2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO...

18

Transcript of 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO...

Page 1: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português
Page 2: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana2

Oh Tu que vives na imensidão do espaçoNa escuridão da vidaQue andas, mas não sabe por onde caminhasQue olhas, mas não sabes definir o que vêsIncapaz de definirO teu EuÉs um vago bicho sem destinoQue nascestes em cima desta terraSem saber porque nem para que.

Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO

21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou www.culturaracional.com.br

Page 3: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

03 Universo Holístico -OUTUBRO - 2020

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casarPara que fosses nosso, ó mar!Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do BojadorTem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.

Nevoeiro

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,Define com perfil e serEste fulgor baço da terraQue é Portugal a entristecer —Brilho sem luz e sem arderComo o que o fogo-fátuo encerra.Ninguém sabe que coisa quer.Ninguém conhece que alma tem,Nem o que é mal nem o que é bem.(Que ânsia distante perto chora?)Tudo é incerto e derradeiro.Tudo é disperso, nada é inteiro.Ó Portugal, hoje és nevoeiro...É a hora!

Fernando PessoaPoesia Ortônima (Pessoa “ele-mesmo”)

O único livro publicado em vida, dois poemasforam escolhidos. “Mar Português”, pelosversos célebres e pelo olhar para o passado.“Nevoeiro”, por seu caráter messiânico e porapontar para o futuro. São dois poemas bemrepresentativos do teor do livro: ao mesmotempo, voltado ao passado e ao futuro danação portuguesa.

Autopsicografia” tem uma das estrofes mais declamadasda poesia de língua portuguesa. É um poema central naobra pessoana porque traduz sua “poética do fingimento”.Aqui, o “eu lírico” transforma-se numa espécie de ator.

Autopsicografia

O poeta é um fingidorFinge tão completamenteQue chega a fingir que é dorA dor que deveras sente.E os que leem o que escreve,Na dor lida sentem bem,Não as duas que ele teve,Mas só a que eles não têm.E assim nas calhas de rodaGira, a entreter a razão,Esse comboio de cordaQue se chama coração.

O próximo poema anuncia os heterônimos já no primeiroverso. Trata-se de um poema fundamental para entrar nouniverso pessoano, marcado pela multiplicidade e pelainquietação existencial.

Não sei quantas almas tenho.Não sei quantas almas tenho.Cada momento mudei.Continuamente me estranho.Nunca me vi nem achei.De tanto ser, só tenho alma.Quem tem alma não tem calma.Quem vê é só o que vê,Quem sente não é quem é,Atento ao que sou e vejo,Torno-me eles e não eu.Cada meu sonho ou desejoÉ do que nasce e não meu.Sou minha própria paisagem,Assisto à minha passagem,Diverso, móbil e só,Não sei sentir-me onde estou.Por isso, alheio, vou lendoComo páginas, meu serO que segue não prevendo,O que passou a esquecer.Noto à margem do que liO que julguei que senti.Releio e digo: «Fui eu?»Deus sabe, porque o escreveu.

Page 4: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana04

Com o desenvolvimento do Raciocíniohaverá a União da humanidadeUniversalmente.

Acabará todo o desequilíbrio dahumanidade como: violência, conflitos,terrorismo e vícios, porque ficarão todosequilibrados pelo desenvolvimento doraciocínio.

Porque o raciocínio é o maior potencialdo ser humano por ser a representaçãomáxima da origem.

É o elo de ligação do ser humano com seumundo de origem, É o vínculo natural comsua verdadeira origem. E o pensamento e aimaginação são duas máquinas que foram feitas somentepara a preparação e aperfeiçoamento da humanidade.

A natureza com sua evolução natural dedesenvolvimento fez a formação do animal Racional comtrês máquinas de desenvolvimento: a imaginação, opensamento e o raciocínio. Três ciclos de desenvolvimento.

A primeira máquina a ser feita foi a imaginação atravésda energia magnética, o primeiro ciclo da natureza. Asegunda máquina a ser feita foi o pensamento através daenergia elétrica, o segundo ciclo da natureza. E a terceiramáquina a ser feita – o Raciocínio – através da EnergiaRacional, o terceiro ciclo da natureza que entrou em vigor,desenvolvimento e evolução a partir de 1935 com amudança de fase da natureza.

As duas primeiras máquinas feitas, pensamento eimaginação, foram duas máquinas de preparação parahaver os primeiros passos de desenvolvimento eaperfeiçoamento da humanidade.

Na fase do pensamento e da imaginação, por todosserem diferentes e pensarem diferentes uns dos outros,essas são as causas de existirem uma infinidade deverdades diferentes umas das outras.

Porque todos pensam diferentes, todos são desiguais,devido serem seres que se transformaram e se deformaramde energia para o estado de Racional deformado edegenerado.

Na vida dos pensadores é que existe uma infinidadede verdades diferentes umas das outras por todos

pensarem diferente. E assim sendo, cadaqual com a sua verdade diferente uns dosoutros.

E por todos serem assim, diferentes unsdos outros, é que cada qual criou a suaverdade. Criou o seu ponto de vista. Criouos seus ideais. Criou o seu idealismo. Criousuas ideologias, crenças, filosofias, portodos pensarem diferente uns dos outros.

Enquanto todos forem assim, nuncapoderá existir a União entre todos.

Enquanto todos forem assim, viverão unscontra os outros e passarão a destruir unsaos outros.

Com o pensamento a desunião.E onde todos são diferentes uns dos outros só haverá

união aparentemente.União passageira.E por isso, estão se entendendo hoje e, com o decorrer

do tempo, desentendidos, por todos pensarem diferente.E onde todos são diferentes não pode haver união.

Impera a discórdia entre os pensadores.A natureza já fez todos assim para viverem lapidando

uns aos outros.Para que houvesse a lapidação entre todos e daí,

surgisse o aperfeiçoamento o mais depressa possível, pelalapidação do pensamento e da imaginação, por todosserem ferramentas da natureza.

Ferramentas do pensamento e da imaginação.E por serem ferramentas, as ferramentas só fazem o

que pensam e o que imaginam.E por todos serem assim, é que as divergências não

cessam e os conflitos se multiplicam.Conflitos de toda ordem, porque todos são diferentes

uns dos outros.Não pode haver harmonia. E onde não há harmonia,

não há equilíbrio e respeito.Impera o desequilíbrio.Por quê?Porque todos pensam diferentes uns dos outros.Já o Raciocínio é um só.

UNIVERSO EM DESENCANTO

A Verdadeira Origem da HumanidadeDa Obra de Manoel Jacinto Coelho

Page 5: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Universo Holístico - OUTUBRO/2020 05

É um só entendimento.A linha é uma só.É a parte consciente e positiva.É comandado pela nova energia que está governando

a natureza, a Energia Racional. Uma energia Cósmica pura,limpa e perfeita, consciente.

Então, encontrarão a verdadeira PAZ, O AMOR, AFRATERNIDADE VERDADEIRA E A CONCÓRDIA UNIVERSALporque no Raciocínio está o acerto da vida e nopensamento e imaginação, os desacertos da vida.

É o Amor Universal.E não o amor conhecido pelo ser humano: um amor

passageiro e limitado de matéria.Pois o amor do animal Racional é um amor imperfeito,

cheio de defeitos.Um amor que hoje é e amanhã já não é mais.Um amor do sentimento material.Um amor das paixões.E o Amor Universal é um amor puro, cósmico,

consciente e positivo.Um amor da Origem Verdadeira.De um campo de luz e de força puro, limpo e perfeito.Um amor de fazer o bem e não olhar a quem e de não

desejar ao próximo aquilo que não queira para si mesmo.Então para alcançar a Paz Mundial e o equilíbrio do

ser humano só através do estado de IMUNIZAÇÃORACIONAL.

Ou seja, estar imune às energias elétrica e magnética,duas energias do animal irracional e não do animalRacional.

Duas energias imperfeitas, variantes, enfraquecidas,poluídas e negativas por serem deformadas e degeneradasdo seu estado natural.

E há quatro forças, quatro mecânicas ajudando aodesenvolvimento do Raciocínio:

- A natureza, a mecânica de composição das sete partesdo porquê de tudo (sol, lua, estrelas, água, terra, animaise vegetais). É a força consciente que governa a vida detudo e de todos, visível e invisível, dentro da mecânicamaterial ( água, terra, animais e vegetais ) e da mecânicaceleste ( sol, lua e estrelas ) e dos planetas;

- A Energia Racional, a força e a Luz da verdadeiraorigem;

- A Cultura Racional, o conhecimento e esclarecimentodo porquê de tudo e de todos. Elucida o Mapa de formação

e criação de todo esse Universo, revelando o passado, opresente e o futuro;

- A mecânica do RACIONAL SUPERIOR. É a mecânicadas mecânicas. A Energia Superior a todas as energias.Um Raciocínio Superior a todos os raciocínios. Um SerSuperior da nossa origem, pois se somos de OrigemRacional, o ser Superior da nossa Origem é Racional, oRACIONAL SUPERIOR. Pois a força mais poderosa douniverso é a força da verdadeira origem, Racional. Deonde provém o Poder dos Poderes.

Existindo a origem, emana-se o poder da origem paraa solução daquilo que pertence a origem.

Com o raciocínio desenvolvido vão acertando emelhorando em tudo: na saúde, na vida e em tudo.

São as provas do desenvolvimento do raciocínio. Apessoa vai mudando para melhor sem sentir.

Sem sentir porque é uma coisa natural da natureza. Evão se sentindo melhor em tudo. Sentindo que estão indode bem para melhor.

Porque quem vai certo, vai bem.Quem vai acertando sempre, vai bem.Passa a adquirir a paz interior.Porque para alcançar a Paz Mundial é preciso, primeiro,

atingir a Paz Interior.Porque a pessoa passa a se conhecer.Passa a saber de onde veio, como veio, porque veio. E

para onde vai, como vai e porquê vai.Passa a ter a garantia de ter com quem contar e onde

se agarrar.Porque o maior tesouro da vida de todos é o se

conhecer.E onde chega a Energia Racional, vai resolvendo os

problemas, seja lá de que espécie for. Seja doença, sejao que for. A Energia Racional trata de resolver.

Equilibrando tudo e melhorando sempre, porque aEnergia Racional é a energia mais poderosa que existe. Éa energia do mundo Superior. O Super Mundo da origem,o MUNDO RACIONAL. O Mundo Supremo.

