5 Erros fatais que se cometem na internet

50

description

Não sendo mais uma "receita" milagrosa, daquelas que anunciam resultados inacreditáveis num abrir e fechar de olhos, tenho como grande foco consciencializar a audiência para a importância de afinar a sua comunicação digital começando por evitar alguns dos mais frequentes (e graves) erros que, por total desconhecimento da matéria, com regularidade se cometem.

Transcript of 5 Erros fatais que se cometem na internet

Introdução

Este ebook, criado em parceria com a Academia de Marketing Digital tem como grande objectivo facilitar o caminho de qualquer empresa ou empreendedor que se queira destacar dos demais concorrentes optando estrategicamente pelo mercado digital.

Não sendo mais uma "receita" milagrosa, daquelas que anunciam resultados inacreditáveis num abrir e fechar de olhos, temos como grande foco consciencializar a nossa audiência para a importância de afinar a sua comunicação digital começando por evitar alguns dos mais frequentes (e graves) erros que, por total desconhecimento da matéria, com regularidade se cometem.

Para um melhor entendimento desta matéria, e recolha de informação, recomenda-se aos leitores o uso de um caderno de capas rijas e uma caneta para anotar tudo aquilo que fizer sentido para si neste momento.

Convidamos-te também, a perceber um pouco mais como funciona a nossa Academia de Marketing Digital, de maneira a ganhares mais e melhores competências e dessa forma comunicares eficientemente na internet.

5 ERROSFATAIS

QUE SE COMETEM NA

INTERNET

1º ERRO

Não ter um site ou um blogue cuidado, e com uma

aparência profissional

Desde cedo que conhecemos a expressão "Não existe uma segunda hipótese de causar uma boa primeira impressão." E ela também é válida para o mercado digital.

Quando iniciamos a nossa comunicação neste ambiente "digital", tendencialmente apontamos o nosso foco e energias para tudo o que se passa nas redes sociais, e de que forma é que conseguimos interagir com os outros - os nossos amigos e seguidores.

Esta parte, é só uma continuidade da nossa estrutura digital que, no "4º Erro", vou falar em pormenor. Assim sendo deves distribuir de forma inteligente as tuas prioridades no que diz respeito á construção de uma presença digital atractiva, sustentada e profissional.

Deixou de existir lugar para amadorismo "barato" neste mercado. Aliás, nem é "sexy". Todo o cuidado que tivermos com a aparência do nosso site deve ser levada em conta, no sentido de mostrar ao mundo o que de melhor temos dentro.

Neste sentido deves procurar os melhores dentro da área e não "poupares" neste investimento. A factura que se paga da falta de profissionalismo é muito superior ao investimento que se faz neste serviço.

Posto isto deves ter um blogue ou site com uma aparência imaculada. Todos os visitantes que te chagam ao teu espaço devem, no mínimo, ter vontade de lá voltar.

Caso estejas a iniciar, e não percebas muito da matéria, fala com a empresa onde tens os teus domínio alojados e tenta saber se eles te podem ajudar nesta tarefa. No "erro" a seguir a este vou falar da importância de ter um bom serviço de alojamento e, embora não refira esta parte, ela deve ser levada em conta no momento de decidires qual é a empresa que te vai "receber" durante a tua "estadia" aqui neste mercado digital.

2º ERRO

Descurar um bom serviço de alojamento

Sempre que falo em alojamento, lembro-me das pessoas que compram ou alugam um T1 dando a máxima importância ao preço, e depois colocam lá material que nem cabe numa vivenda com 4 quartos !

Em paralelo com esta analogia, estão todos os desafios que serviços desta natureza atravessam e que, por desconhecimento da matéria, optarmos pelo mais barato, ficamos aquém de um que corresponda ás nossas expectativas.

Se existe algum conselho que te possa passar neste momento é que escolhas trabalhar, não só com os melhores dentro da área, como privilegies o relacionamento com a empresa, ou pessoa que te trata do plano de alojamento. Problemas acontecem, e tu, nestes momentos vais querer ter por perto as pessoas que te possam ajudar a soluciona-los de forma célere.

