diz: “a união faz a força”. Pois é, por isso que é de vital importância que nós moradores da região leste junte-mos forças para nos fortalecer para lutar pelo bem comum.

Sei que muitas lideranças de nossa região leste têm seus interesses parti-culares, inclusive em se candidatar a vereador, mas temos que ter uma visão mais ampla e nos unir para conquistar nossos espaços e aproveitar o apoio que estamos recebendo da administração municipal. Falo isso, com relação a liberação das quadras da Emef “João Poletti” e agora da Emef “Hercílio Bertoline”. São espaços importantes e que podemos utilizá-los para desen-volver projetos sociais e ajudar a cuidar desses locais evitando vandalismo.

Já contatamos algumas lideranças do bairro e vamos fazer um cronograma de atividades. A única preocupação é com rivalidades de algumas pessoas. Na minha opinião é que essas rivalidades sejam deixadas de lado e passamos a pensar mais na comunidade como um todo e principalmente nas nossas crian-ças que cada vez mais estão sendo adotadas pelo tráfico de entorpecentes.

É importante lembrar que todos terão espaço nessas quadras, mas pre-cisamos fazer um trabalho organizado, com dias e horários reservados para alcançar o objetivo, que é proporcionar atividades culturais e espor-tivas para nossos jovens e crianças.

Não adianta procurar outra opção, a melhor alternativa para solucionar qualquer problema sempre foi e sempre será o diálogo. Só quando as pes-soas param para discutir sobre o que está errado e procuram juntas uma solução é que se obtém resultados. Em um único grupo ou comunidade, as pessoas possuem diversas visões de mundo e opiniões, muitas vezes contraditórias. Entender o outro, compreender quais os desejos e vonta-des de uma vila ou comunidade, isso só podemos conseguir pelo diálogo, com reuniões e conversas com seus vizinhos e amigos. E é isso que a As-sociação de Moradores vai realizar com essas lideranças.

Precisamos aprender a lidar com as diferenças e, dentro do possível, entender o outro, pois nem sempre o que ele está falando é algo assim tão absurdo ou o único caminho correto. Algumas vezes o que hoje parece ab-surdo, amanhã você poderá achar aceitável. No mundo em que vivemos, quem não consegue aceitar a opinião do próximo, tem dificuldades em se relacionar e ter uma vida normal, muito menos conseguir ser um repre-sentante de nossa comunidade como um vereador. Vamos agir diferente e unir nossas forças e cada um poderá divulgar o seu trabalho realizado.

O Comunitário continua crescendo EDITORIAL

O Jornal O Comunitário que está há cerca de 3 anos em circulação na região leste e nasceu de um sonho de alguns moradores do bairro José Ometto, continua crescendo. E não é só no sentido literário. A partir des-ta edição ele adota o formato tablóide germânico (tamanho médio entre tablóide e standard) e está inteiro colorido. Esse desenvolvimento só foi possível graças ao apoio que vem recebendo dos patrocinadores e da co-munidade da região leste que vem apostando nesse trabalho.

Agora com o novo layout, o jornal traz também novas colunas, como de política e saúde e garantirá ainda mais informações para os moradores e destaque nas imagens. Já a linha editorial continuará a mesma, enfatizando o trabalho da Associação de Moradores dos Bairros José Ometto, Costa Ver-te e Itamaraty e priorizando a valorização da região leste, além de continuar levando notícias importantes sobre política, esporte e entretenimento.

O Jornal O Comunitário, não perderá o significado do seu nome que é trabalhar para a comunidade e destacar os investimentos a todos aque-les que ajudarem nosso bairro. Não tem objetivos políticos, mas todos os políticos que contribuir com a nossa comunidade terá o espaço e o agra-decimento desse veículo de comunicação. A comunidade está e sempre estará sendo o foco principal desse jornal, que também tem a finalidade de ajudar na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Temos que fazer nossa parteSabemos que o bairro em que moramos possui diversos problemas, po-

rém, nem sempre fazemos algo para solucioná-los. Por preguiça ou co-modismo, acabamos acusando os governos por nossas dificuldades e, fica por isso mesmo. Não que os governos não tenham culpa, é obvio que se nossa comunidade tem problemas de segurança, infraestrutura, entre ou-tros problemas; em parte é por falta de investimento dos diversos gover-nos que passaram por esta cidade, estado e país. Porém, a culpa não deixa de ser um pouco nossa. Se não cobrarmos por melhorias, o governo acaba pensando que a situação está boa para todos.

