A Semana Edição 14

12
Ano I - Nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de abril de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com Pág. 6 Barra empata com o União mas ainda tem chance. Burigui pede apoio da torcida no jogo do domingo. Página 9 FUTEBOL Após o governo anunciar a redução no Imposto de Produ- tos Industrializados (IPI) que in- cide sobre geladeiras, fogões e o corte do tributo nas máquinas de lavar e tanquinhos. Governo reduz impostos de eletrodomésticos Pág.12 O barra-garcense Ricardo Marcondes César de Almeida, de 13 anos, é ainda uma crian- ça, mas traz no seu currículo ações de engajamento em de- fesa do meio ambiente. Estudante de BG é eleito delegado mirim do meio ambiente Pág. 5 Com as constantes chuvas eles se multiplicam e prefeitura anuncia o início da Operação tapa-buracos Buracos incomodam! A cena é a mesma todo ano. Basta chegar o período das chu- vas para que os buracos no as- falto se multipliquem e saltem aos olhos da população e dos motoristas, causando transtor- nos e danos materiais. Os bura- cos e “crateras” tomam conta das principais ruas da cidade de Bar- ra do Garças, dificultando o trá- fego dos veículos e passagens de pedestres. Página 5 Pág. 3 O prefeito reeleito de Ara- garças Marcos Antônio de Oli- veira (PT), o Marcão, realizou uma entrevista coletiva na quin- ta-feira (23) para apresentar o balanço das ações e obras reali- zadas durante os 100 primeiros dias do seu governo. O encontro que aconteceu no gabinete da prefeitura contou com a presen- ça da imprensa, além do secreta- riado municipal. Prefeito faz balanço de 100 dias de governo A Campanha Nacional de Idoso que este ano tem como lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se” começa neste sá- bado (25), com o Dia "D". Todos os pos- tos e unidades básicas de saúde do Brasil estarão com vacinas disponíveis à popu- lação desta faixa etária. Dia D da Campanha de Vacinação do Idoso é neste no sábado A campanha, uma realização do Ministério da Saúde (MS) em parceria com as secretarias estaduais e municipais, focalizará a imuniza- ção contra a influenza (gripe que afeta a toda população na faixa etária de 60 anos em dian- te). A meta de Mato Grosso é vacinar 225.031 idosos com 60 anos ou mais. Pág. 7 Na contramão da crise econô- mica internacional, Mato Grosso continua recebendo novos investi- mentos na verticalização de sua produção agrícola. Nesta quinta- feira (23) foi a vez da Engevix anunciar a instalação de uma nova usina de biodiesel e derivados, a BioAraguaia, que será erguida no município Água Boa. BioAraguaia irá investir R$ 210 milhões gerando 850 empregos no Vale do Araguaia

description

Jornal A Semana no Araguaia - Barra do Garças - MT

Transcript of A Semana Edição 14

Page 1: A Semana Edição 14

Ano I - Nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de abril de 2009 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com Pág. 6

Barra empata com o União mas ainda tem chance. Burigui pede apoio da torcida no jogo do domingo. Página 9FUTEBOL

Após o governo anunciar a redução no Imposto de Produ-tos Industrializados (IPI) que in-cide sobre geladeiras, fogões e o corte do tributo nas máquinas de lavar e tanquinhos.

Governo reduz impostos de eletrodomésticos

Pág.12

O barra-garcense Ricardo Marcondes César de Almeida, de 13 anos, é ainda uma crian-ça, mas traz no seu currículo ações de engajamento em de-fesa do meio ambiente.

Estudante de BG é eleito delegado mirimdo meio ambiente

Pág. 5

Com as constantes chuvas eles se multiplicam e prefeitura anuncia o início da Operação tapa-buracos

Buracos incomodam!A cena é a mesma todo ano.

Basta chegar o período das chu-vas para que os buracos no as-falto se multipliquem e saltem aos olhos da população e dos motoristas, causando transtor-

nos e danos materiais. Os bura-cos e “crateras” tomam conta das principais ruas da cidade de Bar-ra do Garças, dificultando o trá-fego dos veículos e passagens de pedestres. Página 5

Pág. 3

O prefeito reeleito de Ara-garças Marcos Antônio de Oli-veira (PT), o Marcão, realizou uma entrevista coletiva na quin-ta-feira (23) para apresentar o balanço das ações e obras reali-zadas durante os 100 primeiros dias do seu governo. O encontro que aconteceu no gabinete da prefeitura contou com a presen-ça da imprensa, além do secreta-riado municipal.

Prefeito faz balanço de 100 dias de governo

A Campanha Nacional de Idoso que este ano tem como lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se” começa neste sá-bado (25), com o Dia "D". Todos os pos-tos e unidades básicas de saúde do Brasil estarão com vacinas disponíveis à popu-lação desta faixa etária.

Dia D da Campanha de Vacinação do Idoso é neste no sábado

A campanha, uma realização do Ministério da Saúde (MS) em parceria com as secretarias estaduais e municipais, focalizará a imuniza-ção contra a influenza (gripe que afeta a toda população na faixa etária de 60 anos em dian-te). A meta de Mato Grosso é vacinar 225.031 idosos com 60 anos ou mais. Pág. 7

Na contramão da crise econô-mica internacional, Mato Grosso continua recebendo novos investi-mentos na verticalização de sua produção agrícola. Nesta quinta-feira (23) foi a vez da Engevix anunciar a instalação de uma nova usina de biodiesel e derivados, a BioAraguaia, que será erguida no município Água Boa.

BioAraguaia irá investir R$ 210 milhões

gerando 850 empregos no Vale do Araguaia

Page 2: A Semana Edição 14

2 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009

A polêmica em torno das cotas de passagens aéreas teve início após a publicação de reportagens sobre doa-ções de bilhetes de parlamentares a terceiros. Na sema-na passada, o deputado Fábio Faria (PMN-RN) admitiu ter usado a verba da Câmara para pagar as viagens da apresentadora Adriane Galisteu e dos atores Kayky Bri-to, Sthefany Brito e Samara Felippo a um evento no Rio Grande do Norte. Outros parlamentares também ad-mitiram a doação de passagens a terceiros, como o pre-sidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). A deputa-da mato-grossense Thelma de Oliveira (PSDB) também está na lista dos parlamentares que doaram passagens.

E em razão disso, o Senado Federal anunciou, nesta semana, novas regras para a concessão de passagens aéreas dos parlamentares. Segundo a regulamentação, as viagens dos senadores ficarão restritas a cinco idas e voltas por mês, exclusivamente ao Estado de origem.

EditorialOPINIÃO

Farra das passagens aéreas Proteção contra o crime "high-tech"

E X P E D I E N T E:

Diretor GeralRonan de Sá - 9213-4370Jornalista Responsável Lairce Campos - DRT/MT 797Diagramação e ArteRonan de Sá e Reginaldo BarachoRevisãoAlexandre RauhDepartamento ComercialJerusa Helena - 9202-5327

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Presidente Vargas, nº 1014 - 2º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000

Fones (66) 3407-2976 - Email: [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

Circulação: Barra do Garças e Vale do Araguaia

Tiragem desta edição: 2.000 exemplares

Gráfica Multicor: Impressão e Acabamento:

Os artigos assinados não representam necessa-riamente a opinião deste Jornal. Os originais rece-bidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.

O episódio das farras das passagens aéreas deixou a sociedade brasileira indignada com a atitude dos parla-mentares. São situações inadmissíveis que só ocorrem porque a tendência predominante é sempre a falta de cuidado nos gastos bancados com dinheiro público.

Independentemente das reações, o fato é que o epi-sódio contribui para desgastar ainda mais a credibilida-de do Congresso. É inadmissível que políticos possam bancar deslocamentos aéreos de quem nada tem a ver com a atividade parlamentar. E é menos aceitável ainda que a classe política só reaja depois de denúncias.

A fiscalização do Congresso deveria levar à preocu-pação com a ética e com o rigor no uso de verbas. A sociedade tem o direito de esperar que o Legislativo se disponha a promover uma mudança motivada não apenas por pressões externas, mas pela vontade de seus próprios integrantes.

A abordagem sobre sites falsos atormentando a vida de personagens de novela vai muito além de uma tra-ma fictícia. Os crimes ciber-néticos são muito comuns na vida real e a publicação de calúnias em série é ape-nas um das tipificações ile-gais que ocorrem na era vir-tual. Dentre os crimes mais perigosos, podem ser cita-dos o roubo de informações, na chamada pirataria dos tempos modernos; difusão de vírus eletrônico, fraude tributária, o cyberterroris-mo, a violação dos direitos à propriedade intelectual, e ações do crime organizado, e nos âmbitos da pornogra-fia e pedofilia.

