A SEMANA Edição 441

8
Ano VIII • número 441 • 13 A 19 de setembro de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA JornAL IrrItA prefeIto de mArIAnA e LIberdAde de ImprensA VIrA ALVo de AtAque JornAL IrrItA prefeIto de mArIAnA e LIberdAde de ImprensA VIrA ALVo de AtAque roberto é bonIto Essa é a manchete para quem acha que o papel da imprensa é bajular os donos do poder e, por isso, deve publicar apenas notícias positivas do governo. Denúncias de falcatruas são um abuso, uma forma de conspiração. bonIto, HeIn, roberto… Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo, denunciando os desvios e lembrando aos donos do poder que eles não estão acima do bem e do mal. FOTO: INSPIRADA NA CAPA DO JORNAL EXTRA.

description

13 de setembro de 2012

Transcript of A SEMANA Edição 441

Page 1: A SEMANA Edição 441

Ano VIII • número 441 • 13 A 19 de setembro de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA

JornAL IrrItA prefeIto de mArIAnA e LIberdAde de ImprensA VIrA ALVo de AtAque

JornAL IrrItA prefeIto de mArIAnA e LIberdAde de ImprensA VIrA ALVo de AtAque

roberto é bonItoEssa é a manchete para quem acha que o papel da imprensa é bajular os

donos do poder e, por isso, deve publicar apenas notícias positivas do governo. Denúncias de falcatruas são um abuso, uma forma de conspiração.

bonIto, HeIn, roberto… Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo, denunciando os desvios e lembrando aos

donos do poder que eles não estão acima do bem e do mal.Foto: INSPIRADA NA CAPA Do JoRNAL EXtRA.

Page 2: A SEMANA Edição 441

opInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

expediente

os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. o conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

JorNAL A SEMANA LtdACNPJ: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalmir de a. costadiretor-PresidentedoUGlas coUtoJornalistaWHiNter GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidareginaldo Vilela

Studio Élcio rocha (31) 3557-1995

rEdAÇÃoEndereço: rua Jatobá, 137ª, bairro rosário. Mariana-MGtelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMErCIALE-mail: [email protected]

CIrCULAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPrESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Temos, diante de nossos olhos, uma oportunidade de ouro: a de colocar em pratos limpos quem é demo-crata de fato e quem usa a democracia como bandeira de conveniência.

Em franco ataque à liberdade de imprensa, o nosso inexperiente prefeito de Mariana, Roberto Ro-drigues, há apenas seis meses no cargo, demonstra a sua verdadeira face ao retirar da gaveta o seu chicote para tentar trazer à tona a face mais cruel nos anos de chumbo: a censura.

Talvez, acostumado com bajulações tão comuns na promíscua relação entre donos de jornais e o políticos no interior do país, o prefeito mostrou-se insatisfeito com o profissionalismo do A SEMANA na cobertura das eleições e recorreu à Justiça, tentando cercear o livre direito de informação. Deu com os burros n’água. O próprio judiciário, na primeira e segunda instância, reconheceu a postura isenta do nosso jornal no que diz respeito ao trato com a notícia e posicionou-se contra a tentativa de mordaça.

Se, por um lado, comemoramos a vitória da demo-cracia, por outro lamentamos ter no poder um homem que, ao invés de utilizar o direito constitucional de resposta, preferiu recorrer aos instrumentos da ditadu-ra, ao tentar calar profissionais de imprensa, no pleno direito do exercício da função. Sobre esta ação, não resta dúvida: para o prefeito, a liberdade de expressão não é um valor absoluto. Para nós, um direito sagra-do. O jornal é contra voltar aos anos de chumbo.

Acreditamos que o direito à informação prevalece sobre o direito à privacidade. Este preserva a vida particular dos cidadãos, mas não os atos eventualmen-te praticados em prejuízo dos cofres públicos. Estes, a sociedade tem o inviolável direito de conhecer. O que é inadmissível é essa tentativa de amordaçamento.

Por fim, reafirmamos o nosso papel de produzir mais do que um jornalismo imparcial, mas honesto. Primeiro, porque não há jornalismo imparcial - há jornalismo honesto. Segundo, porque a maioria das pessoas só aprecia o que reforça suas convicções.

O que nos resta saber (e perguntar) é que tipo de imprensa o senhor prefeito quer que sejamos? Meros “reprodutores” de releases oficiais? Que façamos “agradinhos” publicando seu belo rosto posado na coluna social? Desculpe-nos. Isso não é jornalismo. Quando damos notícia, cuidamos para que tenha conteúdo suficiente de maneira que o leitor forme a sua própria opinião.

