A Palavra - Agosto 2011

20
A P alavra PARÓQUIA SÃO LUIS GONZAGA Paróquia São Luis Gonzaga Venda Proibida Agosto de 2011 | Nº 5 www.paroquiasaoluisgonzaga.com Dons de Brusque para o Brasil A cidade catarinense completa 151 anos e é a terra natal do bispo primaz do país, Dom Murilo Krieger, e do evangelizador popular, Pe. Joãozinho

description

Focada no tema Vocação, a revista da Paróquia São Luís Gonzaga traz entrevistas com Dom Murilo Krieger e Padre Joãozinho, naturais de Brusque, SC. Imperdível!

Transcript of A Palavra - Agosto 2011

Page 1: A Palavra - Agosto 2011

A Palavraparóquia são luis gonzaga

Paróquia São Luis Gonzaga

Vend

a Pr

oibi

daAg

osto

de

2011

| Nº 5

w w w. p a ro q u i a s a o l u i s g o n z a g a . co m

Dons de Brusque para o Brasil A cidade catarinense completa 151 anos e é a terra natal do bispo primaz do país, Dom Murilo Krieger, e do evangelizador popular, Pe. Joãozinho

Page 2: A Palavra - Agosto 2011
Page 3: A Palavra - Agosto 2011

3 A Palavra - Agosto/2011

Coordenador da Pastoral Familiar fala sobre semana especial

Expediente

Jornalista responsávelKetlin da Rosa - SC02821-JP

[email protected]: (48) 9642-0910

Revisão FinalPatrícia Pratts e Fabíola [email protected]

Projeto Gráfico/Diagramação:Douglas Araujo Vieira

[email protected]

Rua Esteves Junior - Centro - Fpolis - Ed. Top tower - Sala 404

Fone: (48) 3365-1613

Contato: (47) 3351-1258 [email protected] www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Direção: Pe. Ari João Erthal,scj

Tiragem: 3 MilPeriodicidade: Mensal

Impressão: Gráfica COAN

713151718

5 8 12

Obras Dehonianas: Congregação se reuniu em Brusque em sua Assembleia

Procissão do Encontro motiva devoção

Oficina de Evangelização, uma nova oportunidade

Selo Social Paroquial, um passo de caridade

Especial Espaço da Criança

Dons de Brusque para o Brasil

Pe. Ari João Erthal, scj Edemar Luiz Aléssio

Discípulos do amor oblativo Mãe de Pe. Joãozinho fala um pouco sobre vocação

COLUNISTAS ENTREVISTAS

EDITORIAL

SUMÁRIO

Capa

Neste mês de agosto, a Paróquia São Luís Gonzaga dará um passo importante para comunicação social. Acontece no dia 06 (sábado) a primeiríssima reunião da Pastoral da Comunicação (PasCom). A intenção é agregar diversos re-presentantes de outras comunidades, convidados a trilhar este novo caminho.

A Pascom se insere na vida da Igreja não como mais uma Pastoral, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: será um suporte. Ou seja, além de colaborar na produção e gerenciamento dos diversos meios de comunica-ção - como revista, site, rádio entre outros -, ela tem a missão

de fazer fluir o diálogo entre as pessoas, de uma forma acolhe-dora, tendo como mística a comunhão e a unidade.

A mobilização desta Pastoral começou com o apoio e cola-boração de Cris e Dino Santi, integrantes do Movimento dos Focolares que, juntos com a Dominus, darão agora um novo passo. Sendo assim, convidamos todos os interessados para se fazer presente na reunião da Pastoral da Comunicação no dia 06 de agosto (informe-se na secretaria paroquial).

“Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim moti-vo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16)

Eis que surge uma nova Pastoral!

Page 4: A Palavra - Agosto 2011

4 Julho/2011 - A Palavra

Horários de MissasMatriz São Luís GonzagaDe segunda-feira a sábado – 19hDomingo – 7h, 9h, 17h e 19hMissa da Saúde – na 2ª terça-feira do mês – 15h30Adoração ao Santíssimo Quintas-feiras – 6h30 às 18h30 | Primeira sexta-feira – 7h

Comunidade Nossa Senhora de FátimaSexta-feira – 19hSábado – 18hDomingo – 9hDia 13 de cada mês – 19h

Comunidade Santa Rita1ª Sexta-feira do mês – 19hSábado – 19hDia 22 de cada mês – 19h

Comunidade Cristo Rei1ª Sexta-feira de cada mês – 19hDomingo 8h30

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes1ª Sexta-feira de cada mês – 19h30Sábado – 19h30Dia 11 de cada mês – 19h30

Comunidade Nossa Senhora Aparecida1ª Sexta-feira de cada mês – 18hSábado – 18hDia 12 de cada mês – 18h

Comunidade Sagrado Coração de Jesus1ª Sexta-feira de cada mês – 19hSábado – 19hMissa da Esperança – 2ª quarta-feira de cada mês – 19h

Comunidade São João BatistaDomingo – 8h

Comunidade Santo AntônioDomingo – 8h30Dia 13 de cada mês – 19h301ª quinta-feira do mês – 19h