O disseminado crime ci-bernético tem gerado polê-mica, e inclusive está sendo discutido em nível de Con-gresso Nacional. No ano passado, o Senado aprovou proposta substitutiva ao pro-jeto de lei da Câmara dos Deputados que trata "dos ilí-citos que tragam danos a pessoas, equipamentos, ar-quivos, dados e informa-ções, em unidades isoladas ou em redes privadas ou pú-blicas de computadores". A era da comunicação virtual trouxe para a sociedade mui-ta dinâmica, encurtamento de distâncias e evolução, por outro lado, é também cres-cente a utilização da rede internacional de computado-res para a prática de ilícitos penais.

Ninguém quer a instala-ção de uma rede de contro-vérsias, na esteira da legali-dade dentro da utilização do sistema virtual. E muitos não querem prejuízos no avanço da democratização deste sis-tema eficiente de comunica-ção. É preciso que haja cons-ciência de que os crimes cibernéticos trazem prejuízos sérios e que os aparatos le-gais nos protegerão, mesmo porque grande parte da popu-lação está lincada ao mundo on-line, seja na sua própria empresa, no trabalho, em casa ou no cyber café.

O assunto, portanto, é

muito polêmico. A proposta substitutiva que pode tipifi-car o crime "high-tech" no Brasil precisa ser votada no plenário da Câmara dos De-putados, de onde foi origina-do o projeto. Ocorre que ain-da é passivo de muitas discussões, devido atingir milhões de pessoas. Para a Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet) é louvável a inicia-tiva dos senadores, consubs-tanciada no Projeto de Lei aprovado no Senado, muito embora a entidade acredite que alguns ajustes são neces-sários para se obter a plena compreensão daquilo que foi pensado pelos parlamentares na aplicação da lei. Isso evi-taria transtornos ao exercício da atividade de seus associa-dos e também uma retração do uso da web.

Há uma grande preocu-pação entre os usuários da internet, seja em nível pesso-al, institucional ou empresa-rial. Li uma informação, de fonte fidedigna, de que a pró-pria crise afetará ainda mais a segurança da web neste ano, devido ao fato de alguns desempregados na área de tecnologia assumirem a fun-ção de cracker, ou seja, aque-le que pratica a quebra de um sistema de segurança, de for-ma ilegal ou sem ética.

Que haja proteção para as comunidades virtuais legais, aos ciberconsumistas, as re-des sociais, ao "e-banking", "e-learning", e-commerce, B2B-Business-to-business, o B2C-Business-to-consumer, E-commerce, Web marketing etc... É preciso coibir as ações criminosas, interliga-das nas práticas do mal via recursos eletrônicos, que nem sempre se utilizam de tecnologia altamente sofisti-cadas, mas também das en-contradas em equipamentos instalados nas mais simples lan house, onde também mora o perigo.

É, Ministro Joa-quim, a que ponto chegamos!!!

Longe de defen-der o Ministro Gil-mar Mendes, porque ele não precisa da minha defesa, sequer sabe que eu existo, o que eu faço, de onde vim, quem eu sou.

Falo em nome daqueles que, em Mato Grosso: vi-vem, trabalham, criam seus filhos, suas famílias e fa-zem sua história.

O fato é: eu fiquei in-dignada ao ouvir essa frase: “seus capangas de Mato Grosso”.

Tenho que concordar que, a maré que anda o ju-diciário, atualmente, man-tendo os holofotes da im-

Seus capangas de Mato Grosso...prensa nacional diretamente voltados para si, opinando so-bre tudo, fazendo até muitas vezes o papel do executivo, em nome daqueles que nunca,

antes neste país, tiveram chance nem vez.

Mas, me desculpe a fran-queza: tenho que discordar terminantemente da sua opi-nião quanto aos mato gros-senses, expressada no calor da discussão.

De imediato, lembrei com saudade da Ministra Elen Gracie, sua postura elegante ao conduzir a presidência.

Tenho que parabenizar o Ministro Gilmar Mendes, por algumas de suas atitudes po-sitivas na condução da casa

suprema do judiciário, que é a última instância, o último suspiro e esperança, o supre-mo tribunal federal.

Lembro também com muito orgulho a sua postura, Ministro Joaquim, recente-mente, condenando os men-saleiros de plantão, uma de-cisão de muita coragem.

O senhor Ministro, é o pri-meiro Ministro negro no Su-premo Tribunal Federal, moti-vo de orgulho para mim e para todos os brasileiros, significa-do que a exclusão pode ser su-perada com muita força de vontade e brilhante talento.

Mas capangas? Acaso nós, conterrâneos do Gilmar Mendes, mato grossenses, moramos numa terra sem lei?

Seria dúbio de minha par-

te admitir que está tudo bem, mas ao senhor dizer ao Ministro Gilmar que não lhe falasse, como fala aos seus “capangas”, jogou-nos to-dos no caldeirão da dúvida quanto à nossa moral.

Também não gostei do sorriso nervoso do Ministro Gilmar Mendes, enquanto o senhor falava Ministro Joa-quim, mas, se faltou deco-ro, eu não sou apta a julgar.

Acaso houvesse uma enquete, certamente o re-sultado seria: faltou decoro aos dois ministros.

Faltou decoro, faltou respeito aos demais Minis-tros, faltou respeito aos brasileiros, e respeito aos mato grossenses, e sobrou, muita intolerância e des-tempero.

Beatriz Barbosa Jornalista - DRT/MT1341

Registro da Semana

Pedro Nadaf é secretário de Estado de Indústria, Comércio, Mi-nas e Energia e presidente do Sis-tema Fecomércio/Sesc/Senac-MT. E-mail: [email protected]

Os moradores barra-garcenses estão reclamando do matagal que tem tomado conta dos terrenos baldios. Segundo os moradores, a falta de limpeza acaba sendo foco para animais peçonhentos e esconderijos de bandidos. À foto ilustra lotes próximos ao Fórum que se encontra um verdadeiro matagal, propício para camufla-gem de objetos furtados e colocando até mesmo a segurança dos moradores.

Na entrada do Jardim Nova Barra próximo a Silgram, a situação é deso-ladora, quem passa por ali chega a pensar que se trata de um lixão. Acontece que algumas empresas de Kata-entulho e a também pessoas estão fazendo daquele lugar depósito de lixo. Que Vergonha!!!

Page 3: A Semana Edição 14

Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009 • 3 POLÍTICAARAGARÇAS

O prefeito reeleito de Aragarças Marcos Antônio de Oliveira (PT), o Marcão, realizou uma entrevista co-letiva na quinta-feira para apresentar o balanço das ações e obras realizadas durante os 100 primeiros dias do seu governo. O en-contro que aconteceu no gabinete da prefeitura con-tou com a presença da im-prensa, além do secretaria-do municipal. Durante esses 100 dias, segundo o gestor, já foram investidos cerca de R$ 800 mil reais e deste total 40% são recursos próprios e 60% são federais e estaduais. No total foram apresentadas nove obras e investimentos realizados pela prefeitura. O prefeito também anunciou que este ano ainda investirá pelo menos R$ 5 milhões na execução de obras de esgo-to sanitário no município.

As prioridades dos pri-meiros dias de governo fo-

Prefeito faz balanço de 100 dias de governoA compra de um ônibus escolar, a entrega de ambulância e a inauguração de

unidades de saúde foram obras que marcaram os cem primeiros dias de governoLairce Campos / Da Redação

ram ações de educação, saúde, infra-estrutura e ati-vidades culturais. Entre elas estão: entrega de am-bulância, de ônibus escolar, inaugurações de policlíni-cas e unidades do Centro de Atendimento Psicosso-cial (Capes) que atende pa-ciente com transtornos mentais, e reformas de pra-ças - Jardim das Palmeiras da Vila Ceará.

E no pacote de obras es-tão ainda estão incluídas: a

realização do carnaval, o se-minário de turismo e meio ambiente, e audiência pú-blica para deliberação de pacotes de obras. “Nesses 113 dias de governo, ao con-trário de boa parte das pre-feituras que estão num mo-mento de controle e saneamento de suas finan-ças, equilibrando receitas e despesas, nós já estamos co-memoramos a vitória de en-tregar benefícios para toda a comunidade de Aragarças.

E isso é resultado do traba-lho de nossa equipe que está engajada com o desenvolvi-mento de Aragarças e com isso, não paramos de traba-lhar de um mandato para outro, pelo contrário, acele-ramos ainda mais a máqui-na administrativa”, disse.

O prefeito petista ainda ressaltou que ao longo de 2009 serão realizadas diver-sas obras, beneficiando um total de quatro a cinco seto-res da administração. “Nós estamos investindo em obras de infra-estrutura por acreditar que, quando me-lhoramos a infra-estrutura da cidade, estamos inves-tindo no desenvolvimento social e econômico do mu-nicípio. Estamos trabalhan-do na geração de emprego e renda e buscando novos investidores para o municí-pio e temos já engatilhando junto com o Governo Fede-ral a instalação de um laticí-nio para Aragarças”, finali-zou.

