A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país...

12
Desde 2008 | Ano XI | Nº 124 | maio de 2018 Aqueça com Tricô! Dicas de inverno! Moda Pág. 3 Segredos do Clareamento Dental. Odontologia Pág. 3 Anuncie! A partir de R$ 19,90 p/mês! Classificados Pág. 9 Atemporalidade, elegância e economia. Decoração Pág. 5 As Aventuras de Pinóquio. Teatro Pág. 11 Amor e sexo depen- dem um do outro? Sexualidade Pág. 7 Já se respira Copa do Mundo, e não é só no Brasil. Mas nem sempre foi assim. Houve um momento em que atravessar os continentes com as equipes era uma aventura. Saiba como tudo começou. Pág 2. A HISTÓRIA DAS COPAS Foto: Divulgação A HISTÓRIA DAS COPAS

Transcript of A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país...

Page 1: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

Desde 2008 | Ano XI | Nº 124 | maio de 2018

Aqueça com Tricô!Dicas de inverno!

Moda Pág. 3

Segredos do Clareamento Dental.

Odontologia Pág. 3

Anuncie! A partir de R$ 19,90 p/mês!

Classificados Pág. 9

Atemporalidade, elegância e economia.

Decoração Pág. 5

As Aventuras de Pinóquio.

Teatro Pág. 11

Amor e sexo depen-dem um do outro?

Sexualidade Pág. 7

Já se respira Copa do Mundo, e não é só no Brasil. Mas nem sempre foi assim. Houve um momento em que atravessar os continentes com as equipes era uma aventura. Saiba como tudo começou. Pág 2.

A HISTÓRIADAS COPAS

Foto: Divulgação

A HISTÓRIADAS COPAS

Page 2: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

CORREIO CARIOCA2 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

A HISTÓRIA DAS COPAS

Recentemente dois jogadores do futebol carioca, Pau-linho, do Vasco da Gama, e Vinícius Júnior, do Flamengo, foram vendidos por valores milionários a clubes europeus. O segundo ainda está atuando na cidade, mas o primeiro, após ser negociado, entrou em um avião pela manhã e em poucas horas já estava tirando fotos com a camisa de seu novo clube na Alemanha. Tudo muito simples.

Mas na década de 20 não era bem assim. Apenas 40 anos após o fim da escravidão no Brasil, antes da descober-ta do primeiro antibiótico - a Penicilina, cogitar em trans-portar um time de futebol inteiro para outro continente era quase que uma aventura.

Por isso, a escolha do Uruguai como sede da primeira Copa do Mundo, que ocorreria em 1930, foi algo bastante controverso, no final dos anos 20. Até por que, a maioria das grandes seleções estava no Velho Continente. Àquela altura, o trajeto era realizado de navio.

Foi durante um congresso da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), que Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar o torneio internacional.

Na primeira competição, o país sede, o Uruguai, foi o campeão e ganhou o direito de ficar por quatro anos com a taça Jules Rimet.

Neste ano houve a participação de 13 países, todos

Não era fácil atravessar os continentes numa época em que sequer existia antibióticos nas farmácias. Saiba como tudo começou.

convidados: sete da América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia) e dois da América do Norte (México e Estados Unidos).

Mas com o crescimento da competição foi necessária a criação de uma etapa classificatória, as Eliminatórias, que atualmente é disputada durante dois anos e que conta com a participação de aproximadamente 200 seleções. Algo inimaginável naquele congresso em 1928.

A Copa foi disputada três vezes na década de 1930, an-tes da Segunda Guerra Mundial interromper o campeonato por 12 anos.COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS ANTERIORES

Mas não foi a Copa do Mundo a primeira competição internacional. Na verdade, a primeira partida internacional de futebol entre seleções de futebol ocorreu em 1872, entre Inglaterra e Escócia. Lembremos que essa era uma épo-ca tão remota que ainda existia escravidão. No Brasil, por exemplo, a Lei Áurea só foi assinada em 1888.

Nessa época, o futebol raramente era praticado fora

Foto: Divulgação

CONTINUA NA PÁGINA 6

Page 3: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

SEMANA SANTA E DOMINGO DE RAMOS

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Se inicia no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que é recebido como um rei e ra-mos de palmeiras, o que originou o nome da celebração, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade.

Foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel, que aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Mas os mesmos que o receberam com festa o condena-ram à morte.