Comunidade São José1ª quinta-feira de cada mês 19hSábado – 17h30

Comunidade Santa PaulinaSábado – 19h1ª sexta-feira do mês – 19h

Comunidade Sã Francisco de Assis2ª e 4ª domingo do mês – 9h30

4

17

Missa de aniversário de Brusque com o Coral São Luís Local: Matriz – 19h

Início das Oficinas de Oração e Vida para adultos, jovens e crianças

6 Tarde de Partilha – Local: Comunidade Santa Rita 14h

6 e 77 a 13

Assembleia Diocesana do Cursilho – Casa Pe. Dehon

5 Dia Nacional da SaúdeMissa pelo Dia dos Pais (Colégio São Luís) – Local: Matriz – 19h

Oficina de Evangelização corpo a corpo – Local: Com. Nossa Sen-hora de Lourdes – 19h30

AGENDA DE AGOSTO

ESPAÇO DO LEITOR

A revista é uma fonte de sabedoria que ajuda a trans-formar as famílias através de suas mensagens, além de nos comunicar tudo o que acontece na paróquia

Mural

Sobre a nova Revista...

Elaine Duarte

Page 5: A Palavra - Agosto 2011

5 A Palavra - Julho/2011

“Que a paz esteja nesta casa”. Assim Jesus Cristo saudou os apóstolos de-pois da ressurreição. E é assim que os padres e religiosos do Sagrado Coração de Jesus, nós dehonianos, continuamos esta missão de Jesus. É desejo de Deus Pai, que seus filhos vivam em paz.

No mês de agosto, celebramos a vo-cação dos padres na primeira semana. Na segunda, a vocação dos pais. Na terceira, a vocação dos religiosos e das religiosas. E, na quarta, a vocação dos fiéis leigos e leigas (todos os batizados).

Deus chama cada um pelo nome. E espera de todos uma res-posta individual. Mas para o serviço ao qual ele me chama, esse deverá ser vivido em comunidade. É muito diferente falar de vo-cação e profissão. Quando falo de vocação me refiro ao SER da pessoa. Quando falo de profissão estou me referindo ao FAZER.

A vocação eu vivo sempre, ou seja, vinte e quatro horas ao dia. Não há remuneração financeira por isso. A profissão eu sirvo por determinado período do dia. E sou remunerado financeira-mente por isso que faço. Exemplos de vocação: ser pai, mãe, pa-dre, religioso, leigo consagrado... Exemplos de profissão: profes-sor, gestor de empresa, médico, dentista, enfermeiro, faxineiro, comerciante, balconista, etc.

Para viver bem a vocação, é preciso necessariamente alimen-tar o Ser. E o ser alimenta-se com intensa vida de espiritualidade. Por espiritualidade, entende-se: uma experiência pessoal inten-sa de Deus. Essa, por sua vez, pode ser de várias formas. Pode ser uma espiritualidade bíblica, Mariana, Eucarística, do Emaús, do Cursilho, do Apostolado da Oração, do Sagrado Coração de Jesus, Franciscana, Jesuíta, Budista, Islâmica, Induista, etc.

E para servir com excelência minha profissão, preciso alimen-tar o FAZER. A pessoa alcança a excelência no serviço através da formação técnica e científica. Conhecendo assim os quatro pilares de uma empresa: processos, tecnologia, produção e pes-soal. Através de uma boa formação acadêmica, aliada a experiên-cia profissional, é possível exercer com competência a profissão.

Como padres do Sagrado Coração de Jesus vale lembrar que nossa identidade é configurada pelo carisma e expressa pela nossa espiritualidade. O carisma é dom de Deus. O dos dehoni-anos pode ser sintetizado assim: união à oblação reparadora de Jesus Cristo ao Pai, em favor da humanidade. Que se expressa na espiritualidade: celebração eucarístia, adoração eucarística, sac-ramento da reconciliação, primeira sexta-feira do mês (dia devo-cional ao Sagrado Coração de Jesus), os votos de consagração (o voto de castidade nos permite viver intensa fraternidade; pelo voto de obediência a disponibilidade e pelo voto de pobreza a solidariedade).

Congregados pelo Coração de Cristo e impelidos por Ele, somos chamados a ser no mundo discípulos do amor oblativo, com uma capacidade de escutar e aprender.

VÍDEOS EM DESTAQUE

Olhar de FéPe. Ari João Erthal,scj

Discípulos do amor oblativo

Temas polêmicos explicados!

Blog Pe. Joãozinho, scj

Acesse nosso site

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Castidade, método Billings e camisinha são temas discuti-dos no vídeo do Pe. Paulo Ricardo, sacerdote conhecido pela famosa série “A Resposta Católica”. Assista ao vídeo no site da nossa paróquia e aprenda mais sobre nossa religião católica. http://www.paroquiasaoluisgonzaga.com/viewvideos.php

Neste blog, você encontra fotos do dia a dia da Con-gregação Dehoniana no Brasil, divulgação de notícias e dicas de materiais para formação católica. Pe. Joãozinho aproveita a Internet para evangelizar. Ele sempre responde aos visitantes que deixam comentários em página e dispõe resenhas dos livros e CDs lançados por ele. Visite agora: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/

Page 6: A Palavra - Agosto 2011

6 Julho/2011 - A Palavra

Obras Dehonianas

A Faculdade São Luiz Gonzaga, mantida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, oferece graduação em Fi-losofia e três cursos de pós-graduação: Marketing e Gestão de Negócios; Arteterapia; e Gestão Empresarial.

