A verdadeira-história-da-páscoa-cristã

10
Feito por [email protected] A verdadeira história da Páscoa cristã Uma apresentação elaborada por M. Jesus Sousa (Juca) Imagens: disponíveis na internet Texto adaptado a partir de: Purves, Libby. Histórias preferidas da Bíblia. Editora Civilização.

Transcript of A verdadeira-história-da-páscoa-cristã

Feito por [email protected]

A verdadeira história da Páscoa cristã

Uma apresentação elaborada por M. Jesus Sousa (Juca)

Imagens: disponíveis na internet

Texto adaptado a partir de: Purves, Libby. Histórias preferidas da Bíblia. Editora Civilização.

Feito por [email protected]

Jesus entrou em Jerusalém montado num jumento. Juntaram-se grandes multidões para o saudar. Cantavam, gritavam e cortavam ramos de palmeiras para pôr no caminho à sua passagem.

Mas Jesus sabia que tinha inimigos que se queriam livrar dele. Um dos seus discípulos, chamado Judas, prontificou-se para o entregar, recebendo 30 moedas de prata.

Feito por [email protected]

Jesus sabia que estava a chegar a sua hora de morrer, mas antes quis comer a Páscoa com os seus discípulos. Pôs uma toalha à cinta, ajoelhou-se e lavou os pés a todos eles, para lhes ensinar que deviam servir os outros.

Depois disse-lhes que um deles iria entregá-lo e eles quiseram saber quem seria: - É aquele a quem dou o pão. E estendeu a Judas um pedaço de pão dizendo: - O que tens a fazer, fá-lo depressa.

Feito por [email protected]

Jesus foi ao Getsémani para rezar, pois estava muito triste porque sabia que ia morrer e pediu aos seus discípulos para se manterem acordados, mas eles adormeceram.

Pedro revoltou-se e Jesus respondeu-lhe: - Também tu, antes do galo cantar, irás negar-me 3 vezes. E foi o que aconteceu mais tarde, quando perguntaram a Pedro se o conhecia…

Feito por [email protected]

Então Judas chegou com um grupo de soldados armados de espadas e tochas a arder. Aproximou-se e deu um beijo a Jesus. Era o sinal para os soldados o prenderem.

Levaram-no a Pilatos, que viu que ele era inocente mas não quis interferir. Era costume libertar um preso pela Páscoa e Pilatos perguntou à multidão se queria que libertasse Jesus ou Barrabás.

Feito por [email protected]

Os inimigos de Jesus gritaram : - Barrabás! E Pilatos perguntou-lhes: - O que faço com Jesus? – Crucifica-o! - responderam. Então Pilatos lavou as mãos e entregou Jesus para ser crucificado.

Os soldados levaram Jesus, puseram-lhe um manto, cuspiram-lhe e bateram-lhe.

Feito por [email protected]

Colocaram-lhe uma coroa de espinhos diizendo : – Salvé ó Rei dos Judeus!

Depois obrigaram-no a levar uma pesada cruz até uma colina chamada Calvário. A caminhada era longa e Jesus estava enfraquecido.

Feito por [email protected]

Chegados ao topo, pregaram Jesus e ergueram a sua cruz entre outras duas, de dois ladrões. Um deles gozava pedindo-lhe que o salvasse, mas outro disse: - Nós merecemos morrer pelo que fizemos, mas este homem nada fez.

Depois de Jesus morrer, os seus amigos cuidaram do seu corpo, descendo-o da cruz e envolvendo-o num sudário de linho.

Feito por [email protected]

Colocaram-no num túmulo e rolaram uma grande pedra para o fechar. Três dias depois, Maria Madalena foi lá e encontrou a pedra rolada para o lado… o corpo de Jesus tinha desaparecido.

Maria Madalena correu ao encontro dos discípulos contando o que tinha acontecido. Foram juntos ao túmulo e viram dois anjos vestidos de branco que disseram: - Mulher, porque choras? Jesus ressuscitou!

Feito por [email protected]

Desde esse dia, Jesus apareceu-lhes por várias vezes e disse-lhes: - A paz esteja convosco, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova.Depois subiu ao céu.

Por causa de todos estes acontecimentos é que, ainda nos dias de hoje, mais de 2000 anos depois, se celebra a Páscoa cristã.