Nosso papel aqui é fazemos oposição, sim, àqueles que querem mesmo é o povo cada vez mais burro e influenciável. Recorremos ao saudoso Millôr Fernandes para lembrá-lo, senhor prefeito, que “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”. Gostar da gente é opção, respeitar-nos é um dever. Democracia é isto!

em destaque

quem tem medo dA VerdAde?

entre aspas

“Não há a menor possibilidade de ter eleições livres sem que a imprensa atue de forma livre”Cármen Lúcia, presidente do tse.

IsrAeL quIrIno

A ausência de um go-verno permanente deu ao município de Mariana a configuração disforme em suas políticas públicas one-rosas e deficientes. A expe-riência vaidosa de um novo plano de governo a cada dez meses assemelha-se ao des-governo. Por derradeiro, a gestão litorânea que aqui se ancorou no último quarto do mandato, na esteira das ante-riores, trouxe consigo o seu toque pessoal de gestão, que se contaminou com o oba-oba da campanha eleitoral e cobriu com uma pá de cal o quadriênio maldito vivido por Mariana. Talvez a pior fase da sua história política, desde Antônio de Albuquer-que.

Este cenário macabro ameaça o futuro, quando se desfaz a proposta educacio-nal que vinha se consoli-dando. O retrato do fracasso da política educacional é o IDEB vergonhoso que a Se-cretaria de Educação tenta justificar, como se fosse pos-sível explicar o inexplicável. Investimos em nosso aluno

A HorA é de VoLtAr A AndAr pArA frentequatro ou cinco vezes mais que o Município de Acaia-ca, que lidera o ranking da região; mantemos o faz-de-conta do horário integral e, no entanto, amargamos índices de aproveitamento abaixo da crítica. De onde vem o baixo rendimento de nossos alunos, se contamos com a integridade do profes-sorado devidamente qualifi-cada? Falta gerenciamento pedagógico, um projeto de Educação, elemento capaz de converter a capacidade dos nossos profissionais em resultado dos nossos alunos.

Henry Ford, idealizador da produção em massa, dizia que ao profissional qualifi-cado se deve dar ferramen-tas adequadas e gerencia-mento capaz de transformar habilidade em produção. É o que falta à nossa Secretaria de Educação: converter o ta-lento dos nossos educadores e educandos em números no IDEB e mostrar que existe luz no fim do túnel.

O que o sistema de en-sino faz, no entanto, é tro-peçar nas próprias pernas, tentando inventar a roda e descobrir o fogo pelos meios

mais tacanhos. Como dito, o horário integral se transfor-mou em um faz de conta, sem nenhuma proposta de acréscimo ao aprendizado. Um nada que custa caro. O sistema carece de um di-recionamento, um projeto pedagógico capaz de justi-ficar os quase 50 milhões de Reais investidos na edu-cação no ano corrente e que corre por água abaixo sem se traduzir em melhoria no ensino. Não houve nenhu-ma contribuição eficiente na formação escolar, nenhu-ma intervenção pedagógica capaz de mudar o cenário, nenhum acréscimo tendente a melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.

Neste cenário de nau à deriva, é necessário que se diga que a atual comandante da frota não é do meio, e tal-vez por isso se sobressaia a sua inabilidade em lidar com o tema, preferindo as alter-nativas litorâneas de gestão, pirotecnia, fanfarronice, cujo resultado se traduz nos números mais acanhados e nas justificativas mais tos-cas. Estamos prestando um desserviço ao futuro que de-

senhamos com linhas tortas, já que estamos entregando à sociedade uma massa de alunos mal formados em sua base escolar, o que vai com-prometer a performance de toda uma geração.

A perpetuar esse mode-lo, em breve estaremos en-sinando nossos alunos a as-sinarem seus diplomas com o polegar, ou quem sabe a andar para frente, já que nos últimos tempos adquirimos a manha litorânea de andar de lado, como caranguejo. Estamos emburrecendo nos-sas crianças e jovens, sem contribuir com a formação do futuro; desestimulando os educadores e apagan-do do quadro da história o nosso ufanismo de berço da civilização e da cultura mi-neira.

Sei que não passo de um contador de histórias; bom mineiro que senta no calcanhar e passa os dias a fiar o tecido do tempo em palavras, mas essa tem sido a página mais triste do meu alfarrábio.

