A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV...

30
A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010

Transcript of A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV...

Page 1: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

A Educação Corporativa e a Revolução Digital

IBGE

Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos

FGV Online

Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010

Page 2: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Tópicos

FGV Online

Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem na Era Digital

Universidade Corporativa

Considerações finais

Page 3: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

FGV Online

Page 4: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

MissãoDesenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de educação a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade.

VisãoSer referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade na educação a distância.

missão e visão

Page 5: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

FGV Online

Page 6: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

soluções e competências

FGV Online

Fábrica de Conteúdos

Cursos e Treinamentos

Semipresenciais

Cursos Via Satélite

Cursos de Extensão, Atualização e

Aperfeiçoamento

Cursos e Treinamentos

Via Web

MBAs a Distância e Blended

(MEC – 2003)

Gestão de Universidades Corporativas

Ferramentas de e-Learning

Cursos e Treinamentos Corporativos

Curso Superior em Tecnologia

TV Corporativa

Grupos de Pesquisa em EAD

Banco de Relatórios

Virtual

Ambiente Colaborativo

Material Didático Multimídia

Linguagem Adequada/ Desenho

InstrucionalMecanismos de

Avaliação On-line

Projeto Acadêmico Específico

Comunidade de Prática

Suporte técnico e Acadêmico Tutoria

EspecializadaBiblioteca

Virtual

Page 7: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Gestão do conhecimento e da aprendizagem na Era Digital

Page 8: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Aprendizagem organizacional

O conhecimento é um processo constante de movimento e mudança, voltado para o futuro, na medida em que influencia a tomada de decisão e implica ação de significado relevante.Fonte: CARBONE, Pedro Paulo et alii. Gestão por competências e gestão do

conhecimento. RJ: Editora FGV, 2005.

O conhecimento pode levar à criação de valor porque...

...está voltado para o futuro gera inovação e melhorias para produtos e serviços

...influencia a tomada de decisão pode ser comercializado como um produto ou um serviço

...implica ação de significado relevante gera benefícios práticos à percepção dos clientes

Page 9: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

A Revolução Digital

“Não se trata da organização em rede da tecnologia, mas da organização em rede dos

seres humanos através da tecnologia. Não se trata de uma era de máquinas inteligentes, mas

de seres humanos que, através das redes, podem combinar a sua inteligência”

Don Tapscott

Page 10: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Novas metodologias e ferramentas

Gestão do conhecimento e aprendizagem

plataformas para gerir o ciclo de aprendizagem e aplicação de conhecimento

Ferramentas Web 2.0

Mecanismos de comunicação interpessoais, eletrônicos e integrados

Formais e informais

Interação pessoal/sistemas

TICs

Page 11: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Novo Ciberespaço de Comunicação e Redes

Sociedade em Rede

mediada por computadores e demais tecnologias da informação e comunicação (TICs)

estabelece novas sociabilidades construídas em um ambiente de comunicação integrado

Nova dimensão de Comunicação - Ciberespaço

espaço bastante heterogêneo que compreende uma complexidade de formas de interação

funciona como uma extensão das relações que estabelecemos no mundo real

Page 12: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Redes Sociais

Conceitos

uma rede serve como metáfora para apreender padrões de conexão de um grupo social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem as relações (conexões) estabelecidas (Recuero, 2009)

redes sociais são pessoas interagindo segundo um padrão de organização de rede distribuída. Uma rede social necessariamente tem uma topologia mais distribuída do que centralizada e hierárquica e apresenta o maior número de conexões possíveis (Franco, 2009)

as redes sociais não são somente um grupo de pessoas reunidas, mas sim o elo que as une, o conteúdo que há entre os membros, independente se de forma virtual ou presencial

Page 13: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Alguns Fatos e Dados

De acordo com o jornal The New York Times, o aumento de frequentadores de redes sociais cresceu 24% em relação ao mesmo período do ano passado, atualmente os usuários passam em média seis horas na rede, antes passavam somente três horas e meia