A continuação desses esclarecimentos e de

outros mais estão contidos nos Livros

UNIVERSO EM DESENCANTO.

www.culturaracional.com.br

Page 6: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana06

1) Alardeia da própria “iluminação”.Os verdadeiros iluminados, via de regra, sequer mencionam o

fato de serem iluminados. Isso é absolutamente desnecessário.Os wannabes, aspirantes ou falsos mestres sim, acham que

essa declaração seja necessária para que as pessoas os vejam comoiluminados, já que não têm outra coisa para mostrar aos seusseguidores.

Celebrar a data de aniversário da própria “iluminação” ou criarrituais em torno desse suposto fato são maus sinais. A iluminaçãonão é um evento que admita uma limitação desse tipo no tempo-espaço.

Falta de naturalidade no discurso, na linguagem gestual ou namaneira de expressar-se podem ser sinais de falta de realizaçãopessoal nesse campo.

2) Fala mais sobre si mesmo do que sobre os caminhos queconduzem o estudante à libertação.

Este tipo de líder, não tendo grande coisa a ensinar, fica dandovoltas em torno de alguma hipotética descrição de um estado debem-aventurança que estaria “além da mente”, ao invés de se focarna maneira de lidar com ela, por pura ignorância sobre como fazeressa tarefa.

Se o “guru” em questão alega ter algo que você não tem, sealega possuir algum poder especial ou fizer alguma promessa nosentido de que você irá tornar-se no futuro algo que você não éagora, afaste-se dele.

3) Não suporta ser criticado.Os falsos mestres odeiam ser criticados ou ter seu ensinamentos

questionados. Eles não suportam questionamentos de “nãoiluminados” ou “pessoas de nível energético inferior”.

Frequentemente proíbem perguntas em palestras e fogem aodiálogo aberto. Perseguem e processam obsessivamente ex-alunos,para que estes calem sobre os seus abusos e atropelos.

4) É prepotente e age como se as leis não valessem para ele.Algumas instituições são geridas como campos de concentração,

onde as pessoas são controladas em seus mínimos movimentos, aomesmo tempo em que extorquem quantiosos donativos.

Espionagem, emails vasculhados, privacidade invadida econversas gravadas sem autorização são alguns dos elementos atravésdos quais este tipo de “mestre” manipula os seus seguidores. Poroutro lado, um “círculo interno” cuida muito bem de impedir queinformações inconvenientes vazem.

5) Não pratica o que prega.Frequentemente, este tipo de líder deixa na mão e algum

representante a incômoda tarefa de ensinar técnicas como âsana,prâGâyâma, meditação e outras. Se, ainda a prática que ensinaexigir esforço físico, é certo que ele não irá praticar pessoalmente,e nunca irá demonstrar, aquilo que faz parte do seu próprioensinamento.

6) É “fashion”.Falsos gurus se apresentam frequentemente de maneira

excessivamente glamorosa, tanto em fotografias como ao vivo.Tenha cuidado com “mestres” que distribuem fotografias

próprias ou circulam vestidos de maneira exótica e à la mode. Sobretudo, se forem ocidentais.Desconfie de categorizações, níveis de discipulado, círculos internos,áreas VIP e divisões desse gênero entre alunos ou discípulos. Essetipo de fragmentação é totalmente nociva e contrária à busca daliberdade.

7) Vive na opulência.Não há nada de errado com a prosperidade. No entanto, quando

recursos que não tiverem sido doados com a finalidade específica desustentar o modo de vida do líder (coisa que nenhum falso mestreirá admitir, aliás), mas forem usados para esse fim, há algo de erradona situação.

Apesar de, muito frequentemente, falar sobre a importânciade uma vida simples, falsos mestres gostam de luxo, carros e roupascaras, e só viajam em primeira classe, às custas alheias.

8) Encoraja ou permite o culto da própria personalidade.Falsos mestres se alimentam da submissão dos seus seguidores,

seja psicológica, seja físicamente. Quando isso acontece, osseguidores estão sujeitos a sofrer abusos de todo tipo.

Evite grupos nos quais o foco esteja mais na figura do líder doque no próprio ensinamento. Muito frequentemente, estes gruposnão têm muito mais para oferecer além do culto ao mestre.

9) Exige devoção cega dos seus discípulos.Afaste-se de um “mestre” que exiga adoração ou devoção cegas.

Apreço e afeição reais pelo mestre vêm naturalmente com o tempoe o convívio, se for o caso. Nunca podem ser impostos no início deuma relação desse tipo.

10) Ministra cursos miraculosos e caros, que irão “mudar a suavida”.

É muito improvável que você possa se iluminar num curso defim de semana, por mais pomposo que seja o título. Desconfie decertificados pomposos, que somente visam a lhe obrigar a fazer maiscursos e gastar mais dinheiro.

11) Ensina o “segredo” da abundância ou do sucesso.Um mestre espiritual não perde tempo com estas futilidades.

Um mestre de verdade ensina a viver uma vida significativa e feliz.Isso não tem nada a ver com ficar rico rapidamente ou fazer semtrabalhar.

Nada contra a prosperidade, mas esse discurso não deve virassociado à espiritualidade, à religião ou ao Yoga, pois nada tem aver com estes assuntos.

O TESTE DO GURUO teste do guru pode salvar vidas, literalmente. Verificamos com preocupação o aparecimento nos dias atuais de “líderes espirituais”

com perfil despótico e sectário.Esses falsos gurus podem ser um enorme perigo para a saúde mental e emocional daqueles que tiverem o infortúnio de cair em suas

mãos. Para ajudar o leitor a dissipar dúvidas, apresentamos este teste, que você poderá aplicar se for o caso.Esclarecemos aqui que o teste não foi elaborado tendo em consideração uma única pessoa, mas padrões de conduta que se repetem e

que podem ser facilmente identificados.Se sete ou mais dos ítens abaixo forem descritivos do seu guru ou “mestre” espiritual, existe uma grande chance dele não ser tão

iluminado quanto alega. Ainda, você corre o risco de estar se relacionando com alguém potencialmente tóxico para você e para seu caminho.

Page 7: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

7 Universo Holístico -OUTUBRO/2020

12) Apresenta sua instituição como sendo “sem fins lucrativos”.Alguns falsos gurus governam com mão de ferro, muitas vezes

através da presidência vitalícia, instituições que aparentemente nãotêm fins lucrativos, mas que são verdadeiras máquinas de gerar elavar dinheiro.Alguns desses “profetas” têm sérios problemas com o fisco, que secuidam muito bem de mostrar.

13) Procura se rodear de pessoas jovens, ricas e bonitas.Para realizar o objetivo listado no próximo ítem, os falsos

mestres fazem propaganda entre pessoas jovens, que ainda não têmo espírito crítico devidamente amadurecido, e ao mesmo tempoescohem os mais belos para seu séquito.

Um mestre de verdade ensina a quem lhe pedir oautoconhecimento, independentemente da idade, a classe socialou a beleza física.

14) Usa sexualmente seus seguidores ou seguidoras.Este é um dos aspectos mais assustadores e danosos da relação

distorcida entre um falso mestre e seus discípulos ou discípulas, eacontece com muito mais frequência do que muitos admitem.

Alguns sujeitos desta categoria chegam a oferecer umatransação de sexo por iluminação, da maneira mais explícita. Ocaso sobre João de Deus é um dos mais recentes no Brasil.

15) Faz com que os seguidores se sintam especiais.Esse tipo de adulação do discípulo é uma maneira muito hábil

de garantir a sua fidelidade cega e inquestionável ao “mestre”.A pessoa passa a achar que faz parte do seleto grupo dos

“eleitos” e, a partir daí, torna-se escrava do líder.

16) Gosta de encher linguiça.Uma platéia devotadamente cega é capaz de ficar horas ouvindo

o “iluminado” falando abobrinhas e sair do auditório extasiada coma “profundidade” do discurso.

Exerça o espírito crítico ao ouvir uma palestra ou aula gravadasobre algum método que supostamente conduza à iluminação.

17) Não se ocupa pessoalmente de escutar ou falar com seusdiscípulos.

Se o “mestre” não tem tempo para dedicar ao discípulo, ou senão mostrar nenhum tipo de interesse nele ou no diálogo com ele,isso é um péssimo sinal. Se você tiver que estudar o ensinamentodele através de livos, mal sinal também. Fuja!

18) Ostenta títulos pomposos.O falso mestre não se contenta com ser apenas um “iluminado”:

ele ainda sente a necessidade de usar títulos pomposos, que sãovazios e, muitas vezes, falsos.

Fuja de “mestres” com currículos muito extensos ou queprecisem de mais de uma linha abaixo do nome para colocar seustítulos.Fuja daqueles que alegam liderança de organizações com nomespomposos mas totalmente desconhecidas, como o camarada quealega ser o Presidente da Federação Integaláctica dos Profissionaisdo Sistema X, ou outras igualmente ridículas.

19) Alardeia haver resgatado algum conhecimento “milenar” oucriado algo “revolucionário”.

Falsos mestres tentam patentear nomes sânscritos, maneirasespecíficas de traçar algum símbolo sagrado ou alegam possuirpropriedade intelectual de algum tipo de conhecimento, técnica ousistema de meditação.

Se apresentam, assim, como proprietários exclusivos de algumaspecto da espiritualidade que, a rigor, não tem dono.

20) Alega pertencer a alguma linhagem “ancestral”.Como em alguns círculos espirituais acredita-se que pertencer

a uma linhagem seja essencial, frequentemente o falso mestreapresenta-se como o representante de alguma linhagem“tradicional”, que estaria conectada com alguma corrente dediscipulado ancestral.

Se você não conseguir verificar essa conexão por outros meios,ou se o líder alegar que ele aprendeu por telepatia ou em sonhoscom outro mestre famoso, porém desencarnado, fuja também!

21) Gosta de uniformes, sinais secretos e distintivos.Alguns falsos profetas adoram obrigar seus seguidores a usarem

uniformes, cores, classificações, distintivos e outros sinais deidentificação, pois isso os faz se sentirem poderosos.

Assim, inventam coisas ridículas, como maneiras específicasde segurar uma xícara no bar da esquina, que servem como sinaisde reconhecimento por parte de outros membros da seita queeventualmente estejam passando pelo lugar.

Esse tipo de líder tem, igualmente, fascínio por autoritarismo,paradas militares, condecorações, medalhas, armas, exércitos eoutras baboseiras.

22) Admite a formação de uma hierarquia ao seu redor.Falsos mestres adoram se cercar de pessoas que sirvam como

um escudo, para evitar constrangimentos como o de não conseguirresponder as perguntas de alguém que possa chegar perto.

Mestres verdadeiros permanecem sempre acessíveis.

