2ºPDE - aese.pt · 4 “O PDE é um programa que veio alterar de forma significativa a minha...

16
2013 PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS PDE

Transcript of 2ºPDE - aese.pt · 4 “O PDE é um programa que veio alterar de forma significativa a minha...

2013

PROGRAMA DE DIRECÇÃO DE EMPRESAS

PDE2º

3

Ao fazermos uma análise retrospectiva do progresso da humanidade, verificamos que este resulta de um processo longo de inves-timento contínuo em formação nos vários domínios da ciência, permitindo um maior conhecimento do meio circundante. O posicionamento de Angola, das suas empresas, instituições e empresários a longo prazo em África e no Mundo, tendo em con-ta os seus recursos naturais e humanos, está directamente ligado ao investimento que se fizer na formação dos seus quadros qualquer que seja o seu nível na estrutura hierárquica da empresa.Na ASM – Angola School of Management – entendemos que os Dirigentes são uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou negócio e que cumprirão a sua função na medida em que estiverem bem formados e preparados e forem conscientes da sua responsabilidade.O PDE – Programa de Direcção de Empre-sas está estruturado de forma a oferecer ao gestor ferramentas que elevem a capacidade de estar à altura das suas responsabilidades, enfrentar os desafios que lhe são colocados e tomar as decisões que contribuam para a prosperidade da empresa.

Para esta 2ª edição do PDE, o nosso convite é dirigido aos Directores-Gerais de pequenas e médias empresas e aos Directores de De-partamento de empresas de média e grande dimensão que tenham uma experiência mínima de 5 anos em lugares de Direcção.

A participação no programa, garantirá, entre outros, os seguintes objectivos:•Apurar e aprofundar os mecanismos de

análise e tomada de decisão;•Desenvolver uma perspectiva integral da

empresa que permita garantir a sustenta-bilidade das decisões que tomar;

•Encurtar caminhos, aliando a teoria à prática, tirando proveito da experiência pessoal acumulada;

•Desenvolver uma maior percepção de si mesmo e do seu estilo de gestão;

•Rever a visão sobre o modelo de negócio da sua empresa.

Se aspira uma maneira diferente de pensar e fazer as coisas para melhorar como Dirigen-te, encontrará no PDE – Programa de Direc-ção de Empresas uma oportunidade ímpar.Aguardamos por si,

Eng. José Maria WanassiDean da ASM

4

“O PDE é um programa que veio alterar de forma significativa a minha maneira de olhar para os meandros da gestão de equipas numa estrutura empresarial. Permitiu-me adquirir novas técnicas de liderança. O seu método, inovador no contexto nacional, de Estudo de Caso de forma metódica e cientificamente sustentada, é uma mais-valia na abordagem que os gestores podem e devem ter, quando confrontados com as mais variadas situações inerentes às suas funções. Independentemente de se tratar de empresas públicas, como é o meu caso, ou privadas, a metodologia básica é a mesma, salvaguardando-se as especi-ficidades tipológicas de cada empresa, como é óbvio. O ambiente criado foi muito aprazível, não só pela extrema competência e profissionalismo demonstrados pelos formado-res, realçando-se a disponibilidade permanente no esclareci-mento de dúvidas, seja no período da formação propriamente dita ou a posteriori, como também pelo espírito de camarada-gem e empenho dos formandos, que cedo se aperceberam de terem perante si uma oportunidade ímpar de enriquecimento profissional e de interacção humana.Uma palavra final de apreço à ASM - Angola School of Mana-gement e por extensão à AESE e ao IESE, por disponibilizarem esta ferramenta, que a julgar pelas reacções dos aderentes, terá um impacto significativo e talvez mesmo com potencial de “revolucionar” as empresas angolanas nesta fase altamen-te aliciante da nossa economia e da sociedade no seu todo.”

