297614-DMT_texto

10
Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte DMT - DISTÂNCIA MÉDIA DE TRANSPORTE Introdução O conceito de distância média de transporte advém dos primórdios da construçãode estradas, quando a distribuição dos materiais era feita pela observação do perfil da locação e acompanhamento simultâneo das operações de terraplenagem. As distâncias de transporte resultantes eram tomadas medindo-se na escala do desenho as distâncias entre os centros de gravidade de cada escavação e cada aterro. Para fins de pagamento do transporte, calculava-se a distância média resultante pela expressão: DMT= v i x d i -------------- v i Onde: • v i :volumes parciais escavados. • d i :distâncias de transporte parciais. vi:volume total escavado. O numerador da expressão de cálculo anterior indica, portanto, o momento de transporte total de distribuição em causa: MT = v i x d i I - 1

Transcript of 297614-DMT_texto

Page 1: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

DMT - DISTÂNCIA MÉDIA DE TRANSPORTE

Introdução

O conceito de distância média de transporte advém dos primórdios da construçãode estradas, quando a distribuição dos materiais era feita pela observação do perfil da locação e acompanhamento simultâneo das operações de terraplenagem.

As distâncias de transporte resultantes eram tomadas medindo-se na escala do desenho as distâncias entre os centros de gravidade de cada escavação e cada aterro. Para fins de pagamento do transporte, calculava-se a distância média resultante pela expressão:

 DMT= ∑ vi x di

-------------- ∑vi

Onde:

• vi:volumes parciais escavados.

• di:distâncias de transporte parciais.

• ∑vi:volume total escavado.

O numerador da expressão de cálculo anterior indica, portanto, o momento de transporte total de distribuição em causa:

MT = ∑ vi x di

I - 1

Page 2: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

Momento de transporte 

O produto de um volume escavado pela distância segundo a qual este volume é transportado representa, em terraplenagem, o parâmetro conhecido como momento de transporte.

Define-se Momento de Transporte como o produto dos volumes transportados pelas distâncias médias de transporte

M = V x dm

Onde:

- M = momento de transporte, em m³ x Km;

- V = volume material transportado (solo), em m³;

- dm = distância média de transporte, em Km

Éxistem inúmeras possibilidades de se executar uma distribuição de terras na terraplenagem. A cada uma destas alternativas corresponderá uma distância média de transporte global e, conseqüentemente, um determinado custo de construção. Assim, o projeto de terraplenagem deverá procurar indicar a melhor distribuição de terras, de sorte que a distância média de transporte e, consequentemente, o custo das operações de terraplenagem, sejam reduzidos a valores mínimos, ou próximos a estes.A prática de projeto de estradas tem desenvolvido, em seus vários estágios, diversos procedimentos gráficos visando a execução de uma adequada distribuição de materiais na terraplenagem. Esta distância deverá ser igual à distância entre os centros de gravidade dos trechos de cortes e aterros compensados

Planejamento da movimentação de terras

Para o planejamento da movimentação de terras, dois tipos de estudos são fundamentais para o correto dimensionamento das equipes de trabalho e a adequada elaboração do cronograma de uma obra:

- Cálculo dos volumes a movimentar; e

- Cálculo das distâncias de transporte

I - 2

Page 3: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

Cálculo dos volumes a movimentar

O cálculo dos volumes se dá inicialmente calculando o volume de cada segmento compreendido entre duas seções transversais consecutivas. O volume de terra entre duas seções consecutivas será calculado como o volume no ponto médio (Am)

V = (A1 + A2)x(L/2)

V = Volume de terra entre duas estacas sucessivas.

A1 e A2 = áreas das seções transversais sucessivas as estacas;

Am = área da seção transversal no ponto médio entre as estacas;

L/2 = metade da distância entre as seções ou entre estacas sucessivas (semi-distâncias) em metro (m).

Cálculo das distâncias de transporte

Calculados os volumes de cortes e aterros existentes entre cada par de seções sucessivas e estabelecidos os demais controles do projeto de terraplenagem (classificação quanto à dificuldade extrativa, critérios para a seleção qualitativa e fatores de homogeneização), é necessário que se execute a distribuição teórica do material a ser escavado, ou seja: definir toda a origem e destino dos materiais envolvidos na terraplenagem, seus volumes e classificação e as correspondentes distâncias médias de transporte.

Quando é executado um transporte de solo de um corte para um aterro, as distâncias de transporte se alteram a cada viagem, sendo necessária, portanto, a determinação de uma distância média de transporte

DISTÂNCIA MÉDIA DE TRANSPORTE

Conceito:

É a distancia, em projeção horizontal, entre o centro de massa de uma camada do pavimento e o(s) centro(s) de massa da(s) jazidas(s) que fornecerá(ão) materiais para a execução da camada.

I - 3

Page 4: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

- Transporte

O custo unitário do transporte é calculado, considerando o veículo a ser utilizado, pela

fórmula geral:

Custo Unitário = Custo horário de utilização do caminhão

Produção Horária

A produção do veículo é em função do tipo de rodovia a ser percorrido e da distância de transporte.

