47734062 Plano Aprendizagem Comunicacao Assertiva 22-12-1

download 47734062 Plano Aprendizagem Comunicacao Assertiva 22-12-1

of 20

Transcript of 47734062 Plano Aprendizagem Comunicacao Assertiva 22-12-1

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 1

    SUGESTO DE PLANO DE APRENDIZAGEM

    Curso de Formao Inicial e Continuada

    COMUNICAO ASSERTIVA

    SAC 11311208-8

    rea: Administrao e Negcios

    Subrea: Gesto de Pessoas

    Durao: 15 horas

    Gerncia de Desenvolvimento 2

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 2

    Este documento contm uma sugesto de Plano de Aprendizagem, incluindo as indicaes necessrias para o desenvolvimento do curso.

    O roteiro sugerido tem como intuito no s oferecer uma orientao, mas, principalmente, desencadear um processo de discusso entre o tcnico responsvel pelo curso na Unidade e o(s) docente(s) envolvido(s), para que possam aprimorar esta proposta, criando estratgias que melhor atendam s expectativas e s necessidades do grupo de alunos, assim como realidade local.

    Deve-se atentar para a adoo de abordagem metodolgica que contribua para a participao ativa do grupo e favorea o processo de construo, pelos participantes, dos conhecimentos, habilidades e valores a serem mobilizados, conforme indicado no Plano de Curso.

    As situaes de aprendizagem sugeridas foram planejadas de forma intencional, tendo como foco as aes relacionadas com a competncia-alvo. Incluem a vivncia de situaes s quais o pessoal e profissionalmente qualquer um est exposto e requerem a soluo de problemas relacionados com o processo de trabalho desse segmento. As estratgias sugeridas podero ser substitudas por outras, desde que garantam a intencionalidade explicitada.

    Deve-se garantir a flexibilidade no uso do tempo e do espao educativo. Os tempos indicados so considerados como estimativas e no devem engessar a proposta.

    Seguem orientaes para a mediao de atividades sugeridas.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 3

    Jogos e Vivncias Jogos e vivncias, quando usados para a promoo de aprendizagem, alm de imprimirem carter ldico ao curso, permitem, ao participante, explorar alternativas mais adequadas para lidar com as situaes, j que o aluno efetivamente se envolve em uma experincia vivencial. Para que seja explorado adequadamente, importante que o docente atente para o ciclo de aprendizagem vivencial, que pressupe as seguintes fases: Vivncia o jogo, ou vivncia, propriamente dito, incluindo simulaes ou

    dramatizaes. Relato logo aps a vivncia, o docente solicita aos participantes que falem brevemente sobre como se sentiram durante a vivncia. Processamento a fase mais importante do ciclo, quando o grupo, estimulado por questes do docente, passa a analisar o que aconteceu na dinmica do jogo ou vivncia, identificando atitudes, relacionamentos, reaes etc. Generalizao a fase na qual o docente incentiva o grupo a estabelecer relaes entre o que foi processado e a vida real. Aplicao nessa fase os participantes devero planejar aes mais eficazes relacionadas com as situaes reais. Nessa abordagem o docente no usa o jogo ou vivncia para ilustrar ou confirmar suas palavras, mas para propiciar condies para que o grupo possa construir sua aprendizagem. A matria-prima da dis cusso oferecida pelo prprio grupo. Fonte: GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. So Paulo: Makron Books, 1993.

    Mestre no quem sempre ensina, mas quem de repente aprende Guimares Rosa Grande Serto Veredas

    Apresentao e Discusso de Vdeo Trechos de filmes de grande circulao, curtas ou filmes produzidos especialmente para treinamentos podem se tornar excelentes recursos didticos, desde que adequadamente utilizados. Podem ser usados para provocar, estimular ou sistematizar uma discusso. Em qualquer caso, antes da apresentao importante que se faa uma contextualizao do filme, fornecendo dados sobre sua produo. Se for um longa-metragem, deve-se usar somente um trecho, cujo recorte esteja em consonncia com a inteno, ou seja, deve remeter ao que se pretende discutir. Quando usado para estimular ou provocar uma discusso, interessante que se chame a ateno dos participantes para os aspectos mais gerais a serem observados, de modo a garantir o foco, sem, no entanto, induzir os comentrios dos participantes. Finda a exibio, o docente deve incentivar os comentrios dos participantes e elaborar questes que fomentem a reflexo. Na sistematizao das discusses , a exibio deve favorecer as concluses do grupo. Em qualquer caso, a generalizao e aplicao citadas no Ciclo de Aprendizagem Vivencial so bem -vindas.

    Atividades em Subgrupos com Apresentao em Plenria

    Atividades em subgrupos colaboram para a construo coletiva do conhecimento e ajudam a exercitar a capacidade de trabalhar em equipe.

