A trindade

36
A TRINDADE

description

A Trindade

Transcript of A trindade

Page 1: A trindade

A TRINDADE

Page 2: A trindade

Conceito da Trindade

Não é adoração a 3 deuses ,e

sim adoração a único Deus .

Sendo manifestado em 3

pessoas: Deus Pai, Deus Filho e

Deus Espírito Santo.

Page 3: A trindade

Deus por natureza é:

Onipresente: Salmos 139:7-12 “Para ondeme irei do teu espírito, ou para onde fugireida tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; sefizer no inferno a minha cama, eis que tu aliestás também. Se tomar as asas da alva, sehabitar nas extremidades do mar, até ali atua mão me guiará e a tua destra mesusterá. Se disser: Decerto que as trevas meencobrirão; então a noite será luz à roda demim. Nem ainda as trevas me encobrem deti; mas a noite resplandece como o dia; astrevas e a luz são para ti a mesma coisa”.

Page 4: A trindade

Onisciente: Salmos 139:1-4“SENHOR, tu me sondaste, e meconheces. Tu sabes o meu assentar eo meu levantar; de longe entendes omeu pensamento. Cercas o meuandar, e o meu deitar; e conhecestodos os meus caminhos. Nãohavendo ainda palavra alguma naminha língua, eis que logo, óSENHOR, tudo conheces.

Deus por natureza é:

Page 5: A trindade

Eterno: Salmos 90:2 “Antes que osmontes nascessem, ou que tuformasses a terra e o mundo,mesmo de eternidade a eternidade,tu és Deus”.

Imutável: Malaquias 3:6 “Porqueeu, o SENHOR, não mudo; por issovós, ó filhos de Jacó, não soisconsumidos”.

Deus por natureza é:

Page 6: A trindade

Bondoso: Salmos 145:9 “OSENHOR é bom para todos, e assuas misericórdias são sobretodas as suas obras”. “

Amor perfeito, desinteressado:I João 4:8 “Aquele que não amanão conhece a Deus; porqueDeus é amor”.

Deus por natureza é:

Page 7: A trindade

EVIDÊNCIAS SOBRE A

DIVINDADE DE JESUS CRISTO

Page 8: A trindade

Textos sobre a Divindade de Cristo

Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos ohomem à nossa imagem, conforme anossa semelhança; e domine sobre ospeixes do mar, e sobre as aves doscéus, e sobre o gado, e sobre toda aterra, e sobre todo o réptil que se movesobre a terra”.Isaías 40:14 “Com quem tomou eleconselho, que lhe desse entendimento,e lhe ensinasse o caminho do juízo, elhe ensinasse conhecimento, e lhemostrasse o caminho doentendimento?”

Page 9: A trindade

Êxodo 3:14-15 “Então disse Moisés aDeus: Eis que quando eu for aos filhos deIsrael, e lhes disser: O Deus de vossospais me enviou a vós; e eles me disserem:Qual é o seu nome? Que lhes direi? Edisse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.Disse mais: Assim dirás aos filhos deIsrael: EU SOU me enviou a vós”.João 4:8 “Disse-lhes Jesus: Em verdade,em verdade vos digo que antes queAbraão existisse, eu sou”. O texto de Joãointerpreta claramente o Senhor (Yahweh)como sendo Jesus.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 10: A trindade

Isaías 6:3 “E clamavam uns aos outros, dizendo:Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos;toda a terra está cheia da sua glória”.

Apocalipse 4:8 “E os quatro animais tinham,cada um de por si, seis asas, e ao redor, e pordentro, estavam cheios de olhos; e nãodescansam nem de dia nem de noite, dizendo:Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”. Jáno livro de Apocalipse considera o “Senhor dosExércitos” de Isaías como o Pai “que era e que é,e que há de vir”. Portanto, Senhor (Yahweh)pode-se referir tanto ao Pai quanto ao Filho.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 11: A trindade

Êxodo 20:2-4 “Eu sou o SENHOR teu Deus,que te tirei da terra do Egito, da casa daservidão. Não terás outros deuses diante demim. Não farás para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em cimanos céus, nem em baixo na terra, nem naságuas debaixo da terra”.

Hebreus 1:5-6 “Porque, a qual dos anjos dissejamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lheserei por Pai, E ele me será por Filho? E outravez, quando introduz no mundo oprimogênito, diz: E todos os anjos de Deus oadorem”.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 12: A trindade

Salmos 45:6 “O teu trono, ó Deus, éeterno e perpétuo; o cetro do teu reino éum cetro de eqüidade”.