Israel quirino é professor e advogado.

www.itatiaia.com.br/ouropretotel: 3551 2166 / 3551 5544

Page 3: A SEMANA Edição 441

poLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

.: AgendA

.: bAstIdores

psdb - CeLso CotA quIntA-feIrA, dIA 13Bairro Santo Antônio (Prainha)9h – Caminhada pela comunidade19h – Comício

seXtA-feIrA, dIA 14Comunidade de Passagem de MarianaRua do Calvário9h - Caminhada pela comunidade19h – Comício

sÁbAdo, dIA 15Distrito de Cachoeira do Brumado9h - Caminhada pela comunidade19h - Comício

domIngo, dIA 16Distrito de Padre Viegas9h - Caminhada pela comunidade 17h – Comício

dem – rodrIgo mIrAndAquIntA-feIrA, dIA 1319h - Bairro Barro Preto e Pombal

seXtA-feIrA, dIA 14Visita a Córregos – Furquim

sÁbAdo, dIA 1519h - Distrito de Furquim

domIngo, dIA 1619h - Paracatu

pV – sÔnIA AZZIquIntA-feIrA, dIA 13Bairro Estrela do Sul

seXtA-feIrA, dIA 14Colina de Baixo

sÁbAdo, dIA 15Não haverá atividade de campanha

domIngo, dIA 16Distrito de Águas Claras

segundA-feIrA, dIA 17Alto do Rosário

ptb - roberto rodrIguesNão divulgou agenda de campanha.

pmn – CHICo dA fArmÁCIANão divulgou agenda de campanha.

psoL – neuZA ZuZuNão divulgou agenda de campanha.

pstu – VALérIo VIeIrANão divulgou agenda de campanha.

notA dA redAção:As equipes de campanhas podem entrar em contato com a redação do Jornal A SEMANA por meio do email redaçã[email protected].

ComÍCIo dA VerdAdeEm Passagem de Mariana, no evento intitulado “comício

da verdade”, o candidato a vice-prefeito da coligação “Todos Juntos por Mariana”, Dr. Altacir (PTB), disparou contra seu principal rival. “Agora, Celso Cota quer ser o pai dos nossos programas e do nosso plano de governo. Esses filhos são nossos, nós propusemos a CTI, o Roberto que trouxe o Minha casa, minha vida, e não ele. Celso é uma mentira”, discursou.

VItÓrIA no tseApós ter sua candidatura a prefeito deferia pela Justiça

Eleitoral de Mariana e confirmada pelo TRE-MG, Celso Cota (PSDB) ganha em Brasília. A coligação “Todos Juntos por Mariana”, do prefeito Roberto Rodrigues (PTB), tenta barrar Celso em Brasília, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a candidatura do tucano. Agora, não cabe mais recurso.

A volta dos anos de chumboPrefeito de Mariana tenta impedir a circulação do Jornal A SEMANA

Candidato à reeleição pelo PTB, o prefeito Ro-berto Rodrigues, da coli-gação “Todos Juntos por Mariana”, entra na Justi-ça para tentar impedir a publicação do A SEMA-NA. Na ação cautelar, os advogados alegam que o jornal “influencia nega-tivamente a candidatura do atual prefeito” e pede em caráter liminar que “suspenda a circulação do jornal até a data das eleições”.

Em decisão, no dia 5 de setembro, o juiz da 171ª Zona Eleitoral de Mariana, Frederico Esteves Duarte Gonçal-ves, negou o pedido do prefeito, posicionando-se contra a tentativa de mordaça, destacando a revogação “há tempos” do AI-5 (Ato Institucio-nal nº 5, o quinto de uma série de decretos emiti-dos pelo regime militar brasileiro nos anos se-guintes ao golpe militar de 1964).

“Ao compulsar os autos, notadamente as duas edições últimas do jornal que, na íntegra,

estão no bojo, nada vi que me pudesse levar a tomar tão drástica me-dida”, sentencia o juiz, que, após analisar os exemplares do periódico anexado à ação, destacou o equilíbrio da cobertu-ra do A SEMANA nas eleições, dando espaços “equivalentes” aos can-didatos, “o que revela o

intento jornalístico do periódico e seu compro-metimento com a notícia, e não com uma ou outra facção política”, atestou o magistrado.

Insatisfeita com a decisão em primeira ins-tância, os advogados do prefeito recorreram ao Tribunal Regional Elei-toral (TRE-MG), pedin-

do à Corte Mineira efeito suspensivo à decisão do juízo da 171ª Zona Elei-toral. O que, também, foi negado no dia 9 de setembro, pela juíza da corte, Alice de Souza Birchal. Em sua decisão, a magistrada cita que o pedido “configuraria censura prévia ao órgão de imprensa”.

Justiça confirma cobertura isenta do jornal A semAnA nas eleiçõesAo analisar as últimas

edições do A SEMANA, o juiz da 171ª Zona Eleito-ral de Mariana, Frederico Esteves Duarte Gonçalves, confirmou a postura isenta do jornal na cobertura das eleições. “O que se tem, no caderno ‘cidades’, são in-formações sobre a situação atual do município de Ma-riana”. “O órgão de impren-sa apenas veiculou o que, verdadeiramente, é notícia na cidade. Não inventou nada”, sentenciou o juiz.