GENERAL CARNEIRO

A prefeita Magali Vilela (PP) esteve na semana passa-da (16/04) percorrendo se-cretarias e gabinetes de Mi-nistérios e de deputados em busca de recursos para obras necessárias no município de General Carneiro. Ela esteve nos gabinetes do deputado federal Valtenir Luiz Pereira

Magali vai à Brasília em busca de recursos

A prefeita Magali Vilela em visita ao gabinete da senadora Serys

(PSB-MT) e dos senadores Jayme Campos (DEM) e Serys Marly (PT). A ida da progressista á Brasília trouxe resultados positivos para o município, a prefeitura rei-vindicar emendas no orça-mento da união, que garan-tam recursos para a cidade. “Estive visitando os ministé-rios em busca de benefícios para a população de General

Carneiro e com apoio de nos-sa bancada de deputados e senadores dentro de alguns meses, estaremos trazendo obras, que vão alavancar o desenvolvimento do municí-pio, que quase por uma déca-da ficou estagnado, devido a inadimplência que se encon-trava”, afirmou.

A gestora também desta-cou que além de buscar re-

cursos de ordem federal, tem investindo em obras de me-lhoria de infra-estrutura e embelezamento da cidade. Entre ações de melhorias im-plementadas pela atual ges-tão estão: reformas de praças, embelezamento da cidade, com o plantio de 100 palmei-ras imperial e gramas planta-das ás margens da Rodovia BR 070.

Da Redação

Palmeiras plantadas às margens da Rodovia BR 070.

A Se

man

a

A Se

man

aA

Sem

ana

O deputado João Malheiros (PR) usou a tribuna para citar no-mes de mato-grossenses que fize-ram e fazem a história do Estado de Mato Grosso e do país. O par-lamentar protestou contra a atitude do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou dia (22/04), no ple-nário do tribunal, ao ministro ma-to-grossense, Gilmar Mendes de que ele "não estaria tratando com jagunços de Mato Grosso".

A discussão começou, quan-do Joaquim Barbosa acusou o presidente da Corte de estar "des-truindo a credibilidade da Justiça brasileira" durante o julgamento de duas ações - relativas ao paga-mento de previdência a servido-res do Estado do Paraná e à prer-rogativa de fôro privilegiado.

"Vossa excelência me respei-te. Vossa Excelência está des-truindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço", disse Barbosa. Em resposta, Mendes falou que "está na rua". Barbosa, por sua

SEGURANÇA

Malheiros defende Mendes e critica postura de Barbosa

A segurança pública é um dos problemas que projetam ne-gativamente Mato Grosso no cenário nacional. Com objetivo de amenizar essa questão, vere-adores de São José do Xingu pediram reforço para a delega-cia local.

Atendendo ao pedido do vereador Emival Gomes da Sil-va (PMDB), o deputado Anto-nio Brito, do mesmo partido, indicou à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) a compra de mais uma viatura, aumento de efetivo e de equipamentos que ajudem na confecção dos boletins de ocor-rência. Segundo o Emival Go-mes, o município localizado a 712 km da capital, na região do Norte Araguaia, enfrenta au-mento no índice de registros policiais, o que gera a necessi-dade de reforço para a única delegacia da cidade, que atende de forma deficitária em função do pequeno número de agentes que trabalham no local.

“A viatura que temos ajuda, mas o trabalho será mais efi-ciente com mais um veículo. Desse modo, enquanto um car-

Antônio Brito pede reforço da segurança para São José do Xingu

Da Assessoria

ro fica na unidade policial de prontidão, o outro levará agen-tes para investigações dos cri-mes”, defende o vereador.

Para Brito, as questões de segurança devem ser tratadas com atenção. “Temos que agir de forma preventiva, mas quando o problema já está instalado, é pre-ciso agir repressivamente, ofere-cendo suporte aos profissionais que atuam na segurança”.

São José do Xingu possui uma população de 4.328 habi-tantes, conforme dados do Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas uma extensão territorial de mais de 13 mil km². Fato que dificulta na cobertura policial.

BATE-BOCA

Antonio Brito, deputado PMDB

vez, voltou a atacar o presidente do STF. "Vossa Excelência não está na rua, está na mídia des-truindo a credibilidade do Judici-ário brasileiro".

Irritado, Mendes também pe-diu "respeito" a Barbosa. "Vossa excelência me respeite", afirmou. "Eu digo a mesma coisa", res-pondeu o ministro.

Ao avaliar o comportamento dos ministros, Malheiros desta-cou que a matéria discutida por eles, deveria se resumir em um questionamento de ordem regi-mental, uma vez que, os ataques no campo pessoal não interessa a sociedade. Indignado por Mato Grosso ter sido colocado como um Estado de ‘capangas’, Ma-lheiros destacou que como em todos os lugares, há sim trans-gressores da lei em Mato Grosso, mas que, os herois do Estado não são essas pessoas. Definição de Jagunço ou capanga é o nome que se dá, no Nordeste do Brasil, ao indivíduo que, usando de ar-mas, prestava-se ao trabalho pa-ramilitar de proteção e segurança aos líderes políticos.

Da Assessoria

Prefeito Marcão elencando obras e ações dos 100 dias de governo

Page 4: A Semana Edição 14

4 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009POLÍCIA

O agrupamento da For-ça Tática da Polícia Militar do Araguaia tem um novo comandante. A troca de co-mando aconteceu na última quinta-feira (16), no auditó-rio do Comando Regional de Barra do Garças. O ca-pitão PM Fernando Giroto Santiago, que esteve à fren-te da Força Tática desde 2006, ano de criação do grupamento, passou o co-mando para o 1º tenente PM Rooseelth Fabiano Oliveira Escolástico. A troca do co-mando foi motivada pelo estatuto da PM que deter-mina que o agrupamento seja conduzido por um te-nente e não por um capitão. O principal desafio do novo comandante é manter a mo-tivação e alto adestramento do efetivo especializado.

POLÍCIA ESPECIALIZADA

Força Tática Araguaia tem novo comandanteA tropa especializada é formada por 30 homens que atua na apreensão de drogas e situações de risco

Da Redação

O coronel do Comando Regional de Barra do Gar-ças, Paulo Costa, argumenta que a Força Tática da PM é um tropa treinada para pronta reação, ou seja, para dar apoio aos policiais nas atividades rotineiras de rua. “Eles (militares) têm treina-mentos específicos e arma-mentos com maior poder de fogo e que exigem aptidões

para serem utilizados. O grande diferencial da Força Tática são os treinamentos, equipamentos e armamen-tos específicos para situa-ções mais graves”, expli-cou.

O comandante também disse que os militares do agrupamento dão apoio às guarnições de rua. ”O grau de treinamentos deles é para

situações complexas, o que facilita que eles tenham me-lhor êxito na ocorrência, pois possuem armas de po-der maior de fogo, diversos equipamentos especiais – escudo, capacetes e agentes químicos para situação de risco”, ressaltou.

Segundo Costa, o capi-tão Santiago construiu, jun-to com os policiais militares integrantes do grupo espe-cializado, uma identidade forte e eficaz contra a crimi-nalidade no Vale do Ara-guaia. “O novo comandante definiu seu planejamento na busca incessante do conhe-cimento dos policiais mili-tares a fim prepará-los para agir preventivamente ou caso necessário, de maneira repressiva, sempre preocu-pado com o princípio da le-galidade”, finalizou.

A Polícia Militar de Barra das Garças está há mais de quinze dias sem o bafômetro, principal instru-mento na fiscalização da Lei Seca. Os dois únicos bafômetros que a PM dis-põe apresentaram defeitos técnicos e foram encami-nhados para manutenção.

A informação foi confir-mada pelo coronel do Co-mando Regional de Barra do Garças da Polícia Mili-tar, Paulo Costa. “O bafô-metro estava apresentando problemas de inconsistên-cias e nós levamos para o apoio logístico da PM em Cuiabá, para que a empresa

EQUIPAMENTOS

PM de Barra está sem Bafômetros para fiscalização Da Redação responsável pudesse fazer a

manutenção, mas até o pre-sente momento não nos de-volveram o aparelho”, afir-mou. A cidade de Barra Garças no ano passado re-gistrou 780 acidentes, com 15 mortes.

O comandante, no en-tanto, argumenta que o uso do bafômetro não é funda-mental. Segundo ele, poli-ciais podem encaminhar suspeitos com sinais de em-briaguez, fazendo outros ti-pos de testes. “O bafômetro não é a única forma de afe-rir a embriaguez alcoólica, temos também o teste clíni-co e auto de constatação. E quando há necessidade de utilizar o bafômetro vamos

a Policia Rodoviária Fede-ral e realizamos o teste”, afirmou.

O uso obrigatório do ba-fômetro entrou em vigor em junho do ano passado, alte-rando o Código de Transito. De acordo com a nova lei, o consumo de qualquer quan-tidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido.

Se a quantia ingerida for maior ou igual a 6 decigra-mas de álcool por litro de sangue ou 0,3 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro (o equivalente a dois chopes), o motorista também é enquadrado cri-minalmente e pode ficar preso de 6 meses a 3 anos.

