A Área de Livre Comércio Das Américas

1
A Área de Livre Comércio das Américas, a Alca, vai destruir o projeto de desenvolvimento autônomo e de construção da sociedade brasileira. A política econômica atual aumenta a dependência econômica em relação ao exterior. Tais opiniões, que no debate atual poderiam ser chamadas de nacionalistas e protecionistas, são defendidas com vigor pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, 61, exonerado na semana passada da direção do Ipri (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais). Capitalismo O Capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela existência de mercados livres. Na historiografia ocidental, a ascensão do capitalismo é comumente associada ao ocaso do feudalismo, ocorrido na Europa no final da Idade Média. Outras condições comumente associadas ao capitalismo são: a presença de agentes que investem em troca de um lucro futuro; o respeito a leis e contratos; a existência de financiamento, moeda e juro; a ocupação de trabalhadores segundo um mercado de trabalho. As sociedades modernas possuem, em geral, economias mistas, adotando conceitos análogos aos capitalistas, com restrições. Mercado Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pelalei da oferta e da procura. Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida comoeconomia de mercado.

description

História

Transcript of A Área de Livre Comércio Das Américas

Page 1: A Área de Livre Comércio Das Américas

A Área de Livre Comércio das Américas, a Alca, vai destruir o projeto de desenvolvimento autônomo e de construção da sociedade brasileira. A política econômica atual aumenta a dependência econômica em relação ao exterior. Tais opiniões, que no debate atual poderiam ser chamadas de nacionalistas e protecionistas, são defendidas com vigor pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, 61, exonerado na semana passada da direção do Ipri (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais).

CapitalismoO Capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de

produção e pela existência de mercados livres. Na historiografia ocidental, a ascensão do

capitalismo é comumente associada ao ocaso do feudalismo, ocorrido na Europa no final

da Idade Média. Outras condições comumente associadas ao capitalismo são: a presença

de agentes que investem em troca de um lucro futuro; o respeito a leis e contratos; a existência

de financiamento, moeda e juro; a ocupação de trabalhadores segundo um mercado de

trabalho. As sociedades modernas possuem, em geral, economias mistas, adotando conceitos

análogos aos capitalistas, com restrições.

MercadoDesigna-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por

uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pelalei da

oferta e da procura.

Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida comoeconomia de mercado.