5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc…...

21

Transcript of 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc…...

Page 1: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria
Page 2: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

A noite do passado sábado não será tão cedo esquecida pelos fãs que encheram o Cine-teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro para assistir ao concerto dos D.A.M.A. A banda sensação do momento apresentou um momento intimista nas primeiras canções e eletrizante nas seguintes

11 D.A.M.A enchem Cine-teatro de Alcobaçacultura

luCi

pAi

s

QuiNTA-FEiRA 19 MARÇO 2015WWW.rEGIaODEcIStEr.PtDiRETOR: JOAQuiM pAulO N° 1.126 pREÇO: 1€

sEMANÁRiO REGiONAl DE AlCOBAÇA E NAZARÉ

grátisTerceira edição

do Jornal da

EPADRC, com

8 páginas

a cores

10

8

7

câmara da Nazaré condenada a reintegrar antigos trabalhadoresO Tribunal do Trabalho condenou a Câmara da Nazaré a reintegrar no quadro trabalhadores que foram dispensados em fevereiro do ano passado e ao pagamento de indem-nizações por danos patrimoniais causados àqueles funcionários. Há outros processos ainda a aguardar desfecho.

Banda de alcobaça comemora os 95 anos sábado no cine-teatroA Banda sinfónica de Alcobaça inicia a temporada com um concerto com duplo significado: as comemorações dos 95 anos da fundação e dos 30 anos do ressurgimento Banda de Alcobaça. O concerto decorre sábado no Cine-teatro de Alcobaça.

Quinta da Serra vai receber circuito de manutençãoA partir de um projeto realizado no âmbito do curso profissional de Téc-nico de Apoio à Gestão Desportiva do Externato da Benedita, a Junta anunciou a construção de um circuito de manutenção na Quinta da serra.

cultura

SOcIEDaDE

SOcIEDaDE

5 CARlA MOREiRA OFERECE EMpREGO E CAsA A HOMENs QuE pERDERAM TuDOSOcIEDaDE

Empresária quer prestar auxílio a dois sem-abrigo

Na próxima edição conheça a segunda cooperativa da região que aderiu ao novo projeto editorial do REGIÃO DE CISTER

Quer saber qual?

Page 3: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quintA-FEiRA 19 MARÇO 20152 ESPAÇO PÚBLiCO

Na manhã da passada segunda-feira, um pouco por todo o lado podiam ouvir-se palavras de reação à reporta-gem emitida na véspera pela TVI sobre dois sem-abrigo em Lisboa, que foram acompanhados por uma jornalista daquela estação televisiva. Na própria noite de domingo, muitos utilizaram o Facebook para expressar a sua tristeza com a vida daqueles dois homens, de-sejando todos, em uníssono, um desti-no melhor para ambos.

O caso relatado na reportagem cho-cou o País, mas, enquanto uns falam ou escrevem o que sentem e o que gostariam de fazer para ajudar aquelas duas pessoas, outros ajem. Foi o caso da empresária Carla Moreira, reconhe-cidamente um exemplo de boas práti-cas no mundo dos negócios e que deu o passo seguinte: ficou sensibilizada com o exemplo daqueles dois sem-abrigo, mas não se ficou pelas palavras ou pelas intenções. Esta mulher de fi-bra quer, efetivamente, ajudar e entrou em contacto com a TVI, no sentido de oferecer trabalho e casa a dois homens que perderam tudo, mas que, através das suas ações, mantiveram a dignida-de e os princípios da convivência hu-mana e que, por isso, apenas precisam de uma nova chance na vida.

O exemplo dado pela CEO da IGM/Arfai merece ser valorizado por todos nós, por constituir um verdadeiro contributo para ajudar a melhorar a sociedade em que vivemos. No fundo, com este caso, fica provado (se dúvidas ainda restas-sem) que vivemos numa época em que há aqueles que falam e aqueles que fa-zem. Que nesta época em que as redes sociais servem de veículos de afirmação pessoal, social ou política ainda há va-lores sagrados para as pessoas de bem. E que, felizmente, ainda há aqueles que, tendo tido a sorte necessária e trabalhado para isso, conseguem ter uma vida melhor e não são egoístas ao ponto de nada partilhar com os outros.

Desta vez, foi a empresária Carla Mo-reira a dar o exemplo. Esperamos nós que existam muitas mais Carlas Morei-ras espalhadas pelo País e pelo Mundo. Se assim fosse, viveríamos certamente num planeta muito melhor.

Editorial

Há aqueles que falam e aqueles que fazem. Há aqueles que revelam as suas intenções e aqueles que concretizam. Há aqueles que se julgam importantes e aqueles que são importantes. A vida é uma passagem e depende de cada um de nós deixar uma marca e tornar este mundo melhor. O exemplo de Carla Moreira merece, por isso, ser valorizado.

Fórum

Pedro Ferreiraprofessor

Em meu entender, a oferta formativa nos cursos profis-sionais deve ser adequada às necessidades da economia de cada região. Por exemplo, na região do Oeste ou distrito de Leiria, existem diferentes ne-cessidades: indústria, agricul-tura e turismo. Desse ponto de vista, as opções mencionadas poderão fazer sentido para esta região em concreto. Contudo, penso que estar a limitar a nível nacional a oferta não é propriamente a melhor polí-tica para o setor da educação. Entendo que quem está nos gabinetes e toma este tipo de decisões estratégicas para o País deve ouvir os vários in-tervenientes das regiões e não utilizar para todo o território o mesmo modelo.

Nuno Graçadiretor comercial

As prioridades deveriam pas-sar pelas áreas onde o nosso País tem imenso potencial, tais como alguns setores tradicio-nais, como a cerâmica, o qual me é próximo, mas também setores como o turismo, produ-ção de vinho, cortiça, indústria de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar condições para que estas áre-as possam tornar-se atrativas para quem procura emprego. A formação, em cada uma das áreas, deverá ser feita no âm-bito da produção mas também no âmbito das i&D, Design, Co-mercial/Marketing o qual que penso ser um handicap em al-gumas das áreas. Saber vender

“Portugal” é fundamental

Liliana Sousaprofessora

Considero que a Agência na-cional para a qualificação e o Ensino Profissional terá toda a credibilidade. É também um facto que o nosso comércio e a restauração foram dos setores onde mais se sentiu a crise e são, claramente, uma prioridade na formação, até tendo em conta os resultados muito positivos que temos vindo a alcançar no turismo, sendo estas duas atividades com grandes siner-gias com este setor. no entanto, não podemos descurar setores como a agricultura e a indústria, onde urge desenvolvimento e as necessidades de formação, nomeadamente nas camadas mais jovens, podem fazer toda a diferença, tendo em conta os apoios previstos no próximo quadro comunitário.

Piedade Netoprofessora aposentada

Para se estabelecerem as prioridades dos cursos em questão devem fazer-se em primeiro lugar estudos sérios e rigorosos sobre as necessi-dades profissionais do País a curto prazo. E, nas áreas onde se conclua haver mais lacunas, abrirem-se então cursos para que a empregabilidade seja to-tal e as necessidades colmata-das. Estes dois processos não podem ser separados para que não haja pessoas com cursos tirados sem emprego e empre-gos sem pessoas qualificadas para os exercerem.

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional apresentou esta semana as prioridades das necessidades de formação para o País, apontando profissões como empregado de comércio e de restaurante como duas das melhores saídas para os jovens que frequentam cursos profissionais. Multimédia e informática, que têm tido maior oferta e procura por parte dos alunos, deixam de ter a primazia, segundo um inquérito feito a 1.630 empresas nacionais. Que comentários lhe merecem estes dados?

Quais devem ser as prioridades nos próximos anos para o ensino profissional no País?

Ana Mafalda Ferreira ajuda Sporting no corta-matoAna Mafalda Ferreira foi 7.ª classificada no Corta-Mato Nacional Longo, em represen-tação do Sporting. A sãomartinhense, que no ano passado se transferiu para o clube de Alvalade, foi a 3.ª melhor leoa na com-petição, ajudando o Sporting a sagrar-se vice-campeão nacional

Foto da semana

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha Pereira

Page 4: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 mARço 2015AbERTURA 3

A chefe da Igreja Anglicana a rainha de Inglaterra Isabel II visitou Portugal em fe-vereiro de 1957. A visita de estado, na qual se fez acompanhar do Duque de Edimburgo, seu marido, iniciou-se na segunda-feira, dia 18. com o desembarque no cais do Terreiro do Paço.

Como é habitual nas visitas do Estado, o casal real ficou hospedado no Palácio Na-cional de Queluz.

No dia 20, a rainha saiu de Lisboa para visitar os dois monumentos da província

incluídos no protocolo de Estado, o de Al-cobaça e de batalha.

os preparativos para a receção ao casal real haviam começado muito antes. Nos anos anteriores procedeu-se à transferência do edifício do Jardim Escola João de Deus para a Quinta da Gafa, a última grande vinha do mosteiro, 16 hectares murados com lagar próprio de varas. Deixemos esta história e voltemos ao Rossio.

Na Ala Sul do antigo Colégio de Nossa Se-nhora da Conceição reorganizou-se todo o

espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria do colégio.

A propósito das obras, tinha eu 12 anos, recordo-me do presidente Carvalho irritado por um manobrador de escavadora não ser tão expedito quanto ele queria, “saltando” para o volante, colocando duas carradas de terra no camião.

o castelo foi desenterrado e acrescentado para ficar como está hoje e os túmulos de Pedro e Inês voltaram para a igreja tendo sido colocados, à força de braços e de rolos

de madeira, nos dois braços do transepto.

Ainda guardo uma foto-grafia minha de miúdo, de samarra com gola de raposa, à espera da festa do lado esquerdo do início da es-cadaria do pátio ao lado do meu pai e do meu avô.

As janelas do Rossio es-tavam engalanadas com colchas, muitas de damasco, gente nas varandas e nos telhados. No “novo” castelo, a bandeira de Portugal dava à direita a da Grã-bretanha.

Craveiro Lopes, de gabardina clara e chapéu preto, chegou ao meio dia com a sua mulher para receber, uma hora depois, Isabel II e o duque. De Alcobaça, estava o general Jo-viano Lopes e o presidente da Câmara José Carvalho. A rainha chegou, o povo aclamou e dispersou quando o casal real entrou no mosteiro, dirigindo-se para a Sala dos Reis

onde se deu o encontro de cumprimentos.Na quinta-feira anterior à visita, Sala-

zar veio ver como estavam os preparativos. Lembro-me de uma carrinha Chevrolet de-corada de madeira da qual me aproximei. Estava estacionada junto à escadaria sul do patim, de onde fui rapidamente enxotado. o veículo era da PIDE.

Conta-se uma história engraçada passada entre alguém do protocolo de Estado e Sala-zar, a propósito das mesas para o banquete, terá sido assim: “Está tudo muito bonito, a baixela da companhia das Índias foi muito bem escolhida, mas a toalha da mesa real, de damasco creme, está do avesso”. Só sei isto, mas pode imaginar-se o resto.

Na parede do púlpito do leitor, à sua es-querda, a notável tapeçaria de pastrana que regista a tomada de Arzila por D. Afonso V.

os móveis, os quadros, os tapetes tudo veio de palácios e museus Nacionais e os vitrais das janelas estavam intactos. Um dia destes nem vitrais teremos... Uma nota para os dois biombos nambam do museu Nacional de Arte Antiga, onde se regista o encontro entre portugueses e japoneses.

Na sala dos reis, as duas saletas, de ambos os lados da pia batismal, foram transfor-madas em toiletes e casas de banho. A da esquerda para a Rainha e a da direita para o Duque. o serviço de cristal foi feito especial-mente na Crisal e pode-se comprovar ainda hoje que é de um notável bom gosto.

texto rui rasquilho

Chefe da Igreja anglICana esteve em Portugal em fevereIro de 1957 aComPanhado do duque de edImburgo

Visita da rainha Isabel II ao Mosteiro de Alcobaça

“O castelo foi desenterrado para ficar como está hoje, e os túmulos de Pedro e Inês voltaram para a igreja tendo sido colocados à força de braços e de rolos de madeira, nos dois braços do transepto”

Povo saiu à rua o povo, milhares de pessoas, foi almoçar durante o banquete real. Lembro-me, imagine-se do meu almoço, uma canja de galinha com ovos da dita. Uma carne qualquer com batatas coradas. E bolos que haviam sobrado do jantar de aniversário da minha mãe, no dia 22 de fevereiro.No Refeitório do mosteiro comeu-se lagosta, vitela assada com ervilhas, eu teria preferido esperregado. Acabaram com pudim de castanhas gelado e dos açores vieram ananazes.o almoço foi regado, segundo rezam as crónicas, com vinhos trazidos da rica cave do hotel d0 buçaco, ainda hoje famosos pelas suas reservas. Ah, e havia também aguardente JEm, oferecidas pela família Raposo magalhães! o casal real e toda a comitiva saíram para o patim, desceram as escadas, o povo de barriga cheia aclamava, entraram nos carros e seguíram para a batalha.o mosteiro recebeu elogios reais e a Nazaré vista do Sítio. o espanto do Duque pela beleza da paisagem. Não se entraram no Santuário, mas valia a pena que o tivessem feito.A rainha e o duqe foram ainda ao Porto e a Vila Franca de Xira. o casal régio partiu de avião para Londres, após escala de algumas horas na cidade do Porto.Lembro-me, como se fosse hoje, que a primeira vez que vi televisão foi na vila de Aljubarrota, na primeira transmissão da Eurovisão para Portugal das cerimónias da coração da jovem e linda rainha Isabel II.

Page 5: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 maRço 20154 SoCiEDaDE

alcobaça

alcobaça

alcobaça

Começam no próximo sábado às ‘oficinas da horta’ do CEERia (Centro de Educação Es-pecial REabilitação e integração de alcobaça). ‘Somos o que comemos’ é o tema a primeira oficina, que terá a duração de sete horas. a ação destina-se a toda a comunidade. Pode increver-se nas instalações do CEERia, na Rua do Castelo, ou através do email [email protected]. Seguem-se as oficinas ‘Horta criativa’ e ‘Farmácia verde’.

a Águas do oeste tem agendadas atividades de educação e sensibilização no âmbito do Dia mundial da Água, que vão decorrer entre este mês e o próximo. Destaque para a re-alização de duas visitas à EtaR de alpedriz. as atividades vão envolver participantes de estabelecimentos de ensino da região.

o município de alcobaça, através do Banco Local de Voluntariado, vai promover um progra-ma delecionamento de aulas de alemão, com início no próximo mês. a formação decorrerá no edifício da Escola adães Bermudes, em alcoba-ça, em horário pós-laboral. a ação destina-se a jovens e adultos que tenham interesse na aprendizagem da língua alemã.

Ceeria dá início às ‘Oficinas da horta’ no próximo sábado

Água do Oeste organiza visitas à ETAR durante este mês e o próximo

Câmara promove curso de alemão em abril na Adães Bermudes

alcobaça visita começou em turquel

cDS/PP inicia périplo de reuniões pelas freguesias

a Concelhia de alcobaça do CDS/PP iniciou, na passada semana, em turquel, o périplo de reuniões pelas freguesias do concelho, com os elementos das listas concorrentes às autárquicas de 2013. uma ação que sur-ge no “sentido de solidificar uma estratégia com vista a unificar o partido e torná-lo cada vez mais forte e coeso no Concelho de alcobaça”.

através desta visita, afirma Luís querido, o CDS/PP pretende “dar a conhecer a todos os eleitos que a Concelhia quer conhecer as suas dificuldades como novos autarcas e também os problemas das freguesias do concelho”. além disso quer “reforçar a ajuda politica, e fortalecer a união entre a estrutura local do partido, e os eleitos das listas do CDS/PP e das populações” e recolher “informação dos diversos assuntos que digam respeito à freguesia visitada”.

os problemas recolhidos, explica o presi-dente do CDS/PP alcobaça, serão transmiti-dos “aos deputados eleitos pelo CDS/PP na assembleia municipal de alcobaça”, para que sejam “conhecidos publicamente, debatidos e questionados, nesse mesmo órgão autárquico fiscalizador da Câmara de alcobaça”.

o deputado do PCP Bruno Dias visitou na segunda-feira o Hos-pital Bernardino Lopes de oliveira de alcobaça, com o objetivo de se inteirar dos problemas daquela unidade de saúde. “a falta de médicos fora dos centros urbanos é preocupante. É urgente fixar estes profissionais de saúde”, alertou o deputado comunista, utilizando o exemplo do hospital de alcobaça para manifestar a discordância com as opções da tutela.

Bruno Dias defende a dina-mização dos cuidados de saúde primários. “Se as pessoas não têm médicos de proximidade têm de recorrer às urgências”, salienta.

Rogério Raimundo, que está em substituição da vereadora Vanda Furtado marques na Câ-mara de alcobaça até segunda-feira, afirmou que “alcobaça tem de ser centro. a cidade está a perder para outros lados”.

Recentemente, o anuncio da criação no Hospital de alcobaça da primeira unidade de inter-namento cuidados paliativos do distrito, por parte do conselho de administração do Centro Hospital de Leiria, deixou em alerta esta e outras forças políticas do conce-lho. “Felizmente, não vão fechar outras valências. Enquanto de-corre intervenção na medicina interna, contam com o apoio da capacidade excedentária da ci-

rurgia geral”, referiu Rogério Rai-mundo, elogiando as medidas da administração e agradado pelo

“facto do Hospital de alcobaça não vai passar para as mãos da Santa Casa de misericórdia, nem vai fechar”.

o Hospital está a ser palco de obras, com o objetivo de me-lhorar os serviços. a partir do dia 8, a região passa a ter uma ambulância de Suporte imediato de Vida (SiV), que tem por missão garantir cuidados de saúde dife-renciados, tais como manobras de reanimação. neste momento, algumas consultas de especiali-dade são dadas por médicos que se deslocam de Leiria.

texto/foto LUCI PAIS

alcobaça deputado bruno dias visitou unidade de saúde

Falta de médicos no Hospital preocupa cDU

alcobaça eleições dia 30 de abril

Raposo Magalhães candidato à liderança do acP

antónio Raposo de magalhães, filho do alcobacense João Raposo de magalhães, apresentou, na passada semana, a can-didatura à presidência do automóvel Club de Portugal (aCP).

Sob o lema “numa nova direção” e secundado pelos ex-pilotos Rui madeira e Pedro matos Chaves, a lista tem como mandatária teresa torres, viúva do antigo presidente do aCP César torres. o gestor da Caixa Geral de Depósitos, com 60 anos, desafia a liderança de Carlos Barbosa, que preside ao aCP há 12 anos. as eleições decorrem a 30 de abril.

Sócio do aCP há 35 anos, Raposo de magalhães candidata-se por considerar

“que as soluções de rotina e continuidade da atual direção do aCP não chegam para enfrentar os desafios” que a instituição enfrenta. “Há muito a fazer, e ninguém pode olhar para o lado e achar que a responsabilidade não é nossa. o maior perigo que o aCP nesta altura enfrenta é o do conformismo e inércia dos sócios”, considera o gestor da Caixa Geral de Depó-sitos, que pretende “trazer transparência para a gestão do aCP”, acusando Carlos Barbosa de, “sem nada explicar”, alienar património histórico do clube.

alcobaça obra será lançada sábado na biblioteca

amílcar coelho apresenta livroamílcar Coelho apresenta no

próximo sábado, pelas 16 horas, o seu livro ‘Eles não esperam por cães que mancam’. o lan-çamento vai decorrer no au-ditório da Biblioteca municipal de alcobaça.