23) Vê inimigos em toda parte.A mania de perseguição de alguns mestres de mentira beira a

paranóia. Andam armados, em carros blindados, ou tomam excessivoscuidados com a própria segurança. Afaste-se de pessoas desse tipo.

24) Têm um enorme contingente de ex-seguidores indignados.Esta é uma indicação de que algo está muito errado com o

“mestre” em questão. Um mestre de verdade ensina através dacompaixão e do amor.

Esse tipo de metodologia, embora sem ser atraente para todasas pessoas, provavelmente tampouco irá despertar ódio ouindignação naqueles que não se sentem identificados com a propostaem questão.

A reação indignada de ex-alunos ou ex-discípulos só se explicaquando essas pessoas sofreram abusos, ou ficaram com a sensaçãode terem entregado os melhores anos das suas vidas, ou todos seusrecursos financeiros, ou a sua energia sexual, a um déspota abusivoe cruel.

Um mestre de verdade irá desencorajar qualquer aluno quetente colocá-lo num pedestal.

25) Age como um demente.Se o seu “mestre” tem rompantes irracionais, ataques de fúria

ou outras explosões que você possa considerar anormais oupatológicas, provavelmente é mesmo um esquizofrénico ou umpsicótico que conseguiu estruturar a própria loucura.

Fuja dele. Lembre que a sabedoria é a arte do equilíbrio, eque um mestre deve ser o espelho desse equilíbrio.

Page 8: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana08

A frase núcleo da alquimia foi enunciada por Hermes Trismegisto:“Assim como é em cima, também é embaixo.”

Essa verdade se encontra nos três pilares da cultura da humanidade:a religião, a ciência e a arte… Oramos: “Assim no céu, como na terra”(Pai Nosso).

Paracelso nos lembra: “Como o cosmo, também o homem.” Ouseja, como o macrocosmo, assim o microcosmo.

C. G. Jung afirma: “Como a imaginação, assim a obra”. O neo-gnóstico físico conclui: “Como o elétron, assim o universo.”

A arte da alquimia, que é uma ciência espiritual universal, provaque a mesma fórmula original da vida é ativa de modo sincrônico emtodos os níveis, material, anímico e espiritual.

Então, para a arte da alquimia, a partir dessa visão “vertical” domundo, se explicam todos os fenômenos da vida, do mais alto espíritoaté o menor grão de poeira.

Ora, sabemos todos e aprendemos diariamente que a nossa realidadehumana de hoje pune a desobediência do axioma hermético.

Então, porque o homem não age mais de acordo com as leiscelestiais, o seu mundo não é mais paradisíaco. Assim, ele vive em umarealidade fragmentada, porque ele projeta no mundo as formas-pensamento de seu ego.

Mas, a fórmula original divina ainda vive dentro dele, e tambémem seu mundo caído da Unidade.

Agora é a obra da arte da alquimia reconduzir essa lei à suarealidade.

Por isso, sublinha Paracelso: “A alquimia é uma arte provenientede Deus e a correta arte da natureza”, para que a lei da unidade entre omacrocosmo e o microcosmo seja restabelecida novamente.

Ela é um auxílio do Criador para os filhos da luz decaídos.

Os Três Princípios da Alquimia

Os três níveis, do espírito, da alma e do corpo, encontramos emtodos os lugares na arte hermética e, portanto, em sua filha, a alquimia.

Lá o enxofre simboliza o nível espiritual, ele como elemento é defogo e volátil. Na linguagem hermética consta: “O espírito usa o maisrápido dos elementos, o fogo.”

O nível da alma é representado por mercúrio. Mercúrio, comoelemento, tem duas naturezas, ele é gasoso e líquido. O mercúriosimboliza a mente do homem, a sua alma. Ele tem uma forma baixa deconsciência, o pensamento, e uma forma mais elevada, o conhecimentodireto, a iluminação.

Por isso, os alquimistas falam de duplo mercúrio e compreendem asua missão central de preparar o “Mercúrio de Mercúrio”. Isso significa:Elevar a mente do transitório para o eterno, e abrir a razão para ailuminação divina.

Portanto, o mercúrio é o princípio central da Opus alquímica.O nível da forma material é representado pelo sal. Sal simboliza amatéria, os metais, e também o homem físico.

Paracelso fala de uma alquimia menor e uma alquimiasuperior. A alquimia menor é a obra engenhosa realizada, emlaboratório, em dedicação incansável, com paciência e firmeza.

No entanto, antes de qualquer trabalho em laboratório, oalquimista realiza o Invocatio Dei, a invocação do Altíssimo.

Este ora et labora acompanha o trabalho dos verdadeirosalquimistas por toda a vida, unindo a alquimia menor com asuperior.

Assim, é simultâneo o trabalho de transmutação do verdadeiroalquimista em sua retorta e em seu microcosmo. O trabalhocomplexo e sutil é descrito com as palavras: “Solve et Coagula”.

Nesse processo algo também vai ser dissolvido, purificado detodas as escórias inúteis, para depois se tornar uma nova criação.No trabalho de dissolução deve ser liberada a “Quinta Essência”.

O quinto elemento de base é a “Semente da Luz” que estápresa à matéria. É uma força que atrai tudo que tem vida, livre detoda impureza e separada de todos os elementos. É o SpiritusVitae, o “Espírito da Vida”, a sua essência. O Espírito da vida detodas as coisas (“Lebensgeist des Dinges”)

A matéria em si é composta de forças e características dosquatro elementos — do fogo, ar, água e terra. O processo de ”Solveet Coagula” é repetido até que todos os elementos de base estejamem sua perfeição e a escória material, como Caput Mortuum, comoum corvo negro ou um crânio, seja repelida.

O objetivo desse trabalho interior e exterior era a recuperaçãoda “Pedra Filosofal”, o elixir pelo qual todas as coisas não nobrespodem ser convertidas em perfeição e tudo o que é doente podeser curado.

A preparação dessa pedra Lapis philosophorum no homem serealiza pelo renascimento da Água e do Espírito, dessa realidademais elevada da grande Opus alquímica.

Os Sete Metais Planetários Como PontesIntercósmicas

Por que os metais tem uma posição chave na grande obra daalquimia? Os metais são ligados de três maneiras com a obra.

No plano material, os metais formam substâncias resistentes,cujo germe de luz não morre quando são retirados fora de seusminérios.

Quando se colhem plantas, elas morrem e, nesse caso, aquinta essência escapa rapidamente. Portanto, os metais são,desde os tempos antigos, as substâncias mais adequadas paraa Opus alquímica menor e essa é a razão pela qual a metalurgia jáera bem desenvolvida nos primórdios da civilização.

Mas os metais têm também uma função-chave paraa Opus superior da alquimia. São germes que os planetas semearamna Terra para acompanhar e estimular o desenvolvimento dela.Eles ligam o superior do mundo planetário com a terra mais baixa.

Penetram todos os reinos da natureza e catalisam comoligoelementos todos os processos metabólicos dos seres vivos.

Mas, além disso, os metais também determinam as disposiçõesda alma do homem e formam as suas antenas internas através dasquais as forças espirituais dos planetas se tornam ativas.

Essa relação íntima do homem com os metais possibilitacompreender os processos transmutativos síncronos dos metais emlaboratório e a transformação da alma do adepto, a Opus no

Alquimia Como Caminho InteriorPor Dra. Dagmar Uecker

A Visão “Vertical” do Mundo

A alquimia é a arte de terminar algo que a natureza não realiza semajuda do homem. Então, torna-se muito saboroso o pão do trigo, muitodelicioso o vinho da videira e um bom professor estimula o desenvolvimentodos germes da alma de seus alunos.

Aprendemos na arte da alquimia hermética que a fórmula original davida é como um germe unigênito em toda criatura e em todo objeto que,no curso do processo da eterna evolução, se realiza de degrau em degrau.

“Deus dorme na pedra, respira na planta, sonha no animal e despertano homem.” É a tarefa do homem sábio liberar essa semente divina doescuro abraço da matéria.

Paracelso diz: “Santo é o espírito que acende a luz da natureza.”Na “Voz do Silêncio”, de H.P. Blavatsky, lemos: “Ajudai a natureza,

trabalhai em conjunto com ela, e a natureza vos terá como seu criador evos obedecerá.”

Page 9: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

09Universo Holístico - OUTUBRO/2020

laboratório como uma metáfora visual de um processo espiritual deconverter o chumbo da matéria em ouro do espírito.

O “Martírio dos Metais” no laboratório, de que os alquimistasfalam, se assemelha ao padecimento do adepto em seu caminhoespiritual.

Na realidade, ambos os aspectos, a alquimia inferior e a superiorsão idênticas; elas se condicionam e se possibilitam reciprocamente.

Por isso, um texto alquímico diz: “O Alquimista somente podeencontrar a pedra filosofal quando antes a houver encontrado em simesmo”.

A Magnum Opus alquímica, nos dois níveis, é o trabalho de umavida, pois que, em última instância, a meta é o conhecimento.

A Tabula Smaragdina, a Chave Para a Alquimia

O “Livro Sagrado” da alquimia baseia-se na Tabula Smaragdinade Hermes Trismegisto. De um lado do painel verde, uma imagemaponta simbolicamente para a Opus Magnum, do outro lado, podemosencontrar a missão de Hermes.

Ela é criptografada (cifrada) três vezes. É possível deduzir nonível mais baixo uma instrução para dois processos sucessivos nolaboratório, a produção de sulfato ferroso e de ácido sulfúrico, o“vitriolo verde” como Paul Chevallier realizou em laboratório.

Apresentamos aqui o texto da Tabula Smaragdina, para que vocêpossa assimilar de novo o seu ensinamento:

É verdade! É certo! É a verdade toda! O que está embaixo é como o que está em cima,

o que está em cima é como o que está embaixo,para que os milagres do Uno se realizem.

E assim como todas as coisas se fizeram do Unoatravés de uma mediação,todas elas nasceram desse Uno por transmissão.

O seu pai é o sol, a sua mãe é a lua,o ar as teve em seu regaço, e a sua ama foi a terra.O pai de todos os talismãs é onipresente no mundo inteiro. Sua força permanece imaculada quando é usada na terra. Separa, com grande amor e profunda visão interna e sabedoria,a terra do fogo, o que é delicado do que é duro, denso e solidificado. Da terra sobe ao céu, e de lá desce novamente à terra, adquirindo,assim, para si a força do que está em cima e do que está embaixo.

Assim possuirás a glória do mundo todo,e por isso toda a treva fugirá de ti.