Mais uma vez, e tomando com exemplo, o meu pessoal, trabalho á cerca de 6 anos com a Hostinet (Sim, antes de sermos parceiros de negócio, trabalhámos vários anos sem nos conhecermos pessoalmente), e a nossa parceria só resultou porque o profissionalismo demonstrado em todas as minhas solicitações aos desafios que encontrei pelo caminho, foi manifestado de forma ímpar. Ao ponto de, mesmo sem ganhar um centavo com a Hostinet(embora eles sempre tivessem um excelente programa de afiliados), recomendei avidamente os seus serviços a todos os que no meu caminho se cruzavam com a pretensão de desenvolverem uma presença profissional na internet.

3º ERRO

Tentar vender tudo a todos

Uma das piores maneiras de olhar para internet é com uma "sede" evidente de querermos fazer negócios, custe o que custar - A dos resultados imediatos.

Apesar de esse ser um dos principais objetivos da nossa comunicação digital, não é certamente com essa "fome" que devemos abordar este mercado. Embora as perspectivas de crescimento de uma empresa sejam aliciantes, quando juntamos uma boa estratégia de marketing digital ao nosso plano, é imperioso ter por perto as pessoas ou o conhecimento correcto para não comprometermos todo o desenvolvimento da nossa comunicação.

Nas nossas formações trabalhamos o marketing de atracção. Na base está a nossa marca, e todo o conteúdo de valor que podemos aportar à nossa audiência. Não existe melhor forma de interagir com as pessoas que não seja através do nosso marketing centrado na partilha gratuita e voluntária de bom conteúdo.

Como exemplo disso tens este ebook. Quanto é que pagaste por ele? Nada, certo! E estás a gostar? Aposto que sim! E não tem a ver com a vaidade de podermos achar que somos os melhores do mundo, ou algo parecido, nada disso. Apenas temos a consciência daquilo que o mercado precisa é de que forma o podemos ajudar. É, de certa maneira, uma forma de podermos retribuir o quão generoso este mercado tem sido connosco.

Quando entendes isto tudo fica mais simples, e são as próprias pessoas que te vão escolher para fazeres negócios com elas. Nesse instante deixas de te preocupar em procurares clientes para os teus produtos ou serviços, e passas a ser procurado para forneceres o teu "material".

Eu levei largos meses a perceber esta parte. Dei alguns tiros nos pés, e estraguei alguns potenciais clientes por não saber como lidar com eles.

Esta situação válida um pensamento que tenho, e que com regularidade partilho - Pior do que não ter clientes, é não saber o que fazer com eles no momento em que eles chegarem.

4º ERRO

Não ter uma estratégia definida

Em Alice no país das maravilhas de Lewis Carrol, o gato de Cheshire, á pergunta colocada por Alice sobre qual caminho deveria escolher responde: "Se não souberes que destino queres seguir, qualquer caminho que escolhas serve !"

Quando o nosso "Porquê" é forte o suficiente, o "Como" aparece com relativa facilidade. Esta frase, recolhida nem sei bem onde, demonstra na integra, o que define as nossas escolhas, e nos coloca nos trilhos que, inconscientemente necessitamos de estar.

Ser empreendedor é, mais do que uma simples associação ao mundo empresarial, um modo de estar e "viver a vida". Neste contexto, existem muitos factores que determinam o nosso sucesso, e que de certa forma alimenta a chama que nos faz percorrer a "milha extra". Mesmo assim, e considerando todas as fontes motivacionais, bem como todos os requisitos necessários a esta forma de viver como válidos para o bom desempenho do "empreendedor", isto só, não chega.

Perceber, aceitar, e aplicar uma boa estratégia de Marketing Digital está na base de qualquer estrutura que se queira destacar das demais.

Empresários, e empreendedores mais experientes, sabem deste pequeno (Grande) detalhe.

