A rizicultura

14
Trabalho realizado por: Aluno: Igor Lança Nº:10 Turma: 9ºF Ano letivo: 2012-2013 Disciplina: Geografia

Transcript of A rizicultura

Page 1: A rizicultura

Trabalho realizado por:

Aluno: Igor Lança

Nº:10

Turma: 9ºF

Ano letivo: 2012-2013

Disciplina: Geografia

Page 2: A rizicultura

A rizicultura A rizicultura é a agricultura do

arroz, alimento muito nutritivo e a base da gastronomia oriental. A nível mundial, 90% do arroz é produzido e consumido na Ásia. A seguir aos países asiáticos, fica o Brasil, um grande produtor de arroz.

Na Europa, é a Itália o principal produtor de arroz. A rizicultura é uma importante forma de agricultura, pois abrange 11% da terra arável no planeta. A rizicultura pratica-se há mais de 7000 anos! O arroz é a 3ª maior cultura cerealífera a seguir do milho e do trigo.

Page 3: A rizicultura

Os 10 maiores produtores de arroza nível mundial em 2005

8. Filipinas

5. Tailândia

3. Bangladesh

2. Índia

9. Brasil

1.China

7. Myanmar

10. Japão

4. Vietname

6. Indonésia

Page 4: A rizicultura

O arroz foi introduzido em Portugal nos séculos XI e XII, no reinado de D.Dinis, a partir de sementes provenientes da Andaluzia (sul de Espanha). Foi esse o rei responsável por tornar pântanos e outros terrenos próprios para a prática da rizicultura.

Em Portugal, podemos encontrar campos de arroz principalmente nos vales dos rios Mondego, Tejo, Sorraia, Sado e Mira, e na zona da Ria de Aveiro. No Norte do país o cultivo do arroz é impedido pelas baixas temperaturas. Atualmente, a produção nacional ronda as 1 250 toneladas por ano. Os portugueses são o povo da Europa que mais consome arroz.

Rizicultura em Portugal

Page 5: A rizicultura

Rizicultura tradicional A rizicultura tradicional é praticada

maioritariamente no continente asiático. No sudeste asiático pratica-se também rizicultura em socalcos. A China foi o primeiro país do mundo a praticar a rizicultura, devido à concentração de fatores favoráveis, como o clima húmido e a ocorrência de monções.

A rizicultura tradicional exige numerosa mão-de-obra, usa adubos naturais e o arroz é colhido e ceifado manualmente. A produção é lenta e produz-se menos arroz que com a rizicultura moderna.

Page 6: A rizicultura

Rizicultura moderna A rizicultura moderna pratica-se

essencialmente nos países desenvolvidos. Mais de 75% dos terrenos destinados à rizicultura são abastecidos com sistemas de irrigação, ou seja, essa rizicultura não «espera» pela água da chuva nem pelas cheias de um rio.

A rizicultura moderna produz uma maior quantidade de arroz e mais rapidamente que a rizicultura tradicional, usando pesticidas e fertilizantes químicos. O arroz é ceifado por máquinas, os terrenos são preparados por tratores e a mão-de-obra é reduzida.

Page 7: A rizicultura

O ciclo do arroz: da preparação dos terrenos à sementeira O cultivo do arroz ocorre em várias etapas, apelidadas de «ciclo do

arroz». Geralmente, é no Inverno (em Portugal) que os arrozais estão em repouso depois da última colheita. De seguida é a época das chuvas e os campos de arroz ficam inundados. Na Primavera começa um novo ciclo do arroz: as máquinas desentopem as valas para a drenagem e irrigação dos arrozais.

Em meados de Abril, ocorre a gradagem (aplanagem dos terrenos) que permite retirar as ervas daninhas do solo. Através da gradagem forma-se uma lama que é adequada para o enraizamento do arroz pré-germinado. Agora, já se pode começar a sementeira e o arroz pode ser semeado com um trator ou com um avião; ou manualmente (o rizicultor divide, por meio de canas, os terrenos em lotes mais pequenos – balizar), a pé, numa bóia ou numa barca.

Page 8: A rizicultura

Arrozais no Inverno

Preparação dos terrenos: drenagem

Preparação dos terrenos: gradagemDivisão dos terrenos: balizar

Sementeira

Page 9: A rizicultura

No mês de Junho há a adubação (o arroz pode retirar os nutrientes do solo, ou então adicionam-se adubos), que pode ser a pé, de avião, ou de trator . Após a adubação, vem a monda (eliminação de ervas daninhas): antigamente esse trabalho era feito manualmente por mondadeiras, mas atualmente é de avião ou de trator, com produtos químicos que aceleram o crescimento do arroz. Com a colocação desses produtos químicos os arrozais têm de estar com pouca água, que é controlada através de comportas.

Chegado o mês de Setembro, é época de ceifar o arroz: antigamente era feita à mão, mas hoje em dia essa prática limita-se ao corte do que a ceifeira mecânica não «apanha». Por fim o arroz é secado em secadores mecânicos ou em eiras, é descascado e, através de um aparelho de nome tarara, os grãos inteiros são separados da casca e dos grãos partidos (atualmente esse trabalho é feito em fábricas). Agora, o arroz está pronto para consumo. As palhas são retiradas dos arrozais e acaba assim o ciclo do arroz, que se reiniciará na seguinte Primavera.

O ciclo do arroz: da adubação à colheita

Page 10: A rizicultura

Adubação dos arrozais

Eliminação de ervas daninhas: monda

Ceifa mecânica Ceifa manual (ceifeira)

Limpeza dos campos

(ou então)

Page 11: A rizicultura

O arroz O arroz é um alimento nutricionalmente

riquíssimo: possui fósforo, ferro, antioxidantes, vitamina E e vitaminas do complexo B e diminui a chance de contração de diabetes, cancros e doenças cardíacas.

Existem inúmeras variedades de arroz(mais de 120 000!), como arroz vermelho e arroz preto. O arroz integral é mais nutritivo que o arroz branco. O arroz selvagem, apesar de ser chamado de arroz, é, na verdade, uma outra espécie de gramíneas.

O arroz alimenta atualmente 2,4 biliões de pessoas e fornece cerca de 20% da energia e 15% das proteínas diárias necessárias ao ser humano.

Page 12: A rizicultura

Algumas variedades de arroz

Arroz selvagem

Arroz preto Arroz vermelho

Arroz integral

Page 13: A rizicultura

Arte com arrozNo verão, as plantações de arroz no Japão adquirem diferentes tonalidades, desde variações de verde até branco e preto. Na província japonesa de Aomori, artistas combinaram diferentes mudas «coloridas» de arroz, que, vistas de cima, são autênticas obras primas.

Page 14: A rizicultura

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rizicultura

http://www.tuasaude.com/beneficios-do-arroz/

http://bocaberta.org/2009/07/arte-nas-plantacoes-de-arroz-do-japao.html

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Arroz/ArrozIrrigadoBrasil/cap01.htm

http://bordadocampo.com/arroz/cultivo-arroz/

http://www.google.pt/imghp?hl=pt-PT&tab=wi