Podemos citar alguns exemplos de nossa região. Se não fosse a força de vontade de alguns moradores em correr atrás de mobilizar as pessoas do bairro para juntar forças, não teríamos nem a metade do que temos hoje no bairro, desde o telefone público instalado no bairro até a a Sub-prefeitura, que foi por meio do Orçamento Participativo e em breve será inaugurada. Claro que ainda existe muitas demandas, mas, pelo menos, não estamos abandonados e esquecidos ao vento. Porém, fazer uma mo-bilização na comunidade e juntar as forças para tentar realizar alguma coisa nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, outras pessoas que nada tem a ver com a história, acabam tentando atrapalhar o trabalho, desmo-bilizando o grupo. Por isso, é que temos que estar sempre juntos e, sempre estar se informando sobre tudo o que está acontecendo na região em que moramos. E o mais importante, não darmos ouvidos a boatos e fofocas. Procuremos sempre nos informar corretamente sobre a verdade dos fatos.

Jornalista Responsável Silvio Domingos – MTB: 35.407

Produção gráfica, administração, web e diagramação

Evandro PiresFotos

Prefeitura e Slvio DomingosCorreção

Celisdiane Pinheiro Impressão

5 mil exemplares*Gráfica

Arte Laser

Diretoria da Associação Presidente: Vanderlei dos Santos (Bolão)

Vice-presidente: Reginaldo A. Soares (Régis) 1º Tesoureiro: Edson Soares

2º tesoureiro: Jerri Adriano Paulon 1ª Secretária: Giorlandia do Nascimento

2ª Secretária: Samara Ferreira CNPJ: 47.757.455/0001-10

Declarada Utilidade Pública pela Lei Municipal nº2.110 de 23 de novembro de 1989

Rua Abondio Marchetti, nº 444, José Ometto 3, Araras/SP

Contato: 9754-2235/9613-6496 ou pelo [email protected]

EXPE

DIEN

TEEX

PEDI

ENTE

“Um veículo de comunicação a serviço da Associação de Moradores dos Bairros José Ometto, Costa Verde,

Itamaraty e da população da região leste”

Nem foi entregue ainda e o prédio do Centro de Divulgação, For-mação e Realização de Eventos de Turismo já está pichado. Essa ação de vandalismo, que vem sendo realizado em toda a região denigre a comunidade e a população deve denunciar os responsáveis. Pichação não tem nada haver com grafite. Pensem nisso.

Page 3: Edição 22º Abril/2013

O COmunitáriO - Abril/2013 23

Pesca Comunitária atrai mais de 5 mil pessoas Evento garante lazer e diversão inclusive para os moradores da região leste

A 3ª Pesca Comunitária reali-zada pela Prefeitura, no Parque Ecológico e Cultural ”Gilberto Rüegger Ometto”, contou com a participação de mais de 5 mil pessoas entre os dias 28 a 31 do mês passado - a maioria mora-dores da região leste.

Quem foi, aprovou. “A Pes-ca Comunitária realmente é uma ótima iniciativa. Além de garantir momentos de lazer para as famí-lias, proporciona àquelas pessoas que não têm condições financeiras ter peixe na mesa na Semana San-ta”, disse o pedreiro João Hélio.

O aposentado Miguel Salva-dor dos Santos, 75 anos também elogiou a iniciativa. “Só tenho que agradecer. Essa é uma exce-lente iniciativa da Prefeitura. Em vez de ficar em casa, passei o dia alegre, me divertindo e ainda le-vei peixe para casa”, comentou.

