A Evidência Da Sabedoria

3
A evidência da Sabedoria Divina já existe em certa medida, em estado latente, dentro da consciência humana, a questão é como fazê-la despertar de sua hibernação. Por esse motivo, se faz necessário que homem examine a si mesmo, refletindo sobre a sua mente, condutas e ações para vê-las de forma clara, para nesse movimento de esclarecimento transmutá-las em algo melhor para si mesmo e para os outros. Eis a tarefa do itinerário do homem, a saber: desvendar em seus trabalhos sobre a terra, a dedicação perene de, de todo coração, reconhecer as vias de transformação de seu ser, esta pode se ofertar, seguramente, através da ação desta mesma Sabedoria Divina. O conjunto de infortúnios que ocorrem na vida de um homem não é um castigo de Deus, antes é o exercício de pedagogia divina exercendo o seu direito tácito de prevalência no que se refere ao dever de corrigir os erros de percurso de sua criação. Assim sendo, se o homem não tivesse cometido seus desatinos e desvarios, pequenos ou grandes, Deus não teria suscitado, constituído e enviado os exercícios dessa mesma pedagogia. No fundo

description

Texto de teologia e práxix

Transcript of A Evidência Da Sabedoria

Page 1: A Evidência Da Sabedoria

A evidência da Sabedoria Divina já existe em certa medida, em estado latente, dentro da consciência humana, a questão é como fazê-la despertar de sua hibernação. Por esse motivo, se faz necessário que homem examine a si mesmo, refletindo sobre a sua mente, condutas e ações para vê-las de forma clara, para nesse movimento de esclarecimento transmutá-las em algo melhor para si mesmo e para os outros. Eis a tarefa do itinerário do homem, a saber: desvendar em seus trabalhos sobre a terra, a dedicação perene de, de todo coração, reconhecer as vias de transformação de seu ser, esta pode se ofertar, seguramente, através da ação desta mesma Sabedoria Divina.

O conjunto de infortúnios que ocorrem na vida de um homem não é um castigo de Deus, antes é o exercício de pedagogia divina exercendo o seu direito tácito de prevalência no que se refere ao dever de corrigir os erros de percurso de sua criação. Assim sendo, se o homem não tivesse cometido seus desatinos e desvarios, pequenos ou grandes, Deus não teria suscitado, constituído e enviado os exercícios dessa mesma pedagogia. No fundo de tudo e, em verdade, esta dita pedagogia não se instala na existência humana para punir ou castigar o homem, antes se faz presente, exatamente, para evitar o uso do castigo, tornando mais sã e bela a via da existência humana.

Page 2: A Evidência Da Sabedoria

Portanto, tal pedagogia conduz o homem à felicidade, dotando-o capaz de superar e vencer não os inimigos externos que o acorçoam e ameaçam de todos os lados, antes o faz deixar de joelhos, dentro de si, os seu pior inimigo, ele mesmo. Fazendo assim, o homem consegue retirar de sua essência e substância as propriedades negativas que o impede de evoluir e de projetar-se a um futuro de mais equilibrado e satisfatório, fazendo-o saborear o sabor refinado da verdadeira vitória, o autocontrole sobre os seus impulsos de autodestruição, presentes naquilo que comumente se chama de sobrevivência, esta enquanto afirmação de suas volições e projeções de seu próprio ‘ego’. Então, após esta vitória, ele deixa para trás o ‘ter’ para dirigir-se ao seu ‘ser’ afirmando-o, ele mesmo, como: caminho, sentido e direção de sua própria humanidade. Logo, ele, não permite mais que a estrutura de seu corpo, de sua mente, de seu coração e de sua alma sejam utilizadas de forma: insensata, incorreta e imprudente. Portando, utiliza desse rico cabedal para se refazer e fazer como: base, fundamento e ponte para realidades outras que promovam a afirmação de uma humanidade melhor. Enfim, dessa maneira, tornando-a mais eficiente, ao disseminar: o apaziguamento, a generosidade e a bondade nos outros homens.

Page 3: A Evidência Da Sabedoria

Com isso, o homem promove a união daquilo que está acima, como aquilo que está embaixo, ou seja, a mútua ajuda entre o céu e a terra, em última análise, entre Criador, criação e criaturas. Nessa medida, torna o coração humano mais que um “império sem tamanho”, antes o torna um instrumento possível para a afirmação e a propagação da Vida. Assim, a existência do homem deixa de ser curta, superficial e sem sentido para se tornar uma “alavanca” segura para alcançar a conquista de seu próprio ser. Essa tarefa é deixada para o homem, enquanto legado a ser conquistado que o reconduzirá a sua fonte originária, o Absoluto que está presente em tudo: Deus.