Entre as reportagens analisadas pelo juiz estão a que trata das deficiências no transporte público, da falta de água que atingiu algumas zonas da cidade, da situação do sistema de ensino, com a divulgação do resultado do IDEB 2011 e da possibilidade de cum-primento de ordem de rein-tegração de posse na área de invasão no Rosário. “É

forçoso reconhecer que se cuida de fatos corriqueiros que atingem o município e a administração pública, sem que haja relação com a imagem do candidato à reeleição”.

Para o juiz, não há que se falar na tentativa do jor-nal de atingir a figura do prefeito, mesmo que de for-ma subliminar. “O órgão de imprensa apenas veiculou o que, verdadeiramente, é no-tícia na cidade”. “De mais a mais, a imprensa, que tem, ao meu exame, colaborado decisivamente para a demo-cracia neste país, não tem que se isentar de noticiar assuntos que, virtualmente, sejam do desagrado de uma ou de outra pessoa. Críticas são inerentes ao jogo demo-crático”, escreveu o magis-trado.

No que se refere à co-bertura política do jornal, “nada me chamou a aten-

ção”, diz o juiz. “Interes-sante notar que o caderno de política abre espaço, a cada semana, à agenda dos candidatos a prefeito e à entrevista com cada um deles, algo que passou de-sapercebido. Outro fato que chamou a atenção é as foto-grafias e o número de carac-

teres dedicado a cada candi-dato, em plena campanha, em cada reportagem, são mais ou menos equivalen-tes, o que revela o intento jornalístico do periódico e seu comprometimento com a notícia, e não com uma ou outra facção política”, con-cluiu o juiz.

Arquivo

Prefeito Roberto Rodrigues perde ação judicial contra A SEMANA

Page 4: A SEMANA Edição 441

poLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

pesquisa dá empate entre Júlio pimenta e Zé Leandro

A um mês das eleições, o empate técnico entre os candidatos Júlio Pimen-ta (PPS), com 31,2%, e Zé Leandro (PSDB), com 27,5%, esquentou a disputa pela Prefeitura de Ouro Preto, com Dr. Dimas (PR) na terceira colocação, com 18,1%, e também na busca por crescimento. O cenário é da pesquisa DataTempo/CP2, realizada no fim de agosto.O vereador e ex-presi-dente da Câmara, Júlio Pimenta, segue na frente na disputa, mas o quadro é de empate técnico com o tucano. A diferença de 3,7 pontos percentuais entre eles é menor do que a margem de erro, de 5,03 pontos para mais ou para menos.Em terceiro no levan-tamento está o atual

vice-prefeito, Dr. Di-mas (PR), preferido de 18,1%. Completam a lista o ex-secretário de Turismo, Gleiser Boroni (PTC), com 1,6%, e Vi-cente Custódio (PSOL), com 0,5%. Os indecisos somam 13,9%. Intenções em branco e nulas repre-sentam 4,7%. Outros 2,6% disseram que não escolherão ninguém.

espontÂneA. Sem ter acesso à lista de candi-datos, a maior parte dos ouro-pretanos também indica que votarão no nome do PPS, lembrado por 25,9%. Mais uma vez, há empate com Zé Leandro, que tem 23,3%. O grupo dos que não ci-taram um candidato es-pontaneamente é maior: 23,6%. Completam esse cenário o Dr. Dimas,

mencionado por 14,1%; Boroni, com 1,0% e o concorrente do PSOL, com 0,3%.No quadro de rejeição, Custódio lidera, escolhi-do por 24,1%. O candi-dato do PSDB não rece-beria o voto de 19,9%. O representante do PTC tem 17,0%, e Pimenta, 13,1%. O republicano é o menos rejeitado, por 3,7%.A expectativa sobre a incerteza do resultado nas urnas na cidade deve persistir até 7 de outu-bro. Isso porque, segun-do o levantamento, três entre quatro entrevista-dos disseram que não pretendem mudar de es-colha.

sImuLAção. O Data-Tempo/CP2 também traçou um cenário sem

Dr. Dimas, atual vice-prefeito, é o terceiro, e tem menor índice de rejeição

a candidatura de Zé Le-andro, que, na época da pesquisa, ainda aguar-dava a confirmação de seu registro pela Justiça Eleitoral. Pimenta lide-ra essa simulação, com 38%, diante de 30,1% de Dr. Dimas. Portanto, sem

Divulgação

Julio Pimenta e Zé Leandro na briga pela Prefeitura de Ouro Preto

o candidato tucano seria, em tese, mais favorável ao vice-prefeito do que ao líder. Boroni aparece com 5,2%, e Custódio, com 1,3%.Conforme determina a legislação em vigor, a pesquisa realizada entre

25 e 27 de agosto pelo DataTempo/CP2, foi re-gistrada no Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE-MG) sob o número MG-00292/2012, e tem margem de erro de 5%.

