A ENFERMEIRA TRABALAHANDO PARA JESUS

62
A ENFERMEIRA TRABALAHANDO PARA JESUS “Uma enfermeira fazia curavos em muitas feridas de um paciente. Alguém, impressionado, disse-lhe: “nem por um milhão eu faria um trabalho desses”. Ela respondeu-lhe: “Eu também não, mas faço tudo por amor a Jesus, como se esvesse cuidando dele. Ele me amou, cuidou da minha dor, das minhas feridas. Estou retribuindo esse amor””. Quantas vezes constatamos a realidade de pessoas que desempenham suas tarefas com má vontade, sob a alegação de que ganham muito mal. Realmente todo profissional gosta de ver sua avidade profissional valorizada. Entretanto, isto por si só, não é jusficava para realizar sua tarefa de forma displicente. Caso véssemos certeza de que estaríamos realizando algo para o próprio Senhor Jesus, faríamos diferente? É bom estarmos atentos aos ensinos do próprio Mestre, quando afirma: “Portanto, tudo o que vós, quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7.12. “Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vesmos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25.37-40. Extraído e adaptado do site de Pr. Walter Pacheco. Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

Transcript of A ENFERMEIRA TRABALAHANDO PARA JESUS

A ENFERMEIRA TRABALAHANDO PARA JESUS

“Uma enfermeira fazia curativos em muitas feridas de um paciente. Alguém,impressionado, disse-lhe: “nem por um milhão eu faria um trabalho desses”. Elarespondeu-lhe: “Eu também não, mas faço tudo por amor a Jesus, como se estivessecuidando dele. Ele me amou, cuidou da minha dor, das minhas feridas. Estouretribuindo esse amor””.

Quantas vezes constatamos a realidade de pessoas que desempenham suastarefas com má vontade, sob a alegação de que ganham muito mal. Realmente todoprofissional gosta de ver sua atividade profissional valorizada. Entretanto, isto por sisó, não é justificativa para realizar sua tarefa de forma displicente. Caso tivéssemoscerteza de que estaríamos realizando algo para o próprio Senhor Jesus, faríamosdiferente? É bom estarmos atentos aos ensinos do próprio Mestre, quando afirma:“Portanto, tudo o que vós, quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós,porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7.12. “Então os justos lhe responderão,dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, ete demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e tevestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E respondendoo Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meuspequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25.37-40.

Extraído e adaptado do site de Pr. Walter Pacheco.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

A ESTRATÉGIA DO DIABO

Fico muitos contente quando vejo que muitos não lêem e nem estudam aBíblia. Eles não vêem, mas chego a bater palmas! Fico jubiloso quando o pastor estápregando e muitos cristãos saem, deixando seu lugar vazio; isto me deixa alegreporque sei que eles vão encontrar meus companheiros lá fora e não voltam para ouvira mensagem, ficando em conseqüência fracos na fé.

Eu gosto muito de fazer as pessoas se levantarem a todo momento para iremao banheiro, ao bebedouro ou à cantina. Bem, na verdade, faço questão deacompanhá-las para que não voltem. Sou eu quem, na hora do culto, e das aulasbíblicas levo os cristãos a conversarem, faço cair livros no chão e faço as pessoasdormirem na hora do culto.

Às vezes não deixo muitos entregarem seus dízimos, e muito menos, suasofertas para o sustento da igreja. Finalmente, quando termina o culto, muitas vezesfaço as pessoas esquecerem as bíblias, hinários, bolsas e outros objetos para irritá-lase não permitir que leiam nada da bíblia em casa. Levo ao conhecimento de todocristão que estou trabalhando muito, e embora me pintem (os homens) de umamaneira muito feia, dizendo que tenho pé-de-pato, rabo e outras coisas mais,entretanto não sou bem assim.

Se você conhece a Bíblia, sabe que ela diz que eu posso me transformarinclusive, em um anjo de luz. Na realidade vou a igreja com mais freqüência de quemuitos cristãos. Aliás é na igreja que tenho as maiores alegrias. Veja como eu atuo na igreja e me preocupo mais do que muitos cristãos. É até crimedizer que sou preguiçoso, não acha?Vou mostrar a você ainda o que faço, veja só:Levo as pessoas a ficarem frias e sussurro nos seus ouvidos coisas que me ajudammuito. Por exemplo:

1. Você está muito cansado, não tem condições de ir à igreja.2. As campanhas de evangelismo são muito longas e cansativas, é conveniente

que não vá.3. Sair com folhetos para distribuí-lo é vergonhoso e humilhante, ninguém vai

aceitar.4. É melhor passear, ir ao cinema, ao teatro e outras coisas mais, do que

participar de uma reunião evangelística. Quem quiser encontrar o caminho dasalvação que procure sozinho.

5. Aproveite os domingos para visitar outras igrejas; assim você não firma emnenhuma.

6. Faltar às atividades de sua igreja não tem tanta importância, pois culto dedoutrina e oração não faz tanta falta assim; você trabalha demais e não temtempo para essas coisas. Quem sabe algum dia sobre tempo para isso.

7. Não cante e nem se alegre na igreja, o que importa é o interior. Fico muitotriste quando vejo a igreja cantar. Lembro-me que fui o primeiro maestro, porisso, me orgulhei, quis ser igual a Deus e receber honras. Daí ter sidoderrubado, perdendo meus privilégios do céu.Hoje, na igreja, a música é o que mais odeio, porque sei que nunca maispoderei dirigir uma congregação cantando. Por esse motivo meto minhacolher enferrujada na área da música, procurando, de alguma maneira, criarproblemas nesta área, através das pessoas.Terminando, meu caro cristão, devo dizer-lhe que eu fico muito feliz quando

visito sua igreja, porque quando eu chego lá, de uma forma ou de outra, você sempreme dá oportunidade para que eu faça alguma coisa.

Bem, à medida que você quiser me dar uma oportunidade, eu agradeçoantecipadamente.

Sem mais, por hoje é só.

Extraído e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

A HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Durante uma conferência na Dinamarca em 1910 ficou decidido que o dia 8 deMarço passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem a 130 tecelãsque morreram queimadas numa fábrica em 1857 na cidade de Nova York, numa lutapor melhores condições de trabalho e remuneração, em comparação com os homens.Porém, somente, no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pelaONU (Organização das Nações Unidas).

Comemorações, conferências e debates acontecem todos os anos, em diversospaíses, com o objetivo de tentar diminuir, e talvez um dia terminar, com o preconceitoe a desvalorização da mulher.

Quando pensamos no papel que Deus tinha para a mulher, ao colocá-la nomundo, percebemos que este foi, realmente, agraciado pela presença feminina. Aolongo da história, é inegável a contribuição que as mulheres trouxeram, e trazem, apartir da família, da igreja e suas funções seculares nos mais diferentes ramos nasociedade.

A Bíblia quando narra a inserção da mulher na história da criação, a fim de seruma bênção para a família, e consequentemente para toda a sociedade, usa um termobastante sugestivo: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;far-lhe-ei uma adjutora (auxiliadora, companheira, ajudadora, apoiadora...), queesteja como diante dele.” Gênesis 2.18. E deu muito certo, pois a mulher continuasendo um grande instrumento usado por Deus para a propagação dos seus propósitos,através da família e da igreja, trazendo bênçãos a todo o mundo.

Que Deus abençoe a mulher, que o teme e o serve, em todos os seus dias.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

A IMPORTÂNCIA DA BOA MÚSICA

A música altera nosso estado de espírito. Pesquisas revelam que o corpo reageàs vibrações dos sons; são despertadas emoções que interferem no funcionamento denosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãosatravés destas emoções que são deflagradas.

A música é capaz de alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nossocorpo. Ao longo da história a música esteve presente e influente nas sociedades. Tãoantiga quanto o homem, a Música Primitiva era usada para exteriorização da alegria,prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin chegou a declarar que afala humana não antecedeu a música, mas derivou dela.

Quando pensamos no valor da música, agradecemos a Deus por mais um anode existência do nosso grupo instrumental. É gostoso lembrar como o grupo começou,na casa do pastor, quando a irmã Rosemary deu início às aulas de teoria musical,ensinando nota por nota, compasso, pausas, etc. Não foi fácil, pois quem conhecemúsica sabe que nunca é fácil; mas valeu a pena, pois nosso Deus é o grande autor emerecedor de toda a glória. Nosso único lamento é que muitos não permaneceramusando seus instrumentos nos cultos. Mas, ainda é tempo. Se esse é o seu caso, volte,pois a música é uma das coisas mais sublimes no culto a Deus.

Parabéns instrumentistas. Prossigamos neste lindo ministério, pois, como nosdiz as Escrituras Sagradas: “ Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário;louvai-o no firmamento do seu poder... Louvai-o com o som de trombetas; louvai-ocom o saltério e a harpa. Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumentode cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos altissonantes.” Salmos 150.1,3-5“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem umarecompensa.” II Crônicas 15.7

Fonte: http://users.task.com.br/jo/musica.htmPr. Luis Fernando R. de Moraes.

A MARCA DE CRISTO

Em Washington existe ainda o quarto onde Abraão Lincoln faleceu. EdwinStanton, então secretário de guerra, contemplando o seu corpo inerte disse: “Agoraele pertence aos séculos”. A história de Lincoln é realmente fascinante. Porém o únicoque pertence aos séculos é o Alfa e o ômega, ou seja: Jesus Cristo. Cristo não estápreso ao tempo ou a época. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Cristo cumpriuo seu ministério, e realiza a sua obra hoje de tal maneira que há um povo nestemundo que tem a sua marca.

A marca produzida por uma transformação na vida daquele que reconhece emCristo o amor de Deus, que transforma e leva-nos a uma vida de dedicação: “Antes,subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eumesmo não venha de alguma maneira a ficar condenado.” I Coríntios 9.27.

Ser cristão significa fazer o que é humanamente difícil, porém com resultadoexcelente. Significa sacrificar-se e praticar o amor de Cristo. Em cada situação da vida,o cristão precisa pôr de lado a preguiça e tomar a sua cruz. Quando seguimos a Cristo,sentimos o desejo de consolar outros, mesmo que estejamos tristes.

Quando o sofrimento parece ser demasiado para nós, somente podemosdominá-lo, usando-o para compreender e salvar outros. Em outras palavras, o cristãoprecisa pensar melhor, viver melhor e morrer melhor do que aqueles que ainda nãoviram a glória da Cruz. Levar a cruz de Cristo significa isto; quando o fazemos noespírito de amor cristão.

Devemos realizar o nosso trabalho da melhor maneira possível, reconhecendoque somos carregadores da cruz, por causa de nosso amor por Cristo e por nossosemelhante. Um dia deixaremos este mundo, e o que teremos feito para influenciar elevar vidas ao conhecimento do Salvador? “E graças a Deus, que sempre nos faztriunfar em cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lufar o cheiro do seuconhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam enos que se perdem.” II Coríntios 2.14,15.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes

A ORIGEM DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O termo “Escola Dominical” foi usado pela primeira vez pelo jornalistaevangélico Robert Raikes, de 44 anos, proprietário do Diário de Gloucester, na cidadede Gloucester, no sul da Inglaterra, a partir de 1780.

Certo dia, procurando um jardineiro na Rua Saint Catherine, no bairro de SootyAlley, encontrou um grupo de crianças maltrapilhas brincando na rua. Soube pelaesposa do jardineiro que situação aos domingos era ainda pior, pois muitas criançasficavam desocupadas, quase abandonadas, durante muitas horas neste dia em razãode trabalharem de segunda a sábado. Ali ficavam brincando, brigando e aprendendotoda espécie de vícios. Era observada toda a sorte de violência nesse dia. Rikesobservou que entre as causas dos crimes e a bebedice desenfreada em seu país, cujasituação moral e espiritual era preocupante, estava a ignorância. Rikes observou queaquelas crianças estavam a um passo do mundo do crime e imaginou o destino demuitas delas, pois, como jornalista, conhecia muito bem as condições terríveis a queos presos eram submetidos.

Possuindo um grande amor pelas crianças, Raikes resolveu estabelecer umaescola gratuita para esses meninos de rua. Surgia, assim no dia 20 de Julho de 1780 aEscola Dominical, cujo objetivo era fornecer uma educação formal àquelas crianças, aomesmo tempo em que daria também uma formação religiosa. Algumas criançasrelutavam, inicialmente, em vir para as escolas porque suas roupas estavam rotas,mas Rikes providenciou tudo de que elas precisavam, inclusive banho e cabelospenteados.

Depois de um período experimental, Raikes divulgou suas idéias e osresultados em seu jornal, no dia 3 de Novembro de 1783, data em que se comemorana Grã-bretanha, o dia da Fundação da Escola Dominical. A experiência foi transcritapara outros jornais. Líderes religiosos tomaram conhecimento do movimento que seespalhava. Em 1784, eram 250 mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade deGloucester caiu, com o advento das escolas dominicais de Raikes. Em 1792 não houveum só caso julgado pela comarca de Gloucester.