Essa é a força mais poderosa de todas as forças,porque vencerá tudo o que é molee penetrará tudo o que é duro.

Assim o mundo foi criado. E dele se originarão, do mesmo modo,criações maravilhosas. Por isso fui chamado Hermes,o três vezes grande, porque possuo os três aspectos dadoutrina de sabedoria do mundo inteiro.

Passamos agora para os sete degraus ou estágios de todaa Opus alquímica – e nos surpreende como os passos de purificaçãoda alma e a revelação espiritual da nova criatura imortal estão emrelação íntima com o mistério iniciático cristão; por isso não tem quese admirar que precisamente os místicos cristãos identificaram-notão intimamente com o caminho interior da alquimia.

Os primeiros degraus da Opus referem-se à purificação da almaque é uma condição necessária para garantir que a grande obraespiritual se realize.O objetivo do trabalho interior é de novo reconduzir a alma ao seuestado original em que ela começou a sua jornada no mundo damatéria.

A “Prima Matéria”, o Segredo da Alquimia

A prima matéria é o desmedido mar primordial de maneirainominável. É o caos antes da obra do espírito de criação do mundo,a infantil inocência.

É a essência, a semente de todas as coisas, a natureza eternade Deus, a ideia que é a base da existência. Quando uma forma morre,a prima matéria sempre retorna outra vez para uma nova realização.

A representação anímica da prima matéria é o estado inocenteda alma, o “aspecto-Eva” antes de ela ter provado do fruto da árvoredo conhecimento do bem e do mal e, assim, ter se tornada culpada.

Mas, através da vontade de divisão – do homem do paraíso,cresceu, ao mesmo tempo, a oportunidade de se desenvolver aconsciência individual no caminho da experiência no mundo bipolarde espaço e de tempo.

Por esse caminho, então, a alma humana se envolveu e se ligoucada vez mais com o mundo da materialidade e acabou sendocapturada inteiramente e incluída no campo terrestre, onde ela esperaa sua salvação.

Bem, este Opus da alquimia interna prepara esta salvação via aforça da alma do mundo, o espírito de Cristo.

Na alquimia é dito: “A prima matéria deve ser gerada do estadofinal do chumbo material satúrnico”.

No nível da alma, isso significa: Nesse processo, o homem dehoje estando no estado individual e consciente, passo a passo, éenobrecido ao estado de alma pura, como simboliza a virgem Mariaque esmaga a cabeça da serpente da tentação, prepara-se para arecepção do Espírito Santo e traz para o nascimento o filho da Luz.

Os Sete Passos da “Opus Magnum”

Vamos olhar para as sete etapas por que passam os metais naretorta; e o homem em seu microcosmo antes de estar maduro paraesse novo nascimento.1. A Calcinatio

Essa é a operação do fogo.No laboratório se realiza a calcinatio quando um material é

durante muito tempo aquecido até se transformar em pó fino e branco.Análogo a esse evento, a alma é nesse fogo da calcinatio livre

de todas as escórias de origem terrena.O “Arcano” – a nova alma, deve ser puro de elementos materiais

brutos; Indestrutível pela dúvida e não passível de ser queimado como fogo de paixão.

A calcinatio pode ser realizada – ou pelos movimentos do destino,ou pelo homem que se tornou razoável e livremente se submete aeste processo. Uma alma que não se movimenta, não pode tambémser erguida e ficará petrificada.

O inferno dos cristãos, que Dante na Divina Comedia tambémrelatou, é uma calcinatio projetada no além.

O fogo é a chave de toda a opus magnum.Assim, é importante fazer a sutil distinção entre as diversas

qualidades do fogo e a sua origem. Há também o princípio do emcima e do embaixo.

Para o nosso caminho interior, a alquimia superior, a qualidadedo fogo superior é crucial. Há novamente três aspectos:

O primeiro aspecto é o mais alto poder do fogo, o divino arqui-fogo central que vive, como uma centelha do mar de Luz da divindade,no coração de nosso microcosmo.

Essa centelha de fogo é a semente da vida eterna, livre do ouroterreno e vaidoso, e do amor-próprio no lótus do coração.

O segundo aspecto é o fogo Luz de Cristo, o fogo do amor, emcujo poder a purificação da alma pode ser concluída.

O terceiro aspecto do fogo, por fim, é o fogo de vida etérico, oArqueus, como é chamado por Paracelso, que circula no corpo etérico

Page 10: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana10

e, por intermédio dos sete chacras, servirá como fonte de força aohomem material.

Os três aspectos do fogo inferior são:

1. O fogo natural interno, inato, a natureza de Arqueus, a sementeuniversal latente da matéria;2. O fogo natural gerado na retorta do alquimista, portanto, quedecorre da separação realizada quimicamente dos princípios deenxofre, mercúrio e sal; e3. O fogo elementar externo que é consumido no processo. Paramanejá-lo, o alquimista precisa de grande experiência, prática epaciência.

Com isso, apenas temos descrito diferentes qualidades do fogoque é para que se possa entender que a verdadeira calcinatio acontecea partir do fogo superior, o amor radiação de Cristo que vive como arosa das rosas em nossos corações, e ela não pode ser uma ação forçadada vontade do ego, o qual, pelo contrário, muitas vezes faz com quea flama interior fique asfixiada.

As diferenças na qualidade do fogo superior que purifica edo fogo inferior que consome revelam-se muito impressionantes nafigura de duas árvores de fogo – do místico Jacob Boheme. Ele diz: “Aárvore da vida era acesa como fogo do Espírito Santo e a sua qualidadeera queimada na inescrutável Luz e claridade. E a árvore da qualidadesombria, que é a outra parte da natureza, era acesa e queimada naira de Deus”.

O “punitivo” aspecto do fogo inferior consumidor é manifestadonos símbolos cristãos do inferno e do julgamento. Devemos entenderque o fogo infernal é um fogo autocriado, cuja alimentação provémde nossas próprias faltas. A vontade desenfreada e a ira devem serqueimadas. Esse é um processo doloroso, necessário para remover araiz do mal. Ele faz sangrar o coração e faz gritar a natureza torturada.

O fogo divinal torna-se a inspiração para a alma purificada. Comperplexidade, vemos o milagre de Pentecoste, em que o Espirito Santo,na forma de línguas de fogo, desce sobre os apóstolos que o esperavam.O segredo pelo qual podemos acender o fogo interior é a flama doanseio de salvação. 2. O solutio -Essa é a operação da água.

No solutio, a substância desaparece e se transforma em líquido;a matéria diferenciada retorna a um estado não-diferenciadoprimordial. A partir da analogia do que acontece no laboratório, somosrapidamente introduzidos no sentido interior do processo. Heráclitodiz: “Para as almas da natureza é morte se tornar água.” Essadissolução completa na retorta conduz a um escurecimento do vaso.Mas como podemos ver a partir do tratado “Aureus Hermetis” essamorte não é realmente o fim. Nele se afirma mesmo: “Bendita é afôrma da fonte de água que dissolve os elementos. Então o dia daelevação esta lá, então fogem as trevas e a morte e, lá em frente, asabedoria progride”. E o rei “eu” está se afogando para que um reirenovado possa ascender das águas do lago da vida.

No batismo cristão temos um símbolo do solutio. O batizando ésubmergido em uma energia transcendente, purificadora erejuvenescedora, que o envolve como um manto protetor e lhe tiradas limitações polares individuais e o leva de volta para o nível daprima matéria. A linguagem de Paulo é clara quando diz: “Para quantosfostes batizados em Cristo, atraindo o Cristo, não há homem nemmulher, pois todos vós sois um em Cristo”.

O dilúvio é um solutio mandado por Deus. Todo o velho foidissolvido e o mundo foi reduzido na Prima Materia, por uma trocapara uma nova-realização.

Então agora entendemos a profundidade do processo alquímicodo solutio para alma: o verdadeiro eu deve mergulhar no mar vermelhodos contrários impulsos sanguíneos para emergir de lá renovado.

O solutio significa a dissolução voluntária do ego no verdadeiro eu, oafogamento do ego na alma do mundo. Por isso, os Rosacruzes clássicosdisseram: “In Jesu morimur” – em Jesus morremos.

3. O Coagulatio - Esta é a operação da terraAqui, a parte superior, o volátil, torna-se “fixo”, isto é, ligado

com a parte inferior.No laboratório, por arrefecimento ou por evaporação, forma-se

uma substância tal como, na nossa cozinha, o processo de aquecimentocoalha o branco do ovo. Algo será concretizado em um moldetransformado em “terra”, mas sem a solidificação final total.

Nos Upanishads, é nos dada uma imagem clara: “Como a manteigaescondida no leite assim a pura consciência habita em cada ser”.

O processo de coagulação é promovido por meio de ação. Paraassentar o espírito é necessária a coagulação; colocar uma idéia fugazexpressa em uma palavra significa um processo de coagulação. Aanalogia é por si já uma coagulação para o entendimento. O processode encarnação é uma coagulação – o espírito será ligado àindividualidade.

Em cada esfera particular ela recebe uma capa etérica, afim de que, assim, passo a passo, possa entrar em comunhão comvestuário terrestre. E assim “ela chega por tantas mortes, pelatravessia das esferas, nesta chamada vida na terra”.

O ritual mais sublime da coagulação é a Ceia do Senhor. A forçaimortal da alma do mundo – Cristo, coagula no pão e liga o homemcom o corpo celestial do Cristo. “E o pão que darei é a minha carne,que darei pela vida do mundo.”É a tarefa para alma humana em sua opus magnum realizar onascimento da Luz no vaso terrestre do próprio microcosmo, o Verboeterno no próprio sistema permite se tornar carne.

4. O sublimatio - Esta á a operação do arNa sublimação transforma-se um estado sólido em estado gasoso.

Há uma operação de elevação. Aqui vemos a inversão da coagulação:o inferior, o sólido, torna-se volátil.

O Sublimatio libera o espírito que está oculto na matéria, a quintaessência, ele separa o baixo do alto, o sutil do denso. No nível daalma, isso significa um avanço consciente para o plano das ideiaspuras para contemplar as leis da vida divinal e, em seguida, com aseriedade do recolhimento interior, realizá-las na própriapersonalidade.Temos muitos símbolos mitológicos para a sublimação:· Hércules se levanta da sua fogueira diretamente para o céu.· Elias foi sublimado pelo fogo. Sua ascensão foi fruto de seufervor religioso.· Cristo levou 40 dias, após a sua ressurreição, para se elevar aocéu.· A escada para o céu é um símbolo da sublimação. A alma selevanta e sobe degrau a degrau até o céu. Na divina comédia de Dante,encontramos uma bela imagem desta subida.