A Pesca Comunitária também reuniu pessoas de todas as ida-des. As amigas Flávia Caliman e Jerusa Lima aproveitaram o evento para ensinar suas filhas a pescarem. “As crianças estão adorando”, comentou Flávia.

Para a Pesca Comunitária, a

Prefeitura disponibilizou 3.035 kg de peixes - 2.235 kg de tilá-pia e 800 kg de pacu, além de alguns quilos de matrinxãs, que foram doados pelo fornecedor .

O evento atende à indicação feita pelo vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) e visa proporcionar lazer e en-tretenimento aos ararenses, além de garantir que as famí-lias também possam consumir

carne de peixe na Semana San-ta. O vereador Zé Bedé agra-deceu o prefeito Nelson Dimas Brambilla por ter dado supor-te à realização da pesca e to-dos das secretarias envolvidas no evento. “Fico feliz que a po-pulação gostou e vou continu-ar trabalhando para que essa pesca comunitária seja sempre uma tradição em nossa cida-de”, finalizou o vereador

Famílias garantiram o peixe na semana

santa

Page 4: Edição 22º Abril/2013

24 O COmunitáriO - Abril/2013

Aumenta a participação da comunidade nas reuniões da Praça do PAC

Aumenta a participação da co-munidade a cada reunião de mo-bilização social do projeto da Pra-ça do PAC, agora denominada CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), que está sendo cons-truída na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.

A terceira reunião realizada na noite de terça-feira (3), no Centro Comunitário da Associação de Mo-radores dos Bairros José Ometto, Costa Verde e Itamaraty, contou com cerca de 60 munícipes, in-cluindo lideranças da região; o ve-reador Carlos José da Silva Nasci-mento (Zé Bedé); e os diretores da Secretaria Municipal de Desenvol-vimento Urbano e Obras Públicas, José Gonçalves Filho (Paraíba); e da Secretaria Municipal de Ação Cul-tural e Cidadania, Wagner Zivko.

Representantes da empresa Inte-ração (Associação Interação para a Promoção da Saúde e Desen-volvimento Social), que venceu o processo licitatório e é responsável pela mobilização social, atenden-do à exigência do Governo Federal na implantação do CEU, também participaram do evento.

“A ideia é realizar um grande evento com oficinas, show musical e banners com informações sobre

Projeto terá 3 mil m² de área construída

o projeto”, disse Oliveira.O secretário municipal de Plane-

jamento, Gestão e Mobilidade Fe-lipe Dezotti Beloto afirmou que o evento é uma iniciativa importan-te para começar a envolver a co-munidade no projeto. A data será divulgada nos próximos dias.

Gestão compartilhadaDe acordo com o secretário, o

CEU faz parte do PAC 2 (Progra-ma de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e terá gestão compartilhada com a comunidade da região leste.

O CEU será de responsabilidade da Prefeitura, mas para seu pleno

O modelo que está sendo implan-tado na Praça “Jorge Assump-ção”, na região leste, terá 3 mil m² de área construída e recebe in-vestimento de R$ 1.641.583,80 do Ministério da Cultura – sem con-trapartida do Governo Municipal.A praça contará com biblioteca, Cras (Centro de Referência em Assistência Social), centro de reu-niões, cineteatro/telecentro, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipa-mentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

e adequado funcionamento, princi-palmente na promoção de eventos e atividades permanentes no local, terá a participação da população do bairro e parcerias institucionais com a sociedade civil organizada.

“Os moradores ficarão responsá-veis em discutir com a Prefeitura, o calendário de atividades e vão nos ajudar a cuidar desse investi-mento”, observou o Beloto.

Com exceção do mês de maio, quando acontecerá o evento na Praça Jorge Assumpção, as reuni-ões de mobilização social estarão sendo realizadas sempre às pri-meiras terças-feiras do mês, no

A Prefeitura realizou no últi-mo dia 16 a entrega de mais 250 moradias, que fazem parte do 2º lote do Residencial “Warley Co-lombini”, na região leste. A ce-rimônia de entrega aconteceu no próprio Residencial, que fica na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), ao lado do José Ometto 3, e integrou as comemorações da Semana do Município.