Neste ponto, e considerando aquilo que, não só serão as bases necessárias para que esta estrutura seja edificada, como consiga gerar os resultados pretendidos, vamos partilhar contigo os 9 pilares mais importantes de uma estratégia de marketing digital:

Email Marketing

Sempre que alguém te encontra, e se interessa pelo teu conteúdo -por aquilo que tens para oferecer (seja um produto, serviço, ou projecto que estejas a promover) - quer saber mais acerca de ti.

Nesse seguimento procura algo para colocar a sua informação ( um formulário onde anuncie uma newsletter da tua empresa, ou banner que indique algo mais ), e, dessa forma, autorizar-te a comunicares com ele com uma maior proximidade.

Este é o primeiro passo para o inicio daquilo a que chamo um "relacionamento digital".

De entre os muitos objetivos que possas ter com a tua comunicação online, nunca te podes esquecer de um dos principais - fazeres vendas. Partindo do principio que o teu plano de marketing contempla uma estrutura profissional de comunicação digital, e que o teu sistema de email marketing (o teu autorresponder), está "afinado" para se comunicar com o contacto de maneira a conduzi-lo à compra do teu produto ou serviço, é extremamente importante que percebas toda esta mecânica de forma a que, sempre que necessário, a possas medir, e fazer as devidas correções de maneira a que converta o maior numero de contactos em clientes efectivos.

Facebook

O Facebook é, como já te deves ter apercebido, a maior rede social existente à face do planeta, com cerca de 1,44 mil milhões de utilizadores, sendo 4,7 milhões de Portugal.

Estamos, quer queiramos ou não, perante um colosso da comunicação social digital.

Para quem quer socializar e fazer novas amizades potenciando os seus pontos de vista, tem aqui uma excelente oportunidade para o fazer. Para quem tem um negócio, seja ele de que natureza for, ter lá uma presença profissional, atractiva com uma comunicação bem estruturada, pode ser o seu passaporte para a independência financeira (como existem já vários relatos).

Dentro desta comunidade existem vários formatos de anúncios que podem ser usados para fazer chegar a nossa mensagem ao maior numero de pessoas possível, mas, com um grande detalhe - Mostrar o nosso anuncio apenas a pessoas que estejam interessadas no que nós temos para comercializar.

Landing Page

Ou página de "aterragem", é onde os teus visitantes "aterram" quando chegam até ti.

Convém que, não só tenha um aspecto agradável, como boa navegabilidade, elucidando ao mesmo tempo cada visitante com a tua mensagem (aquilo que queres partilhar).

Se existe sítio no mundo, onde podemos ser quem queremos realmente ser e, caso as coisas não estejam a correr como planeámos (no inicio, quase sempre não corre), alterarmos o percurso sem grandes prejuízos ou investimentos avolumados, esse sítio chama-se internet. A tua landing page é uma das partes mais importantes do teu negócio. Ela é responsável pelo impacto que os teus visitantes recebem quando a visitam pela primeira vez -certifica-te que é memorável !

Imagina que tens um escritório numa rua bem movimentada de Londres. E que, sem a conheceres de parte alguma, entra uma pessoa pela porta adentro, procurando uma informação acerca do teu serviço. Que impressão gostarias que ela retivesse acerca do teu espaço comercial ? O que gostarias que ela respondesse quando alguém lhe perguntasse "Que escritório era aquele que ela entrou"?

É com base nessa informação que a tua página de "aterragem" deve ser construída.

Gestão de Redes Sociais

Entre todos os passos que fazes na internet para divulgares o teu conteúdo, existe um que é extremamente importante (diria que, quase vital para o crescimento da tua actividade), chama-se sindicância. Este "palavrão" nada mais é do que, partilhares de forma estruturada o teu conteúdo nas redes sociais.

Depois de uma presença, também, bem estruturada e profissionalmente criada nas principais redes sociais, deves perceber minimamente como é que cada uma delas funciona, e de que forma as pessoas interagem com as suas (e com as tuas) publicações.