A sublimação significa um arrebatamento final na eternidade,que a alma realizou no tempo. A sublimação é intimamente ligadacom a coagulação. Um texto alquímico diz: “Sublima o corpo e coagulao espírito”. O movimento ascendente da circulação imortaliza,enquanto o movimento descendente personaliza-se na consciência.

5. O Mortificatio ou o Putrefactio

Este é um processo de decomposição pela putrefaçãoO mortificatio vem após o coagulatio porque na morte se realiza averdadeira dissolução dos corpos. O que se fez carne deve morrer. Naalquimia é dito: “A decomposição antecede a produção de uma novaforma.” A instrução direta é: “Conhecei, filhos da sabedoria, que vósdeveis deixar o composto se decompor durante 40 dias”. Mais umavez estamos diante de uma analogia com o mito da iniciação cristã:

Page 11: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Universo Holístico - OUTUBRO/2020 11

40 dias os israelitas marcharam pelo deserto; Elias jejuou 40 dias nodeserto; 40 dias Jesus ficou no deserto e foi tentado; 40 dias decorrementre a ressurreição e a ascensão.

A mortificação está ligada ao medo. A confrontação com a suaprópria mortalidade provoca o medo, mas ao mesmo tempo possibilitaa consciência. “O temor ao Senhor” é o início do conhecimento, dizPaulo. No evangelho de João há uma bela parábola domortificatio:“Se o grão de trigo não cai na terra e morre, ele permanece grão,mas se morre dá muitos frutos.” Paulo mostrou de uma formaimpressionante o processo alquímico da transformação interna damortificação com as seguintes palavras: “Semeia-se em corrupção erenasce em incorrupção, semeia-se um corpo natural e ressuscita umcorpo espiritual”.

O mortificatio será experimentado na personalidade como umatragédia – de uma derrota e fracasso, então, ao medo é dado espaço.Na paixão de Jesus, experimentamos também esse medo de morrer:“Pai se possível afasta de mim este cálice”. “Pai, por que meabandonaste?” Como um vencedor da cruz da natureza ele transmitea seus sucessores: “Quem quiser ser meu discípulo, negue a si mesmoe siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quemperde a sua vida por minha causa acha-la-á”.

O mortificatio é o processo do eterno “morrer e devir”, daaceitação da diária morte na cruz da natureza. O segredo desta cruzda natureza é o segredo do fracasso. Nossos pecados originais, pelosquais podemos falhar de novo e de novo, são também ao mesmotempo as deformações das sete funções dos metais em nossaexistência:O pecado original do chumbo de saturno é a avareza,Do estanho de Júpiter é a avidez,Do ferro marciano é a raiva,Do ouro do sol é a arrogância,Do cobre de Vênus é a luxúria,Do mercúrio de Mercúrio é a inveja eDa prata da Lua é a indolência.

6. O separatio - Ela será alcançada por destilação, sublimação eevaporação.

É a ultima grande provação antes da perfeição. Trata-se daseparação dos componentes que estão ligados e em parcial oposiçãoem um composto. Dentro deste processo, por meio de repetidasdestilações, serão separados, um do outro, os princípios enxofre,mercúrio e sal. Da confusão e da mistura, cria-se ordem. Vemos esteprocesso na historia da criação que é repetida simbolicamente nolaboratório. Deus separa a luz das trevas, o céu da terra, o mar daterra. O agente da separação era o Logos, que moldou a si mesmocomo matriz onipresente no processo de separação e, portanto,representa o conjunto coeso que prevalece sobre tudo que é separado.

A experiência dos opostos possibilita uma consciência crescente.Por isso, o primeiro homem decidiu comer da árvore do conhecimentodo bem e do mal. Mas, com essa decisão, ele realizou umsegundo separatio muito incisivo. Ele, o portador de uma alma imortal,mergulhou no mundo efêmero do espaço e tempo. Assim, ele se tornouum cidadão de dois mundos. Ele criou ao mesmo tempo o seu mundo,que é isolado da unidade, e realizou a ruptura entre o superior e oinferior. Por isso, ele deve reverter a decisão de sua vontade e, comajuda do grande opus da transmutação, reconduzir para o estado daprima matéria a si mesmo, os seus metais, caídos em si mesmo, e,finalmente, todo o mundo, para que a verdade do “em cima comoem baixo” seja restaurada.

O juízo final é um ato de separatio, mas ao mesmo tempoum ato de justiça compensador. No evangelho de João é dito: “Ofilho do homem separará as ovelhas dos carneiros, os perfeitos dosimperfeitos”.

Os imperfeitos serão lançados no fogo de uma nova calcinação.Dessa perspectiva, o separatio não é a ultima etapa no grande Opus,mas vai adiante do conjuntio, assim como no laboratório alquímico.“Limpa o marido e a mulher, separadamente, de modo que eles seunam mais intimamente, porque se você não os limpa, não podemamar um ao outro”.

7. O conjunctio - É a culminação do Opus MagnumNo laboratório, temos uma parábola impressionante: Sulfur e

Mercurius, enxofre e mercúrio, se ligam eproduzem Zinnober (Zinabre), uma nova substância com novasqualidades. Há um menor conjunctio quando a limpeza das duassubstâncias ainda não está totalmente realizada; aqui deve seguirnovamente o mortificatio.

Uma bela parábola diz: “Mas este casamento começa com aexpressão da felicidade e tem por conseqüência a amargura datristeza”. Essa amargura é produzida sempre quando “a alma prefereo casamento com o corpo, ao casamento com o espírito”, como lemosno Corpus Hermeticum. Assim, o aspecto de Vênus de amor terreno éuma boa alegoria e uma tentativa de aproximar em harmonia as forçasgêmeas da natureza em sua própria alma; é uma virtude especial,mas apenas o primeiro degrau para o grande conjunctio. No processoda transmutação no laboratório, será realizado o refinamento atéalcançar o degrau da prata pura.

No grande conjunctio, trata-se da preparação para o casamentoalquímico entre a alma purificada e o espírito, o Pymander. A almaque de novo se tornou a água da prima matéria, “mercúrio domercúrio”, se casa com o espírito. O estado do início, quando o espíritopairava sobre as águas, é alcançado. É a realização do “nascer denovo da água e do espírito” do mistério de iniciação crístico. Dessaunião, nasce uma nova criatura – a partir do poder do Santo Espírito.A alma renascida, a transmutada personalidade do homem e o espíritose tornaram em uma unidade perfeita no vaso microcósmico. Estanova criatura, este filho da sabedoria, tornou-se para si mesmo empedra filosofal. Ele personifica o puro ouro do espírito e pode estimulara todos os seres vivos a atingir a perfeição por meio do poder de seuamor e curar todos os doentes, como o ouro purificado transforma nolaboratório todos os metais comuns (não nobres) em ouro.

Na alquimia, então, esse é o significado universal de“multiplicatio”, o aumento maravilhoso que alimenta tudo para oenobrecimento. Alquimia é a arte de enobrecimento.

A Atemporal Arte da AlquimiaA alquimia é uma mestra no tear do tempo, que tem à disposição,

sem parar, a sua capacidade de transformar. Nestes dias, da era deaquário, em que se trocou uma física mecanicista para uma oitavasuperior de uma filosofia quântica, uma “Al-física”, encontramos demodo atual uma oportunidade que nos traz de volta para o limiar daPrima Matéria, para a onipotência não manifestada.

Esta porta, aberta pela percepção da presença consciente, anteo mar das infinitas possibilidades e da onipresença, fica franqueadadiante de nós. Nesta terra de ninguém, entre o ontem incorrido e oainda não nascido amanhã, está uma folha não escrita em nosso livroda vida, o Eterno Agora. No espaço da plenitude não-manifestada,nosso eu, que é o do espaço e do tempo, não tem entrada e somos denovo ligados com a nossa fonte interior criadora, o cintilar divino naarca de nosso coração. Nossa consciência associada com esta Fontese torna um criador que chama da indefinida matriz universal umanova manifestação.

Assim, podemos, agora e imediatamente, nos tornar verdadeirosalquimistas, alguém que, no processo de transmutação para aperfeição, colabora.

Page 12: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

12 Universo Holístico -OUTUBRO/2020

Círculo Particular de Oração AtivaCOMO ESTÁ VOCÊ NA PANDEMIA?

Sem forças?

Cansada?“Desanimada?

Problemas familiares?

De relacionamento?

Emprego? Outros?

Informações:(21) 99915-4965

PROF. ELISER

Nunca a Ciência esteve tão próxima da Espiritualidade. Basta umapesquisa do nome spirituality nos sites de busca científica para conhecermilhares de estudos científico que vem comprovando a importância daalma, da mente, da Consciência nos processos de cura física e psíquica.Há estudos que revelam a importância do perdão, outro sobre a gratidão,há inúmeras pesquisas científicas indicando uma subjetividade nosprocessos de cura, especialmente aquelas espontâneas.

Este e outros assuntos serão debatidos por cientistas, muitos delesEspíritas, durante o 2° Congresso Internacional de Ciência, Consciênciae Espiritualidade, o Congresso Luminarium. Entre os palestrantes,destacamos o médico cirurgião, Paulo Cesar Fructuoso, que no “Lar deFrei Luiz”, por 40 anos pesquisou, estudou e testemunhou os chamadosfenômenos de efeitos físicos, através da energia ectoplasmáticaproduzidas por médiuns de efeitos físicos, culminando com teletransportee materialização de espíritos. Especialista em Cirurgia Geral, CirurgiaVideolaparoscópica, Mastologia e Cirurgia Oncológica, Fructuoso falarásobre os aspectos científicos e espiritualistas do câncer, tema do seumais recente livro. ”As causas extrafísicas das doenças, o surgimento deum tumor em uma criança e os componentes psíquicos mais profundos.Por que alguns se curam e outros não? Essas e outras questões serãoingredientes para as reflexões que nos conduzem a um novo olhar”, diz omédico.

Durante seis dias, mais de 63 pesquisadores, cientistas, médicos,terapeutas, de diversos países, debatem a saúde física, emocional emental numa abordagem revolucionária. Diante da evolução científicado conceito de Consciência para um ser humano melhor, o Congresso

Luminarium reúne grandes nomes da medicina integrativa e do ativismoquântico, para apresentar o que há de mais moderno nos benefícios destacombinação ciência/espiritualidade no campo da Neurociência,Psiquiatria, Psicologia, Epigenética e Medicina Integrativa.