Credenciada pelo MEC desde 2004, a instituição apresentou o me-lhor indicador de qualidade dentre as faculdades particulares do interior do estado. De acordo com avaliação do INEP de 2009, órgão do governo federal responsável por avaliar o En-sino Superior, a Faculdade São Luiz Gonzaga obteve nota 4 no IGC (Ín-dice Geral de Cursos). Ela foi a única com sede fora de Florianópolis a ter esta boa classificação.

Além do compromisso com a edu-cação de seus estudantes, a Faculdade São Luiz Gonzaga dá importância aos egressos do curso de Filosofia. E como demonstração disso, construiu uma rede social para os ex-alunos trocarem informações e discutirem questões referentes ao curso. Esta é uma forma de promover contatos estratégicos e acompanhar as trajetórias acadêmicas e profissionais de cada um.

Faculdade São Luiz Gonzaga

Page 7: A Palavra - Agosto 2011

7 A Palavra - Agosto/2011

NOSSA VOCAÇÃO

V Assembleia Provincial reúne 85 participantes

Cerca de 85 padres e religiosos dehonianos estiveram reunidos no período de 18 a 21 de julho na 5ª Assembleia da Província Brasileira Meridional, sediada na Casa Padre Dehon. Neste ano, o encontro consultivo, que programa as atividades da província, aprofundou o tema “Ser deho-niano, hoje, na vida fraterna e na missão” e contou com a presença do conselheiro geral reeleito e delegado do Go-verno Geral da Congregação, Pe. Cláudio Weber, represen-tante do Superior Geral.

Os primeiros dias da Assembleia foram marcados, de forma especial, pelas reflexões do Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj, da Província Brasil São Paulo) a respeito da identidade dehoniana. “É importante lembrar que não somos de congregação dehoniana, mas da Congregação do Coração de Jesus. O núcleo de nosso carisma fundacio-nal está na união com a oblação reparadora do Coração

de Jesus, em favor da humanidade”, explicou o sacerdote.No terceiro dia da Assembleia houve a apresentação

dos relatórios de sete comissões da Província. Ao apresen-tar os trabalhos da Comissão de Apostolado Paroquial, Pe. Ari João Erthal – que em janeiro de 2012 será enviado pela Congregação para estudos na Espanha - ressaltou a cultura de comunicação desenvolvida em paróquias dehonianas.

A Assembleia foi encerrada sob as preces do superior provincial, Pe. Léo Heck, após apresentações de traba-lhos como a Fábrica de Velas, no Seminário de Corupá, e a construção da casa de acolhida, em Nereu Ramos. “Vive-mos num período de crescimento da província, tanto no aspecto missionário (há missões em Rondônia e no Para-guai), quanto no fortalecimento de obras educacionais e em vocações”, avaliou o superior da província Meridional que, no final do ano, terá três ordenações.

Page 8: A Palavra - Agosto 2011

8 Agosto/2011 - A Palavra

E a família, como vai?Entrevista exclusiva com o coordenador da Pastoral Familiar sobre esta vocação tão importante para o Reino de Deus e

para a sociedade como um todo

PerfilNome: Edemar Luiz AléssioIdade: 50 anosProfissão: Gerente do SescCoordenador da Pastoral desde: Janeiro de 2011Motivação para participar deste projeto: O que me motiva a participar da Pastoral é o desejo de servir e ajudar as pessoas, na defe-sa da Família, do bem comum e da harmonia entre as pessoas.

Podemos dizer que a base de toda a família é Deus? Por quê?R: Deus representa o maior dom, a maior riqueza, a maior conquista para quem quiser viver em paz. Somente Ele nos conduz pelo caminho do bem.

A família é um fator primordial para o de-senvolvimento de uma sociedade. Como a Pastoral trata na prática esta questão?R: Buscando cada vez mais o fortalecimen-to nas relações que possam desenvolver o bom entendimento, o respeito entre casais, entre pais e filhos e entre as próprias famílias. Com as famílias fortalecidas, todos que estão próximos crescem e ganham. Caminhando com Deus em nossas ações, poderemos tornar as famílias cada vez mais unidas e mais consistentes. A minha família também se fortalece e cresce junto, con-tagiando e motivando outras. Uma vez a família forte, a sociedade também será mais forte e mais justa.

Como coordenador da Pastoral Familiar, quais foram os trabalhos mais eficazes realizados com as famílias? E por quê?R: Já temos uma caminhada de seis anos dentro da Pastoral. Muitas ações já foram realizadas e, com certeza, muitas famílias já foram aju-dadas e orientadas. Uma das grandes conquistas é o fato de termos um grupo coeso e muito unido. Cada vez mais, observamos que faz um bem danado a todos caminharmos juntos. Encontramos-nos para fortalecer-mos o nosso lado espiritual, e nos prepararmos para melhor acolher aos outros, como é o caso nos encontros de noivos que coordenamos. Deus com certeza tem caminhado com a gente. Também estamos colhendo bons frutos com o trabalho com grupo de casais de namorados e casais recém-casados. Jovens acreditando cada vez mais na família e no valor que ela tem para a sua vida. Isto nos estimula cada vez mais a nos colo-carmos a serviço de Deus, e das famílias, tanto na evangelização, como na busca constante para tornar os lares mais harmoniosos e mais chei-os de amor e esperança. Porque precisamos abrir novos canais para o entendimento, a sintonia e a serenidade, como a capacitação realizada recentemente no curso de mediação familiar comunitária. Como meta maior está caminhar com unidade, levando o poder da mensagem de Deus para as famílias que, por ventura, estejam passando por algumas dificuldades.