Hebreus 1:7-8 “E, quanto aos anjos, diz:Faz dos seus anjos espíritos, e de seusministros labareda de fogo. Mas, doFilho, diz: O Deus, o teu trono subsistepelos séculos dos séculos; Cetro deeqüidade é o cetro do teu reino”.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 13: A trindade

Salmos 102:25-27 “Desde a antiguidadefundaste a terra, e os céus são obra das tuasmãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás;todos eles se envelhecerão como um vestido;como roupa os mudarás, e ficarão mudados.Porém tu és o mesmo, e os teus anos nuncaterão fim”.Hebreus 1:10-12 “E: Tu, Senhor, no princípiofundaste a terra, E os céus são obra de tuasmãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás;E todos eles, como roupa, envelhecerão, ecomo um manto os enrolarás, e serãomudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anosnão acabarão.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 14: A trindade

Observe que o autor bíblico vemexaltando o Filho acima dos anjos. Elefaz ao aplicar passagens do AntigoTestamento ao Filho, textos que louvamclaramente o status divino do Filho. Selermos o primeiro versiculo do Salmos102 veremos que é uma prece dirigidaao Senhor.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 15: A trindade

Isaías 41:4; 44:6 “Quem operou e fez isto,chamando as gerações desde o princípio?Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimoseu mesmo”. “Assim diz o SENHOR, Rei deIsrael, e seu Redentor, o SENHOR dosExércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou oúltimo, e fora de mim não há Deus”.

Apocalipse 1:17 “E eu, quando vi, caí a seuspés como morto; e ele pôs sobre mim a suadestra, dizendo-me: Não temas; Eu sou oprimeiro e o último”.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 16: A trindade

Isaías 43:10-11 “Vós sois as minhas testemunhas,diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; paraque o saibais, e me creiais, e entendais que eu souo mesmo, e que antes de mim deus nenhum seformou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eusou o SENHOR (Adonai, Javé), e fora de mim nãohá Salvador”.Tito 3:4-6 “Mas quando apareceu a benignidade eamor de Deus, nosso Salvador, para com oshomens, não pelas obras de justiça quehouvéssemos feito, mas segundo a suamisericórdia, nos salvou pela lavagem daregeneração e da renovação do Espírito Santo,que abundantemente ele derramou sobre nós porJesus Cristo nosso Salvador”.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 17: A trindade

Isaías 41:2 “Assim diz o SENHOR que tecriou e te formou desde o ventre, e quete ajudará: Não temas, ó Jacó, servomeu, e tu, Jesurum, a quem escolhi”.

João 1:1-3 “No princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, e o Verbo eraDeus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, esem ele nada do que foi feito se fez.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 18: A trindade

Zacarias 12:10 “Mas sobre a casa de Davi, esobre os habitantes de Jerusalém, derramarei oEspírito de graça e de súplicas; e olharão paramim, a quem traspassaram”.

João 19:33-34 “Contudo um dos soldados lhefurou o lado com uma lança, e logo saiu sanguee água. Contudo um dos soldados lhe furou olado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Ao lermos Zacaria 12 no verso 1, vemos quequem está falando é o Senhor (Deus Pai).

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 19: A trindade

Salmos 19:14 “Sejam agradáveis aspalavras da minha boca e a meditaçãodo meu coração perante a tua face,SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

Quem é o nosso Salvador, Redentor?Jesus. Se fossem dois deuses quem seriao Redentor?

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 20: A trindade

Ezequiel 44:1-2 “Então me fez voltar para ocaminho da porta exterior do santuário, queolha para o oriente, a qual estava fechada. Edisse-me o SENHOR: Esta porta permaneceráfechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela,porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou porela; por isso permanecerá fechada”.

Essa porta que Ezequiel viu, é a mesma na qualJesus entrou triunfante em Jerusalém dias antesde Sua crucifixão. Após Jesus ter passado poraquela porta ela permaneceu e permanecefechada até os dias de hoje em Jerusalém. Essaporta é a “porta dourada de Jerusalém”

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 21: A trindade

João 20:26-28 “E oito dias depois estavam outra vez os seusdiscípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando asportas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz sejaconvosco. Depois disse a Tomé: Pões aqui o teu dedo, e vê asminhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e nãosejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu-lhe, e disse-lhe:Senhor meu e Deus meu!”

Jesus estava ensinando aos discípulos acerca das profecias que falavam arespeito do Messias e Sua missão. Se Tomé estive errado a cerca dadivindade de Cristo, o próprio Cristo nesse momento não o teriarepreendido? Será que Jesus deixaria uma apóstolo no erro? Mas, se Tométivesse falado na emoção? Será que Cristo mesmo assim não o corrigiria?Sem dúvidas Cristo o alertaria para não levantar o nome de Deus em vão.João ao ver a visão de Apocalipse 19 ajoelhou-se aos pés do anjo para oadorar e o anjo o repreendeu. João sabia que o anjo não era Deus.Podemos dizer que ele fez mais por emoção do que por razão. Por essemotivo, não podemos dizer que Tomé falou por emoção e Jesus o deixoufalar por causa da ocasião.