    Nessas atividades, o docente deve realizar um acompanhamento prximo dos subgrupos para fomentar a discusso, propor novas questes, estimular o pensamento e a tomada de decises.

    As plenrias so as sesses abertas de discusso onde os subgrupos apresentam suas produes, colocando-as disposio para novas construes, podendo resultar em conhecimento gerado pelo grupo. Nas apresentaes deve-se estimular a participao dos colegas dos outros subgrupos, visando fomentar a discusso e incentivar as contribuies para o aprimoramento das produes.

    Exposio dialogada com uso do slides/transparncias

    Uma exposio, para ser efetivamente dialogada, deve contar com a participao ativa do grupo, no qual se estabelece um processo de discusso em que os participantes so convidados a pensar e opinar. Implica, portanto, uma relao docente-aluno na qual ambos so expositores e receptores. importante lembrar que dialogar pressupe ouvir o outro.

    Os slides so bem -vindos nessas exposies, desde que no sejam em grande nmero e contenham somente algumas palavras-chave, desenhos, fotos ou outras mensagens que permitam desencadear ou estimular o dilogo. Podem ser utilizados para iniciar, estimular ou sistematizar uma discusso.

    Textos devem ser evitados, pois os slides no so guias de leitura do docente. Slides tambm no so roteiros de aula, mas material de apoio didtico.

    Este espao tem como objetivo orientar os professores quanto realizao do processo de ensino-aprendizagem proposto para este curso.

    Dessa forma, so oferecidas orientaes gerais sobre as atividades previstas e sobre o modo como as estratgias de aprendizagem so trabalhadas.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 4

    COMUNICAO ASSERTIVA

    Competncia-alvo:

    Comunicar-se emitindo mensagem com inteno clara e objetiva, com coerncia entre sentimentos, pensamentos e atitudes, identificando os direitos, deveres e os benefcios do comportamento assertivo para o melhor desempenho pessoal e profissional.

    Aes envolvidas:

    Identificar os elementos da comunicao, as barreiras sua eficcia e os diferentes tipos de interlocutores com os quais se relaciona para mapear o contexto onde a ao ocorrer.

    Selecionar estratgias e tcnicas de assertividade para uma comunicao interpessoal eficaz.

    Reconhecer os efeitos da comunicao nos relacionamentos, mobilizando conhecimentos, valores e atitudes, respeitando os direitos do outro.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 5

    Atividades iniciais

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Datashow microcomputador Sulfite Canetas Flip chart Crachs Tempo previsto para a atividade: 35 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Atividade em plenria - Recepo dos participantes

    Com o datashow exibindo o nome do curso (Slide 1), o docente deve receber os participantes.

    Apresentao do docente

    O docente se apresenta informando seu nome, formao, tempo de Senac, estado civil, apelido, uma caracterstica de personalidade que facilita sua comunicao com outras pessoas e uma caracterstica que pode dificultar esse contato.

    Em seguida solicita que os participantes anotem seu nome no crach de identificao.

    Apresentao dos participantes

    Para possibilitar a apresentao dos participantes e estimular a integrao da turma, cada um dever se apresentar informando seu nome, formao, profisso, local de trabalho, apelido, uma caracterstica de personalidade que facilita sua comunicao e uma caracterstica que pode dificultar a comunicao com outras pessoas (slide 2).

    Enquanto os participantes se apresentam, o docente anota no flip chart as caractersticas que facilitam e as que dificultam o processo de comunicao.

    Ao final da apresentao, o docente resgata os principais aspectos registrados no flip chart e faz o alinhamento com os objetivos do curso Comunicao Assertiva.

    5 minutos

    30 minutos

    Integrao do grupo

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Participa das atividades individuais e grupais com envolvimento.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 6

    Esta atividade visa integrar participantes e docente e descontrair a turma.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Sulfite Caneta Flip chart Pincel atmico com as quatro cores bsicas (preta, azul, vermelha e verde), uma para cada grupo Tempo previsto para a atividade: 30 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Levantamento de expectativas

    O docente disponibiliza papel sulfite e solicita que cada participante, individualmente, anote suas expectativas em relao ao curso (Slide 3 primeira parte).

    Em seguida, divide a sala em 4 subgrupos e solicita que faam um consenso das expectativas a partir das anotaes individuais, anotando em uma folha de flip chart as concluses do grupo.

    Solicita, ento, que cada subgrupo apresente suas concluses em plenria.

    Esta atividade visa apurar as expectativas para posterior compatibilizao com o curso planejado.

    5 minutos

    15 minutos

    10 minutos

    Expectativas dos participantes em relao ao curso.