(FoNtE: o tEMPo)

Page 5: A SEMANA Edição 441

poLÍtICA PÁGINA 5 • A SEMANA13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

mpe pode abrir ação contra prefeitoChefe do Executivo usa cargo para reaver os negócios da própria família

O prefeito de Maria-na, Roberto Rodrigues (PTB), no cargo há me-nos de seis meses, está na mira do Ministério Públi-co e poderá ter que dar explicações sobre o uso da condição de chefe do executivo para beneficiar os próprios negócios.

Conforme denúncia publicada na última edi-ção do jornal A SEMA-NA, o prefeito assinou três decretos anulando a desapropriação de terre-nos e imóveis e os devol-vendo ao antigo dono: a Cia Mina da Passagem, empresa que pertence à sua família.

Os atos do prefei-to foram publicados no “O Monumento”, órgão oficial do município, e surpreenderam até os ve-readores, que acionaram o Ministério Público. A promotora de Justiça, Carolina Melo Campos, confirmou que tem co-nhecimento da denúncia, mas que não analisou

para qual encaminha-mento dará ao caso. Pro-curada pela reportagem do A SEMANA, ela con-firmou que poderá dar andamento à ação ou pro-por arquivamento.

entendA. Um dos de-cretos do prefeito Rober-to Rodrigues, o de núme-ro 6.449, de 28 de agosto, revoga a desapropriação do terreno do Cine Clube de Passagem de Mariana. O imóvel havia sido de-sapropriado em feverei-ro de 2008, a pedido da comunidade; foi restau-rado e reinaugurado em janeiro deste ano, pela então prefeita Terezinha Ramos, para ser utilizado como centro cultural.

No entanto, o prefeito decidiu anular a determi-nação de seu antecessor, afirmando, no decreto, “que não há mais inte-resse na implantação da Casa de Cultura de Pas-sagem de Mariana e ex-propriação do imóvel. O

município já gastou tem-po e dinheiro inutilmen-te, sem benefício social algum”.

Além do cine clube, a comunidade de Passa-gem também perdeu o imóvel na rua Eugênio Eduardo Rapallo, s/n, Rodovia Mariana-Ouro Preto, onde funcionava o antigo posto dos Cor-reios. Com o decreto 6.360, de 27 de junho de 2012, o prefeito revogou a desapropriação feita em 2005 e reintegrou o imó-vel ao patrimônio de sua família.

O prefeito também re-vogou a desapropriação dos terrenos no Morro Santana “Gogô”, que se-ria utilizada para urbani-zação. A área pertence à Mina da Passagem, que tem interesse na explorar mineral. Procurado pela reportagem, por meio de sua assessoria, o prefeito Roberto Rodrigues não quis se manifestar sobre o assunto.

fAmÍLIAs no esCuro. Equipe da CEMIG, com apoio da Polícia Militar, esteve no Alto do Rosário, em Mariana, para cumprir a ordem de corte de energia das famílias da área de invasão. Conforme o jornal A SEMANA noticiou, há uma liminar concedida pela Justiça à Cia Mina da Passagem, dona do terreno, determinando a desocupação das cerca de 800 famílias que vivem na área.

Page 6: A SEMANA Edição 441

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG13 de setembro - Jornal A Semana edição 441 - PAG 6

Extrato de Contrato nº 116/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 94/2012 – Inexigibilidade 11/2012 PRC: 500/2012. Objeto: Prestação de serviços Artísticos, concernentes na apresentação no evento para a terceira idade. Contratado: (116) GMA Produções E Eventos LTDA - ME. Valor total do processo: R$ 12.170,00. Contrato datado de 03/09/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 117/2012

e 118/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 095/2012 – Inexigibilidade 12/2012. Objeto: Prestação de Serviços artísticos, no evento da terceira idade. Contratado: (117) Vanor Apolinário Miranda (Parada do Forró) (118) Hugo César de Lima. Valor total do processo: R$ 1.223,00. Contrato datado de 03/09/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 96/2012. PREGÃO

PRESENCIAL Nº 052/2012 – OBJETO: Contratação de Monitor de Dança. Dia: 25/09/2012 às 9 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 97/2012. PREGÃO

PRESENCIAL Nº 053/2012 – OBJETO: Consultoria técnica para o desenvolvimento da política de proteção do Patrimônio Cultural do município de Acaiaca. Dia: 25/09/2012 às 14 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira.