A seu ver, quais são as principais barreiras para um núcleo familiar saudável e abençoado?R: - A falta da presença dos pais, em função de muitas outras escolhas, deixando em segundo plano muitas vezes a EDUCAÇÃO E O CONVÍVIO com os filhos;- A falta de ORAÇÕES e de ações que valorizem a presença de DEUS na caminhada da família.

Para você, quais são as referências que uma família deve ter?R: A família deve ser unida no amor de Deus. Somente com Ele em nossa família, podemos suportar as tentações do mundo que nos levam para o caminho errado. Junto com a família, deve aparecer o respeito, entre o casal, entre os filhos e entre Pais e filhos. Somente quando estamos unidos nos respeitando é que formamos uma família abençoada por Deus.

Obras Dehonianas

Page 9: A Palavra - Agosto 2011

9 A Palavra - Agosto/2011

Semana da Família tem nova data

Para não coincidir com a Festa de Azambuja, o evento está previsto para acontecer de 19 a 28 de agosto

Principais representantes de Brusque, inclusive a Paróquia São Luís Gonzaga, se reuniram com o poder público, no dia 1º de julho, para alterar a data da Semana da Família. O cronograma do evento teve que ser modificado para não coincidir com a tradicional Festa de Azambuja. As-sim, por unanimidade , foi estabelecido que a abertura da Semana da Família será realizada no dia 19 de agosto, com encer-ramento no dia 28.

Com o tema “Família: um Presente de Deus Imprescindível para todas as Pes-soas”, o evento combinará atividades de cunho social e espiritual numa só pro-gramação. O lema, “O Futuro de Brusque e da Humanidade passa pela Família!”, pre-tende destacar a importância do seio fa-miliar para evolução de toda uma cidade.

Documento BasePe. Ari Erthal, SCJ, em conjunto com o

pastor luterano Claudio Siegfried Schefer e o presidente do Conselho de Pastores de Brusque Joel Domingues Pereira, apresen-tou, na Assembleia, os eixos centrais do documento da Semana da Família.

Confira abaixo cada parte do documento:

A Pastoral Familiar nas-ceu de uma necessidade de aproximar as famílias do caminho do Senhor. Na sua visão, esta meta está sendo alcançada?R: Acreditamos que sim! O bom é se pudéssemos ter uma Pastoral Familiar em cada rua de nossa cidade. A aproximação que a Pastoral Familiar deseja, das pessoas com Deus, é muito forte. As pessoas, que caminham com a Pastoral Familiar, es-tão cada vez mais próximas do caminho de Deus. Se todos os casais, com suas famílias, estivessem mais perto de Deus, não tería-mos tantas desgraças e de-savenças neste mundo.

Se fosse para você descrever em uma palavra esta pastoral e sua importância para a paróquia e região, qual seria?R: ACOLHEDORA.

A família é uma vocação, não é mesmo? Há algum trabalho específico desenvolvido pela pastoral com este propósito vocacional?R: Na essência de nossas ações, está o forte apelo ao bem estar e à harmonia dentro das nos-sas famílias. Nunca esquecen-do que DEUS é o verdadeiro caminho. Nos encontros entre os grupos, buscamos sem-pre fortalecer o comprometi-mento e a amizade de se fazer presente, dando testemunho, trocando experiências, aju-dando aos que estão em di-ficuldades, sendo solidário nas ações e compartilhando novos conhecimentos, com ajuda de palestrantes e de orientadores espirituais

A Semana da Família está por vir. O que a Pastoral Familiar preparou para este grande evento? R: – Dia 13 de agosto: Missa Especial de Abertura, após Show com Pe. Antônio Cardoso no Auditório da Matriz;- Dia 16 de agosto: Encontro dos Grupos Bíblicos no Auditório da Matriz;- Dia 18 de agosto: SOPÃO DOS AMIGOS E TALENTOS DA FAMÍLIA.

Introdução Fala do processo histórico da família brasileira. Capítulo I Aborda a atual realidade da família (perda dos valores morais e espirituais; a destruição por uso de drogas lícitas e ilícitas; a violência no seio familiar; e a omissão na educação dos filhos). Capítulo II Introduz a família, segundo a vontade de Deus (propósito da criação do ser hu-mano, com base no Evangelho). Parte Final Enfatiza a importância do matrimônio e dos filhos. Faz um resgate dos valores que sustentam uma família que é o maior bem de uma cidade.

Page 10: A Palavra - Agosto 2011

10 Agosto/2011 - A Palavra

A cidade catarinense completa 151 anos e é a terra natal do bispo primaz do país, Dom Murilo Krieger, e do evangelizador popular, Pe. Joãozinho

Além do comércio têxtil, referência na região do Vale Europeu em Santa Catarina, a cidade de Brusque também é conhecida pela riqueza das vocações que oferece ao Brasil. Entre esses dons estão o padre que evangeliza por diversas mídias e pelas redes sociais na In-ternet, João Carlos Almeida (mais conhecido como Pe. Joãozinho), e o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador (BA), primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Os dois sacerdotes dehonianos, nascidos em Brusque, testemunham ao país a fé que aprenderam com suas famílias e com a comunidade católica da cidade. Ambos foram coroinhas e entraram bem cedo no seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus para cursar o ensino básico e aprenderem sobre a vida religiosa.