“Profundamente enraizadas

no coração da portugalidade, as terras e as gentes de Cister configuram, desde a sua origem, a inscrição de um espaço sin-gular de bem-estar temporal e espiritual”, pode ler-se na con-tracapa da obra literária.

amílcar Coelho tem 61 anos e

é natural da freguesia de alju-barrota, onde reside. o escritor é licenciado em Filosofia pela universidade de Coimbra. atu-almente colabora como docente e investigador com a ESECS-iPL e é presidente e secretário execu-tivo da uGt união de Leiria.

Entre as cercas da Cova da Onça, na Quinta da Roda, o Mosteiro construiu a Capela de Nossa Senhora da Paz, no século XVIII. Fica-va entre o atual Hospital e as ruínas do dispensário IANT, na bifurcação das estradas para Alju-barrota e Chiqueda. A Capela foi demo-lida em 1911.

Imagens com história Rui Rasquilho

alcobaça

Dadores de Sangue prosseguem com recolha de sangue nas freguesias

a associação de Dadores Benévolos prosse-gue com a realização de colheitas de sangue nas freguesias do concelho, até final do mês. no sábado, a ação decorre na sede da associa-ção, em alcobaça, no domingo será no Centro Paroquial em turquel e, no próximo dia 29, a recolha está agendada no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Entretanto, a associação reúne amanhã, pelas 20 horas, para discutir o relatório e contas do exercício de 2014 e do parecer do Conselho Fiscal.

alcobaça

a Clínica Sra. da Conceição, em alcobaça, re-cebe no próximo sábado, entre as 14:30 e as 16 horas, um workshop para pais e crianças, pela Pomar de Braços. a actividade será orientada pelas psicólogas da equipa, Catarina Grosso, iris Guerra, inês Vinagre e alexandra Carvalheiro. a Pomar de Braços é uma equipa de saúde mental comunitária que desenvolve a sua intervenção no concelho de alcobaça, a partir desta Clínica.

Pomar de Braços promove workshop na Clínica Sra. da Conceição

Page 6: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 MaRÇO 2015SOCiEDaDE 5

a Procissão do Senhor dos Passos vai voltar a percorrer as ruas de alcobaça no próximo domingo. Este é já o segundo ano que a Santa Casa da Miseri-códia de alcobaça, em conjunto com a Paróquia de alcobaça, organiza a iniciativa.

O terço da Misericórdia, pre-

sidido pelo pároco de alcobaça e Vestiaria, Ricardo Cristóvão, está agendado para as 15 horas, seguindo-se a saída da procis-são, às 15:45 horas. “Depois do sucesso da procissão do ano passado, fomos ‘empurrados‘ para a continuidade da ini-ciativa religiosa“, refere João

Carreira, provedor da Miseri-córdia de alcobaça, esperando que o São Pedro “colabore” e que a chuva não faça uma

“aparição”.Por motivos de agenda, D.

José traquina, bispo auxiliar de Lisboa, não poderá presidir as cerimónias religiosas.

ALCOBAÇA

alcobaça

alcobaça

aljubarrota

alcobaça

no próximo sábado, às 16 horas, João Gon-çalves vai apresentar, associação de Cultura Es-pírita de alcobaça, a palestra ‘a espiritualidade na prevenção e cura da droga’. nesta exposição será feita a abordagem do uso da droga com base nas diferentes maturidades a nível in-telectual, emocional e espiritual, auxiliando na prevenção e cura desta problemática. O evento terá lugar na nova sede, na Rua da Padeira, em Casal do Rei (aljubarrota).

‘Serviço municipal de Proteção Civil: a base de um sistema nacional’ é o tema do seminário que vai decorrer no próximo dia 28. através desta ação, a Câmara de alcobaça preten-de sensibilizar a comunidade para a área da Proteção Civil, nomeadamente na divulgação de atitudes mais adequados em situação de emergência.

Agnelo Ferreira & Amigos falam sobre poesia e música

Extensão de Alcobaça da Cruz Vermelha está próxima da comunidade

Associação apresenta ‘Espiritualidade na prevenção da droga’

Proteção Civil sensibiliza comunidade através de seminário no dia 28

aljubarrota reportagem da tvi emocionou carla moreira

Empresária quer ajudar sem-abrigo de lisboa

Há imagens que valem por mil palavras, como a de Fer-nando torrezão nesta notícia, e há gestos que merecem ser partilhados. Carla Moreira, que ao longo da sua carreira profis-sional já provou que as pessoas estão sempre primeiro, não ficou indiferente à reportagem ‘um lar debaixo da ponte’, emitida no passado domingo pela tVi, e decidiu oferecer-lhes um teto e trabalho na sua empresa em aljubarrota

Juan Bento e Fernando torre-zão são o rosto da pobreza em Portugal. Sobre eles, a jorna-lista Catarina Canelas escreveu:

“Durante um mês, a tVi acom-

panhou os dias e noites destes dois homens que lutam por um amanhã melhor”.

Foi a pensar neste “melhor” que Carla Moreira agiu. “não posso viver em paz sabendo que posso ajudar e nada fiz. não me permite dormir tranquilamente e ser gente de verdade, sabendo que a mim nada me falta e estes dois seres humanos iguais a mim, nada têm”, escreveu na página de Facebook da tVi. um desabafo que já mereceu mais de mil gostos e centenas de comentários.

“Proponho ajudar com traba-lho, arranjo sítio para ficarem até encontrar uma casinha pró-xima da minha empresa. não

lhes faltará comida, nem sítio digno para ficar nem trabalho e ordenado, enquanto eu tiver”, acrescentou a empresária.

“Se cada empresa tomar uma ação destas, não existirão mais casos destes em Portugal. não desejo nenhuma forma de pu-blicidade ou promoção, só de-sejo ajudar o meu semelhante, porque sou gente como esta, exatamente igual, com mais sorte na vida”, salienta Carla Moreira, que aguarda um con-tacto da tVi. uma mensagem que poderá replicar-se pelo País. Haja, assim, pessoas com corações grandes.

texto LUCI PAIS

são martinho no final do mês

joão hermano apresenta ‘louvor à natureza’

‘Louvor à natureza’, livro da autoria de João Manuel Hermano, é “um autêntico hino à liberdade e uma mensagem de es-perança”. a obra deverá ser apresentada no final do mês. tudo começou em 2013 quando o também músico, que vive em Lisboa, começou a escrever o ‘Breve ensaio sobre a água’. Seguiu-se, no verão de 2014, o ‘Breve ensaio sobre as argilas, algas e limos’ e, posteriormente, ‘Breve ensaio sobre a fauna e a flora marítima’.

João Manuel Hermano explica que se ensaiou, “nesta abordagem, a aproxima-ção possível aos efeitos terapêuticos dos diferentes elementos em presença, a par de um certo enquadramento poético, musical e espiritual”. Define também este livro como um “desafio à alegria de viver”.

Relativamente ao primeiro Ensaio, o autor refere o caso específico da água da Poci-nha de Salir do Porto. as suas águas “são conhecidas desde há muito tempo, tendo sido utilizadas pelos habitantes dos arre-dores e visitantes no tratamento de várias enfermidades”. no ‘Breve ensaio sobre as argilas, algas e limos’, João Manuel Hermano descreve as características terapêuticas de cada elemento. “todos nós pertencemos (naturalmente) à Mãe natureza”, sendo as-sim a “natureza dá-nos tudo”, escreveu.

a fauna e a flora marítima portuguesa são também tema em destaque nesta obra inacabada, já que muito mais haveria para louvar, como o “ser humano, os animais, as aves, os peixes, as formigas, os micro-orga-nismos, as bactérias, as árvores, as plantas, as flores, toda a outra vegetação, o ar, o vento, o Sol, os outros sóis, a Lua, os outros astros, o Criador, o Criador do Criador e assim sucessiva e infinitamente, sem cessar”.

no próximo dia 27, o Real abadia, Congress & Spa Hotel recebe agnelo Ferreira no ‘Real promove’, nesta caso ‘Pedaços de mim’, título de uma das obras deste escritor de Pataias. ‘agnelo & amigos convidados’ vêm proporcio-nar um ambiente descontraído entre a poesia e a música.

a Extensão de alcobaça, dependência da De-legação da Cruz Vermelha de Caldas da Rainha, tem em funcionamento os cursos de socorris-mo, apoio social, prevenções, teleassistência e a emergência (apoio ao Peregrino, apoio a eventos desportivos e culturais, Recolha e entrega de medicamentos para doentes com esclerose múltipla e transporte Emergência Social - linha 144).

Como já vem sendo tradição, a Semana Santa está de re-gresso a São Martinho do Porto, numa organização da Paróquia local e da Câmara de alcobaça. as cerimónias decorrem a partir de sábado e prolongam-se até dia 5 do próximo mês.

no sábado, às 20 horas, de-

corre a procissão com a imagem de nossa Senhora da Soledade para a Capela de nossa Senhora do Livramento. a procissão dos Passos do Senhor e o Sermão do Encontro estão agendados para domingo, às 16 horas.

no Domingo de Ramos, dia 29, às 12 horas, haverá a benção

dos ramos na Capela de nossa Senhora do Livramento, segui-da de procissão para a igreja Paroquial e Missa.

O tríduo Pascal prossegue entre os dias 2 e 5 de abril, com a Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, entre outras inicia-tivas religiosas.

são martinho do porto cerimónias religiosas até 5 de abril

semana santa festeja-se a partir do próximo sábado

alcobaça iniciativa decorre no próximo domingo

procissão do senhor dos passos regressa às ruas da cidade

castanhEira

Associação promeve ‘Noite de fados’ para ajudar Daniela

a associação Recreativa, Desportiva e Cultural Castanheirense apresenta no próximo dia 28 uma ‘noite de fados’ para ajudar a menina Daniela. a entrada custa 7 euros (inclui jantar) e as inscrições devem ser efetuadas até a do-mingo, através do número 916 276 293. Marília Fernandes, anabela Santos, Carla Roxo, Mónica Batista, Emanuel Moura, José Guerreiro e agnelo Ferreira são os fadistas de serviço, acompa-nhados à guitarra portuguessa por Manuel dos Santos e à viola por Manuel dos Santos.

alcobaça com eleitos locais

concelhia do psd reuniu na cela e no Vimeiro

a Comissão Política de alcobaça do PSD reuniu com membros dos órgãos locais da freguesia do Vimeiro e da Cela, na semana passada, no âmbito de um ciclo de reuniões que o órgão tem realizado nas freguesias do concelho.

no Vimeiro, “o encontro com o executivo da Junta serviu para conhecer melhor os anseios das populações e dos seus autarcas”, lê-se no comunicado enviado pelo órgão local. Entre os assuntos abordados, a concelhia destaca a revisão do PDM, a necessidade de optimizar o Centro de Saúde do Vimeiro e a requalificação do centro urbano do Vimeiro.

Por outro lado, na Cela, o encontro tam-bém com o executivo da Junta, serviu para conhecer as obras em curso e futuros projetos. a construção de uma unidade que alberga-rá sanitários públicos, a Casa Mortuária e a Farmácia é a obra mais marcante em curso.

“a construção do futuro Centro Escolar da Cela é o projeto mais desejado, no entanto, me-rece igual consideração, a construção duma zona desportiva na zona sul da freguesia, em terreno já adquirido pela Junta e com projeto aprovado”, consideram os sociais-democratas.

momento em que fernando torrezão assiste à reportagem

Page 7: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

alcobaça

quinta-FEiRa 19 maRço 20156 SoCiEDaDE

Póvoa

Pataias/martingança

Pataias

Pataias

o passeio das marias da Póvoa leva as parti-cipantes, no próximo dia 3 de maio, até Pombal e Redinha. a excursão parte, às 8 horas, em di-reção a Pombal, onde haverá pequeno -almoço e tempo livre para visitas diversas, seguindo para a Redinha, com visita ao museu do Ran-cho Folclórico e almoço na quinta Sant’ana. o preço é de 33 euros e as inscrições podem ser efetuadas pelo telemóvel 914 127 104.

a Páscoa é, habitualmente, uma época em que as associações do norte do concelho aproveitam para aumentar as receitas, com a confeção e venda de produtos alusivo à quadra festiva. na associação da martingança (aBEtLm) já se aceitam encomendas para as tradicionais amêndoas caseiras. Em Pataias (aBEotLP), os folares e as amêndoas casei-ras também já podem ser encomendados na instituição.

É já no próximo sábado, que o auditório da associação Humanitária dos Bombeiros Vo-luntários de Pataias acolhe uma passagem de modelos, com fundos a reverterem para aquela instituição. o evento fica agendado para as 21 horas e visa repetir o sucesso al-cançado na edição do ano passado, ao nível de espetadores. as lojas que vão desfilar a coleção primavera/verão são “a Joaninha”, “a Ema” e a “nova visão”.

“Fique a conhecer como se forma um mú-sico”. É desta forma que os responsáveis pela Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense desafiam a população a ir assistir à primeira audição do ano letivo 2014/2015 da Escola de música. o evento fica agendado para domingo, às 17 horas, na sede da associação.

Passeio anual das Marias realiza-se no próximo dia 3 de maio

associações aumentam receitas através da venda de amêndoas

Passagem de modelos no auditório dos bombeiros no sábado

Escola de Música da Filarmónica assina 1.ªaudição no domingo

Pataias para terrenos com mato

Coimas pesadas para infratores a partir de 15 de abril

Valores entre os 140 e os 5 mil euros, para pessoas singulares, e entre os 800 e os 60 mil euros, para pessoas coletivas, é quanto vão ter de pagar os proprietários ou arren-datários de terrenos do norte do concelho de alcobaça que não façam a gestão dos combustíveis, ou seja, que não mantenham os terrenos limpos de acordo com as normas de segurança.

a garantia foi deixada por tiago Álvaro, 1.º sargento da base de alcaria do Grupo de intervenção Proteção e Socorro da GnR (GiPS), que participou nas duas sessões de sensibi-lização aos proprietários, que decorreu em Pataias e em Coz, no passado sábado.

o levantamento e sinalização dos terrenos em infração vai realizar-se no dia 2 de abril. as coimas começam a ser aplicadas a partir do dia 15, caso as situações infratoras “não sejam corrigidas voluntariamente”. “Esta é uma missão essencial no combate aos in-cêndios”, garantiu tiago Álvaro.

um hotel rural deverá nascer a médio prazo na Burinhosa, junto ao parque dos veados, na es-trada que liga a aldeia às praias do concelho da marinha Grande. Esta é, pelo menos, a vontade de Joaquim Coutinho Duarte, que esta semana efetuou uma reunião em que se verificaram avanços no processo de criação de infraestruturas para a área onde deverá ser construído o hotel. “um sonho” que o em-presário, nascido na Burinhosa e radicado em angola, alimenta há algum tempo.

Enquanto o projeto não ga-nha forma, Coutinho Duarte es-pera que “as pessoas evitem falar do que desconhecem”,

recordando a polémica em tor-no das Portas da Burinhosa.

o empresário considera que o projeto de construção do ho-tel rural está mais que cabi-mentado. “na freguesia não há onde dormir”, diz o empresário, considerando que “esta seria uma forma de aproveitamento do meio ambiente desta região e de criação de postos de tra-balho, evitando que os jovens emigrem”.

Com o objetivo de “deixar aos outros um mundo melhor do que encontrámos”, Joaquim Coutinho Duarte continua a projetar e a inovar na sua terra natal. Depois da quinta da Va-linha e do parque dos veados,

o empresário avançou com a edificação das Portas da Buri-nhosa, sendo esta a primeira fase do parque temático “Gen-tes da minha terra”. a segunda fase vai incluir um restaurante, em madeira e vidro, e sete es-culturas (com altura entre os 2,2 e os 5,5 metros) - podendo passar para nove - um audi-tório ao ar livre, onde serão promovidas palestras sobre a história das esculturas criadas pelo escultor caldense, Carlos oliveira. no próximo mês, o Parque Botânico vai receber as várias centenas de árvores de todo o mundo, escolhidas pelos jovens da Burinhosa.

texto/foto aRMaNDa balINHa

burinhosa projeto contou com avanços esta semana

Coutinho Duarte quer construir um hotel rural

Pataias grupo pataiense apoiou

Peregrina em cadeira de rodas faz trilho das areias

a peregrina vietnamita/alemã, anne Chantal, foi a primeira a percorrer os ca-minhos de ligação entre Lisboa e Porto, com destino a Santiago de Compostela, em cadeira de rodas.

a proeza teve início no passado dia 5 e contou com momentos de alguma des-contração, no passado sábado, data em que 50 elementos do grupo de passeios pedestres pataiense Sola de alparcata a acompanharam entre nazaré e Paredes.

após a etapa, o grupo reuniu-se no parque de campismo das Paredes, onde almoçou, fez a tradicional “queimada galega” e discutiu alguns pormenores técnicos do trilho das areias.

o percurso denominado trilho das areias passa ainda por São martinho do Porto e outras praias da união de Fre-guesias de Pataias e martingança, com caminhos para peregrinos de mobilidade reduzida e de bicicleta. “É um percurso que resulta de um gran-

de trabalho de reconhecimento e pesquisa feito pelo galego Luís Freixo em colabo-ração com o Sola de alparcata”, afirmou agnelo Ferreira, membro do grupo de passeios pedestres pataiense.

Pataias iniciativa decorre no auditório dos bombeiros

universidades seniores do oeste reunidas para Encontro de Poesia

Pataias no âmbito da ação de limpeza “alcobaça praia limpa”

voluntários recolhem 400 quilos de lixo da Praia da Légua

Cerca de 200 alunos inscritos nas oito universidades senio-res do oeste (Pataias, alcobaça, Benedita, Caldas da Rainha, Rio maior, torres Vedras, Peniche e nazaré) são esperados, amanhã no auditório dos Bombeiros Vo-luntários de Pataias, onde de-corre o iii Encontro de Poesia das

universidades da terceira ida-de do oeste, a partir das 14:30 horas. quarenta e três alunos, previamente selecionados pelas oito universidades, vão subir ao palco para declamar uma poesia subordinada ao tema do evento,

“a natureza”.Entretanto, os alunos da

universidade Sénior de Pataias entram em período de férias da Páscoa, no decorrer das quais terão oportunidade de fazer duas visitas de estudo, nomeadamen-te à assembleia da República (dia 25) e aos bairros típicos de Lisboa e ao Centro Cultural de Belém (dia 31).

mais de 400 quilos de lixo foram retirados, na passada segunda-feira, do areal da praia da Légua, no âmbito do programa “alcobaça praia limpa”. Entre os 60 voluntários que participaram na ação de limpeza organizada pela oiKoS, Liga para a Proteção da natu-

reza (LPn) e Câmara de alcoba-ça, contaram-se membros das entidades organizadoras, da aDEPa e alunos do 11.º ano do Externato da Benedita e do 2.º ano da Escola da maiorga.

na sua página da rede social Facebook, a aDEPa considerou ter sido “possível recolher mais

de 400 quilos de resíduos, con-tribuindo assim para a melho-ria da praia, da biodiversidade e da própria natureza, além da fundamental sensibilização de crianças e jovens”. os trabalhos foram conduzidos por Sofia quaresma, bióloga da Câmara de alcobaça.

