9º ano, o ano antes da grande mudança! …Optar por um Curso...

24
...9º ano, o ano antes da grande mudança! …Optar por um Curso Profissional. http://aecc.ccems.pt/index.php/spo [email protected] http://www.facebook.com/spo.fiaes Atualizado em 29.10.2016

Transcript of 9º ano, o ano antes da grande mudança! …Optar por um Curso...

...9º ano, o ano antes da grande mudança!

…Optar por umCurso Profissional.

http://aecc.ccems.pt/index.php/[email protected]

http://www.facebook.com/spo.fiaes

Atualizado em 29.10.2016

Ensino básico

Cursos Profissionais

CET - Cursos de Especialização Tecnológica

3º ano (12º)

2º ano (11º)

1º ano (10º)

Mundo do Trabalho

Ensino Pré-Escolar

Cursos Técnicos SuperioresProfissionais

Questão 1Porquê optar por um Curso Profissional?

A opção por um Curso Profissional dá resposta aos seguintes objectivos:-Continuação dos estudos até ao 12º ano;-Obtenção da formação profissional para entrar no mercado de trabalho após o 12º ano de escolaridade;

Um curso para “baldas”, para quem“não gosta de trabalhar”, nem “gosta daescola”;

Um curso “fácil”; Um curso para quem “não consegue

aprender”, para “quem não éinteligente”.

O que não é um Curso Profissional!!!

Questão 2Que certificação posso obter num Curso Profissional?

-Diploma de estudos secundários ( 12º ano) ;-Diploma de qualificação profissional nível IV;

Questão 3Quais os Cursos Profissionais que existem?

Na Coelho e Castro, no presente ano letivo, estão em funcionamento os seguintes cursos:

• Téncico de Animação Sociocultural;• Técnico de Desenho Digital 3D;• Técnico de Turismo.

A abertura dos Cursos Profissionais depende:- Prioridades definidas a nível regional;- Negociação da rede a nível concelhio;- Número de alunos inscritos.

Questão 4Há mais Cursos Profissionais?

Sim. Distribuídos por diferentes áreas profissionais. Mais informações em:

www.anqep.gov.pt

www.mp.anqep.gov.pt/

Questão 5Uma vez que a minha opção é continuar os estudos depois do 9º ano, num Curso Profissional, como devo escolhê-lo?

- É importante ter em atenção que o objectivo de um curso profissional é a preparação para o trabalho numa determinada área profissional – é importante saber se o curso a escolher está relacionado com a área pretendida.

Questão 5Uma vez que a minha opção é continuar os estudos depois do 9º ano num Curso Profissional, como devo escolhê-lo?

-Para cada curso está definido um perfil profissional / atividades fundamentais - que é importante conhecer antes de realizar a escolha;-Além disso é importante conhecer o plano de estudos (as disciplinas) de cada curso, refletindo sobre as potencialidades e dificuldades que possam oferecer em termos de resultados /aproveitamento.

Questão 6Como se organizam as disciplinas num Curso Profissional? A Componente Sociocultural é igual

em todos os cursos Profissionais Português Área de Integração Língua Estrangeira TIC Educação Física

A Componente Científicavaria de curso para curso, são também disciplinas teóricas como na componente Sociocultural. 2 a 3 disciplinas

A Componente Técnica, tem maior número de horas e varia de acordo com cada curso 3 a 4 disciplinas Formação em contexto de trabalho

Questão 7Quando o plano de estudos contempla Português, Matemática, Física e Química, História, …, estas disciplinas são iguais às dos Cursos Científico-Humanísticos?

Não. O programa destas disciplinas é diferente, embora tenham a mesma designação. O número total de horas por ano também é diferente.Em algumas disciplinas teóricas o programa está adequado especificamente ao Curso Profissional.

Questão 8Nos Cursos Profissionais é necessário ter nota positiva a todas as disciplinas do 10º ao 12º ano?Correto!Nos Cursos Profissionais as diferentes disciplinas estão divididas por módulos. Um aluno só poderá passar ao módulo seguinte se tiver tido aprovação no que o precede ou pelo menos realizar nova avaliação desse módulo.Desta forma é necessário avaliação positiva em todos os módulos!É importante acrescentar que no último ano e após o Estágio os alunos têm que realizar uma Prova de Aptidão Profissional.

Questão 8Nos Cursos Profissionais é necessário ter nota positiva a todas as disciplinas do 10º ao 12º ano?Para traduzir melhor a obrigatoriedade de ter aprovação a todos os módulos das disciplinas dos Cursos Profissionais, podemos usar esta imagem:- se o 9º ano fosse um Curso Profissional, seria

necessário obter nota positiva a todos os testes, de todas as disciplinas para poder concluir o 9º ano. Nos casos em que a nota do teste fosse negativa, o teste teria que ser repetido até obter nota positiva.

Questão 9E para além das notas, há mais coisas importantes?

Sim e bastante importantes.No exercício de uma profissão é importante o saber (que é dado pelas disciplinas teóricas), o saber fazer (que é dado pelas disciplinas técnicas e o estágio) e o SABER SER, condição indispensável enquanto pessoas e enquanto profissionais.O Saber Ser não se aprende em livros, é traduzido entre outros aspectos pelo nosso empenho nas tarefas, pelo desejo de aprender, de fazer bem e melhor, pela forma como nos relacionamos com o mundo e com os outros. Um bom profissional também necessita saber ser.