Vocação “A experiência mostra que a vocação nasce na infância. Eu tinha

11 anos quando entrei no seminário, juntamente com mais 50 garotos. Desse grupo, eu e mais dois amigos fomos ordenados em 1992”, conta Pe. Joãozinho, o único brusquense desse grupo de sacerdotes.

Atualmente, Pe. Joãozinho mora em Taubaté (SP) e pertence à Província Dehoniana Brasil Central, onde as vocações juvenis são tão comuns quanto à forma como os vocacionados encontram os seminários: com o auxílio da tecnologia. Hoje, jovens de 20 a 27 anos de idade, pesquisam no Google (site de buscas) para saber mais sobre esta vocação.

“Até 1990, os vocacionados vinham das paróquias. Em 2001, mui-tos eram inspirados pela atuação de sacerdotes na TV. Hoje, os vo-cacionados nos encontram, muitas vezes, pela internet”, diz o padre brusquense que costuma ser abordado, em seu blog (diário eletrôni-co) e twitter (rede social com mensagens curtas), por vocacionados. “Nós passamos da Era da Informação para a Era da Interação. Era na qual as redes sociais são uma forma de existir”, explica.

FamíliaO relacionamento em família exerce um papel importante na vida

do vocacionado ao sacerdócio. O brusquense Dom Murilo Krieger é testemunha disso e conta que, no caminho de sua vocação, sem-

Dons de Brusque para o Brasil

Page 11: A Palavra - Agosto 2011

11 A Palavra - Agosto/2011

A cidade catarinense completa 151 anos e é a terra natal do bispo primaz do país, Dom Murilo Krieger, e do evangelizador popular, Pe. Joãozinho

pre contou com o apoio dos familiares, aos quais nunca deixa muito tempo sem sua presença, mesmo depois de ter sido transferido para a capital da Bahia, onde é arcebispo primaz do Brasil.

“A distância dói, mas os telefonemas do Tio Murilo são semanais. Os e-mails são constantes e eu até já fui a Salvador em maio. Neste mês, volto lá novamente, com minha mãe. Ter um bispo na família é um privilégio”, emociona-se a sobrinha do arcebispo, Gladis Car-neiro que teve seu casamento realizado por ele.

O ambiente católico em que Dom Murilo cresceu já propiciava o desenvolvimento de uma vocação ao sacerdócio já nos primeiros anos de sua vida. Antes mesmo de servir como coroinha, na Igreja Matriz, ele já pensava em ser padre e, aos seis anos, questionava-se sobre a vida religiosa quando viu o irmão mais velho, Marco Aurélio, partir de malas prontas para o seminário de Rio Negrinho (SC). “Ven-do-o fazer isso, pensei com meus botões: se eu for para o seminário, também ganharei uma mala. Já era um sinal que Deus colocava em meu caminho para despertar em meu coração o interesse pelo sacerdócio”, recorda o bispo primaz do país ao contar que o desejo vocacional geralmente manifesta-se em pequenas coisas.

Dom Murilo ganhou a própria mala em 1956, quando deixou a casa de seus pais para entrar no seminário da Congregação dos Pa-dres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), na cidade de Corupá (SC), onde concluiu o ensino básico em 1962. Dois anos depois, profes-sou os votos religiosos e, enfim, tornou-se padre dehoniano. “Lem-bro-me do que Pe. Aloísio Boeing ensinava a nós, noviços SCJ: ‘Se alguém não for decidido - na verdade, ele usava a palavra cabeçudo - não será padre!’ Sou o único padre na família”, conta e recorda que seu irmão, Marco Aurélio, acabou virando professor.

Para o bispo, o caminho mais frutuoso para amadurecer vocações ao sacerdócio é o próprio Cristo. “Antes de se falar de vocações, é preciso se falar em entusiasmo por Jesus Cristo. Se não despertar-mos tal entusiasmo no coração dos jovens, eles não se sentirão mo-tivados a deixar tudo para seguir o Mestre”, diz.

Confira entrevista completa e exclusiva com Dom Murilo Krieger no site da paróquia: www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Dons de Brusque para o Brasil

Page 12: A Palavra - Agosto 2011

12 Agosto/2011 - A Palavra

CoraçãoFilho primogênito do falecido contador, Samuel Almeida, e da pro-

fessora Maria da Glória Almeida, Pe. Joãozinho surpreendeu a família quando decidiu ir para o seminário dos padres dehonianos, em Rio Negrinho. “Ele decidiu ir para esta congregação porque se agradava dos votos de pobreza e também por causa da vida em comunidade. Com a decisão dele, minha filha, de 7 anos na época, ficou sendo nos-so único filho, em casa até Deus nos dar outra menina... Foi muito difícil porque João Carlos tinha apenas 11 anos de idade, porém nós aceitamos!”, recorda a mãe do padre.

Mas ver o filho partir, ainda criança, não deixou o coração de dona Maria da Glória tão apertado quanto a primeira vez em que foi visi-tar o menino, em Rio Negrinho. “Fazia muito frio e saí chorando, com o coração partido. Ele era muito novinho para estar longe do acon-chego do lar, mas estava feliz e sempre que vinha passar as férias conosco já nos apresentava a lista do material do ano seguinte!”, conta ressaltando a persistência do filho na vocação.