PisõEs

Idoso assaltado e agredido com violência na sua residência

um idoso foi assaltado na sua residência, em Pisões, e agredido com violência, na manhã de ontem, tendo sofrido ferimentos no rosto e no corpo. os Bombeiros Voluntários de Pataias socorreram o homem, que foi transportado para o Hospital de Leiria. Este é já o segundo episódio de um assalto violento, no espaço de um mês, no norte do concelho de alcobaça. as autoridades estão a investigar o caso.

Page 8: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 MaRÇO 2015SOCiEDaDE 7

ALCOBAÇA

alcobaça

vimeiro

benedita

O Externato Cooperativo da Benedita apre-senta amanhã a V Gala talentos ECB às 21:30 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho. alguns dos jovens que se destacaram em di-versas áreas, da música às artes, sobem ao palco para mostrar um pouco do seu talento, dando assim a conhecer à população o traba-lho desenvolvido nesta área pela escola.

Carlos Bonifácio alerta para falta de sistema de rega no Estádio

Grupo de moradores recria via-sacra na Mata do Vimeiro

Alunos do Externato mostram talentos em espetáculo

benedita projeto inspirado em trabalho de aluno

Quinta da Serra recebe circuito de manutenção

um projeto realizado no âmbito do curso profissional de técnico de apoio à Gestão Desportiva do Externato Co-operativo da Benedita vai dar origem a um circuito de manu-tenção na freguesia. anunciada esta semana pelo presidente da Junta da Benedita, a ini-ciativa vai ser concretizada na quinta da Serra dando forma a uma ideia elaborada num curso profissional da instituição de ensino beneditense.

Serão preparadas as três pis-tas de manutenção idealizadas num projeto de aptidão peda-gógica do ex-aluno do Externa-to, Miguel Jacinto. “queremos ter as três pistas preparadas an-tes do dia da Vila [16 de maio], criando condições para a prática, por exemplo, de caminhadas”, refere o autarca.

João Simões, professor res-ponsável pela coordenação do curso técnico, recordou que a intenção inicial passa-va pela sua aplicação na Fonte da Senhora, espaço verde da vila para o qual a população

reclama intervenções há vários anos. a irregularidade do piso e características do vale tornam, no entanto, a prática despor-tiva mais exigente, impedindo, segundo o professor do Exter-nato, que o projeto pudesse ser usufruído por parte grande da população.

a solução passa agora pelo espaço adquirido pelo muni-cípio de alcobaça para a cons-trução da Área de Localização Empresarial. Segundo João Mateus Luís, a obra depende apenas da disponibilidade de maquinaria e algum material de construção, num investi-

mento que não deverá ultra-passar os cinco mil euros.“O facto de ser necessário

passar para o outro lado do iC2 pode condicionar o acesso, mas no futuro esperamos que seja possível aos visitantes deixar o carro num local preparado para o efeito”, frisa João Simões,

destacando a nece s s i-dade da vila de mais um espaço para prática des-portiva.“O espaço

é relat iva-mente perto da vila, e po-derá permitir a prática de

caminha ou corrida, seja pela população em geral ou equi-pas de atletismo”, permitindo ainda descobrir um local, que apesar da proximidade, é ainda

“desconhecido para a popula-ção”, conclui o professor do Externato.

texto/foto TIAGO SANTOS

turQuel iniciativa no sábado

noite de fados para angariar fundos para escola

a associação de Pais e Moradores do ardido, Feitosa e Poço das Vinhas, da freguesia de turquel, vai promover uma noite de fados no próximo sábado. a ini-ciativa vai servir para apoiar as atividades da associação que atualmente garante as refeições escolares para os alunos da EB1 do ardido.

Segundo a responsável da associação, alexandra Domingues já estão confirmadas cerca de três centenas de pessoas, num evento que a associação espera recolher importantes receitas para apoiar nas re-feições da EB1 do ardido. “numa parceria com o município de alcobaça garantimos as refeições escolares através de três fun-cionárias contratadas pela associação, ga-rantindo o serviço de refeitório”, explica alexandra Domingues.

Para além das refeições, a associação procura ainda garantir outras atividades para os mais jovens. “no ano passado conseguimos proporcionar umas férias diferentes para os jovens da escola e atL, com atividades desportivas, ida à praia ao longo de duas semanas, além do apoio no pagamento das saídas da escola e compra de materiais para os alunos”, recorda a responsável.

no salão da associação do Carvalhal de turquel, vão atuar os fadistas Carla Roxo e Luís Fortunato, acompanhados à guitarra por Sílvio Girão e à viola por José Manuel. a noite vai ainda contar com a participação de Emanuel Moura. antes do fado, há jantar a partir das 20 horas.

Carlos Bonifácio solicitou esclarecimentos quanto à instalação do sistema de rega do relvado sintético no Estádio Municipal de al-cobaça. O vereador do CDS/PP alertou para o facto de a avaria no sistema de rega, caso não seja encontrada uma solução, “implicará a degradação acentuada do piso”, considerando a situação “absolutamente inaceitável”.

a via-sacra do Vimeiro vai regressar às ruas no próximo sábado. a iniciativa está marcada para as 20:30 horas, no triângulo Verde, na localidade de Pedras. Depois de vários anos de paragem nesta tradição, uma comissão de moradores das localidades de Pedra e de Ca-beço do trigo quis recuperar esta emblemática recriação histórica, servindo a Mata do Vimeiro como palco para o momento religioso.

O presidente da Junta da Benedita, João Mateus Luís, garante que as obras na Pra-ça Dr. Damasceno de Campos, na Benedita, vão arrancar até ao final da semana. O autarca lamentou a demora no pro-cesso, motivada por problemas com o empreiteiro que venceu o concurso para execução da obra, levando a que o processo se arrastasse no tempo.

Depois da retirada da escul-tura “Mãe de Água”, da autoria

do escultor alcobacense José aurélio, que preenchia o espa-ço central da praça, as restan-tes devem agora ser concluídas ao longo das próximas sema-nas. João Mateus Luís garante que a escultura está guardada, com intenção de a recolocar num espaço público da vila, no futuro.

a obra da Praça Dr. Damasce-no de Campos foi adjudicada a uma nova empresa que deverá completar a empreitada. a Rua

Joaquim augusto de Carvalho será calcetada até ao Externato da Benedita, segundo o projeto da Câmara de alcobaça.

a praça irá ainda receber ar-ranjos que incluem trabalhos no sistema de saneamento para além dos trabalhos à superfície.

Entretanto a autarquia deu a conhecer, através do seu site na internet, imagens sobre o aspeto final previsto para o espaço.

benedita garantia dada pelo presidente da junta

obras na damasceno campos devem recomeçar esta semana

alcobaça

caSal doS ramoS

Município organiza iniciativas a propósito do Dia da Árvore

Associação de pais organiza festival de sopas no dia 29

a Câmara de alcobaça organiza entre hoje e sábado uma iniciativa na Praça João de Deus Ramos, em alcobaça, a propósito do Dia Mun-dial da Árvore, da Floresta e da agricultura. troca de papel usado por plantas, recolha de rolhas de cortiça, uma eco-mostra por eco-escolas e hortoterapia são apenas algumas das atividades propostas para os três dias do evento, que decorrem entre as 10 e as 16:30 horas.

a associação de Pais e Encarregados de Edu-cação da EB1 e Jardim de infância do Casal dos Ramos, na freguesia da Cela, vai organizar a segunda edição do Festival de Sopas. O evento está agendado para o próximo dia 29, a par-tir das 13 horas, e terá lugar nas instalações do Centro Cultural e Recreativo do Casal dos Ramos. Os participantes pagam 5 euros e têm direito a uma tijela de barro, pão e todas as sopas que queiram.

benedita entre os dias 8 e 12

centro cultural acolhe Feira do livro em abril

a Feira do Livro do Externato Cooperativo regressa este ano no início do mês de abril. a iniciativa celebra os 50 anos da instituição de ensino, com um programa que convida-dos especiais, ao longo de quatro dias de certame.

Para além das editoras e da apresenta-ção de livros com presença dos autores, a iniciativa vai reunir uma vez mais algumas das associações da freguesia numa mostra das suas atividades, como a universidade Sénior ou a Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho será o palco central desta iniciativa, que decorre entre os dias 8 e 12 de abril, na Benedita e por onde se espera que passem algumas centenas de visitantes, entre os alunos das escolas e a população em geral.

O projeto de um ex-aluno do curso profissional do Externato Cooperativo da Benedita deu origem a um circuito de manutenção na Quinta da Serra, que o presidente da Junta quer implementar antes das comemorações do Dia da Vila

Page 9: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

nazaré no próximo dia 27

PSD traz secretário de Estado do Mar para conferência

O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, vai marcar presença, no próximo dia 27, na Nazaré, a convite da Concelhia do PSD, nas jornadas “Mar e Desenvolvimento Económico”. A iniciativa decorre no âmbito do projeto “Capacitar para Intervir”.

Segundo o programa, as jornadas come-çam às 17 horas, com a receção no Porto de Abrigo, seguida de uma visita a uma embarcação e contacto com profissionais do setor das pescas. Pelas 18 horas decorre uma visita à empresa de comercialização de pescado Luís Silvério e Filhos, SA.

Às 20 horas, num restaurante da vila, tem lugar o jantar-conferência sobre a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020

- “Mar e desenvolvimento Económico - Oportunidades e Desafios”. Para além do secretário de Estado, farão intervenções políticas o presidente do PSD/Nazaré, Jo-aquim Pequicho, e o deputado Cristovão Norte, que integra a Comissão de Agri-cultura e Mar. As inscrições estão abertas até à próxima quarta-feira.

O secretário de Estado do Mar esteve em julho do ano passado na Nazaré, a convite do REGIÃO DE CISTER, a propósito do evento Made in Cister, subordinado ao tema das pescas.

nazaré

quINTA-FEIRA 19 MARçO 20158 SOCIEDADE

nazaré

nazaré

O processo submetido pelo Município da Nazaré à “Bandeira Azul 2015” foi aceite pelo Júri Nacional do Programa, que congratulou os promotores pela excelente qualidade de informação e estética dos painéis que cons-tam nesta estância, informou a Câmara, em nota de imprensa. O anúncio das praias com Bandeira Azul para este ano deverá acontecer em meados de maio.

“Nazaré - Recordações de uma Vida” é o título do espetáculo de variedades que terá lugar no próximo dia 11 de abril, a partir das 21:30 horas, no Cine-teatro da vila e cujas receitas revertem para a Loja Social da Nazaré. A iniciativa reúne diversos artistas e autores locais, que vão recriar momentos da história da população da Nazaré ao longo do último século.

Candidatura da Praia da nazaré à Bandeira azul elogiada por júri nacional

receitas de espetáculo de variedades revertem para Loja Social da nazaré

A Câmara da Nazaré está a preparar uma intervenção profunda na marginal da vila, que deverá ficar concluída de-pois do verão. Mas nos pró-ximos meses já será possível ver aquele espaço de cara lavada.

O presidente da Câmara ex-plicou ao REGIÃO DE CISTER que a intenção da autarquia passa por “embelezar e melhorar as condições de fruição da maior sala de visitas do concelho”. “queremos que os nazarenos

possam ter ainda mais orgu-lho na sua marginal e que os turistas disponham de melho-res condições para desfrutar

daquele magnífico espaço”, salienta Walter Chicharro.

O autarca socialista não reve-la os custos totais da obra, até porque algum do investimen-to “não é da responsabilidade” da Câmara, nomeadamente no que concerne à sinalética, que será alterada pela empresa que garantiu a concessão para o efeito no concelho.

Foi já no decurso deste man-dato que a Câmara procedeu à instalação de novos bancos ao longo da marginal da Naza-ré. Posteriormente, teve lugar a troca da luminária, com a aplicação de novos candeei-ros com tecnologia LED. Mas

as intervenções não vão ficar por aqui.

Pela primeira vez, e a exem-plo do que sucede na maioria das praias da região, serão instalados chuveiros à saída da praia da Nazaré. E depois do verão será efetuada uma intervenção no pavimento.

A requalificação urbanística da marginal foi prometida por um dos anteriores executivos de Jorge Barroso (PSD). Em julho de 2008, chegou mesmo a ser apresentada uma candidatura de 7,5 milhões de euros para o efeito. A autarquia previa gas-tar 2,25 milhões de euros.

texto JOaQUIM PaULO

nazaré câmara prepara intervenção nos próximos meses

Marginal vai ter cara lavada depois do verão

nazaré polémica na distrital

Orlando rodrigues apresenta moção de censura no PS/Leiria

A polémica na Federação Distrital de Leiria do PS conheceu, esta segunda-feira, mais um episódio, com a apresentação, por parte de Orlando Rodrigues, militante do PS/Nazaré, de uma moção de censura a José Miguel Me-deiros, tendo a mesma sido aprovada.

Segundo nota de imprensa de António Sales, candidato derrotado nas últimas eleições na Federação, a Comissão Política Distrital votou a lista para o Secretariado, submetida pelo presi-dente, “e chumbou-a por maioria, pela segunda vez”, com 32 votos contra e 27 a favor.

Perante a posição de silêncio de José Miguel Medeiros sobre o sucedido, Orlando Rodrigues apresentou uma moção de censura às ações do presidente da Federação, sublinhando que a moção aprovada em Congresso Distrital “não está a ser a base de trabalho do Presidente da Federação” e criticando a criação de grupos de trabalho e gabinetes setoriais “sem dis-cussão interna nos órgãos do partido e sem ter ouvido os presidentes das Concelhias.

Em resposta, José Miguel Medeiros diz “não ter tempo a perder com tricas internas” e que está “concentrado em trabalhar para resolver os problemas da região e construir soluções”.

Por apenas 32 euros (20% de desconto) rece-ba, por ano, 52 edições do jornal em papel, dezenas de suplementos e revistas e ainda tem direito à assinatura on line, com o arquivo dos últimos seis meses

Muito mais que um jornal!

A Vodafone Portugal e a Câ-mara da Nazaré vão estabelecer uma parceria que tem como propósito o reforço do acesso a redes móveis à localidade de Fanhais.

O operador de rede de comu-nicações eletrónicas está a as-sinar protocolos do género um pouco por todo o País, visando

a colocação de equipamentos em zonas geográficas de acesso mais remoto. Aos municípios cabe proporcionar as condições necessárias ao desenvolvimen-to da iniciativa, “beneficiando o interesse público e a dina-mização da economia digital e da Sociedade da Informa-ção, objetivos estratégicos da

Agenda Digital do Governo e da união Europeia”, pode ler-se na proposta de parceria.

O protocolo a ser assinado entre as entidades “tem por finalidade assegurar o reforço da solidariedade municipal e promover a melhoria da qua-lidade dos serviços prestados às populações”.

O Tribunal do Trabalho con-denou, na semana passada, a Câmara da Nazaré a reintegrar no quadro trabalhadores que foram dispensados em fevereiro do ano passado e ao pagamen-to de indemnizações por danos patrimoniais causados àqueles funcionários.

A autarquia não renovou con-tratos com cerca de duas deze-nas de trabalhadores da Nazaré qualifica, sendo que já houve decisões de primeira instância favoráveis a alguns funcionários,

faltando ainda decisões sobre outros processos.

A Câmara fica obrigada a rein-tegrar os trabalhadores com as categorias e as antiguidades que detinham e terá de proceder ao reembolso à Segurança Social dos subsídios de desemprego des-de abril de 2014 até à presente data.

Em sessão de Câmara, o verea-dor António Trindade (GCI) voltou a aconselhar o executivo socialis-ta a substituir o assessor jurídico, enquanto Miguel Sousinha (PSD)

questionou Walter Chicharro so-bre o que a autarquia pretende fazer com os trabalhadores.

O chefe do executivo recordou que “não foi o assessor jurídico que elaborou os contratos de trabalho em causa, mas a anterior adminis-tração da Nazaré qualifica”. Wal-ter Chicharro diz que a maioria do PS “está a ponderar” um recurso.

“Estamos a avaliar as repercussões financeiras e operacionais desta decisão na Nazaré qualifica, pois pode estar em causa a sustenta-bilidade da empresa”.

fanhaiS câmara assina protocolo com operadora

Vodafone estabelece parceria para reforçar redes móveis

nazaré antigos trabalhadores vão ser reintegrados

Câmara condenada em tribunal

Page 10: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quINTa-FEIRa 19 MaRÇO 2015EducaÇãO 9

nazaré

‘Põe as mãos na massa’ é a proposta da Escola Profissional da Nazaré (EP Nazaré) para as férias da Páscoa, entre os dias 23 e 27. aos jovens, o estabelecimento de ensino sugere a criação de uma receita e de um cocktail. as inscrições para os workshops, que são gratui-tos, estão abertas até amanhã, para jovens alunos a partir dos 14 anos. Os participantes recebem um certificado, uma caneta e uma fita porta-chaves. Os interessados podem inscrever-se através do email [email protected]. uma proposta diferente para as férias da Páscoa, que alia diversão e apren-dizagem durante uma semana.

EP Nazaré sugere ‘Põe as mãos na massa’ para as férias da Páscoa

Benedita

Vídeo de alunos do ECB escolhido para passar na Maratona da Saúde

após a apresentação do videoclip ‘Fazer a escolha certa’, da autoria de alunos do Ex-ternato cooperativo da Benedita - que ficou em primeiro lugar -, o júri decidiu o vídeo deveria passar na RTP, na Maratona da Saú-de, prevista para o próximo dia 27 de março. Os produtores deste videoclip são ana Pinto, catarina carvalho, Margarida Jacinto e Miguel Luís. O ciência em cena” é um concurso de ideias criativas sobre temas ligados à ciência e saúde dinamizado pela Maratona da Saúde e pelo descobrir Gulbenkian.

Já está a gravar? claro que sim! a partir de hoje o canal aecister TV estará a fazer emissões para o mundo. a abertura oficial dá-se no dia em que arranca o agrupa 15.3, do agrupamento de Escolas de cister.

através deste ca-nal, pretende-se dar a conhecer o que se passa na região e nas escolas do agrupamento. com a abertura do canal aecister TV, a comunicação do agrupamento

da mais um passo na sua rela-ção com o exterior. depois do jornal, da Internet, da televisão, chegará a rádio. Esteja atento!

a seguir, dizem, que o agrupamento chegará à rádio...

Hoje e amanhã, nas diferentes unidades orgânicas, o agrupa-mento de Escolas de

cister abre as portas à comunidade escolar para mil e uma atividades. Pelo terceiro ano consecutivo, elementos da

comunidade educativa partici-pam na concretização de dois dias diferentes. um momento para apreciar apontamentos culturais e artísticos, seminários ou torneios, numa celebração da aprendizagem, da criatividade e da inovação. um evento que pretende celebrar a união em torno de um mesmo propósito: o sucesso dos seus alunos.

O agrupa 15.3 encerra amanhã, às 21 horas, com a Gala de cister no cine-teatro de alcobaça.

texto luCi PaiS

alcoBaça AgrupA 15.3 regressA com dezenAs de AtividAdes

agrupamento inaugura canal aecister tV em dia de festa

alcoBaça/nazaré competição

escolas da região lideram ‘Heróis da fruta’ no distrito

O centro Escolar da Benedita (1.º lugar) e a confraria de Nossa Senhora da Nazaré (2.º lugar) lideram o concurso nacional dos Heróis da Fruta no distrito de Leiria. Os 60 hinos finalistas, entre os quais se destaca o trabalho dos alunos da região, foram conhecidos no passado dia 10. O terceiro lugar do pódio é ocupado pelo centro Escolar de castanheira de Pera.