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Expe suas expectativas para os participantes do subgrupo, buscando identificaes entre elas e consenso, para posterior apresentao em plenria.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Sulfite Caneta Flip chart Programa do Curso Tempo previsto para a atividade: 10 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Apresentao do Programa do Curso

    O docente deve apresentar o Programa do Curso, cruzar com as expectativas levantadas e firmar contrato pedaggico alertando sobre: competncias a serem desenvolvidas durante o curso, metodologia/eixos temticos/carga horria do curso (total e diria)/data de incio e trmino do curso/frequncia/horrio das aulas, incio e trmino/frequncia/materiais, alinhando

    10 minutos Contrato coletivo de convivncia

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 7

    expectativas com o planejado para o curso (Slide 4). - Participa da construo do contrato coletivo de trabalho, reconhecendo a importncia deste vnculo para o bom andamento do curso.

    Ao: Identificar os elementos da comunicao, as barreiras sua eficcia e os diferentes tipos de interlocutores com os quais se relaciona, para mapear o contexto onde a ao ocorrer.

    Para o desenvolvimento das atividades abaixo descritas, so necessrios os seguintes recursos didticos: Anexo 1 Filmadora Flip chart Pincis atmicos 11 etiquetas adesivas Datashow Microcomputador Textos 1 e 2 Tempo previsto para a atividade: 1h40

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Atividade em subgrupos - Dramatizao

    (Slide 5) Dividir a sala em 6 subgrupos. Para isso, o docente dar nmeros de 1 a 6 para os participantes. O nmero 1 formar um subgrupo, o nmero 2, outro subgrupo e assim sucessivamente.

    Aps a organizao dos subgrupos, o docente dar as instrues grupo a grupo de forma que elas no sejam ouvidas pelos demais.

    O grupo 1 ser responsvel por elaborar um comunicado verbal que ser feito a funcionrios de uma empresa. A comunicao ser sobre uma reestruturao que culminar no corte de 10% do efetivo dos funcionrios ou no corte de uma das reas da organizao.

    Essa reestruturao atinge a empresa como um todo e a notcia ser dada aos principais

    15 minutos

    Comunicao como processo e como instrumento

    Elementos do processo de comunicao

    Tipos de comunicao: passiva, agressiva e assertiva

    Tipos de personalidade

    Dificuldades de

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Participa ativamente das atividades contribuindo para o seu desenvolvimento: argumentao, caracterizao.

    - Identifica os tipos

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 8

    executivos ali representados (diretores e gerentes de reas).

    O grupo 1 dever redigir a notcia para ser lida por um orador escolhido pelo grupo, que far o papel de Presidente da empresa, para todos os participantes da reunio, que ocorrer dentro de 15 minutos.

    O objetivo da reunio ser buscar um consenso de como essa diminuio ser feita, isto , se em apenas uma das 5 reas da empresa, ou em duas reas, em trs... ou em todas as reas, indistinta e proporcionalmente.

    Para os grupos de 2 a 6, o docente dever dar a seguinte instruo:

    Vocs sero convocados para participarem de uma reunio com o Presidente da empresa daqui h 15 minutos. Nessa reunio ele ir anunciar uma reduo de 10% no efetivo da empresa e solicita que seus principais executivos cheguem a uma deciso por consenso. Cada um dos subgrupos dever apresentar seu posicionamento frente a possibilidade de reduo de pessoas e, claro, defender que sua rea prioritria e que, portanto, no deve ser includa nessa reduo de quadro. O grupo de executivos (dois representantes por grupo) dever buscar um consenso com o Presidente se essa diminuio ser feita em uma nica rea da empresa ou proporcionalmente em todas as reas. claro que a posio da sua rea de no se submeter ao corte de 10%.

    Para essa reunio cada subgrupo dever indicar dois participantes - o diretor e o gerente que devero anotar numa etiqueta adesiva sua rea e o cargo que ocupa. Cada um dos funcionrios (diretor e gerente) dever representar um tipo caracterstico de personalidade e a sua reao frente notcia, isto , suas falas, tom de voz, gestos, expresses corporais e faciais, etc.

    O grupo 2 representar a rea de Vendas, o grupo 3, a rea de Produo, o grupo 4, a rea de Compras e o grupo 5, a rea de Finanas e o grupo 6, a rea de RH.

    Para que os subgrupos possam analisar os tipos de personalidade que devero dramatizar na reunio, o docente entregar os perfis conforme anexo 1. Esse perfil dever surgir na reunio a que sero convidados a participar daqui a 15 minutos com o Presidente da empresa.

    Aps decorridos 15 minutos, so chamados para a dramatizao o Presidente da empresa e os Diretores e Gerentes de cada rea. O Presidente transmite a informao e os demais participantes interagem com o mesmo. O tempo para a dramatizao de 10 minutos.

    Os demais participantes dos grupos que no atuaro na dramatizao, como Presidente, Diretor ou gerente, faro o papel de observadores do processo, identificando os diferentes tipos de personalidade que aparecerem, suas reaes, os problemas que provocarem e as reaes do

    10 minutos

    35 minutos

    relacionamento

    Barreiras na comunicao

    Comportamento assertivo

    de interlocutores e reconhece em suas aes quais so as suas caractersticas principais e a influncia de seu comportamento para o contexto.