O caminho vocacional foi cultivado em casa: a família assistia as missas todos os domingos. Depois veio a comunidade, a Igreja. Dona Maria da Glória lembra que Pe. Joãozinho foi coroinha na matriz São Luiz Gonzaga, missão que ele aceitou após um convite de um frater dehoniano. Na época, o padre participava do Clube Vocacional, onde os meninos cultivavam a vocação por meio de diferentes atividades.

“Sempre participei da vida da Igreja, mas depois que meu filho foi consagrado como padre, minha responsabilidade para com as coisas de Deus aumentou. Eu rezo para que ele [Pe. Joãozinho] possa per-manecer firme na fé e na evangelização sendo sempre discípulo fiel de Cristo”, diz dona Maria da Glória.

Quando está em Brusque, Pe. Joãozinho gosta de visitar os parentes e passear pela cidade. “Quando chega gosta de saborear a comida que eu faço, curte um churrasquinho de vez em quando, com a família reunida. Aqui ele é filho e temos muito orgulho de sua vocação”, conta a mãe do padre.

de mãe

Page 13: A Palavra - Agosto 2011

13 A Palavra - Julho/2011

Procissão do Encontro motiva devotos

A Paróquia São Luís promove uma interessante campanha que tem o obje-tivo de confeccionar as roupas das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos. As duas imagens, em geral, ficam guardadas durante todo ano. Mas impulsionados pela fé, paroquianos se unem para “tirá-las do armário”.

O pároco, Pe. Ari João Erthal, SCJ, explicou que a Procissão do Encontro, ocorrida na Quaresma, surgiu numa reunião da Liturgia. “Eu sugeri e daí, uma semana depois, as lideranças declararam que a procissão acontecia há anos atrás na paróquia. Percebi ai uma oportunidade para recomeçar, pois pensar no novo é lembrar-se das tradições”. O sacerdote explicou que a tradição tem suas raízes fincadas na Sagrada Escritura. Não é folclore, e sim o encontro de Senhor do Passos com Nossa Sra. das Dores. Proclama--se, no encontro, o célebre evangelho das sete palavras de Jesus.

Maria Teresinha, uma das mulheres que tem impulsionado este sen-timento devocional, falou um pouco sobre as imagens utilizadas pela Paróquia na procissão. “São imagens belíssimas, de madeira policroma-da, que vieram, segundo a tradição de Portugal, no início de 1900. A ima-gem de Nossa Senhora das Dores é igual a que é venerada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Centro de Florianó-polis. Constatei a semelhança no livreto  da Arte Sacra- Patrimônio Cata-rinense - Etapa I. O fato das imagens acima mencionadas ficarem o ano todo guardadas no coro da Matriz,  sendo expostas apenas na Semana Santa, sempre deixou muitas pessoas entristecidas”, explicou.

Desta forma, nasceu a campanha para confecção das vestes, apoia-da pelo pároco, Pe. Ari. “Serão distribuídos envelopes para as mulheres. Cada uma pedirá a contribuição de filhas, noras, vizinhas, amigas, e por que não dos maridos e dos filhos? Posteriormente, depositará o envelo-pe numa urna na Secretaria Paroquial. O Pároco acredita que só com essa campanha, as duas imagens serão beneficiadas”, explica Maria Terezinha.

Pequenas Sementes

(47) 3251 2222 • www.sancris.com.br

Campanha confeccionará roupas para as imagens históricas da Paróquia

Page 14: A Palavra - Agosto 2011

14 Julho/2011 - A Palavra

Em foco

Homenagem ao Coração de quem mais amou o mundo

Em Santa Missa, presidida pelo pároco, Pe. Ari, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi marcada na Matriz pela presença dos crismandos. Os jovens levaram até o altar balões vermelhos para preencher um painel com formato de coração (neles continham o nome das famílias).

Toda a igreja estava cuidadosamente decorada com flores vermelhas e rosas, organizadas pelo Movimento do Apostolado da Oração. Após a celebração, os novos membros receberam a medalha.

Seminaristas e paroquianos apresentaram um teatro sobre a vida de Santa Margarida Maria. Pe. Ari abençoou as rosas que pu-deram ser levadas para as casas.

Tubos Pereira há quase 50

anos produzindo com garantia e

qualidade em pavers, tubos,

lajotas e demais produtos em artefatos de

cimento.

Fotos: Pascom

Fotos: Pascom

Page 15: A Palavra - Agosto 2011

15 A Palavra - Julho/2011

Anunciar, eis nossa grande missão

Em toda Igreja há sempre uma reclamação em comum: falta de lideranças. O que muitos não sabem é que para se chegar ao ponto do com-prometimento da fé, é essencial que haja conversão, somente possível se o anuncio chegar àqueles que precisam.

A Oficina de Evangelização Corpo a Corpo pretende mostrar como é pos-sível, viável e encantador levar o anun-cio da Boa Nova aqueles mais próxi-mos, em muitos casos nem percebidos. O companheiro do ponto de ônibus, a

pessoa que senta ao lado da mesa no trabalho e até mesmo, um vizinho com quem se troca poucas palavras. Tantas oportunidades...