Tudo o que lá partilhas, e da forma como partilhas, vai determinar a tua autoridade neste mercado. As pessoas vão-te seguir (ou não), e é nessa atracção que as colocas dentro do teu funil de marketing, dando lugar ao teu sistema de email marketing.Resumindo e concluindo. Gerir todo este processo de exposição é imperioso e determinante para consistência da tua mensagem. Não esperes "Grandes" resultados se não tiveres aqui uma "grande" prestação. Todos os detalhes contam quando decidimos encarar este mercado de forma profissional, e com um plano detalhadamente estruturado para os objetivos que traçámos.

Criação de Website

O centro de todos os teus acontecimentos.

Existem vários factores que deves ter em consideração quando falamos de um site. O primeiro, e para mim um dos mais importantes, é saberes para que queres o website.

Que tipo de comunicação e conteúdo queres lá colocar. Que imagem queres que as pessoas tenham (e fiquem), quando visitam o teu website, mesmo sem saberem exactamente aquilo que tu fazes.

Estas são algumas das perguntas mais importante que te deves fazer na altura de construíres, ou remodelares, o teu website.

Vejo com muita regularidade empresas, e empreendedores, que não conseguem dar a expressão que os seus negócios merecem (e tem n mercado tradicional), simplesmente porque o seu site não acompanha o mesmo profissionalismo e rigor que eles tem fora da internet.

Da mesma forma também sou confrontado com, websites espectaculares, com designs e navegabilidades muito apelativas , mas que estão completamente desenquadrados com o que estão a comunicar.

São dados diariamente autênticos "tiros nos pés" por descurarmos este "pequeno grande" detalhe.

Não adianta escolheres a melhor empresa de web design e programação existente no planeta para te construírem o teu site, se não tiveres bem claras as repostas ás perguntas que te faço acima.

Todos sabemos que conteúdo é rei, e vai ser sempre o que te vai distinguir dos demais players deste mercado. Neste seguimento, e depois das respectivas respostas dadas, com todas a certezas bem assentes em papel, vamos tratar da qualidade de imagem, da inserção de vídeos bem trabalhados, e da criação de textos bem elaborados, de forma a tornarem mais agradável o teu espaço online. Tudo isto é conteúdo, e deves ter a preocupação de tratá-lo como ele merece ser tratado - como um rei !

Campanhas de AdWords

O Google é nosso amigo, e tu queres que ele seja um dos teus melhores amigos. Vamos aceitar, interiorizar, e manifestar este principio como um dado adquirido (fica mais fácil de trabalhar assim).

As campanhas de Adwords é o principal serviço deste motor de busca representado 96% do volume de facturação da empresa, o que totalizou cerca de 37 Bilhões de dólares em 2011.

Este serviço usa 2 conhecidos sistemas de publicidade pelos clientes mais experientes nesta matéria - o CPC (custo por clique), e o CPM(custo por mil visualizações)

É desta forma que, através de uma série de palavras chave, links, e outros mecanismos usados nestas campanhas, que o teu site, blogue, landing page, ou aquilo que queiras anunciar, irá aparecer na frente das pessoas que se interessam por esse nicho. Desta maneira altamente segmentada, a através de um orçamento que definas para a tua campanha, consegues ter diariamente centenas de pessoas (ou até mesmo milhares, dependendo do volume do teu orçamento), a olharem para a tua mensagem.

Google Analytics

Como dizia Albert Einstein, "tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado." E não podia estar mais certo este senhor. Aqui também não é diferente. Aliás, desde que tenhamos a ferramentas certas, e os mecanismos de medição apropriados, conseguimos afinar tudo para que nos dê um melhor desempenho.

Neste caso contamos com este espectacular serviço da Google, para medir eficazmente tudo o que se passa com o nosso site.

Desde a quantidade de visitas diárias, as horas em que obtivemos essas visitas, á região demográfica de onde vieram esses visitantes, ao tempo que passaram no nosso site (incluindo numero de páginas visitadas, artigos, etc), conseguimos ter acesso, quase em tempo real, a toda esta informação.

Só assim é possível afinar a estrutura, e colocá-la na rota dos nossos objetivos.

Este é mais um serviço disponibilizado pelo nosso "amigo" Googlede forma gratuita.