O projeto ‘Heróis da fruta’ - Lanche Escolar Saudável -, é uma iniciativa pro-movida pela associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (aPcOI), que incentiva as crianças a adotar e manter hábitos saudáveis na sua alimentação diária.

a competição, que utiliza a música como veículo universal de transmissão de mensagens para levar as importantes lições do projeto ‘Heróis da fruta’ não só às crianças como aos adultos, foi brindada com 378 os Hinos da Fruta.

uma iniciativa que que visa motivar as crianças até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar.

Page 11: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 mARço 201510 cUlTURA

teatro

A Banda Sinfónica de Alcobaça (BSA) vai iniciar a temporada de 2015 com um concerto com duplo significado: assinala a abertura das comemorações dos 95 anos da fundação (19 de março de 1920) e dos 30 anos do ressurgimento (30 de novembro de 1985) da associação Banda de Alcobaça. o concerto decorre sábado, às 21:30 horas, no cine-teatro de Alcobaça.

António José morais, membro da direção com o pelouro da Banda, salienta que o espetáculo será uma “continuação da linha artística desenvolvida nos últimos anos, ou seja, vamos trabalhar o repertório contemporâneo para banda sinfónica e em

paralelo continuar a apostar num formato que não é muito usual, que é o de fazer de banda de suporte para solistas”, frisa o dirigente.

o espetáculo marcará também o início das gravações para o próximo disco a lançar no final do próximo ano. “No primeiro disco de solistas, lançado no passado mês de dezembro, privilegiámos novos valores musicais, entre os quais alguns professores e alunos da Academia. Para o novo disco a ideia é regressar às origens e apresentar nomes consagrados do panorama musical português que começaram a sua carreira na Banda, após o ressurgimento em 1985”,

explica António José morais. Nesse sentido, e mais uma vez sob a direção do maestro Rui carreira, a Banda Sinfónica contará em palco com os solistas João Gaspar (trompa) e mário marques (saxofone alto). o trompista seguirá no domingo com a Banda Sinfónica até ao auditório da Filarmónica de chãs, em Regueira de Pontes (leiria), para um segundo concerto neste fim de semana.

A Direção da Banda de Alcobaça tem previsto realizar várias iniciativas de relevo comemorativas destas efemérides, espe-rando, também por esta via, conseguir um crescimento significativo do número de sócios neste ano marcante.

Banda de alcobaça comemora 95 anos da fundação e 30 anos do ressurgimento com concerto no próximo sábado

música

música

o Teatro casa da máquina apresenta, no próximo dia 27, às 21:30 horas, no museu Dr. Joaquim manso ‘o senhor não sabe quem eu sou’, uma peça de teatro que surge a partir do heterónimo feminino de Fernando Pessoa, maria José.

‘live and let go’ é o tema do single do primeiro álbum de originais de Diogo Rico, conhecido por churky, que anunciou o lançamento através da sua página do Face-book. “Gostava que me deixassem a vossa opinião. Espero que gostem e partilhem”, refere o jovem, que recentemente compôs uma música para José Freitas, que participou no Festival da canção. Em breve, promete divulgar mais datas sobre a apresentação de projetos originais. Até lá, vai continuar a fazer showcases em bares.

o concurso Internacional de música de câmara “cidade de Alcobaça” (cImcA) começa no domingo, com a receção e sorteio dos participantes, e termina no próximo dia 27, com um concerto de laureados. A concurso vão estar 17 agrupamento musicais, 11 na categoria sénior e seis na categoria júnior.

Vão juntar-se em terras de cister músicos de Portugal, Es-panha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e coreia do Sul, com a presença de cerca de 50 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior). “É com muita honra que conseguimos, mais uma vez, viabilizar este concurso, que é de todas as atividades da Banda de Alcobaça a que tem uma propensão internacional mais acentuada”, referiu Rui morais, presidente da Banda de Alcobaça, na apresentação do evento, que decorreu segunda-feira, no cine-teatro de Alcobaça.

Paulo Inácio, presidente da câ-mara, considerou que “o cImcA vai reafirmando Alcobaça com a tradição da música clássica e na excelência destes eventos”.

Além do cistermúsica, a 4.ª edição do

cImcA conta, pela primeira vez, com a parceria do Festival do Estoril e soma a segunda parceria internacional, juntando

ao Festival Internacional de música de câmara de Sttellenbosch (África do Sul) o Festival Internacional de música de maputo (moçambique). “Argumentos mais do que suficientes para manter a

diversidade de concorrentes, vindos de todo o mundo”, sublinhou António Rosa, presidente do Júri e diretor artístico do cImcA.

organizado pela Banda de Alcobaça e pela câmara de Alcobaça, com produção da Academia de música de Alcobaça, o evento tem como objetivo divulgar a música de câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade dos participantes. orçado em cerca de 38 mil euros, o cImcA vai atribuir prémios financeiros na ordem dos 18 mil euros.

texto sara vieira e luci pais

os The Gift iniciaram, na passada segunda-feira, uma semana de concertos de música portuguesa no palco milllenium Stage, do Kennedy center, em Washington, numa iniciativa dedicada às artes de Portugal e Espanha. Apesar de a banda alcobacense ter assinalado os 20 anos de carreira no encerramento da edição do ano passado da Feira de São Bernardo, o concerto em Washington decorreu também no âmbito dessa comemoração.

Heterónimo feminino de Pessoa sobe ao palco

the Gift pisaram palco de Kennedy center em Washington

churky apresenta single ‘Live and let go’ no Facebook

cimca arranca no domingo com músicos nacionais e internacionais

música

música

aGeNDaHoje mostraNAzARÉ

o museu Dr. Joaquim manso na Nazaré apresenta a exposição

‘Símbolos cósmicos: o mar’. ‘A rea-lidade do imaginário’, tema geral da exposição que está patente em outros seis espaços, surge no âmbito dos 30 anos do cPS-cen-tro Português de Serigrafia

Hoje mostraAlcoBAçA

o café/Bar Ala Sul, na Praça 25 de Abril, sediado em Alcobaça, tem patente a mostra ‘Desenhos do mosteiro Santa maria’, da autoria de Nelson Paciência

sáBaDomúsicaFRANçA

os contratenores luís Peças e João Ferreira, acompanhados pelo organista João Santos, atuam na Igreja Saint Prix, em França. o concerto decorre às 18 horas. Vão proporcionar um repertório variado de música barroca e antiga

De 27 a 29músicaAlcoBAçA

o guitarrista Dejan Ivanovich realiza, entre os dias 27 e 29 de março, na Academia de música de Alcobaça a 5.ª masterclasse de Guitarra. Trata-se de uma ação de formação aberta ao público em geral e a qualquer guitarrista

Dia 28músicaAlcoBAçA

o concerto de Rão Kyao no cine-teatro João d’oliva mon-teiro decorre às 21:30 horas. o espetáculo terá passagem pelos temas mais conhecidos do can-cioneiro do artista, dando ainda a conhecer temas originais que fazem parte do seu último disco

até Dia 6 De aBriLmostraNAzARÉ

A pintura do artista plástico francês Paul Girol está patente na Galeria municipal da Nazaré. Nesta exposição, é possível ver algumas das obras que Girol criou durante as suas passagens por Portugal e, em particular, pela vila da Nazaré

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

Page 12: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 mARço 2015cUlTURA 11

Pataiense estreia peça em Évora

o Grupo de Teatro do Sport mari-nhe está a ensaiar a peça o ‘cana-lizador encenador’, que está a ser encenada pelo pataiense cesário Ribeiro. A comédia, com texto de Fernando Silva, tem a ante-estreia marcada para o próximo sábado, na Sociedade Dramática Eborense, em Évora. Uma semana depois, no dia 28, dá-se a estreia no Sport Império marinhense.

teatro

S.a. Marionetas levam ‘Por este rio acima’ até Ílhavo

teatro

Amanhã (10 e 14 horas) e domin-go (17 horas), os S.A. marionetas apresentam no centro cultural de Ílhavo, em Aveiro, a peça ‘Por este rio acima’, de Fausto Bordalo Dias. A companhia alcobacense pretende, com esta criação, homenagear duas obras-primas da cultura portuguesa, ‘A peregrinação’, de Fernão mendes Pinto, e o disco ‘Por este rio acima’ de Fausto Bordalo Dias, através do teatro de marionetas.

D.a.M.a deram espetáculo eletrizante em alcobaça

MúSica

J. P

ESQU

EIR

A

A julgar pelos aplausos e pelo coro em uníssono, no qual se destacava a voz feminina, o espetáculo dos D.A.m.A no passado sábado, no cine-teatro de Alcobaça João d’oliva monteiro, não será esquecido tão cedo. casa cheia para assistir à atuação da banda sensação do momento.

Horas antes da subida ao palco, o REGIÃo DE cISTER esteve à conversa com Francisco maria Pereira (Kasha), miguel coimbra e miguel cristovinho. os dois gestores e o jurista confessam que vivem para a música e que as suas damas são todas as ‘luísas’. Há dez anos que fazem música e cantam, mas só recentemente é que saltaram para a ‘boca’ do povo. muito se deve ao tema ‘Às vezes’ e aos espetáculos contagiantes que proporcionam pelo País. “É sempre muito especial para nós cantar esta música [Às vezes] neste formato de auditório porque a malta está sentada e está tudo muito calminho. Sentimos isto de uma

maneira muito especial. Agora é sentadinhos, mas daqui a pouco vamos fazer a festa”, referiu miguel coimbra, durante o concerto.

Apesar do ambiente intimista, próprio das salas de espetáculo como cine-teatro, os três jovens propor-cionaram um momento eletrizante e foram (muito)

poucos os que resistiram ficar sentados. Além dos habituais temas, o grupo cantou

algumas músicas em inglês. miguel cristovinho surpreendeu a plateia quando com a sua guitarra desviou as luzes do palco para uma das laterais do cine-teatro. Um momento para as fãs tirarem

fotografias e selfies.Em cima do palco, só as primeiras músicas obe-

deceram ao ambiente intimista. A partir daí, Kasha, miguel coimbra e miguel cristovinho dançaram. Dançaram muito!

texto/foto luci pais

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

Page 13: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 MARÇO 201512 EcONOMIAREDE PME

instituto de beleza sediado em pataias prepara renovação da imagem

Pó d’Arroz destaca-se na área dos tratamentos cosméticos

O Pó d’Arroz do arrozal de Licí-nia Franco transformou-se num instituto de beleza, sediado em Pataias, que se tem diferenciado pelos tratamentos de cosmética inovadores no mercado.

O conceito de cosmética médi-co-estética tem sido, aliás, uma grande aposta do Pó d’Arroz, que apresenta tratamentos diferen-ciadores em problemas como oni-comicoses, lesões vasculares, ver-rugas, hemanglomas, rosáceas e telangiectasias. “São tratamentos, em que não se usam produtos quí-micos e que têm tido resultados práticos muito eficazes“, adianta Licínia Franco, administradora do Instituto de beleza.

Depois de ter tirado o curso de estética em Leiria, a esteticista arregaçou as mangas e abriu o seu primeiro espaço comercial, no antigo centro comercial china, em Pataias. Foi o “colombina”, nome do instituto de beleza e estética,

que lhe permitiu angariar clientes para em 2001 dar início ao ciclo do Pó d’Arroz. “Depois de 11 anos a trabalhar nesta área em Pataias, já havia a necessidade de alargar o espaço e disponibilizar mais servi-ços aos clientes“, recorda a empresária, natu-ral de Pisões.

A depilação definitiva foi um dos servi-ços que o Pó d’Arroz so-mou à sua já extensa lista de serviços de cosmética e es-tética.

Mas, como “a estética está sempre a evoluir, sendo que nos últimos anos se registou um grande acréscimo de serviços e produtos nesta área”, também houve a necessidade de acom-panhar as tendências e as ne-

cessidades do mercado, como testemunha Licínia Franco. Para tal, a empresária tem apostado na realização de cursos específicos na área da beleza e estética. “Em maio, por exemplo, vou frequentar

uma formação de pedolo-gia, porque há sem-

pre técnicas e/ou serviços novos a aparecer”, conta a ad-ministadora do instituto, que nasceu

em Pataias há década e meia.Recentemente

o Instituto de Beleza passou também a con-

tar com consultas de dietética e nutrição e serviços de radiofre-quência e cavitação, através da contratualização de prestação de serviços de dois profissionais especializados.

E se a moda das unhas de gel têm sido a nova coqueluxe para o sexo feminino, a pedicure tem conquistado, cada vez mais, adep-tos do sexo masculino. Quem o diz é Licínia Franco, notando que “há cada vez mais homens, e na sua maioria, mais velhos, para tratar dos pés, uma vez que existe uma maior consciência para as ques-tões de saúde”.

O instituto, que também comer-cializa produtos de estética e perfu-maria, vai apresentar brevemente aos seus clientes novos projetos e investimentos. Licínia Franco le-vanta a ponta do véu, revelando que a imagem e o espaço do Pó d’Arroz sofrerão remodelações

“para proporcionar um ambiente mais acolhedor e umas instalações mais modernas aos clientes”. com ou sem pó de arroz, haverá sempre pó de perlimpimpim no “arrozal” daquele instituto.

texto/foto saRa viEiRa

Nem só de pó de arroz se faz o negócio da es-tética. A administradora do Instituto de Beleza, sediado em Pataias, enumera os ingredientes do sucesso do seu espaço comercial, fazendo uma retroespetiva das últimas duas décadas e meia, com a bata vestida.

REGiÃO DE CisTER (RC) > a estética mudou de perfil nos últimos anos?LIcÍNIA FRANcO (LF) > Hoje em dia as pesso-as estão mais informadas e é cada vez mais necessário os profissionais estarem a par de tudo o que se passa nesta área. O boom da estética motivou a minha incessante busca pelo conhecimento, daí a minha participação em formações nas mais diversas áreas deste negócio.

RC > Como se vinga na estética?LF > Fazendo sempre o melhor. costumo

dizer que o meu lema é “ou faço bem ou não faço”, e isso revela muito do meu trabalho. Gosto e faço questão de explicar tudo tim tim por tim tim ao cliente. Não basta aconselhar a fazer aquele tratamento, é preciso expli-car à pessoa o porquê daquele e não outro. O atendimento personalizado e a atenção que tenho para com os meus clientes também têm feito a diferença.

RC > a profissão de esteticista ainda é o que era há 25 anos?

LF > Mudou muita coisa. Mas a esteticista não serve só para arrancar pelos ou para arranjar e aplicar verniz nas unhas. A profissão de esteti-

cista é muito mais que isso. Um dos principais papéis é observar, perguntar e alertar. Muitas ve-zes, o cliente “despe-se” física e psicologicamente nestes espaços e é preciso ouvir e encaminhá-

los no melhor caminho.

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

25 é o número de anos que licínia franco

trabalha como esteticista em pataias

liCÍnia FranCo

“A esteticista não serve só para arrancar pelos”

designação Pó d’Arroz - Instituto de Beleza fundação 2001capital social não aplicáveltrabalhadores 1administração Licínia Francoatividade estética e cosmética faturação não divulgado serviços tratamento de rosto e corpo, manicure, pedicure e depilação sede Pataiasemail [email protected] 244 580 195telemóvel 936 583 126

0

P

.

,

+

_

Z

C

ï

%

!

"

Page 14: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 MARÇO 2015ECONOMIA 13

alcobaça

alcobaça

alcobaça

leiria

alcobaça

Até 16 de abril pode votar no exemplo e caso preferido selecionados para a nova edição do Mercator da Língua Portuguesa. A Maçã de Alcobaça integra a lista dos melhores exem-plos de marcas. Os resultados das votações darão origem a rankings online dos casos e exemplos mais votados e os três que reunirem um maior número de votos em cada país receberão um troféu “Estrela Mercator”.

A Associação Comercial, de Serviços e Indus-trial de Alcobaça e Região (ACSIA) assinou um protocolo com a V.A.P., Comércio de Óptica e Serviços, e a Citenatur. Na óptica pode usufruir de 25% de desconto em lentes oftálmicas, 20% em armações, 20% em óculos de sol e 10% em lentes de contacto e líquidos. Na Citenatur os associados da Acsia podem contar com 15% de desconto em todos os produtos naturais (não inclui chás ou área alimentar).

A Match - Babies & Kids e a Maria Benedita vão juntar no próximo sábado, às 16:30 horas, na loja Maria Benedita, para celebrar a Primavera. Durante uma semana a Match, loja multimarcas sediada na Benedita, abre as portas à coleção Spring/Summer 2015 e dá a conhecer a nossa marca a todos os seus clientes e amigos.

A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) promoveu, pela primeira vez, a partici-pação das empresas nacionais na Feira Motortec Automechanika, que decorreu na semana pas-sada, em Madrid, Espanha. Quatro empresas, que desenvolvem atividades ligadas ao fabrico de pneus, ferramentas especiais para o ramo automóvel, expuseram os seus produtos em quatro stands individuais.

A loja Mimos&Mimices vai organizar vá-rios ateliês criativos da Páscoa para crianças a partir dos 5 anos. Nos dias 24 e 30 de março decorrerá o ateliê de chocolate, nos dias 26 e 31 de março será a vez do ateliê de costura e nos dias 27 de março e 2 de abril o ateliê de culinária. Entrentanto, neste fim de semana, decorrerá o workshop de iniciação à costura, com a formadora Fátima Barrela.

Votação para melhores exemplos do Mercator aberta até 16 de abril

Acsia estabelece protocolo com Citenatur e Opticentro

Maria Benedita e Match juntam-se no sábado para lançar nova coleção

Nerlei levou empresas à feira Motortec Automechanika

Mimos&Mimices promove ateliês criativos da Páscoa

alcobaça apelo aos comerciantes

acSia quer criar montras com ovos da Páscoa

A Associação Comercial, de Serviços e In-dustrial de Alcobaça e Região de Leiria (AC-SIA) pretende criar uma cidade com montras alusivas à quadra da Páscoa.

Para isso, lança o repto aos comerciantes da cidade para participar na campanha “Ovos da Páscoa”, através da decoração de montras com o tema “Ovos/Folar de Páscoa/Outros Artigos Alusivos à Época”.

A ACSIA disponibilizará, à semelhança do ano anterior, aos participantes ovos coloridos para a decoração dos espaços comerciais ou montras. A iniciativa decorrerá entre o dia 27 de março e 6 de abril.

“Sabemos que uma cidade com montras bonitas, chama os potenciais compradores”, refere a associação, em comunicado.

Os ovos deverão ser levantados entre os dias 23 a 27 de março e entregues no final, nas instalações da ACSIA, até ao dia 10 de abril. Os preços do aluguer dos ovos, disponíveis em tamanho grande e pequeno, variam para associados e não associados, podendo ir dos 10 euros aos 20 euros.

alcobaça maçã de alcobaça e vinho alentejano é mote

real abadia acolhe Jornadas Técnicas de agricultura

alcobaça empresa investe em novo balcão no centro

acordo torna-se agente exclusivo da eDP na cidade

O Real Abadia Congress & Spa e a Herdade das Cortiças vão promover as primeiras Jorna-das Técnicas de Agricultura em Alcobaça sob o tema “O vinho alentejano e a Maçã de Alco-baça!”, entre os dias 24 e 26 de abril, no hotel, nos Capuchos.