A Se

man

a

O que chama atenção ao fato é que, apesar do rigor das revistas, e de ser termi-nantemente proibido a utiliza-ção de aparelhos de telefonia móvel dentro dos estabeleci-mentos prisionais em todo o Brasil, os presos continuam tendo acesso a esses apare-lhos.

Diversos veículos de co-municação informam fre-quentemente os inúmeros ca-sos de cidadãos de bem, lesados por golpes aplicados por telefone, e normalmente são constatados que estes cri-mes são praticados por presi-diários, de dentro das cadeias e presídios em todo o Brasil.

Era feriado de sexta- feira santa, a equipe de plantão dos agentes prisionais da Cadeia Pública de Barra do Garças,

CELULARES

Mais um celular é apreendido dentro da cadeia pública

Beatriz Barbosa / Da Redação desconfiou, realizou a revista na cela com o apoio da equipe da polícia militar e acabou en-contrando mais um aparelho celular dentro de uma das ce-las.

Várias hipóteses são le-vantadas, mas é fato que será constante, o trabalho de revis-ta realizado pela equipe pri-sional, e na última sexta-feira (10), os agentes Ricardo, Pau-lo e Rodrigo, encontraram um aparelho celular motorola, contendo um chip e também um carregador, dentro da cela 2, que tem doze detentos. Na ocasião, o detento Saulo Lo-pes Soares Junior assumiu ser o proprietário do aparelho ce-lular. E então, foi lavrado um boletim de ocorrência na poli-cia civil, que irá abrir inquéri-to, onde será apurado o fato deste aparelho celular sido en-contrado dentro da cela.

Beat

riz

Barb

osa

Ten. Cel. Paulo Costa disse que está aguardando os bafômetros que estão em manutenção

Presos acabam usando o celular para prática de crimes

Page 5: A Semana Edição 14

Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009 • 5 CIDADERUAS ESBURACADAS

A cena é a mesma todo ano. Basta chegar o perío-do das chuvas para que os buracos no asfalto se multipliquem e saltem aos olhos da população e dos motoristas, causando

Buracos tomam conta da cidade e prefeitura anuncia o início da Operação tapa-buracos

Lairce Campos / Da Redação transtornos e danos mate-riais. Os buracos e “crate-ras” tomam conta das principais ruas da cidade de Barra do Garças, difi-cultando o tráfego dos ve-ículos e passagens de pe-destres.

Os cenários mais críti-

cos são a pista da BR 070, a Ministro João Alberto, Avenida Jaime Campos, Avenida Amazonas, que estão totalmente tomadas por diversos buracos, pa-recendo um queijo suíço. Para amenizar a situação os moradores do bairro se

OUTRO LADO: “A Operação tapa-buracos está programada para começar esta semana” é o que afirmou o engenheiro civil da prefeitura, Guilherme Fernandes da Silva Júnior, responsável pela Operação. Segundo ele, o trabalho de tapa-buracos vai atender 57 bairros, com prioridade para as vias públicas que apresentarem estado crítico e maior fluxo de trânsito. Entre as ruas estão: a Jaime Campos, Centro e a MT 070 que corta o perímetro urbano da cidade. “Esta é a terceira operação que vamos realizar, estávamos trabalhando com operação emer-gencial, ou seja, estão sendo arrumadas as vias que trazem perigo para a população. Mas a nossa meta é atingir 100% dos bairros”, finalizou o engenheiro. O objetivo da Operação tapa-buraco é manter as ruas que possuem grande incidência de desgaste com as condições necessárias para que o usuário possa trafegar com segurança, no sentido de evitar os aciden-tes e transtornos a população.

viram como podem: usam restos de construção ou sobras e um pouco de ter-ra para preencher o bura-co, na tentativa de aliviar o tráfego.

Os buracos têm preo-cupado os moradores barra-garcenses que soli-citam que a prefeitura tome as providências ca-bíveis. É o que afirma o técnico em edificações, José Matias Bento da Sil-va, 40 anos. “A cidade está só buracos. Está na hora da prefeitura arrumar es-ses buracos. Já chegou ao ponto dos moradores ta-par o buraco com entulho e terra”, disse ele.

Um dos pontos críti-cos é a Rua Adelino de Souza, no bairro Santo Antônio, que apresenta diversos buracos, em uma única via. “A rua está toda esburacada e há muito tempo, a prefeitura não arruma as ruas”, recla-mou o morador Eduardo Silva Souza, 38 anos.

VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Idoso que este ano tem como lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se” começa neste sábado (25). Todos os postos e unidades básicas de saúde do Brasil estarão com vacinas dispo-níveis à população desta faixa etária.

A campanha, uma rea-lização do Ministério da Saúde (MS) em parceria com as secretarias estadu-ais e municipais, focalizará a imunização contra a in-fluenza (gripe que afeta a toda população na faixa etária de 60 anos em dian-te). A meta de Mato Grosso é vacinar 225.031 idosos com 60 anos ou mais.

O Ministério da Saúde (MS) preconiza uma co-bertura mínima de 805. O

Campanha de Vacinação do Idoso é lançada no sábado Da Redação

Estado nos últimos anos vem ultrapassando a meta, a exemplo disso foi o ano pas-sado. Mato Grosso vacinou 97.65%, o que corresponde a 160.421 idosos vacinados. O percentual de vacinação co-

locou Mato Grosso entre os sete Estados brasileiros que ano a ano vem ultrapassando a meta de vacinação.

A campanha de vacina-ção do idoso contra a gripe, que vem ocorrendo desde

1999, destina-se também aos que já foram imuniza-dos em anos anteriores, já que a vacina requer uma dose anual. Além da imuni-zação contra a influenza, serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano para todos os idosos ainda não vacinados.

Um dos objetivos é re-duzir em 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mí-nimo, 32% em hospitaliza-ções por pneumonias. O Ministério da Saúde tem a data do dia 25 de abril (sá-bado), como o Dia D da Campanha de Vacinação, com o slogan “Deixe a Gri-pe na Saudade - Vacine-se!”, no qual todos os postos e unidades básicas de saúde do Brasil estarão com as va-cinas disponíveis à popula-ção desta faixa etária.

Daltinho e Ságuas visitam escolas em Barra do Garças

O governo de Mato Grosso por meio da (Secretaria de Esta-do de Educação) deverá investir algo em torno de 1,5 milhão de reais em reformas e ampliações de unidades escolares de Barra do Garças (MT), segundo anun-ciou o deputado Adalto de Freitas (PMDB). Na ultima sexta-feira, 18, o representante do Vale do Araguaia acompanhou o secretá-rio de Educação, Ságuas Moraes, durante uma vistoria nas escolas onde as obras estão sendo reali-zadas.

Adalto, pediu agilidade da Seduc no sentido de retomar as obras de ampliação das escolas Gaspar Dutra em Barra do Gar-ças (MT) e da unidade Ulisses Guimarães na reserva indígena São Marcos, cujas obras estavam sendo feitas pela empreiteira Sete que foi substituída pela emprei-teira Pan Americana, por inefici-ência e descumprimento dos pra-

zos de entrega das reformas. “A população me procurou no senti-do de agilizar esses serviços e por isso convidamos o secretário para verificar a situação de perto” destacou Daltinho.

Em visita à Barra do Garças (MT), o secretário esteve ainda nas escolas Noberto Schwantes, Jardim Araguaia e Marisa Maria-no da Silva que estão sendo re-formadas pelo estado, todavia os projetos também estão interrom-pidos. “O secretário deu um pra-zo para empreiteira responsável caso ela não regularize também deve ser substituída” explicou o deputado. Dentro do programa de manutenção das escolas esta-duais, a Seduc pretende incluir as escolas José Ângelo, Nossa Se-nhora da Guia e o colégio Maria Nazareth Noleto, no bairro Jar-dim Pitaluga que ainda devem receber uma quadra e uma bi-blioteca conforme pedido do par-lamentar Adalto de Freitas.

EDUCAÇÃO

Da Assessoria

A Se

man

a

Bairro Santo Antônio o mais atingido pelos buracos. Prefeitura diz que irá começar operação tapa-buracos

A Semana

Presidente Lula sendo vacinado pelo governador de São Paulo, José Serra

Page 6: A Semana Edição 14

6 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009

LINHA BRANCA

ECONOMIA

Após o governo anun-ciar a redução no Imposto de Produtos Industrializa-dos (IPI) que incide sobre geladeiras, fogões e o corte do tributo nas máquinas de lavar e tanquinhos, os varejistas de Barra do Gar-ças estão confiantes e pre-vêem altas de 20% nas ven-das de produtos dos quatros produtos de linha branca. É que afirma o ge-rente da loja de Novo Mundo, Joseval Bispo de Assis, que confirmou a re-dução dos impostos nos eletrodomésticos, poden-do variar de R$ 100 a R$ 300,00. “Com essa redução de impostos aumenta o poder de compras dos con-sumidores e,estamos oti-mistas que as vendas te-nham um crescimento de 15% a 20%, neste período que antecede o Dia das Mães”, disse.

