A cegueira 2_

10
cegueira

Transcript of A cegueira 2_

Page 1: A cegueira 2_

A cegueira

Page 2: A cegueira 2_

Cegueira é a condição de falta de percepção visual, devido a factores fisiológicos ou neurológicos. Várias escalas têm sido desenvolvidas para descrever a extensão da perda de visão e definir a cegueira. Cegueira total é a completa falta de percepção visual de forma e luz e é clinicamente registrado como NLP, uma abreviação para "no light perception" (sem percepção de luz).Cegueira é frequentemente usada para descrever a deficiência visual grave. Aqueles descritos como tendo apenas percepção de luz têm apenas a capacidade de diferenciar o claro do escuro e a direcção de uma fonte de luz.

O que é a cegueira?

Page 3: A cegueira 2_

Albinismo - pele e olhos despigmentados, alta miopia com astigmatismo moderado, em idade adulta pode desenvolver catarata.

Afacia Binocular – ausência total do cristalino, fotofobia intensa, visão de cores inicialmente normal que pode piorar com o desenvolvimento do glaucoma.

Retinopatia Diabética - classificam-se em dois grupos: tipo I ou insulina dependente ou juvenil; e tipo II ou insulina independente ou do adulto. O tratamento promove uma redução da sensibilidade do contraste, cores, movimentos e visão nocturna.

Tipos de cegueira

Page 4: A cegueira 2_

Hemianopsias Homónimas - o campo visual central pode ser normal quando as fibras da mácula não são afectadas, normalmente chocam com objectos.

Doença Macular – É a principal causa de visão subnormal em as causas podem variar em degenerativas, inflamatórias, tóxicas, vasculares e distróficas. Leva à perda de detalhes na visão para longe.

Nistagmo - É o movimento rítmico, oscilatório, involuntário de um ou dos dois olhos.

Retinopatias Vasculares - Em geral, consistem em hemorragias, exsudações ou oclusões vasculares secundárias a doenças sistémicas (diabetes, anemia falciforme, hipertensão arterial, etc.)

Page 5: A cegueira 2_

É um animal treinado para guiar pessoas portadoras de cegueira ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.

Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de distinguir eventuais perigos devidos a obstáculos suspensos, o que requer cães de inteligência bastante elevada e treinamento avançado.

Embora os cães possam ser treinados para desviar vários obstáculos, eles não são capazes de distinguir cores como verde e vermelho, não podendo interpretar um semáforo. Eles são treinados para observarem o fluxo da área a ser percorrida e daí sim realizar a ação desejada com segurança.

Cães Guia

Page 6: A cegueira 2_

O Sistema Braille, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.

O Sistema Braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.

Sistema Braile

Page 7: A cegueira 2_

Alfabeto Baile

Page 8: A cegueira 2_

Nós com este trabalho aprendemos diversas coisas sobre a cegueira que desconhecíamos, alertou nos para os cuidados que temos de ter com os portadores desta deficiência, tentamos transmitir um pouco do nosso conhecimento.

Com este trabalho também nos apercebemos que os portadores desta deficiência continuam a ser seres humanos e como tal não os devemos descriminar.

Conclusão

Page 9: A cegueira 2_

Trabalho realizado Por

Page 10: A cegueira 2_

Apoio Fundamental