A Importância Das Tecnologias Aplicadas à Gestão

3

Click here to load reader

description

A Importância Das Tecnologias Aplicadas à Gestão

Transcript of A Importância Das Tecnologias Aplicadas à Gestão

Page 1: A Importância Das Tecnologias Aplicadas à Gestão

A importância das Tecnologias aplicadas à gestão

As tecnologias foram aos pouco sendo incorporadas ao nosso dia a dia, seja através dos celulares, dos sistemas de navegação por satélites, dos computadores de bordos dos carros, mas recentes ou dos nossos computadores de trabalhos. Fico me questionando como isso tudo foi sendo inseridos nos nossos costumes e muitas vezes nem nos damos conta que quase tudo que usamos nas nossas atividades diários, são repletas de tecnologias, veja o exemplo da Internet, em questão de segundos podemos está falando com outra pessoa que estar do outro lado do planeta sem ter que sair do nosso conforto. Tudo ficou muito dinâmico, rápido e preciso, não me lembro quanto tempo faz que fui a uma agencia dos correios para mandar uma correspondência para alguém, usamos hoje os e-mail, bancos, comercio de modo geral, também fazem uso constantemente das tecnologias para falar com clientes, fornecedores, fazer pagamentos, agendar uma consulta médica e etc. A educação será que está acompanhando todo esse dinamismo? Nossos Gestores e professores estão aptos a fazer usa das tecnologias dentro do seu trabalho? Será que em algum momento vamos ser substituídos por máquinas (computadores) inteligentes?

Olá Rosana como vai?

Faz tempo que de maneira muito tímida vem se incorporando tecnologias nas escolas, a maioria sabem utilizar um e-mail para se comunicar, porém dizer que estamos usando as tecnologias como ferramentas na nossa profissão, necessita muito mais ações conjuntos dos governos e dos gestores e professores e comunidades, pois muitas escolas que conheço não sabem bem como sistematizar os equipamentos que recebem. Quando as escolas recebem computadores suficientes para usar com os alunos, falta qualificação e quando chega a qualificação os computadores já se tornaram obsoletos acabam ficando só como referencia “ laboratório de Informática”. Teria que haver mais incentivos aos gestores e professores para usar de modo mais significativo dentro das suas atividades profissionais.

Concordo quando você diz que as administrações escolares são repletas de complexidades, nos dias atuais, administrar uma escola é tão complexo quanto administrar uma empresa, porém, a grande diferença é que as empresas foram abrigadas a se atualizarem e capacitar seus gestores e funcionários, a maioria das escolas não, continuam tentando pequenas receitas caseiras para administrar, hora por que dependem de instancias superiores, hora porque não tem vão administrativa ou não estão na mesmo dinâmica de competitividade que se encontram as empresas.

Falar formação continuada, é estar sempre atualizado e buscando o que há de novo no nosso meio profissional, sejam métodos, técnicas ou ferramentas tecnológicas, que possa nos auxiliar no nosso dia a dia profissional. Vejo que muitos de nos ficamos esperando que nossos superiores nos convoquem para tal formação e muitas das vezes simplesmente não vão as capacitações ou quando comparecem não conseguem tirar proveitos no seu dia a dias de trabalho ou os mediadores dessas capacitações não conseguem transmitir as informações mínimas necessárias. As vazes que já participei

Page 2: A Importância Das Tecnologias Aplicadas à Gestão

dessas capacitações, não acrescentaram muita coisa. Formação Continuada devem ser cursos realmente sérios e com conteúdos significativos, muitos de nos partimos para cursos de Pós-Graduação ou Mestrados como nos fizemos. Isso sim é formação...

Você traz um tema importante ao debate, pois a comunicação tem papel importante na administração, seja pública ou privada. Saber como e quando fazer uso da comunicação para melhorar a administração e ponto fundamental.

A organização do currículo e a interdisciplinaridade são temos recorrentes dentro das escolas no momento de planejamento, porém nem sempre acontece, são vários os fatores que contribuem exemplos: salas de aulas do passado e planejamento do futuro, as salas de aulas na sua maioria não comportam duas atividades simultâneas e as vezes é a dinâmica em que são organizado os horários e etc.

Só será possível aplicar aulas multidisciplinares ou interdisciplinares após vários ajustes, exemplo: a escola trabalhar através de projetos e não por disciplinas compartimentadas como são na sua maioria, ajuste de conteúdos, com temas atualizados e dinâmicos, modificação nas estruturas das salas de aulas, treinamento e suporte aos professores...

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995.

Esta é a pergunta sem resposta que todo gestor faz, como fazer acontecer? Entendo que para chegar finalmente a escola eficaz como de fende Antonio Novoa, depende de múltiplos fatores trabalhando em conjuntos, projetos pedagógicos com a casa da sua comunidade, professores qualificados, comunidade atuante na sua função de educador familiar, estrutura das escolas adequada alunos motivados e focados nos objetivos e etc. Colher bons resultados na qualidade de aprendizagem, é um processo demorado, pois formação se consegue de maneira continua e gradativa...

Olá chirlei como vai?

Realmente ser gestor educacional na atualidade, significa ter conhecimento e sabedoria para tomar decisões, planejar e ser ousado muitas vezes na hora de agir, quebrar velhos paradigmas de gestores centralizados de comandos e decisões, hoje um bom gestor tem sempre uma boa equipe, pois ninguém trabalha sozinho, delegar tarefas e administra-las tem dado muito mais resultados.