O vendedor da Loja City Lar, Márcio Costa de

Governo reduz impostos de eletrodomésticosO anúncio da redução de impostos leva consumidores às compras e redes de varejo estão confiantes no aumento das vendas

Lairce Campos / Da Redação

Almeida, também ressalta que com a desoneração tri-butária, os consumidores estão conferindo preços e ampliando ao acesso aos produtos de linha branca. “Com essa medida a nossa

tendência é multiplicar as vendas. Acredito que de-vemos vender de 30 a 35 peças de produtos por mês. A nossa expectativa é de um crescimento de 40% sobre as vendas”, afirmou.

A medida que entrou em vigor na última sexta-feira (17) e terá validade até 16 de julho deste ano, tem por objetivo amenizar os efeitos da crise global , para que não ocorre corte

de empregados no setor varejista. Pelo acordo fir-mado com a indústria e varejo, alíquota do IPI so-bre geladeiras passou de 15% para 5%. No caso do de fogões, o imposto foi de

5% para zero. Os outros dois produtos – máquina de lavar (a alíquota foi cor-tada de 20 para 10 e (de 10 para zero). A renúncia fis-cal foi calculada em R$ 173 milhões.

Em entrevista, o minis-tro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo não pretende compensar essa queda de arrecadação com aumento de outros impostos, a exemplo do que aconteceu com a redução da alíquota dos PIS/CONFINS sobre as motos - quando houve dos cigarros.

Construção: O governo também zerou os impostos sobre Produtos Industriali-zados de alguns produtos de material de construção A medida vale até 16 de julho de 2009. As listas de produ-tos que tiveram a alíquota zerada foram – torneiras, válvulas, lajes, pastilhas, ca-deado, fechaduras ente ou-tros. (Com Agência Brasil)

IMPOSTO DE RENDA

A dez dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o total de documentos enviados à Receita Federal chegou a 11, 690 milhões até as 10h30 da última segunda-feira (20). Esse número repre-senta 46,76% dos 25 milhões

Contribuintes deixam declaração do IR para última hora

Agência Brasil de declarações esperadas para este ano, ou seja, mais da me-tade dos contribuintes vai dei-xar a entrega para a última hora.

O prazo de entrega vai até a meia-noite (horário de Brasí-lia) de 30 de abril para quem usar a internet. Nos outros ca-sos, o contribuinte terá que ob-servar o horário de atendimen-

to das agências bancárias ou dos Correios. Quem não enviar os dados dentro do prazo terá de pagar multa de R$ 165,74.

Neste ano, a Receita Fede-ral tem alertado os contribuin-tes para observar com atenção o preenchimento da parte refe-rente a pagamentos e doações. Ao informar os dados do paga-mento, é importante demons-

trar também quem foi o res-ponsável pela referida despesa. São obrigadas a declarar o Im-posto de Renda as pessoas físi-cas que receberam, no ano pas-sado, acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributá-veis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acer-tar as contas com a Receita.

O envio da declaração é obrigatório ainda para sócios de empresas, pessoas físicas com patrimônio superior a R$ 80 mil (pelo valor de compra) em 31 de dezembro e para quem exerceu atividade rural e recebeu acima de R$ 82,5 mil em 2008.

Os programas para o pre-enchimento e a transmissão dos dados estão disponíveis na página da Receita na internet. O contribuinte também pode entregar a declaração em dis-quete nas agências do Banco do Brasil e em formulário de papel nas agências dos Cor-reios.

A Se

man

a

A Se

man

a

O número de cheques de-volvidos a cada mil compen-sados bateu recorde no Brasil, no mês de março, de acordo com pesquisa da Serasa Expe-rian que monitora o meio de pagamento. Foram devolvidos 24,6 cheques a cada mil com-pensados no mês, o que signi-fica o maior índice desde o início do levantamento, inicia-do em 1991. O recorde ante-

Devolução de cheques bate recorderior, de 24,3 cheques devolvi-dos para cada mil compensados, foi registrado em março de 2006, de acordo com a pesqui-sa. No mês passado, foram compensados 112,1 milhões de cheques, sendo que 2,75 milhões foram devolvidos. So-bre março de 2008, a taxa de cheques devolvidos cresceu 18% - no ano passado, houve 20,8 cheques devolvidos para cada mil compensados.

Acumulado do trimestre: No acumulado do 1º trimestre de 2009, o aumento no número de cheques devolvidos a cada mil compensa-dos foi de 19,2%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Em 2009, nos três primeiros meses, houve 23,6 devoluções de cheques a cada mil compensações; entre janeiro e março de 2008, a taxa de 19,8 devolução para cada mil devoluções.

G1/Globo

AUMENTO

Geladeiras, máquinas de lavar e fagões estão com impostos reduzidos, mas ainda é bom fazer uma boa presquisa por preço mais em conta

A Receita já recebeu 11.690 milhões de declarações (46,76%) e estima que restante será na última hora

Page 7: A Semana Edição 14

Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009 • 7 RURAL

Na contramão da crise econômica internacional, Mato Grosso continua rece-bendo novos investimentos na verticalização de sua pro-dução agrícola. Nesta quinta-feira (23.04) foi a vez da En-gevix anunciar a instalação de uma nova usina de biodie-sel e derivados, a BioAra-guaia, que será erguida no município Água Boa.

Com construção prevista para março de próximo ano, o empreendimento deve con-tar investimento de R$ 210 milhões, gerando em torno de 700 empregos diretos nos 16 meses de sua construção e se estabilizando em 150 du-rante sua operação. Os em-presários estiveram no Palá-cio Paiaguás solicitando incentivos fiscais para confir-

INVESTIMENTO

BioAraguaia irá investir R$ 210 milhões gerando 850 empregos no Vale do Araguaia

Gui

lhrm

e Fi

lho/

Seco

m-M

T

Vice-governador Silval Barbosa recebe Grupo que anuncia instalação usina de biodiesel

Da Assessoria

mar sua instalação no Esta-do.

“Este será um empreen-

dimento de grande importân-cia para o Araguaia, com re-flexo imediato na economia.

Nós já possuímos um incen-tivo diferenciado para esta região. O que nós fizemos foi

orientar os empresários a en-trarem com os devidos proje-tos para obtenção deste bene-fício de mão dupla”, destacou o vice-governador, Silval Barbosa.

Durante a audiência desta quinta-feira empresários e produtores da região ainda assinaram um Memorando de Intenções que garante a oferta de matéria-prima para a indústria. Neste primeiro momento, 19 produtores da região garantiram o forneci-mento de 260 mil toneladas de soja e 142 mil toneladas de semente de girassol. So-mando as propriedades, são 79 mil hectares já destinados ao novo empreendimento.

Mato Grosso foi escolhi-do pelos empresários após dois anos de estudos. “A nos-sa presença no Estado se dá devido aos nossos estudos de

localização. Todas as condi-ções agrícolas e de proteção são favoráveis. Toda a cadeia produtiva será reforçada. É bom lembrar que além dos empregos anunciados e nú-mero de postos indiretos será enorme”, adiantou o vice-presidente da Engevix, Ger-son de Mello Allamada. Atu-almente o projeto está em fase de obtenção de licenças de instalação e ambiental.

“Este é um empreendi-mento que vem ao encontro do momento que Mato Gros-so vive, na contramão da cri-se. É um negócio que já nas-ce com parcerias e que vem para agregar valor a nossa produção”, detalhou o secre-tário de Desenvolvimento Agrário, Neldo Égon. O sub-produto farelo será utilizado na alimentação em confina-mento, comum na região.

BIOENERGIA

Projeto das Usinas da Cluster é apresentado em BarraMais de mil pessoas, entre

estudantes, empresários e autoridades locais participa-ram na semana passada da palestra “Agronegócio - o Negócio do Brasil e a Neces-sidade de Recursos Huma-nos”. A palestra que aconte-ceu na última quinta-feira (16) foi ministrada pelo presi-dente da Cluster de Bioener-gia, João Carlos Souza Mei-relles. A atividade que tem por objetivo apresentar o pro-jeto de implantação do em-preendimento da Cluster na região também foi prestigia-da pelos os empresários Má-rio Buri e Fabiano Dall’Agnol.

Da Redação A iniciativa teve por objetivo promover o debate e discus-são sobre a qualificação e for-mação da mão de obra.

