A Função Da Propaganda e o Controle Dos.pptx SLIDE

33
DIP e a manutenção do Estado Novo

description

DIPS - Estado NOvo

Transcript of A Função Da Propaganda e o Controle Dos.pptx SLIDE

DIP e a manutenção do Estado Novo

A Função da propaganda e o controle dos meios de

comunicação

ESTADO NOVO (1937-1945)

Segundo Maria Helena Capelato, o Varguismo não foi uma experiência fascista, contudo no que tange a propaganda política, sim, houve uma forte influencia do fenômeno nazifascista.

A Propaganda Política

A propaganda política é estratégica para o exercício do poder em qualquer regime, mas naqueles de tendência totalitária ela adquire força muito maior porque o Estado, graças ao monopólio dos meios de comunicação, exerce censura rigorosa sobre o conjunto das informações e as manipula. O poder político, nesses casos, conjuga o monopólio da força física e da força simbólica. Tenta suprimir, dos imaginários sociais, toda representação do passado, presente e futuro coletivos que seja distinta daquela que atesta a sua legitimidade e cauciona seu controle sobre o conjunto da vida coletiva. Os organizadores da propaganda varguista, atentos observadores da política de propaganda nazifascista, procuraram adotar os métodos de controle dos meios de comunicação e persuasão usados na Alemanha e na Itália, adaptando-os à realidade brasileira. (CAPELATO, 1999)

COMO ERA USADO A PROPAGANDA?

PROPAGANDA POLÍTICA NA ERA VARGAS

A Propaganda Política na Era Vargas

A importância do intelectual no Estado Novo

“[...] a Academia Brasileira de Letras tem que ser o que são as instituições análogas: uma torre de marfim”. Machado de Assis, 1897

“A primeira fase de vossa ilustre instituição (ABL) decorreu à margem das atividades gerais [...]. Só no terceiro declínio deste século operou-se a simbiose entre homens de pensamento e de ação”. Getúlio Vargas, 1943

A importância do intelectual no Estado Novo

O intelectual respondia a demanda do regime, que o incumbia da missão de representar a consciência nacional.

A importância do intelectual no Estado Novo

“Vargas personifica magistralmente esta simbiose, reunindo em si os atributos do verbo e da ação, de idealismo e pragmatismo. Ele é o político competente, capaz de comandar o jogo político, mas também é o intelectual capaz de refletir sobre os destinos da nacionalidade, na qualidade de autor da “Nova política do Brasil”. Seguindo esse enfoque, o discurso estadonovista constrói uma nova concepção de intelectual. Concepção esta que busca diluir as fronteiras entre o “homem de letras” e o “homem político”. Realiza-se então a referida simbiose entre os intelectuais e a política. O conflito cede lugar à harmonia” (VELLOSO, 2003, p. 154).

O modernismo e o Estado Novo

O modernismo e o Estado Novo

Valorização da cultura brasileira Caráter nacionalista

Ideais: verde-amarelismo

“Nosso nacionalismo é verde amarelo e tupi.” Antropofagia

“Tupi or not tupi, that's the question”

O modernismo e o Estado Novo

Principal influência:verdeamarelismo

A utilização do Radio pelo governo Varguista

Em 1923 a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquette Pintosurgiu com os objetivos: educacionais e culturais.

Neste período a rádio era privilégio de algumas pessoas com poder aquisitivo, pois o receptor das ondas radiofônicas era caro,( o seu valor chegava a ser maior que o próprio salário,) sendo assim os propósitos estabelecidos pelo Roquette Pinto perde o seu valor.

A utilização do Radio pelo governo Varguista

GETULIO FAZENDO DISCURSO NA RADIO

A HORA DO BRASILHOJE A VOZ DO BRASIL

Na perspectiva de popularizar seus projetos políticos, conscientização nacional, e popularidade pessoal Vargas também investe na música popular

brasileira, aprimorando a sua sofisticação.

Nossa musica recebeu importante influências do estilo norte americano, principalmente do jazz, sendo Radamés Gnatalli um dos grandes responsáveis pela transformação da música popular Brasileira.

Temos na musica popular tambem com destaque Carmem Miranda , Ari Barroso

A HORA DO BRASIL

Em 1938 o programa a Hora do Brasil passou a veicular diariamente por todas as estações de rádio, a divulgação dos principais acontecimentos da vida nacional, além disso era através do programa que Vargas procura estreitar relações entre o Estado e a classe trabalhadora.

Radio Nacional

Inaugurada em 1936, foi considerada um marco na história do rádio brasileiro. Em 1940 o grupo de empresas ao qual pertencia, foi incorporada ao patrimônio do governo e a emissora passou para o controle do Estado

Dois setores foram fundamentais para esse sucesso: as radionovelas e os programas musicais.

Construção do Estádio do Pacaembu

DESFILE DE VARGAS NO ESTÁDIO

A Divulgação das Escolas de Samba

A Divulgação das Escolas de Samba

A Divulgação das Escolas de Samba

A Divulgação das Escolas de Samba

A Divulgação das Escolas de Samba

Bibliografia e sites consultados

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando Estado Novo. Propaganda Política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. DRUMOND, Maurício. Nações em jogo: esporte e propaganda política em Vargas e Perón.Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

ERA VARGAS: anos 20 a 1945 [on-line]. Rio de Janeiro: CPDOC, 2004. Disponível em: <http://www.cpdoc.fgv.br/nav_história/htm/anos37_45/ev_ecp_dip.htm>. Acesso em 27 de Agosto de 2015FERNANDES NOBREGA, Nelson. Escolas de Samba: Sujeitos Celebrantes e Objetos Celebrados. Coleção Memória Carioca vol.3. Rio de Janeiro, 2001.

HOBSBAWM, Eric. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1990.

Bibliografia e sites consultados

VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil Republicano: O Tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003

http://artes.com/sys/artista.php?op=manif&artid=19 Acessado em agosto de 2015

http://portalarquitetonico.com.br/semanade22/ Acessado em agosto de 2015

http://pitoresco.com/art_data/semana/index.htm Acessado em agosto de 2015