A abertura da exposição de produtos regionais ligados à vinha, vinhos do Alentejo e à Maçã de Alcobaça decorrerá no primeiro dia da iniciativa, que envolverá uma visita à Cooper-frutas e uma visita guiada a um pomar da região. Durante os res-

tantes dias, estão agendadas vá-rias palestras, com especialistas da área, show-cooking, jantares temáticos, momentos musicais, visitas guiadas e até um curso de iniciação à prova de vinhos. A iniciativa terminará com uma visita ao Museu do Vinho

A Acordo passou a ser agente exclusivo da EDP em Alcobaça, mudando os serviços relacio-nados com a elétrica para uma nova loja na cidade.“A mudança vai permitir au-

mentar o leque de serviços e uma maior proximidade à po-pulação com a nova localização da loja“, explica Renato Jácome, gerente da Acordo, que investiu

“dezenas de milhares de euros”

nas obras de adaptação e infra-estruturas da nova loja.

Com o novo balcão da EDP, a Acordo criou mais um posto de trabalho, a juntar aos 42 colabo-radores. “Foram contemplados cerca de 20 balcões nacionais com esta nova modalidade da EDP, com base nas performan-ces apresentadas anualmente“, adianta o administrador da em-presa. A empresa, dedicada ao

comércio de equipamentos elé-tricos, tem “servido”, em média, 4.000 clientes por mês neste tipo de serviços da EDP.

A Acordo prevê ainda a aber-tura de uma nova agência de atendimento e vendas na Be-nedita, à semelhança do que acontecia nas instalações da Acordo, em Alcobaça. A abertura do novo espaço está agendada para o início do próximo mês.

leiria evento marcado para a próxima quarta-feira

conferência da Nerlei analisa reversão fiscal

A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) pro-move na próxima quarta-feira, uma conferência sobre rever-são fiscal, com especialistas da Caiado Guerreiro & Associados, na sua sede, em Leiria.

No evento, agendado para as 17:30 horas, serão abordadas questões como a responsabili-dade subsidiária dos gestores e administradores; formas de re-ação à reversão fiscal e prazos; e a reversão fiscal nas decisões jurisprudenciais. “A questão da reversão coloca-se quando é instaurada uma execução fiscal contra o devedor originário e este não tem meios para proceder ao

pagamento da dívida ou, então, ainda que tenham sido penhora-dos bens ao executado, o produto da venda destes se mostre insufi-ciente para extinguir a execução”, explica a associação.

Assim, se o produto da venda dos bens penhorados for insu-ficiente para o pagamento da dívida, o processo continua-rá até integral execução dos bens do executado e/ou dos responsáveis solidários ou sub-sidiários. “A reversão consiste no chamamento destes últimos à execução e pode configurar situações de alguma gravida-de quando accionada contra os administradores, diretores,

gerentes e outras pessoas que exerçam funções de adminis-tração ou de gestão”. Segundo a Nerlei, no primeiro semestre de 2014 a Autoridade Tributária chamou mais de 50 mil respon-sáveis subsidiários a pagar dí-vidas, num montante superior a 800 milhões de euros.

Esta ação da Nerlei destina-se a esclarecer todas pessoas que exerçam funções de admi-nistração ou de gestão sobre esta temática dando-lhe as ferramentas necessárias para lidarem com constrangimentos futuros que possam vir a en-frentar neste campo.

texto RAQUEL DE SOUSA SILVA

alJubarroTa marca dinamarquesa

arfai&iGM renova showroom com Kähler Design

A Kähler Design, marca dinamarque-sa de acessórios para a casa, a trabalhar com a Arfai&IGM desde 2012, inaugurou o novo mostruário da empresa de cerâmica, sediada em Aljubarrota.“Por três semanas, as empresas traba-

lharam arduamente para redesenhar este espaço e apresentar um novo e mais va-lioso meio de mostrar os seus produtos”. O showroom, de 500 metros quadrados, reúne vários ambientes distintos, onde cada espaço criado procura “promover uma atmosfera de intimidade, apelando ao conforto e bem-estar apenas possíveis na nossa sala de estar”, pode ler-se num comunicado da Arfai&IGM.

“A versão renovada do showroom as-sume-se como uma nova abordagem na forma como os produtos são habitualmen-te apresentados no mundo das empresas, principalmente fornecedoras, uma nova forma que permite a qualquer visitante perceber claramente o valor que cada um dos produtos pode acrescentar a um espa-ço interior”, refere a empresa, liderada por Carla Moreira. O anúncio da visita da Kähler Design motivou a Arfai&IGM a concretizar os seus planos de renovação do mostruário, para que fosse o grupo dinamarquês a inaugurar o espaço renovado.

Page 15: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUINTA-FEIRA 19 MARÇO 201514 OpINIãO

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui MoraisVítor Santos Davide Silva

Diretor de marketingDavid MarianoDiretor comercialJosé Eduardo Reis de OliveiraDiretor financeiroEduardo Nogueira

DiretorJoaquim paulo (Cp 4229)[email protected]

RedaçãoLuci pais (Cp 6545)[email protected]

Sara Vieira (Cp 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesDaniela Franco Sousa, Elisabete Cruz,

Graça Menitra, Jacinto Silva Duro, José Eduardo Reis de Oliveira, Maria Anabela Silva, Miguel Sampaio, pedro Mateus Guerra, Raquel de Sousa Silva e Ricardo Graça

Colaboradores de opiniãoAdelino Granja, António Ventura, Car-los Bonifácio, César Santos, Gaspar Vaz, Hélio pires, Isabel Rufino, João paulo Raimundo, Manuel António Sequeira, pimenta Antunes e Rui Rasquilho

Composição e paginaçãoBanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]@regiaodecister.pt

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]@regiaodecister.pt

Propriedade/EditorBanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António Brandão, 119 2460-047 AlcobaçaTelefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.ptEmail [email protected]ão FIG, Indústrias Gráficas SA

Distribuição Banda de AlcobaçaNIB 0045 5020 4026 3730 2484 1Dia de publicação Quinta-feiraPreço avulso 1 €Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de março), 75€ (in-ternacional) e 12€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promoção até 31 de março) e 45€ (in-ternacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

Há quem pense que procurar o sentido da vida é uma tarefa central da Filosofia. Mas isto é historicamente falso. Se virmos de que é que os filósofos falam, vemos que muito poucos tratam do sentido da vida, e aqueles que abordam a questão, tal tema não é o tema das suas principais investigações. Vamos tratá-lo aqui nas próximas reflexões.

perguntar pelo sentido da vida é perguntar pela finalidade das nossas actividades. O que fazemos tem um objectivo a atingir, um determinado propósito ou finalidade? Há quem coloque o sentido da vida num ALÉM, numa vida eterna, numa outra vida em Deus. Mas mesmo assim a pergunta continua: qual o sentido desta nossa vida, aqui e agora? Ou será que então, sem Deus, a vida deixa de fazer sentido? É Deus que dá sentido à nossa vida? Se assim fosse, para aqueles que não acreditam em Deus, a vida não teria sentido. Seria vazia de sentido? Não, não pode ser. A Filosofia não segue nenhuma religião e por isso quando a Filosofia reflete sobre a questão do sentido, fá-lo à margem da religião. A vida tem que fazer sentido mesmo para quem não acredita nessa outra vida. Será que o fazer o Bem tem sentido só porque é essa a vontade de Deus, e com isso obtemos uma recompensa mais tarde? Ou o Bem que fazemos tem sentido, porque entendemos que é necessário contribuir para melhorar a nossa vida e a vida dos outros? Violar uma criança é um crime simplesmente porque Deus o condena? Ou é crime, e sempre será, quer haja ou não haja Deus? Os nossos comportamentos não são imorais só porque Deus os condena. para a Filosofia um comportamento é moral ou imoral, não porque Deus o manda praticar mas porque a Razão assim o diz. Os comportamentos não são imorais porque Deus os condena. Eles são imorais em si mesmos. Se Deus não existisse, os nossos comportamentos seriam do mesmo modo morais ou imorais. A Filosofia não nega Deus, mas nega que a nossa vida não tenha sentido sem esse Deus.

Antes de aprofundarmos esta questão do sentido da vida, vejamos o que é uma vida sem sentido: O mito grego de Sísifo esclarece-nos: Sísifo desobedeceu aos deuses, e Zeus, o deus dos deuses gregos, castigou-o com a seguinte pena: carregar um pe-dregulho até ao cimo duma montanha. Chegando ao cimo, depois de um esforço tremendo, o pedregulho rolava pela montanha abaixo, e Sísifo voltava a empurrá-lo montanha acima, para, chegando lá, voltar a rolar montanha abaixo e Sísifo voltava a empurrá-lo montanha acima e depois sempre a mesma coisa, e isto era assim para sempre. Como vemos, é um esforço destituído de sentido. Um castigo para sempre não tem um sentido. Um castigo que não tem como finalidade redimir-se ou cumprir a pena, não tem sentido, e por isso aquele Inferno, da religião, que é um castigo sem fim, por toda a eternidade, não tem sentido. Na verdade nada daí resulta. Nada, absolutamente nada.

Se o trabalho de Sísifo fosse carregar pedras para o cimo da montanha para lá se erguer um templo, então o seu esforço passaria a ter sentido. Haveria nesse caso um propósito, uma finalidade. Mas não. Suponhamos agora que Zeus, o deus dos deuses, apesar de ter condenado Sísifo àquele destino, lhe tinha dado um impulso estranho: o desejo de empurrar pedras pelas montanhas acima, e ele, aquilo que mais gostava de fazer, era empurrar pedras, montanha acima e chegando ao cimo só deseja vê-las rolar montanha abaixo, pois o que ele mais queria era empurra-las até lá cima. Mas não. O castigo não é esse. Assim a vida de Sísifo é uma imagem perfeita duma vida vazia de sentido. portanto a vida só tem sentido, se realizarmos algo significativo; se tiver um propósito. É acerca deste propósito que vai continuar a nossa reflexão.

Opinião

Filosofia da religião - XIV

Se Deus não existisse, os nossos

comportamentos seriam do mesmo

modo morais ou imorais. A

Filosofia não nega Deus, mas nega

que a nossa vida não tenha sentido

sem esse Deus

O que para uns é diversão para outros pode ser aborreci-mento, o que para uns pode ser vivido como o permissivo a quase tudo para outros a limitação. É o Carnaval. Mas como tudo até este tem um dia para a celebração do nascimento e outro para a morte. Um início e um fim, os opostos.

Brilhamos em trajes que ocultam a nossa identidade mas que se perdurarem com o tempo criam por vezes uma som-bra que nos ilude e pela qual nos guiamos sem nada poder edificar.

Acordar em cada dia nosso pode ser um despertar para um dia de Sol ou chuva, totalmente prazeroso ou amargo, ou até passar do cómico ao trágico.

Nunca sabemos… nunca saberemos… É a lei da Imperma-nência, um traço característico da vida.

O que mais desejamos é Viver com Alegria mas esta é uma busca permanente na nossa existência porque inconsciente-mente ou em alguns de nós consciente, sabemos que dentro de nós existem os seus oposto e que os tememos como sendo os nossos inimigos número um… A Vida caminha de mãos dadas com a morte, a Alegria com a tristeza e a segurança com o seu oposto, a insegurança.

Nunca teremos a Alegria sem que em algum lugar não exis-ta a Tristeza. Nunca mudaremos esta realidade. Os opostos existem e a negação de um dos lados traz-nos no descer de um dos pratos da balança, o sofrimento. Todos desejamos muito Viver mas também todos sabemos, é um facto, que a Morte existe!...

É por vezes necessário encontrar uma ponte que nos possa fazer emergir novamente em direção à vida mas para outros é essencial conhecer e aceitar a morte como um término ao seu imenso sofrimento.

A consciência das emoções com as quais vibramos mais, requer um trabalho voltado para o interior e unicamente nós podemos ser o operário que executa esse trabalho. parar, Observar, Reconhecer e Aceitar são passos fundamentais para um melhor conhecimento de si próprio. Sabemos que a muitos nunca resta espaço para este trabalho interno prendendo-se unicamente ao que o exterior lhes oferece e outros porque dedicam a sua vida a um permanente servir ao exterior. Mas um dia vai nascer espaço para questionar o que há para além do “servir ao exterior”? Aquilo que muitos encontram como resposta é um vazio existencial aliado a um desespero que os

“convida” a encontrar uma solução para o sofrimento. Talvez antes nunca tenham questionado quais as suas verdadeiras necessidades… emocionais…existenciais…

Direi por experiência própria, que podemos fazer da Morte uma aliada que ao olharmos para ela nos lembra que somos a prioridade da nossa vida no aqui e agora, a viver focados na nossa vontade e na nossa verdade e não numa permanente necessidade de agradar. Somos quem somos!... Temos medos mas também temos coragem!

Um expressar do “eu” em nome do Amor-próprio talvez seja a chave para uma vida harmoniosa. Vale a pena tentar… Dure esta vida o tempo que durar…

Opinião

Os opostos… complementares

Direi por experiência própria,

que podemos fazer da Morte

uma aliada que ao olharmos para

ela nos lembra que somos a

prioridade da nossa vida no aqui

e agora, a viver focados na nossa

vontade e na nossa verdade e não

numa permanente necessidade de

agradar

Milvia Om Terapeuta Vibracional

António Ventura professor

Page 16: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

QUinTA-FEiRA 19 mARço 2015oPiniÃo 15

Carneiro Passe mais tempo com a sua família… façam

férias em conjunto ou serões em família divertidos. Um

familiar seu irá nesta altura precisar imenso do seu apoio e

carinho. Peça ajuda aos seus Anjos para o iluminarem nesta

semana. “Eu amo e aprecio a minha família”.

touro Pense em si com mais amor e compaixão e não se

julgue tanto… fez tudo como podia e sabia na altura. mantenha

um pensamento positivo em relação a si e as pessoas que tem

à sua volta… assim as suas relações serão muito mais felizes.

Pare com a mania de tentar controlar os outros. “Eu aceito-me

e aceito aqueles que me rodeiam com amor.”

gémeos Dedique esta semana a tratar de si, limpe todas

as cargas negativas que tem, em si, no seu local de trabalho

e em casa, e depois dedique o algum tempo a si. marque

uma massagem ou faça apenas uma caminhada a beira

mar. Assim irá conseguir libertar-se dessa sensibilidade e

angustia que tem vindo a sentir. “Eu vivo uma vida tranquila

e positiva. Eu amo a minha vida”.

Caranguejo Liberte o seu organismo de todos os vícios

e toxinas… tudo isso esta a trazer consequências para a sua

saúde… cansaço e desmotivação são apenas fruto do seu corpo

a reclamar mais atenção e cuidado. Peça ajuda ao Arcanjo

Rafael para o ajudar a libertar de tudo o que já não necessita

na sua vida. “Eu tenho uma vida e corpo saudável. Eu amo o

meu corpo e trato dele com todo o cuidado e amor.”

leão Está na altura de para de falar tanto e dar mais

atenção aos que de si precisam e ama… cuide também mais

do seu interior, pois não ouve o que o seu coração e corpo

lhe dizem… evite ver demasiada televisão e passe mais

tempo a se ouvir a si… o seu corpo e mente agradecem.

Preste atenção aos seus sonhos. “Eu oiço, entendo, e honro

o meu verdadeiro eu.”

virgem Acredite mais em si e na sua força interior… peça

ajuda aos anjos para o apoiarem e darem força na decisão

que tem que tomar esta semana. Acredite que tudo vai se

resolver para o seu melhor bem, e não deixe que pensamentos

com “porque eu?” o deixem ficar perturbado… pois basta

querer para tudo se vencer. “Eu venço todas as batalhas na

minha vida. Eu acredito na minha força interior.”

balança os medos e inseguranças que está a sentir são

desnecessário, pois a sua vida está muito melhor do que

aquilo que imagina. Vai receber uma notícia agradável esta

semana. “Eu amo e aceito a minha vida.”

esCorpião Esta semana dedique mais tempo aos mem-

bros mais novos da família e divirta-se… brinque e ria pois

está a precisar disso na sua vida, para se libertar, e voltar

a encontrar a felicidade dentro de si. “Eu brinco e rio e sei

que sou feliz com aquelesz que mais amo.”

sagitário Tudo o que pensa atrai… por isso esta semana

é importante manter o seu pensamento positivo para atrair a

mudança e sucesso profissional que tanto ambiciona. Acredite

mais em si. “Eu acredito e agradeço o meu sucesso”.

CapriCórnio Abra o seu coração ao amor… esteja atento

a um novo amor na sua vida… tanto pode ser um novo

relacionamento como um recomeço ou o reacender da sua

vida amorosa presente. “Eu amo e sou amado.”

aquário Siga o seu coração e a sua verdadeira missão

de vida… tanto no trabalho como no voluntariado que deve

começar a fazer… procure uma associação que se identifique

consigo e ajude aqueles que precisam com o seu coração

aberto. “Eu amo e ajudo quem mais precisa.“

peixes Dar é receber… de e ajude os outros que preci-

sam da sua atenção e carinho neste momento… mas sem

esperar nada em troca. Um amigo precisa muito do seu

apoio. ”Eu estou atento as necessidades quem me rodeia,

e ajudo quem de mim precisa”.

Previsões do Zodíaco semana de 19 a 25 de marçohttps://www.facebook.com/liveorientation | [email protected] | 916 987 796

Sheilla Saldanha certificada para Leitura

de cartas dos Anjos

Inês Silva vereadora da Câmara

de Alcobaça

Eu, José Gomes de Sousa, conhecido como Zé Frade, fui o último militar a regressar do Ultramar, da zona mais a norte de Angola, Cabinda, de lutar contra FLEC e no resto também a FnLA, UniTA e o mPLA comandada ainda por José Eduardo dos Santos. E assim fui o último a regressar e já no ano 1975, ficou-me bastante marcado, porque mesmo na cidade houve muita guerra e algumas mortes, eu próprio que estava numa Companhia de intendência, ou seja, mandar os alimentos para a mata, tive que me agarrar à arma.

Assim a ideia de construir a estátua

do aos Combatente de Ataíja foi mi-nha, porque o meu Pai João manuel de Sousa, que está no céu, sempre a colaborar comigo, mais conhecido por João Frade, foi um dos primeiros militares a ir para Cabo Verde no ano de 1942, antes da guerra. Disso só me lembro, dele me contar que no regresso o navio foi interceptado por outros 2 navios e assim tiveram retidos quatro dias no estreito de Gibraltar.

Há dois anos falei com todos os co-legas combatentes vivos e uns acei-taram outros não tanto. Um deles diz não ter sido convidado (política). Fui

aconselhar-me com a liga dos comba-tentes de Alcobaça liderada pelo meu antigo cliente e amigo Joaquim Romão que me disse termos boas hipóteses, dado estarmos na zona da pedra e depois que a logística ele próprio faria os possíveis. E assim fizemos a primeira festa que foi no dia 30 de junho de 2013, com uma missa celebrada pelo s Capelão Luís, seguida de um jantar num restaurante dos moleanos.

Agora está a construir-se a obra, como foi relatado neste penúltimo jornal e que será inaugurada dia 17 do próximo mês de maio.

Li recentemente um artigo de opinião no qual se defendia a não aplicação do Acordo ortográfico (Ao) de 1990 nos exames escolares. num mundo plural como o que preten-demos ter, onde cada vez mais se luta pela liberdade de expressão, as pessoas devem dizer o que pensam, movidas pelas suas vivências, estudos, objetivos, convicções. não coloco, pois, em causa o que é defendido. no entanto, e uma vez que se propõe a não aplicação do Ao nos exames, não posso deixar de mostrar o desrespeito que tal seria para as escolas em Portugal, no presente momento.