O trabalho de Rikes foi visto com entusiasmo. Em breve, escolas dominicais jáestavam sendo criadas em todo o Reino Unido exportadas para os Estados Unidos.

Continua...Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

A ORIGEM DO HALLOWEEN

A festa de Halloween acontece um dia antes da “festa de todos os santos”,(que é comemorado no dia 1º de Novembro pela igreja católica) e, por isso, tem seunome inspirado na expressão”All Hallow´s eve”, que significa a “véspera de todos ossantos”. Os celtas, antigo povo que habitava as ilhas Britânicas, acreditavam que omundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios efantasmas. Os antigos celtas tentavam apaziguar os espíritos maus com doces. Essecostume passou a ser conhecido como “doces ou travessuras” do Dia de Halloweem.Dessa forma o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festacercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dosmaus espíritos que ameaçariam suas colheitas. A igreja mais tarde incentivou seusmembros a irem de casa em casa na véspera do Dia de Todos os Santos pedindoalimentos em troca de uma oração pelos mortos. Esta festa chegou posteriormente aAmérica do Norte e também é celebrada no Brasil e em outros países. A Encyclopediaof American Folklore (Enciclopédia do Folclore Americano) explica: “O Halloween estábasicamente relacionado ao contato com forças espirituais que na sua maioriaameaçam e aterrorizam.” Ao citar um bruxo, o jornal USA Today escreveu: “Os cristãosnão se dão conta disso, mas estão celebrando o nosso feriado junto conosco...Achamos isso muito bom.” É bom observarmos o que a Palavra de Deus tem a nosensinar sobre tais práticas: “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seufilho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nemfeiticeiro, nem encantador de encantamento, nem quem consulte um espíritoadivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faztal coisa é abominação ao senhor, e por estas abominações o Senhor teu deus aslança fora de diante dele.” Deuteronomio 18.10-12. “Não vos virareis para osadivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles: eu souo Senhor vosso Deus.”Levítico 19.31. “Porque as obras da carne são manifestas, asquais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias,emulações, iras, pelejas dissensões, heresias, invejas homicídios, bebedices,glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como jáantes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”Gálatas 5.19-21. À luz dos fatos históricos e dos ensinos da Palavra de Deus, um filhode Deus se sentiria bem em participar desta festividade?

Fontes: Brasil Escola, por Rainer Souza; Despertai! J.W. Org, Setembro de 2013 Infoescola, Por Thaís Pacievitch

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

A PARTIR DA NOSSA ÓTICA

Um ancião descansava num banco de madeira à sombra de uma árvore, quando foibordado pelo motorista de um automóvel:- Bom dia, meu amigo!-Bom dia-O senhor mora aqui?-Sim, há muitos anos...- Estarei vindo de mudança para cá e gostaria de saber como ó o povo daqui.- Deixe-me perguntar-lhe uma coisa primeiro, como são as pessoas lá da sua cidade?- Ah De onde venho o povo é gente boa, fraterna. Fiz muitos amigos. Só estou saindode lá por imperativos da profissão.- O Senhor é um homem de sorte, meu filho. Esta cidade é exatamente igual a sua. Vaigostar daqui!O forasteiro agradeceu e partiu. Minutos depois apareceu outro motorista e tem amesma conversa com o ancião. O ancião, lançou-lhe a mesma pergunta:- Como são as pessoas lá da sua cidade^- Horríveis! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante! Não fiz um único amigonaquele lugar!- Sinto muito, filho, você está sem sorte, pois aqui encontrará exatamente o mesmoambiente.Um rapaz, que a tudo assistiu, não se conteve:- Senhor, não pude deixar de ouvir as duas conversas... como pode responder àmesma pergunta com duas respostas tão diferentes uma da outra?- Nós vemos e julgamos o mundo a partir da nossa própria ótica, a partir do que nósmesmos somos.

A ilustração acima, lembra-nos os ensinos do Senhor Jesus: “A candeia do corpo sãoos olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se,porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luzque em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas.” Mateus 6.22,23.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes

A PERGUNTA QUE APONTA O CAMINHO

J. R. Miller narra a história de um casal que, logo nos primeiros dias, começou aviver em atritos contínuos, de maneira que bem cedo a jovem senhora se sentiudesanimada, concluindo ter sido um erro o seu casamento.

Um dia, à mesa do almoço, de novo se acalorou a conversa, e por tal modo queo marido, erguendo-se irritado, voltou ao trabalho sem mesmo se despedir da esposa.Esta, desabando em inconsoláveis soluços, subiu ao quarto para dar livre curso àslágrimas. Ao entrar, seus olhos se depararam com alguns dizeres na parede. Embora játivesse lido muitas vezes, a frase nunca havia falado tão vivamente à sua alma: “Quefaria Jesus?” Procurou, então, responder à sugestiva pergunta. Jesus, concluiu, semdúvida não procederia dessa maneira. Seria bondoso, paciente, e não contencioso eirritadiço. A atitude da esposa para com o marido mudou completamente, daí pordiante. Ao voltar o esposo, no fim do dia, ela o aguardava bem disposta e gentil. Oamor egoísta cedera lugar a um amor abnegado, pronto para servir. Contou ao esposoo ocorrido, e ele também sentiu o benéfico efeito da pergunta: “Que faria Jesus?”.Ajoelharam-se ambos, em fervorosa oração a Deus, que ouviu, como sempre ouve, ossinceros e persistentes. Ambos os corações se fundiram ao calor de um amorverdadeiro, que encontrou sua finalidade em servir, em vez de ser servido. A simplesfrase, com sua penetrante pergunta, salvara o lar em perigo. Não valeria a pena todosos recém-casados levarem para seu novo lar a frase com a pergunta?

Quando perceber que algum problema começa a se instalar em sua vida,lembre-se sempre da pergunta: “Que faria Jesus?”. Se procurar com sinceridade edisposição a resposta na palavra de Deus, certamente encontrará a solução para cadaproblema; pois é a própria Palavra de Deus quem garante: “E, se algum de vós temfalta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança emrosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1.5.

Extraído e adaptado de Matrimônio Feliz.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DO MOMENTO

Dois amigos não chegavam a um acordo sobre quem são as pessoas maisimportantes do momento.Uma amiga entrou na conversa e, disse-lhes:- Eu lhes direi quem são as pessoas mais importantes do momento, se vocês meresponderem as seguintes perguntas: * Quais são as três pessoas mais ricas do mundo? * Quem ganhou o Prêmio Nobel de Física nos últimos três anos? * Quem levou o Oscar de melhor ator nos últimos três anos?Eles sabiam um pouco de uma questão ou outra, mas, à rigor, não puderamrespondê-las com precisão ou convicção.

- Difícil, não! Agora, digam-me: * O nome de três professores que o auxiliaram na sua jornada escolar. * O nome de três amigos que o ajudaram em momentos difíceis. * O nome de três pessoas que lhe ensinaram alguma coisa realmente valiosa. * O nome de três pessoas que algum dia fizeram vocês se sentirem amados deverdade. * O nome de três pessoas com quem vocês gostam de estar.As respostas fluiam sem dificuldade, e ela arrematou:- A maioria de nós não se lembra das manchetes de ontem. Os primeiros nomesperguntados não são de pessoas medíocres e sim dos melhores em suas áreas. Masos aplausos morrem, os prêmios envelhecem, os empreendimentos são esquecidos.Certificados e diplomas são enterrados com seus donos.

- As pessoas mais importantes do momento são aquelas que se colocam ao seu ladono momento em que você precisa delas... ou elas de vocês.A palavra de Deus ensina-nos em Provérbios 17.17: “Em todo o tempo ama o amigo,e na angústia nasce o irmão.”À luz do tema abordado, você é uma pessoa importante?

Extraído e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

ASSIM COMO UM LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: “Vocêestá escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma históriasobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que aspalavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quandocrescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades neleque, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.. Primeira qualidade: JEREMIAS 10.23; ISAÍAS 48.17. Você pode fazer grandes coisas,mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mãonós chamamos de Jeová, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção a Sua vontade.. Segunda qualidade: TIAGO 1.2,3. De vez em quando eu preciso parar o que estouescrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final,ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar dores, porque elas o farão ser umapessoa melhor.. Terceira qualidade: EZEQUIEL 33.11. O lápis sempre permite que usemos umaborracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa quefizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter nocaminho da justiça.. Quarta qualidade: I SAMUEL 16.7. O que realmente importa no lápis, não é a madeiraou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquiloque acontece dentro de você.. Finalmente, a quinta qualidade do lápis: GÁLATAS 6.5-7. Ele sempre deixa umamarca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, eprocure ser consciente de cada ação.”

Extraído e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR

Conta-se que no Texas, Estados Unidos da América do Norte, um homemcostumava amarrar seu cavalo todo dia de manhã em frente a um bar. Certa manhã, odono do bar saiu um pouco e notou que o cavalo estava amarrado defronte da igreja.Viu o homem na rua e o chamou.- Ei, por que o seu cavalo está parado em frente à igreja hoje?O homem respondeu:- É que ontem à noite eu me converti numa série de conferências e resolvi estacionarem outro lugar.

A Palavra de Deus ensina-nos que: “Assim que, se alguém está em Cristo, novacriatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5;17.Conversão significa mudança. Quem se converte vai estacionar em outro lugar. Sendonova criatura, segundo os propósitos de Deus, tudo o que o crente é, possui, ondeanda ou o que faz, realiza-o para a glória de Deus. Cada coisa em sua vida estará noseu devido lugar, até mesmo seu animal.

É de grande utilidade termos em mente a grande recomendação do Senhor aosseus filhos: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazeitudo para glória de Deus. II coríntios 10.31.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

CARTA DO INIMIGO

“Oi! Eu o vi ontem, quando começou suas tarefas diárias. Você levantou-sesem orar a Deus. O dia todo sequer fez menção de orar. De fato nem se recordou deagradecer pelo alimento. Você é muito mal agradecido; é isto que gosto em você!Também satisfaz-me a enorme falsidade que demonstra sempre que se fala sobre seucrescimento cristão. Raramente lê a Bíblia, e quando o faz, está muito cansado(a) paraisso. Oras muito pouco e frequentemente oras sem pensar nas palavras que diz. Porqualquer motivo falta ou chega atrasado nas reuniões de oração. E o que dizer dassuas queixas em cooperar na evangelização. Tudo isso é fácil para mim... Não possodescrever minha alegria que em todo este tempo que estás seguindo teu Deus, nãomudaste teu comportamento. Tantos anos se passaram e continuas comportando-tecomo no início, você pensa que não tem nada pra mudar. Você me encanta! Merecordo das piadas sujas que você diz e ri da graça que achas nelas. E eu rio de umfilho de Deus que participa disso. A verdade é que ambos passamos bem... A músicavulgar e de duplo sentido que escutas, me encanta. Como sabes quais são os gruposque gosto de escutar? Também desfruto muito quando difamas e te rebelas contra oteu Deus, falas mal de tua igreja e de teus irmãos; me sinto extremamente feliz...Certamente quando te divertes de maneira santa, me desiludes, mas não háproblemas, sempre há outras oportunidades... Às vezes me fazes serviços incríveis,quando dás mal exemplos aos filhos e quando permites que percam a inocência, pormeio da TV e coisas desse tipo. São muito perceptíveis que logo imitem o que vêm...Te agrada muito? Me agrada que raras vezes tenho que tentar-te, porque sempre caispor tua própria conta... Você busca os momentos próprios e te expões à situaçõesperigosas...” Será que, de alguma forma, não estamos proporcionando alegria aoinimigo de nossas almas através de atos que desonrem a atuação do espírito Santo emnossas vidas? É bom termos em mente as sábias recomendações das EscriturasSagradas: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazeitudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalos nem aosjudeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” I Coríntios 10.32,32. (Extraído e adaptado de EvangelizaçãoPessoal)

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

COLUNA E ESTEIO DA VERDADE

Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou quenão fazia sentido ir aos cultos todos os domingos. “Eu tenho ido à igreja por 30 anos edurante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, comexceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles... Assim eu pensoque estou perdendo o meu tempo e os pastores também estão desperdiçando otempo deles.” Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna “Cartas ao Editor”,para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, eledecidiu publicar esta resposta de um outro leitor: “Eu estou casado há mais de 30anos. “Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições,mas por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar damaioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a forçaque eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dadoestas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesmamaneira, se eu não tivesse ido à igreja para alimentar minha alma e de minha família,estaríamos hoje em terríveis condições espirituais”.

Para você, que é membro de igreja, o que representa frequentar os cultos desua igreja? Acrescenta alguma coisa, ou você sai tão desnutrido quanto entrou?