QUINTA-FEIRA SANTAPela manhã, os bispos se reúnem com o seu clero para

a Celebração do Crisma. Abençoam os óleos que serão usados nos Batismos, Crismas e Unções dos Enfermos, encerrando-se a Quaresma.

À noite, são relembrados os três gestos de Jesus du-rante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exem-plo do Lava-pés e a instituição do sacerdócio.

É neste momento que Judas Iscariotes sai para entre-gar Jesus e é nesta noite em que Jesus é preso, interroga-do e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

SÁBADO SANTO E PÁSCOAJá o Sábado Santo é dia da espera. Os cristãos junto

ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal,

a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal.

Proclama-se a Páscoa e percorre-se a história da sal-vação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, omitidos na quaresma.

O Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

3CORREIO CARIOCA

CLAREAMENTO DENTALÉ SEGURO? O QUE É?

AQUEÇA COM TRICÔ!

Os dentes normalmente são de cor amarela, po-rém, com a idade, eles vão ficando mais amarelados devido a pigmentos dos alimentos como café, mate, refrigerante e outros.

Estes pigmentos costumam entrar nos prismas de esmalte (buraquinhos que existem no esmalte den-tário) e vão tornando o dente cada vez mais escuro. O clareamento vai justamente agir entrando nestes prismas e quebrando estes pigmentos fazendo com que eles se soltem e, conseqüentemente, o dente fique mais branco.

O clareamento não faz o dente ficar mais “fraco” pois não há o desgaste dentário como quando se usava bicarbonato para deixar os dentes mais claros.

Toda e qualquer pessoa com mais de 16 anos pode clarear os dentes, inclusive o clareamento é uma arma poderosa nos casos de estética, pois rejuvenesce!!!

Os dentes podem ser clareados no consultório em uma única sessão com o laser; no consultório em mais ou menos três sessões com o fotopolimeri-zador (aquele aparelho que emite uma luz azul) ou em casa com gel, mas mesmo este último só deve ser feito sob supervisão do dentista para controle de eventuais problemas que possam vir a surgir, como a sensibilidade.

Tente!!! Fique mais bonito!!! Seu sorriso agradece.

Abraços!Dra. Renata Pescadinha

Nesta temporada de inverno, o tricô surge com uma nova cara nos desfiles de grandes marcas internacionais. Os fios do estilo Pull Skein, com novelos diferentes e efeitos de cores, roupas com sharpes amplos – seja em comprimento ou com volumes nas magas - marcaram presença nas passarelas.

Com formatos diferentes, as grifes trouxeram cria-ções modernas e cheias de personalidade. Com pontos mais largos, a marca francesa Zadig & Voltaire investiu na atitude street, com direito à assimetria na barra. Já a modelagem em cropped com mangas fofas promete ser uma aliada de visuais com sobreposições trazendo um ar de elegância no look. A Calvin klein, Oscar de La Renata e Stella McCartney, apresentaram os tricôs com versati-lidades com opções monocromáticas, listras e desenhos geométricos e uma cartela de cores baseada no vermelho, branco, cinza e off white.

Dentre as cores que chamaram mais atenção na esta-ção, foi o amarelo que surge como aliado para dar energia aos looks invernais. No street style, Paulinha Sampaio optou pelo suéter oversized com listras, também nas to-nalidades off-white, terroso e cinza, enquanto nas passa-relas, a marca Tibi, formada por jovens, apresentou uma versão com contrate fluorescente na área do decote.

A estilista e consultora de moda Bruna Lioncio in-forma que a maneira mais bacana de usar o tricô é com leggins, ou calça skinny + botas para construir a silhueta do triângulo invertido! Ou, se você faz uma linha mas cool, aposte no maxi-tricot, usando com saias longas ou calças cropped. Super tendência da temporada.

CURIOSIDADES...ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Por Eliz França [email protected] e 97961-0456.

Page 4: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

correiocarioca.com.br4 CORREIO CARIOCAANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

MEMÓRIA DO ESPORTEHISTÓRIA OLÍMPICA

Quando as antigas cidades-estado da Grécia, começaram a realizar eventos esportivos documentados, corria o ano de 776 a.C. Porém, muito antes disso os cidadãos gregos já realizavam variadas disputas esportivas em honra a Zeus, seu deus máxi-mo, e como forma de exercitar os corpos e melhorar a saúde de seus praticantes.

Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas. Porém, durante a realização dos jogos olím-picos, uma trégua era estabelecida e cidadãos de vários pontos da Grécia podiam ir até a cidade de Olímpia para competir.

As primeiras olimpíadas foram realizadas com várias mo-dalidades de atletismo, como corrida, arremesso de disco e sal-

to em distância, além de outras, como a tradicional luta e até mesmo com corrida de cavalos. Estabeleceu-se, à época, que os jogos seriam disputados a cada quatro anos.

Os últimos jogos olímpicos da antiguidade foram realiza-dos no ano 392 d.C., quando a Grécia, sob domínio romano, teve que acatar a decisão do imperador Teodósio I, que, conver-tido ao cristianismo, proibiu qualquer adoração a outros deuses e festas pagãs, incluindo a olimpíada.

Depois de o espírito olímpico ter adormecido por apro-ximadamente 1500 anos, sob influência do francês Pierre de Coubertin, as competições voltaram a ser realizadas em 1896. O local escolhido para as disputas não poderia ser ou-tro senão Atenas, capital da Grécia. Contudo, na moderni-dade, como forma de integração, os jogos foram abertos a todas as nações do planeta.

Eu, ser humano, quando tenho uma experiência que me chama a atenção, eu sempre formo um pen-samento, uma ideia, uma opinião, que me causa uma emoção. E quando é algo que eu não dou mais aten-ção, significa que foi apenas um evento que passou.

E minha vida segue em frente, sem nenhum re-sultado ou efeito. A experiência não existe mais para mim. Porém, quando é algo que eu continuo a dar atenção e eu até falo com alguém ou alguém vem falar comigo, e eu considero e converso sobre o assunto, tal experiência passa a viver a partir de mim, pelo fato de eu dar minha energia vital para o ocorrido, através do meu pensamento que passa a ser um sentimento que me leva a agir de forma positiva ou negativa. E o que antes era apenas uma emoção que passou, agora a citada experiência afeta meu sistema nervoso, ocupa a minha mente e me leva a gerar um resultado ou efeito “bom ou mau” para mim mesmo.

Refletindo sobre isso, vejo que preciso prestar ATENÇÃO ao que eu, ser humano, escolho dar a mi-

COMO E QUANDO EU COMEÇO A CRIAR O MEU DESTINO?

nha ATENÇÃO de instante a instante, a cada dia de minha valiosa vida.

É ATRAVÉS DA MINHA ATENÇÃO QUE EU COMEÇO A CRIAR O MEU DESTINO. “AGORA”!

ENTUSIASMOReuniões em Grupo na Tijuca, Saens Peña, RJ.

Com LIS Leila Dias.Inscrições: 21 99939-5782.

Page 5: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

5CORREIO CARIOCA

A principal dica que damos quando o assunto é a mobília de um ambiente ou mesmo de uma casa inteira é que se reflita sobre a atemporalidade. Mas o que signifi-ca isso? Quer dizer que o tempo pode pas-sar que a elegância e a funcionalidade do seu ambiente continuarão sempre atuais.

E mesmo o assunto desta coluna não sendo economia, vale ressaltar que não há nada mais econômico a longo prazo do que ao passar dos anos não haver a neces-sidade de troca de suas peças.

Além disso, nunca é demais lembrar que um ambiente basicamente decorado com móveis planejados consegue extrair tudo que o seu ambiente pode lhe ofere-cer, sem deixar um cantinho qualquer sem utilidade, se for bem pensado. Tudo se encaixa na maior harmonia. E não se trata mais de luxo, é uma necessidade para se alcançar o melhor potencial de sua casa. E quanto menor o ambiente, maior a sua utilidade.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

Um bom exemplo de materiais a serem usados nesse concito atemporal está em uma mobília sob medida para a cozinha, quarto e banheiros, usando madeiras clássicas em tons escuros e o uso do branco. Fica discreto e sempre atual.

Uma dica para a cozinha é a ausência de puxadores nos móveis, e que todos tenham o corte reto, um em harmonia com o outro, o que deixará o ambiente mais clean.

Se banheiros, quartos e sala seguirem o mesmo ar de neutralidade, caberá às peças e objetos de decoração darem a cada ambien-te a “cara” que desejarem, podendo cada um deles ter um “tema” diferente. Objetos mo-dernos na sala, um banheiro com adereços japoneses, e quartos com decoração temá-tica, por exemplo. E isso você pode mudar quando tiver vontade. Bem mais fácil e barato do que trocar todos os móveis para mudar o cômodo é ter um mobiliário que o deixem neutro e fazer com que os objetos tenham esse papel. Fica a dica!