Consultadoria Digital

Este é o ingrediente que falta para dar cor, cheiro, e sabor a toda esta "receita" que aqui partilhamos contigo.

Trabalhar de forma transparente e altruísta é, e será sempre, um dos nossos valores enquanto empresa de marketing Digital, preocupada em deixar este lugar um pouco melhor do que aquilo que o encontrou. Neste sentido, e porque por uma questão de princípios, nos preocupamos com todas as empresas ( e empreendedores em geral ) que ainda não dedicaram a devida atenção a cuidar deste mercado, com o objectivo de perceberem um pouco melhor a maneira como nele se comunica, resolvemos fazer as "coisas" de maneira diferente. Partilhar livremente tudo o que sabemos para que todos, mesmo aqueles que não reúnem (ainda) as condições para poderem usufruir dos nossos serviços e de outros colegas, possam saber o que fazer para vingar neste tão competitivo, e por vezes complexo, mercado digital.

Desta forma, conseguimos servir, segundo o nosso entendimento, 2 propósitos; ajudar todos aqueles que se queiram destacar dos demais concorrentes optando inteligentemente pelo mercado digital; e mostrar de forma desprendida, todo o valor que temos enquanto empresa que se dedica a comunicar por esta via á cerca de 6 anos.

Vídeo/Fotografia

É fácil e muito intuitivo, perceber como é que a fotografia ganhou tanta notoriedade nestes últimos anos. Até o nome de "Selfie", desconhecido por muitos até à bem pouco tempo, começou a fazer parte do nosso vocabulário de forma fluente e corrente na comunicação dos nossos dias.

Com esta tendência nasceram e cresceram algumas redes sociais interessantes que trabalham "profissionalmente", não só, a dita "Selfie", como outras imagens, como é o caso do Instagram e Pinterest.

De uma maneira geral, até é bastante fácil, intuitivo, e em alguns casos, viciante, tirar-mos a foto com o nosso smart phone, e subirmos a qualquer uma dessas redes sociais (que por sinal até já temos o nosso aparelho apetrechado com o respectivo aplicativo), seguido de um breve comentário.

O vídeo, sendo mais recente a sua tendência, e podendo-se tornar muito mais poderosa, a sua utilização, requer já alguma "destreza", conhecimento, e competência, se quisermos passar uma boa mensagem. Nada que não se consiga com algum conhecimento e bastante treino.

Segundo os entendidos na matéria, o vídeo vai revolucionar a forma como comunicamos neste mercado, nos próximos anos.

Conseguimos, com alguma clareza, antever esta tendência, uma vez que já são algumas as plataformas que estão a privilegiar esta maneira de comunicar, como a preferida pelas audiências. O Facebook, embora seja uma rede social, é um exemplo de uma estrutura que está a acompanhar esta evolução de tal forma que apostou na introdução de vídeo nos morais dos seus utilizadores. Embora ainda com pouca qualidade, o objetivo é aproximar a imagem de uma reprodução idêntica ao Youtube ou Vimeo.

Nestas alturas, quem tiver a ousadia, a coragem, e a atitude certa de fazer o que tem de ser feito para, mais tarde recolher os frutos, é quem mais se vai destacar dos demais concorrentes.

5º ERRO

Não produzir conteúdo de qualidade

Se fossemos esmiuçar este ponto, como ele merece ser relatado, certamente tínhamos conteúdo para um só ebook. Mesmo assim, queremos aqui sensibilizar-te para a importância da produção de conteúdo como sendo o elemento fulcral de toda a comunicação digital.

Se não vejamos.

Se chegaste até aqui, foi porque existiu um anúncio que te prometia ensinar como te deves precaver de "amadorismos baratos" que, apesar de não te trazerem resultados sustentáveis para as tuas actividades, podem denegrir a tua presença na internet. Esta partilha, só existe porque tu achaste o Conteúdo deste ebook relevante. De outra forma, estarias provavelmente a fazer outra coisa.