É sempre oportuno o conceito que a palavra de Deus apresenta-nos a respeitoda igreja e de sua função neste mundo: “Mas, se tardar, para que saibas comoconvém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza daverdade.” I Timóteo 3:15. Servo de Deus, que cultiva comunhão com seu Deus, sabeque culto não é para se assistir e sim participar; é parte integrante dele.

Que prossigamos, entendendo que nossa tarefa prossegue: “Como, pois,invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nãoouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não foremenviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dosque anunciam coisas boas!” Romanos 10.14,15.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

COMPANHIA NAS HORAS INCERTAS

Nancy Jane narra sua experiência durante uma tempestade: “Era noite.Trovões ribombavam e relâmpagos faiscavam no horizonte. Chovia torrencialmente.A casa tremia com a violência do vento e da chuva pesada, que batia de encontro àsvidraças. No meu leito, um tanto assustada, ouvia eu o rumor da tempestade. Pertode mim, deitado em sua cama, estava meu filhinho de quatro anos, convalescente decoqueluche. Chamou-me atemorizado:- Mãezinha, onde estás?- Estou aqui, querido – respondi prontamente. Queres alguma coisa? Ele estendeu amãozinha e tocou-me. Animei os seus dedinhos tenros e ele acrescentou:- Nada agora, mãe, porque tu estás aqui.”

Quantas vezes, em meio às lutas da vida, envoltos em sentimento de solidão,percebemos a necessidade de sentirmos as mãos ternas e poderosas do nosso PaiCelestial. Não importa nossa idade, posição social, ou grau de cultura; na verdade vezpor outra iremos nos sentir como o menino da história. É muito bom termos a certezade que a presença divina sempre será uma realidade quando clamarmos por suapresença e ajuda. Afinal é dele a preciosa promessa: “Aquietai-vos e sabei que eu souDeus;...” Salmos 46.10.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

CONHECENDO O PAI ATRAVES DO FILHO

O grande pregador Doutor William Spurgeon, do país de Gales, estava certa vezfazendo uma série de conferências na Escócia. Uma noite após a pregação, um senhorde idade, de maneira muito educada, achegou-se a ele, dizendo: Dr. Spurgeon, tenhomuito prazer em conhece-lo. Sou o pai de Henry Drummond.” “Ó, então!”, respondeuo Dr. Spurgeon, “Eu já o conheço, pois conheço muito bem o seu filho!”

Conhecemos a Deus, porque conhecemos seu filho Jesus Cristo. Disso falouJesus: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus:Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê amim, vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14. 8,9.

Trazendo este raciocínio para nossa vida diária, será que as pessoas ao nossoredor conhecem o Pai, através de nossa vida diária por testemunharmos a vontade doSenhor Jesus Cristo em nossas vidas. Podem elas conhecer, sem sombra de dúvidas, ocaminho da salvação pelo nosso testemunho diário? Não nos esqueçamos que esta é atarefa da igreja.

Que haja em nós esta disposição: “Segundo aminha intensa expectação eesperança de que em nada serei confundido; antes, com toda confiança, Cristo será,tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pelamorte.” Filipenses 2.21.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

DAR SEMPRE O MELHOR

Certa vez, um cantor famoso foi convidado a dar um concerto em benefício dossoldados da Primeira Guerra Mundial. O presidente da comissão que o convidou lhedisse: “Como se trata de um benefício, não exigimos naturalmente que o senhorapresente o que tem de melhor. Seu nome é suficiente para atrair as multidões. Eusugiro canções simples que não exijam grande esforço de sua parte”. Segundo relatos,o cantor sentiu-se ofendido e enchendo-se de orgulho respondeu: “Eu não mecontento em fazer menos do que o melhor que posso”.

O episódio lembra-nos as verdades da Bíblia quando nos recomenda: “Tudoquanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque nasepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nemsabedoria alguma.” Eclesiastes 9.10.

Deus espera que tiremos o máximo proveito de nossos dons e oportunidades afim de cumprirmos fielmente, e da melhor maneira possível qualquer tarefa, sejagrande ou pequena. Deus espera que façamos o melhor, não importando qual seja atarefa. Estamos nós correspondendo naquilo que Deus espera que façamos, tendo doSenhor a aprovação? Lembremo-nos de que o tempo passa e com ele asoportunidades; algumas das quais nunca mais voltarão. É muito bom termos aconsciência, em todo o tempo, do dever cumprido, a fim de que, quando a nós forpedido contas por Deus, tenhamos o que apresentar.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

DEIXA DORMIR

Um ateu, depois de ouvir o testemunho de um homem, que por muito tempohavia sido um beberrão, comentou de forma escarnecedora:- Isso é uma bobagem! O que está me dizendo não passa de tolice e pura imaginaçãode sua mente. O que está acontecendo com você, nada mais é do que uma fuga darealidade. É um sonho.”De repente o ateu sentiu um puxão em sua camisa e viu uma criança pequenaolhando firme para ele, com os olhos confusos:- Por favor, senhor, disse a criança soluçando, se ele estiver sonhando, não o desperte.Ele tem sido um pai muito bom para nós desde que virou crente.O ateu ficou tão impactado com o testemunho daquela criança que afastou-se semdizer nenhuma palavra mais. Esse é o objetivo do evangelho: Tornar as pessoasmelhores. É impossível, para alguém, que experimenta a nova vida em Cristo,tornar-se pior. Na Bíblia encontramos maravilhosas promessas feitas pelo SenhorJesus: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minhapalavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e averdade vos libertará.” João 8.31,32. A verdade do evangelho livra-nos da escravidãodo pecado, do medo da morte, dos vícios, da solidão e da condenação eterna.Livra-nos, sobretudo, de uma vida velha e imperfeita, que não acrescenta nada denovo e positivo. O apóstolo Paulo, tempos depois de Jesus, já afirmava: “Assim que, sealguém está em Cristo, novas criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo sefez novo.” II Coríntios 5.17. Quanta diferença a entrada de Cristo produz em nossavida. É nítida a mudança; e sempre para melhor. Você já experimentou a nova vida emCristo? Se ainda não, não perca mais tempo.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

DESTRUINDO AS POSSIBILIDADES DE REGRESSO

Quando Fernando Cortez em 1519, aportou às praias mexicanas com algumascentenas de soldados, perguntou aos seus guerreiros quais os que queriam regressar àpátria, receosos das lutas que os esperavam. Ninguém se apresentou. Então oarrojado aventureiro mandou lançar fogo às naus que haviam vindo com eles,reduzindo-as a cinzas, a fim de eliminar toda e qualquer possibilidade de regresso oufuga. Agora era vencer ou morrer!

O momento da decisão chega para todos nós e requer uma decisão. Ourecuamos ou seguimos em frente. Paras atendermos ao chamado de Cristo para umanova vida com Ele, faz-se necessário “queimar” e destruir toda e qualquerpossibilidade de retorno à vida velha.

Há alguma coisa que prenda você e o impeça de dar um passo à frente na lutacom Cristo Jesus? A conquista de vitórias na vida espiritual, exige de nós determinaçãono sentido de darmos o primeiro passo ao encontro de Cristo para a vitória. A palavrade Deus está repleta de exemplos, quanto ao chamado para a responsabilidade diantede Deus e sua vontade. O chamado do Mestre é sempre no sentido individual:” Mas,se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; seaos deuses a quem serviram vosso pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dosamorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.Josué 24.15.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

DEUS OU O DIABO?

Certa ocasião, um grupo de seminaristas foi submetido à uma prova. A questãoproposta era: Fale sobre Deus e sobre o diabo. Foi-lhes dado o tempo de 60 minutospara responder. Um deles pegou uma folha e começou a escrever sobre Deus.Escreveu sobre suas maravilhas, sua obra, seu Filho, sobre a salvação. E o fez demaneira tão apaixonada que, não atentando para o relógio, passaram-se 59 minutos.Quando o professor alertou que faltava apenas um minuto, o jovem escreveu norodapé da página: “FIQUEI TÃO ENVOLVIDO COM DEUS, QUE NÃO TIVE TEMPO PARASATANÁS.” Apesar de não ter cumprido o que foi solicitado, sua dissertação foiconsiderada a melhor de todas. A ilustração acima leva-nos à uma uma reflexão: Oque mais domina nossa mente, quando observamos nossa vida, Deus ou o diabo? Ascoisas maléficas e desagradáveis, ou as bênçãos e as vitórias? Nossa maneira depensar determina nosso estilo de vida. Somos aquilo que pensamos. Quanto à isso,voltemos os nossos olhos para a Palavra de Deus: “A candeia do corpo são os olhos;de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, osteus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti hásão trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6.22,23. Nossa qualidade de vidadepende daquilo que observamos em nossa vida. Se contemplamos as bênçãos,seremos gratos, alegres e otimistas. Se, por outro lado, contemplamos derrotas,seremos amargurados e pessimistas. Lembremos que foi o próprio Senhor Jesus,quem mostrou-nos o objetivo de sua vinda ao mundo: “O ladrão não vem senão aroubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham comabundância.” João 10.10. É possível termos a alegria que vem da paz; que possuem osque vivem na presença do Senhor. O “ladrão” rouba e destrói. O Senhor acrescenta.Quem está predominando em sua vida; o “ladrão”, ou o Senhor Jesus?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

É CORRETO ORARMOS PEDINDO CHUVA?

Antes de respondermos a esta pergunta, torna-se necessário conhecermos osdesejos e os planos de Deus para com os homens. Quando Deus criou o universo, o fezcom muito cuidado para que o ser humano dele desfrutasse; em tudo quanto fossenecessário. Dentre os seus feitos criou a chuva para regar a terra a fim de quetivéssemos mantimento: “Estas são as origens dos céus e da terra, quando foramcriados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campoque ainda não estava na terra, e toda erva do campo que ainda não brotava; porqueainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem paralavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra.”Gênesis 2.4-6. Por que a seca, então? Certamente não é esta a vontade de Deus.Necessário se faz entendermos que o ser humano tem responsabilidade sobre anatureza e que seus atos impensados trazem consigo consequências. Pela Palavra deDeus entendemos que estar fora dos planos de Deus constitui-se pecado na vida doser humano; e este traz consigo resultados desastrosos. Deus não deseja a seca,porém, permite até que o ser humano reconheça seus atos. A Palavra de Deus (aBíblia) sempre apresenta-nos soluções para tudo. Quanto a este assunto vejamos: Erasgai o vosso coração, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor, vossoDeus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande embeneficência, e se arrepende do mal... Então o Senhor terá zelo da sua terra e secompadecerá do seu povo. E o Senhor responderá, e dirá ao seu povo: Eis que vosenvio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais aoopróbrio entre as nações... Não temais, animais do campo, porque os pastos dodeserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão asua força. E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus,porque ele vos dará ensinador de justiça, e fará descer a chuva, a temporã e aserôdia, no primeiro mês.” Joel 2.13,18,19,22,23. “PEDI ao Senhor chuva no tempoda chuva serôdia: o Senhor que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e ervano campo a cada um.” Zacarias 10.1. “E se o meu povo , que se chama pelo meunome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus mauscaminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a suaterra.” II Crônicas 7.14. É correto orarmos por chuva. Se orarmos ao Senhor, comcoração quebrantado, rogando as suas misericórdias, certamente Ele nos ouvirá; poisé o que promete-nos na sua Palavra.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes

ELE QUASE NÃO PODIA AJUDAR

Moody contou a história de um homem que atravessou de barco o Atlântico.Ele ficou tremendamente enjoado e confinado ao camarote.

Uma noite ouviu um grito: “Homem ao mar!”.Não havia nada que ele pudesse fazer para ajudar. Então disse para consigo mesmo:“Ao menos posso colocar a minha lanterna na vigia”. Esforçou-se por se manter de péenquanto segurava a lanterna de modo a esta poder brilhar na escuridão.

No dia seguinte soube que a pessoa que foi resgatada disse:- Estava a afundar-me definitivamente pela última vez quando alguém colocouuma luz numa vigia. Como a luz incidiu na minha mão, um marinheiro numsalva-vidas agarrou-a e puxou-me.

O mundo, em sua correria, dá-nos muitas vezes a sensação de que quase nãopodemos ajudar a alguém; por falta de tempo, ou por julgarmos não possuir algumtalento específico. Esquecemo-nos, entretanto que se somos servos do Senhor JesusCristo sempre haverá em nossas mãos algum dom, concedido por Deus para aexpansão do seu reino, e, consequentemente edificar vidas.

O conceito de valores de nossa sociedade passa-nos a falsa idéia de quesomente as “estrelas” podem realizar grandes feitos. Deus, entretanto semprerealizará grandes feitos através de homens e mulheres simples que tão somenteestejam em suas mãos.

É sempre oportuno lembrarmo-nos dos ensinos do nosso Mestre: “Bem está,servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo doteu Senhor.” Mateus 25.21. Louvamos a Deus por mais um aniversário da União deTreinamento de nossa igreja.