“Nesta segunda edição, o Luminarium trará para o públicoimportantes reflexões sobre as forças do poder pessoal”, afirma TâniaViegas, idealizadora do Congresso. “Além disso, vamos apresentartratamentos, pesquisas e respostas efetivas e práticas para dois grandesmales, como o câncer e o suicídio. Traremos, a partir das perspectivasespiritual e integrativa complementar, novas abordagens paraenfrentarmos os desafios desses males”.

Haverá também um debate sobre suicídio com o jornalista AndréTrigueiro, também Espírita, a médica psiquiatra Maria Cristina de Stefano,a psicologa Tatiana Auler e o psicanalista português Antonio D’Ribeiro

Trigueiro se debruçou sobre esse tema em seu livro “Viver é a melhoropção: a prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo”. Com a palestra“Coragem e Fé: a Arte de seguir em frente”, Trigueiro, e os demaisconvidados, nos ajudarão a desfazer os gatilhos que levam aoautoextermínio, identificando sinais precoces e revertendo situaçõesextremas.

Há ainda a participação de importantes nomes internacionais daMedicina Integrativa e do Ativismo Quântico. Bruce Lipton é destaqueno segundo dia do evento. Ele comprovou que a genética não édeterminante na nossa biologia e que temos o poder de mudar o nossoblueprint (terreno biológico). Biólogo americano, pesquisador de célulastronco, líder internacionalmente reconhecido por ser um cientista quecria pontes entre a Ciência e a Espiritualidade, Dr. Lipton é uma vozimportante quando o assunto é a Nova Biologia. Em 2006 ganhou o prêmioda Book News - USA, de melhor livro na Ciência, com o título “A Biologiada Crença”. Em 2009 foi premiado no Japão, pela Goi Peace Foundation,sendo laureado com o Prêmio da Paz.

Também estarão presentes a escritora clarividente e visionáriaPenney Pierce, uma das pioneiras do movimento de desenvolvimento daintuição; o médico Paul Drouin, reitor da Quantum University, médico,homeopata, acupunturista, doutor em Medicina Natural e professor deMedicina Integrativa; e Gregg Braden, escritor cinco vezes consagradobest seller pelo Jornal americano New York Times, foi indicado ao

aclamado prêmio “Templeton Award”, condecoração aos que fizeram umacontribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida,seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos.

São debates que pontuam a visão clínica e médica, mesclados comanálises filosóficas e espiritualistas, oferecendo experiências e vivênciasdo sentir e do se re-descobrir. “Acreditamos que podemos criar um novomundo, um novo modelo de relacionar-se a partir de sentimentos purosque nascem do olhar de si para o outro. Isso é o Luminarium: o brotar deum movimento que propõe um novo olhar sobre a vida”, explica aidealizadora Tânia Viegas.

Nas noites, durante todo o evento, considerando as pesquisas jápublicadas sobre os efeitos das meditações na sociedade, o CongressoLuminarium pretende mobilizar uma rede nacional e internacional parameditação pelo Amor e pela Paz no mundo.

Além do médico Paulo Cesar Fructuoso e do Jornalista André

Trigueiro, participam do Luminarium outros especialistas adeptos àreligiões espíritas, como a médica Daniela Benzecry que fará a palestra“A escolha por amar: desenvolvendo a espiritualidade”; o TerapeutaEspiritual Adilson Rocha com “O poder da mente no processo deautocura”; Alexandre Cumino que falará sobre “Umbanda: uma religiãode equidade”; Mônica Oliveira, criadora da técnica terapêutica “FogoSagrado - Alinhamento Energético” fará a palestra “Consciência: conexãoque transforma o mundo”; e o psicólogo Rossandro Klinjey, que encerrao Congresso Luminarium abordando o tema “O que impede o Ser Humanode viver a diversidade para concretizar uma Nova Era”.

O evento será realizado do dia 27 de outubro a 1° de novembro, emplataforma digital de altíssima qualidade, com grande facilidade deinteração, rede dedicada e tradução simultânea.

As palestras, vivências e bate-papos, autorizadas pelos palestrantes,estarão disponíveis ao público até o próximo Luminarium a ser realizadoem 2021. As inscrições podem ser efetuadas no sitewww.congressoluminarium.com.br. O Congresso será realizado pela “Orion- Um Olhar Consciente”. A organização e produção estarão a cargo daempresa de comunicação “Idealizar Faz Bem” e estudantes universitáriostêm desconto de 50% em sua inscrição._________________________________

Serviço:Congresso Luminarium On-lineSite www.congressoluminarium.com.brData: De 27 de outubro a 1º de novembro de 2020Horário: 9h às 21hContato:Assessoria de Imprensa: Vera PinheiroE-mail: [email protected]: (21) 99918-5502

Ciência, Consciência e Espiritualidade se encontram no Luminarium 2020

Page 13: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

13 Universo Holístico - OUTUBRO/2020

Grateful Pleiadians. Pleiadians agradecidos. Gratos Pleiadianos

* Psicoterapia Holística* Practitioner de Barras de Access Consciousness (Internacional)* Hipnose (Internacional)* Magnified Healing ( Internacional)* EFT, PNL, Florais de Bach* Reprogramação Mental* Cromoterapia,Cristal Terapia.

TRATA: ANSIEDADE, ANGÚSTIA, SÍNDROME DE PÂNICO, DEPRESSÃO, MEDOS, INSEGURANÇA,AUTOESTIMA, MELANCOLIA, TRISTEZA , AGRESSIVIDADE, INSÔNIA, DESÂNIMO , ETC...

Atendimento com hora marcada. (21) 97644-9017MÉIER e COPACABANA

Liz LeonyCRT 43466

Parapsicologa eTerapeuta Holística

Aceitamos cartões de débito e crédito.

Organizo.CasaOrganização Residencial

Whatsapp 99620-2068Instagram: @organizo.casa

Lucia Bastos

Informações: Maria Veronica do Monte:Tel 33443579 e 9814 93212 (whatsapp)

* Encontrar seu caminho que não está tão definido. E você não percebe .* Saber quais energias a pessoa tem, e são 10!* Fazer a árvore da vida da pessoal.* Nativ peliyot caminho oculto* Tem desenho e significado* Os sefirot de cada um e pessoal não tem igual.

Nativ Peliyot ! Arvore da vida Cabala!

Há séculos a palavra do Pai é re-petida por profetas, mensageiros e en-viados. A palavra é sempre a mesma,embora a linguagem seja diversa, deacordo com os povos que a recebem.Mas, até hoje, as mesmas palavras serepetem, parecendo que são esqueci-das e que assim o homem se esquecede Deus.

Porém, quando a aflição aumen-ta, através das dificuldades, das guer-ras, ou tormentas da atmosfera can-sada, o homem começa a rebuscar, emsua memória espiritual, a lembrançadaquela palavra que ouviu, durante osséculos que viveu em diferentes lati-tudes do globo terráqueo. É que o es-pírito não esquece. Ele adormece, masnão esquece! Até o próprio temor aDeus é consciência de erros que estãoaparentemente esquecidos.

Não deveis, porém temer, porquese o Pai vos enviou tantas vezes e emtodas as vezes, juntamente um pro-

Fonte: GOTAS DE AMOR - Mensagens de Maria de Nazaré. Ditada a MitziPereira Ponce de León, Primeira Parte, p. 147. Editora do Conhecimento.

feta para vos esclarecer, é porque,sendo sábio, conhece vossas fraque-zas e sabe que precisais: ouvir sem-pre a sua palavra através dos profe-tas, pelos séculos a fora, para não vosperderdes.

Aceitai esta oferenda do Pai;lembrai-vos da última palavra do últi-mo profeta do Amor, Jesus, pois se to-das as outras vozes esquecestes, estanão esquecereis, porque foi vibradacom o mais puro amor e continuarápelo tempo, vibrando esse amor.

Elevai o pensamento em prece eestareis no círculo da vibração do puroamor, da palavra de Jesus.

Com a lembrança do Mestre em vossamente espiritual, encontrareis a for-ça para compreender a morte e maisque isto encontrareis a força paracompreender a vida.

A bênção da Mãe do Alto,Maria de Nazaré

Mensagem de Mãe Maria

Jornal Prana

Tels: (21) 9.8333-5307 whatsappE-mail: [email protected]

Direção: Boris Zainotti

Distribuição Gratuita da Versão Impressa: --- Suspensa até a pandemia passar ----

Centro, Copacabana, Ipanema, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Flamengo, Lgo Machado,

Catete, Tijuca, Grajaú,Vila Isabel, Méier, Jacarepaguá, Barra, Recreio e Miguel Pereira.

EDIÇÃO ON-LINE GRATUITAwww. j o r n a l p r a n a . c om . b r

Page 14: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Prana14

A psicopatia está entre os distúrbios mentais mais difíceisde diagnosticar e detectar. O psicopata pode parecer normal eaté mesmo ser encantador. No entanto, ao psicopata faltaconsciência e empatia, tornando-o manipulador, volátil e muitasvezes (mas não é sempre) criminoso. Este distúrbio é objeto defascínio popular e angústia clínica: a psicopatia adulta éamplamente impermeável ao tratamento, embora existamprogramas para tratar jovens insensíveis e sem emoção naesperança de impedir que eles se transformem em psicopatas.Sociopatia x Psicopatia

Muitos psicólogos forenses, psiquiatras e criminologistasusam os termos sociopata e psicopata de forma intercambiável.Os principais especialistas discordam sobre se há diferençassignificativas entre as duas condições. Entretanto existemdistinções claras e significativas entre eles.

A quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatística deDistúrbios Mentais (DSM-5), divulgada pela Associação Americanade Psiquiatria em 2013, lista tanto sociopatia quanto psicopatiasob o título de Transtorno de Personalidade Anti-social . Essesdistúrbios compartilham muitos traços comportamentais comunsque levam à confusão entre eles. Os traços-chave que os sociopatase os psicopatas têm em comum incluem:· Um desrespeito pelas leis e costumes sociais;· Um desrespeito pelos direitos dos outros;· A falta de remorso ou culpa;· Uma tendência para mostrar comportamento violento;

Além de suas semelhanças, os sociopatas e os psicopatastambém possuem características comportamentais únicas.

Sociopatas

Os sociopatas tendem a estar nervosos e facilmente agitados.Eles são voláteis e propensos a explosões emocionais, incluindoataques de raiva. É provável que não sejam educados e vivamnas margens da sociedade, incapazes de manter um empregoestável ou ficar em um lugar por muito tempo. É difícil, mas nãoimpossível para os sociopatas formar grupos com os outros. Muitossociopatas podem formar um apego a um determinado indivíduoou grupo, embora não tenham em conta a sociedade em geral ousuas regras. Nos olhos dos outros, os sociopatas parecerão muitoperturbados. Qualquer crime cometido por um sociopata,incluindo o assassinato, tenderá a ser casual, desorganizado eespontâneo, em vez de planejado.