Deixando as opiniões de lado, vamos aos factos. A mais recente discussão em torno de um Ao que uni-

ficasse as ortografias lusitana, brasileira e a dos países lusófonos de África conta com perto de trinta anos. A primeira tentativa data de 1986, mas fracassou total e absolutamente. Quatro anos mais tarde, é apresentado um novo projeto de unificação ortográfica, com profun-das alterações relativamente ao precedente, que dizem respeito sobretudo à supressão de consoantes mudas ou não articuladas, ao sistema de acentuação gráfica e uso do hífen, privilegiando o critério da pronúncia e não o etimológico. Este novo Ao, assinado em 1990 por vários países lusófonos, está em vigor em Portugal desde 13 de maio de 2009, sendo determinada a sua aplicação ao sis-

tema educativo no ano letivo de 2011/2012 pela Resolução do Conselho de ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro.

As escolas viram-se, assim, obrigadas a mudar a direção das agulhas no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da ortografia. Esta mudança implicou um esforço her-cúleo, não só dos alunos que foram confrontados com novas regras ortográficas, numa fase de aprendizagem e consolidação do antigo Ao, levando-os a muitas situações de incerteza e angústia, mas também dos professores, que, mais uma vez, e com toda a honestidade intelectual, gastaram muito do seu pouco tempo disponível em horas de formação, preparação de novas fichas e de exercícios ortográficos para ensinar o melhor possível, e ainda dos pais, que se viram obrigados a comprar manuais reedita-dos, prontuários, gramáticas e dicionários, encaixotando os antigos na garagem, não fossem fazer confusão aos seus educandos.

A não aplicação do novo Ao nos exames, decorridos qua-tro anos de ensino/aprendizagem do mesmo, constituiria um desrespeito enorme por toda a comunidade escolar e, pior que tudo, iria abrir chagas incuráveis na competência de escrita em língua portuguesa dos alunos que frequen-tam a escola desde 2011, prejudicando-os claramente nos exames. não lhes queiramos tanto mal.

Cartas ao diretor

Opinião

A ideia de construir uma estátua na Ataíja de Cima

Não queiramos mal à escola portuguesa

A não aplicação do novo AO nos

exames constituiria um desrespeito

enorme por toda a comunidade escolar

José Frade carta enviada por email

As car tas ao di re tor de ve rão ver sar te mas de in te res se pú bli co ou ex pres sar co men tá rios a no tí cias pu bli ca das no RE Gi Ão DE CiS TER. A di reção do jor nal re ser va-se o di rei to de se lecio nar os tre chos mais im por tan tes das mes mas. os au-to res se rão sem pre iden ti fi ca dos, sal vo mo ti vos ex ce cio nais em que a di reção en ten da re ser var o co nhe ci men to da iden ti da de. Não são pu bli­cá veis car tas anó ni mas.

O semanário dos concelhos de Alcobaça e Nazaré está a mudar. E a pensar no leitor. Novos colunistas, mais conteúdos e outros motivos de interesse para ler

o REGIÃO DE CISTER

rui moraisgestor cultural, 40 anos, é presidente da Banda de Alcobaça e diretor executivo da Academia de música de Alcobaça. Escreve uma vez por mês

susana santosjurista, 44 anos, é natural de Turquel, e é diretora de comu-nicação do El Corte inglès. Escreve uma vez por mês

nuno gonçalvesmúsico, 37 anos, integra a conhecida banda The Gift. Fez jornalismo no REGiÃo DE CiSTER. Escreve uma vez por mês

pedro lucasjornalista, 35 anos, é natural da nazaré e diretor da revista masculina men’s Health. Escreve uma vez por mês

armanda balinhajornalista, 47 anos, é diretora do Pataias à Letra. Assegura uma página de noticiário na zona norte do con-celho de Alcobaça

tiago santosjornalista, 23 anos, trabalha na Rádio Benedita Fm, e vai as-segurar uma página da zona sul do concelho de Alcobaça

natacha Costa

pereiraartista plástica,

41 anos, integra a companhia

S.A. marionetas. Assina o

cartoon sema-nal “A incrível

vida (depois da morte) de D. inês de Castro e sua pomba

Pimba”

Page 17: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 maRço 201516 dEspoRto

sem surpresa, o Benfica go-leou a alcobacense (1-11) em encontro dos oitavos de final da taça de portugal de hóquei em patins. apesar da derrota da equipa da casa, fez-se a festa da taça num pavilhão gimno-desportivo de alcobaça que registou a presença de cerca de quatro centenas de adeptos nas bancadas.

a “resistência” da alcoba-cense durou 7’, quando miguel Rocha desbloqueou o marcador e ao intervalo, as águias já ven-ciam por 1-5, com um hat-trick

de miguel Rocha e um bis de Carlos Lopez. À beira do inter-valo, Fábio Júnior reduziu para a equipa da casa, na sequência de um livre direto.

na etapa final, o Benfica confirmou a superioridade, marcando por mais seis vezes, por intermédio de João Rodri-gues (2), miguel Rocha (2), tiago Rafael e Esteban.

no final da partida, o técnico sérgio nunes considerou o re-sultado “normalíssimo”. “po-díamos ter dado uma melhor resposta defensivamente, mas

dadas as diferenças entre as equipas não se podia esperar outra coisa”, afirmou o treina-dor, que aponta a mira à ma-nutenção na 2.ª divisão. “Esse é o nosso prémio. Faltam dez finais e é nessas dez finais que temos de estar concentrados”, concluiu sérgio nunes.

apurado para os quartos de final está o HC turquel, que venceu em sesimbra por 1-5, com golos de Vasco Luís (2), pedro Vaz, Xavier Lourenço e daniel matias.

texto/foto joaquim paulo

o CCRd Burinhosa venceu a taça distrito de Leiria de ju-venis, ao bater na final, dis-putada na Batalha, o serro Ventoso (3-1), conquistando assim a “dobradinha”.

a equipa de paulo Henriques colocou-se na frente com um golo de miguel macedo, mas permitiu o empate ao adver-sário antes do intervalo. após o descanso, os burinhosenses garantiram o segundo troféu da temporada, com golos de Fran-cisco sousa e tiago pereira.

depois do título de campe-ões distritais e da conquista da taça, a chamada “dobra-

dinha”, o Burinhosa começa a preparar a participação na taça nacional.

Entretanto, os infantis B do

Ribafria venceram na visita ao silveirinha Grande (4-7) e lide-ram a fase final do campeonato distrital.

Futebol: Nazarenos goleia Guiense em juniores

o nazarenos goleou o Guiense (4-0) na divisão de Honra distrital de juniores e reduziu distâncias para o 2.º classifi-cado GRap, que perdeu com o Carnide (3-4). Em casa, o Beneditense dividiu os pontos com o marrazes (1-1), enquanto o Ginásio não resistiu ao peniche (2-3), mas continua a salvo de sobressaltos na luta pela manutenção.

Kickboxing: Nazaré palco da Taça de portugal

a nazaré recebe a taça de portugal de kickboxing no próximo sábado, com equipas de todo o país a disputar o tro-féu nas disciplinas de light contact e low kick. o evento tem os apoios da Câmara da nazaré, da associação de Kickboxing Fernando paulo e da Escola profissional da nazaré.

Basquetebol: Biblioteca termina Torneio do Tejo

a equipa de sub-14 da Biblioteca en-cerrou a participação no torneio Vale do tejo com um desaire diante do Cartaxo (79-36). segue-se a presença da turma de Jorge Ribeiro e alberto Loureiro no torneio do Futuro sub-13, competição na qual os valadenses vão enfrentar equipas da mesma faixa etária.

Futebol: Nazarenos estreia-a vencer fora em juvenis

os juvenis do nazarenos somaram a primeira vitória fora da temporada na divisão de Honra distrital na visita ao sL marinha (2-3), numa jornada em que o Ginásio perdeu frente ao líder Caldas (4-1) e baixou para o 5.º lugar. a turma de noel delgado sofreu três derrotas nas últimas quatro jornadas e afastou-se da discussão pela subida. Entretanto, o Bene-ditense entrou a perder na fase final da 1.ª divisão distrital, ao sair derrotado da saída à Eas marinha (2-1).

Futebol: pataiense afastado da Taça Distrito de leiria

o pataiense foi eliminado da taça distrito de Leiria, ao perder em casa com o porto-mosense (0-1). Em frente seguiram Ginásio e Beneditense. os azuis venceram na pelariga (1-2), enquanto os beneditenses foram ganhar à maceirinha (2-3). Entretanto, o sorteio dos quartos-de-final ditou uma visita do Bene-ditense a porto de mós, enquanto o Ginásio recebe o Bombarralense.

Futebol: Ginásio cede empate em iniciados

o Ginásio empatou com o líder marinhense (1-1) na divisão de Honra distrital e não con-seguiu a aproximação desejada ao topo da tabela. por seu turno, o Beneditense cedeu um desaire na receção à u. Leiria B (0-1). na fase final da 1.ª divisão distrital, o nazarenos entrou a ganhar, ao bater a Eas marinha (1-0) e a Biblioteca empatou frente ao marinhense B (0-0).

futsal valadenses encetam recuperação na tabela

Biblioteca deixa último lugar da Divisão de Honra distrital

a Biblioteca registou um em-pate (4-4) na receção ao Vidi-galense e deixou o último lugar da divisão de Honra distrital, posição que ocupava desde a 4.ª jornada, ou seja, desde o mês de outubro. na jornada 19, o Concha azul perdeu na rece-

ção ao Caldas (2-5), não dan-do sequência aos dois triunfos consecutivos na prova.

na fase final da 1.ª divisão distrital, o planalto averbou o segundo triunfo seguido na receção ao HC turquel (1-0), en-quanto o martingança cedeu

na visita ao líder Gaeirense (6-4).

no Grupo B da 1.ª divisão dis-trital, o Casal Velho B impôs a primeira derrota ao Ext. Benedi-ta (4-2) e conservou a liderança da série C. o Ribafria empatou com o alvorninha (3-3).

futsal triunfo na final diante do serro ventoso (3-1)

Burinhosa conquista taça de juvenis e faz a "dobradinha"

sub-20 nacionalREsulTaDos 6.ª joRnaDa

Sporting-Burinhosa 9-3 Tabuaço-NS Leiria 2-4 Covão do Lobo-Benfica 2-5 Caxinas-Jorge Antunes 2-2

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Benfica 6 6 0 0 27 11 182 Sporting 6 5 0 1 32 17 153 Caxinas 6 3 1 2 34 9 104 NS Leiria 6 3 0 3 18 23 95 Tabuaço 6 2 0 4 16 27 66 Burinhosa 6 2 0 4 16 28 67 Jorge Antunes 6 1 1 4 16 20 48 Covão do Lobo 6 1 0 5 16 40 3

DivisÃo DE honRaREsulTaDos 19.ª joRnaDa

Mata-Sant. Guarda 5-3 Pocariça-Igreja Velha 4-0 Catarinense-Quinta Sobrado 5-4 Concha Azul-Caldas 2-5 São Bento-Arnal 1-3 Biblioteca-Vidigalense 4-4 Garecus-Mendiga 4-5

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Mendiga 19 13 3 3 86 50 422 Arnal 19 11 5 3 68 43 383 Quinta Sobrado 19 12 2 5 95 66 384 Caldas 19 11 4 4 92 68 375 Pocariça 19 11 4 4 93 68 376 Mata Milagres 19 10 2 7 71 57 327 Concha Azul 19 9 2 8 61 65 298 Garecus 19 8 3 8 78 83 279 Catarinense 19 7 2 10 68 76 2310 São Bento 19 7 2 10 67 66 2311 Vidigalense 19 6 4 9 72 79 2212 Igreja Velha 19 3 2 14 55 89 1113 Biblioteca 19 3 2 14 48 98 1114 Sant. Guarda 19 3 1 15 67 113 10

MaRcaDoREs Da REGiÃoBruno Pinto (Concha Azul) .............. 12Marco Oliveira (Concha Azul) .............8

1.ª DivisÃo zona sulREsulTaDos 6.ª joRnaDa

Planalto-HC Turquel 1-0 Landal-Condestável 3-1 Juncalense-Ferrel 3-2 Gaeirense-Martingança 6-4

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Gaeirense 6 5 0 1 32 15 152 Landal 6 5 0 1 21 11 153 Juncalense 6 5 0 1 15 17 154 Martingança 6 3 0 3 20 18 95 Ferrel 6 3 0 3 22 25 96 Planalto 6 2 0 4 9 15 67 Condestável 6 1 0 5 16 24 38 HC Turquel 6 0 0 6 11 21 0

1.ª DivisÃo séRiE bREsulTaDos 6.ª joRnaDa

At. Leiria-Fonte Oleiro 4-6 São Mamede-Boavista adiado Mirense-Pederneirense adiado

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Chãs 5 5 0 0 24 11 152 Fonte Oleiro 5 3 0 2 27 22 93 Boavista 4 2 1 1 14 11 74 São Mamede 4 2 0 2 17 13 65 At. Leiria 6 2 0 4 22 24 66 Pederneirense 4 1 1 2 8 14 47 Mirense 4 0 0 4 6 23 0

1.ª DivisÃo séRiE cREsulTaDos 6.ª joRnaDa

Ribafria-Alvorninha 3-3 Casal Velho B-Ext. Benedita 4-2 Vidais-CB Caldas 1-6

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Casal Velho B 5 5 0 0 31 9 152 CB Caldas 5 4 1 0 24 8 133 Ext. Benedita 5 3 1 1 18 14 104 Sp. Estrada 5 2 0 3 18 25 65 Vidais 6 2 0 4 14 25 66 Ribafria 5 0 1 4 12 24 17 Alvorninha 5 0 1 4 7 19 1

iniciaDos séRiE bREsulTaDos 4.ª joRnaDa

Juncalense-Pederneirense 4-2 Mendiga-Golpilheira 3-3 Quinta Sobrado-Serro Ventoso 3-4

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Serro Ventoso 4 4 0 0 16 11 122 Juncalense 4 3 0 1 13 12 93 Mendiga 4 2 1 1 16 11 74 Pederneirense 4 2 0 2 11 11 65 Golpilheira 4 0 1 3 7 12 16 Quinta Sobrado 4 0 0 4 12 18 0

iniciaDos séRiE cREsulTaDos 4.ª joRnaDa

Ribafria-Sp. Estrada - Olho Marinho-Bombarralense 1-0

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Olho Marinho 4 4 0 0 15 8 122 Bombarralense 3 2 0 1 12 4 63 Ribafria 2 1 0 1 5 4 34 Casal Velho 3 0 0 3 7 15 05 Sp. Estrada 2 0 0 2 5 13 0

inFanTis FasE FinalREsulTaDos 2.ª joRnaDa

Silv. Grande-Ribafria B 4-7 Bombarralense-Peniche AC 2-1 Telheiro-Sant. Guarda 4-1

classiFicaÇÃo j V E D Gm GS p1 Ribafria B 2 2 0 0 10 6 62 Telheiro 2 1 0 1 4 2 33 Bombarralense 2 1 0 1 4 4 34 Peniche AC 2 1 0 1 2 2 35 Sant. Guarda 2 1 0 1 6 7 36 Silv. Grande 2 0 0 2 7 12 0

FuTsalFuTEbolhonRa junioREsREsulTaDos 16.ª joRnaDa

Vieirense-SL Marinha 1-6 GRAP-Carnide 3-4 Nazarenos-Guiense 4-0 Ginásio-Peniche 2-3 Sp. Pombal-Portomosense 2-1 Beneditense-Marrazes 1-1

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 SL Marinha 16 14 1 1 63 17 432 GRAP 16 11 0 5 53 23 333 Peniche 16 10 3 3 34 21 334 Nazarenos 16 9 2 5 39 25 295 Sp. Pombal 16 9 2 5 36 25 296 Marrazes 16 7 5 4 29 22 267 Beneditense 16 7 1 8 32 30 228 Carnide 16 6 1 9 29 44 199 Ginásio 16 5 2 9 19 27 1710 Guiense 16 3 3 10 23 66 1211 Vieirense 16 1 4 11 16 43 712 Portomosense 16 1 2 13 15 45 5

MaRcaDoREs Da REGiÃoJoão Vieira (Nazarenos) ...................11João Matias (Beneditense) ...............9 Pedro Patrício (Beneditense) .............8

1.ª DivisÃo junioREsREsulTaDos 17.ª joRnaDa

Boavista-UD Batalha 2-0 Unidos-AE Óbidos 1-0 U. Serra-Atouguiense 10-2 Nadadouro-U. Turquel 1-2

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 AE Óbidos 15 14 0 1 76 5 422 Unidos 15 11 1 3 39 13 343 Boavista 15 11 1 3 61 22 344 UD Batalha 16 9 1 6 49 20 285 U. Serra 15 8 0 7 34 28 246 U. Turquel 15 5 1 9 19 47 167 Atouguiense 15 4 1 10 27 51 138 Biblioteca 15 2 0 13 9 71 69 Nadadouro 15 1 1 13 12 69 4

honRa juvEnisREsulTaDos 16.ª joRnaDa

Marrazes-Sp. Pombal 0-3 Peniche-Marinhense B 2-2 Caldas-Ginásio 4-1 U. Leiria B-U. Serra 8-1 Avelarense-Vieirense 2-0 SL Marinha-Nazarenos 2-3

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 Caldas 16 13 2 1 41 14 412 Sp. Pombal 16 13 1 2 43 11 403 U. Leiria B 16 11 3 2 46 13 364 Peniche 16 8 5 3 31 21 295 Ginásio 16 9 1 6 42 27 286 Nazarenos 16 5 5 6 25 32 207 Marrazes 16 6 1 9 23 28 198 SL Marinha 16 5 4 7 22 21 199 Vieirense 16 4 3 9 22 37 1510 Marinhense B 16 3 3 10 17 38 1211 Avelarense 15 3 2 10 17 44 1112 U. Serra 15 0 0 15 9 52 0

MaRcaDoREs Da REGiÃoJoão Silva (Ginásio) ....................... 12 Tiago Luís (Ginásio) ........................9Nuno Zarro (Nazarenos) ...................6

1.ª DivisÃo juvEnisREsulTaDos 1.ª joRnaDa

UD Batalha-Peso 1-1 Atouguiense-Portomosense 5-0 EAS Marinha-Beneditense 2-1

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 Atouguiense 1 1 0 0 5 0 32 EAS Marinha 1 1 0 0 2 1 33 Peso 1 0 1 0 1 1 14 UD Batalha 1 0 1 0 1 1 15 Beneditense 1 0 0 1 1 2 06 Portomosense 1 0 0 1 0 5 0

honRa iniciaDosREsulTaDos 16.ª joRnaDa

Beneditense-U. Leiria B 0-1 Vieirense-UD Batalha 1-2 EAS Marinha-Avelarense 0-2 Ginásio-Marinhense 1-1 Caldas B-Atouguiense 0-3 Portomosense-Marrazes 1-3

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 Marinhense 16 13 2 1 46 8 412 EAS Marinha 16 12 1 3 51 12 373 Ginásio 16 10 2 4 42 23 324 Avelarense 16 8 4 4 24 22 285 Beneditense 16 8 2 6 26 15 266 U. Leiria B 16 6 4 6 22 18 227 Marrazes 16 6 4 6 21 21 228 Caldas B 16 6 2 8 21 31 209 Atouguiense 16 5 4 7 32 24 1910 Portomosense 16 3 5 8 12 30 1411 UD Batalha 16 3 2 11 13 50 1112 Vieirense 16 0 0 16 5 61 0

MaRcaDoREs Da REGiÃoFrancisco Matias (Ginásio) ............... 13 Miguel Honório (Ginásio) .................9Diogo Coelho (Beneditense) ..............6

1.ª DivisÃo iniciaDosREsulTaDos 1.ª joRnaDa

Nazarenos-EAS Marinha B 1-0 Marinhense B-Biblioteca 0-0 Peniche-Coto 3-0

classiFicaÇÃo

j V E D Gm GS p1 Peniche 1 1 0 0 3 0 32 Nazarenos 1 1 0 0 1 0 33 Biblioteca 1 0 1 0 0 0 14 Marinhense B 1 0 1 0 0 0 15 EAS Marinha B 1 0 0 1 0 1 06 Coto 1 0 0 1 0 3 0 burinhosenses fizeram a festa na batalha

se Hóquei águias asseguram triunfo expressivo e sem surpresa

Benfica goleia alcobacense na festa da taça de Portugal

Page 18: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 maRço 2015dEspoRto 17

Guilherme pina (Benedita sport Club natação) vai re-presentar a seleção nacional no open de Espanha, prova que decorre entre os dias 28 e 31 deste mês, na cidade es-panhola de málaga.

o nadador vai competir nas

provas dos 200, 400, 800 e 1.500 metros livres e surge altamente motivado depois de, recentemente, ter que-brado o recorde nacional dos 1.500 metros livres no escalão de juniores, com o tempo de 56m13s45.

o técnico do CCRd Burinhosa, Kitó Ferreira, considera que o segredo dos bons resultados do clube, que já assegurou a continuidade entre os grandes e está em posição de acesso ao playoff, é “o trabalho sus-tentado ao longo dos últimos cinco anos”.