Deus conceda a todos a o privilégio de realizações para o seu reino atravésdesta organização. Quando o amor é o ingrediente principal em nossas tarefas,cumpre-se o que afirmou alguém: “O amor transforma todos os nosso deveres emprivilégios, e todas as nossas responsabilidades em alegrias.”

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

EXEMPLOS DE MULHERES DA BÍBLIA

A Palavra de Deus está repleta de inspiradores relatos de mulheres que, emsua época, marcaram o mundo de então com belíssimos exemplos de pessoascomprometidas com Deus. Vejamos:. Ana, mesmo em idade avançada não se afastava do templo fazendo petições. Joquebede. Ainda que ameaçada por Faraó, confiou no poder de Deus e escondeu oseu filhinho por três meses; vindo aquele menino a se tornar o libertador de Israel.. Maria de Betânia, que num gesto de grande gratidão ungiu os pés do Mestre amado.. Abigail, que com sua sabedoria e prudência impediu que todos os homens de suacasa fossem mortos.. Dorcas, que com sua costura fazia roupas para agasalhar as pessoas necessitadas.. Ester que com coragem e muita oração impediu que seu povo fosse destruído.. Maria Madalena que saiu do sepulcro para anunciar a todos que Jesus haviaressuscitado, proclamando assim as boas novas.Poderíamos aumentar a lista com tantos outros nomes de servas do Senhor, quecontribuíram em sua época para que o mundo conhecesse os planos de Deus atravésde suas vidas. E você, minha irmã, tem contribuído com sua vida, de tal maneira quepossa ser um grande instrumento nas mãos do Senhor para enriquecer outras vidas?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

FIDELIDADE RECONPENSADA

Certo comerciante ordenou, sábado à tarde, a seus empregados que, nodomingo de manhã, fossem ao porto para descarregar um navio que estava parachegar.

Um jovem escriturário dirigiu-se ao comerciante e comentou: - Senhor, não posso trabalhar aos domingos.- Você sabe o regulamento nesse caso, respondeu o patrão.- Sei, sim senhor; sei o que me acontecerá. Sou o sustento de minha velha mãe, masnão posso trabalhar aos domingos.- Bem, suba ao escritório e o encarregado lhe dará suas contas.

Durante três semanas andou o jovem desempregado procurando trabalho.Certo dia veio um banqueiro àquele comerciante, perguntando se podiarecomendar-lhe uma pessoa honrada e fiel para caixa de um Banco que ia abrir. Ocomerciante indicou o jovem que havia sido despedido, recomendando-o comopessoa idônea para o cargo.- Mas, observou o banqueiro, você o despediu de sua casa.- É verdade, respondeu o comerciante, eu o despedi porque não queria trabalhar aosdomingos. Mas um homem que perde seu emprego, só por não violentar suaconsciência, merecerá toda a confiança como caixa de um Banco.

Em um mundo pragmático e agitado, como o nosso, tem-se a impressão quenão há lugar para a fé, quando o assunto é sobrevivência. É bom lembrar, entretantoque Deus não mudou em suas promessas. A palavra de Deus salienta o fato de quecreu Abraão no Senhor, contrariando todas as lógicas humanas e Deus lhe foi fiel: “Ecumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputadocomo justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2.23.

Também para nós, ensina-nos a palavra de Deus que vale a pena sermos fiéisao nosso Senhor, quanto à sua vontade, ainda que aparentemente tenhamos prejuízo,o que nunca acontecerá: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessárioque aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dosque o buscam.” Hebreus 11.6.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

FILHOS SEGUNDO O CORAÇÃO DO PAI

Uma professora estava reunida com seus alunos, crianças, vendo a fotografiade uma família. Na foto, um menininho tinha o cabelo de cor diferente da dos outros.Uma das crianças achou que ele era diferente porque devia ter sido adotado, e disse:“Eu sei tudo sobre adoção porque eu sou adotada.” “O que quer dizer ser adotado?”,perguntou uma outra criança. “Significa que você cresceu no coração de sua mãe emvez de crescer na barriga dela.” Quando nascemos para este mundo, logo cedo, navida experimentamos a influência do pecado que invade a vida de cada um. Aoconhecermos o plano de Deus para cada criatura, nos colocamos, então, diante deduas realidades: Ou aceitamos o plano de Deus, reconhecendo nossa situação decaídae fragilizada pelo pecado, pedindo a Cristo que nos torne novas criaturas, segundo osseus propósitos, tornando-nos assim filhos de Deus, ou continuamos indiferentes aospropósitos de Deus, seguindo aquilo que julgamos ser melhor para nossas vidas,deixando a decisão de aceita-lo para outra ocasião. Convém-nos atentar para osensinos da Palavra de Deus, quando esclarece quem são, de fato, os filhos de Deus:“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos oreceberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creemno seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem davontade do homem, mas de Deus.” João 1.11-13. A Bíblia declara-nos ainda que,aqueles que aceitam a Cristo como seu único e suficiente Salvador, aceitam também anova vida, segundo a vontade do Pai: “Assim que, se alguém está em Cristo, novacriatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5.17.Quando tomamos a feliz decisão de aceitarmos o Senhor Jesus, como nosso Salvador,somos recebidos por Ele como filhos, que com grande coração de Pai, recebe-noscomo filhos, e, consequentemente, passamos também a termos o novo coração defilhos, que leva-nos a possuirmos uma nova vida, segundo a vontade do Pai.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

GUARDA O TEU PÉ

“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do quea oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazer mal.” Eclesiastes 5.1.

O que, de fato, está a palavra de Deus querendo ensinar-nos com estaversículo? Para se prestar um verdadeiro culto a Deus, torna-se necessário ter emmente algumas verdades bíblicas:1º A santidade de Deus. Vida de pecado e adoração a Deus são incompatíveis como astrevas e a luz. Ao nos aproximarmos para adorar a Deus, devemos ter em mente aoração do salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, econhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-mepelo caminho eterno.” Salmos 139.23,24. Deus é santo e exige santidade de seusadoradores, não só nos momentos de culto, mas em seu dia a dia.2º Ter consciência a respeito do que procuro em culto a Deus. Qual a razão de estarpresente naquele local onde outras pessoas comparecem para adorar ao Senhor? Seem um culto a nossa alma não está totalmente colocada diante do Senhor, estaremosoferecendo sacrifício de tolos, segundo o texto.3º Ter consciência quanto à presença de Deus naquele local: “...tira os teus sapatosde teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa.” Êxodo 3.5. O solo ou asparedes não são santos por si só, mas tornam-se locais de culto e, por isso, locais ondese faz necessário a conduta adequada, por parte daqueles que ali comparecem paraadorar.4º Ter consciência quanto à reverência que se deve a Deus, quando em um ambientede culto. Quando se está diante de uma autoridade humana, qualquer pessoaentende que precisa ter uma postura adequada, por uma questão de bom senso, a fimde não se expor ao ridículo. Que dizer então, quando se está na presença do Senhor,do Altíssimo, do Rei dos Reis? Parece que alguns, muitas vezes esquecem-se destarealidade: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” I Coríntios 14.40.5º Ter consciência quanto às necessidades de outros: “Portai-vos de modo que nãodeis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Comotambém eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas ode muitos, para que assim se possam salvar.” I Coríntios 10.32,33.6º Ter consciência quanto a direitos de outros. Se minha intenção não é oferecer umculto racional, onde o objetivo seja estar com Deus, não devo impedir ou atrapalharpessoas que ali comparecem com a finalidade de prestar culto a Deus. Pessoas queconversam, brincam ou andam durante todo o culto, sem uma necessidade extrema,não só não cultuam, com atrapalham os que desejam. “Rogo-vos pois, irmãos, pelacompaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo eagradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12.1.7º Ter consciência de que cada culto pode ser a última oportunidade para aquele queainda não entregou sua vida a Cristo, fazê-lo. Cabe a cada crente interceder, em

atitude de reverência e oração, pela conversão dos não salvos. Lembro-me de um fatocontado por alguns irmãos, acontecido há muitos anos atrás em nossa igreja.Contaram os irmãos que certa vez, após o término de um culto, em um domingo ànoite, perguntaram a um visitante o que achou do culto. A resposta foi a de que, nãoconseguira ouvir a mensagem. Entretanto, a compra e venda de gado, realizada nobanco de traz, por membros da igreja, pode ele ouvir durante todo o tempo do culto.Temos tido a consciência de que, quando estamos presentes publicamente no templo,temos realmente tido um encontro com o Senhor, temos realmente prestado culto?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

.

LUZ PARA O CAMINHO

Em todas as épocas e civilizações sempre a humanidade aspirou por direcionamentoem suas decisões, ao longo da vida, que lhe proporcionasse segurança. Em um mundode tanto relativismo, torna-se necessário um referencial, algo firme e seguro, que nãoflutue de acordo com modismos. Este referencial é a palavra de Deus. É na Bíblia queencontraremos um tesouro inesgotável de sabedoria.É nas Escrituras Sagradas que encontraremos os preceitos do Senhor, capazes degarantir a qualquer ser humano uma fonte de realização. Em pleno século XXI, emmeio a tanta tecnologia, é na fé no Filho de Deus, que encontraremos respostas paraos anseios da alma. Há realidades que não podem ser mensuradas em laboratórios.Entretanto, torna-se inegável a grandiosidade do poder de Deus em cada detalhe dacriação.O grande físico alemão Albert Einstein já dizia, à sua época: “Deus não joga dados”, ouseja, o acaso não existe; Deus tem propósitos. O salmista Davi, por volta de mil anosantes de Cristo já expressava com regozijo: “Os céus manifestam a glória de Deus e ofirmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e umanoite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suasvozes. Salmos 19.1-3.Perceber a presença e direção de Deus em cada detalhe do universo e submeter-se àsua vontade é uma questão de fé. O grande estadista americano Abraão Lincoln emcarta enviada a um amigo dizia: “Estou tirando muito proveito da leitura da Bíblia.Tome tudo que você puder tirar deste livro pela razão, o resto pela fé.” Durante operíodo negro da Guerra de Secessão dos estados Unidos, era na leitura da Bíblia e naoração que, segundo testemunho de pessoas que conviveram com o presidente,Lincoln buscava a sabedoria divina. Valendo-nos desta pastoral, desejamosparabenizar a cada formando e deixar-lhes aquilo que Lincoln e tantas outras pessoas,ao longo dos séculos, encontraram na Bíblia: “Lâmpada para os meus pés é tuapalavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119.105.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

MEU FILHO:

Eu sei tudo sobre ti... Salmos 139.1Eu sei quando tu te deitas e quando te levantas... Salmos 139.2Eu conheço todos os teus caminhos... Salmos 139.3Até os cabelos de tua cabeça são contados... Mateus 10.29-31Tu fostes feito à minha imagem... Gênesis 1.27Em mim tu vives e te moves, e tens existido... Atos 17.28És tu minha descendência... Atos 17.28Eu já te conhecia bem antes de tua concepção... Jeremias 1.4,5E te escolhi ainda quando planejava a criação... Efésios 1.11-12Tu não és um erro, pois todos os teus dias foram escritos em meu livro... Salmos139.15,16Tu fostes feito de forma admirável e maravilhosa... Salmos 139.4Eu te formei no ventre de tua mãe... Salmos 139.13Eu tenho sido mal interpretado por aqueles que não me conhecem... João 8.41-44Eu não me encontro distante nem estou furioso, porém sou a completa expressão deamor... João 4.16É meu desejo gastar meu amor em ti, simplesmente porque és meu filho, e eu teuPai... I João 3.1Eu te oferecerei mais que teu pai terrestre jamais poderia oferecer... Mateus 7.11Sou Eu, o Pai Perfeito... Mateus 5.48Cada bom presente que recebes vem de minha mão... Tiago 1.17Sou aquele que provê e supre todas as tuas necessidades... Mateus 6.31-33.Meu plano para teu futuro foi, desde sempre, preenchido com esperança... Jeremias29.11Pois eu te amo com todo eterno amor... Jeremias 31.3Meus pensamentos para contigo são incontáveis, como a areia da praia... Salmos139.17,18Eu me regozijo contigo em canções...Sofonias 3.17Eu nunca irei parar de te fazer o bem... Jeremias 32.40És propriedade de meu tesouro... Êxodo 19.5Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e toda minha alma... Jeremias32.41Desejo te mostrar coisas grandes e maravilhosas... Jeremias 33.3Se me procurares com todo o teu coração, me encontrarás... Deuteronômio 4.29Alegra-te em mim e Eu te darei todos os desejos de teu coração... Salmos 37.4Sou Eu quem te coloco estes desejos... Filipenses 2.13Sou capaz de fazer mais por ti do que jamais poderias imaginar... Efésios 3.20Sou Eu teu maior encorajador... II Tessalonicenses 2.16,17Eu sou o Pai que te conforta em todos teus problemas... II coríntios 1.3,4Quando estás quebrantado, Eu estou próximo de ti... Salmos 34.18Como um pastor que leva um cordeiro, Eu te tenho carregado junto ao coração...Isaías 40.11

Um dia irei secar cada lágrima de teus olhos e afastar de ti toda a dor que tenhassofrido nesta terra... Apocalipse 21.3,4Eu sou teu Pai, e Eu te amo tal como meu filho, Jesus... João 17.23Pois em Jesus, meu amor por ti foi revelado... João 17.26Ele é a exata representação de meu ser... Hebreus 1.3Ele veio para demonstrar que Eu estou por ti, não contra ti... Romanos 8.31E para dizer que não estou contando teus pecados... II Coríntios 5.18,19Jesus morreu para que tu e Eu, então, pudéssemos nos reconciliar... II Coríntios5.18,19Sua morte foi a minha expressão suprema de amor por ti... I João 4.10Eu desisti de tudo que amava para poder ganhar o teu amor... Romanos 8.31,32Se receberes o presente de meu filho Jesus, recebes-me a mim... João 2.23Então, nada irá te separar de meu amor novamente... Romanos 8.38,39Vem e Eu irei fazer a maior festa que nos céus já foi vista... Lucas 15.7Minha pergunta é... Serás tu meu filho? João 1.12,13Eu estou aguardando por ti... Lucas 15.11-32Com amor, do Teu Pai. Deus Todo Poderoso.