DECORAÇÃO ATEMPORAL E ELEGANTE

ARTETERAPIA: A ARTE COMO CAMINHO DE SUPERAÇÃO

Arteterapia é uma prática terapêu-tica que tem como objetivo condu-zir o cliente ao crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência.

O processo criativo envolvido na expressão artística pode ajudar as pessoas a resolver problemas, reduzir o estresse, melhorar a auto-estima, o bem-estar físico, mental e emocional.

Você não precisa ser talentoso ou artista para usufruir dos benefícios que ela pode oferecer.

No inicio do século XIX, a arte-terapia foi desenvolvida pelo médico alemão Johann Christian Reil que utilizou recursos artísticos com fins terapêuticos. O seu trabalho incluía desenhos, sons e textos para estabele-cer uma comunicação com o incons-ciente dos pacientes, permitindo uma grande melhora.

No Brasil temos um excelente tra-balho realizado pela psiquiatra Nise da Silveira, que utilizava a arte como for-ma de se aproximar dos seus pacientes e assim ajudá-los no processo de recu-peração.

Há um ano, com propósito tera-pêutico, a arteterapia passou a fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS), para atenuar sintomas e pro-mover uma maior qualidade de vida aos pacientes.

As técnicas utilizadas pela artetera-pia são colagem, desenho, pintura, re-laxamento, canto, dança, contação de histórias, etc...

A arteterapia vem sendo utilizada por pessoas de todas as idades com excelentes resultados no despertar do potencial humano.

Para maiores informações entre em contato com a especialista: (21) 99359-0840 ou [email protected]. Solange Reis - AARJ 832.

Page 6: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

do Reino Unido. O início da expansão do futebol internacional se deu com a criação da FIFA, em maio de 1904, formada por sete países do continente euro-peu.

Com a crescente popularidade, o futebol partici-pou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906 como um esporte de demonstração, sem direito a medalhas, mas sendo oficialmente introduzido em 1908.

A FIFA tentou organizar um torneio entre seleções fora do contexto olímpico em 1906, na Suíça, mas a tentativa fracassou. Como os Jogos Olímpicos eram disputados somente por equipes amadoras, as compe-tições envolvendo equipes profissionais começaram a aparecer. Em 1908 e 1909, foram realizados em Tu-rim, Itália, torneios disputados apenas por clubes, cada qual de um país diferente. Naturalmente, não são con-siderados antecessores diretos da Copa do Mundo por conta disso.

Mas, em 1914, a FIFA reconheceu as competições de futebol dos jogos olímpicos como campeonatos mundiais de futebol amador, e passou a ficar respon-sável pela organização do evento. Isso possibilitou a oficialização do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, onde o torneio foi vencido pela Bélgica. O Uruguai foi campeão em 1924 e 1928, ano em que a FIFA decidiu organizar seu próprio campeonato.

Devido aos dois títulos olímpicos e à comemora-ção do centenário da independência, o Uruguai foi eleito sede da primeira Copa do Mundo, em 1930.

E ASSIM NASCEU A COPAContinuação da página 2. ESTOCOLMO

Moderna e cosmopolita.Situada sobre 14 ilhas, interligadas por 57 pontes, a

capital da Suécia ostenta 38 parques 70 museus e mais de 100 galerias de artes. São inúmeros cafés, bares, pubs, res-taurantes e casas noturnas. Tais combinações contemplaram Estocolmo com alguns apelidos carinhosos como Veneza do Norte e Cidade entre Pontes, conquistando seus turistas.

A cidade foi fundada por Birger Jarl com o intuito de proteger a Suécia das invasões marítimas e também evitar as pilhagens de cidades como Sigtuna, também situada às margens do lago Mälaren.

Um ponto de visita importante é a Gamla Stan, que significa “Cidade Antiga”. É a parte medieval da cidade de Estocolmo, edificada entre 1300 e 1500. A cidade original obteve alguma importância através da Liga Hanseática, a poderosa corporação de mercadores que dominou o comér-cio no Mar Báltico durante 2 séculos.

A praça principal de Gamla Stan chama-se Stortorget, onde restaurantes, cafés e lojas de souvenir estão sempre repletos de visitantes.