    - Reconhece a importncia da comunicao para a obteno de resultados, identificando quais podem ser as barreiras para uma comunicao assertiva.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 9

    Presidente. A dramatizao ser filmada e analisada posteriormente.

    Plenria: aps o trmino da dramatizao, o docente exibe o filme e conduz uma discusso sobre os comportamentos assertivos e no assertivos que ocorreram nas cenas.

    Durante a anlise da dramatizao, o docente dever permitir que os participantes identifiquem, de maneira abrangente, os seguintes aspectos:

    a comunicao como um processo e como instrumento;

    elementos do processo de comunicao;

    tipos de comunicao (passiva, agressiva e assertiva);

    tipos de personalidade;

    dificuldades de relacionamento;

    barreiras na comunicao;

    como os personagens poderiam ter comportamento mais assertivo.

    Importante: Se a turma for composta por poucos participantes, o docente poder simplificar a situao apresentada, como, por exemplo: diminuir o nmero de reas que estaro sujeitas a corte de pessoal; nomear apenas um representante por subgrupo para fazer o papel de representante da rea (gerente).

    Fechamento - Exposio dialogada com apoio de slides

    A comunicao como processo e como instrumento: utilizar o exerccio anterior para exemplificar a comunicao como instrumento (planejada, assertiva, formal) e a comunicao como processo (ocorre atravs do contato direto entre emissor e receptor da mensagem e, por no ser normalmente planejada, pode ser no assertiva). Para melhor compreenso dos dois tipos de comunicao, trabalhar o texto 1 resgatando os principais pontos com auxlio do slide 6.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura do texto A comunicao como processo e como instrumento, que se encontra no material de apoio deste curso.

    30 minutos

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 10

    Os dois aspectos fundamentais da comunicao: o contedo e a alma. Demonstrar que a comunicao possui dois aspectos: o manifesto ou visvel (contedo) e o latente ou invi svel (a alma), e que ambos coexistem interferindo no entendimento da mensagem por parte do receptor. Fazer a analogia com o iceberg onde a ponta representa o contedo/comportamento (o visvel) e o restante submerso, a alma (o invisvel). Para esta exposio utilizar o slide 7 e o texto 2 como suportes exposio.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura do texto Aspectos do processo de comunicao contedo e alma da mensagem, que se encontra no material de apoio deste curso.

    Esta atividade possibilitar que os participantes identifiquem elementos em geral da comunicao, as barreiras sua eficcia e os diferentes tipos de interlocutores com os quais se relacionar, reconhecendo em que contexto e onde a ao ocorrer.

    10 minutos

    Para o desenvolvimento das atividades abaixo descritas, so necessrios os seguintes recursos didticos: Anexo 2 - Cpia da histria Datashow Texto 3 Tempo previsto para a atividade: 50 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Vivncia Telefone sem fio A fbula do rato

    Solicitar trs voluntrios. Dar um nmero de 1 a 3 para cada um e solicitar que aguardem do lado de fora da sala.

    Para os demais, ler uma histria (Anexo 2). Ao trmino, escolher um participante que a contar para o nmero 1. Chamar, ento, o nmero 1 para dentro da sala e instruir que ouvir uma histria e que no poder fazer nenhuma pergunta. Ao trmino, solicitar que o participante se sente e pedir que o nmero 1 conte a histria para o nmero 2. Chamar o nmero dois para dentro da sala e instruir que ouvir uma histria e que no poder fazer nenhuma pergunta. Ao trmino, solicitar que o nmero 1 se sente e pedir que o nmero 2 conte a histria para o nmero 3. Chamar o nmero trs para dentro da sala e instruir que ouvir uma histria do nmero 2 e que no poder fazer nenhuma pergunta. Ao trmino, solicitar que o nmero 2 se sente e pedir que o nmero 3 conte a histria para toda a sala.

    Em plenria, o docente deve propor uma discusso para que identifiquem o teor das histrias contadas pelos 3 participantes: semelhanas, diferenas e uma especulao sobre os porqus dessas diferenas. Para encerrar a discusso, o docente deve ler a histria original, a que foi

    20 minutos

    Componentes do processo de comunicao

    Barreiras comunicao

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Participa ativamente das atividades contribuindo para o seu desenvolvimento: argumentao, caracterizao.

    - Identifica os tipos de interlocutores e reconhece em suas aes quais

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 11

    contada para toda a turma.

    Esta atividade tem por objetivo criar uma situao em que so visveis os elementos da comunicao e as barreiras ao seu processo.