O Residencial conta, ao todo, com 518 moradias. O 1º módulo, que tem 183 casas, foi entregue

em novembro do ano passado e o 3º, com 85 casas, também deve-rá ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

O empreendimento habitacio-nal foi construído por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo Federal, pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Destinado a famílias com renda mensal de dois a quatro salários mínimos, o conjunto ha-bitacional possui 16 quadras e foi construído em uma área total de

mOrAdiAs Mais 250 famílias são beneficiadas com a casa própria

Mais casas são entregues na região leste

Crédito: Mário Marcos/Secom

Praça terá gestão compartilhada com comunidade da região Leste

Moradores durante reunião na Associação

Centro Comunitário da Associa-ção de Moradores dos Bairros José Ometto, Itamaraty e Costa Verde, na Rua Abondio Marchetti, 444, no Jardim José Ometto.

179.712,76 m².As casas têm

44m², dois dormi-tórios, sala, cozi-nha, banheiro e área de serviço. A metragem total do terreno é 160 m², o que possi-bilita futuras am-pliações. As unidades estão or-çadas em R$ 58.388,00. O repasse do Governo Federal é de mais de R$ 30 milhões, o que garantiu sub-

sídios de até R$ 17 mil às famílias contempladas. Com a área doada pela Prefeitura, as moradias saí-ram por pouco mais de R$ 40 mil.

Page 5: Edição 22º Abril/2013

O COmunitáriO - Abril/2013 25

Zona Leste pode ser beneficiada com Restaurante Bom Prato Paróquia São Francisco de Assis trabalha junto com a Prefeitura para trazer

restaurante para região; professora Anete também fez reivindicaçãoA administração municipal e a Paró-

quia São Francisco de Assis, localizada na zona leste, firmaram parceria para trabalhar pela vinda do Restaurante Bom Prato, do Governo do Estado.

No dia 19 de março foi dado mais um passo importante para alcançar este objetivo. Com o apoio do deputado es-tadual Antonio Mentor, o prefeito Nel-son Dimas Brambilla e o pároco Júlio Barbado se reuniram com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia para reivindicar a im-plantação do programa na região leste.

O encontro, que também contou com a participação do deputado Men-tor, foi realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Bela Cintra, em São Paulo.

A ideia é que o Programa seja im-plantado no antigo Salão da Paróquia São Francisco, beneficiando não ape-nas os moradores da região, mas tam-bém a chamada “população flutuante” que vai à zona leste para ser atendida no Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, no CAEM (Centro de Atendimento de Especialidades Médi-cas) “Dr. Nelson Salomé” e também os trabalhadores do Distrito Industrial 4.

O prefeito está bastante esperançoso que o pedido seja atendido e disposto a

contribuir no que for necessário para im-plantação do programa. ”Com o apoio do pároco, nós já temos o local e, se preciso for, a Prefeitura ajudará na reforma do prédio para garantir esse benefício”.

Como funciona o programaO sucesso do restaurante popular

está relacionado ao preço e à comi-da de ótima qualidade. São refeições completas e balanceadas, com cerca de 1.200 calorias, compostas de ar-roz, feijão, carne, legumes, salada, farinha de mandioca, pão, frutas da época e suco, ao custo de apenas R$ 1,00. O Governo do Estado subsidia R$ 2,00 e a Prefeitura R$ 1,00 do custo total da refeição (R$ 4,00), e

o usuário complementa com o valor de R$ 1,00. Crianças com menos de seis anos não pagam.

Para o pároco Júlio Barbado, o Res-taurante Bom Prato garantirá um gran-de avanço para a região. “Além do pre-ço bastante acessível, vamos garantir à população de baixa renda e aos traba-lhadores da nossa região refeições sa-borosas e nutritivas”, afirmou.

Ele enfatizou que hoje em dia a Pa-róquia serve 300 marmitex por dia para a população mais carente e com o Restaurante Bom Prato poderá aten-der também outras pessoas.