Um dos atrativos mais visitados da Cidade Antiga é o Palácio Real, que dispõe de 608 cômodos, sendo considera-do o maior palácio do mundo.

Em viagem, vale uma visita à Catedral de Estocolmo, mencionada pela primeira vez, em 1237, também à Ilha de Djugärden, com bela vista panorâmica e o Museu Vasa, um navio de 1628 que afundou e ficou submerso por 333 anos, resgatado em 1961.

Estocolmo é excelente local para compras com lojas de departamentos de alta qualidade. Uma última dica, não dei-xe de visitar o Absolut Ice Bar.

Page 7: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

7CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

A LOUCA RELAÇÃO ENTRE AMOR E SEXOSexo, um assunto comum que iguala todos. Mas e o

amor? Sei que é sentido e ao tentar (d)escrevê-lo é difícil achar palavras. Uma equação que pode ser possível e im-possível, compreendido ou incompreensível.

A vida não traz provas de que seja justo, muitas vezes é inadequado ou bangunçeiro. E estamos vivendo numa era de analfabetismo afetivo, preparados para trabalharmos de forma eficiente, mas, incapazes de amar. Tecnologias têm nos distanciado. O amor se tornou a arte das ciências. Laboratórios querem medi-lo e, em meio aos números e fórmulas, o individualismo tem imperado.

Há cada vez mais superficialidade. É difícil descobrir quem são as pessoas por elas mesmas. Na verdade, muitas nem sabem quem realmente são, embaladas pelos hábitos de defender as próprias verdades como únicas, como se houvesse uma guerra do lado de fora do seu padrão de ver o mundo.

Há um medo de conhecer o outro, pois, antes disso, é preciso conhecer a si e isso custa muito. Deixar alguém

entrar na sua vida é permitir um mundo todo novo em con-tato com o seu, por vezes, todo velho.

É permitir curiosidade, é nutrir um desejo indiscreto por saber sobre o que não é seu. Mas o hábito é uma ca-tarata que faz com que se perca aos poucos a visão. Aí, saem às ruas, como os homens (e mulheres) das cavernas, na caça para acalmar seu maior instinto natural: o sexual. O sexo dissociado do amor sacia o instinto biológico e, ao mesmo tempo, arranca a condição humana. Essa mutila-ção gera uma demanda na psique conhecida por alguns: o vazio pós-sexo.

Acontece que, com o tempo e frequentes relações-a-çougues, o coração é cauterizado e no seu lugar há racio-nalizações, proteções e defesas.

Tudo bem que sexo não tem nada a ver com sentimen-to. É um ato fisiológico. Mas comer também é e nem por isso comemos a ração do cachorro. Vamos buscar e enten-der nossos sentimentos e respeitá-los. Afinal, não precisa-mos virar bichos para demonstrar o quanto que ficamos inteligentes.

Dra. Ana Paula Veiga

Page 8: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA8 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

LASANHA AOS QUATRO QUEIJOS

Ingredientes: um ou dois pacotes de lasanha semi-pronta (dependendo do número de pessoas), um ou dois pacotes de queijo ralado.

Ingredientes molho: um copo de leite, duas caixas de creme de leite, uma xícara (chá) de queijo prato ra-lado ou partidinho, uma xícara (chá) de queijo provolo-ne ralado, uma xícara (chá) de queijo parmesão ralado, uma xícara (chá) de queijo mussarela ralado e duas co-lheres (sopa) de manteiga.

Modo de fazer molho: coloque uma panela no fogo com a manteiga para derreter. Depois de derretida adi-cione o leite o creme de leite; deixe aquecer um pouco e só, então, vá juntando os queijos até eles engrossarem. Desligue o fogo.

Arrumação da lasanha: num tabuleiro ou refratário comprido coloque uma camada de massa de lasanha, cubra com o molho bem quente, salpique queijo ralado e, assim, sucessivamente até terminarem os ingredien-tes. Por último, se quiser, cubra com fatias de mussarela

e leve ao forno tabuleiro coberto com papel alumínio para assar por vinte minutos. Então, retire o papel alu-mínio e deixe no forno mais alguns minutos apenas para gratinar.

PAVÊ DE PÊSSEGO E COCO

Ingredientes do pão de ló: quatro ovos (separando gemas e claras), uma e meia xícara (chá) de açúcar, uma xícara (chá) de leite, duas xícaras e meia (chá) de farinha de trigo e uma colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes creme: meia xícara (chá) de amido de milho, duas xícaras e meia (chá) de leite, um vidro de leite de coco, uma lata de leite condensado, duas gemas sem a película, uma lata de pêssego em calda e um pa-cote de coco ralado.