    Fechamento - Exposio dialogada com auxlio de slides

    Para encerrar a discusso, o docente conversar sobre:

    a) Componentes do processo de comunicao: Apresentar os cinco componentes do processo de comunicao: emissor, receptor, mensagem, canal de mensagem, feedback. Para isso, utilizar o slide 9 e o contedo do texto 3.

    b) Barreiras comunicao: Apresentar as principais barreiras ao processo de comunicao, algumas ligadas ao emissor e outras ao receptor. Ressaltar que a falta de assertividade uma barreira que pode ser transposta. Utilizar o slide 10 e o texto 4.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura dos textos O processo de comunicao interpessoal e seus componentes e As barreiras comunicao interpessoal, que se encontram no material de apoio deste curso.

    Esta atividade possibilitar que os participantes identifiquem elementos em geral da comunicao, as barreiras sua eficcia e os componentes do processo de comunicao.

    30 minutos

    so as suas caractersticas principais e a influncia de seu comportamento para o contexto.

    - Reconhece a importncia da comunicao para a obteno de resultados, identificando quais podem ser as barreiras para uma comunicao assertiva.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: DVD propaganda da Telefnica Datashow Textos 5 e 6 Tempo previsto para a atividade: 30 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Apresentao e discusso de filme Children see, children do

    (Slide 11) Passar o filme Children see, Children do (comercial), com 1 minuto de durao, que pode ser encontrado no You Tube, no seguinte endereo: http://www.youtube.com/watch?v=7d4gmdl3zNQ

    Aps seu trmino, discutir com o grupo qual a sua relao com comunicao assertiva. Levar o grupo a perceber que toda ao gera reao. Que podemos controlar nossos comportamentos, mas que isso muito difcil quando pensamos no outro. Essa anlise deve permitir que se

    5min para o filme

    10min para a discusso em grupo

    Componentes do processo de comunicao

    Comunicao assertiva

    Escuta ativa

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Identifica os tipos de interlocutores e reconhece em

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 12

    discuta a importncia da escuta ativa.

    Esta atividade tem por objetivo criar uma situao propcia para a discusso dos Tipos de Personalidade e da Escuta ativa.

    Fechamento - Exposio dialogada com auxlio de slides

    a) Tipos de personalidade : Informar que no processo de comunicao assertiva necessrio considerar as mais variadas caractersticas de personalidade da pessoa com a qual ir interagir. Apesar dessa diversidade de personalidades, necessrio observar que, para uma comunicao assertiva, imprescindvel ter controle sobre o prprio comportamento e personalidade e, no contato com o outro, saber que com sua atitude e comportamento pode influenciar o comportamento do outro, sem a inteno de control-lo. Assim, cabe ao interlocutor controlar o nvel de ansiedade e manter a calma ao interagir com os outros. Para esta apresentao considerar o slide 12 e o texto 5.

    b) Escuta ativa: Apresentar o tema com auxlio dos slides de 13 a 15 e do texto 6.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura dos textos Pessoas difceis e as tcnicas para uma comunicao assertiva e A escuta ativa capacidade do ouvinte assertivo, que se encontram no material de apoio deste curso.

    15 minutos

    suas aes quais so as suas caractersticas principais e a influncia de seu comportamento para o contexto.

    - Reconhece a importncia da escuta ativa para efetivamente estabelecer uma comunicao assertiva.

    Ao: Selecionar estratgias e tcnicas de assertividade para uma comunicao interpessoal eficaz.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Pares de frases recortadas e dobradas ao meio Saquinho Sulfite Caneta Datashow Texto 7 Tempo estimado para a atividade: 20 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Atividade em duplas:

    O docente prope a seguinte atividade:

    (Slide 16 primeira parte) Cada um de vocs dever tirar um carto de dentro de um saquinho.

    20 minutos Conceito de assertividade

    Vantagens da assertividade

    Observar a presena dos seguintes indicadores de

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 13

    Esse carto poder comear com uma letra maiscula e terminar com trs pontinhos (indicando que se trata do incio de uma frase) ou comear com trs pontinhos e terminar com um ponto final (indicando que o trmino da frase). Assim que voc encontrar a parte da frase que lhe falta, saber quem far dupla com voc.

    (Slide 16 segunda parte) Formadas as duplas, a tarefa ser a de conceituar assertividade anotando no sulfite o conceito da dupla. Para isso tero 10 minutos.

    Terminado o tempo, o docente solicita que cada dupla exponha verbalmente o conceito de assertividade anotando no flip chart as principais informaes. Antes de a dupla expor o conceito, deve apresentar a frase que uniu as pessoas.

    Fechamento - Exposio dialogada com auxlio de slides

    a) O conceito de assertividade: Apresentar o conceito de assertividade. Para isso utilizar slides 17 a 19 e o texto 7.

    b) Vantagens em ser assertivo: Apresentar as vantagens de se comportar com assertividade. Para isso utilizar o slide 20 e o texto 7.

    c) Os viles da assertividade : Apresentar os motivos que levam as pessoas a deixarem de ser assertivas. Para isso utilizar o slide 21 e o texto 7.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura do texto Comunicao assertiva, que se encontra no material de apoio deste curso.