O secretário Rodrigo Garcia ficou empolgado com a união de esfor-

ços entre a Prefeitura e a Paróquia. “Como já há prédio disponível para a implantação do programa, não terá o custo do aluguel, o que facilita sua implantação”, disse o secretário.

Garcia afirmou ainda que vai en-viar uma equipe para análise do local e da demanda da região nes-te mês de abril. “Vamos realizar um levantamento técnico, mas o Governo do Estado está disposto a contribuir com a cidade de Araras”, completou o secretário.

No dia 26 de fevereiro deste ano, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) também partici-pou de uma reunião com o subsecre-tário da Casa Civil, Dr. Rubens Cury, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista e entre suas reivin-dicações também pediu a instalação de uma unidade do restaurante popu-lar “Bom Prato” para Araras.

O presidente da Associação de Moradores, Valdirlei dos Santos, fi-cou bastante satisfeito em saber, que a Igreja, o prefeito e a vereador vem lutando para a vinda do Restaurante Popular para a região leste. “Aqui também tem muitas famílias caren-tes que com certeza serão beneficia-das com esse projeto”, finalizou.

Crédito: Silvio Domingos/Secom

Pároco e prefeito reivindicam o projeto para zona leste

No dia 17 de março, a região les-te também foi palco da apresentação de 450 integrantes da Banda Racional “Universo em Desencanto”, numa manifestação de civismo e cidadania pela “Paz Mundial”.

Após a concentração na Praça Jorge Assumpção, os músicos percorreram um trajeto pelas ruas do Conjunto Ha-bitacional José Ometto. A apresenta-ção chamou a atenção da comunidade e contou também com a participação do presidente da Câmara, Breno Cor-tella , Carlos José da Silva Nascimen-to (Ze Bedé), Eduardo Elias Dias (Du Segurança), responsável por solicitar

junto à Prefeitura o respaldo para que o evento fosse realizado e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagran-de, além dos secretários municipais Marcelo Daniel – Mussa (Cultura e Cidadania) e João Tranquillo Beraldo (Segurança Pública), o chefe de Gabi-nete do Prefeito, Eduardo de Moraes.

O evento contou com o apoio da Prefei-tura e foi realizada por ocasião do Dia da Cultura Racional no Município, comemo-rado no dia 20 de março e instituído pela Lei nº 2.835, de 28 de novembro de 1996.

Do extenso repertório, contemplan-do inclusive o Hino Nacional Brasileiro, foram executadas canções como Cisne

Branco, Cidade Maravi lhosa , Ao Mestre com Carinho, Dois Corações e Can-ção do Soldado. A apresentação teve a partici-pação de cinco bandas vindas de vários bairros da capital e de municí-pios do interior, inclusive de Araras.

As comemorações pelo Dia da Cul-tura Racional foram promovidas por estudantes da Cultura Racional em Araras, representados pelo maestro

mAnifestAçãO Região recebe apresentação de banda pela paz mundialCrédito Duda Gonçalves

Odair Aparecido Ferreira Bueno, que estuda a Cultura Racional há 28 anos (17 como regente), e também pelo promotor cultural Claudio Mo-reira, com 20 anos de estudo, com oito anos dedicados à banda.

Banda contou com a participação de 450 integrantes

Page 6: Edição 22º Abril/2013

26 O COmunitáriO - Abril/2013

Ingredientes • 4 postas de cação ou garoupa (700 gramas) • Suco de 1 limão • 1 cebola grande cortada em rodelas • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas • 1 pimentão verde cortado em rodelas • 2 tomates maduros cortados em rodelas • 2 colheres (sopa) de coentro picado • 200 ml de leite de coco • 1 colher (sopa) de azeite-de-dendê • 2 tabletes de caldo de camarão

Modo de Preparo 1. Lave bem o peixe, regue-o com o suco de limão e deixe tomar gosto por cerca de 1 hora 2. Numa panela grande arrume o peixe, a cebola, os pimentões e os tomates 3. Polvilhe o coentro 4. Esfarele os tabletes de caldo de camarão, misture-os ao leite de coco e regue o peixe 5. Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por 20 minutos 6. De vez em quando mexa com cuidado (para não quebrar o peixe) 7. Junte o azeite-de-dendê, prove os temperos e adicione sal, se preciso 8. Retire do fogo e sirva

Moqueca de Peixe

Pega o peixe

Vereador Zé Bedé durante a en-trega dos peixes no lago do Parque Ecológico para a 3ª Pesca Comuni-tária. Evento reuniu mais de 5 mil pessoas em quatro dias.