Modo de fazer pão de ló: na batedeira, bata primeiro as claras em neve; continue batendo e junte as gemas, uma a uma, e o açúcar. Adicione então o leite e a fa-rinha intercaladamente. Desligue a batedeira e ponha o fermento misturando-o com uma colher suavemente. Despeje essa massa em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido por mais ou amenos trinta minutos.

Modo de fazer creme: misture o amido de milho no leite; coloque numa pequena panela e junte o lei-te de coco, o leite condensado e as gemas. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o creme engrossar. Montagem do pavê: num refratário retangular alterne camadas de pão de ló umedecido na calda do pêssego, do creme, de pêssegos picados e de coco ralado. Por último, polvilhe com coco ralado e leve à geladeira de um dia para o outro.

ALMOÇO NO MÊS DAS MÃES

Page 9: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

RELIGIÃO E ESOTERISMO

GASTRONOMIA E EVENTOS

VESTUÁRIO

9CORREIO CARIOCA CLASSIFICADOS

AULAS

CONTABILIDADE

SOM, IMAGEM E INFO

ESPORTE

SAÚDE

SALVE UMA VIDA. DOE SANGUE!

Page 10: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

10 CORREIO CARIOCA

> EDIFÍCIO OPEN (Prédio Comercial)Rua 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel.> CONDOMÍNIO VARANDAS DA VILARua 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel> JULIO’S COIFFEURAv. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel. Tel. 2568-4995.> SALÃO TOP VILARua Sousa Franco, 386 A – Vila Isabel. Tel. 2577-4252.> CONDOMÍNIO VILA SPACE CENTERRua Sousa Franco, 425 - Vila Isabel. Tel. 3879-0728> PADARIA VILLAS GARDENAv. 28 de Setembro, 253/255 – Vila Isabel. 2234-7734> VILA SHOPPING – GALERIA 226Av. 28 de Setembro, 226- Vila Isabel.> ÓTICA APOLOAv. 28 de setembro, 258 lj D – Vila Isabel. Tel. 2576-0726.> OFFICE PHOTOCOPY TRADER. Teodoro da Silva, 507 A – Vila Isabel. Tel. 2576-3099.> VILA TRADE CENTERRua 28 de setembro, 389 – Vila Isabel.> VILA TRADE SQUARER. Barão de São Francisco, 373 - Vila Isabel. 3879-5600.> CENTRO EMPRESARIAL THE OFFICER. Visconde de Santa Isabel, 20 – Vila Isabel. Tel. 3879-5570> CONDOMÍNIO VILA TRADE OFFICER. Barão de São Francisco, 322 – Vila Isabel. 2576-4624.> SEBO LIVROS EREVISTA – NOVOS E USADOSRua Luís Barbosa, 14 – Vila Isabel. Tel. 2298-9297.> LOJA EDUARDO - MERCEARIARua Vega, 16, loja 02 – Tijolinho – Vila Isabel. 2578-7555> GALERIA SAN REMORua Barão de Mesquita, 891 – Andaraí. Tel. 2238-3986.> NUTRIDEAL TORTASRua Uruguai, 151 – Andaraí. Tel. 2208-4908.> CRIE FABRIKR. Barão de Mesquita, 663, lj 18 – Andaraí. Tel. 3507-7689.> ENCANTO DOS ORIXÁSRua Farias Brito, 8, loja C – Grajaú. Tel. 2571-4566.> GRAJAÚ TÊNIS CLUBEAv. Engenheiro Richard, 83 – Grajaú. Tel. 2577-2365.> MUNDO VERDE GRAJAÚRua Barão de Mesquita, 1061 – Grajaú. Tel. 2258-7065. > LOTERIA DO MATHEUSRua Barão de Mesquita, 948 – Grajaú. Tel. 2571-9852.> RENASCER LOTERIAS

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CORREIO CARIOCAEstes parceiros contribuem com a informação no seu bairro.