A equipe de atlestimo de Mariana sagrou-se campeã dos Jogos de Minas (antigo JIMI), trazendo para casa uma série de medalhas e recorde. A competição ocorreu no feriado de 7 de setembro em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Entre os destaques, estão os atletas Whinter Gonçalves, 30 anos, campeão da prova de lançamentos do martelo e disco, e Luis Gustavo Gomides, 28 anos, destaque no lançamentos do dardo e arremesso do peso. Ambos conquistaram

Os campeões estaduais representarão o município nos jogos abertos brasileiros JABs 2013

Atletismo marianense é ouro nos Jogos de minas ouro.

A atleta Hellen Silva também foi destaque nos jogos. Ela bateu o recorde mineiro na prova do martelo, alcançando a marca 45m62cm. A atleta faturou ouro também no lançamento do disco.

A delegação masculina marianse conquistou o 1º lugar geral dos Jogos de Minas. Os destaques vão para os atletas Hellerson Costa, de 16 anos, e Higor Silva, com três medalhas de ouro cada. Hellerson foi o mais rápido nos 400m com barreiras, com

o tempo de 1m01seg. Henrique Souza, de 17 anos, foi o primeiro nos 110m com barreiras e segundo na prova vencida por Hellerson.

Todos os campeões estaduais representarão o município nos jogos aber-tos brasileiros JABs 2013 em Campo Grande (MS).

Divulgação

Atletas do atletismo marianense se destacam no JIMI

Jovem morre após pular de caminhão sem freiosUm homem de 22

anos morreu durante tentativa de se salvar de um grave acidente de trânsito na manhã de sexta-feira, dia 7, na BR-040, em Ouro Preto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o jovem, que conduzia um

caminhão Mercedes-bens, pulou do veículo em movimento, após constatar que o caminhão havia perdido os freios.

De acordo com informações do portal O TEMPO Online, o fato ocorreu no km 599 da rodovia, no sentido Rio

de Janeiro. Segundo os policiais, o motorista morreu na hora. Sem condutor, o caminhão desgovernado saiu da pista e só parou depois de bater em um barranco. O veículo de carga ficou parcialmente destruído. (Fonte: O TEMPO Online).

Page 7: A SEMANA Edição 441

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

HorÓsCopoÁries - 21/3 a 20/4Prepare o coração para fortes emoções: a semana promete uma paixão intensa que poderá acon-tecer num encontro casual, de maneira inusitada. Bom período também para surpreender com um toque original no visual.

touro - 21/4 a 20/5Criatividade e prazer não faltarão nesta semana, repleta de progra-mas divertidos e ótimas ideias. Aproveite a Lua nova para iniciar um projeto lucrativo. O diálogo com os filhos ficará mais fácil. A fase promete harmonia com a fa-mília e surpresas gostosas.

gêmeos - 21/5 a 20/6Se o plano for aumentar o seu conforto ou morar numa casa maior, esta semana será o melhor momento do ano para organizar seus espaços e começar uma fase nova na vida familiar. Pendências do passado serão resolvidas com mais clareza e objetividade.

Câncer - 21/6 a 22/7O início de um curso, na Lua Nova, trará mais entusiasmo e motivação. A semana promete conquistas pessoais importantes e mais espaço para o prazer. No amor, cheiro de paixão no ar! Uma nova relação se tornará mais intensa a partir de uma conversa íntima.

Leão - 23/7 a 22/8Aumente o foco nos assuntos fi-nanceiros e determine suas prio-ridades. Lua nova na sua área do dinheiro trará soluções práticas e maior poder de negociação. Bom período para firmar contratos, de-cidir investimentos e planejar o orçamento. Os melhores negócios e investimentos serão decididos no sábado.

Virgem - 23/8 a 22/9Nesta semana começará um novo ciclo. Aproveite a Lua Nova em seu signo para fazer escolhas im-portantes que determinarão mu-danças positivas no estilo de vida. Estudos, comunicações e contra-tos estarão em destaque. Aceite

novos desafios.

Libra - 23/9 a 22/10Fase de interiorização e de maior sintonia com a sabedoria espiritu-al, aproveite o período que ante-cede seu aniversário para avaliar seus sonhos e ambições. O coti-diano poderá ficar desorganizado, evite acumular tarefas. O fim de semana será íntimo e revigorante.

escorpião - 23/10 a 21/11 O amor inspirará a carreira, apos-te nos planos da relação e no su-cesso dos seus empreendimentos! Um novo ambiente social poderá provocar inseguranças, mas a fase será de mudanças positivas em sua vida. Marte em seu signo trará mais atitude e poder de conquista.

sagitário - 22/11 a 21/12Encontros entusiasmados e cari-nhosos marcarão esta semana que continuará favorável para viajar com o parceiro e para fazer conta-tos com pessoas de outros lugares. Lua Nova na sua área profissional iluminará os caminhos para o fu-turo.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Conte com a cumplicidade e o apoio do parceiro para conquis-tar maior prestígio e ampliar sua atuação profissional. A Lua Nova favorecerá atividades acadêmicas e inspirará um roteiro de viagem a dois. A partir de sexta, relaxe e curta momentos mágicos.