Alunos que participam da oficina de dança do programa “Mais Edu-cação”, realizada na Emef “Padre Hercílio Bertoline”, foram o desta-que da entrega da quadra da esco-la no último dia 21, com a apresen-tação de coreografia de dança.

Quem também fez uma bela apresen-tação foi o Grupo de Capoeira “Moriá Brasil”, que junto da Associação de Moradores dos Bairros José Ometto, Costa Verde e Itamaraty também rea-lizará oficinas na quadra coberta.

Capoeira

Coreografia

1. Evite fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer. 2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferên-

cia às gorduras de origem vege-tal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e de-rivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura ve-getal hidrogenada. 3. Evite ou limite a ingestão

de bebidas alcoólicas . Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulhe-res devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique ati-vidades físicas moderadamente du-rante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. 4. É aconselhável que homens, en-tre 50 e 70 anos, na oportunidade

de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investiga-ção do câncer da próstata. 5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou ir-mão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consul-ta médica para investigação de cân-cer da próstata. 6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clí-nico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clí-nico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas. 8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencial-mente), ou a cada dois anos. 9. No lazer, evite exposição prolon-gada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida. 10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o den-tista regularmente.

Dez dicas para se proteger do Câncer

Page 7: Edição 22º Abril/2013

rApidinhAs

O COmunitáriO - Abril/2013 27

Quadra da Emef “Hercílio Bertoline” será aberta a projetos da AssociaçãoDiretoria está montando o cronograma das oficinas que serão realizadas no espaço recém inaugurado.A Prefeitura realizou no úl-

timo dia 21 a entrega da qua-dra coberta da Emef “Padre Hercílio Bertoline”, no José Ometto. O evento fez parte da Semana do Município, que comemorou os 142 anos de emancipação político-ad-ministrativa de Araras.

Por meio de parceria com a Associação de Moradores dos Bairros José Ometto, Cos-

se cadastrar e respeitar os dias e horários”, acrescentou.

Participaram da cerimônia de inau-guração o prefeito Nelson Dimas Brambilla; a primeira-dama Elaine Brambilla; o vice-prefeito Carlos Al-berto Jacovetti; o presidente da Câma-ra Municipal Breno Zanoni Cortella e os vereadores Carlos José da Silva Nas-cimento (Zé Bedé), Eduardo Elias Dias (Du Segurança) e Erinson Mercatelli, além de secretários municipais, educa-

dores e pais de alunos.Durante a cerimônia, alu-

nos que participam da oficina de dança do programa “Mais Educação”, realizada na esco-la, apresentaram coreografia ao público. Houve também apre-sentação do Grupo de Capoeira “Moriá Brasil”, que junto da As-sociação também realizará ofici-nas na quadra coberta.

O professor do Grupo de Capo-

Grupo de Capoeira “Moriá Brasil”, que junto da Associação também realizará oficinas na quadra coberta

“Bolsa Família”: carteirinha de pesagem deve ser retirada até o dia 30A Secretaria Municipal de Ação e

Inclusão Social informa que o prazo para a retirada da carteira de pesa-gem do 1º semestre de 2013 do pro-grama “Bolsa Família” começa nesta segunda-feira (8) e segue até o dia 30.

Em Araras, 2.659 famílias cadastra-das no programa devem realizar a pesagem, que é uma das exigências, ação desenvolvida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal.

A pesagem é obrigatórioa para crianças com até 7 anos e mulheres de 14 a 45 anos. As famílias devem retirar a carteirinha de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, na Secre-taria de Ação e Inclusão Social, que funciona na Rua Albino Cardoso, 685, Centro. É necessário apresentar o cartão do “Bolsa Família”.