Esse cálculo envolve conceitos, tais como a produção do veículo em m3/h ou em t/h, a capacidade em m3 ou em t, a eficiência de operação, a velocidade média, o tempo de espera, a distância de transporte em km. Dele se obtém os coeficientes a e b da equação para cálculo do transporte.

Utiliza-se a equação do tipo y = ax + b, onde, substituindo-se o x pelo valor da distância média de transporte em quilômetros, considerando o tipo de via que está sendo percorrido, obtém-se o valor de y, em reais.

Todos os materiais precisam chegar do local da sua aquisição até o local da obra, bem como da sua preparação em usinas até o local da aplicação. Todas as distâncias consideradas são Distâncias Médias de Transporte - DMT.

Todos os insumos (materiais industrializados) precisam ir até o local da obra. Todos os materiais terrosos, pétreos e areia têm que ser deslocados do local de extração/aquisição até a pista e/ou usina e, após, até a sua aplicação na pista.

FÓRMULA GERAL:

DMT = ΣViDi

ΣVi

onde:

Di = distância média de transporte correspondente ao segmento de camada “i" (DMT parcial).

Vi = volume do segmento de camada "i" (volume parcial).

I - 4

Page 5: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

APLlCACÃO:

A DMT é utilizada para elaboração de quantitativos de pavimentação para orçamento ou pagamento do transporte dos materiais necessários à execução de uma camada do pavimento.

A DMT pode, também, ser aplicada quando se dispõe de várias opções de jazidas para execução de uma camada do pavimento, permitindo-se excluir aquelas que proporcionam maior DMT e determinar a distribuição mais econômica dos materiais, através do cálculo do "ponto econômico".

CASOS ESPECÍFICOS:

1° caso:

Quando existe apenas uma jazida para a execução de um trecho (segmento de trecho) que apresenta largura de plataforma e espessura de camada constantes. O acesso à jazida é externo ao trecho.

DMT = ∑ Vi Di

∑ Vi

onde:

Di = distância média de transporte correspondente ao segmento de camada “i" (DMT parcial).

Vi = volume do segmento de camada "i" (volume parcial)

DMT = a + b + c

2

a

b c

j1

Nota: Observe que existirão situações onde o acesso a jazida estará no início ou no final do trecho e b será igual a zero,

I - 5

Page 6: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

2° caso:

Quando existe apenas uma jazida para a execução de um trecho (segmento de trecho) que apresenta largura de plataforma e espessura de camada constantes. O acesso à jazida é interno ao trecho.

DMT = a + b2 + c2

2 (b + c)

a

b c

j1

3° caso:

Quando existe mais de uma jazida de material para a execução de um trecho (segmento de trecho).

x = b - a + d

a

c d

j1

b

j2

(x)

2

e

Como existe um trecho "d" situado entre as duas jazidas é necessário determinar até que ponto é econômico utilizar-se o material da jazida J-1. Chamando de "x" a distância que inicia no ponto de acesso da jazida J-1, até o ponto de máxima economia de utilização desta jazida (ponto econômico), para a situação descrita no croqui anterior tem-se: x = (b – a + d) / 2

I - 6

Page 7: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

PROCEDIMENTO:

1º) Separar o trecho em segmentos de largura da plataforma e espessura de camadas constantes;

2º) Calcular os pontos econômicos (Xi) se houver várias jazidas;

3º) Separar os segmentos de largura e espessura constantes por uma única fonte de fornecimento de material (jazida);

4º) Calcular as DMTs parciais de cada segmento, aplicando os casos específicos;

5º) Calcular os volumes parciais de cada segmento;

6°) Calcular a DMT total, aplicando a fórmula geral.

CONSIDERAÇÕES

Existem várias situações onde serão necessários adaptações às simplificações aqui mostradas, para se obter a DMT referente a um serviço.

Por exemplo: as misturas de materiais, em usina ou na pista, implicando em procedência, percentuais de composição e localização diferentes para a formação de um só material que será utilizado na execução de uma camada. São considerados casos especiais.

Variações na espessura

Quando existe mais de uma espessura de camada de material para a execução de um trecho, a DMT será dada pela relação entre a soma dos momentos de transporte para cada espessura e o volume transportado em cada trecho de cada espessura.

d1

e1e2

e3V1

V2

V3.

..

d2

d3

A B C D

I - 7

Page 8: 297614-DMT_texto

Arranjo Físico Industrial DMT – Distãncia Média de Transporte

Sendo a direção de transporte de A para D, o momento de transporte será:

Momento de Transporte (M):

Mtotal = V1xd1 + V2xd2 + V3xd3

Vtotal = V1 + V2 + V3

d1 = AB/2d2 = AB + BC/2d3 = AC + CD/2

DT = Mtotal = V1xd1 + V2xd2 + V3xd3Vtotal V1 + V2 + V3

DT = ΣM Vtotal

I - 8