    Esta atividade visa servir como um vitalizador, formar duplas de maneira aleatria proporcionando maior integrao entre os participantes; trabalhar a quebra de paradigmas (as frases tinham um trmino diferente do esperado, mas, mesmo assim, mantendo lgica e coerncia), to importante no desenvolvimento do comportamento assertivo, e construir com os participantes o conceito de assertividade.

    Viles da assertividade

    desempenho:

    - Constri, coletivamente, o conceito de assertividade.

    - Identifica, nas atividades anteriores, comportamentos assertivos ou no.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 14

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Datashow Microcomputador Texto 8 Tempo estimado para a atividade: 1h20

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Apresentao e discusso de vdeo - Recriando a cena

    (Slide 22) O docente deve comunicar que assistiro a um vdeo sobre A Comunicao Assertiva, da Siamar, disponvel no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=AdXGIxoF204 e http://www.youtube.com/watch?v=Sqpr5T9Tbmo&feature=related), porm esse filme ser exibido em duas partes. Ser passada a primeira parte e ento o docente congelar a cena (tempo: 5:50; cena em que aparece a Beth em close no seguinte dilogo: - Worren: uma grande burrice. Beth: Por que Worren?)

    (Slide 23) Pedir quatro voluntrios: um que far o papel da Laurren, outro que far o papel do Jeremy; outro o papel de Worren e um quarto voluntrio que atuar como Beth.

    Esses voluntrios devero recriar as cenas (podem escolher uma fala de cada personagem), mas de maneira que a comunicao ocorra de forma assertiva. Aps cada dramatizao, o docente faz comentrios sobre o comportamento verbal e no verbal de cada personagem dramatizado.

    Aps a recriao das cenas, o docente exibe a segunda parte do filme, isto , aciona a imagem de onde parou (5:50) at o seu final (19:00).

    1 hora

    Comunicao verbal e comunicao no verbal X Assertividade

    Tipos de comunicao: passiva, agressiva e assertiva

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Identifica, nas apresentaes, a coerncia, ou no, entre a comunicao verbal e a no verbal.

    - Aponta, nas apresentaes, os tipos de comunicao.

    Fechamento - Exposio dialogada com auxlio de slides

    a) Tipos de comunicao (passiva, agressiva e assertiva): Apresentar os trs tipos de comunicao utilizando os slides de 24 a 32 e o texto 8.

    b) Elementos no verbais da comunicao assertiva : Explanar sobre os elementos visuais (contato visual, expresso facial, gestos, postura, orientao do corpo e distncia corporal) e os elementos vocais (tom, velocidade, fluncia e emoo) que contribuem para a assertividade. Utilizar os slides de 33 a 34 e o texto 8.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura do texto Tipos de comportamentos, que se

    20 minutos

    - Aponta, nas apresentaes, os elementos no verbais da comunicao assertiva.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 15

    encontra no material de apoio deste curso.

    Esta atividade visa sensibilizar o participante para a importncia de coerncia entre as comunicaes verbal e no verbal.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Anexo 3 Sulfite Canetas Flip chart Tempo estimado para a atividade: 55 minutos

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Exerccio individual

    (Slide 35) O docente solicita que cada participante faa individualmente o exerccio de auto-avaliao (Anexo 3) sobre Assertividade, distribuindo uma cpia do instrumento: Autoavaliao: percepo de assertividade.

    Ao trmino da atividade, pergunta o que acharam do resultado obtido; se o resultado se traduz em realidade. Em seguida solicita que justifiquem por escrito, em uma folha de sulfite, os motivos desse resultado, isso , que indiquem que caractersticas de personalidade possuem e que sustentam esse resultado.

    Em seguida, devem classificar essas caractersticas em favorveis ou desfavorveis. A prxima etapa elaborar um Plano de Melhoria, isto , um plano que contemple o que precisam fazer para modificar o comportamento ou para mant-lo (se a caracterstica for favorvel).

    Aps terminarem o Plano de Melhoria, o instrutor solicita que os participantes, um a um, leiam os pontos de melhoria. Ao trmino da atividade, faz um fechamento apontando que em seguida conhecero algumas tcnicas de assertividade que sero muito teis para essa mudana de comportamento.

    Esta atividade pretende que os participantes faam uma reflexo sobre suas caractersticas identificando aquelas favorveis e as desfavorveis, dando incio a um Plano de autodesenvolvimento para comportamentos assertivos.

    10min exerccio individual

    20min para a anlise

    15min para a leitura dos pontos de melhoria

    Comportamento assertivo: caractersticas favorveis

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 16

    Se o curso acontecer em 2 encontros, sugere-se comear o dia com a atividade abaixo descrita.

    Encerramento

    (Slide 36) O docente faz uma breve reviso de tudo o que viram at esta etapa e convida os participantes para a atividade de encerramento.