Mais importante do que bom conteúdo, é a produção de conteúdo. Ou seja. Para chegares ao conteúdo de qualidade, tens de produzir muito conteúdo. Nessa produção, vai estar "material" que poderá não ser ainda aquele que tu desejas produzir. Mesmo assim, o meu incentivo para ti é que nunca deixes de produzir só porque achas que ainda não és aquele "Paulo Coelho" que todos desejariam ler.

Conteúdo é Rei (ponto final parágrafo).

Depois de estar tudo (ou quase tudo), inventado, tudo (ou quase tudo), dito, em que é que nós podemos diferenciar se nos quisermos destacar dos demais players deste mercado?

Hoje, e passados 6 anos de dedicação a este mercado digital, dou por mim a pensar, enquanto faço o meu "zapping digital" pelas principais redes sociais para ver como anda o mundo, como é que uma empresa se destaca das demais, se todos os seus "concorrentes" e outros parceiros de negócio, já sabem tanto ou mais de marketing, do que ela ! Como é que podemos continuar a ser especiais, e a primeira escolha de quem nos visita, se já está tudo mais do que explorado e descoberto ?

A resposta, continua a ser a mesma - Conteúdo.

Conteúdo é rei, e vai continuar a ser por muitos, largos e bons anos.

Nós, enquanto empresa especialista neste segmento de comunicação digital, primamos acima de tudo pelo conteúdo de valor, com qualidade, e que, acima de tudo, agregue mais "valor" ao mercado. A um mercado que, não só está sedento de boa informação, como é "encharcado" diariamente com publicações que pouco ou nada contribuem para a sua evolução.

A partilha gratuita e espontânea estará sempre nas nossas preferências enquanto produtores. E, diga-se de passagem, é o que distingue qualquer empresa das demais.

Hoje, e graças às centenas de horas dedicados a produzir conteúdo de valor para uma audiência necessitada, conseguimos perceber com clareza, de onde vem o sucesso que, neste tão "curto" espaço de tempo, apresentamos - da Produção de Conteúdo (mais uma vez).

Conteúdo pode, e deve, ser produzido das suas mais múltiplas formas. Desde a escrita, passando pela fotografia, à produção de vídeo (uma das tendências mais fortes do momento, para quem quer "surfar a crista da onda" neste mercado digital), e gravação de áudios. Tudo serve quando queremos comunicar a nossa mensagem com o exterior.

Neste contexto, seguem-se algumas dicas que podem (e vão), fazer a diferença na tua comunicação, enquanto empreendedor, para este mercado digital.

Existe uma grande diferença entre "escreveres NA internet" e "escreveres PARA a internet". Ambos são considerados conteúdo, claro, mas os resultados dessa produção (e da forma como é feita) diferem bastante...

Quando escrevemos NA internet, o nosso foco é passar uma mensagem de valor com foco total no entendimento do nosso leitor. Existe uma vontade e um cuidado nítido em tratar de todo o vocabulário de forma a que faça sentido para a nossa audiência. O nosso objectivo é impactar de forma positiva os nossos leitores, para que eles consigam retirar da nossa mensagem o maior "sumo" possível.É desta maneira que, a maior parte de nós, iniciamos a nossa "jornada" de produtores, a partilhar de forma "desenfreada" tudo aquilo que sabemos é que, algum dia fez (ou está a fazer), sentido nos nossos projectos.

Este tipo de produção tem vantagens e, como em tudo na vida, desvantagens. É preciso conhecê-las para não nos surpreender-mos com os resultados das nossas mensagens.

Vantagens - É relativamente fácil conseguir uma audiência que nos siga e leia o que nós escrevemos (desde que tenha lá valor, como é óbvio), e, nalguns casos, nos recomende (e isso é o que se pretende - recomendações dos nossos leitores).

Desvantagens - Dificuldade de indexação nos motores de busca. Isto é, se estás familiarizado/a com o SEO (Search Engine Optimization), sabes que o teu texto deve cumprir alguns requisitos que queres que ele apareça nos primeiros resultados de busca da Google, sempre que pesquisarem pelo tema. No entanto, quando tentamos cumprir à regra com estas "afinações", deixamos de nos preocupar com o sentido que queremos dar ao nosso texto.