Segundo informações re-passadas pelos organizadores da palestra o projeto prevê instalação de três usinas que serão implementadas a partir de 2012 e vai até 2016. Para o ano de 2009, estão previstas o plantio de cana de açúcar. A meta é que as usinas produ-zam mais de um milhão de litro de álcool. E para colocar as usinas em funcionamento serão gerados mais de mais de sete mil empregos com cartei-ra assinada e empregos indi-retos serão mais sete mil pos-tos de trabalho. Autoridades, empresários, agropecuaristas e estudantes estiveram presentes para ouvir os representantes do Grupo Cluster de Energia

Page 8: A Semana Edição 14

8 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009VARIEDADE

Nesse o Pronaos Rosa-cruz, Amorc de Barra do Garças com todos os seus afiliados fomos privilegia-dos com a visita da GRAN-DE LOJA ITINERANTE na ilustre pessoa de Hélio Moraes e Marques, Grande Mestre Rosacruz, AMORC para países lusófonos. Pude-mos constatar em seu dis-curso que ele ficara satisfei-to e emocionado com as nossas atividades, com grandeza do 2º Simpósio Rosacruz, AMORC e pela convergência de pessoas dos mais diversos segmen-tos da sociedade local, bem como de GO1 e MT1.

Esse evento instigou-nos a novas e importantíssi-mas perspectivas de cresci-mento, avanços e exteriorização dos estudos e conhecimentos rosacruzes, em breve anunciaremos vá-rios projetos e a elevação do Pronaos em Capitulo. “Tudo o que decidires fazer, reali-za-o imediatamente. Não deixe para a tarde, o que pu-deres realizar pela manhã”

Eu ORDENO a retirada de minha mente de crenças, conceitos, pensamentos, imagens, frases, pessoas negativas e TUDO que me limitou até aqui em meu crescimento moral, pessoal e financeiro. Se há algum inimigo, revelado ou não, querendo me atingir, que seja iluminado neste momento e se torne meu amigo, porque em minha vida só há lugar para amigos. Abençoe, abençoe, abençoe! Coisas maravilhosas chegam a minha vida neste momento, neste dia e pela eternidade. Eu conquisto meus objetivos com facilidade. Vivo mi-nha vida com calma, serenidade e harmonia comigo e com todo o universo. Agradeço tudo o que sou e tudo o que tenho. Sei que o Poder da consciência é ilimitado e que a Consciência Una está comigo em todos os lugares. Reco-nheço que sou um ser em constante movimento de evolução. Escolho agora meu progresso físico, mental, emocional e espiritual e agradeço por meu estado de bem aventurança. Sou feliz porque consigo sempre o que preciso, e em abundância. Dentro de mim estão qualidades, competência e inteligên-cia que fazem minha vida feliz, realizada e ampla. Supero qualquer tipo de obstáculo. Diante de mim se desenha um futuro de muita ação, construção É alegria. As opiniões dos outros são muletas. Quem tem pernas fortes como eu não precisa de muletas. Surpresas maravilhosas chegam agora em minha vida. É maravilhoso como em todos os momentos estou mais feliz! Meus músculos são fortes, minha pele é firme, suave e viçosa, cheia de jo-vialidade. Minhas células renovam se normal e ordenadamente, assim como meus hormônios. Meu organismo funciona harmonicamente e sou só saúde, paz, vivacidade, beleza e alegria. É maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso! Minha vida e meus negócios sempre prosperam. Todo dinheiro de que preci-so vem a mim facilmente a partir de fontes infinitas do bem. 0 dinheiro sem-pre flui para mim em avalanche e abundância, pois a riqueza me pertence e faz parte a todo instante de minha vida.

ORAÇÃO DA LEI DA ATRAÇÃO

O Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibili-dade junto aos chefes de famí-lia cuiabanos. É o que indica o terceiro relatório da pesquisa Nossa Casa 2009, realizada pela Vetor Pesquisas em mar-ço em Cuiabá. A corporação conta com um grau de confia-bilidade de 96,9%, seguida pela Família (95,7%) e pela Igreja (90,6%). Desde 2003, este é o terceiro ano em que os Bombeiros lideram o ranking – em 2007, a Família ocupou o primeiro lugar.

O projeto Nossa Casa é uma pesquisa realizada pela Vetor para levantar um raio-X sobre as famílias cuiabanas, e cujos resultados são liberados gratuitamente para a popula-ção e imprensa no mês de ani-versário da cidade. Na média geral, o grau de confiabilidade

RECONHECIMENTO

Corpo de Bombeiros é instituição com maior credibilidadeDa Assessoria

indica aumento na edição des-te ano da pesquisa, atingindo 68,7%. Esta é a maior marca desde 2003. O grau de confia-bilidade consiste na soma de pessoas entrevistadas que afir-mam “confiar totalmente” e “confiar parcialmente” em cada organização pesquisada.

O ranking mostra também a Câmara de Vereadores e a classe política de forma geral como as instituições com pior desempenho em 2009 – atin-gindo um grau de confiabilida-de de 42,4% e 31,2%, respecti-vamente. No total, 21 instituições são pesquisadas

pela Vetor no projeto Nossa Casa.

Oito instituições obtive-ram o maior grau de confiabi-lidade desde 2003: Corpo de Bombeiros, Exército, Impren-sa Nacional, Ministério Públi-co, Poder Judiciário, Associa-ção de Bairro, Congresso Nacional e Assembléia Legis-lativa. Por outro lado, duas or-ganizações registraram seu pior desempenho em 2009: Governo Estadual e Prefeitura Municipal.

Outra forma de se ler os dados é avaliar o aumento dos percentuais com o passar dos anos. O destaque positivo fica com as Associações de Bairro, cujo grau de confiabilidade cresceu nove percentuais em 2009 em relação a 2007. Em seguida, está o Poder Judiciá-rio, com um crescimento de oito pontos percentuais de 2007 para 2009.

O projeto Pixinguinha está de volta ao Estado e desta vez com apresentações de dois grandes talentos da mú-sica brasileira em Mato Gros-so, Ebinho Cardoso e An-thony Santos Brito com a Caravana Triêro. Ebinho Cardoso realizará o show "Cerrado" no dia 1º de maio, em Cuiabá, no SESC Arse-nal; no dia 2, em Chapada dos Guimarães, na praça Dom Wulibaldo; e no dia 3, em Rondonópolis, no Cais da cidade. O trabalho traz com-posições próprias e de outros artistas do cerrado brasileiro.

A caravana Triêro volta para a estrada em maio e rea-

CULTURA

Projeto Pixinguinha retorna a Mato Grosso e à UFMTDa Assessoria lizará shows, cortejos e ofici-

nas de fabricação de instru-mentos e lançamento do terceiro CD do grupo, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e sho-ws em vários locais de Cuia-bá, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Nova Xavantina e Ribeirão Cascalheira. A cara-vana estará sempre acompa-nhada pela Cia. Volta Seca, que fará inserções de teatro, circo e bonecos para diversi-ficar a comunicação com o público.

Criado há quase três dé-cadas, o Projeto Pixinguinha foi responsável pelo lança-mento nacional de artistas que hoje são consagrados na Mú-

sica Popular Brasileira (MPB), como Djavan, Zé Ra-malho, Zeca Pagodinho, Adriana Calcanhoto, Zizi Possi, dentre outros.

Após um período de in-terrupção, a Fundação Na-cional de Artes (Funarte) re-tomou o Projeto Pixinguinha, que já realizou 32 caravanas em 62 cidades dos 26 Esta-dos e do Distrito Federal; 250 shows, dos quais partici-pam 320 músicos, para um público de cerca de 200 mil espectadores em todas as re-giões do país.

O projeto tem por objeti-vo realizar espetáculos de música popular nas Capitais e principais cidades do país,

e promove o intercâmbio de manifestações musicais entre as diversas regiões do país, gratuitamente ou a preços populares, visando fomentar e difundir a música popular brasileira.

A UFMT, por meio da Coordenação de Cultura, é parceira na realização de mais esta etapa do Projeto Pixin-guinha. Realizado pelo Go-verno Federal, por meio da Funarte, em parceria com se-cretarias estaduais e munici-pais de Cultura, a UFMT sempre esteve presente nas edições anteriores, seja com apresentações no Teatro Uni-versitário ou no campus da UFMT.

O prazo para inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Su-perior (Fies) encerra dia 30. Podem pedir o benefício os estudantes matriculados em instituições de educação su-perior particulares que te-nham aderido ao Fies em 2009.

Os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente-mente do semestre que esti-verem cursando. A taxa de

EDUCAÇÃO/FIES

Inscrição para financiamento pode ser feita até o dia 30juros é de 3,5% (fixa) por ano para os matriculados em cursos de licenciatura, peda-gogia, normal superior e cursos tecnológicos cons-tantes do catálogo da Secre-taria de Educação Profissio-nal e Tecnológica (Setec). Há também a de 6,5% (fixa), anual, para os demais cur-sos. Durante o curso, o estu-dante paga uma parcela de até R$ 50, a cada três meses, para amortizar parte dos ju-ros do financiamento.

Para contratar o Fies, o estudante precisa apresentar um ou mais fiadores ou utili-zar a fiança solidária — gru-pos de três a cinco estudan-tes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiado-res entre si e ficam responsá-veis pelo pagamento das parcelas de todos os inte-grantes. Na fiança solidária não há necessidade de com-provar renda.