DR.ª EVA APOLINÁRIO CORREIADirectora do Sector de Serviços ao Cliente, TAAG

5

OBJECTIVOS DO PROGRAMAO PDE foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direcção, empresários e gestores de PMEs. É uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências e funções de gestão, permitindo aos participantes:

•Adquirirumaperspectivaintegradadaempresa,melhorandoasuaeficáciacomogestor,atravésdadiscussãodecercade100casosedaaprendizagempelotestemunhodegestorescomcarreirasrelevantesnomercadonacionaleinternacional;

•Aperfeiçoarasuacapacidadedeanáliseeresoluçãodeproblemascomplexoseumamelhorutilizaçãodasferramentasbásicasdegestão;

•Confrontar,nafrancainteracçãocomosoutrosparticipantes,assuaspráticasdegestãoedesenvolverplanosrigorososerealistas;

•Desenvolverumamelhorcompreensãodasuaprópriaorganização,noconfrontocomestratégiasemodelosdonegócio;

•Ampliarapossibilidadeeespaçodetrocadeimpressões,tendoporbaseaexpertiseeoenvolvimentodosProfessoresedaDirecçãodePrograma.

6

DR.ª MARIA INÊS SANTANADirectora da Direcção de Crédito, Banco Keve

“Foi uma formação digna de reconhecimento. Fica-mos dotados de ferramentas académicas que nos permitem obter os melhores resultados e contribuir para o desenvol vimento das nossas organizações.Foi proveitosa, hoje passamos a ter capacidades técnicas que favorecem a obtenção de melhores resultados nas funções que desempenhamos nas nossas organi zações. A ASM está a semear cérebros de obra para o desen-volvimento de Angola.”

Aprender a liderar é um processo construtivo, onde a prática, a experiência e o talento servem de base para a tomada de decisões. O Método do Caso é a base desta formação. Com a análise de um caso – estudo de um problema real, semelhante ao que um executivo ou dirigente encontra na sua vida profissional, com a complexidade, riscos e desafios inerentes – as capacidades de liderança dos participantes são desenvolvidas de uma forma prática, real e inestimável, transformando efectivamente a aprendizagem de competências, técnicas e ferramentas, em decisões ponderadas e eficazes. O PDE, baseado no Método do Caso utilizado na Harvard Business School, representa uma estimulante experiência formativa.A análise dos casos tem três fases:

MÉTODO DO CASO

ESTUDOINDIVIDUAL:O participante estuda previamente oCaso,oquelheexigecercade2horasdetrabalhopessoal,procurandotomarasdecisõesqueasituaçãolhepede.

TRABALHODEGRUPO:As conclusões de cada participantesão,depois,discutidasnumareuniãodeoitoadezpessoas.Oencontrodediferentespontosdevista–correspon-dentesaobackgrounddecadamem-brodo grupo, às suas característicaspessoais e aos seus modelos de di-recção–acrescentamvaloràanáliseindividual.

SESSÃOGERAL:Finalmente, em plenário, o professorcoordena o debate e sintetiza os as-pectosprincipaisdoCaso,atendendoàsváriasalternativasdesoluçãoeaospossíveiscritériosdedecisão.

AoexameediscussãodosCasos,une--seoestudodadocumentaçãocientífi-caetécnicaproporcionadaeelaboradapelaAESE,e tambémaparticipaçãoemconferências-colóquio.

7

8

9

O Programa terá um total de 110 sessões de 1h15 cada, distribuídas de acordo com as seguintes áreas:

POLÍTICA DE EMPRESAResponsável: Prof. Adrián Caldart20 sessões

Desenvolve o ponto de vista da Alta Direcção, integrando as actividades que constituem a dinâmica empre-sarial, como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes. Aprofunda as decisões de governo da empresa, contemplando: · A escolha e a realização do negócio; · A estrutura executiva e os sistemas de convivência na organização; · A configuração institucional dos poderes e das iniciativas pessoais; · Desenvolve as capacidades do dirigente e as dos seus colaboradores imediatos.