Em seguida, os beneficiários de-vem procurar as unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) ou qualquer posto de saúde mais próxi-

mo de sua casa para realizar a pesa-gem, apresentando o cartão do bene-fício, carteira de vacinação de todos os menores de 18 anos e certidão de nascimento dos menores de 5 anos. O horário de atendimento é determina-do pelas unidades de saúde.

Tiago Rossetti, diretor do Departa-mento de Projetos e Programas Go-vernamentais e gestor municipal do Bolsa Família em Araras, alerta que as famílias que não retirarem o car-tão e não realizarem a pesagem teão o benefício bloqueado.

ServiçoRetirada da carteira de

pesagem do “Bolsa Família”

Prazo: até 30 de abril

Local: Rua Albino Cardoso, 685,

Centro (Secretaria de Ação e In-

clusão Social de Araras)

Horário: segunda a sexta-feira,

das 9h às 14h

Os valores dos benefícios pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda men-sal da família por pessoa, com o nú-mero de crianças e adolescentes de até 17 anos e número de gestantes e componentes da família responsável pela alimentação.

Mais projetos sociais A Sociedade Religiosa Ylê Axé de

Yansã em parceria com as associa-ções de Moradores dos Bairros José Ometto, Costa Verde e Itamaraty e Associação “Terra Boa”, que repre-senta os assentamentos rurais “Ara-ras I, II e III” irá desenvolver mais projetos sociais na região leste. Estão previstas oficinas de capoeira, dança afro, percussão, construção de ins-trumentos e corte e costura, que se-rão realizados aos finais de semana no Centro Comunitário da Associa-ção de Moradores e quadra da Emef “Padre Hercílio Bertoline”. Os proje-tos fazem parte de um convênio com a Secretaria de Estado da Cultura. Os horários das oficinas estão sendo de-finidos, mas devem acontecer aos fi-nais de semana (sábado e domingo), no período da manhã e tarde.

Sem data A inauguração da Subprefeitura,

hoje chamada de Centro Adminis-trativo “Güerino Bertoline”, ainda não tem data para ser entregue. A administração pretendia entre-gar o prédio já em funcionamento no dia do aniversário da cidade, conforme foi divulgado pelo O Comunitário, mas a data teve que ser adiada porque a mobília ainda não havia sido comprada e faltava ainda alguns reparos e instalações de equipamentos, que já está sendo agilizado pela Prefeitura. A expec-tativa é que a inauguração aconteça até o próximo mês.

Orçamento ParticipativoInteressados em ser delegados do

seu bairro nas reuniões da 5ª edição do Orçamento Participativo poderão se inscrever pela internet, no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br. As inscrições seguem até dia 25 de abril. O objetivo é garantir que cada bairro tenha seu represen-tante para que, junto à administração municipal, possa dialogar e definir as prioridades de cada região.

Durante as inscrições, o muníci-pe terá que preencher um cadas-tro com dados pessoais e informar também onde mora. Após a escolha dos delegados, será formado o Con-selho do Orçamento Participativo para iniciar as reuniões.

ta Verde e Itamaraty, o espaço tam-bém será aberto a projetos sociais da comunidade. O presidente interino da Associação, Valdirlei dos Santos (Bolão) afirmou que está sendo monta-do um cronograma dos projetos e em breve iniciará as atividades. “Vamos desenvolver no local, projeto de futsal, capoeira, dança e percussão , à noite e aos finais de semana”, adiantou Bolão.

“Os projetos serão abertos à co-munidade, mas os alunos terão que

eira “Moriá Brasil”, José Cícero de Lima (Mestre Samuray), também pediu que os moradores da região ajudem a cuidar da nova quadra da escola. “Percebemos que essa administração vem investindo na educação e em espaços para a reali-zação dos projetos. Cabe a nós ajudar a preservá-los”, disse o professor.

A diretora da Emef, Isabel Cristina Rocha, também agradeceu a admi-nistração pela quadra e pela parceria com a Associação de Moradores.