Extraído e adaptado.Pr Luis Fernando R. de Moraes

NÃO DIGAS...

Não digas: “PAI NOSSO”, se não te comportas cada dia como um filho, nem tratas osdemais como irmãos.Não digas: “QUE ESTÁS NOS CÉUS”, se somente pensas e amas as coisas da terra.Não digas: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”, se estás preocupado em santificar onome de outros deuses que tomam parte de sua vida.Não digas: “VENHA O TEU REINO”, se não acreditas nem estás preparando-te paraeste acontecimento.Não digas: “SEJA FEITA A TUA VONTADE”, se não aceitas quando é dolorosa.Não digas: “ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”, se não acreditas na vida eterna.Não digas: “O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE”, se não te preocupas comtantos pobres que hoje estão com fome.Não digas: “E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOSNOSSOS DEVEDORES”, se ainda guardas rancor e ódio de teu irmão.Não digas: “E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO”, se tua intenção constante é pecar.Não digas: “MAS LIVRA-NOS DO MAL”, se não cooperas com Deus frente as tentaçõesdo inimigo.Não digas: “AMÉM!”, se não acreditas no Pai Nosso.Quando proferimos alguma coisa, em relação a Deus, que não vivemos, passamos aestar na situação mencionada pelo próprio Deus: “Oferece a Deus sacrifícios delouvor e paga ao Altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angústia; eu telivrarei, e tu me glorificarás. Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meusestatutos e que tomar o meu concerto na tua boca, pois aborreces a correção elanças as minhas palavras para trás de ti?” Salmos 50.14-17. Quando Jesusmencionou a oração do Pai Nosso, o fez para que observássemos o fato de que avontade de Deus precisa ser buscada e vivida em todas as circunstâncias de nossavida, e não uma prece decorada para ser mencionada em momentos especiais.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

NAS MÃOS DO SENHOR

Ao se aproximar um novo ano, renovam-se as aspirações. É natural quetenhamos metas. Porém, não nos esqueçamos de submete-las à Deus, a fim deque Ele revele o que nos é melhor.

O profeta Jeremias já advertia: “Enganoso é o coração, mais do quetodas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9. A decisãomais correta a tomarmos é colocarmos todos os nossos ideais, em oração,diante do Senhor. Somente assim, estaremos tranquilos quanto ao que formelhor.

A inquietação, muitas das vezes, leva-nos à ansiedade. Com relação aeste assunto, Vance Havner afirmava com grande propriedade: “A ansiedade ésemelhante a uma cadeira de balanço: exigirá que a pessoa faça alguma coisa,mas não a conduzirá a nenhum lugar! Na realidade, a ansiedade significa quetemos posto a nossa confiança em mãos erradas!” Neste ponto, vem-nos amente um outra grande advertência bíblica: “Confia no Senhor e faze o bem;habitarás na terra e, verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te tambémno Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teucaminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” Salmos 37.3-5.

O que for da vontade de Deus que realizemos ou que tenhamos,certamente virá às nossas mãos. Mas, caso não seja, entendamos que o Senhortem sempre o melhor para seus filhos. E isso, ninguém pode impedir.

Quando observamos a vida, chegamos à conclusão que a mesma é cheiade surpresa. É por esta razão que a Palavra de Deus adverte-nos: “Eia, agora,vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano,e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que aconteceráamanhã. Porque, que é a vossa vida? É como um vapor que aparece por umpouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhorquiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” Tiago 4.13-15.

Que o Senhor Jesus Cristo conceda-nos sabedoria a fim de quetenhamos a consciência de estarmos no centro de sua vontade.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O CRENTE E A CULTURA

Dentre as várias definições para cultura, encontramos o seguinte: cultura é oconjunto de conhecimento adquirido; a instrução, o saber, conjunto das estruturassociais, religiosas, das manifestações intelectuais, artísticas etc. Em meio a estecontexto, como se situa o crente? É sabido que um(a) servo(a) de Deus neste mundopossui uma missão: a de atalaia, de embaixador. A missão do crente é a de tornar omundo melhor. E como ele faz isto? Apresentando ao mundo a solução para umasociedade melhor, que é o evangelho. A palavra de Deus assegura-nos:“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR e o povo ao qual escolheu parasua herança. Salmos 33.12. Quando o ser humano coloca sua vida no centro davontade de Deus, torna-se ele uma criatura melhor. Sabemos que a sociedade é oconjunto de cidadãos com suas práticas e costumes. Se estes cidadãos são tementes aDeus, certamente teremos cidadãos que amam aos seus semelhantes e jamaisprejudicarão a quem quer que seja. Teremos um cidadão honesto, cumpridor dos seusdeveres; que jamais serão um peso para a sociedade. Cidadãos comprometidos comDeus, serão sempre referência para a sociedade. Serão solução para um mundodecadente e descrente. É por isso que a Bíblia afirma que um crente no Senhor Jesusdeverá sempre ser sal e luz: “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com quese há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado peloshomens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobreum monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, novelador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante doshomens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vossa Pai, que está noscéus.” Mateus 5.13-16. Ao celebrarmos o dia da cultura, um questionamentooportuno deveria ser o que cada um de nós tem feito, no sentido de influenciar aacultura do nosso povo? A Igreja de Cristo possui uma missão neste mundo.Tenhamos em mente o que Paulo afirma a Timóteo, com relação ao lugar da igreja nasociedade: “ Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, mas, setardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deusvivo, a coluna e firmeza da verdade.” I Timóteo 14,15.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O CRENTE E O CARNAVAL

Antes de formarmos um conceito a respeito desta festividade e da participaçãode um servo de Deus na mesma, é de fundamental importância conhecermos suaorigem e objetivos.

Quanto a este assunto a Grande Enciclopédia Larousse Cultural, p. 1185 afirma:“Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionísicas da Grécia antiga, dasbacanais, saturnais e lupercais romanas, todas de caráter orgiástico. São apontadastambém ligações com as festas dos doidos e das danças macabras medievais, sendoprovável que todas essas formas de divertimento tenham-se transformado, temposafora, nos bailes de máscaras do Renascimento e nos carnavais dos temposmodernos.”

Dioniso era uma divindade da Grécia antiga. Era considerado como o deus dovinho e da embriagues. Era representado seguido por um cortejo onde figuravam asbacantes, que eram seguidoras de Baco. A enciclopédia Larousse define Bacante comomulher dissoluta.

Dioniso era conhecido em Roma como Baco. Ali eram realizadas as festasbacanais, que eram festas romanas celebradas a Baco, de caráter orgíaco e delirantedas quais participavam as bacantes executando danças desenfreadas, vestidas apenascom peles de leão.

Na mesma enciclopédia acima mencionada encontramos a definição:“Saturnais ou saturnálias s.f.p. 1. Festas romanas em honra de Saturno, que serealizavam em fins de Dezembro e durante as quais se trocavam votos e presentes ese concedia aos escravos maior liberdade. 2. Festa nas quais predomina alicenciosidade; orgia: os dias de carnaval são pequenas saturnais.”O Novo Dicionário Brasileiro Melhoramentos p. 665 define: “carnaval, s.m. (ital.Carnevale). 1. Folc. Período de três dias de folia que precede a quarta-feira de cinzas,durante o qual, com o afrouxamento das normas morais, se dá a eclosão de recalques,por meio de danças, cantos, trejeitos, indumentária diversa da habitual etc. No Brasilaparecem após a guerra do Paraguai, como forma nova do entrudo. 2. Folguedo,orgia. 3. Mascarada.”

À luz das informações, quanto à sua origem, e diante dos fatos relacionados àesta festividade em nossos dias, já se possui elementos suficientes para se chegar àuma conclusão de que tanto na antiguidade, quanto no presente, uma pessoa, aindaque não cristã, que aspire a um elevado nível de conduta e um padrão moral e éticopara o indivíduo e uma família, se recusa a participar de tais práticas.

Como servos de Deus, nossa preocupação vai além dos conceitos humanos eleva-nos a buscarmos na palavra do Senhor nosso referencial para toda e qualquerprática. Vejamos: Adverte-nos Efésios 5.3: “Mas a prostituição, e toda a impureza ouavareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos.” Efésios 4.17-21: “Edigo isto e testifico no Senhor para que não andeis mais como andam também os

outros gentios na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento,separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seucoração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução,para, com avidez, cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim aCristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade emJesus,...”

À luz do exposto acima, e em sã consciência, que relacionamento pode ocrente ter com o carnaval?

Fontes: Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Editora Hagnos, São Paulo, 2001, p.165Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultura Ltda, 1995, p.1185Novo Dicionário Melhoramentos, Comp. Melhoramentos de São Pulo, São Paulo, 1965, p. 665.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O DIA DO SENHOR

Ao lermos a respeito dos mandamentos do Senhor, dentre eles encontramos um:“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tuaobra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu,nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nemo teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor oscéus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoouo Senhor o dia do sábado e o santificou.” Êxodo 20.8-11.

Quando Deus criou o sábado tinha em mente duas coisas: que fosse o dia paradescanso e adoração. O crente em Cristo Jesus, que tem amor às coisas de Deus, não admitefaltar aos cultos prestados à Deus no dia do Senhor, pela igreja do Senhor, da qual ele fazparte. Para um filho de Deus incomoda não estar na comunhão de sua igreja no dia dosenhor; a não ser por motivo de força maior. Entretanto, se não houver amor à causa deDeus, isto será de pouca importância. Alguma outra coisa encherá mais o seu coração doque estar na igreja do Senhor Jesus. Foi por isto que o próprio Senhor Jesus Cristo afirmoucerta vez: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, eonde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem aferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver ovosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6.19-21.

Não dá para entender um crente que no dia do Senhor não esteja em comunhãocom sua igreja, na EBD ou no culto evangelístico, cumprindo, assim, um mandamento doSenhor. E por falar nisso, onde está o seu coração no dia do Senhor?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O MEMBRO “DIET”

A palavra “diet” está na moda. É bem conhecida daqueles que desejam mantera forma física, conservando-se esbelto. Aqueles que seguem esta dieta se abstêm doque possa interferir em sua boa forma. O termo pode ser usado, por empréstimo, acertos tipos de membros: O membro “diet”. Para este tipo de membro algumas coisaspodem ser retiradas de sua vida, pois dá para passar sem elas: 1. Para alguns membros tipo “diet” a Escola Bíblica Dominical não é tão essencialassim, afinal há outras coisas mais importantes. Raramente se vê este membro naEBD, e isto não lhe faz falta, “afinal o que será ensinado ali já é bem conhecido.” 2. Para outros o culto de oração e estudo bíblico pode ser substituído. “Pode-se orarem casa”. A comunhão com a igreja em oração, para os mesmos, não é tão essencialassim. 3. Existem os membros tipo “diet”, que no desejo de cortar os excessos, deixam de serdizimistas, se o foram algum dia. Para estes o dinheiro anda curto, o salário achatadoe o dízimo pode ser entregue futuramente, quando o dinheiro sobrar; pois “Deusentende”. 4. Há também os que retiram da sua relação de alimentação espiritual, a observânciada celebração da Ceia do Senhor. Para estes isto é opcional, ou seja: “participa aqueleque desejar. Afinal de contas a ordem imperativa “Fazei isto em memória de mim”,deixada por Jesus, para estes, aplicava-se somente aos de sua época, não é para nós. 5. Um outro tipo de membro “diet” é aquele que não inclui o testemunho pessoal nanova vida em Cristo. Ele é bem conhecido, socialmente, muitas vezes bemcomunicativo, concorda com tudo e com todos, mas não lhe incomoda o fato de quealguns ao seu redor, de um momento para outro estarão entrando no inferno, deonde nunca mais sairão, e muitos partem neste estado sem perceberem otestemunho firme e sério de um crente, que possa pregar com palavras e vida o queseja a conversão em Cristo para uma nova vida dentro dos padrões divinos. 6. Na lista também, constam aqueles que não participam das atividades de sua igreja,como evangelização no campo da mesma, visitação aos enfermos e necessitados,afinal necessitados existem muitos, mas “não tenho tempo”, é a afirmação de muitos;“Afinal de contas, também, isto é tarefa do pastor.”

