4 ética na capelania

18
ÉTICA NA CAPELANIA

Transcript of 4 ética na capelania

Page 1: 4 ética na capelania

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 2: 4 ética na capelania

É instrumento de princípios que formam e dão sentido à vidanormal. É a marca registrada de cada crente, sua comunhão comDeus.

1- Uma pessoa Nascida de Novo: Torna-se necessário que ohomem nasça do céu para as coisas do céu. Exemplo: (Jo 3.3) e(Jo 10.10)

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 3: 4 ética na capelania

2- Sal da Terra: O crente possui a singular responsabilidade deconservar a sua identidade com Deus, comunicar sabor aoambiente, deliberadamente.

3- Luz do Mundo: A luz brilha e se opõe as trevas, ele representaCristo através das suas atitudes (Mt 5.16).

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 4: 4 ética na capelania

4- Testemunha de Jesus Cristo: A vida frutífera alcançada atravésda comunhão com Cristo. Contou aos outros os que fizeram emseu benefício e uma das formas salvitares de manter a bençãorecebida.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 5: 4 ética na capelania

Ética Pastoral

É uma responsabilidade de grande valor, que tem implicações nocéu, na terra e no inferno. Como cooperador de Deus (I Co 3.9) eembaixador de Cristo (II Cor 5.20), é constituído no maiorinstrumento humano, destinado pela providência divina comosenção para mundo.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 6: 4 ética na capelania

Desenvolvendo uma abordagem pastoral:

O pastor tem por dever espiritual e moral só fazer coisas certas,diante de Deus, da igreja e dos homens.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 7: 4 ética na capelania

O seu testemunho é fundamental para o êxito da obra que lhe éconfiada pelo Senhor. Nos dias atuais, o nome do pastor temsido grandemente desgastado com escândalos, por falta de zeloministerial, perdendo a nobre missão de ministro do Evangelhode Cristo.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 8: 4 ética na capelania

É indispensável adotar princípios éticos, emanados da Palavra deDeus, para que o ministério seja abençoado.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 9: 4 ética na capelania

Conceitos:

Origem da palavra ética: Vem do grego ethos, que significacostume, disposição, hábito. No latim, vê de mos, com osignificado de costume, uso, regra.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 10: 4 ética na capelania

Definição: “A teoria da Natureza do bem e como ele pode seralcançado”. Mostra o que é bom, mau, certo ou errado; o quedeve ou não deve ser feito. Em resumo: “A ética é a condutaideal do indivíduo”.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 11: 4 ética na capelania

• Ética Cristã: Podemos dizer que é o conjunto de regras deconduta aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento aPalavra de Deus.

• Ética Pastoral: É a parte da Ética Cristã aplicada à conduta doministro evangélico. Pode ser entendida, também, como ÉticaMinisterial.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 12: 4 ética na capelania

Abordagens Éticas:

Antinomismo: É a falta de normas. Tudo depende das pessoas,das circunstâncias. É subjetivista: cada um faz o que entende sero melhor sob um ponto de vista (Jz 17.6; 21.26).

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 13: 4 ética na capelania

Generalismo: Aceitas normas, mas elas não devem seruniversais. Baseia-se no utilitarismo. As normas só têm valordependendo do resultado de sua aplicação. “Os fins justificam osMeios”.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 14: 4 ética na capelania

Situacionismo: É um meio-termo entre antinomismo e ogeneralismo. O primeiro não tem regra nenhuma; o segundotem regra para tudo, mas elas não são universais. Osituacionismo só tem uma regra: a do amor.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 15: 4 ética na capelania

Segundo eles, baseiam-se em Cristo, que resumiu a Lei (Normas)numa palavra: amar a Deus e ao próximo (Mt 23.34-40). Masadmitem certas condutas discutíveis a luz da Bíblia. Ex.: OAdultério para salvar a família da fome.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 16: 4 ética na capelania

Demonstração da ética cristã

Há determinadas coisas que não se consegue esconder pormuito tempo, a sabedoria, tolice, riqueza, pobreza, beleza e afeiúra, na vida espiritual não se conseguem esconder por muitotempo: uma violenta de retidão e uma vida de hipocrisia (Mt5.14) são impossíveis se esconder por muito tempo as virtudesde uma vida que vive em comunhão com Deus, deve sermantido com cooperação com o próximo e com a sociedade deum modo geral.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 17: 4 ética na capelania

Pecálogo (os dez mandamentos) foi o primeiro ético, dado peloSenhor com o propósito de regular o comportamento humanono cumprimento de seus deveres para consigo mesmo.

ÉTICA NA CAPELANIA

Page 18: 4 ética na capelania

As doutrinas do homem e do pecado brotam o que o homem foi,e poderá ser desde sua conscientização, do propósito de Deuspara sua vida, com relação aderência voluntária ao pecado, aobra do Espírito Santo no homem, as obras de suas mãos, paraviver uma vida proveitosa, devemos fazer a vontade divina.

ÉTICA NA CAPELANIA