4 | CIDADE 26 DE MAIO DE 2017 | N°1171 AMÉRICO BRASILIENSE ... · Participarão da formação 16...

1
4 | CIDADE 26 DE MAIO DE 2017 | N°1171 AMÉRICO BRASILIENSE EM DESTAQUE Prefeito Dirceu Pano visita Secretaria da Justiça O prefeito de Américo Brasilense, Dirceu Brás Pano, esteve na se- gunda, 22, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com o se- cretário Márcio Fernando Elias Rosa. O chefe do Executivo tratou com o secretário a possibilidade de construção de um novo fórum do município. O encontro contou ainda com a presença do Diretor de Gabinete da Prefeitura José Gilberto Micalli, do Promotor de Justiça, Carlos Alber- to Melluso Junior; da Juíza Diretora do Fórum, Adriana Del Compari; da Juíza de Direito da 2ª Vara de Américo Brasiliense, Ana Paula Comini Sinatura Asturiano; e do Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho. (AIP Américo Brasiliense) Começa formação de jovens para os Círculos de Leitura Após a formação de professores, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, esta semana será a vez dos alunos conhecerem o programa Cír- culos de Leitura e iniciar a formação para tornarem-se multiplicadores em suas escolas. A formação ocorrerá no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade. Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti (CAIC), na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão. Participarão da formação 16 alu- nos da escola Celso de Barros Per- ches (Caju) e 18 alunos da EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti. O objetivo é que através do Programa Círculos de Leitura os jovens desenvolvam o hábito da leitura, tendo acesso ao co- nhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores de autoesti- ma, solidariedade, trabalho em gru- po, responsabilidade e resiliência, entre outros. Através dos encontros semanais de leitura e discussão, as competên- cias socioemocionais também são estimuladas, bem como o protagonis- mo juvenil, uma vez que são os pró- prios alunos, formados como multipli- cadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola. Após a formação de três dias, os alunos já iniciarão em suas escolas, com o apoio dos professores parcei- ros, a condução dos grupos. Ao lon- go do desenvolvimento do programa, as escolas serão regularmente visi- tadas por especialistas do Instituto Braudel, que farão o acompanha- mento da implementação e evolução do programa. A implementação dos Círculos de Leitura em escolas de Matão e a edição do livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro - 17 anos” serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da Águas de Matão, Instituto Equipav e AE- GEA, em uma parceria com a Se- cretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel. (AI Con- cessionária)

Transcript of 4 | CIDADE 26 DE MAIO DE 2017 | N°1171 AMÉRICO BRASILIENSE ... · Participarão da formação 16...

Page 1: 4 | CIDADE 26 DE MAIO DE 2017 | N°1171 AMÉRICO BRASILIENSE ... · Participarão da formação 16 alu-nos da escola Celso de Barros Per-ches (Caju) e 18 alunos da EMEF’s Benta

4 | CIDADE 26 DE MAIO DE 2017 | N°1171

AMÉRICO BRASILIENSE EM DESTAQUE

Prefeito Dirceu Pano visita Secretaria da Justiça

O prefeito de Américo Brasilense, Dirceu Brás Pano, esteve na se-gunda, 22, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com o se-cretário Márcio Fernando Elias Rosa. O chefe do Executivo tratou com o secretário a possibilidade de construção de um novo fórum do município.

O encontro contou ainda com a presença do Diretor de Gabinete da Prefeitura José Gilberto Micalli, do Promotor de Justiça, Carlos Alber-to Melluso Junior; da Juíza Diretora do Fórum, Adriana Del Compari; da Juíza de Direito da 2ª Vara de Américo Brasiliense, Ana Paula Comini Sinatura Asturiano; e do Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho. (AIP Américo Brasiliense)

Começa formação de jovens para os Círculos de Leitura

Após a formação de professores, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, esta semana será a vez dos alunos conhecerem o programa Cír-culos de Leitura e iniciar a formação para tornarem-se multiplicadores em suas escolas. A formação ocorrerá no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade.

Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti (CAIC), na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão.

Participarão da formação 16 alu-nos da escola Celso de Barros Per-ches (Caju) e 18 alunos da EMEF’s Benta Maria Ragassi Scuti. O objetivo é que através do Programa Círculos de Leitura os jovens desenvolvam o hábito da leitura, tendo acesso ao co-nhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores de autoesti-

ma, solidariedade, trabalho em gru-po, responsabilidade e resiliência, entre outros.

Através dos encontros semanais de leitura e discussão, as competên-cias socioemocionais também são estimuladas, bem como o protagonis-mo juvenil, uma vez que são os pró-prios alunos, formados como multipli-cadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola.

Após a formação de três dias, os alunos já iniciarão em suas escolas, com o apoio dos professores parcei-ros, a condução dos grupos. Ao lon-go do desenvolvimento do programa,

as escolas serão regularmente visi-tadas por especialistas do Instituto Braudel, que farão o acompanha-mento da implementação e evolução do programa.

A implementação dos Círculos de Leitura em escolas de Matão e a edição do livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro - 17 anos” serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da Águas de Matão, Instituto Equipav e AE-GEA, em uma parceria com a Se-cretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel. (AI Con-cessionária)