Para quem deseja adotar uma vida bem diet, o que importa é eliminar o que nãoseja essencial. A questão é avaliar, do ponto de vista bíblico e cristão, o que sejaessencial. Muitas vezes o que parece insignificante, pode ser exatamente o essencialao crescimento cristão.

Cristo espera fidelidade em tudo, ainda que pareça pequeno ou insignificante,daqueles que assumiram, um dia, o compromisso de ser-lhe fiel em tudo. Proveitoso éouvir o que nos diz as Escrituras Sagradas em Mateus 25.22,23: “E, chegando tambémo que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eisque com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom efiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teuSenhor.”.

Pr Luis Fernando R. de Moraes

O PAPEL DA IGREJA

Quando pensamos em Igreja, do ponto de vista bíblico, devemos ter em mente qual o seupapel no mundo, à luz da Palavra de Deus. Vejamos:

1. Apresentar ao mundo a Palavra de Deus. Salmos 119.105, Marcos 16.15.2. Apresentar ao mundo o Caminho. João 14.6.3. Apresentar ao mundo as características da nova vida em Cristo. II Coríntios 5.17.4. Ser a coluna e firmeza da verdade. I Timóteo 3.15.5. Prover alimento espiritual. Atos 2.41-44.6. Instruir a respeito da esperança da igreja na salvação. I Tessalonicenses 4.13-18.7. Apresentar ao mundo a realidade do pecado, da justiça e do juízo divino. João 16.8. 8. Sal e luz da terra. Mateus 5.13-16.

Como se pode perceber, é grande a responsabilidade da igreja. É bom que se lembre que igrejaé a união dos crentes em um rebanho, com uma missão. Não existe igreja sem o compromissoindividual. O mundo aguarda a mensagem de esperança. E a verdadeira esperança somente aIgreja do Senhor pode apresentar. Logo é grande a nossa responsabilidade. Ao completar osseus 98 anos de existência, louvamos a Deus pela existência de nossa igreja. Agradecemospelas vidas que se deram, ao longo de sua história, em prol da expansão do reino de Deus.Como a igreja é composta por pessoas com uma missão, como você meu irmão temdesempenhado o seu papel, no seu tempo?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O QUE É SER SANTO?

Quando a sociedade comemora a semana chamada “Santa”, necessário se fazque tenhamos em mente o verdadeiro significado do que seja santo. Santificação ousantificar significa: “cortar”, “separar”, “consagrar para uso exclusivo”, “dedicar” ou“considerado como sagrado em contraste com o comum, profano ou secular” (O NovoDicionário da Bíblia).

A luz da definição e daquilo que a Palavra de Deus nos recomenda, ser santo éum dever de todo aquele que tomou um dia a decisão de viver segundo a vontade deDeus, em cada dia do seu viver, na situação de nova criatura e onde todos os dias doano são vividos por pessoas preocupadas com a vontade de Deus.

Para o crente em Cristo Jesus, todos os dias são iguais, conseqüentementetodas as semanas também, onde se procura viver como santos. A Bíblia apresenta-nosuma definição muito interessante quanto àquilo que se constitui a vida do crente emCristo Jesus: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povoadquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas paraa sua maravilhosa luz. Antes não éreis povo, mas agora sois povo de Deus, antes nãotínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. I Pedro 2.9,10.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O QUE O CRISTÃO TEM A VER COM A PÁSCOA?

À luz das Escrituras Sagradas a Páscoa nada tem a ver com o cristão. É bomlembrar que a Páscoa, segundo a narrativa bíblica de Êxodo 12 , foi o episódio dapreservação dos primogênitos e a saída dos Israelitas do Egito; fato este que entrariapara o calendário dos judeus, para comemoração nacional, como memorial.

Não encontramos no Novo Testamento nenhuma recomendação de que ocristão tenha que guardar ou comemorar a Páscoa. Aliás, para alguns, tornou-se estaocasião motivo para celebrações, práticas religiosas e até mesmo mudança de hábitosalimentares. A própria palavra de Deus recomenda-nos que todos os dias na vida docristão devem ser santos, e, consequentemente, iguais: “ Mas, como é santo aqueleque vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” IPedro 1.15. “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo,por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como :não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso,segundo os preceitos e doutrinas dos homens;” Colossenses 2.20-22. “Porque oreino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no EspíritoSanto.” “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei eencerrados para aquela fé que se havia de se manifestar. De maneira que a lei nosserviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio.” Gálatas3.23-25. “Comoacima diz: Sacrifício, e oferta, e holocaustos, e oblações pelo pecado não quiseste,nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho,para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Naqual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feitauma vez.”Hebreus 10.8-10.

Pelo exame dos textos, a Páscoa para nós é inoperante. Teve o seu lugar nahistória, segundo o propósito de Deus. Porém quem nos redime e liberta é Cristo.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes

O QUE REPRESENTA O NATAL PARA VOCÊ?

Um professor de psicologia em uma grande universidade sugeriu à sua classe,de quarenta alunos, que discorresse sobre o tema Natal, e tudo o que este diatrazia-lhes às mentes. Dentre a lista que lhe foi apresentada constavam: árvore,pinheiro, presentes, peru, festa, feriado, cantata, Papai Noel. Ninguém, entretanto,escreveu: o aniversário de Jesus.

E para você, o que representa o natal, o nascimento do Senhor Jesus Cristo.Para muitos significa a vinda do seu Senhor e salvador Jesus Cristo, a fim deconceder-lhes perdão de seus pecado e a salvação eterna de suas almas.

Para muitos o texto de Isaías: “O povo que andava em trevas viu uma grandeluz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.”Isaías 9.2., já tornou-se uma realidade. Quantos, porém, ainda se encontram nastrevas? Nas trevas da desesperança; nas trevas do medo da vida e da morte; nastrevas da incerteza, quanto à vida eterna? Jesus, em uma de suas mensagens, deixouclaro a razão de sua vida ao mundo, quando expressou: “O ladrão não vem senão aroubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham comabundância.” João 10.10.

Para você, o que significa o real sentido do natal? Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O QUE TODA MULHER DEVE SER

Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus,mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quandoninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se,tornando-se mãe de uma grande nação.Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou serusada por Deus, ajudando numa das grandes vitórias do povo de Deus.Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostroucomo Deus se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma lindahistória de amor!Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que eleviesse a se tornar um grande profeta.Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitosfossem mortos.Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seupovo.Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo,antes de estar casada, numa época em que isso poderia lhe custar a vida.Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão aJesus, de uma forma tão singular, que sua história é contada até hoje.Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou.Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagens deDeus.Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos noscaminhos de Deus, em momentos difíceis.Qual o segredo dessas mulheres? O mesmo de todas as grandes servas deDeus: “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher queteme ao Senhor, essa será louvada.” Provérbios 31.30.

Extraído e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O REI AINDA ESTÁ CONTIGO

“Um incidente ocorrido no campo de batalha mostrou a coragem e simpatia dorei Vitório Emanuel III, da Itália. Em meio ao fogo da artilharia, um tenente, que caiumortalmente ferido, gritou a um soldado, e entregou-lhe uma bolsa, para que este aentregasse à sua família. A seguir, ordenou-lhe que fugisse. Contudo, o soldado tentoucarregar o oficial para um lugar a salvo. Alguns artilheiros gritaram-lhe: “Salva-te!Salva-te! Ele porém, não abandonou o superior. Ouvia, à distância, o motor do carrodo rei que se afastava do campo. O jovem esforçava-se ao máximo para levar o corpodo oficial, quando este, não resistindo aos ferimentos, faleceu. O soldado, então,amargurado, lamentou: “Até o rei fugiu!” Nesse momento, uma mão firme tocou-lheno ombro. Ele voltou-se e, surpreso, reconheceu o rei, que lhe confortou, dizendo:“Meu caro rapaz, o carro se foi, mas o rei ainda está contigo!” E ficaram juntos até ofim do dia.”

Quantas vezes temos a sensação de que o Rei se foi. Parece que Deus não nosouve mais. Porém, para que não fiquemos com a amarga sensação de solidão,lembremos das maravilhosas promessas de Deus a seus filhos: “Mas agora, assim dizo Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu teremi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estareicontigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo,não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o senhor teu Deus, osanto de Israel, o teu salvador;...” Isaías 43.1-3

Extraído e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O SACRIFÍCIO DE MÃE

Um professor perguntou a um menino: “Suponha que sua mãe fez uma torta evocês são sete – seus pais e cinco crianças. Que fração da torta você receberia: “Umsexto”, respondeu o menino. “Eu temo que você não aprendeu fração”. Disse oprofessor. “Lembre-se, vocês são sete!”“Sim, professor”, disse o menino, “...mas vocênão conhece minha mãe. Mamãe diria que não queria nenhuma torta.” (Pedaços ePedacinhos, junho, 1990, pág. 10)

A ilustração acima define, de forma simples, o amor de mãe. Acima de simesma estará o bem estar de seus filhos. Perguntaram, certa vez a uma mãe, quehavia tido muitos filhos, qual deles era o seu preferido, o filho a quem mais amava.Sua resposta foi: “o filho a quem eu mais amo, a quem eu me dedico de corpo e alma,é o meu filho doente até que sare; o que partiu, até que volte; o que está cansado, atéque descanse; o que está com fome, até que se alimente; o que está com sede, atéque sacie sua sede; o que está estudando, até que aprenda; o que está nu, até que sevista; o que não trabalha, até que se empregue; o que namora, até que se case; o queprometeu, até que cumpra; o que deve, até que pague; o que chora, até que seacalme”.

Todos estes sentimentos se encontram naquela, cuja missão bendita foi criadapor Deus: MÃE.

Parabéns a todas as mães, não somente em uma data, mas em cada dia desua existência!

“Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada, como também seumarido, que a louva, dizendo: Muitas filhas obraram virtuosamente, mas tu a todasés superior.” Eclesiastes 31.28,29.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

O VALOR DA PERSEVERANÇA

Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo umacomunicação dos diretores, sugerindo que os pais o retirassem dali, porque ele era“Um garoto confuso da cabeça, que não conseguia aprender”. A mãe, ex-professora,propôs-se ela mesma ensinar o filho em casa: “meu filho não é confuso nem incapaz deaprender” – disse ela, indignada. Quando Tomaz Edison morreu, muitos anos maistarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes dopaís por um minuto. Ele estudou e trabalhou com afinco no aperfeiçoamento dediversos dispositivos, como o telefone, por exemplo, e patenteou mais de 1.000invenções suas, entre as quais, a Lâmpada elétrica e o fonógrafo. A perseverançadaquela mulher e daquele menino mudaram os nossos hábitos e influenciaram omundo de forma profunda e permanente. Quantas conquistas o povo de Deusalcançou através da perseverança. Lemos na Palavra de Deus: “Naquele dia Moisésjurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti ea teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.”Josué 14.9. Temos o grande exemplo e referencial de perseverança, que foi o nossoSenhor e Salvador Jesus Cristo; que perseverou em meio a tantos desafios comotraição, descrença, zombaria e por fim a morte. Se perguntássemos a Cristo se valeu apena tanto sacrifício, a resposta certamente seria sim; pois a recompensa não tempreço, pois a sua perseverança favoreceu-nos o perdão para os pecados e a salvaçãoeterna de nossas almas. Está claro que não há vitória sem lutas. Tenhamos em mentea recomendação bíblica que adverte-nos: ”E não nos cansemos de fazer bem, porquea seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9. “Aquele,porém, que atenta para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendoouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”Tiago 1.25.

Extraído e adaptado Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

OS EFEITOS DO CULTO DOMÉSTICO

“Há alguns anos, meu irmão mais moço mudou-se para os Estados Unidos, afim de estudar. Com o passar dos dias, minha mãe começou a preocupar-se com ele.Um dia, ela abriu-lhe o coração numa carta e indagou do seu estado espiritual. Eis aresposta que recebeu: “Mãe querida, as tentações são muitas; contudo, à medida queelas cruzam os meus caminhos, eu as venço todas. Quando éramos crianças,realizávamos o culto doméstico. Geralmente tu nos ajuntavas ao redor de teus joelhose lias a Bíblia. Depois, enquanto continuávamos ajoelhados, tu oravas a Deus em favorde cada um de nós. As vezes, eu abria os olhos para contemplar tua face erguida emoração. Quando as tentações me assaltam, eu contemplo com meus olhos espirituais atua face levantada para Deus, orando por nós. Mãe, é este o segredo de minha vitóriasobre as tentações”.