Este projeto de Oficina, que integra o Planejamento Estratégico de Pastoral, vai para sua terceira edição e ocorrerá na Co-munidade Nossa Senhora de Lourdes, no dia 17 de agosto, a partir das 19h30. Ele é ministrado pela Comunidade Católica Shalom, que além de apresentar um vídeo, utiliza de dinâmicas e partilha para desenvolver de forma prática a Oficina.

Em agosto, a Escola de Líderes da Paróquia São Luís Gonzaga, que ocorre em todas as regiões pastorais, terá um novo tema: a Espiritualidade dos Sacramentos. O primeiro encon-tro do mês será no dia 04 de agosto na Região 1, da Matriz, sempre no mesmo horário, às 19h30. Na sequên-cia, acontece a formação na Região 2, 3 e 4, respectivamente.

Espiritualidade dos Sacramentos

Discípulos

Em sua terceira edição, Oficina chama paroquianos para uma rodada pratica de evangelização

Não perca!

Oficina deEvangelização17 de agosto

19h30Local:

Com. Nossa Sra. de Lourdes

Ministrado por: Comunidade Católica

Shalom

Acompanhe:

04/08 – Região 1

Matriz

11/08 – Região 2

Nossa Senhora de Fátima

18/08 – Região 3

Santa Rita

25/08 – Região 4

São João Batista

1ª Edição da Oficina, ocorrida em abril, na Com. São José

Fotos: Pascom

Tarde de Partilha06 de agosto 14h

Comunidade Santa Rita – Região 3

Aberto para toda a Paróquia

Page 16: A Palavra - Agosto 2011

16 Julho/2011 - A Palavra

Família paroquial

Nota oficial sobre os lucros da festa

Nos dias 3 e 4 de setembro, ocorre na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Jardim Maluche) o 20º Encontro para Casais do Ovisa (Orientação para Vivência Sacramental). O evento começa às 13h30, no sábado, e reinicia no domingo, às 8h. Poderão participar casais que possuem o sacramento do matrimônio, isto é, que sejam casados na Igreja. A inscrição deverá ser feita com antecedência na secretaria da própria comunidade ou através do telefone 47 9146 7444 (Gilmar) ou 9156 0071 (Ivete) ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações sobre o movimento OVISA, acesse: www.ovisa.org.br

No dia 28 de agosto, a Comunidade São José realiza uma Tarde de Lazer e Talentos aberta a todas as comunidades da Paróquia. Neste dia haverá apre-sentação de diferentes dons com dança, música, artesanato entre outros. A intenção é proporcionar uma tarde diferente, de confraternização en-tre pastorais e movimentos. Durante o evento, serão servidos café, cuca, cachorro-quente e refrigerantes a preços acessíveis, além de sorteio de brindes. Quem tiver algum talento e quiser divulgar a todos, entre em contato com a comissão organizadora: Ivete Heckert 3355-7728

Tarde de Lazer e Talentos

A Paróquia São Luís Gonzaga torna-se público os gastos e lucros da festa do Padroeiro, ocorrido de 17 a 19 de junho na Igreja Matriz.Resumo da festa:Receita bruta_________________________ R$ 152.686,10Despesas____________________________ - R$ 75.636,70Total________________________________ R$ 77.049,40Resumo da rifa:Vendas efetuadas______________________ R$ 146.870,00Prêmios:Ford Ka 2011__________________________ R$ 25.500,00Moto Bis 125 KS_________________________R$ 6.390,002 TV’s 42” CCE__________________________ R$ 2.898,28Comissão sob vendas da rifa______________ R$ 11.820,05Total________________________________ - R$ 46.608,33Lucro:Líquido da Rifa________________________ R$ 100.261,67Líquido da festa________________________ R$ 77.049,40Total_______________________________ R$ 177.311,07

20º Encontro para Casais do Ovisa

Page 17: A Palavra - Agosto 2011

17 A Palavra - Agosto/2011

EntradasAcumulado

até o mês (R$)

Acumulado

do mês (R$)Total (R$)

Dízimo 142.394,00 28.172,00 170.566,00

Certidões e serviços 1.143,85 38,00 1.181,85

Ressarc. de Encargos Sociais 7.065,21 1.192,38 8.257,59

Receitas diversas 21.009,00 2.731,25 23.740,25

Aluguel 89.438,10 21.725,00 111.163,10

Auxílio para as vocações 4.647,25 0,00 4.647,25

Campanha da solidariedade 6.987,00 0,00 6.987,00

Col. p/ lugares santos 1.180,00 0,00 1.180,00

Coletas dominicais 32.178,00 6.296,05 38.474,05

Taxas 3.655,00 640,00 4.295,00

Festas 22.200,00 130.486,10 152.686,10

Espórtulas 5.182,00 1.282,25 6.464,25

Promoções 39.140,00 107.730,00 146.870,00

Taxas e contribuições das capelas 23.300,22 4.606,10 27.906,32

Totais 399.519,63 304.899,13 704.418,76

SaídasAcumulado até

o mês (R$)

Acumulado do

mês (R$)Total (R$)