Em pesquisa feita pelo Instituto Nielsen, constatou-se que 86% dos usuários brasileiros de internet passam em média cinco horas mensais conectados a alguma rede social. O país recordista é a Austrália, onde os usuários passam 7 horas e 20 minutos (abril/2010)

Segundo o Mapa Mundial das Redes Sociais, publicado anualmente pelo blog italiano Vincos, cuja versão 2010 foi disponibilizada em junho, no Brasil o site de relacionamento que se destaca em número de usuários é o Orkut, enquanto que o domínio mundial é do Facebook. Entretanto, em relação ao número de usuários, o site QQ, da China, ainda é o recordista. Apesar do grande número de usuários do Orkut, as principais marcas de redes sociais aqui no país são o Facebook e o YouTube.

Fonte: CTAE/FGV

Page 14: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Alguns Fatos e Dados

O primeiro vídeo da série Social Revolution foi divulgado pelo Socialnomics, através do YouTube, em 30 de julho de 2009. A abordagem foi feita de forma instigante e os dados colocados de uma forma que poucos espectadores teriam analisado. Através de uma série de estudos e pesquisas, Qualman afirma que a evolução social causada pela internet pode ser considerada a maior mudança desde a Revolução Industrial. Em 2010 a chamada Geração Y já pode ser considerada maior que os BabyBoomers e 96% dela já está nas redes sociais

Para atingir 50 milhões de usuários o rádio demorou 38 anos; a TV 13 anos; a internet 4 anos; o Ipod 3 anos; o Facebook atingiu 100 milhões em apenas 9 meses, tempo que também foram feitos mais de 1 bilhão de dowloads de aplicativos para Ipod/Iphone

Se o Facebook fosse um país teria o 4º maior população do mundo, entre o EUA e a Indonésia. As redes sociais também estão interferindo diretamente no mercado de trabalho, empresas do mundo todo atualmente preferem as mídias sociais para achar candidatos para preencher suas vagas. Fonte: CTAE/FGV

Page 15: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Alguns Fatos e Dados

A atualização das redes sociais é feita de qualquer lugar através de dispositivos móveis por mais de 80% dos usuários. O que acontece em qualquer lugar do mundo está “just in time”, ou seja, em tempo real e em diversos locais da rede. Para a Geração Y, o e-mail é uma ferramenta totalmente ultrapassada.

O YouTube hoje é o segundo maior mecanismo de busca, disponibilizando mais de 100 milhões de vídeos. O primeiro lugar é totalmente dominado pelo Google, tanto em número de acessos quanto na quantidade de conteúdo disponível.

Na Wikipédia, enciclopédia de construção colaborativa, estão mais de 13 milhões de artigos, suas informações são mais precisas do que a Enciclopédia Britânica

Já existem mais de 20 milhões de blogs sobre os mais distintos assuntos e 54% dos usuários de internet atualizam blogs ou alguma rede social diariamente.

Fonte: CTAE/FGV

Page 16: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Alguns Fatos e Dados

Atualmente as notícias chegam até nós de formas tão diversas que não temos mais a necessidade de irmos buscá-las por conta própria. Até mesmo os maiores jornais impressos, em todo o mundo, sofreram quedas na circulação em detrimento aos leitores via web.

O marketing das empresas é feito agora primeiro pensando em ouvir o cliente e depois em vender. 34% postam nas redes sociais opiniões sobre marcas e produtos. 78% dos consumidores confiam mais no que é dito on-line por “ pessoas comuns” do que em anúncios pagos.

Conclusão :

As mídias sociais não podem mais ser consideradas como um modismo, mas sim forma básica de comunicação.