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETINGResponsável: Prof. Ramiro Martins20 sessões

Dedica-se ao conhecimento dos clientes ou potenciais clientes e da concorrência e, a partir deste co-nhecimento, ao desenvolvimento de uma estratégia e estabelecimento de políticas comerciais, tão inovadoras quanto possível, no âmbito de cada organização. Estuda, depois, as vari-áveis do marketing-mix, procurando elaborar planos comerciais que defi-nam uma oferta diferenciada das da concorrência, isto é, acrescentando mais valor na satisfação das necessi-dades dos clientes.

ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADEResponsável: Prof. Pedro Pimentel25 sessões

Dedica-se à análise e diagnóstico financeiro – da gestão do circulante e do financiamento a curto prazo, e do estudo de investimentos e do estabelecimento de políticas financei-ras a longo prazo (dívida, dividendos e auto-financiamento, etc.), – sem esquecer os elementos que acres-centaram novas dimensões à gestão financeira.No Controlo e na Contabilidade, são desenvolvidas as competências dos participantes no que toca aos proces-sos de obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empresa, do ponto de vista da Direcção.

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICAResponsável: Prof. Eugénio Viassa Monteiro20 sessões

Enriquece a Direcção de Recursos Humanos com a elaboração de um esquema conceptual da organização, fundado na análise das motivações humanas, no estudo de alguns pro-blemas habituais, como os relativos à comunicação, autoridade, delegação, conflitos interpessoais, etc., e nas diferentes estratégias que os podem solucionar. Finalmente, analisa a figura do dirigente, e suas dimensões, nomeadamente a da liderança e os aspectos deontológicos da sua tarefa. Aborda a ética como parte nuclear da acção empresarial que se funda-menta numa perspectiva realista, destacando o primado da pessoa sobre as coisas.

GESTÃO DE OPERAÇÕES, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAResponsável: Prof. Jorge Ribeirinho Machado25 sessões

As operações são apresentadas na perspectiva da Direcção-Geral, inte-gradas numa cadeia de valor centrada na satisfação do cliente e como base para aumentar a competitividade empresarial. As primeiras sessões abordam as variáveis da acção e as relações com fornecedores e clien-tes. Num segundo grupo de sessões, analisa-se o papel do conhecimento na resolução de problemas, o pro-blem driven management. Na terceira parte, estudam-se as operações na economia dos serviços. São ainda dedicadas 4 sessões a Sistemas de Informação.

Do programa constam, ainda, 22 sessões de trabalho de grupo, com a duração de 1h30.

ESTRUTURADO PROGRAMA

10

PROFESSORESE CONFERENCISTAS

ECONOMIA, FINANÇAS, CONTROLO E CONTABILIDADE

JOSÉ MIGUEL PINTO DOS SANTOSDoutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (U. Nova de Lisboa).

PEDRO PIMENTELDoutor em Economia (U. Nova de Lis-boa); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (U. Politécnica de Madrid).

RAFAEL FRANCODBA (Manchester B.S.); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL).

SÉRGIO DOS SANTOSExecutive MBA (IESE); Lic. em Econo-mia (UAN).

GESTÃO DE OPERAÇÕES, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

AGOSTINHO ABRUNHOSAExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Ges-tão e Organização de Empresas (ISEG).

JORGE RIBEIRINHO MACHADODoutor em Filosofia da Acção e Di-recção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

JOSÉ MARIA F. WANASSIDirector da ASM; PDE (AESE); Lic. em Engenharia Geofísica (UAN).

JOSEP RIVEROLADoutor em Filosofia (Operations Rese-arch) Stanford University; Doutor em Engenharia Industrial E.T.S.I.I., Terras-sa; Mestre em Ciência (Operations Re-search), Stanford University .

POLÍTICA DE EMPRESA

ADRIÁN CALDARTPhD (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESEADE, Buenos Ai-res); BA (UCA, Buenos Aires).

LUIS MANUEL CALLEJAMBA (IESE); Lic. em Física (U. Complu-tense de Madrid).