Analisemos agora a parte de escrever PARA a net.

Aqui, o foco principal é, como já te deves ter apercebido, a indexação nos motores de busca, sempre que alguém pesquisa pelos nossos temas.

È claro que nós vamos preocupar com o sentido que damos ao texto, mas em primeiro plano estão as palavras chave que lá colocamos, a forma com que os parágrafos estão distribuídos pelo corpo da mensagem, e quantas vezes repetimos as principais palavras, no nosso texto. Tudo conta, e mesmo que não faça assim tanto sentido, como escrever NA net, o importante é que o nosso blogue apareça nas primeiras pesquisas do Google.

Vantagens - Visibilidade devido a um possível bom ranking nos principais motores de busca.

Desvantagens - Maior esforço por parte do leitor para perceber o contexto da nossa mensagem, o que pode levantar algumas dúvidas, se saberemos ou não aquilo que estamos a "escrever" ...

Mas para entender melhor está mecânica, vamos dar uma olhadela aos números que descrevem a forma como o nosso artigo é lido (prepara-te porque, se fores como eu, vais-te surpreender com estes registos).

90% dos teus leitores, apenas lêem os títulos do teu artigo.

9% dos teus leitores, além dos títulos, lêem também os primeiros parágrafos, e algumas letras que se encontram destacadas (a bold, itálico, e outras formatações de destaque). A chamada leitura transversal.

1% Lê o teu artigo por completo e, se for interessante, até faz anotações nos seus cadernos.

Sabendo agora da existência destes números, estás certamente mais à vontade para produzires conteúdo de uma forma mais descontraída e, caso o teu interesse seja aumentares os visitantes ao teu blogue, centra-te na comunicação PARA a net. Caso seja distribuíres valor com qualidade pelos teus seguidores e, mesmo que o caminho para chegar a mais pessoas seja mais longo, estás disposto/a a fazê-lo, continua a escrever como se estivesses a pintar um quadro. Em que cada palavra, frase, e respectiva pontuação que lá colocas são combinações maravilhosas para preencherem, impactarem, e impressionarem os "olhos" de quem as lê.

Conselhos práticos:

Como diz o velho ditado "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!". Aconselhamos-te a fazer um mix dos 2 contextos de passagem de informação. Escreveres PARA a net, e escreveres NA net, pois asseguras desta forma uma combinação perfeita entre a "beleza", o valor, e o assunto do teu artigo, garantindo, ao mesmo tempo, uma boa indexação nos motores de busca, o que faz com que os teus artigos sejam seguidos.

Ainda assim, e porque sei que é dos maiores "tendões de Aquiles" de qualquer empresa ou empreendedor que se queira destacar dos demais concorrentes digitais da forma mais correta, vou também partilhar contigo 6 dicas de como podes (e deves) produzir mais e melhor conteúdo:

1 - Presta atenção ao que se passa á tua volta. Estar atento e no modo "On", com eu gosto de lhe chamar, é meio caminho andado para teres assunto. É como se adotasses uma postura de "jornalista", sempre pronto para o que aí vem.

2 - Lê com regularidade. Esta dica, não só vai fazer com que tenhas "tema de conversa", como vai agilizar a tua escrita, tornando-a mais atrativa e fluida. No fundo mais animada.

3 - Subscreve Newsletters.Dentro da tua área de actuação (nicho de mercado), vão existir temas de interesse que são partilhados de diversas maneiras, e formas de escrita. Perceberes "Como" e o "Que" anda a ser escrito consubstancia a primeira dica, e alimenta o teu "armazém".

4 - Anota tudo.Grandes ideias não tem hora para chegar. Grande parte das minhas ideias chegam durante a noite, podendo mesmo, em algumas situações despertarem-me para que as anote. Por isso o meu conselho é que te faças sempre acompanhar de um caderno de capas rijas, não chegar uma boa ideia e tu, por não estares preparado, não teres sitio onde anotá-la.

