A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

10

Click here to load reader

description

Nesta apresentação pretende-se mostrar a importância da música no processo de ensino, proporcionando uma atividade dinamizada, levando a História e a cultura afro-brasileira de forma sonora para a sala de aula.

Transcript of A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

Page 1: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)
Page 2: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

INTRODUÇÃO

No processo do conteúdo

proporcionar uma atividade

dinamizada, levando a História e a

cultura afro-brasileira de forma

sonora para a sala de aula.

Page 3: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

INTRODUÇÃO

Nesse contexto, ou seja, já com amúsica introduzida no conteúdocurricular, procurar criar interesse noaluno no que diz respeito aosmovimentos herdados da sociedadeescravista, procurando mostrar asinfluencias culturais deixados por estespovos. A música afro-brasileira foimarcada pelo preconceito e violênciada elite dominante, direcionada apopulação negra e também a indígena.

Page 4: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A cultura afro-brasileira sempre se fezpresente no cotidiano dos brasileiros.Desde o passado até os dias de hoje. Eporque não demonstra-la de formadinâmica no conteúdo sistematizadopelo profissional da educação.Podemos inserir a música comomecanismo de desenvoltura da práticadesde ensino.

Page 5: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Tal exigência é vista como umainiciativa rica, tendo em vista quepermite aos alunos maioresoportunidades de conhecer o processode construção do País, bem comocompreender a história sofrida poresses povos do passado, inclusive osaspectos positivos dessa população emrelação à cultura brasileira.

Page 6: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

A CULTURA INDÍGENA

A cultura indígena foi implantada

obrigatoriamente no currículo oficial

no dia 11 de março de 2008 através

da LEI Nº 11.645.

Page 7: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

A CULTURA INDÍGENA

A cultura indígena sempre estevepresente na história do Brasil desde oprincípio, influenciando constantementenas tradições do País. Considerando aimportância que a escola tem em estarconstantemente em contato com astradições do País ,eis a necessidade deinserir no currículo escolar oselementos da cultura indígena.

Page 8: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

MÚSICAS ESPECÍFICAS

• Sorriso Negro - Dona Ivone Lara;

• Caetano Veloso - Um canto de Afoxé;

• Afoxé Oyá Alaxé - Quilombo Axé (Dia

de negro);

• Canção Indígena - Mborai Marae.

Page 9: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

O QUE A MÚSICA TRAZ PARA A

FORMAÇÃO DO CIDADÃO?

A música nos transmite uma mensagem eacontecimentos vividos na sociedade seja elapassada ou contemporânea. Ela tem um grandepapel também na vida do cidadão, a música sendotrabalhada em crianças, ela vai aprender a gostarde ouvir e com isso vai adquirir umanova disciplina mental e uma competênciafísica, adquiri comportamentos e autoconfiança.As lições de música também melhoram odesenvolvimento da capacidade da criança parapensar logicamente e analiticamente, aumentar asua concentração, a cognição e desenvolvimentomotor.

Page 10: A música como conteúdo (História e cultura afro-brasileiro)

O QUE A MÚSICA TRAZ PARA A

FORMAÇÃO DO CIDADÃO?

Com uma orientação correta, a música podeajudar ao crescimento pessoal da criança, assimcomo à sua expressão individual eautoconfiança, não somente na sua mente, mastambém na alma e espírito.

A prática da música ensina aos alunosa ultrapassar o medo e a assumir riscos. Umpouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorrefrequentemente ao longo da vida. Aprender comolidar com a ansiedade mais cedo e com frequênciafaz com que seja um problema menor mais tarde.A assunção de riscos é essencial para que umacriança desenvolva todo o seu potencial.