Após a conclusão de um Curso Profissional há duas alternativas:

- Continuar a formação profissional através de um Curso Técnico Superior Profissional ou um CET) – estes cursos têm a duração de 18 a 24 meses, conferem um Diploma de Qualificação Profissional nível V (mais informações em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa)

- Prosseguir os Estudos no Ensino Superior (ver questão 11)

Questão 10Vou para um curso profissional a pensar começar a trabalhar após o 12º ano, se mudar de ideias de que forma posso continuar os meus estudos?

Questão 11Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior?

Sim, mas é necessário ter em atenção alguns aspetosimportantes.Ter em atenção que partir do ano letivo 2012 / 2013 o Acesso ao Ensino Superior a partir de um Curso Profissional, foi alterado.

A candidatura ao Ensino Superior exige:- A conclusão do ensino secundário;- No caso dos alunos do Ensino Profissional - se pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior - são obrigados a realizar:

- Exame Nacional de Língua Portuguesa +- Exame Nacional de uma segunda disciplina bianual ou trianual dos Cursos Científico-Humanísticos;

- Atenção: O conjunto das notas obtidas nos dois exames realizados não pode ser inferior a 9,5;

- O Exame ou Exames que forem depois utilizados como provas de ingresso, isoladamente nunca poderão ter uma nota inferior a 9,5 (ver questão 12)

Questão 11Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior?

Ao candidatar-se ao exame tem contudo que ter em atenção que o conteúdo da disciplina ou disciplinas que frequentou no Curso Profissional não é igual à disciplina que tem o mesmo nome no Curso Científico-Humanístico e cujo conteúdo é alvo de exame. Pelo que é exigida uma preparação suplementar para além das aulas que tem no Curso Profissional.

Exemplo: Exame Nacional de Matemática - nas Ciências e Tecnologias é Matemática A, num curso Profissional com Matemática o conteúdo dadisciplina é diferente e tem um número de horas diferente, na maior parte dos casos inferior. É necessário fazer uma preparação suplementar para poder realizar esse exame.

Questão 11Após o meu curso profissional é possível candidatar-me ao Ensino Superior?

Questão 12Como saber quais as provas de ingresso (exames nacionais) necessários para os cursos que posso vir a pretender no ensino superior?No site http://www.dges.mctes.pt consultar Estudantes / Acesso ao Ensino Superior / Índice de Cursos.Neste site é possível saber quais os exames necessários para a candidatura a um determinado curso / instituição.Consultar também na página da Escola – Serviço de Psicologia e Orientação / Cursos Científico-Humanísticos.

ATENÇÃO – Em muitos casos as provas de ingresso pedidas / exame nacional nem sequer fazem parte dos planos de estudo de alguns dos Cursos Profissionais.

Questão 13Como é calculada a nota de candidatura ao Ensino Superior?

0,5 . Ingresso de Provas 0,5 . Secundário do Média acandidatur de Nota

Atenção! – A média do secundário pode variar entre 0,5 e 0,65, sendo alterado o pesodas provas de ingresso em função desse valor – 0,5 / 0,5 ou 0,65 / 0,35

Para obter a informação relativa a cada curso / instituição deve ser consultada a página doAcesso ao Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt) no “Índice de Cursos”

em que:CF = classificação final do curso (com arredondamento às unidades);MCD = média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos docurso, arredondada às décimas;FCT = classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às décimas;PAP = classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às décimas.

30,7PAP) (0,3FCT 2MCD CFC

Questão 14Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos?

1ª etapa calcular a CFC – classificação final de curso

em que:CFC = classificação final do curso;M = média aritmética simples dos exames realizados

10M3 7.CFC CFCPE

Questão 14Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos?

2ª etapa calcular a CFCEPE – classificação final de curso para efeitos de prosseguimento de estudos*.

* De acordo com o Despacho normativo n.º 1-D/2016

Questão 14Como é calculada a média do Ensino Secundário dos Cursos Profissionais, para efeitos de prosseguimento de estudos?

3ª Temos então a CFCPE = “Média do Secundário” que iremos utilizar no cálculo da nota de candidatura que iremos utilizar juntamente com a do exame nacional que irá ser usada como prova de ingresso.

0,5 . Ingresso de Provas 0,5 . Secundário do Média acandidatur de Nota

Atenção! – A média do secundário pode variar entre 0,5 e 0,65, sendo alterado o pesodas provas de ingresso em função desse valor – 0,5 / 0,5 ou 0,65 / 0,35

Para obter a informação relativa a cada curso / instituição deve ser consultada a página doAcesso ao Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt) no “Índice de Cursos”

Questão 14Como posso saber as notas necessárias para entrar num determinado curso do Ensino Superior?No site http://www.dges.mctes.pt consultar Estudantes / Acesso ao Ensino Superior / Índice de Cursos.Curso a Curso surgem as notas dos últimos anos.A nota que surge é a nota de candidatura do aluno que preencheu a última vaga disponível nesse curso.As notas de candidatura “do último aluno colocado” variam de ano para ano, no entanto os valores apresentados permitem ter uma ideia da nota de candidatura necessária.Os resultados no Ensino Secundário são de 0 a 20 valores!