MANUEL AGUIARDoutor em Gestão (Not. Trent Univ. – UK); PDE (AESE); MBA (EGP); PAGE (UCP); Lic. em Direito (UCP).

RUI PEREIRA DO AMARAL GOURGELLicenciatura em Engenharia Electrotéc-nica (UAN); International Faculty Pro-gram (IESE); III PADE ASM 2011.

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

ADOLFO GONZÁLEZPDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecâ-nica (U. Minho).

LLUÍS G. RENARTPh.D. em Management (IESE, U. Navar-ra); Mestre em Gestão e Administração de Empresas (U. Chicago); Bacharelato em Ciência de Gestão (ESADE-UPC).

RAMIRO MARTINSMSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Quími-ca (U. Porto).

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA

EUGÉNIO VIASSA MONTEIRODoutor em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST).

JOÃO MARTINS DA CUNHAMestre em Comunicação nas Organiza-ções (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

JOSÉ FONSECA PIRESExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Me-dicina (U. Porto).

MARIA DE FÁTIMA CARIOCADBA pela Manchester Business School (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Fa mília (U. Navarra); Mestre em Engenha ria de Sistemas e Computadores (IST); Lic. Engenharia Electrotécnica (IST).

VALTER BARROSMestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (FEUP); Lic. em Ma-temática Aplicada – ramo Ciência dos Computadores (FCUP); 1º PADE (ASM – Luanda).

11

12

DR. LEONARDO PAULO ALMEIDA ESTRELA Subdirector de Garantia de Qualidade para o Centro de Documentação Técnica, TAAG

“A interacção entre os participantes ao longo das dife-rentes sessões é, sem dúvida, um dos factos marcantes de um programa, em que todos, apesar da multipli-cidade das suas origens profissionais, encontram de certa forma algum paralelismo com os “casos” que são abordados no PDE. Esta partilha de experiências, aliada a qualidade dos professores e conferencistas do programa, valorizam o aprendizado, contribuindo para a adopção de melhores práticas, bem como a edificação de um tipo de gestores preocupado em lidar com os mais variados aspectos que norteiam a direcção de uma empresa, desde a governação ao marketing, passando pelas finanças, a gestão de pessoas e as operações. É pois com bastante agrado que o recomendo. A experi-ência que tive com o PDE excedeu as minhas expectati-vas, as pessoas na ASM foram extremamente atencio sas e espero poder voltar em próximas oportunidades.”

A ASM é uma iniciativa de quadros e instituições públicas e privadas, angolanas e estrangeiras, comprometidas com o desenvolvimento de Angola. Esta Escola de Direcção e Negócios, que baseia o seu ensino no método do caso, procura manter elevados padrões de exigência e excelência, considera-se capaz de competir com o que de melhor se faz no mundo, no âmbito da formação de Empresários e Dirigentes de empresas e pretende constituir-se como uma referência neste âmbito para Angola. Como verdadeira Escola de Direcção e Negócios, a ASM procurará posicionar-se como centro de investigação e de geração de conhecimento sobre a empresa e como pólo de criação de relações empresariais.

ASM - ANGOLA SCHOOL OF MANAGEMENT

A estreita colaboração entre a AESE e o IESE, traduz-se no intercâmbio de profes-sores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como em deslocações de formação no âmbito dos Programas de formação de executivos, tal como nos programas de formação da Alta Direcção em Angola.

O IESE Business School é a escola de pós-graduação em gestão de empresas da Universidade de Navarra. O seu reconheci-do prestígio internacional deve-se, não só à sua presença constante nos lugares cimei-ros dos rankings das melhores Business Schools do mundo, mas também aos seus 32.000 Alumni, espalhados por mais de 100 países, reconhecidos pela sua exce-lência profissional, integridade e visão. O factor determinante do seu reconhecimento, e base de sucesso dos seus programas de formação de executivos é a dedicação da Universidade ao desenvolvimento e enrique-cimento do indivíduo.

IESE#1intheWorldinExecutiveEducation,FT,May2012.