Aquário - 21/1 a 19/2Se estiver desejando mudanças grandes, aproveite a Lua Nova nesta semana para resolver suas angústias e começar uma fase de mais prazer em sua vida. Amor em alta! Marte promete maior poder de liderança e novas conquistas na carreira.

peixes - 20/2 a 20/3Nesta semana, começará uma fase nova na vida íntima. Mudanças virão para melhor! Poderá assu-mir uma nova relação ou mudar o contrato significativamente num relacionamento já existente. Amor e trabalho continuarão caminhando juntos.

Mais de mil pessoas estão sendo esperadas na 20ª edição da Baby Fest, que acontece neste sábado, dia 15, em Ma-riana. O encontro já é tradição na cidade e atrai pessoas de toda região. O organizador é o promoter Ronaldo Augusto da Costa, o Baby, que criou o evento com o objetivo de reu-nir os amigos pelo menos uma vez ao ano. Com o sucesso do evento, o que antes era apenas um encontro casual, hoje é uma caminhada “alcoológica” mo-vida a muita descontração e, claro, cerveja bem gelada. A concentração é na Praça dos Ferroviários, a partir das 13

baby fest espera atrair mil pessoas

Divulgação

A tradicional Baby Fest chega à sua 20ª edição em Mariana

nem te Conto!Angelica foX

Gentemmm, como estão vocês? Eu estou muito bem, curtindo o tudo é Jazz. Sexta, dia 14, tem João Bosco. Não perco por nada! E vamos fofocar?

• Gentem, vou começar com um baba-do forte! Após encarar de perto a separação dos pais, Zezé di Camargo e Zilu, a cantora Wanessa, 29 anos, estaria passan-do por um período de crise no casamento com o empresário e sócio da empresa 9ine, Marcus Buaiz, de acordo com o site “Ego” desta terça-feira (11).

• A informação é de um amigo bem pró-ximo do empresário, que declarou que o casal es-taria separado por um tempo indeterminado e que Buaiz já teria dei-xado a casa que morava com a cantora e filho. Será que tem volta????

• E por falar em separação, a talentosa atriz Júlia Lemmertz anda super irritada com as perguntas sobre o

possível fim de seu casa-mento com o querido ator Alexandre Borges. Dia des-ses, quando foi questionada sobre a separação, ela res-pondeu: “Acho que as pes-soas deveriam se preocupar mais com suas vidas.” To-mou?

• Gentem, essa de-morou! Nos próximos ca-pítulos da novela Avenida Brasil, Cadinho se muda para o Divino e leva Ve-rônica, Noêmia, Alexia e os filhos juntos. Na tenta-tiva de sustentar a todos, ele decide virar lavador de carro e coloca todo mundo para trabalhar e começa a dar ocupação para cada um. Débora co-meça a dar aula de dança para as crianças do Divino e Tomás começa a traba-lhar como DJ em algumas festas do bairro. A Noêmia pode dar aula de inglês e Alexia pode dar aula de yoga! Até Pilar vai entrar na dança: ela decide dar aulas de etiqueta! Tomara que a Muricy se matricu-le!!!

• A Verônica fica sem afazeres e todos a zoam, mas ela responde que tem potencial: “Vou provar pra vocês que eu

sei ganhar dinheiro melhor que todo mundo aqui! Vou pra rua e só volto com di-nheiro no bolso, vou calar a boca de vocês! Tchau!” Será o que que ela vai fa-zer? Ui!

• Gentem, e pra fechar: Max vai morrer. O vilão vai morrer nos próxi-mos capítulos e o grande mistério da trama ficará por conta de seu assassi-no. Ivana, Leleco, Tufão, Jorginho, Carminha e Nina são suspeitos. Tem também a Janaína, que não aceita o filho Lúcio envolvido nas armações do malandro!

• Jorginho vai con-tar para Leleco que Max é amante de Carminha, e que ele e Ágata são filhos dos pilantras. O jogador ainda vai entregar para Tufão que a mãe tem um aman-te, sem, no entanto, revelar sua identidade.