Psicopatas

Os psicopatas, por outro lado, são incapazes de formarvínculos emocionais ou sentirempatia real com os outros, emboramuitas vezes tenham personalidades sedutoras ou mesmocharmosas. Os psicopatas são muito manipuladores e podemfacilmente conquistar a confiança das pessoas. Eles aprendem aimitar as emoções, apesar da incapacidade de senti-las, eparecerão normais às pessoas desavisadas. Os psicopatas sãomuitas vezes bem educados e mantêm empregos estáveis. Algunssão tão bons na manipulação e simulação, que eles têm famíliase outros relacionamentos de longo prazo, sem que aqueles que orodeiam suspeitem de sua verdadeira natureza.

COMPORTAMENTOS OBSERVADOS EM PSICOPATAS

Boa lábia

O psicopata é bem articulado e ótimo marketeiro pessoal. Comoum ator em cena, conquista a vítima bajulando e contandohistórias mirabolantes de si. Com meia dúzia de palavras difíceis,se passa por sociólogo, médico, filósofo, escritor, artista ouadvogado.Ego inflado

Ele se acha o cara mais importante do mundo. Seguro de si, cheiode opinião, dominador. Adora ter poder sobre as pessoas e acreditaque nenhum palpite vale tanto quanto suas ideias. Mentiroso patológico

Mente tanto que às vezes não se dá conta de que está mentindo.Tem até orgulho de sua capacidade de enganar. Para ele, o mundoé feito de caças e predadores, e não faria sentido não se aproveitarda boa-fé dos mais fracos. Sede por adrenalina

Não tolera monotonia, e dificilmente fica encostado num trabalhorepetitivo ou num casamento. Precisa viver no fio da navalha,quebrando regras. Alguns se aventuram em rachas, outrosnas drogas, e uma minoria, no crime. Reação estourada

Reage desproporcionalmente a insulto, frustração e ameaça. Maso estouro vai tão rápido quanto vem, e logo volta a agir como senada tivesse acontecido – é tão sem emoções que nem sequerrancor ele consegue guardar.Impulsividade

Embora racional, não perde tempo pesando prós e contras antesde agir. Se estiver com vontade de algo, vai lá e consegue tirandoos obstáculos do caminho. Se passar a vontade, larga tudo. Seuplano é o dia de hoje. Comportamento Antisocial

Regras sociais não fazem sentido para quem é movido somentepelo prazer, indiferente ao próximo. Os que viram criminosos emgeral não têm preferências: gostam de experimentar todo tipode crime. Ausência de culpa

Por onde passa, deixa bolsos vazios e corações partidos. Mas porque se sentir mal se a dor é do outro, e não dele? Para o psicopata,a culpa é apenas um mecanismo para controlar as pessoas. Sentimentos superficiais

Emoção só existe em palavras. Se namorar, será pelo tesão e pelopoder sobre o outro, não por amor. Se perder um amigo, nãoficará triste, mas frustrado por ter uma fonte de favores a menos.Falta de empatia

Não consegue se colocar no lugar do próximo. Para o psicopata,pessoas não são mais que objetos para usar para seu próprio prazer.Não ama: se chegar a casar-se e ter filhos, vai ter a família comoposse, não como entes queridos. Irresponsabilidade

Compromisso não lhe diz nada – tende a ser mau funcionário,amante infiel e pai relapso. Porém, como a família e os amigossão fonte de status e bens materiais, para cada mancada já temuma promessa pronta: “Eu mudei. Isso nunca mais vai acontecerde novo”.Má conduta na infância

Psicopatia: Como Identificar um Comportamento Psicopata

Page 15: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

Universo Holístico - OUTUBRO/2020 15

Seus problemas aparecem cedo. Já começa a roubar, usar drogas,matar aulas e ter experiências sexuais entre 10 e 12 anos. Parasua maldade, não poupa coleguinhas, irmãos e nem animais.

Como identificar a Psicopatia

Quando falamos de psicopatia, estamos falando de umespectro. Ela pode ser identificada ou diagnosticada através dautilização de um checklist de 20 itens, desenvolvido por umpsicólogo canadense chamado Robert D. Hare. Hare é especialistaem psicologia criminal e psicopatia, tendo escrito obrasimportantes como “Psicologia das Investigações Criminais”. Deacordo com o checklist idealizado por Hare, o limiar para apsicopatia clínica se dá através da obtenção de uma pontuaçãode 30 ou mais. A anatomia do cérebro, a genética e o ambientede uma pessoa podem contribuir para o desenvolvimento de traçospsicopáticos.

Escala de Robert Hare

A escala de Robert Hare é um checklist de verificação parapsicopatia, também chamada de Escala de Hare. No teste, umclínico entrevista um potencial psicopata e o classifica em 20critérios, como “comportamento sexual promíscuo” ou“impulsividade”. Em cada critério, o sujeito é classificado emuma escala de 3 pontos: (0 = item não se aplica, 1 = item seaplica um pouco, 2 = item definitivamente se aplica). Aspontuações são somadas para criar uma classificação de zero a40. Qualquer um que obtém 30 pontos ou mais é provavelmenteum psicopata.Em 1991 Hare criou o método de avaliação para diagnosticar osgraus de psicopatia de uma pessoa e identificou os critérios hojeuniversalmente aceitos para diagnosticar os portadoresdesse transtorno de personalidade. O instrumento pondera traçosde personalidade prototípicos de psicopatia. Ele foi projetadopara avaliar de maneira segura e objetiva o grau de periculosidadee de adaptação à vida comunitária de condenados, e os paísesque o instituíram apresentaram considerável índice de reduçãoda reincidência criminal. Apenas no ano 2000 Escala Hare PCL-R(Psyco--pa--thy Checklist Revised) foi traduzida e validada noBrasil.O testeO teste a seguir é para determinar seu grau de psicopatia. Esteteste foi baseado na Escala de Robert Hare, o maior especialistano assunto. Esta escala é usada por psiquiatras, portanto tenterespondê-lo adequadamente como você realmente é, pois casocontrário o resultado pode não ser agradável.1. Você tem “excesso de brilho” ou charme superficial2. Você tem um excesso de autoestima3. Você necessita de estimulação constante, não gosta demonotonia e tem propensão ao tédio4. Você é um mentiroso patológica, daqueles que sente orgulhode enganar as pessoas5. Você está sempre manipulando6. Você apresenta total falta de remorso ou culpa7. Você possui “afeto superficial” ou “sentimentos superficiais”8. Você é insensível ou possui completa falta de empatia9. Você tem um “estilo de vida parasita”, está sempre tirandoproveito dos outros10. Você tem grande dificuldade em controlar suas atitudes

11. Você tem um histórico de comportamento sexual promíscuo12. Você tem um histórico de problemas comportamentais nainfância13. Você não possui objetivos realistas de longo prazo14. Você é excessivamente impulsivo15. Você tem um alto nível de irresponsabilidade16. Você não assume a responsabilidade por suas próprias ações,coloca sempre a culpa em outras pessoas.17. Você já teve muitas relações “conjugais” de curto prazo18. Você tem um histórico de delinquência juvenil19. Já experimentou uma “revogação de liberdade condicional”20. Você exibe “versatilidade criminal”

Resultado: Se você obteve mais de 30 pontos (ou seja, vocêrespondeu “um pouco” ou “definitivamente” a maioria dessasperguntas) então você pode ser um psicopata. Se você classificoumenos do que isso, respire. Você é normal!

Tratamento: A psicoterapia é um dos principais tratamentos parapessoas com esse distúrbio mental. O acompanhamentopsicoterapêutico pode ser fundamental para aliviar algunssintomas.

A psicoterapia pode ser realizada individualmente entre umpsicólogo e o paciente ou em uma configuração de grupo e atémesmo para familiares afetados.

Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por

um psicólogo que atenda a requisitos específicos para atender

a todos que precisem de acompanhamento. Acesse nosso site e

confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!

A Psicopatia nas telas

Mindhunter, série original Netflix que estreiou no último mêsde outubro, traz a psicopatia para as telas mais uma vez. Oseriado, que se passa no final da década de 1970, mostra doisagentes do FBI investigando a mente de assassinos em série epsicopatas.

Entre 1970 e 1980, assassinos que cometeramcrimes violentos nos Estados Unidos se tornaram objeto de estudodo FBI, que buscava entender os gatilhos e motivações doscriminosos. O material coletado pelo trabalho de apuração dosagentes especiais John Douglas e Robert Ressler, nos primórdiosdo que viria a ser a psicologia forense, deu origem aolivro Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial KillersAmericano (publicado no Brasil pela Intrínseca).No passado filmes como Seven (1995), Hannibal (2001) e Os

Homens que Não Amavam as Mulheres (2011) também abordaramo comportamento de psicopatas e assassinos em série. E quemnão se lembra do personagem Coringa, originado nos quadrinhosdo Batman?Hannibal Lecter é um célebre personagem interpretado porAnthony Hopkin

Por Tatiana Pimenta - CEO e Fundadora da Vittude. É apaixonadapor psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosade temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade nasaúde física e mental. Cursou The Science of Happiness pelaUniversity of California, Berkeley. É maratonista e praticante deMindfulness. Encontrou na corrida de rua e na meditação fontes

Page 16: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

16 Universo Holístico - OUTUBRO/2020

Quanto custa uma infância? É possívelseu resgate? Que mágica traz de voltaaqueles segundos de êxtase frente aoPapai Noel e pendurar uma meia najanela repleta de fantasias, realizadas?

Por que os Direitos da Criança e doAdolescente precisam ser a todo instantelembrados e mesmo assim nem semprecumpridos?

Parece até de tanto escutar, a criançaentendeu que os adultos estãoreivindicando aquilo que a sua criança não conseguiu enquantocriança. Escutamos delas mesmas frases como:

“Cuidado Hein!” “Vou te denunciar como exploradores demenores!” ou, “Você não tem o direito disto ou daquilo...”. Acriança como num efeito espelho já assimilou o que o meiofamiliar e social prega sem entender, de fato, de que direitoestamos falando, até mesmo, sem entender o porquê, taisdireitos necessitam serem proclamados.