Quando esta carta chegou, minha mãe encheu-se de gozo e rendeu graças aDeus.

Quando tomamos conhecimento de relatos como este, nos vem à mente asrecomendações do Senhor para seu povo, prestes a entrar na terra prometida: “Estes,pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vossoDeus para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; paraque temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos,que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, eque teus dias sejam prolongados. Ouve pois, ó Israel, e atenta que os guardes, paraque bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teuspais, na terra que mana leite e mel... E estas palavras, que hoje te ordeno, estarãono teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, eandando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6.1-3,6,7.

Como vai a prática do culto doméstico no seu lar? Ele é garantia de bênçãospara toda a família.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

OVELHAS NÃO CHAFURDAM

Uma ovelhinha passava com sua mãe em frente de um chiqueiro, todos dias acaminho do pasto. Os porcos se divertiam tanto rolando na lama que num dia demuito calor a ovelhinha pediu à mãe que a deixasse pular a cerca e chafurdar na lamafresca. A mãe respondeu que não. A ovelhinha fez a clássica pergunta: “Por que não?”A reposta foi simples: ”Porque ovelhas não chafurdam.” A ovelhinha não secontentou. Achou que a mão havia feito pouco caso dela e abusado de sua autoridadequando não devia.

Assim que a mãe se afastou, a ovelhinha correu para o chiqueiro e pulou acerca. Sentiu a lama fresca em seus pés, suas pernas e barriga. Pouco depois achouque já era hora de voltar para junto da mãe, mas não conseguiu! Estava presa! Lama elã não combinam. Seu prazer havia se transformado em prisão. A ovelhinha estavadesesperadamente presa em consequência de sua tolice. Ela pediu socorro e foiresgatada por um lavrador caridoso.

Depois de ter sido limpa e estar de volta ao aprisco, a mãe relembrou: “não seesqueça de que ovelhas não chafurdam!”

O pecado age assim. Parece tão prazeroso, tão fácil de nos envolvermos nele eo deixarmos quando bem entendermos. Mas na verdade não é assim. O pecadoaprisiona. Quantos começaram uma bela caminhada no caminho que leva a presençade Deus; mas a certa altura do caminho se envolveram no pecado e chafurdaram nalama.

A palavra chafurdar significa deitar-se na lama ou revolver-se no chão.Convém-nos lembrar das profundas recomendações da Palavra de Deus:“Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque dequem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de teremescapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador JesusCristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estadopior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho dajustiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes foradado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cãovoltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada, ao espojadouro de lama.” II Pedro2.19-22.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

PARECEM TER DEZ VIDAS

Dentre os vários fatos da biografia do missionário Roberto Moffatt, conta-seque, certa vez no sul da África, um chefe com doze seguidores esperavam omissionário com suas lanças erguidas no ar, cujas pontas estavam envenenadas, paracravá-las no peito do mesmo. Estava o missionário consertando um vagão, juntamentecom sua esposa ao lado, quando chegaram os guerreiros. Deixando as ferramentascaírem ao chão e expondo o peito aos guerreiros disse-lhes Moffatt calmamente: “Não temos receio nenhum de suas ameaças. Viemos trazer-lhes bênçãos epretendemos ficar aqui. Se quiserem, porem, ficar livres de nós, façam o quequiserem. Mas, quando estivermos mortos outros virão para fazerem o nossotrabalho.” As lanças caíram e o chefe disse aos demais do grupo: “Estes missionáriosnão tem receio algum da morte, parecem ter dez vidas. Com certeza há uma vidaalém.” O que será que nós, que dizemos ser filhos de Deus, temos revelado às pessoasque vivem ao nosso redor? Uma vida abundante e alegre, ou uma vida triste emiserável. Parece que temos dez vidas ou parece que não temos vida espiritualalguma? Parece que somos mais um problema ou um instrumento usado por Deuspara apresentar às pessoas o caminho para a solução dos seus problemas? Quantasvezes o medo inibi-nos. O medo de perder amizade; o medo de perder dinheiro; omedo de perder o emprego ou o medo de perdermos o que mais gostamos, ainda queisto afaste-nos de Deus. Há uma canção popular que diz em seu conteúdo que asvezes só ganha quem sabe perder. Isso é uma realidade. Quem confia no Senhor Jesusa ponto de renunciar a coisas que muito aprecia, para servi-lo como Senhor eSalvador, há por certo de ganhar vida e ser bênçãos para outras pessoas. Com relaçãoa este assunto, convém-nos ouvir a Palavra de Deus: “Portanto, quer comais querbebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos demodo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja deDeus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprioproveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.”I Coríntios 10.31-33.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

PERSISTÊNCIA

Certo Professor de Educação física preparou com esmero um de seus alunospara disputar um campeonato de salto. O dia da competição chegou e o professoresperava por mais uma vitória de um de seus alunos. No entanto, sofreu uma terríveldecepção de vez que na hora do salto, o rapaz temeu a altura e desistiu; eenvergonhado, desapareceu no meio da multidão. O professor, inconformado,mandou chamar em casa o aluno que demonstrou nítida falta de persistência ecoragem.

Quando o aluno chegou o professor foi objetivo dizendo: “Seja persistente equando você for fazer alguma coisa, põe nela o seu coração; vai e inscreva-se outravez e, na hora do salto lance a sua frente o seu coração”. O moço ouviu o conselho.Foi, saltou e ganhou o primeiro lugar da competição.

Na obra do nosso Mestre, não há lugar para competição, nem para se saberquem é o melhor que os demais; mas sim para servos que se apresentam para servi-losob quaisquer circunstância. Entretanto, torna-se necessário termos em mente que,para servirmos ao nosso Senhor Jesus Cristo, é necessário persistência. Não bastaapenas termos a intenção. É necessário termos ação após a intenção.

Lembremo-nos do que a Palavra de Deus nos ensina: “Lembrai-vos, porém,dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grandecombate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulaçõese, em parte, fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque tambémvos compadecestes dos que estavam nas prisões, e com gozo permitistes aespoliação dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus umapossessão melhor e permanente. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, em que temgrande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois dehaverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda umpoucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá dafé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós porém, não somosdaqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para aconservação da alma.” Hebreus 10.32-39.

Seguindo o conselho daquele professor, quando formos fazer alguma coisapara Deus, devemos por nisto o nosso coração e lançarmos à frente este mesmocoração.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

POR QUE É QUE O PAPAI FUMA?

O grande cientista brasileiro Oswaldo cruz era filho de pais pobres do interiordo Estado de São Paulo. Apesar de modesto, o seu lar era um padrão de honestidadee tinha, segundo se sabe, a funcionalidade de uma colméia.

Decidiu o cientista mudar-se com sua família para o Rio de Janeiro . Noaconselhamento do lar, seu filho de cinco anos era criado no sentido de estarpreparado para as dificuldades da vida.

Quando adulto, Oswaldo Cruz teria se tornado um fumante inveterado.Procurava, certa vez, o cientista explicar ao filho os malefícios do cigarro, quando omenino lhe questionou: - Se o cigarro é assim tão perigoso, por que é que o papai fuma?

Diante do questionamento, impôs o cientista a si próprio o sacrifício darenúncia ao vício.

Por que é que as pessoas, muitas vezes, sabem o que tem quer ser feito e nãoo fazem? Intenção, sem decisão e ação, não opera transformação. A palavra de Deusadverte-nos que pecado não é somente fazermos o que não se deve, mas tambémnão fazermos o que deve ser feito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz,comete pecado.” Tiago 4.17.

À luz da palavra de Deus, é tempo de fazermos o que sabemos que precisa serfeito; sem demora.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

QUANTO TEMPO?

Quanto tempo diário você dedica à leitura da Palavra de Deus? Geralmente aalegação é a de que não dispomos de tempo. Na realidade, entretanto, sabemos queesta razão não convence, pelo fato de que, quando algo realmente tem grandeimportância para nós, sempre arrumamos tempo para aquilo. Quando amamosalguém ou algo, sempre contamos o tempo que falta para estarmos com aquilo que éalvo do nosso amor. A própria Bíblia registra uma grande verdade com relação a isso,quando afirmou Jesus: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também ovosso coração.” Mateus 6.21.

Talvez o que esteja faltando em nós seja fome e sede da Palavra de Deus,entendendo que a sua palavra representa sua pessoa ensinando-nos sua maravilhosamensagem, apontando para nós os segredos da vitória e de nossa comunhão com Ele.Thomas Watsom dizia em sua obra: “Venha até a Palavra com apetite santo e coraçãopronto para aprender. Sente-se sob a Palavra atenciosamente, receba-a com mansidãoe misture-a com fé. Então, retenha a Palavra, ore sobre ela, pratique-a e fale comoutros sobre ela.”

Se a Bíblia não faz parte de nossas prioridades para o dia-a-dia, é tempo entãode orarmos e pedirmos a Deus que nos dê fome e sede pela sua Palavra, a fim de quenão aconteça conosco a triste verdade ensinada pelas Escrituras Sagradas: “A almafarta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo o amargo é doce.” Provérbios27.7.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

QUEM É VOCÊ?

OliverWendell Holmes, célebre jurista dizia que quando duas pessoas estãoconversando, há, a rigor, seis “pessoas” envolvidas:

1. Você, como eu penso que você é.2. Eu, como você pensa que eu sou.3. Você, como você pensa que é.4. Eu, como eu penso que sou.5. Você, como realmente você é.6. Eu, como realmente eu sou.

Quando pensamos na responsabilidade de testemunhar, com a vida, dapresença do Senhor Jesus Cristo em nossa vida, não há como não levar em conta umagrande verdade extraída da Bíblia: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossoscorações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós soisa carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito deDeus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” IICoríntios 3.2,3.

Sua vida espelha a presença do Senhor Jesus Cristo? Como cristão, é uma cartacuja mensagem é perfeitamente lida e compreendida por aqueles que convivem comvocê?

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

SE NÃO FORA O SENHOR

Uma meninazinha, refugiada no Canadá, estava fazendo suas orações numasala. Terminou dizendo: “Deus, abençoa a mamãe na Inglaterra, e protege-a dasbombas, e cuida de papai, no exército, e de tio Wilbert, no avião, no Egito.” Então fezuma pausa, e acrescentou: “E, Deus, cuida de Ti mesmo também, porque se qualquercoisa Te acontecesse, todos nós estaríamos perdidos.”

Embora saibamos que nada pode afetar a Deus, a oração da menininha revelaa confiança que depositava em Deus, o que certamente aprendera em seu lar. Revelatambém, apesar de sua inocência, o seu conceito da presença e cuidados divinos. Estaoração da menina faz-nos lembrar da expressão do salmista: “Se não fora o Senhor,que esteve ao nosso lado, ora, diga Israel: Se não fora o senhor, que esteve ao nossolado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolidovivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; Então as águas teriam transbordadosobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivasteriam passado sobre a nossa alma.” Salmos 124.1-5.

Temos tido, todos nós a consciência de que é o Senhor que nos livra dadestruição total e dos grandes problemas que podem atormentar nossas almas? Emum mundo pragmático, onde se busca respostas e soluções rápidas para tudo,somente os que andam com Deus sabem quem pode ter a solução para os grandesproblemas que rondam a vida de uma pessoa, ao longo de sua existência. Somente osgratos a Deus são capazes de enxergar estas realidade e serem agradecidos portamanhas bênçãos.

O reconhecimento pela bênção dos livramentos torna a vida mais bela.

Pr. Luis Fernando R. deMoraes.

SERVINDO COM O QUE SE TEM

Niccolo Paganini foi um grande compositor e violinista italiano querevolucionou a arte de tocar viloino. Deixou, o grande violinista, a sua marca como umdos pilares da moderna técnica de violino.

Uma das mais belas apresentações de Paganini aconteceu de uma formainteressante. Antes de iniciar o concerto, aconteceu um incidente. Afinava ele oviolino, quando a corda se partiu. Os espectadores ficaram preocupados. O virtuosohomem passou, então, para a segunda corda, que se rompeu também. Algunsassistentes sorriram. Na terceira tentativa, repetiu-se o fato. Restava agora ao grandeartista uma única corda. Pois foi nessa que ele tocou sua música maravilhosa. Realizouele a sua obra com o que tinha em mãos; e tornou-se o concerto numa grandeapresentação. Foi um concerto em uma só corda.

O que temos em mãos, concedido por Deus, para realizar uma grande obra?Deus concede a cada um de seus servos dons (capacitação) para realizar obrasespecíficas, segundo a vontade do Criador. “violinos” ou “instrumentos” jogados a umcanto não emitem notas, tornam-se sem valor. Porém quando colocados a serviço doMestre, tornam-se de grande inspiração, ainda que tocados em uma só corda, poisquem capacita é o Senhor.