    Informa ao grupo que eles faro uma construo coletiva de uma frase que conceitue assertividade. No h necessidade de o participante repetir as palavras j ditas anteriormente para ento acrescentar a sua. D o exemplo do significado de paz construdo por seis pessoas: Paz um estado de esprito.

    Comeando direita do docente, cada participante dir uma palavra (por exemplo: Assertividade um comportamento... Essa palavra ser anotada no flip chart pelo docente. Ao final da construo, o docente l a frase construda coletivamente e encerra o dia.

    Esta atividade pretende que os participantes faam uma retrospectiva do processo de aprendizagem at a presente etapa e de envolv-los para as atividades futuras.

    10 minutos

    Ao: Reconhecer os efeitos da comunicao nos relacionamentos, mobilizando conhecimentos, valores e atitudes, respeitando os direitos do outro.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Cpia do Anexo 4 para cada participante Sulfite Caneta Datashow DVD Como lidar com pessoas difceis Texto 5 Texto 9 Tempo previsto para a atividade: 2h

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Aquecimento - Ativador

    O docente pede que todos fiquem em p, no meio da sala. Solicita que andem pela sala e, ao seu comando, devero parar e se agrupar. Devero se organizar em grupos com a quantidade de pessoas que indicar. Se por ventura ficarem pessoas de fora dos grupos, no h problema

    5 minutos

    Sintaxe da assertividade

    Tcnicas de assertividade: disco rachado; nevoeiro; a informao pessoal;

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 17

    algum. Pedir que caminhem pela sala e ento solicitar que se agrupem em grupos de 4 pessoas; logo em seguida pedir para que os grupos se desfaam e continuem a andar pela sala. Pedir ento que se agrupem em grupos de 5 pessoas; novamente pedir que desfaam os grupos e continuem a caminhar e, assim, solicitar que se agrupem em duplas, em grupos de 6, em grupos de 8 pessoas. A ltima insgnia dever ser em trios.

    Esta atividade tem por objetivo descontrair os participantes e formar trios aleatrios.

    Atividade em trios Sintaxe da assertividade (Exerccios)

    (Slide 37) Entregar uma cpia do Anexo 4 para cada participante. Em seguida instruir que, em trios, reescrevam as afirmaes no assert ivas em afirmaes assertivas. Aps o trmino da atividade, solicitar que leiam as respostas (cada trio l a sua resposta). Se necessrio, o docente deve fazer a correo.

    Fechamento - Exposio dialogada com auxlio de slides

    a) Tcnicas de assertividade . Apresentar as tcnicas de assertividade, como disco rachado; nevoeiro; a informao pessoal; questionamento negativo" ou a "afirmao negativa". Para apoiar essa exposio, utilizar os slides de 38 a 48 e texto 5.

    b) Como aplicar a assertividade no trabalho. particularmente difcil ser assertivo no trabalho, principalmente devido ao medo de represlias de colegas, superiores ou subordinados. Assim, importante o controle da ansiedade e a prtica da pacincia. Para este tpico o docente deve utilizar os slides de 49 a 50 e texto 9.

    Para aprofundamento do assunto, o docente pode indicar como atividade facultativa, extraclasse e complementar, a leitura dos textos Pessoas difceis e as tcnicas para uma comunicao assertiva e A assertividade nas organizaes , que se encontram no material de apoio deste curso.

    Apresentao e discusso de filme

    (Slide 51) Para encerrar esta etapa, o docente pode apresentar o filme: Como lidar com pessoas difceis, da Suma Econmica (disponvel pelo site http://www.suma.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=431684 ou passar trailer disponvel no site http://www.youtube.com/watch?v=VXnh5lJrYr4, http://www.youtube.com/watch?v=swO0CSmBDrs), para ilustrar como cada um pode se

    20min em trios

    20min no grupo

    40 minutos

    35 minutos

    questionamento negativo" ou a "afirmao negativa"

    Assertividade no trabalho (prs e contras)

    - Refaz as frases apresentadas utilizando sintaxe apropriada para uma comunicao assertiva.

    - Identifica os prs e os contras da assertividade no ambiente de trabalho.

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 18

    comportar com assertividade.

    Esta atividade visa a que os participantes reflitam sobre as afirmaes assertivas preparando-os para o uso de tcnicas e estratgias que garantam uma comunicao assertiva.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Cpia do exerccio Como negar assertivamente para cada um dos participantes Sulfite Caneta Datashow Cpia do Anexo 5 para cada participante Cpia do Anexo 6 para cada participante Anexo 7 (Pssaros no Ar) Vendas para os olhos

    Tempo previsto para a atividade: 3h30

    Situaes de aprendizagem Durao Conhecimentos, habilidades e valores

    Avaliao

    Atividade em plenria Sintaxe da assertividade (Exerccios)

    Apresentao do desafio

    O docente, com o apoio dos slides de XX a XX, apresenta a seguinte questo:

    Normalmente as pessoas acabam consentindo com o outro para no criar uma situao de conflito, mas isso acaba gerando um conflito interno bem maior provocado pelo sentimento de impotncia em dizer no.

