A SEGUNDA PALESTRA - booksmile.pt · E o grande investigador de Baker Street também está metido...

11

Transcript of A SEGUNDA PALESTRA - booksmile.pt · E o grande investigador de Baker Street também está metido...

O MEU NOME É SHERLOCK ... 6

Agora é a tua vez

Sherlock ou Sir Arthur? .......................... 6

ESCOLA LUDENS ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

TREINA A OBSERVAÇÃO ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16

Agora é a tua vez

Mas que olho! .........................................16Onde se meteram? ..............................19Quem é o culpado? ..............................20Cartão de identidade ...........................21Perceção a cores ..................................23Quem tem de fazer dieta? ..................23O quadro roubado .................................24O metro de Londres .............................25

TREINA A CONCENTRAÇÃO ..... . . . . . . . . . . . . . . . . 28

Agora é a tua vez

Onde está Sherlock? ............................29Diário de bordo ......................................30A todo o gás ............................................32A quem pertencem? ............................33A técnica do tomate .............................34

TREINA A MOTIVAÇÃO ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38

Agora é a tua vez

O mapa da motivação ..........................38Escalar a pirâmide .................................39Biografias do impossível ......................40Aquilo que… ............................................41Poster da Sherlockmania ....................43

Agora é a tua vez

A PRIMEIRA PALESTRA DE SHERLOCK...... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .44

Viagem solitária .....................................44O cofre-forte ..........................................44Duas pistas especiais ...........................45Sete anos de azar ..................................45Na casa de um detetive .......................46Um caso para dez cachimbos ............47Baker Street, número…? ......................47Elementar, meu caro Watson! ............48Que estranho… ......................................48Abram! Abram! .......................................49Código salva-vidas ................................49Um ladrão distraído ...............................50Quem procura, sempre alcança .....................................51Cartas anónimas ...................................51

ÍNDICE

TREINA A IMAGINAÇÃO ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52

Agora é a tua vez

Qual é a pista? ........................................52Viagem espacial .....................................54Sim ou não? ............................................55As minhas colagens ..............................56Que livro és? ...........................................57Visualização criativa .............................58Guarda-chuva de treino ......................59Não é apenas yoga ...............................61Um quebra-cabeças útil ......................62

TREINA A MEMÓRIA ..... . . . . . . . . . . . . .66

Agora é a tua vez

A lista de compras .................................69Baskerville Hall........................................71

TREINA A LÓGICA ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72

Agora é a tua vezEstá tudo ligado .....................................74Grelha lógica ...........................................75Escolhas de grupo .................................76A dança dos códigos ............................77Cinco em linha ........................................78Detetive-cientista ................................81

Agora é a tua vez

A SEGUNDA PALESTRA DE SHERLOCK...... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82

Cartão de identidade ...........................82O mistério da sombra ..........................82Ficha anagramática ...............................83Sherlock Holmes é… .............................83Olho rápido .............................................84Ideias confusas ......................................84Enigma anagramático ..........................85O caso da letra .......................................85Exagon em sílabas ................................86Exagon em imagens .............................87Pares mínimos enigmáticos ...............88Pegadas no caminho ............................88A despensa de Sherlock ......................89Os quatro impostores ..........................89Perseguições..........................................91Falta uma .................................................91

SOLUÇÕES ..... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92

Agora é a tua vez

O MEU NOME É SHERLOCK

TENS ALGUM PROBLEMA POR RESOLVER? NÃO ENCONTRAS A SOLUÇÃO PARA UMA DAS TUAS INVESTIGAÇÕES? NÃO ÉS CAPAZ DE DESCOBRIR QUEM É O CULPADO DO ROUBO?Temos a solução ideal para os teus problemas! E o grande investigador de Baker Street também está metido nisto. Achas que não é possível? Sherlock Holmes não é uma pessoa de carne e osso, mas uma personagem literária criada pelo escritor inglês, que também era médico, Arthur Conan Doyle.

Efetivamente é esta a verdade, mas ao longo dos tempos Sherlock foi-se tornando mais real do que o seu próprio criador, que, para dar vida ao seu detetive, se inspirou num dos seus professores da universidade, o doutor Joseph Bell.

«Talvez o grande mistério de Sherlock Holmes seja o seguinte: quando falamos dele, caímos invariavelmente na ilusão da sua existência.»

Thomas Eliot, poeta e crítico literário

Faz uma experiência: entrevista pelo menos quinze pessoas, fazendo-lhes duas perguntas: a primeira é «Quem é Arthur Conan Doyle?» e a segunda «Quem é Sherlock Holmes?»