5 - Pede opinião.No final dos meus artigos, e em certas publicações que faço, tenho por hábito perguntar o que acharam do que leram. Gosto de perceber o que os outros pensam do que partilho. Este passo, não só vai "afinar" cada vez mais a minha comunicação, como permite que outros temas de conversa possam ser debatidos nos meus artigos, fazendo desta forma com que tenha assunto para falar.

6 - Tira fotografias.Existem, como tu bem sabes, várias formas de produzires conteúdo. Embora me identifique com as 3 mais utilizadas (escrito, imagem, e vídeo), dedico aqui especial atenção á imagem, não só como forma de animar e ilustrar os teus textos, mas também como dica para continuares a tua produção activamente.

6º ERRO(Este é de Bónus!)

Não fazer contas aos investimentos necessários

com uma estrutura Profissional de marketing

digital

Tudo isto custa dinheiro, como já te deves ter apercebido. Não tanto como uma estrutura tradicional , em que os encargos com uma loja, ou escritório, e todos os outros inerentes ao desenvolvimento do negócio em questão possam "assustar", mas mesmo assim devem ser levados em conta.

Posto isto, e porque queremos que tenhas as melhores informações acerca de como podes "vingar" com sucesso neste maravilhoso mundo digital, resolvemos fazer uma lista dos mais significativos para que te possas programar para estes investimentos:

Domínio - Cerca de €10,00 / ano (pode variar consoante as extensões .pt , .net ou .com )

Alojamento - Cerca de € 50,00 / ano (pode aumentar consoante a capacidade solicitada)

Autorresponder - Cerca de € 50,00 / mês

Recomendações

Assistimos com regularidade a gestores de negócios que, uns por desconhecimento, outros por “casmurrice”, tentam fazer tudo o que sabem e inventam naquilo que não sabem. O resultado está longe de ser o desejado, como era de esperar…

Independentemente do teu nível de competências, recomendamos que trabalhes com especialistas na matéria.

Como já te deves ter apercebido no decorrer deste ebook, num futuro não muito distante, não existirá mais lugar para “amadorismos baratos”. Neste sentido, as nossas recomendações são muito simples, claras, e objectivas!

Centra-te nas tuas competências, e tudo o resto delega aos melhores em cada área. Só assim conseguirás com que o teu

negócio ou projecto tomem as devidas proporções de tamanho.

Esperamos com este ebook, para além de te alertar para os maiores erros que se cometem dentro desta área, consciencializar todos os que com esta informação se cruzarem das boas práticas necessárias ao aparecimento dos resultados desejados.

Recomendações

No ano em que celebramos o nosso 10º aniversário percebemos que o maior erro que qualquer empresa que, não só se queira destacar das demais como manter-se activa, é não se actualizar.

Por isso introduzimos nos nossos serviços uma componente chave –a Formação.

Neste contexto, e sempre com a nobre missão de fazer com que os nossos clientes se destaquem dos demais com a ajuda da internet, oficializamos uma importante parceria com a Academia de Internet Marketing e Marketing Digital.

Um estratégico conceito focado nas competências dos nossos clientes para que, com a nossa ajuda e integrados nesta nova economia digital, consigam resultados extraordinários para as suas empresas e projectos de vida.

Assim sendo, e porque mereces o melhor, queremos agradecer toda a confiança depositada ao longo do tempo com uma Oferta de Peso!

Uma Avaliação de Maturidade Digital ( um dos serviços mais solicitados da nossa empresa, que tem como principal objectivo perceber como está posicionada a empresa ou imagem do nosso cliente no mercado digital ).

Para receberes o teu presente apenas tens de nos enviar um email com o teu nome (primeiro e último), numero de telemóvel e melhor hora para seres contactado/a, para [email protected] , e no assunto colocas a frase: “ Quero o meu presente!”

Aproveitando o mesmo email, gostaríamos de sabes a tua opinião acerca deste ebook, e de que forma ele te ajudou a esclarecer alguns dos erros mais comuns que se cometem neste mercado.

Foi útil para ti ?

Recebe da nossa parte um forte abraço e um Obrigado muito especial pelo tempo que investiste nesta leitura. Esperamos que tenha sido do teu agrado!