A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ

3
Santana – BH, 23 AGO 13 A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ Josué era filho Num, da Tribo de Efrain. Nasceu no Egito por volta do ano de 1405 a.c. Morreu com 110 anos de idade. Experiências - Ele obteve experiências espirituais: Josué subiu e desceu o monte em companhia de Moisés (Êxodo 24.13 e 32.17). -Tornou-se autoridade espiritual: O Senhor o escolheu para dirigir o povo de Israel (Josué 1.1-7) - A vitória seguida da obediência à Deus. A travessia do Jordão (Josué 3.7,8, 17). Características e ações positivas - Era obediente - Moisés deu uma ordem, e Josué obedeceu (Êxodo 17.9,10). A obediência, portanto, caracteriza toda pessoa que reconhece a autoridade espiritual de outra. - Era sábio -Recebeu algo especial de Deus: Josué foi cheio de sabedoria, porque Moisés impôs as mãos sobre ele (Deuteronômio 34.9). Relacionamento com Deus Josué tinha um ótimo relacionamento com Deus. Deus falava com ele, ele tinha intimidade e comunhão com o Senhor. “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1.5 e Josué 3.7). Qualidade mais elevada dele com Deus, o que mais destaca?

Transcript of A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ

Page 1: A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ

Santana – BH, 23 AGO 13

A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ

Josué era filho Num, da Tribo de Efrain. Nasceu no Egito por volta do ano de 1405 a.c. Morreu com 110 anos de idade.

Experiências

- Ele obteve experiências espirituais: Josué subiu e desceu o monte em companhia de Moisés (Êxodo 24.13 e 32.17). -Tornou-se autoridade espiritual: O Senhor o escolheu para dirigir o povo de Israel (Josué 1.1-7) - A vitória seguida da obediência à Deus. A travessia do Jordão (Josué 3.7,8, 17).

Características e ações positivas

- Era obediente - Moisés deu uma ordem, e Josué obedeceu (Êxodo 17.9,10). A obediência, portanto, caracteriza toda pessoa que reconhece a autoridade espiritual de outra.- Era sábio -Recebeu algo especial de Deus: Josué foi cheio de sabedoria, porque Moisés impôs as mãos sobre ele (Deuteronômio 34.9).

Relacionamento com Deus

Josué tinha um ótimo relacionamento com Deus. Deus falava com ele, ele tinha intimidade e comunhão com o Senhor. “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1.5 e Josué 3.7).

Qualidade mais elevada dele com Deus, o que mais destaca?

Foi correto, não desviou para direita, nem para a esquerda, obedecendo sempre ao Senhor.

Uma ação que deveria ter sido evitada

Não vigiou - Josué como líder não se atentou para a sua volta, se ele tivesse mandando seu povo se santificar antes de ir para Ai, talvez o pecado teria sido evitado. Pois Deus deu uma ordem e Aça desobedeceu (Josué 6.18 Josué 7.1-26).

Page 2: A TRAJETÓRIA DE JOSUÉ

Uma promessa a reivindicar

As terras ainda não conquistadas por ele, que foram divididas entre as tribos de Israel. (Josué 13 e Josué 23.4)

Um exemplo a seguir nele

Ânimo para servir até mesmo na velhice. Morreu com 110 anos

Um mandamento a obedecer

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. (Josué 23.11)

Uma atitude a ter

Determinação e confiança em Deus: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.  Josué 1.6-9.

Um princípio de Josué que posso aplicar na minha vida, como aplicar esse princípio?

Princípio: Ouvia o Senhor e era obediente.

Assim como Jusué, devo sempre ouvir ao Senhor, Orar e ser obediente à autoridade espiritual.

Fazer aquilo que Deus determinar, fazer com convicção.

Imitemos o bom exemplo de Josué, o sucessor de Moises.

Bibliografia:

- Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyes, 2012.

- Nova tradução da linguagem de hoje. Bíblia de estudo NTLKH.

- Novo dicionário da Bíbla, Edições Vida Nova