Conta quantas foram as pessoas que responderam à primeira pergunta, à segunda e a ambas corretamente. Descobrirás assim que o detetive é muito mais conhecido do que o seu criador.

SHERLOCK OU SIR ARTHUR?

mosca

CONAN DOYLE

UM ESTUDO

Por Co

nan

D

oyle

VERMELHOEM

6

Ler este livro é como participar numa caça ao tesouro que te fará descobrir Sherlock Holmes, a sua vida, as suas amizades, os seus defeitos, mas sobretudo as suas grandes capacidades para a investigação.

É uma autêntica caça aos pormenores espalhados pelas suas aventuras, que te irão ajudar a conhecer melhor o detetive mais genial de todos os tempos. Comecemos, então, pela sua data de nascimento, que terá sido muito provavelmente entre o ano de 1853 e 1854.Não sabemos muito acerca da sua adolescência, mas sabe-se que, graças às suas capacidades no desenvolvimento de raciocínios complexos e na busca de informações, começa muito cedo a sua carreira de consultor de investigação, primeiramente apenas como passatempo e, depois de ter chegado ao seu vigésimo aniversário, como trabalho a tempo inteiro.

ESTÁS PRONTO A SEGUIR-LHE O RASTO?Foram muitos aqueles que tentaram recolher informações sobre a sua vida nas muitas histórias que o têm como protagonista. É possível encontrar o jovem Sherlock em inúmeros lugares, de contos a bandas desenhadas, de filmes a séries de televisão, até mesmo em desenhos animados e em jogos de consola.

UM DESAFIO

mosca

7

É TEMPO DE IR PARA A ESCOLASe tivesses percorrido os corredores da Universidade de Oxford por volta de 1878, poderias ter encontrado um jovem sempre concentrado, a observar os outros e a perscrutar um hipotético erro ou facto grotesco que pudesse revelar-se.

Sherlock não tinha uma figura agradável; tinha mais de um metro e oitenta de altura, era muito magro, quase anorético, pálido, de olhos acinzentados, que muitas vezes mostravam uma expressão de insatisfação pois a universidade não lhe parecia suficiente para estimular a sua imensa curiosidade. Talvez por esta razão, em 1879 abandona os estudos e muda-se para a cidade de Londres, mais precisamente para Montague Street, perto do British Museum, onde abre a sua pequena agência de detetives. Na verdade, Sherlock nunca deixará de estudar e vai aprofundando cada vez mais as matérias necessárias para resolver os seus casos.

Sherlock deixa-se levar pela paixão pelo seu trabalho e pela curiosidade, uma caraterística comum a todos aqueles que têm uma mente brilhante, e tem de tal forma estima por si próprio que dirá até:

NÃO CONCORDO COM AQUELES QUE VEEM

A MODÉSTIA COMO UMA VIRTUDE. SUBVALORIZAR A PRÓPRIA PESSOA

SIGNIFICA AFASTAR-SE DA VERDADE, TANTO QUANTO SUBVALORIZAR

AS PRÓPRIAS QUALIDADES.

Montague Street

DOMINUSILLV

MINATIOMEA

8

ELEMENTARCom grandes conhecimentos sobre vários assuntos e uma inteligência viva, que lhe permite realizar facilmente o seu trabalho, Sherlock sabe, no entanto, muito pouco acerca de determinadas coisas: não sabe nada de política, nem se interessa por astronomia, a ponto de parecer ignorar que a Terra gira em volta do Sol.

É isto que John Watson, seu companheiro de aventuras e biógrafo, nos conta quando se encontra com ele pela primeira vez, em 1882, para discutir os termos de uma possível coabitação na casa de Baker Street.

• Conhecimentos sobre literatura: zero.

• Conhecimentos sobre filosofia: zero.

• Conhecimentos sobre astronomia: zero.

• Conhecimentos sobre política: fracos.

• Conhecimentos sobre botânica: variável. Sabe muito sobre certas plantas: beladona, ópio e venenos em geral. Não sabe nada de jardinagem.

• Conhecimentos sobre química: profundos.

• Conhecimentos sobre geologia: práticos, mas limitados. É capaz de distinguir, só através do olhar, um tipo de solo de outro.

• Conhecimentos sobre anatomia: minuciosos, mas não sistemáticos.

• Conhecimentos sobre casos escandalosos: imensos. Parece conhecer todos os pormenores dos mais hediondos crimes perpetrados nesta época.

• Bom violinista.

• Exímio na esgrima com espada, florete e sabre.