O prazo para que os be-neficiados com bolsa parcial

do Programa Universidade para Todos (ProUni) peçam o financiamento vai até o dia 24. Após a inscrição, o alu-no tem até o dia 27 para comparecer à instituição na qual está matriculado e en-tregar o protocolo de inscri-ção.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Fies. Mais informações sobre o financiamento estão disponíveis no Portal do Mi-nistério da Educação.

Comemorações do Pronaos Rosacruz, AMORC para o mês de maio

Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis, AMORC, existe física e misticamente em Barra do Garças há vinte e seis anos a completar-se em 12 de maio de 2009. Comemoraremos o aniversário do Organismo Afiliado e o dia das Mães no dia 16/05/09 (sábado), no Pronaos, iniciando às 18:00h com ritualística para os membros afiliados e a partir das 20:00h, festiva aberta ao público.

Aproveitamos a oportu-nidade parta comunicar que, para melhor comodidade, transferiremos a partir do dia 16/05/2009 o ritual para membros afiliados da sexta-feira para sábado às 18:00h. E as quartas-feiras mantere-mos às 20:00h o ritual para não-membros com relaxa-mento e meditação.

Convidamos toda a co-munidade, familiares e ami-gos para participar conosco. Participem!

E que a luz, vida e amor resplandeçam fraternalmen-te em vossos corações.

Por Wagner Benevides Duarte1

Page 9: A Semana Edição 14

Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009 • 9 ESPORTEMATO-GROSSENSE

Barra empata com União, mas ainda briga pelo saldo de gol

O clássico entre Barra do Garças Esporte Clube eo União de Rondonópolis ter-minou empatado para a frustração do torcedor, os dois times que estavam es-perando uma vitória. A competição teve um jogo de igualdade na queda de bra-ço. O Barra do Garças teve chances de abrir o placar, mas não conseguir sair do zero a zero. Agora, com este resultado, o Barra do Garças terá que vencer o jogo neste domingo (26), no estádio Zeca Costa, enfrentando o Vila Aurora. “ Jogamos com garra, mas infelizmente o

gol não veio. Agora, temos que esperar o resultado de domingo e esperar o saldo de gol para ver a nossa clas-sificação geral no campeo-nato”, disse o atacante Ser-ginho em entrevista a uma rádio local.

Para o técnico do Barra Esporte Clube, Marcos An-tônio Birigui , o time barra-garcense mostrou um grande jogo, entretanto não conse-guir marcar tão esperado gol. “O juiz Marcelo tirou a nossa classificação. Mas neste jogo, o Barra mostrou um jogo digno de final de campeonato, só não tivemos a sorte de marcar o gol”, fi-nalizou o técnico .

Da Redação

Em nota divulgada à im-prensa, o Sindicato dos Árbi-tros de Mato Grosso (Sinda-mat), no uso de suas atribuições legais, vem a pú-blico manifestar sobre as co-locações do presidente do Barra do Garças EC, Sávio Carvalho, em entrevista con-cedida à emissora de rádio 105 FM, sobre a atuação do árbitro Marcelo Alves dos Santos na partida entre Barra X Araguaia no dia 19/04/2009 às 17:00, no estádio José Va-leriano Costa (Zeca Costa) em Barra do Garças-MT. Ini-cialmente, gostaríamos de salientar que o esporte tem que servir como exemplo,

SINDAMAT dá Cartão Vermelho ao presidente do Barrasobretudo para as nossas crianças, e o futebol, a gran-de paixão nacional, deve ser o primeiro a cumprir essa meta, ser a grande vitrine da paz. É com pesar e muita in-dignação que o Sindicato dos Árbitros de Mato Gros-so, representante de todos os árbitros profissionais e ama-dores, vêm manifestar esta NOTA DE REPÚDIO ao atual presidente do Barra do Garças Futebol Clube pelas suas infelizes declarações, denúncias, ofensas, ameaças proferidas em particular ao árbitro Marcelo Santos e em seguida divulgado meios de imprensa esportiva do Esta-do.

A manifestação ofensiva

proferida pelo senhor Sávio Carvalho tem o condão ape-nas de agredir a moral, o sentimento da própria digni-dade, a honra, a reputação e a estima de um grupo social em especial ao quadro de ar-bitragem de Mato Grosso. Essa ação dolosa em que tem como sujeito ativo, um cidadão que representa uma comunidade, que diga-se de passagem muito hospitalei-ra, respeitosa, que sempre abrilhantou suas praças es-portivas em todos os eventos do desporto realizado na ci-dade maravilhosa que é Bar-ra do Garças, nos causa mui-ta indignação. A vontade livre e consciente do senhor Sávio Carvalho em expressar

ofensas e agressões morais nos meios de comunicação esportiva do Estado, contra o árbitro Marcelo Alves dos Santos, não vai afetar a dig-nidade e o nosso profissiona-lismo, pois, é inegável pela doutrina, assim como na Jus-tiça Desportiva que nas “Ofensas Morais”, analoga-mente ao que ocorre no Di-reito Penal nos crimes contra a honra, ambos não se confi-guram sem o propósito do agente em ofender, o que é essencial à caracterização da ofensa. Não se diferenciam, no âmbito da Justiça Despor-tiva, a calúnia, a infâmia e a difamação.Todas essas mo-dalidades são abarcadas pe-las “ofensas morais”.

Folha Press

O time Barra do Garças precisa vencer o jogo de domingo com uma ampla vantagem para continuar no campeonato

A Se

man

a

Page 10: A Semana Edição 14

10 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009

B A L C Ã O D E E M P R E G O S

Interessados comparecer no SINE, Rua Presidente Vargas, Nº 598 - Cen-tro - Fone: (66) 3401-1351 -Barra do Garças - MT, munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais

01 VAGA P/ CASEIRO, para o seguinte perfil: Para homem, ter experiência. 01 VAGA P/ OFICIAL ELETRICISTA NIVEL I (MANUTENÇÃO IN-DUSTRIAL), para o seguinte perfil: Para homem, ter experiên-cia, para trabalhar em Mineiros - GO02 VAGA P/ OFICIAL MECANICO NIVEL I (MANUTENÇÃO IN-DUSTRIAL, para o seguinte perfil: Para homem, ter experiên-cia, para trabalhar em Mineiros - GO01 VAGA P/ OFICIAL MECANICO NIVEL II (MANUTENÇÃO IN-DUSTRIAL, para o seguinte perfil: Para homem, ter experiên-cia, para trabalhar em Mineiros - GO01 VAGA P/ OPERADOR DE MÁQUINAS DE MOVIMENTO-ÇÃO DE CEREAIS, para o seguinte perfil: Para homem, ter ex-periência, para trabalhar em Mineiros - GO01 VAGA P/ VENDEDOR, para o seguinte perfil: Para Mulher, ter experiência e moto.01 VAGA P/ DOMÉSTICA, para o seguinte perfil: Para Mulher, ter experiência.02 VAGA P/ COSTUREIRO PROFISSINAL para o seguinte perfil: ambos os sexos: Ter curso e experiência. 01 VAGA P/ CORTADEIRA DE ROUPAS para o seguinte perfil:ambos os sexos: Ter curso e experiência, e ser profissional02 VAGA P/ VENDEDOR para o seguinte perfil: Para ambos os sexos. Ter Experiência com artes gráficas, para Primavera do Leste. Trazer currículum no SINE.02 VAGA P/ WEB DESIGNER para o seguinte perfil: Para am-bos os sexos. Ter Experiência com editoração gráficas Para Pri-mavera do Leste. Trazer currículum no SINE.

VENDE-SE um imóvel com dois pisos (sobrado), na rua 17, no Jardim Amazonas 1 - saída para a usina Clube do Maçons. Preço a combi-nar- Fone: (66) 3401-2077 ou 9282-6209.VENDE-SE uma confecção montada e com clientela fei-ta, com modelagem comple-ta, motivo mudança. Fone: 9282-6209 ou 3401-2077.VENDE-SE CASA no Jardim Ouro Fino, frente para Clube da PRF, casa de esquina. Tratar no fone: 3401-5815 / 9281-0144 VENDE-SE TERRENO no Jar-dim Universitário, falar com Núbia no fone: (66) 3401-5815 - 9209-0302.VENDE-SE BRINQUEDO: Casa de Bolinhas, novinha em fo-lha, no plástico, ideal para creche, berçário ou escola infantil, Tratar com Núbia pelo fone: (66) 9209-0302.VENDE-SE ou TROCA um caminhão basculante MB 1313 ano 82, todo revisado 6 pneus novos, carga seca. Tra-tar no fone: 9208-3100.