Praça Edmundo Rêgo – Grajaú. Tel. 2571-3713.> ANTUNES LOTERIASRua Uruguai, 329 – Tijuca. Tel. 2575-9453.> DISK KI-SOPARua Desembargador Izidro, 49 B – Tijuca. Tel. 3684-1211.> LABORATÓRIO RICHETRua Pinto de Figueiredo, 55 lj A – Tijuca. Tel. 3184-3000.> LIVRARIA ELDORADORua Conde de Bonfim, 383, lj B – Tijuca. Tel. 2569-4747.> LOTERIA CHIANELLORua General Roca, 894 – Tijuca. Tel. 2568-0384.> VILA CENTER SHOPPING Rua Silva Pinto, 49. > MARINA’S ADVANCED – INSTITUTO DE BELEZARua Conde de Bonfim, 746 lj A – Tijuca. Tel. 2278-3809.> HOSPITAL DOS ÓCULOSR. Conde de Bonfim, 310, lojas C e D - Tijuca. 2234-0265 > CENTRO COMERCIAL SAENS PEÑAR. Conde de Bonfim, 310 - Tijuca 2568-5993> EDIFÍCIO SAENS PENA MEDICAL CENTERRua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca. Tel. 2196-0255> GALERIA THORRua Conde de Bonfim, 142 - lj 13– Tijuca. > ESPAÇO DAS ARTES DE A a ZRua Araújo Pena, 88 – Tijuca. Tel. 3872-3735> DENTISTA MONIQUERua Major Ávila, 455 / lj G – Tijuca. Tel. 3474-4757> ESTRELUZRua Santo Afonso, 153 / lj A – Tijuca. 3359-5305> CRECHE E ESCOLA PEQUENO POLEGARRua Carvalho Alvim, 653 – Tijuca. Tel. 3172-3003.> CONSULTÓRIO DENTÁRIO DR. RAFAELRua Costa Pereira, 3 – Tijuca. 3904-4844.> ELETRICISTA JAIRTv. Soledad, 32 - Maracanã. 3149-8988 / 99553-2777.> AULAS PARTICULARES R. Maxwell, 202 - Vila Isabel. Tel: 2572-7510 / 9133-0406> IMANTADO DIGITALRua Conde de Bonfim 831, lj D - Tijuca. Tel. 3592-2900.> EMPÓRIO Rua Almirante Cóchrane, 146 - Tijuca.> GRAJAÚ COUNTRY CLUBR. Prof. Valadares, 262 - Grajaú. Tel: 2576-1996.

ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

AULAS15 ESTADOS ADEREM À CAMPANHA QUE VENDE PRODUTOS SEM IMPOSTOS

Os brasileiros trabalham quase cinco meses por ano apenas para pagar impostos – e a contrapartida em servi-ços públicos oferecidos ainda deixa a desejar. Para chamar a atenção sobre a alta carga tributária, a Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL) Jovem promove em todo o País, no dia 24 de maio, a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).

Durante a campanha, tradicional em várias capitais, em-presários de 15 estados vão vender produtos sem o valor do imposto embutido – os tributos serão pagos pelas lojas patrocinadoras, mas não repassados aos consumidores. Os itens vão de roupas e cosméticos (caso dos shoppings parti-cipantes) até carro zero quilômetro, passando pela gasolina, em diversos postos de combustíveis.

O vice-coordenador da CDL Jovem Nacional e presi-dente da CDL Jovem do Distrito Federal, Raphael Paganini, convida lojistas de todo o País a aderir à campanha, e lembra que todos saem ganhando. “É um movimento que une con-sumidores e empresários em torno de um interesse comum: questionar o valor dos impostos ante a falta de retorno do poder público, em uma campanha de conscientização que

movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”, defende.

Ele ressalta que a entidade, por meio do DLI, defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma. Para a CDL Jovem, no lugar das dezenas de tributos existentes atualmente, um imposto úni-co – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empre-gos e o consumo”, esclarece. Ele defende ainda a fixação de um teto porcentual na cobrança de impostos, o que daria mais segurança financeira ao empresário.

Confira os Estados participantes do DLI 2018: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.

IMÓVEIS

Dia da Liberdade de Impostos, promovido pela CDL Jovem, busca conscientizar consumidor sobre tributação brasileira. Itens com desconto na data vão de roupas a carro.

Page 11: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

11CORREIO CARIOCA ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283

GastronomiaESPECIARIAS, MUITO

MAIS QUE SABORVocê consegue imaginar um mundo sem especiarias?