“as vitórias resultam de um trabalho que tem cinco anos e foi sustentado para que quan-do chegássemos à 1.ª divisão estivéssemos preparados para a realidade que íamos encontrar. tem sido um trabalho herói-co, principalmente, da equipa sénior para sustentar o cres-cimento deste emblema, que representa o futsal do distrito de Leiria”, justifica o técnico,

que valoriza a “grande época” feita pela equipa sénior e pelos escalões de formação.

“Este sucesso deve-se a uma competência muito grande de todos os treinadores do clube. a verdade é que, em março, o clube conseguiu todos os obje-tivos. a equipa sénior garantiu a manutenção, os sub-20 estão entre as oito melhores equipas do país e os juvenis sagraram-se campeões distritais e vão disputar a taça nacional”, su-blinha Kitó Ferreira.

imprescindível no rendimen-to do CCRd Burinhosa tem sido o brasileiro nino que, aos 40 anos, é o melhor marcador da equipa na Liga sportZone, apesar de ter falhado algumas jornadas

devido a lesão. “o nino foi uma das peças mais importantes na subida de divisão. ter um jo-gador como o nino é incrível. ainda no jogo com o Benfica foi possível vê-lo, aos 35’ de jogo, fazer um sprint de 30 metros contra o Chaguinha para cortar a bola de carrinho... o nino tem de ficar na Burinhosa enquan-to quiser jogar e tem de ser a referência deste clube para a formação. É um exemplo, pela mentalidade que tem, a forma como trabalha, a vida que leva em prol do futsal. Essa história do nino tem de ser contada-da e passada a quem aprecia a modalidade”, conclui Kitó Ferreira.

texto joaquim paulo

no passado domingo, as ruas da cidade de alcobaça recebe-ram a primeira etapa da época no que toca às provas de estra-da do escalão de juniores, com daniel Viegas (sicasal/Liberty/Bombarral) a sagrar-se o grande vencedor do troféu Concelho de alcobaça.

o ciclista, natural do algar-ve terminou, os 116,6 kms da prova em 2h59m16s. o segun-do a cortar a meta foi andré Carvalho (CC avidos/metalização a. Lemos), seguido por tiago antunes (Bombarralense).

Emmanuel Rodrigues (al-cobaça/Crédito agrícola) foi o

primeiro alcobacense a cortar a meta, tendo alcançado o 10.º lugar. alexandre pinto (alco-baça/Crédito agrícola) foi 19.º.

a prova de abertura de Juniores foi organizada pelo alcobaça Clube de Ciclismo e contou com a presença de mais de 90 atletas.

hóquei ao serviço do benfica

quatro hoquistas da região sagram-se campeãs da europa

quatro hoquistas do concelho de alcobaça sagraram-se campeãs europeias de clubes, no passado fim de semana, na cidade catalã de manleu, ao serviço do Benfica.

a turquelense sofia Vicente apontou um dos golos na vitória das águias (5-2) sobre as francesas do Coutras na final da taça Europeia de clubes de hóquei em patins.

as águias tornaram-se na primeira equipa portuguesa a conquistar o troféu, depois de um domínio exclusivo de clubes espanhóis nas anteriores oito edições do troféu.

para chegar à final, o Benfica derrotou nas meias-finais as anfitriãs do manleu por 4-2, com outra turquelense em destaque: Rita Lopes bisou no encontro. Rute Lopes foi outra turquelense a levantar a taça e apesar de ter ficado em branco na “final four” foi titular nas duas partidas realizadas, tal como a guardiã alcobacense ana santos.

Esta temporada, as quatro hoquistas da região já garantiram a conquista da supertaça nacional, apontando ainda a mira ao campe-onato e à taça de portugal, procurando repetir a façanha da temporada transata e vencer as três provas internas mais importantes.

na liderança da competição está o HC tur-quel, que foi ganhar à mealhada (1-3) e soma por vitórias as partidas realizadas. a turma de Hélder Coelho é, de resto, a única equipa que ainda não perdeu pontos na fase final do campeonato, embora ainda não tenha enfrentado os principais favoritos à conquista do título. os Brutos dos queixos sagraram-se campeões nacionais na temporada 2011/12.

FuTSAL técnico salienta trabalho sustentado de cinco anos

Kitó Ferreira justifica sucesso do Burinhosa

treinador elogia competência dos técnicos do clube

BTT: jorge Batista vence na Glória do Ribatejo

Jorge Batista (Róódinhas/santos sil-va) sagrou-se campeão do escalão de veteranos a, na prova de Btt por Vales e montes que se realizou, no passado domingo, na Glória do Ribatejo, no con-celho de salvaterra de magos. o atleta completou a prova em 1h31m15s o que lhe valeu, ainda, o 2.º lugar na classificação geral da prova.

Xadrez: josé Cavadas foi 4.º no ii Torneio Boémio

José Cavadas (associação peão Caval-gante) alcançou a 4.ª posição na ii edi-ção do torneio Boémio, tendo alcançado 4,5 pontos em 7 possíveis. Com 4 pontos, ficaram em 8.º e 9.º, respetivamente, os beneditenses Jorge Barrento e tomás Honório. o evento teve lugar em pombal, no passado sábado.

Hóquei: alcobacense bate Briosa em juvenis

os juvenis da alcobacense derrotaram a académica (6-3) na 4.ª jornada da série C do campeonato nacional. a turma de Gon-çalo Coelho garantiu os primeiros pontos na competição e deixou o último lugar. no topo está o HC turquel, que goleou o santa Cita (7-1). no nacional de juniores, o HC turquel empatou na deslocação ao reduto do sporting (2-2).

Futebol: Ricardo Esgaio seguido por grandes clubes

o nazareno Ricardo Esgaio, que o sporting cedeu em janeiro à académica, está a ser se-guido por Real madrid e manchester united, noticiou o site tuttomercato. o internacional sub-21 tem contrato com os leões até 2018 e uma cláusula de rescisão fixada nos 45 mi-lhões de euros, mas ainda não se conseguiu afirmar totalmente em alvalade. porém, es-tará a ser seguido por alguns “tubarões” do futebol europeu, com os merengues e os red devils à cabeça.

Bodyboard: Teresa almeida estreia-se a vencer

a vimeirense teresa almeida começou a temporada da melhor forma ao vencer a primeira etapa do circuito nacional de bo-dyboard miramar. a atleta está a preparar-se para o circuito nacional da modalidade, que começa já nos próximos dias 28 e 29 na Costa da Caparica. o circuito principal tem etapa marcada na nazaré e terá lugar no dia 17 e 28 de outubro.

Voleibol: GD martingança derrota Carnide

os seniores masculinos do Gd martingança derrotaram o Carnide (3-0), na estreia da nova equipa técnica, constituída por Bruno sequeira e Bruno Ramos. os martingancenses venceram a partida com os parciais de 30-28, 25-23 e 26-24 e deslocam-se a Lisboa, no próximo sábado, para defrontar esta mesma equipa, em partida da 3.ª divisão nacional.

nATAção nadador do benedita natação convocado

Guilherme Pina integra Seleção nacional no open de espanha

cicLiSmo nove dezenas de atletas pedalaram na cidade

Daniel Viegas vence em Alcobaça

hóqueifemininos fase finalResulTaDos 3.ª joRnaDa

HC Massamá-Carvalhos 2-1 Académica-Sanjoanense 1-0 Alverca-Benfica ontem

HC Mealhada-HC Turquel 1-3

ClassifiCaÇÃo j V E D Gm GS p1 HC Turquel 3 3 0 0 17 4 92 Académica 3 2 1 0 8 3 73 Benfica 2 1 1 0 17 5 44 HC Mealhada 3 1 0 2 6 9 35 Carvalhos 3 1 0 2 5 9 36 Alverca 2 1 0 1 4 12 37 HC Massamá 3 1 0 2 9 21 38 Sanjoanense 3 0 0 3 3 6 0

maRCaDoRas Da ReGiÃoRita Lopes (Benfica) ........................8Inês Vicente (HC Turquel) .................8Margarida António (HC Turquel) ......... 3Lígia Oliveira (HC Turquel) ................ 2

junioRes naCionalResulTaDos 4.ª joRnaDa

HC Mealhada-HC Sintra 9-8 Sporting-HC Turquel 2-2 "Os Águias"-Oliveirense 6-3

ClassifiCaÇÃo j V E D Gm GS p1 HC Sintra 4 3 0 1 24 18 92 Sporting 4 2 2 0 20 11 83 HC Turquel 4 2 1 1 11 10 74 HC Mealhada 4 2 0 2 23 20 65 “Os Águias” 4 1 1 2 13 19 46 Oliveirense 4 0 0 4 14 27 0

maRCaDoRas Da ReGiÃoTiago Mateus (HC Turquel) ................ 3João Alves (HC Turquel) ................... 3Francisco Santos (HC Turquel) ............ 2José Costa (HC Turquel) .....................1Bruno Tereso (HC Turquel) .................1

juvenis naCionalResulTaDos 4.ª joRnaDa

Sp. Tomar-Alenquer 9-1 HC Turquel-Santa Cita 7-1 Alcobacense-Académica 6-3

ClassifiCaÇÃo j V E D Gm GS p1 HC Turquel 4 4 0 0 22 2 122 Sp. Tomar 4 2 0 2 17 6 63 Alenquer 4 2 0 2 17 23 64 Santa Cita 4 2 0 2 7 14 65 Alcobacense 4 1 0 3 14 25 36 Académica 4 1 0 3 9 16 3

iniCiaDos naCionalResulTaDos 4.ª joRnaDa

"Os Águias"-HC Santarém adiado Sp. Tomar-Ac. Amadora 7-0 HC Turquel-Sporting adiado

ClassifiCaÇÃo j V E D Gm GS p1 Sp. Tomar 4 4 0 0 16 5 122 Sporting 3 2 0 1 19 4 63 Ac. Amadora 4 2 0 2 12 12 64 HC Turquel 3 1 0 2 6 13 35 “Os Águias” 3 1 0 2 8 16 36 HC Santarém 3 0 0 3 3 14 0

infanTis naCionalResulTaDos 4.ª joRnaDa

Sp. Torres-Sp. Tomar 2-2 HC Santarém-Física TV 6-5 HC Sintra-HC Turquel adiado

ClassifiCaÇÃo j V E D Gm GS p1 HC Sintra 3 3 0 0 13 5 92 HC Turquel 3 3 0 0 10 3 93 Sp. Torres 4 2 1 1 13 8 74 Sp. Tomar 4 1 1 2 13 7 45 HC Santarém 4 1 0 3 12 22 36 Física TV 4 0 0 4 9 25 0

Page 19: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quinta-FEiRa 19 MaRÇO 201518 instituciOnalclassificados

2071arrenda-se apartamento t1 mobilado e cozinha equi-pada na quinta da Roda alcobaça. contacto: 919 584 819

2074 arrenda-se apart. t2 mobilado c/ eletrodomésticos, 35 canais televisão, água,gás não paga a luz só paga o que gastar, em alcobaça. a pro-fessores e profissionais (fun-ção pública, bancários, tri-bunal etc.). contacto: 918 612 251

2075 arrenda-se t1+1 mo-bilado na Rua ladeira do Goto em Palmeira (ao lado do intermaché) a 1 Km de alcobaça de preferência a professores ou estagiários. contacto: 262 581 693

2071arrenda-se duplex t3 em estado novo com ou sem op-ção de compra. contacto: 917 537 522

2067arrenda-se duas ca-sas uma em Mendalvo e ou-tra em Ganilhos alcobaça. contacto: 914 949 592 ou 913 675 220

2072arrenda-se apart. t3 com lareira e loja no mesmos edi-ficio em alfeizerão bom Preço. contacto: 963 689 727 ou 244 568 937

2042 arrenda-se na Rua almirante cândido dos Reis, nº 8 r/c (t1), alcobaça. contacto: 262 582 661 ou na mesma rua no nº 4, 2º andar

2060 arrenda-se quartos em alcobaça. contacto: 965 543 558 ou 918 572 24

2070 vende-se em alpedriz um pequeno terreno com euca-liptos. contacto: 262 545 245

2065 educadora oferece servi-ços de Babysitting ao domicí-lio. contacto: 916 732 298

2064 técnica oferece prestação de serviços de terapia da fala. contacto: 914 037 479

2066 lar recebe idosos. têm médico, enfermeiro e fisiote-rapeuta. contacto: 910 123 334

2076 senhora Oferece para to-mar conta de idosa ou serviços de limpeza. Zona de alcobaça ou aljubarrota. contacto: 918 035 364 ou 964 917 031

classificados

imóveis

arrenda-se

9550 antenas digitais de satélite e terrestres individuais e colectivas.tdt, agente Zon-nos e Meo. av. dos combatentes, lote 17B, alcobaça. telem.: 966 159 916 | tel/fax: 262 583 764 | Email: [email protected]

diversos

TdT

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.126, nº 1240- 19/03/2015

MunicÍPiode alcoBaÇa

Edital N.º 13/2015

REGUlaMENtO dE CEdÊNCia E UtiliZaÇÃO daS iNSta-laÇÕES dO CiNE-tEatRO dE alCOBaÇa JOÃO d`OliVa

MONtEiRO

Paulo JorGe MarQues inÁcio, Presidente da câmara Municipal de alcobaça, no uso da competência que lhe é atribuída pela alínea t) do n.º 1 do artigo 35.º do anexo i da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua actual redacção,

torna público ter a assembleia Municipal de alcobaça, em sua sessão ordi-nária realizada no dia 27 de Fevereiro de 2015, sob proposta da câmara Munici-pal de alcobaça, deliberado aprovar o Regulamento de cedência e utilização das instalações do cine-teatro de alcobaça João d`Oliva Monteiro, o qual po-derá ser consultado, durante o horário de expediente, das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h na secção administrativa e de Modernização, da câmara Municipal de alcobaça, sita na Praça João de deus Ramos, em alcobaça, ou através do sítio da internet www.alcobaca.pt

Para constar se lavrou o presente Edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

E eu, Maria Helena Martins de Figueiredo Barbosa, chefe de unidade admi-nistrativa e de Modernização, o subscrevi.

Paços do concelho de alcobaça, 13 de Março de 2015.

o Presidente da câmara Municipal,(Paulo Jorge Marques inácio, dr.)

2020PerMuta troca de apar-tamento t3 em alcobaça por vivenda no concelho de alcobaça. contacto: 962 919 769

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.125, nº 1238- 19/03/2015

SOCiEdadE FilaRMÓNiCa MaiORGUENSERECONHECida SUPERiORMENtE dE UtilidadE PÚBliCaFUNdada EM 1 dE JaNEiRO dE 1884(MaiS dE UM SÉCUlO aO SERViÇO da CUltURa)RUa dOS lOUREiROS, 5 – tElEF.262 598 2122460 -559 MaiORGa – alCOBaÇ[email protected]

CONVOCatÓRia

nos termos dos artºs 22º e 24º dos Estatutos convocam-se os Exmºs associados para sessão ordinária da assembleia Geral a realizar na sede da instituição sita na Rua dos loureiros nº 5 em Maiorga, no próximo dia 29 de Março ( domingo) pelas 16,00 horas com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 - análise, discussão e aprovação das contas relativas ao ano de 2014; Ponto 2 - Eleição dos corpos sociais para o biénio 2015-2017;Ponto 3 - discussão de qualquer outro assunto de interesse para a coletivida-

dede acordo com o artº 25º dos mesmos Estatutos, se à hora marcada não esti-

verem presentes o número legal de sócios, a assembleia terá inicio meia hora depois com qualquer número de associados.

Maiorga, 16 de Março de 2015

a Presidente da assembleia Geral ( Mª rosa domingues)

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.125, nº 1232 - 19/03/2015

cooPerativa de ensinoe reaBilitaÇÃo de crianÇasinadaPtadas da naZaré

convocatÓria

nos termos do artigo Vinte, da secção i, do capítulo quarto dos Estatutos da cERcina convoco a assembleia-geral para reunir ordinariamente no próximo dia 27 de Março de 2015, sexta-feira, pelas 15:00 horas, na sede da cERcina, sita em caminho Real, alto Romão, Pederneira, nazaré, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – apreciar e votar o relatório de gestão e contas do período de 2014;Ponto dois – Outros assuntos de interesse para a instituição.

notas:a) a assembleia-geral funcionará em primeira convocatória com a presença de, pelo

menos, dez cooperadores, no uso dos seus plenos direitos e em segunda convocatória, trinta minutos mais tarde com qualquer número de cooperadores, sendo as resoluções válidas depois de se ter em atenção ao prescrito no número dois do artigo Vigésimo terceiro, da secção i, do capítulo quarto dos Estatutos da cERcina.

nazaré, 09 de Março de 2015

o Presidente da assembleia GeralJacinto Meca, dr.

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.126, nº 1239 - 19/03/2015

Barafundaassociação Juvenil de cultura e solidariedade social

convocatÓria

ao abrigo do disposto no artigo 29º dos Estatutos, convocam-se todos os associados e Órgãos diretivos desta associação para uma assembleia Geral que se irá realizar no próximo dia 28 de março de 2015, às 18.00h, na casa da Vila/4ª porta, com a seguinte Ordem de trabalhos:

1.Prestação de contas.

se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos associados, a assembleia funcionará meia hora depois com qualquer número de presenças, de acordo com o artigo 31º.