Philippe Ariès descreve que nas sociedades tradicionais cabiaà família a responsabilidade de conservar bens, preservar umofício e proteger sua honra e a vida. O amor não era umsentimento obrigatório. A infância era nesta época muitoreduzida, a criança frágil vivia misturada aos adultos partilhandotrabalhos e jogos. Até o século XVI a criança era vista como umadulto em miniatura.

Doença e morte tinham outro significado, as famílias sempremuito numerosas logo “substituíam” uma criança por outra. Oinfanticídio, embora prática não permitida, porém tolerada atéo final do século XVII.

Há, portanto nos dias de hoje uma inversão muito grandede valores que precisa ser compreendida. O que antes era aceitocomo natural próprio da vida, hoje como uma conotação dedesafio a ser vencido. Lutamos por um feto de pouco mais de20 semanas quando o esperado era que pudesse atingir 40semanas dentro do útero de sua mãe, muitas vezes a um custoemocional e social elevadíssimo e nem sempre com a qualidadenecessária.

Arier – 1973 em seu livro A história Social da Criança e dafamília, onde relata que a partir do surgimento das SociedadesIndustriais a criança e a família assumem novo lugar. A escola éo meio de educar as crianças, separando-as dos adultos. A escolatem a finalidade de clausura, uma vez que as sociedadesindustriais requerem a presença da força de trabalho de seuspais.

Reformadores catódicos e protestantes legados a Igreja àsLeis e ao Estado passam a se responsabilizar pelas crianças. Afamília passa a ser cúmplice do novo sistema, a ser o lugar deafeição entre os cônjuges e entre pais e filhos onde a perda deum filho torna-se insubstituível e dolorosa. Como resultante háa redução da natalidade e toda a sociedade volta-se para afamília.

Jurandir Freire da Costa – 1979 em seu livro Ordem Médicae Norma Familiar, afirma então que a independência pelos

adultos é inversamente proporcional aoabandono das crianças. A família sedesestrutura e renuncia aos direitos deresolver por conta própria suasdificuldades familiares. Agenteseducativo-terapêuticos (especialistas) detodas as áreas surgem para resolver oproblema e está criada então a MedicinaSocial.

Salvar indivíduos implica insinuar-sena intimidade da vida das pessoas. Desta

interferência nos costumes familiares resulta em quedassignificativas nos índices de mortalidade infantil.

Observa-se também que o controle da vida provada dosindivíduos (corpo, sexo e os sentimentos conjugais, parentaise filiais.) que passa a ser instrumento de denominação políticoe social. O sistema familiar reproduz os conflitos das classessociais. Fica mais claro entender porque os pais sentem-se,nos dias de hoje, tão incapazes de ajudar seus filhos,principalmente, nos momentos de dor. Ressaltando-se tambémque o saber médico está cada vez mais tecnológico e muitasvezes menos humanizado.

Embora no artigo XII da Declaração dos Direitos Humanos,proposta pela Organização das Nações Unidas, estabelece odireito a não-interferência na vida privada pessoal ou familiar,necessita reflexão sobre eu cumprimento e a importância vitalde que ela seja respeitada em favor de uma família conscientee saudável. (ONU, In: França, 1994, p.168-171);

Artigo XII – “Ninguém será sujeito à interferência na suavida privada, na familiar, no seu lar ou na sua correspondência,nem a ataques a sua honra e reputação. Todo homem temdireito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques”.

A enfermidade leva à limitação da liberdade normal, há oaumento da tensão emocional, a capacidade de reflexão dafamília fica embotada, mães capazes desequilibram-se. Poracreditar que à criança fala as palavras erroneamentecolocamos a criança no lugar daquela que não sabe. Acreditamosque cabe aos pediatras e profissionais que cuidam das crianças,a interpretar, reconhecer, vigiar e planejar a projeção no futuroda criança no ambiente em vive.

Em 1983 um grupo de especialistas reunidos pelo Ministérioda Saúde da França publica uma circular especificando que:“toda hospitalização comporta inevitavelmente um parapersonalidade da criança. Esta, com feito, sentem o hospitalcomo um mundo estranho e potencialmente hostil. Como oadulto, ela experimenta ou receia o sofrimento físico, aindamais porque não lhe compreende a razão. Mas, além disso,teme perder a proteção daqueles que ama e dos quais ela temainda, mais necessidade nesse período de medo e de dor. Osriscos de aflição e traumatismo são particularmente elevados.Em um serviço de neonatologia e de reanimação as condiçõesda criança e a aparelhagem à qual é submetida podem ferir a

O Valor da Infância

Page 17: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português

17 Universo Holístico - OUTUBRO/2020

sensibilidade dos pais. Corre assim o riscode provocar em alguns, reação de fuga oude rejeição...”.

Para Winicott a pediatria é a medicinada idade evolutiva, simbiótica porque doato sobre a criança reflete-se no meiohumano circundante, trata o sintoma daenfermidade do meio, podendo colocar emcurso a família esta máquina cultural, a favor do paciente. Em1953 no artigo de “A Tolerância do Sintoma na Pediatria”! Eleafirma que o tratamento tem a finalidade de aliviar a criançada necessidade de enviar o sinal de socorro. A necessidade vem,portanto em auxílio à pediatria e de encontro à necessidade dedar sentido ao sintoma.

F. Escardó – 1951 em A Pediatria, Medicina do Homem afirmaque “a medicina é uma atividade cultural” e que “a cultura étodo saber comunicável suscetível de aclararmos sobre ainteligibilidade do objeto (ciência), sobre a profundidade dasnossas emoções (arte) e sobre a modalidade de nossa ação,seja na finalidade de seu destino (moral, filosófico, religioso),seja na eficácia de seus meios (técnica) e que “... A vocação daPediatria tem que ser também vocação de justiça, pois a dor dacriança é de dor sem culpa e sofrer sem merecimentos, mas asua missão não é julgar nem repreender, é apenas ajudar,compreender, adequar.”

Winicott afirma que é no brincar e tão somente no brincarque a criança ou adulto é capaz de ser criativo e de usar todasua personalidade, e é apenas sendo criativo que o indivíduodescobre o “eu”. A comunicação é possível, exceto naspsicopatologias ou a um extremo de imaturidade. É no brincar,no espaço da ilusão, fantasia, que a criança pode se expressar,pois assim ela é capaz de brincar, concentrar-se em algoprazeroso implicar confiar no ambiente, isto é, capaz de ficarsó na presença de alguém. E é fácil observar como as criançasfazem amigos e inimigos durante o brincar ao passo que nãofazem amigos facilmente à parte do brincar.

Freud, em “Escritos Criativos e Devaneios”-1908 relata: “Aocupação favorita e mais intensa da criança é o brinquedo ouos jogos”. Acaso não poderíamos dizer que ao brincar todacriança se comporta como um escritor criativo, pois cria ummundo próprio, reajusta os elementos de seu mundo a sério:ao contrário leva muito sério a sua brincadeira e dispensa muitaemoção.

Apesar de toda emoção com que a criança catequiza seumundo de brinquedo, ela o distingue perfeitamente darealidade, e gosta de ligar seus objetos e situações imaginadasas coisas visíveis e tangíveis do mundo real. Brincar, portantonão se trata apenas de um esforço físico, mas é principalmentepsíquico, pois é através do brincar que se aprende a lidar com omundo. Neste “faz de conta” de ilusão que tem objetos esituações que os adultos usam, entende e aprende quaisrespostas deve dar.

Ao simbolizar na vivência do brincar seus modos, angustias,alegrias apropriam-se destas suas emoções tendo maior domínioe compreensão sobre elas. Uma outra forma de vivenciar eelaborar essas emoções podem ser em toda expressão da arte.

A História não foi condescendente como ser criança e a evolução da ciência etecnologia trataram de criar umdistanciamento de nós, crianças e de nossadescendência. Não devemos, no entantoconsiderar a criança como sendo inocentee incapaz e, sim tentar decifrar seus sinais.

Quando enferma ela se prostra como seabandonasse seu corpo, a todo aparato

hospitalar ou ela se rebela, onde um modo de contê-la éamarrando-a em seu leito. Tentando manter o silêncio a todocusto.

“Se toda a dor vem do desejo de não sentirmos dor”, comona letra da música de Renato Russo, a dor não poderia ser menosdoída se vivenciada e assumida no sentido de falar sobre ela,vivê-la, ao invés de calá-la ou esforçar-se para não senti-la?

Fazer da experiência da doença uma dor que também podefazer parte da vida. Negar a dor, a deixa mais dolorosa, falarsobre ela pode aliviar. E o falar pode ser de muitas formas.

Dentro do universo da criança, há muitas formas de falar,brincar como já se descreve é a melhor dela.

E se a criança não quer falar brincar, representar, etc.,também devemos escutar essa sua recusa (no sentido de aceitaro seu desejo), pois de tanto escutar esse seu silêncio talvez elaqueira começar a falar pelas suas próprias palavras brincadeiras,etc.

Há, portanto que dar possibilidades a criança enferma deque apesar de sua doença e intervenções médicas necessárias,ela pode também ter outro espaço para ser, que não só suadoença. Onde possa manifestar-se como sujeito no mundopróprio e diversificado.

Espaço onde, sobretudo pode resgatar sua vida com todasas possibilidades inerentes a esta. Acrescentar ao atendimentomédico necessário outra intervenção concomitante que lhe dêoportunidade de ser e não estar limitada e alienada à suadoença, não lhe restando alternativa a não ser a de um corpoadoecido que só dói, no silêncio e na surdez de todos ao seuredor.

Nosso universo de trabalho exige toda essa reavaliaçãoteórica, histórica, social e tecnológica e nos faz constatar umaidentificação muito pessoal como criança e ao adolescente,até porque é onde escolhemos trabalhar. No qual nos fazempenhar para a dor do choro não atendido, a fome não saciadaaos gritos de medo, a impaciência, a injustiça, as suturas,injeções, as mentiras, a esperado próximo procedimentodoloroso, a ansiedade de porvir, a impessoalidade com que étratada. Acima disso, a intolerância e ignorância possam serminimizados pelas atividades artísticas e o potencial que acriança tem e pode se utilizar num momento de enfermidade.Enfermidade esta que pode ser o momento de eleição destacriança ou adolescente que necessite do afeto como forma dese sentir vivo e saudável. A dor que tem de ser vivida nospreocupa, mas sabemos que ainda resta o sorriso, a música,nossa paixão, a natureza humana alguns segundos de êxtase deuma criança.

Page 18: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou  · 2020. 10. 5. · Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou . Universo Holístico -OUTUBRO - 2020 03 Mar Português