Fonte: CTAE/FGV

Page 17: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Redes Sociais na Educação

INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO

redes sociais não são apenas um grupo de pessoas aleatórias, mas sim o elo entre elas, essas redes são feitas por diferentes capitais

sociais, ou seja, é onde cada um dos integrantes aplica seus próprios

conhecimentos em prol de algo ou algum tema que os une , a própria rede social

Fonte: CTAE/FGV

Page 18: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.
Page 19: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

desenvolver soluções customizadas, visando... agregar valor à organização por meio do desenvolvimento de seu capital humanofacilitar os processos de aprendizagem organizacionalalinhar os programas à visão estratégica da organização

missão da área demodelagem e gestão de UCs

Page 20: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Referenciais educacionais

estratégia primáriaestratégia primária

experiente

especialista

convergências de iniciativasROSENBERG

pilares da educação UNESCO

compartilhar

ser

conhecer

fazer conhecedorconhecedor

iniciantemostre-me como fazer

ajude-me a fazer melhor

ajude-me a achar o que preciso

criarei meu próprio caminho

Page 21: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Trilhas de desenvolvimento

Conjunto integrado e sistemático de dinâmicas e soluções de desenvolvimento, recorrendo a múltiplas formas de aprendizagem, que visam à aquisição e ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e compartilhamento) requeridas para o desempenho das pessoas no dia-a-dia, e ao fortalecimento dos eixos estratégicos que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da empresa.

Page 22: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Dimensões da aprendizagem

Page 23: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

con

heced

or

exp

eri

en

teesp

ecia

lista

on-l

ine

on-l

ine

formas oraisformas orais

formas escritasformas escritas

formas audiovisuaisformas audiovisuais

mod

elo

sm

od

elo

s

formasformas

formas híbridasformas híbridas

avaliar

sintetizar

analisar

aplicar

compreenderinteraçãointeração produçãoprodução

estratégiasestratégias

inic

ian

te

plano de açãoplano de ação

conhecer

recepçãorecepção

Plano de ação

Page 24: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

inic

ian

teconhecer

recepçãorecepção

con

heced

or

exp

eri

en

te

on-l

ine

on-l

ine

formas oraisformas orais

formas escritasformas escritas

formas audiovisuaisformas audiovisuais

mod

elo

sm

od

elo

s

formasformas

formas híbridasformas híbridas sintetizar

analisar

aplicar

compreenderinteraçãointeração

estratégiasestratégias

Plano de ação

esp

ecia

lista

avaliar

produçãoprodução

plano de açãoplano de ação

Page 25: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Etapas

1. identificação das necessidades atuais e futuras de conhecimento da organização

2. gerenciamento da oferta do programa na organização

3. avaliação do programa, dos processos e do desempenho dos participantes

Page 26: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

compromisso da direção com o projeto - governança;compreensão do papel da universidade corporativa – change management;definição do público-alvo, bem como dos produtos e serviços que serão oferecidos; indicação dos parceiros e da tecnologia, e de como esta deverá ser utilizada; desenvolvimento de ferramentas para avaliar as economias de custo proporcionadas;criação de estratégias de marketing e de comunicação.

Fatores críticos de sucesso

Page 27: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem

Page 28: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Considerações Finais

• Processo sem volta – nova dimensão de comunicação

• Surgimeno de redes sociais verticalizadas – UCs

• Maior movimento de democratização de conhecimento da história

• Necessidade de adequação da legislação educacional

• Novos modelos de cadeias de valor na educação

Page 29: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

A Construção do Patrimônio Educacional

“O único capital insubstituível que uma organização possui é o conhecimento de seus colaboradores e sua capacitação. A produtividade deste capital depende da relação de eficácia, entre o compartilhamento da competência de cada um com aqueles que possam

utilizá-la.”

Andrew Carnegie

Page 30: A Educação Corporativa e a Revolução Digital IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.

Prof. Dr. Stavros Panagiotis XanthopoylosDiretor Executivo FGV Online

[email protected](21) 3799-5250

www.fgv.br/fgvonline

Obrigado!