Benedita, 10 de março de 2015

a Presidente da Mesa da assembleia Geralisabel rufino

vende-seJornais a peso melhor oferta, embalados em pequenos ma-ços. contactos: 262 598 627 ou 910 015 531

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.126, nº 1243 - 19/03/2015

SaNta CaSa da MiSERiCÓRdia dE alFEiZERÃOinstituição de Solidaríedade Social - iPSSPessoa Colectiva de Utilidade Pública

aViSO CONVOCatÓRia

convoco, nos termos do compromisso desta santa casa de Misericórdia de alfeizerão, todos os irmãos/sócios no pleno gozo dos seus direitos, para reunir em assembleia Geral Ordinária a acontecer no próximo dia 29 de Março de 2015, pelas 14 horas e trinta minutos,

nas instalações da santa casa da Misericórdia com a seguinte, ordem de tra-balhos:

ordem de trabalhos1.apresentação para discussão e aprovação das contas de Gerência do ano

económico de dois Mil e catorze, e parecer do concelho fiscal2.informação de interesse geral para a instituição ou para os irmãos.

Em conformidade com o art.º 26º § 1, e verificando-se a não presença da maioria necessária para deliberar legalmente na hora aprazada, esta assembleia funcionará meia hora depois em 2ª convocatória com a presença de qualquer número de membros da irmandade.

Para que conste e provoque os devidos efeitos, vai ser fixado nos lugares pú-blicos do costume e remetido a todos os irmãos/sócios conforme o art.º 25 § 2.

alfeizerão, aos 10 de Março de 2015a Presidente da Mesa da assembleia Geral

drª elísabete d. da fonseca salgueiro

região de cister, edição 1.126, nº 1242- 19/03/2015

COMaRCa dE lEiRiaalCOBaÇa - iNSt. lOCal - SECÇÃO CíVEl - J2 PaláCiO da JUStiÇa - PRaÇa JOÃO dE dEUS RaMOS - 2460-501 alCOBaÇatElEFONE: 262580060 - Fax: 262093539Mail: [email protected]

aNÚNCiO Processo:637/15.3t8acB interdição / inabilitaçãon/referência:76655712data: 03-03-2015requerente: ana Maria de sousa nunes Baptista da costarequerido: José da encarnação nunes

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de interdição/ inabilitação em que é requerido José da encarnação nunes, com residência em domicílio: lar daldeia – travessa da Mariana, nº 11, Moinhos novos, 2575-033 Moinhos novos, para efeito de ser decretada a sua interdição por anomalia psíquica.

a Juiz de direito,dr(a). José da rocha henriques

o oficial de Justiça,ausinda Manuela santos

REGiãO dE cistER, EdiÇãO 1.126, nº 1241- 19/03/2015

MunicÍPiode alcoBaÇa

aNÚNCiOatRiBUiÇÃO dO diREitO aO aRRENdaMENtO dE

FOGOS dE HaBitaÇÃO SOCial NO REGiME dE RENda aPOiada

- aBERtURa dE CONCURSO -

Paulo JorGe MarQues inÁcio, Presidente da câmara Municipal de alcobaça, no uso da competência que lhe é atribuída pela alínea t) do n.º 1 do artigo 35.º do anexo i da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua actual redacção,

torna público ter a câmara Municipal, em sua reunião ordinária realizada no dia 24 de Fevereiro de 2015, deliberado abrir concurso para atribuição do direito de arrendamento do seguinte fogo de habitação social sito no agrupa-mento Habitacional de são Martinho do Porto:Rés-do-chão esquerdo do edifício sito na Rua dr. Joaquim Martins lemos,

n.º 29, na vila e freguesia de são Martinho do Porto, do tipo t2, composto por cozinha, estendal (zona de máquinas), instalação sanitária, dois (2) quartos e sala, com a capacidade máxima de alojamento de quatro (4) pessoas e a área bruta total de 83,07 m2.

Mais torna público, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 6º do decreto Regulamentar n.º 50/77, de 11 de agosto, que:

a)O valor devido pelos arrendatários é o da renda apoiada, sendo determina-do por aplicação do disposto no artigo 21º da lei n.º 81/2014, de 19 de dezembro, conjugado com o estatuído no n.º1 do artigo 39º do mesmo diploma;

b)a área de influência do empreendimento é a do concelho de alcobaça;c)são requisitos dos concorrentes:i.ser cidadão nacional maior ou emancipado;ii.Residir na área de influência do empreendimento;iii.não residir em habitação adequada à satisfação das necessidades do seu

agregado familiar;iv.O respectivo agregado familiar não ultrapassar o limite máximo de ren-

dimento mensal constante no quadro seguinte:

Número de pessoas Limite máximo de Limite máximo dedo agregado familiar rendimento do rendimento do agregado familiar agregado familiar (valor ‘per capita’) (valor global) 1 €1262,50 €1.262,5 2 €757,50 €1.515,00 3 €631,25 €1.893,75 4 €505,00 €2.020,00 5 €454,50 €2.272,50 6 €404,00 €2.424,00 7 €378,75 €2.651,25 8 €353,5 €2.828,00 9 ou mais €328,25 €2.954,25

d)O regime legal de utilização dos fogos é o estatuído na lei geral civil apli-cável ao arrendamento para habitação, conjugado com o artigo 126º do decre-to-lei n.º 280/2007, de 7 de agosto, sem prejuízo da legislação aplicável ao arrendamento social, designadamente a lei n.º 81/2914, de 19 de dezembro.

e)a atribuição do direito ao arrendamento é feita na modalidade de con-curso de classificação;

f)O concurso encontra-se aberto de 27 de Março a 11 de Maio de 2015, sendo válido pelo prazo de 1 ano.

g)O programa de concurso poderá ser consultado ou obtido, durante o ho-rário de expediente, das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h na secção administrativa e de Modernização da câmara Municipal de alcobaça, sita na Praça João de deus Ramos, em alcobaça, ou através do sítio da internet www.alcobaca.pt

Para constar se lavrou o presente e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

E eu, Maria Helena Martins de Figueiredo Barbosa, chefe de unidade admi-nistrativa e de Modernização, o subscrevi.

Paços do concelho de alcobaça, 11 de Março de 2015.

o Presidente da câmara Municipal,(Paulo Jorge Marques inácio, dr.)

imóveis

vende-se

Page 20: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

quintA-FEiRA 19 MARÇO 2015sAúdE/lAzER 19

AlcobAçA

Belo Marques 262 582 115

Campeão 262 582 156

Epifânio 262 505 580

Magalhães 262 582 455

Alfeizerão

Alfeizerão 262 999 605

AljubArrotA

taveira 262 508 268

bárrio

serra 262 503 547

beneditA

Alves 262 925 510

nova 262 929 121

ÉvorA de AlcobAçA

são tiago 262 581 610

fAmAlicão

Ribeiro 262 560 096

juncAl

Central 244 470 015

nAzArÉ

Ascenso 262 551 106

Maria Orlanda 262 552 117

silvério 262 552 394

sousa 262 569 120

PAtAiAs

laborinho 244 589 162

são mArtinho Porto

Central 262 928 475

turquel

Popular 262 919 112

Alcobaça19 Belo Marques20 Epifânio21 Magalhães 22 Campeão23 Belo Marques24 Epifânio25 Magalhães

Privilegie de um creme de barbear hidratante

Cuidados pós-barbearde acordo com a MtC (Medici-

na tradicional Chinesa - Medicina Energética), a diabetes é classificada como um síndrome Xiao-Ke. O ter-mo Xiao-Ke remete-nos de imedia-to para dois sinais importantes da doença: o emagrecimento progres-sivo (Xiao) e a sede intensa (Ke).

Os antigos energeticistas con-sideravam que a diabetes estava relacionada com comidas ‘gordu-rosas’ ou ‘doces’ em excesso, com

Contributo da Medicina Energética

Filipa Baiãomedicina energética

diabetes mellitus

receita da semanafarmáciasde serviço

factores emocionais e com uma constituição deficiente em Yin (indivíduos com uma saúde débil desde a infância).

sede, perda de peso, fadiga e açúcar na urina são uma consequência destes factores que afetam não só o pâncreas, como também o pulmão, o baço e o rim. A importância do rim é destacada em ‘Fórmulas importantes’ (702-762):

‘A origem da diabetes é a insuficiência renal. quanto mais aguda é a doença, mais açucarada é a urina. (...) Verifica-se que os alimentos consu-midos transformam-se em açúcar e este vai para a bexiga; se o qi (energia) renal é forte, o açúcar transforma-se em quinta essência e vaporiza-se por todo o corpo. Os efeitos desta vaporização são a transformação da quinta essência em gorduras, sangue e massa magra ou muscular quando entra na medula’.

nesta última citação depreende-se que a quinta essência, proveniente dos rins, está destinada a nutrir o corpo. logo, se os rins não participarem no processo, o açúcar não chega às células.

Referências à diabetes surgem em todos os textos antigos, encontrando-se incluída na lista de 11.000 doenças referidas no livro clássico ‘A Collection of diseases’ por Wang shou. O autor recomendava pâncreas de porco como tratamento, tratamento similar ao tratamento moderno com insulina. Para testar a presença de açúcar na urina usava um método ‘particular’ que consistia em pedir ao paciente para urinar sobre um tijolo largo e liso e verificar se se juntavam formigas para recolherem o açúcar. Este método de testar a urina surgiu mais de mil anos antes do teste inventado por Richard thomas Williamson (1862-1937), autor do livro ‘diabetes Mellitus and its treatment’ (1898).

Ao longo de várias dinastias, o estudo da diabetes foi evoluindo tanto na sua etiologia, como no seu tratamento. no que toca ao tratamento, a dietética perdurou como uma das terapêuticas mais importantes, tal como descrito por sun si Miau: ‘adoptando um regime alimentar correcto, a doença pode melhorar sem preparações medicinais de outros tratamentos’.

A dietética em MtC engloba várias particularidades, nomeadamente: os alimentos são recomendados tendo em atenção as propriedades energé-ticas e terapêuticas que possuem e as características do paciente, como por exemplo a idade e a actividade física, e ainda o método de preparação dos alimentos e a estação em que nos encontramos.

na diabetes, um dos alimentos recomendados são os espinafres pois são considerados de natureza ‘fresca’, tonificam todos os órgãos, lubrificam os intestinos, aliviam a sede e promovem a diurese ao fortalecer os órgãos digestivos e ao eliminar o Calor. Assim, um dos tratamentos recomendados envolve ferver espinafres e galinha e beber uma chávena deste caldo três vezes ao dia.

A par da alimentação, reitera-se a importância da existência de actividade física. Chao Yuan Fang, no tratado das ‘Causas e síndromes de enfermidades’ (610 d.C) recomendou exercícios respiratórios e corporais para o tratamento da diabetes, recomendação esta que se mantém fundamental mesmo actualmente.

Em suma, a diabetes é uma doença complexa que afecta todo o organismo, mas que pode e deve ser prevenida e combatida através da alimentação, do exercicio fisico e respiratório e do controle dos factores emocionais.

ligue o forno e regule-o para os 180 º C.

lave os pimentos, corte-lhes a parte de cima de modo a eliminar o pedúnculo, limpe-os de sementes e películas brancas. Polvilhe o interior com sal e deixe a escorrer com a parte cortada virada para baixo.

Ponha o azeite um tacho e junte a cebola picada finamente. logo que a cebola comece a ficar translúcida, junte o alho picado e a carne picada. deixe fritar em lume médio a forte. Refresque com o vinho branco, deixe evaporar o álcool e tape. Reduza o lume e deixe cozinhar suavemente.

Entretanto, lave a courgette, elimine as pontas e pique-a em cubos pequenos. Junte a courgette à carne, mexa e deixe cozinhar durante alguns minutos até estar tenra. tempere com sal e pimenta moída na altura. Retire do lume e junte o arroz cozido. Misture bem e perfume com folhas frescas de hortelã picada.

divida o recheio pelos pimentos sem encher demasiado. Cubra a superfície com um pouco de queijo, a seu gosto, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Emprate e sirva com uma salada verde e…Bom Apetite!!!

José Miguel Gedeãocozinheiro

InGredIentes4 Pimentos pequenos 300g de Carne picada

1 Courgette1 Chávena de chá de arroz cozido

1 Cebola pequena2 Dentes de alho

20cl Vinho brancoFolhas frescas de hortelã

Queijo para fundirAzeite

Sal

Pimentos Recheados

se a pele, de uma forma geral e, em particular após o barbear, fica muito seca, deverá privilegiar o uso de um creme de barbear hidratante e um bálsamo hidratante e sem álcool, eventual-mente com um elemento calmante, como o aloé vera.

A pele seca tem maior tendência para o envelhecimento precoce, pelo que deverá ser dada atenção ao uso de cremes hidratantes com moléculas com ação antiradicais livres. É o caso das vitaminas C e E e do resveratrol, en-tre outras.

usar um retinoide tópico ao dei-tar (isolado ou em associação) também poderá ser importante. A proteção solar é o fator de prevenção mais importante do envelhecimento cutâneo, através da ação da radiação ultravioleta, pelo que é acon-selhado usar um fotoprotetor diário (que muitos cremes hidratantes de dia já trazem incorporados).

Em condições de exposição solar intensa, deve ser usado um fotoprotetor de índice 50+, particularmente os que

contêm écrans físicos, como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio. quanto ao modo de barbear, quer a máquina quer a lâmina são válidas, desde que tenham qualidade. uma boa máquina é melhor que uma má lâmina e vice-versa.

Os cuidados que os homens que têm uma pele sensível de-vem seguir

Para evitar potenciais sensibilizações, os cremes ditos para peles reativas e intolerantes têm habitual-

mente um número muito reduzido de consti-tuintes. Opte preferencialmente por este tipo

de produtos.Alguns têm métodos de dispensa cujas

características de estanquidade que lhes permitem não adicionar conservantes.

Fragrâncias, corantes e álcool são tam-bém potenciais fontes de sensibilização ou irritação.

se existe uma patologia cutânea, é aconselhável não barbear. Até o pro-blema estar superado, use um apara-dor que deixe o folículo com um a dois

milímetros.

Page 21: 5 10 Empresária quer prestar - Região de Cister · de moldes, lanifícios, calçado etc… Deverá ser possível criar ... espaço do edificado e reabriram-se os arcos da portaria

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 19 mARço 2015

Saudade por estar fora...Viver fora é algo que cada vez mais se vive, se sente nas nossas

vidas. Tenho amigos em todos os cantos do mundo. uns que

foram porque queriam mais, outros porque não aguentavam

ter tão pouco, ou nada. Fugir do País é hoje algo que não deve

ser visto como uma derrota mas sim uma grande vitória. Eu saio

do País duas a três vezes por mês e devo admitir que voltar é

quase tão bom como sair. A expectativa de voltar, de saber o

que mudou. nas nossas vidas de hoje procurar ser melhor passa

na minha opinião por procurar sair mais. Sair de Alcobaça e ter

a certeza que voltaremos melhor. Sair das nossas fronteiras,

muitas das vezes impostas por nós mesmos, é a única forma de

podermos ser mais ricos, mais humanos, mais criativos. quando

se sai tudo se olha com outros olhos. os filmes, as músicas, as caras,

os vestidos e os fatos completos com gravata de outras cores. Viajar

hoje não pode ser diferente de emigrar. Acho que quem emigra é

na verdade um sortudo porque consegue sair donde foi menos feliz

e começar de novo. E na vida não deve haver melhor sensação do

que começar de novo. um dia perguntaram-me onde vivia. não

saber responder foi das melhores e mais estranhas sensações que

tive. Ser mais um por aí torna-me mais consciente e sobretudo

mais atento. ontem [segunda-feira] toquei em Washington

DC para num dos mais emblemáticos centros de cultura do

mundo. Estavam talvez umas 500 pessoas na plateia e uns bons

milhares a ver através da internet. Chegar ao hotel e perceber

que os amigos de sempre te viram a milhares de quilómetros

de distância é também uma forma de querer chegar a casa.

Chegar a Alcobaça mais inspirado e mesmo que nada mude,

saber que aquela é a minha cidade... ou uma das muitas que

são minhas... A expectativa de voltar, de saber o que mudou...

nada, nunca a palavra nada me soou tão bem....

…revisão

…a fechar

…antevisão

Vivo por aí

> A visita da rainha Isabel II a Alcobaça

> Faleceu antigo defesa Ferrinho

> Novo partido apresenta-se

o historiador Rui Rasquilho revisita, no “Espaço memó-ria”, a visita da rainha Isabel II a Alcobaça, em fevereiro de 1957. Recorde os pormenores da presença da monarca.

Foi ontem a enterrar, em marrazes, Francisco Ferrinho, antigo jogador do nazarenos, que integrou a equipa dos alvinegros que esteve à beira da subida à 1.ª Divisão em 1980/81. Tinha 61 anos.

o Partido Democrático Re-publicano apresenta-se publicamente em Leiria, no próximo sábado, pelas 15 horas, no Centro Cívico Eça de queiroz. marinho Pinto lidera o novo partido.

câmara recebeu tranche de 7,4 milhões de euros esta semana

Nazaré recebe dinheiro do apoio de urgência

A Câmara da nazaré já recebeu os 7,4 milhões de euros relativos ao Apoio Transitório de urgência. Trata-se da primeira tranche do empréstimo contraído junto da Direção-Geral do Tesouro. “Vários fornecedores já foram

ressarcidos de valores que estavam em falta, através deste apoio”, es-clareceu a autarquia, frisando que a verba “irá permitir o pagamento a vários serviços e fornecedores, tais como a ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Centro Escolar de Valado dos Frades e Centro Escolar

da nazaré, e Recifes Artificiais”.“A concessão deste empréstimo

à nazaré, cuja adesão mereceu o voto contra da oposição, permite à gestão da Câmara (PS) efetuar o pagamento de faturas cofinan-ciados por fundos comunitários, e evitar o incumprimento de prazos para o fecho da execução financei-ra dos projetos em causa, tais como os Centros Escolares e os Recifes Artificiais, bem como processos judiciais no âmbito das dívidas decorrentes do não pagamento de faturas”, declarou Walter Chi-

charro, presidente da Câmara da nazaré.

Para o autarca, através do Apoio Transitório de urgências, conse-guiu-se resolver um problema.

“Sem este apoio, corríamos o risco de pagar, na totalidade, as obras já realizadas, situação que agravaria a já desfavorecida situação finan-ceira da autarquia”, frisou.

A autarquia está a braços com uma dívida de 40 milhões de eu-ros e ainda aguarda a conclusão da candidatura que apresentou ao PAEL.

alpedriz

Atividades marcam 500 anos do Foral

Comemoram-se amanhã os 500 anos da outorga do Foral de Al-pedriz por D. manuel, às 18 horas. Além da palestra, haverá uma dra-matização pelos alunos da EB1/JI de Alpedriz, uma dança pelos alunos da EB1/JI de montes e uma atuação da orquestra Juvenil de Alpedriz.

alcobaça

Biblioteca acolhe ação de formação“mãos à Horta” é o nome da

ação de formação, que terá lugar na Biblioteca de Alcobaça, a partir de 27 de março. Com o objetivo de fomentar o contacto com a terra e destacar os benefícios para a saú-de que a agricultura proporciona, a ação decorrerá em quatro sessões.

lisboa

Antologia de Poesia lançada

o Auditório dos oceanos do Ca-sino de Lisboa recebe, no próximo sábado, pelas 16 horas, a sessão de lançamento da obra “Entre o sono e o sonho”. São sete os es-critores alcobacenses que assinam a Antologia de Poesia Contempo-rânea da Chiado Editora.

Nuno Gonçalves