Anuncie,e atinja o seu público alvo!!! 5.000exeMPlares

Distribuição Gratuita

entreteniMento

fidelidadeestratégia

des

ign

internetPublicidade

valo

rfacilidade

inovação

serviçosresP

eito webfo

co

resultado criatividade

Marca

iMPresso Mis

são

cre

dib

ilid

ad

e

19.96157839Evandro Pires

Page 8: Edição 22º Abril/2013

28 O COmunitáriO - Abril/2013

Cinco times de Araras participam do Regionalzão/Mix 2013Meninos da Vila, José Ometto e Canaã estão entre os representantes

A 7ª edição do Regionalzão/Mix – 2013, de Rio Claro conta com a participação de cinco equi-pes de Araras – EC José Ometto, Meninos da Vila, Canaã, Barões de Araras e São João.

O campeonato conta ao todo com 52 equipes do futebol extra-amador e amador da região en-volvendo 30 cidades. A expectati-va da organização é das melhores possíveis porque ao longo dos anos as equipes têm investido muito na qualidade técnica de jo-gadores, elevando o nível da com-petição, e despertando o interesse

A primeira rodada do 6º Cam-peonato de Futebol Integração dos Servidores Municipais, promovido pela Secretaria Municipal de Es-porte, Lazer e Atividades Motoras, aconteceu no último sábado (6), no Centro de Convivência da Terceira Idade “Hilda Masson Bordin Ma-retto” (antiga AABB)

Pelo grupo A, a equipe do Saema venceu o TCA (Empresa Municipal de Transporte Coletivo de Araras) por 5 a 0; já a Central de Abasteci-mento nem teve que entrar em cam-po para ganhar seus três primeiros pontos, pois o time da Guarda Mu-nicipal não compareceu e a partida foi registrada pelo placar de 1 a 0,

Começa o Campeonato de Futebol dos Servidores Públicoscom a eliminação da GM da compe-tição por W.O.

Já pelo grupo B, o time Limpeza Pública venceu o da Fiscalização por 3 a 2, em um jogo equilibrado. A Secretaria de Esporte não teve problema para vencer a Câmara Municipal e o placar foi uma golea-da de 13 a 2.

A segunda rodada está marcada para dia 13, com confrontos entre Fis-calização x Secretaria de Esporte, TCA x Central de Abastecimento, Limpeza Pública x Câmara Municipal e Saema x Guarda Municipal (eliminada).

As equipes se enfrentarão dentro de seus grupos e passarão à semifi-nal as duas melhores classificadas.

1ª Rodada TCA 0x5 Saema

Fiscalização 2x3 Limpeza PúblicaCentral de Abastecimento 1x0 GM (W.O.)

SME 13x2 Câmara Municipal

ClassifiCação

Equipe do José Ometto campeã do Futebol Amador de Araras em 2011

inclusive é formada por vários integrantes que conquistaram o título do Campeonato Amardor em Araras em 2011. Veja a terce-ria rodada acontece neste sábado (7). Classificam-se para a 2ª fase

do REGIONALZÃO/MIX – 2013 (mata- mata), as duas melhores equipes colocadas de cada um dos 13 grupos, conforme crité-rios técnicos do regulamento e os seis melhores terceiros colocados

por índice técnico, totalizando 32 clubes classificados que avançam para as seletivas de oitavas de fi-nal, em diante até a grande final. Todos os times de Araras ainda tem chance de classificação

dos torcedores onde cada clube que representa sua cidade quer fazer bonito e ficar pra história do “melhor do futebol extra-amador do interior paulista” .

A equipe do José Ometto, que

3ª Rodada – Sábado (27) 8h – Saema x Central de Abastecimento

9h – Limpeza Pública x SME10h – TCA x GM

11h – Fiscalização x Câmara Municipal

2ª Rodada – Sábado (13) 8h – Fiscalização x SME

9h – TCA x Central de Abastecimento10h – Limpeza Pública x Câmara Municipal

11h– Saema x GM