Desde o primeiro momento, a AESE colabora com a ASM pondo ao serviço da sua missão o know--how do seu corpo docente (académicos e dirigen-tes empresariais), uma experiência de 30 anos na formação de executivos e um empenho renovado de contribuir para a formação e desenvolvimento de Professores Angolanos na metodologia do caso aplicada à gestão e de aprendizagem dos profis-sionais de Angola que seja relevante para adequar a formação que se dá à realidade local.

A AESE - Escola de Direcção e Negócios, a mais antiga Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspecti-va cristã do Homem e da Sociedade. O seu reco-nhecimento no mundo empresarial advém da for-mação de já mais de 4300 dirigentes, que, com a AESE, aperfeiçoaram os seus conhecimentos em gestão e desenvolveram a sua capacidade de to-mada de decisões. A visão internacional, a cultura da aprendizagem participativa, o respeito pelos valores humanos e éticos e a investigação rigorosa e actualizada são alguns dos princípios essenciais da actividade da AESE, tornando-a numa escola única. Desde 2006 que é Membro Honorário da Ordem de Mérito, reconhecimento concedido pelo Presidente da República de Portugal por actos e serviços meritórios em favor da colectividade.

13

HORÁRIO TIPOTERÇA-FEIRA

Sessão

Coffee-break

Trabalho de Grupo

Sessão

Almoço

Sessão

Sessão

Sessão

QUARTA-FEIRA

Sessão

Coffee-break

Trabalho de Grupo

Sessão

QUINTA-FEIRA

Sessão

Coffee-break

Trabalho de Grupo

Sessão

08h30 » 09h45

09h45 » 10h05

10h05 » 12h00

12h00 » 13h15

13h15 » 14h30

14h30 » 15h45

16h00 » 17h15

17h30 » 18h45

CALENDÁRIO DAS SESSÕES

A distribuição das sessões pelas áreas académicas poderá sofrer alguma alteração.

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

5 sessões 5 sessões

FEVEREIRO 05 » 07

19 » 21

MARÇO 05 » 07

19 » 21

ABRIL 09 » 11

23 » 25

MAIO 07 » 09

21 » 23

JUNHO 04 » 06

18 » 20

JULHO 02 » 04

OPERAÇÕES E TECNOLOGIA

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

CONTABILIDADE E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA FINANÇAS

POLÍTICADE EMPRESA

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes em todas as sessões de trabalho. O PDE realiza-se no Hotel Alvalade, na Avenida Comandante Gika, em Luanda.

PREÇO TOTAL: 20.000 USD

Gabinete de Admissões:Evelize Miguel Telefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618Telemóvel [+244] 924 843 882email: [email protected]@asm.co.ao

INFORMAÇÕES GERAIS

14

03 MENSAGEM DO DEAN

05 OBJECTIVOS DO PROGRAMA

07 MÉTODO DO CASO

09 ESTRUTURA DO PROGRAMA

10 PROFESSORES E CONFERENCISTAS

13 ASM - ANGOLA SCHOOL OF MANAGEMENT

13 AESE - ESCOLA DE DIRECÇÃO E NEGÓCIOS

13 IESE BUSINESS SCHOOL

14 CALENDÁRIO DAS SESSÕES

14 HORÁRIO TIPO

14 INFORMAÇÕES GERAIS

PROCESSO DE ADMISSÃO

PRÉ-INSCRIÇÃOENTREVISTA PESSOAL

COM O DIRECTOR DO PROGRAMA

ADMISSÃO E CONFIRMAÇÃO AO PARTICIPANTE

ASM - Angola School of ManagementRuaGeneralRoçadasNº37,BairroIngombotas,Luanda-AngolaTelefone [+244] 222 338 202 Fax [+244] 222 339 618 Telemóvel [+244] 924 843 882e-mail:[email protected]@asm.co.aowww.asm.ao

©20

12 D

esig

n G

ráfi

co a

telie

r ad

ão p

aran

ho

s

PROMOTORES: