A família e a dinâmica social

13
rabalho Sobre a Família Trabalho realizado por: -Fábio Favita Nº7 -Nelson Bastos Nº15 -Rui Neto Nº20 Disciplina: Área de Integração Professor: Paulo Gomes

Transcript of A família e a dinâmica social

Page 1: A família e a dinâmica social

Trabalho Sobre a Família

Trabalho realizado por:-Fábio Favita Nº7-Nelson Bastos Nº15-Rui Neto Nº20Disciplina: Área de IntegraçãoProfessor: Paulo Gomes

Page 2: A família e a dinâmica social

Índice:o Comparação entre o Filme “Million Dollar Baby” e “O escafandro

e a Borboleta”;o Análise dos personagens;o Mapa de situação familiar de cada personagem;o Resposta à pergunta: “Porque é que Maggie quis morrer e Jean-

Dominique Bauby conseguiu dar sentido à sua experiência e à sua vida depois de ter ficado paralisado?”

o Mapas Conceptuais.

Page 3: A família e a dinâmica social

Comparação dos Filmes :Million Dollar Baby:

-Rapariga Pobre que sonhava ser Lutadora de Boxe Profissional;-O treinador não a quer treinar de inicio;-O treinador passado algum tempo muda de opinião, perseverança e força de vontade o convencem a treiná-la.;-A sua Familia não a apoia;-Criam ligação como pai e filha-Ela é campeã mas acaba paralisada;-Não tendo vontade de viver pede para morrer.

O escafandro e a Borboleta:

-Homem com vida de luxo;-Editor de uma revista conhecida “Elle”;-Tem um AVC que o deixa com síndrome do encarceramento-Acorda no hospital cerca de 20 dias depois;-Comunicava através do olho esquerdo com a ajuda dum alfabeto;-A familia apoiava-o e recebia todos os fins-de-semana os filhos e a ex-Mulher;-Teve vontade de viver enquanto se encontrava paralisado, mas acaba por morrer

Page 4: A família e a dinâmica social

Análise das Personagens:Million Dollar Baby:-Maggie era uma rapariga com 31 anos, determinada, lutadora e persistente, e sonhava um dia ser lutadora de Boxe, no entanto era apenas uma empregada de balcão.-A família dela não a apoiava quanto ao boxe, e o treinador que ela encontrou dizia que não treinava raparigas.-Após meses a treinar sozinha o treinador viu nela que havia realmente vontade, determinação e habilidade para o boxe.-combateu durante muito tempo, até participou num torneio.-Num combate que lhe daria o titulo de campeã, acabou por levar um soco à traição e ficou paralisada após embater com a cabeça no banco de apoio.-Após ficar algum tempo no hospital decidiu que queria morrer, pois não aguentava estar paralisada.

O escafandro e a Borboleta:

-Jean Dominique Bauby era um homem trabalhador de 43 anos, com um cargo importante numa revista de moda francesa, a revista “Elle”.-Numa ida a Lourdes ele acabou por dizer uma piada sobre que se não acreditasse na santa de Lourdes iria ficar paralisado.-Passado um tempo acabou por sofrer um AVC que lhe valeu ficar paralisado e em coma, acordou apenas 20 dias depois.-Estava incapacitado de se mover, mas no entanto os órgãos essenciais, os olhos e o cérebro funcionavam na perfeição.-Ele era apaixonado pela vida e enquanto estava no hospital ele escreveu um livro, mas de uma forma especial, ele apenas comunicava com perguntas de sim ou não e a sua fala era um alfabeto em que ele piscava os olhos quando queria escolher a letra.

Page 5: A família e a dinâmica social

Situação Familiar da Maggie:

OmarMargoRiki

Frankie

Maggie

Page 6: A família e a dinâmica social

Situação Familiar da Jean Dominique Bauby:

Filho FilhasEsposa

Ex-Esposa

Enfermeira

Jean Dominique Bauby

Page 7: A família e a dinâmica social

A Maggie quis morrer pois mesmo apesar de ter sido consagrada campeã de Boxe, após o combate do titulo, ficou paralisada e já não se conseguia ver “longe” do ringue, ela concretizara um sonho ao longo do tempo.

O Jean Dominique Bauby conseguiu dar um sentido diferente à sua vida, pois quando ele mais precisou pôde contar com o apoio dos amigos e familiares, e até mesmo pessoas relacionadas apenas com a sua vida profissional se deram ao trabalho de enviarem cartas e até mesmo de o irem visitar ao Hospital.

Pergunta: “Porque é que Maggie quis morrer e Jean-Dominique Bauby conseguiu dar sentido à sua experiência e à sua vida depois de ter ficado paralisado?”

Page 8: A família e a dinâmica social

A Maggie enquanto se encontrava no hospital apenas tinha o apoio do treinador e dos auxiliares do próprio hospital, a mãe dela apenas a foi “visitar” para lhe fazer assinar um papel para os bens conquistados por ela serem entregues à familia.

O Jean Dominique Bauby enquanto estava no hospital contou com o apoio de inumeras pessoas, e para passar o tempo “escreveu” um livro com a ajuda da enfermeira que estava responsável por ele.

Pergunta: “Porque é que Maggie quis morrer e Jean-Dominique Bauby conseguiu dar sentido à sua experiência e à sua vida depois de ter ficado paralisado?”

Page 9: A família e a dinâmica social

Mapa Conceptual: ‘O Afeto’

O Afeto

Ato de “tocar” O sentido ’Sentir’

Relação Mãe-Bebe Vinculação

-O ato de tocar é um comportamento que pode conter alguns elementos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, principalmente as crianças.-Podemos simplesmente “tocar” em alguém apenas com um olhar, mas é pelo meio do contacto físico que percebemos a realidade.-No caso dos bebés, estes emitem determinados comportamentos com o objetivo de manter contacto com a mãe. Os mesmos também procuram o “toque” as vezes em coisas simples mas que eles sentem como importantes, como por exemplo chupar os seus próprios dedos, agarrar parte de si e balançar-se. Estes comportamentos são uma regressão à estimulação pelo movimento passivo que experimentou na vida intra-uterina.

-A relação Mãe-bebé é algo muito importante no que toca ao afeto para com um ser humano, seja em criança ou até mesmo em adulto.-Essa relação faz parte da grande maioria da aprendizagem da pessoa.-Quando nasce um bebé, o corte do cordão umbilical, corta a relação física entre a mãe e o bebé, mas permanece um ligação emocional e afetiva.- Essa relação trás muito o apego, a Vinculação entre

o bebé e a mãe.- A vinculação é demonstrada através de alguns

comportamentos, como, sorrir, chorar, agarrar, acarinhar, beijar e outras coisas que permitam a interação entre uma pessoa e a outra que vincula, que pode ser a mãe, um irmão, um grupo de vinculação, amigos ou namorados.

Page 10: A família e a dinâmica social

Mapa Conceptual: ‘A Autoestima’A Autoestima

Influência dos Pais

Influência dos Amigos

- A autoestima dos adolescentes e de grande parte das pessoas, é maior quando se conta com um apoio dos pais.- Segundo um estudo, os pais influenciam

mais os filhos e outros jovens a proceder a escolhas mais acertadas, que os próprios amigos.

- Não são apenas os pais que influenciam as escolhas dum jovem num, ou seja, poderão haver outros membros da família ajudar o jovem a tomar as suas decisões.

- -Os amigos por vezes também, influenciam muito os jovens, mas esses casos, maioritariamente, devem-se à má relação entre família, que muitas vezes acontece entre pais e filhos.

- Muitas vezes a ajuda desses “amigos” são ajudas más, cujas as escolham poderão ser erradas e poderá dar mau resultado.

Page 11: A família e a dinâmica social

Mapa Conceptual: ‘Desamparo Aprendido’

Desamparo Aprendido

Incapacidade Impotência

- Muitas pessoas devido a uma baixa autoestima, sentem-se incapazes de produzir e fazer certas coisas, ou seja, por mais jeito que a pessoa tenha, na cabeça da mesma, é uma inútil, e isso é algo que, infelizmente, é frequente na nossa sociedade atual, maior parte das vezes ocorre nos jovens entre os 14 e os 17 anos.

- Esta incapacidade também é frequente nas pessoas idosas, pois vêm-se “imobilizadas” sem puder, por vezes, até fazer as suas próprias tarefas domésticas.

- -Os amigos por vezes também, influenciam muito os jovens, mas esses casos, maioritariamente, devem-se à má relação entre família, que muitas vezes acontece entre pais e filhos.

- Muitas vezes a ajuda desses “amigos” são ajudas más, cujas as escolham poderão ser erradas e poderá dar mau resultado.

- Este sentimento também é frequentemente sentido pelas pessoas idosas devido ao sentimento de incapacidade.

Sentimento de incapacidade e de impotência

Page 12: A família e a dinâmica social

Mapa Conceptual: ‘Parentesco’Parentesco

O que é?

- Parentesco é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos de sangue ou sociais.

- Existem diversos parentescos, desde os mais próximos, até aos mais afastados.

- Os parentes que são vinculados por sangue são:

- Pai, Mãe. Filhos (1º Grau) - Irmãos, avós e netos (2º Grau)- Tios, Sobrinhos, bisavós e bisnetos (3º

Grau)- Primos, Trisavós, trinetos. Tios-avós e

sobrinhos-netos (5º Grau)

Page 13: A família e a dinâmica social

Webgrafia:Neste trabalho pudemos conhecer os conceitos principais dos filmes visionados nas aulas, e para que tal acontecesse, tivemos o apoio dos links em baixo descritos:

http://aiesct.blogspot.pt/