Que instrumento Deus colocou em suas mãos para a realização da obra, quecompete a cada um de nós, como seus servos. Tem você edificado o corpo de cristocom aquilo que Deus colocou em suas mãos? Lembre-se do pensamento quepermeava a mente do Senhor Jesus Cristo: “Convém que eu faça a obra daquele queme enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

SOMOS O QUE DETERMINAMOS SER

Em 1864 nascia George Washington Carver. Por ser filho de escravos, nemnome possuía. Por isso foi chamado pelo primeiro nome do primeiro presidentenorte-americano George Washington, enquanto que Carver veio do patrão a quem elepertencia. Ainda menino, demonstrava inteligência e raciocínio rápido, e ganhou dafamília Carver a oportunidade de estudar em uma escola missionária, pois aos negrosnão era dada a oportunidade de estudar em escolas para brancos. Sua conversãoaconteceu aos dez anos de idade, depois de conversar com um colega branco damesma idade, que lhe contou o que faziam na Escola Bíblica Dominical. Carverperguntou sobre oração e, depois de ouvir a explicação, subiu sozinho para a partemais alta do celeiro e pôs em prática o que acabara de aprender. Anos depoistestemunhou que não se lembrava mais do que dissera na oração, só da maravilhosasensação que veio sobre ele. Carver conseguiu terminar o ensino fundamental emudou-se para o Kansas, onde veio a concluir o Ensino Médio. Em 1891, pela graça deDeus, conseguiu, mesmo sendo negro, ser admitido como aluno na Universidade deIowa, onde concluiu o Bacharelado em Ciências, em 1894. Em 1897 concluiu o seuMestrado em Ciências Botânicas e foi admitido como professor assistente na mesmauniversidade, sendo o primeiro negro norte-americano a lecionar em escola de NívelSuperior. Foi convidado a dirigir o Normal and Industrial Institute for Negroes, quepassava por uma terrível crise, em razão de muitos fazendeiros estarem falindo, comoconsequência de uma grande recessão, que se refletia na instituição. Carver oravafervorosamente pedindo a Deus que um milagre acontecesse naquele lugar. Certa vez,teve um sonho no qual pedia a Deus que lhe revelasse todos os mistérios do Universo.Deus lhe respondeu que isso seria muito além de sua capacidade de suportar. Emseguida orou pedindo que Deus revelasse os segredos do planeta Terra. Outra vezdisse Deus que isso seria impossível, pois sua mente não teria capacidade paraalcançar tamanha quantidade de informações. Carver continuou orando, desta vezbuscando o conhecimento de todos os segredos acerca do ser humano. A resposta deDeus, mais uma vez foi negativa, pelos mesmos motivos. Por fim já desapontado,pegou um amendoim na cozinha e pediu a Deus que lhe revelasse os segredos doamendoim. E Deus lhe respondeu: “Agora, sim”, pois havia pedido alguma coisa deacordo com a sua estatura. Carver ainda não era muito conhecido quando foiescolhido pelos produtores de amendoim para representa-los diante do Congressodos Estados Unidos e convencer os deputados quanto a importância do setor e danecessidade do apoio do governo. No dia de sua apresentação os congressistas, emWashington estavam exaustos, pois muitos oradores já haviam falado naquele dia.Alguns respiraram aliviados ao saberem que “O homem do Amendoim”, como eraconhecido Carver, seria o último orador e, portanto, aguardavam o término dos dezminutos que lhe seriam permitido.Como negro, foi até vaiado por alguns deputados racistas antes de iniciara suaapresentação, entretanto não se intimidou. Os dez minutos que lhe foram concedidos

foram suficientes para chamar a atenção da comissão, que ampliou várias vezes estetempo até que completasse sua apresentação. A partir daí Carver tornou-se conhecidodo governo, da mídia e de outros cientistas. Carver nunca se envergonhou, diante deacadêmicos, políticos ou cientistas, de sua fé em Deus como Criador e na Bíblia comofundamento inabalável da verdade. Certa vez, diante do questionamento decongressistas norte-americanos posicionou-se:- Dr. Carver, como o senhor aprendeu todas essas coisas?- Do velho livro.- Que livro?- Da Bíblia.- A Bíblia fala sobre amendoim?- Não, senhor, mas fala sobre o Deus que fez o amendoim. Pedi a ele para me mostraro que fazer com o amendoim, e ele me mostrou. Para Carver, não havia conflito algumentre ciência e fé. O Deus que criou o universo era também o Deus que criou as regrasque o governam. Ele testemunhou, em muitas ocasiões, que sua fé em Jesus era aúnica chave que lhe permitia exercer com eficácia a arte da ciência. Para ele a fé eraum agente de transformação. Carver desenvolveu 325 produtos derivados doamendoim e mais de 100 outros produtos derivados da soja e da batata doce. Erammassas, pastas, fibras, vitaminas, óleos, alimentos variados, rações e atémedicamentos. Com isso, libertou o sul dos EUA de sua dependência exclusiva doalgodão, contribuindo para um grande desenvolvimento da região. Conseguiu ensinarsuas descobertas para os dirigentes africanos, que contribuíram para minimizar oproblema da fome naquele continente. Nunca quis patentear suas descobertasalegando que se Deus lhe havia dado gratuitamente esses conhecimentos, comopoderia vendê-los para alguém? Quando morreu no dia 5 de Janeiro de 1943, era umhomem internacionalmente famoso. Recebera um grande número de medalhas.Dezoito escolas traziam o seu nome. O Congresso designou um dia especial em suahonra, e em sua memória foi erguido o Monumento Nacional George Washington.Não há dúvida, como creem alguns, que estas conquistas só foram possíveis porque ojovem George Carver creu que, com a ajuda de Cristo ele podia fazer “todas as coisas.”Como George Wasington Carver, muitos outros personagens na história tornaram-sebênçãos, para Deus e a humanidade, porque colocaram-se nas mãos de Deus paraservi-lo. Todos aqueles que, ao longo da história da humanidade, entregaram suasvidas a Cristo para servi-lo, reconhecendo seus pecados e limitações, tornaram-sebênçãos; pois é isto que afirma a Palavra de Deus: “Porque o amor de Cristo nosconstrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas paraaquele que por eles morreu e ressuscitou... Assim que, se alguém está em Cristo,nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo istoprovém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu oministério da reconciliação.” II Coríntios 5.14,15,17,18. Quando nossa vida é colocadanas mãos do Senhor, ele capacita-nos para realizar os seus propósitos, nas mais

diversas áreas do conhecimento. É por isso que, para o verdadeiro servo(a) de Deus,jamais haverá conflito entre a fé e a ciência. Para o ser humano temente a Deus, oconhecimento aponta para a fé, e entende ser o Senhor a fonte de toda a sabedoria eciência. A capacitação de George Washington Carver veio como reposta de Deus àssuas orações; e todas as vezes que alguém se dirige diretamente a Deus, rogando-lhepor sabedoria, cumpre-se o que a Bíblia ensina-nos: E, se algum de vós tem falta desabedoria, peça-a a Deus, quer a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, eser-lhe-á dada... Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Paidas luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a suavontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primíciasdas suas criaturas.” Tiago 1.5,17,18.

Fontes: Seventh-Day Adventist Encyclopedia. pág. 1410. The Peanul Man", Reader's Digest, 1967.Ciência e Fé-George Washington Carver: Ciência com Inspiração Divina, Revista Impacto, IMPACTO Publicações Pr. Luis Fernando R. deMoraes.

UMA BATALHA FERRENHA

É dura a constatação do quanto somos limitados quanto as nossas carências daalma. O apóstolo Paulo expressava essa realidade: “Miserável homem que eu sou!Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7.24. Escrevendo aos Gálatas Paulorecomendava aos irmãos: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis aconcupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o espírito contraa carne e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas5.16,17.

Essa batalha nunca cessa. Feliz, entretanto, é aquele que reconhece suaslimitações e corre em busca de auxílio, o que só se alcança em Cristo Jesus.Necessitamos de muita sabedoria a fim de nos desviarmos do mal. Para adquiri-laprecisamos ir á fonte, conforme recomendação bíblica: “Meus irmãos, tende grandegozo quando cairdes em várias tentações: sabendo que a prova da vossa fé obra apaciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos ecompletos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria,peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-ádada.”

Se é realidade a presença das limitações da alma, verdade é também, e maisimportante: temos a presença maravilhosa de um Cristo que nos conduz bem seguroem suas mãos. Maravilhosas são suas promessas: “Não temas, porque eu sou contigo;não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo; e te sustentocom a dextra da minha justiça. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mãodireita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” Isaías 41.10,13

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

UMA REUNIÃO NO INFERNO

SATANÁS: Amigos vamos discutir sobre os cristãos comprometidos com “Jesus”. Vocêssabem que eles se reúnem para orar e isso tem que ser evitado.UM DOS DEMÔNIOS: Concordo, que coisa detestável é a oração! Temos que acabarcom a oração dos justos. Elas podem muito em seus efeitos! Apesar de tudo que jáfizemos, enquanto 3 ou 4 se reunirem para orar corremos perigo!ESPÍRITO DA PREGUIÇA: Quero contribuir. Vou sugerir que as reuniões sejam emlugares distantes ou que o tempo não esteja bom ou ainda que bons filmes estejampassando na TV e assim impeço que os cristãos se reúnam para “orar”.ESPÍRITO DE DÚVIDA: Lançarei a dúvida quanto as promessas de Deus.ESPÍRITO DA PROFANAÇÃO: Eu farei com que alguns não prestem atenção e fiquemcochichando e bocejando durante o culto.ESPÍRITO DE COMODISMO: Darei meu auxílio fazendo com que alguns pensem quenão precisam ir à igreja, que possam orar e aprender a sós em suas casas.ESPÍRITO DE SUSPEITA: Vou semear desconfiança, fazendo com que alguns se julguemdesprezados e menos importantes na igreja e assim deixe de frequentá-la.ESPÍRITO DO ENGANO: Eu me encarrego de iludir alguns, fazendo com que se sintamos melhores “mais santos” e os deixarei mais preocupados em se mostrar para oshomens do que cultuar a “Deus”.SATANÁS: Vamos destruí-los acabando com as assembleias dos Santos.(SURGE UM ESPÍRITO VINDO DA TERRA)ESPÍRITO MENSAGEIRO DE SATANÁS: Trago péssimas notícias, alguns crentes sincerose dedicados assumiram o compromisso de orar independente de qualquercircunstância.SATANÁS: Mas é pouca gente “UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO”.ESPÍRITO MENSAGEIRO DE SATANÁS: São poucos mas são gente que crê! E eles creem,nada podemos fazer! Mais cedo ou mis tarde, pela fé, conseguem transformar assituações que provocamos! Nada podemos fazer contra a fé dos que amam a “Jesus”...A REUNIÃO ACABOU...Sabemos que satanás nunca dorme em suas artimanhas, tentando derrubar-nos denossa fé. Entretanto as Escrituras Sagradas ensinam-nos uma grande recomendaçãopara vencermos o inimigo: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e naforça do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estarfirmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6.10,11.

Extraído de autor desconhecido e adaptado.Pr. Luis Fernando R. de Moraes.

UNIDOS EM UM IDEAL

Em 1992 os jogos olímpicos de verão aconteceram em Barcelona, Espanha.Dentre os atletas, que disputariam os 400 metros, estava um inglês chamado DerekRedmond. Esse atleta treinara durante anos para aquela ocasião. Porém, quandotomava parte na corrida eliminatória sofreu uma lesão em um tendão e caiu na pistasofrendo muitas dores. Determinado a prosseguir, Derek levantou-se com dificuldade.Prosseguia ele com dificuldade em direção a meta quando seu pai ultrapassou adivisória que separava o público da pista.

Sem que ninguém pudesse deter aquele pai, Jim Redmond alcançou seu filho.O jovem prosseguiu apoiado no ombro de seu, cambaleando, para concluir a corrida.A multidão, que observava o fato, aplaudiu de pé os dois homens.

Quando a meta foi ultrapassada, o corredor, seu pai e a multidão participavamjuntas. Havia um só coração.

A palavra de Deus exorta-nos: “Portanto, nós também, pois que estamosrodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e opecado que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nosestá proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo quelhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à direitado trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dospecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossosânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Hebreus12.1-4.

O texto conclama-nos a prosseguirmos, juntos, neste tão grande ideal. Faz-senecessário que entendamos que unidos tornamo-nos um só corpo fortalecidos peloSenhor e fortalecendo uns aos outros. É exatamente aí que reside a força da igreja.

Quando a igreja está firmada neste ideal, ocorrerá o que aconteceu na igrejaprimitiva: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir dopão, e nas orações. E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais sefaziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo emcomum... E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão emcasa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus e caindona graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles quese haviam de salvar.” Atos 2.42-44,46,47.

Pr. Luis Fernando R. de Moraes.