VENDE-SE 02 (dois) lotes em Pontal do Araguaia, próximo ao Posto Fiscal. Motivo mu-dança. Fone: 9282-6209 ou 3401-2077.VENDE-SE uma Casa no Der-mat, tratar pelo fone: (66) 9221-6747 / 3401-7978 ou na Rua Amaro Leite, 795, Centro - Barra do Garças - MT.VENDE-SE COMPUTADORES prontos para lan-house, to-dos com monitores com 17 polegadas. Tratar com Kelly no fone: (66) 9225-0662 (preço de ocasião).SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, for-maturas, eventos em geral. Falar com Damares pelo fone: (66) 9906-6314.VENDE-SE UM COMPUTA-DOR: HD 80GB, 1 GB de me-mória, placa de vídeo 256, processador intel, c/ estabili-zador + impressora, webcam, multi fone e rack. Com nota fiscal e 05 meses de garantia. Valor a combinar, fone: 9207-9498 / 9643-0088

FESTA MÉRITO LOjISTANeste sábado (25) acontece a festa do Mérito Lojista, no espaço Ville Buffet, ás 21 h. O evento é promovido pela Câmara de Dirigentes de Lojistas de Barra do Garças, Ara-garças e Pontal do Araguaia tem por objetivo homenage-ar os empresários com foco no empreendedorismo que destacam pela atuação na comunidade e junto ao setor. O evento ainda traz baile dançante e show com a dupla Gilberto e Gilmar.

ShOW GOSPELAcontece no dia 17 de maio, o maior Show Gospel na arena do Porto do Baé, com o cantor Mattos Nascimen-to. O ingresso antecipado é R$ 15,00. O show tem horá-rio marcado para começar às 19h. A realização é da Igre-ja Evangélica Assembleia de Deus de Pontal do Araguaia, com o apoio do vereador Valmir Farias.

DIA DAS MÃESA Associação de Moradores do bairro Vila Maria Gomes estará promovendo no próximo dia 09/05, no salão paro-quial, atividades em comemoração ao Dia das Mães. Para realizar o evento, a entidade está pedindo doações, em dinheiro ou brindes para serem sorteados durante a ati-vidade festiva. jOGOS ESCOLARESA prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria de Educação, Cultura , Desporte e Lazer divulgou neste mês de abril, o calendário de ações referentes aos Jogos Escola-res de 2009. O dia 30 de abril é o último prazo para entre-ga das fichas de inscrições preenchidas. O congresso téc-nico está agendado para acontecer no dia 05 de maio, no auditório da prefeitura. A abertura dos jogos está progra-mados para ocorrer no dia 14 de maio, no Ginásio Arnaldo Martins. Outras informações: 3402-2037.

RÁDIOjORNALISMONesta segunda-feira (27) estreia um novo programa de jornalismo. A programa produzido pela Rádio Araguaia (FM) vai ao ar das 7h ás 7h30. Os produtores do progra-ma prometer trazer informação alidada a responsabilida-de social. Um dos ancôras do programa será o jornalista Henderberg de Jesus. A supervisão ficará por conta do diretor da rádio, Wagner Benevides. A equipe terá ainda o reforço dos profissionais: Alberto Costa, Célia Bombom, Josiel Campos e Simone Carla.

CLASSIFICADOS

Page 11: A Semana Edição 14

Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009 • 11 SOCIAL

social da Semana ÁRIES Marte vai favorecer você. Procure desenvolver seu trabalho de modo mais organizado. Bom pe-

ríodo para se destacar intelectualmente sobre os demais.

TOURO Evite o pessimismo e seja mais confiante e empreendedor, hábil e ambicioso, que terá mui-

to sucesso em tudo que fizer. Aumento de vitalidade, da influência pessoal e das chances no amor.

GÊMEOS Nesta fase pode esperar uma expansão em seus horizontes de conhecimentos e relações. Não

de importância aos obstáculos que sur-gem no período da manhã. Tarde e noite propícios. Visitas e agradáveis notícias.

CÂNCER Cuidados com prejuízos causados por empregados ou só-cios. Não realize o negócio que

está pretendendo. Aguarde uma fase mais favorável para concretizá-lo. Não abuse da saúde e não discuta com a pes-soa amada.

LEÃO Evite prejudicar sua saúde, não cometendo excessos na ali-mentação, e com bebidas alcoóli-

cas. Não confie demais em subordinados e em estranhos. Todavia, o sucesso pes-soal e a evolução da personalidade serão evidentes.

VIRGEM Neste período, você po-derá enfrentar alguns pequenos obstáculos e oposições inespera-

das. Com o auxílio de amigos, parentes, colegas e vizinhos, poderá contorná-los. Evite atitudes agressivas. Deixe de lado o ciúme.

LIBRA Demonstre firmeza, con-vicção e mais confiança em si, que conseguirá, neste período, in-

fluenciar pessoas importantes para o seu progresso e prosperidade profissional e material. Faça prevalecer seu otimismo e receberá reais benefícios.

ESCORPIÃO Nesta fase, você poderá ter uma idéia brilhante e promissora de sucesso. Mas, somente a coloque

em prática quando tiver certeza de uma boa chance. Continue cauteloso com seu dinhei-ro, seu trabalho e com sua saúde.

SAGITÁRIO Grandes chances de ascensão e brilho artístico e mes-mo jurídico. Fluxo benéfico. Apro-

veite os próximos dias para manifestar seus pensamentos relacionados com as pessoas que lhe querem bem e tratar de assuntos relacionados ao casamento.

CAPRICÓRNIO Saiba tirar proveito das mesmas que seu êxito será maior do que espera. Aproveite,

pois o fluxo da fase astral o incentiva. Seu poder de comunicação estará favorecido, fazendo com que exerça grandes influên-cias sobre seus amigos, familiares e cole-gas de trabalho.

AQUÁRIO As coisas novas que in-ventar serão coroadas de êxito e suas ambições, sonhos e desejos

serão bem sucedidos. Ótimo para as ami-zades. Você também estará trabalhando mais ainda para a sua própria projeção so-cial. Em relação ao amor, não se perca em intermináveis discussões inúteis.

PEIXES Cuidado com o excesso de gastos. Mantenha-se em suas atividades rotineiras e muitos be-

nefícios receberá em breve. Você estará buscando a autodisciplina. Examine real-mente todos os lados de uma situação, principalmente se esta implicar no seu relacionamento amoroso.

Turma do Curso Técnica de Vendas do Sebrae de Barra do Garças

Fábio da Banda Myauc'lat animando a galera com o mais puro do pop-rock

Marcela animando a noite barra-garcense, na foto no Caribe com a sua bela Voz

O talento do rapper Micos Brown na gravação de seu novo CDGalera de Marinheiros responsável pelo Submarino

Hayane e Simone da Lacqua di Fiori curtindo a night

O professor (CEFAPRO) e Vascaíno Ernandes Araújo Nascimento, que comemorou juntamente com sua família no dia 21 de abril seus 50 anos de idade, com muita festa.

Leonardo (Lava-Jato do Pepino) e Thiago (Queza Seguros) curtindo a noite muito bem acompanhados

Page 12: A Semana Edição 14

12 • Ano I - nº 14 - Barra do Garças - MT, 16 a 23 de Abril de 2009

O barra-garcense Ricar-do Marcondes César de Al-meida, de 13 anos, é ainda uma criança, mas traz no seu currículo ações de engaja-mento em defesa do meio ambiente. Atitudes que ser-vem de exemplo não só para a cidade, mas também para a sociedade em geral. Estu-dante da Escola Senador Fi-linto Muller, ele é dos 22 delegados mirins mato-gros-senses eleitos na 3ª Confe-rência Nacional Infanto-Ju-venil pelo Meio Ambiente. A atividade que aconteceu no último dia 8 de abril, em Brasília (DF) teve por finali-dade discutir as problemáti-cas ambientais frente aos desafios globais e locais, fo-mentando os seus espaços coletivos de articulação e as trocas de experiências, pro-porcionando a unificação de agendas, de ações e de pro-jetos voltados para o meio ambiente.

Estudante de Barra Garças é eleito delegado mirim do meio ambiente

Réplica do desenho que o estudante apresentou na Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. No desenho ele retratou os gás poluentes emitidos pelos carros

Da Redação

MEIO AMBIENTEGERAL

Falando com autoridade de ambientalista, o pequeno estudante fala que o desper-

vas para reutilizar na limpe-za das casas. Gostaria de ver as pessoas mais interessadas em cuidar do meio ambien-te. E pretendo também pedir para o que o prefeito de nos-sa cidade faça o tratamento de esgoto das principais ruas de Barra do Garças”, rela-tou. A preocupação com a questão ambiental do estu-dante vai mais longe. Ele quer ser biólogo. “Quero es-tudar para ajudar a cuidar do nosso planeta”, finaliza.

dício da água em sua escola sempre foi uma preocupação constante no seu dia a dia. “

Na minha escola há muito desperdício da água do be-bedouro e então eu pensei,

porque não aproveitar essa água para abastecer a horta que temos na unidade esco-lar. O desperdício de água é enorme porque nós não pla-nejamos ações para ajudar a cuidar do meio ambiente”, ensina o delegado mirim.

Ricardo Almeida ainda dá lições de como cuidar do meio ambiente. “Podemos evitar esses desperdício co-meçando pelas sobras dos alimentos e uma outra idéia é aproveitar a água das chu-