CONGRUAS 27.369,80 5.995,00 33.364,80

Ordenados 45.532,62 9.335,13 54.867,75

Encargos Sociais 30.538,11 5.603,89 36.142,00

Impressos 13.195,44 4.992,03 18.187,47

Despesas c/ viagens 5.568,53 1.815,82 7.384,35

Impostos 8.025,43 1.826,51 9.851,94

Retiros, encontros e Assembleia 2.406,19 2.565,00 4.971,19

Despesas pastorais 21.096,97 3.851,00 24.947,97

Despesas com culto 24.150,17 5.603,04 29.753,21

Serviços de terceiros 8.536,50 1.035,00 9.571,50

Cons. Bens móveis e imóveis 42.158,74 6.884,69 49.043,43

Aluguel 2.690,00 545,00 3.235,00

Despesas gerais 4.183,27 1.775,86 5.959,13

Gêneros alimentícios 15.997,34 3.404,64 19.401,98

Material de limpeza 3.563,85 863,12 4.426,97

Material de expediente 1.994,50 2.272,27 4.266,77

Despesas com correios 364,25 65,81 430,06

Telefone, água, luz e gás 17.774,30 3.087,03 20.861,33

Aux. Sacerdotes – Unimed 9.288,40 1.190,90 10.479,30

Livros e folhetos religiosos 7.299,44 367,15 7.666,59

Convênio c/ a Cúria 9.337,40 3.586,00 12.923,40

Repasse Ação Social 6.089,00 800,00 6.889,00

Repasse casa padre Dehon 750,00 690,00 1.440,00

Repasse convento 19.824,25 2.190,00 22.014,25

Doações e auxílios 3.550,30 2.637,00 6.187,30

Envio lugares santos 0,00 1.180,00 1.180,00

Envio C. Solidariedade 0,00 6.987,00 6.987,00

Envio col. Evangelização 5.050,00 0,00 5.050,00

Festas 5.531,26 106.193,30 111.724,56

Despesas c/ promoções 4.872,05 6.987,00 11.820,05

Móveis 1.580,00 0,00 1.580,00

Equip. sacros 500,00 1.770,00 2.270,00

Paramentos Liturg. 0,00 1.540,00 1.540,00

Aparelhos diversos 1.323,60 453,70 1.77,30

Veículos 1.900,00 1.900,00 3.800,00

Totais 352.041,71 199.953,89 551.995,60

Saldo_____________________________________________________ 204.617,33

Prestação de Contas – Maio/2011Selo Social da Paróquia, um passo de caridadeConheça esta marca que possibilita empresários da região a contribuir com os diversos projetos sociais

O que é? Uma lo-gomarca afixada a um produto ou a sua em-balagem, ou distribuí-dos em materiais de comunicação empre-sarial de publicidade para certificar a adesão voluntária de uma empresa ao código de conduta socialmente responsável  da Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga.

Como aderir?Basta decidir quanto contribuir e qual forma de pagamento.- O selo bronze custaria R$ 1.200,00 e poderia ser pago em até

1+11 de R$ 100,00.- O selo prata custaria R$ 2.400,00 e poderia ser pago em até

1+11 de R$ 200,00- O selo ouro custaria R$ 6.000,00 e poderia ser pago em até

1+11 de R$ 500,00Você só deve pagar via boleto bancário. Não é permitido volun-

tário receber dinheiro.

Quanto tempo pode usufruir do selo? Tem validade de um ano e pode ser usado em todas as marcas do CNPJ da companhia.

Posso cancelar? Como? Sim. Basta um e-mail para o responsável.

Quais programas sociais que estou ajudando? Todos os projetos sociais apoiados pela Ação Social.

Por que ajudar a ação social? Porque é uma instituição com credibilidade, reconhecida e sem fins lucrativos, que já desen-volve um bom trabalho na comunidade local e que com a sua ajuda poderá ampliar e melhorar os trabalhos já existentes.

São atendidas somente pessoas católicas? Não, a ação so-cial não faz acepção de pessoas. Todos que necessitam de ajuda, e a ela recorrem, são ajudados.

Pessoas físicas podem contribuir com selo social? Não. O SELO SOCIAL é destinado somente a pessoas jurídicas. Pes-soas físicas podem fazer doação de outras formas.

Informações:Fone: (47) 3355-0226

Page 18: A Palavra - Agosto 2011

18 Julho/2011 - A Palavra

Pint

e e B

orde

Entretenimento

font

e: w

ww

.apo

stle

ship

ofpr

ayer

.net

Charada

No dia 15 de agosto, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora. Esta so-lenidade nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena reali-zação e à vitória definitiva sobre todas as mortes. Com isso, o Senhor renova em nós a aliança e nos dá um novo sentido para a nossa vida. Vamos demonstrar todo nosso agradecimento pela ida de Maria para céu? Pinte e enfeite este belo desenho que representa o encontro dela com seu filho, Jesus Cristo.

Este é o mês das vocações não é mesmo? Então vamos juntos decifrar estes enigmas?

Quem que vive como Jesus na comunidade? ___ ___ ___ ___ ___Como se chama a mulher que se consagra a Deus, renunciando a vida em comum na socie-dade para viver a serviço das obras do Senhor? ___ ___ ___ ___ ___Um cristão, batizado, que anuncia a missão de Jesus Cristo e exerce ministérios diversos na comunidade é denominado: ___ ___ ___ ___ ___Uma vocação que resulta do sacramento do matrimônio e do fruto do amor de um homem e uma mulher é conhecida como: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

Page 19: A Palavra - Agosto 2011
Page 20: A Palavra - Agosto 2011