Esses vegetais (flores, sementes, caules ou raízes) acres-centam sabor e dão vida aos nossos alimentos. Assim, é fácil entender que, no passado, os povos tenham empre-endido longas viagens em busca de preciosidades como pimenta-do-reino, cravo, canela, noz-moscada, gengibre e açafrão, entre outras.

Oriundas de regiões exóticas e distantes como a Ásia, as especiarias eram comercializadas desde a Antiguidade e se expandiram para a Europa com as Cruzadas. Quando os turcos tomaram Constantinopla no século XV, os euro-peus, com a antiga rota bloqueada, precisaram encontrar rotas marítimas alternativas para o oriente. Diante de tais dificuldades, as especiarias foram alçadas à categoria de artigos de luxo, com preços lá nas alturas.

Além de agregar sabor e ajudar a conservar os alimen-tos, as especiarias já eram conhecidas por suas proprieda-des terapêuticas: o cravo era usado como antisséptico, a termogênica canela era usada com finalidades tônicas e revigorantes, o óleo essencial do gengibre era usado para alívio de diversas enfermidades.

Por conta disso, o comércio de especiarias tornou-se uma atividade altamente lucrativa, movimentando a eco-nomia e propiciando o enriquecimento de diversos comer-ciantes. O Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa, imponente construção no estilo manuelino, hoje considerado Patri-mônio da Humanidade pela Unesco, foi construído com o dinheiro das especiarias que Vasco da Gama trouxe das Índias. O uso das especiarias ficava restrito às classes pri-vilegiadas: comerciantes ricos e nobres, que presenteavam uns aos outros com caixas de especiarias e também as usa-vam como dotes, reservas ou moedas de troca.

Da próxima vez que estiver comendo aquela rabanada ou bolinho de chuva, lembre-se de que as especiarias nem sempre foram tão acessíveis, e que graças a elas a geogra-fia mundial é do jeito que conhecemos hoje.

Nádia Lamashttp://vieirasetrufas.blogspot.com.br/

AVENTURAS DE PINÓQUIOAs Aventuras de Pinóquio,é o novo espetáculo da Cia

de Teatro Contemporâneo e conta com a direção de Aline Bourseau.

O conceito da peça é o universo artesanal que envolve a brincadeira de criança, ou melhor, a vontade de brincar. Onde se é possível sonhar e deixar livre a imaginação e o lugar para a brincadeira de verdade.

Então, dentro dessa proposta, há um grande universo do faz de conta que inspirou a diretora quando leu o texto de Dinho Valladares: “faz de conta que esse boneco tem vida como um menino”, onde na mesma história aparece uma fada que faz as coisas acontecerem de verdade, onde tem uma baleia que engole gente!

Ou seja, tem de fato um mundo de criança onde tudo pode acontecer de verdade. “O texto de Dinho Valladares é bastante inspirador e me levou para esse lugar da brincadei-ra de criança e dos sonhos. Aliás, como William Shakespe-are disse um dia: - Nós somos feitos do mesmo tecido que são feitos os sonhos; e a peça fala muito disso, do sonho do Gepetto de ter um filho, do sonho do boneco de ser gente, do sonho do Raposão de ter sucesso e por aí vai”, conta Aline Bourseau.

A peça traz também a ideia da busca pela humanida-

de, que na verdade está dentro dos nossos corações. Aos poucos, os personagem mostram as diversas fases da vida, e Pinóquio que representa essa passagem de crescimento, consciência e responsabilidade. Percebe que a sua realidade pode ser tão verdadeira quando existe amor e verdade.

É um grande programa para toda a família. Os figurinos e o cenário são de Luiza Valente, e no elenco estão os ato-res João de Carvalho, Julia Gilberg, Maru Serpa, Miguel de Britto, Rafael Marques, Talisson Cruz, Takito Handersson.. A equipe ainda conta com a assistência de direção de Clau-dia Aragão e a operação de som de Pedro Daher.

O espetáculo ficará em cartaz nos meses de maio a julho de 2018, sempre aos sábados e domingos, às 17h. Classifi-cação: Livre. Local: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo - Rua Conde de Irajá, 253 – Botafogo (próximo à Cobal). Tel: 21 2537-5204 / 21 3172-5206.

Page 12: A HISTÓRIA DAS COPAS - correiocarioca.com.br · Nesses tempos remotos a Grécia não era um país unificado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-estado viviam travando batalhas.

CORREIO CARIOCA12 ANUNCIAR: 3681-5302 | 98738-5283