A Leishmaniose - saludanimal.leti.com · A vacinação contra a leishmaniose é um ponto chave na...

4

Transcript of A Leishmaniose - saludanimal.leti.com · A vacinação contra a leishmaniose é um ponto chave na...

Vacine o seu cão contra

a leishmaniose e demonstre-lhe

o quanto gosta dele.

Sintomas Os mais frequentes são as lesões na pele e o aumento de tamanho dos gânglios linfáticos. Nos casos mais graves pode causar problemas hepáticos e renais.

A Leishmaniose É uma doença causada por um parasita do género leishmania. Transmite-se através da picada de um inseto muito pequeno parecido com um mosquito (flebótomo), e que pode afetar todas as raças por igual, sem distinção de sexo ou idade.

Prevenção O seu veterinário irá aconselhá-lo sobre as diferentes medidas de proteção para tentar evitar o contacto com o mosquito (coleiras e/ou pipetas). Também é recomendável evitar dormir ao ar livre e fazer passeios nas horas em que há mais mosquitos (amanhecer e entardecer)

As vacinas têm como objetivo diminuir consideravel-mente o risco de desenvolver a doença, fortalecendo as defesas do cão no caso de ser infetado.

Vacina Antes de receber a vacina, o veterinário deve fazer um exame completo ao seu cão para garantir que está saudável e confirmar, através de uma análise de sangue, que é seronegativo.

A vacina não tem efeito imediato, sendo necessário esperar alguns dias para que o animal fique imunizado e comece a ficar protegido.

Ao tratar-se de uma vacina contra uma doença parasitária nunca estará 100% protegido. No entanto, o risco de desenvolver leishmaniose irá diminuir. Se apesar de estar vacinado desenvolver a doença, a sua evolução poderá ser mais leve graças à vacinação.

A mim já me vacinaram contra a leishmaniose.

E a ti?

A vacinação contra a leishmaniose é um ponto chave na prevenção da doença e uma ferramenta fundamental para

reduzir a sua prevalência nos nossos animais de companhia.

Junte-se à prevenção!

Consulte o seu veterinário.

Fontes:  1. Campanha de diagnóstico e prevenção de doenças transmitidas por vetores. COVB 2013. 2. Revista Auxiliar Veterinario. Nº16. Publicação avaliada por AMVAC. 3. Informação técnica do produto LetiFend (Laboratórios Leti). 4. Guias Leishvet.