• Irado, Tufão con-ta para Ivana o que Jorgi-nho lhe disse, mas a tia não

festA do CAVALoVoce não pode perder a IX Festa do Cavalo de Bandeiran-tes, que acontece nos dias 22 e 23 /09. Show Com Jeferson Coimbra (sábado, 22) e concurso de marcha no domingo, 23. Prestigie!

bAby festÉ neste fim de semana! A 20ª edição da Baby Fest acontece no neste sábado, dia 15, em Mariana. A concentração é na Praça dos Ferroviários, a partir das 13 horas. Dali, os participantes são convidados a caminhar cerca de 8 km, passando pela anti-ga linha férrea que ligava Mariana ao distrito de Bandeirantes. Os interessados em participar devem adquirir a camisa no Studio Elcio Rocha (31) 3557-1995.

tudo é JAZZOuro Preto recebe a 11a edição do Festival “Tudo é Jazz” nos dias 14 e 15 de setembro. Na “Cidade do Jazz” – espaço ceno-gráfico montado no Centro de Artes e Convenções da UFOP – o público poderá conferir apresentações de artistas consagra-dos e novos talentos do jazz mundial. Os ingressos custam R$ 30 inteira, com meia entrada para estudantes.

eu pAssArInHoAté 30 de setembro, de 9 às 19h, de terça a domingo, na galeria do Sesi-Mariana, está aberta para visitação a exposição Eu passarinho – desenhos de Ângela Costa. Entrada franca. Prestigie!

responsAbILIdAde soCIALAté o dia 26 de outubro é possível indicar pessoas, instituições e empresas para concorrerem ao prêmio Fundação Aleijadinho de Responsabilidade Social. Em 2012, a premiação completa 10 anos e acontece no dia 22 de novembro. Qualquer pessoa pode indicar um candidato e as inscrições devem ser feitas no site da Fundação (www.fundacaoaleijadinho.com.br).

CuLturA em reVIstAVisite o site “Cultura em Revista” - revista cultural de Mariana e Ouro Preto. O site vem promovendo o desenvolvimento cul-tural nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Acesse www.culturaemrevista.com.br e confira!!!

dIVIrtA-se

AgNews

Júlia Lemmertz se Alexandre Borges

acredita argumentando que não é possível, já que Carminha não sai de casa. É neste momento que eles percebem que o amante só poderia estar dentro da própria casa. Tentando se safar das desconfianças, Car-minha conta para Tufão que Nina é Rita e con-segue armar para a co-zinheira ser presa. Sem Nina em seu caminho, a megera decide roubar todo o dinheiro que Max recebeu da jovem, mas é surpreendida e leva a maior surra do vilão.

• No ápice da confusão, Max é encon-trado morto. Todos pa-recem ter um bom mo-tivo para acabar com a vida do pilantra. Quem você acha que tirou a vida dele? Eu voto na Janaína. E vocês?

Amores, um super beijo e até semana que vem!

Aqui quem faz a diferença é VOCÊ!www.bmnoticias.com

horas. Dali, os participantes são convidados a caminhar cerca de 8 km, passando pela antiga linha férrea que ligava Mariana ao distrito de Bandei-rantes. Ao de percorrerem o trecho os caminhantes têm a oportuni-dade de apreciar belas paisa-gens, eles são acompanhados pelo “Babymóvel”, um veícu-lo de apoio que oferece água, refrigerante e cerveja. Haverá ônibus para trazer os caminhantes. Na chegada, churrasco e música comple-tam o cardápio de atrações. Os participantes devem adquirir a camisa no Studio Elcio Rocha (31) 3557-1995.

Evento celebra a sua 20ª edição, com mais de 10 mil litros de cerveja

Page 8: A SEMANA Edição 441

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 13 A 19 dE SEtEMbro dE 2012

Foto: Álbum de família

A galera da Máfia Azul de Mariana se preparando para prestigiar o 11° Encontro de Cruzeirenses em Santa Bárbara, no domingo, 09/09. Animação total!

Foto: Álbum de família

Essa mocinha fofa é a Beatriz, filha de Aureliane

e Charllyson e xodó da dindinha Renata. Linda!

Foto: Álbum de família

As amigas Daniela, Ivani, Lussandra e Flávia curtiram

o festival de Gastronomia da Chapada, no sábado (08-09).

Risadas não faltaram!

Foto: Élcio Rocha

Os noivos Samira e Allisson casaram-se no sábado (08/09). Muito amor e saúde ao casal!

Foto: Álbum de família

O grupo 6 no Samba estará animando a galera na Caminhada Alcoológica Baby Fest, no próxi-

mo sábado, 15/09. No domingo (16/09) estará no Buteco do

Chopp, em Ouro Preto. Sucesso!

Foto: Élcio Rocha

O casal Wener e Vanessa uniu-se

em matrimônio na sexta-feira (07/09).

Felicidades!

Foto: Reginaldo Vilela

A linda Aline Cristina prestigiando nossa coluna. Felicidades!