    O desafio ora apresentado o de Como dizer no sem atrito.

    Exerccio - Como negar assertivamente. Cada participante recebe uma cpia do exerccio em que devero responder, individualmente, s 12 questes com uma negativa e uma breve explicao do porqu.

    Ao trmino do exerccio, solicitar que todos se levantem e mudem de lugar de tal forma que se sentem ao lado de duas pessoas diferentes das que estavam sentadas (lados direito e esquerdo).

    Com esta nova disposio, o docente forma duplas que iro realizar a atividade abaixo descrita.

    20min para responderem ao exerccio individualmente

    Tcnicas para comunicao assertiva: como dizer no sem atrito

    Observar a presena dos seguintes indicadores de desempenho:

    - Responde ao questionrio apresentado com respostas lgicas e bem-embasadas.

    - Desenvolve roteiro para a dramatizao.

    - Apresenta situao fazendo uso de tcnicas de comunicao assertiva.

    - Critica as

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 19

    Atividade em duplas - Dramatizao filmada

    (Slide 52) Cada dupla receber uma situao que dever dramatizar de maneira assertiva (Anexo 5). A dupla decidir quem ser A e quem ser B na dramatizao.

    Cada dupla ir elaborar o roteiro para dramatizar a situao recebida. Na dupla, uma pessoa far a solicitao qualquer e a outra a negar; para isso, dever ler a resposta que anotou em seu exerccio individual. A dupla dever interagir at que ambos saiam satisfeitos do dilogo.

    Aps 15 minutos de planejamento, as duplas sero divididas em duas alas (A e B). A cada dramatizao a ala A da sala ir analisar detalhadamente o comportamento do personagem A da dupla, enquanto a ala B analisar o personagem B. O tempo de dramatizao ser de 3 minutos por dupla.

    Iniciam-se as dramatizaes que sero filmadas.

    Ao trmino de cada apresentao, os observadores preenchem a ficha de avaliao de desempenho assertivo (Anexo 6) para o elemento (A ou B). Para isso, devem preencher a ficha com o nmero da dupla e nome do protagonista.

    Entre uma filmagem e outra, os avaliadores anotam suas impresses sobre os protagonistas.

    Atividade em plenria - Anlise das cenas filmadas

    O docente apresentar as filmagens. Aps o primeiro filme, questiona os protagonistas sobre o que fizeram de maneira correta e o que precisam corrigir. Ouve as avaliaes feitas pela ala A e B da sala. Complementa as avaliaes feitas. Em seguida, passa para a prxima filmagem e assim sucessivamente.

    Estas atividades visam capacitar os participantes a fazerem uso de tcnicas de comunicao assertiva.

    15min de planejamento e elaborao do roteiro

    50min para as filmagens (mximo de 12 duplas de 3 minutos cada uma)

    25min para as avaliaes

    1h30

    apresentaes baseando-se nos critrios recebidos e respeitando os colegas que esto sendo avaliados.

    - Reflete sobre sua atuao e apresenta pontos para reforar comportamentos assertivos ou pontos a serem aprimorados.

    Esta atividade aconselhvel apenas para cursos que ocorrerem durante 2 dias inteiros.

    Ativador: Pssaros ao Ar

    O docente aplicar um exerccio com o objetivo de vitalizar o grupo aps o almoo e prepar-lo para a discusso das cenas filmadas.

    Para isso fornece a seguinte instruo (Anexo 7):

  • Plano de Aprendizagem COMUNICAO ASSERTIVA 20

    Vou ler um texto. Toda vez que eu disser o nome de um pssaro que voa, vocs devero fazer um movimento de onda com o brao direito. Toda vez que eu disser um grupo de pssaros, vocs faro esse movimento com ambos os braos. Para as aves ou animais que no voam, vocs no faro nenhum movimento e deixaro as mos sobre os joelhos.

    Para o desenvolvimento da atividade abaixo descrita, so necessrios os seguintes recursos didticos: Datashow Registro das expectativas apuradas no 1 encontro DVD Duelo de Tits Impresso de Avaliao do curso

    Tempo previsto para a atividade: 25 minutos

    Encerramento

    O docente dever fazer uma sntese de todo o processo de ensino/aprendizagem ocorrido no perodo e realizar uma ponte com as expectativas levantadas no primeiro dia.

    (Slide 53) Em seguida apresenta o filme Duelo de Tits com cenas que ilustram o comportamento assertivo no cotidiano das pessoas.

    (Slide 54) Ao trmino faz alguns comentrios sobre o filme e entrega as avaliaes de reao e encerra o curso.

    25 minutos