• Tem um bom conhecimento prático do direito britânico.

O RELATÓRIO DE WATSON

9

AMIGOS E INIMIGOSSHERLOCK TEM UMA MEMÓRIA EXTRAORDINÁRIA QUE LHE PERMITE CATALOGAR DADOS, ANALISAR PALAVRAS, RECORDAR ACONTECIMENTOS PASSADOS OU FRASES USADAS NO SEU TRABALHO DE DETETIVE PRIVADO.Sherlock conhece imensas pessoas, mas somente uma ou outra são realmente importantes na sua vida — aquelas que considera estarem à altura de um confronto ou de uma troca de ideias.

JOHN WATSONMédico, amigo e colaborador do grande detetive. É também aquele que escreveu os relatórios dos vários casos solucionados por Sherlock Holmes.

IRENE ADLERUma jovem vigarista de grande inteligência. É a única que consegue escapar a Sherlock e evitar as suas armadilhas.

G. LESTRADEUm dos inspetores da Scotland Yard. Apesar de Sherlock Holmes não o considerar um homem de grande inteligência, tem muita estima por ele.

PROFESSOR MORIARTYUm acérrimo inimigo de Sherlock, é um professor de matemática brilhante e ao mesmo tempo um grande senhor do crime.

MYCROFT HOLMESO irmão mais velho de Sherlock, um homem de grande inteligência e com perspicazes capacidades dedutivas; trabalha para o governo britânico.

MARTHA HUDSONA dona da casa onde Sherlock vive em Baker Street. É uma mulher muito paciente. O seu apartamento é constantemente invadido por uma multitude de personagens estranhas; os clientes do seu famoso inquilino.

10

ÉS CURIOSO?ESSE É O PRIMEIRO PASSO PARA SE SER UM EXCELENTE INVESTIGADOR! Enquanto isso, lê algumas curiosidades que descobrimos sobre Sherlock.

Em 1891, Sherlock cai nas cascatas de Reichenbach, na Suíça, durante um duelo mortal com o génio do mal,

o professor Moriarty. Toda a gente pensou que estaria morto, mas reaparece em

1894, depois de ter realizado uma missão secreta para o governo inglês.

Entre 1912 e 1914, Sherlock regressa à ribalta sob a falsa identidade de

Altamont, desta vez a pedido do Secret Intelligence Service: engana

o embaixador alemão, fornecendo-lhe informações falsas, determinantes para

o grande conflito bélico iminente.

São muitas as pessoas que escrevem para a morada de

Baker Street, 221B. Um zeloso empregado responde por carta,

explicando que, infelizmente, Mr. Holmes entretanto se retirou e que não poderá ser uma ajuda no caso. Informa ainda que este se encontra de boa saúde e que

envia cumprimentos.

Em 1904, Sherlock Holmes, já cansado e recompensado por todos os seus

sucessos, decide retirar-se numa cabana na região do Sussex,

onde se dedica com satisfação à profissão de apicultor.

Os casos do grande investigador foram contados em 4 romances

e 56 contos, em pelo menos 5 séries televisivas, em mais de 20 filmes, e em inúmeras

histórias escritas por autores entusiastas do detetive londrino.

11

ESCOLA LUDENS

ESCOLA LUDENS ESCOLA TRAD IC IONAL

• É preciso estudar bem

• Aprender é natural

• Aprendemos a brincar

• Quanto mais serenidade, melhores os resultados

• Os alunos investigam

• Aprender é um trabalho partilhado entre aluno

e professor

• Na escola aprende-se a gerir as dificuldades

• É preciso estudar muito

• Aprender é difícil

• Aprender não é uma brincadeira

• Quanto mais pressão houver, melhor será

a aprendizagem

• Os professores explicam

• Aprender é o trabalho do aluno

• Na escola aprende-se a sofrer

OBSERVAR, IMAGINAR, PENSAR, RACIOCINARComo funciona o cérebro de um génio do pensamento indutivo como Sherlock Holmes? Descobri-lo será o estimulante desafio que iremos viver juntos nestas páginas, ao ler e usar este livro.

Usar?

Este não é só um livro para ler, mas também um instrumento de treino para pôr à prova e tirar o máximo de partido das nossas potencialidades.

Achas que é cansativo?

APRENDER NÃO TEM DE SER UM SOFRIMENTO, MAS ANTES UMA ALEGRIA.Mais do que trabalhar arduamente, terás de te esforçar de forma agradável e lúdica, pois para aprenderes iremos propor-te um método muito especial, baseado em jogos e em narrativas: o método Escola Ludens.

12