Textos sobre a Divindade de Cristo

Page 22: A trindade

EVIDÊNCIAS SOBRE A

DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

Page 23: A trindade

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Atos 5:3-4 “Disse então Pedro: Ananias,por que encheu Satanás o teu coração,para que mentisses ao Espírito Santo, eretivesses parte do preço da herdade?Guardando-a não ficava para ti? E,vendida, não estava em teu poder? Porque formaste este desígnio em teucoração? Não mentiste aos homens,mas a Deus”.

Page 24: A trindade

Primeiro Ponto: Parece óbvio quesomente se pode mentir a uma “pessoa”ou personalidade.

Segundo Ponto: Pedro afirma a Ananiasque este mentiu ao “Espírito Santo” eprossegue assegurando que ele nãomentiu aos homens, mas a Deus.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 25: A trindade

Efésios 4:30 “E não entristeçais oEspírito Santo de Deus, no qual estaisselados para o dia da redenção”.

Poderíamos entristecer um objeto ,força, ser inanimado, ou uma coisa?Somente pessoas podem serentristecidas!

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 26: A trindade

Mateus 28:19 “Portanto ide, fazeidiscípulos de todas as nações,batizando-os em nome do Pai, e doFilho, e do Espírito Santo”.

Observe queé declarado que os trêsmembros da divindade possuem umnome (singular, não plural), o quesugere que são um caráter e natureza.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 27: A trindade

Mateus 3:16-17 “E, sendo Jesus batizado,saiu logo da água, e eis que se lhe abriramos céus, e viu o Espírito de Deus descendocomo pomba e vindo sobre ele. E eis queuma voz dos céus dizia: Este é o meu Filhoamado, em quem me comprazo.

Mateus não apresenta o Filho e o EspíritoSanto como manifestações diferentes oupersonificações do Pai, e sim comopersonalidades distintas em concerto como Pai.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 28: A trindade

João 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vosdará outro Consolador, para que fiqueconvosco para sempre”.

Porque aqui Jesus disse “Consolador” enão consolo? Se fosse uma força, energiaou qualquer outro tipo de coisa Jesus diria“e ele enviara outro consolo”. Mas, ao invésdisso Cristo falou “e ele vos dará outroConsolador”. Somente pode serConsolador uma pessoa. E não uma força.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 29: A trindade

João 14:26 “Mas aquele Consolador,o Espírito Santo, que o Pai enviará emmeu nome, esse vos ensinará todasas coisas, e vos fará lembrar de tudoquanto vos tenho dito”.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 30: A trindade

João 15:26 “Mas, quando vier oConsolador, que eu da parte do Pai voshei de enviar, aquele Espírito deverdade, que procede do Pai, eletestificará de mim”.

Somente uma pessoa pode dar otestemunho de outra pessoa. Poracaso, uma força dá testemunho? Não.Mas, pessoas ou seres podem dartestemunho de algo ou de uma pessoa.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 31: A trindade

João 16:7 “Todavia digo-vos a verdade,que vos convém que eu vá; porque, seeu não for, o Consolador não virá a vós;mas, quando eu for, vo-lo enviarei”.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 32: A trindade

As Escrituras Sagradas atribuem outrasatividades ao Espírito Santo, as quais sãoaltamente pessoas ou interpessoais:

•Ensinar – João 14:26

•Testemunhar – João 15:26

•Convecer do pecado, da justiça e do juízo –João 16:8

•Guiar na verdade, falar , ouvir e anunciar –João 16:13

•Glorificar a Deus – João 16:14.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 33: A trindade

Todas essas características sugeremfortemente a natureza pessoal einterpessoal de uma pessoa, e não deuma “coisa” celestial.

Em Atos, o Espírito proibe ou não certascoisas (Atos 16:6-7), fala (Atos 8:29;13:2), avalia e aprova um curso de ação(Atos 15:28).

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 34: A trindade

Se o Espírito devesse ser entendidocomo simplesmente poder de Deus,em vez de uma pessoa distinta, certaspassagens não fdariam sentido,porque nelas tanto o Espírito Santoquanto o poder de Deus sãomencionados. Exemplos:

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 35: A trindade

Lucas 4:14 “Então, no poder do Espírito,voltou Jesus para a Galiléia, e a sua famacorreu por todas as terras em derredor”.Essa passagem se converteria assim:“Então Jesus, no poder do poder de Deus,regressou para a Galiléia”.

Atos 10:38 “Como Deus ungiu a Jesus deNazaré com o Espírito Santo e compoder”. Teríamos: “Deus ungiu a Jesus deNazaré com o poder do poder de Deus ecom poder”.

Textos sobre a Divindade do Espírito Santo

Page 36: A trindade

Textos sobre a Divindade do

Espírito Santo