A Vida Comeca Assim -...

1
Prog. Visual Redator C. Pedag. Dep. Arte 23305 - Projeto_de_Leitura_Paradidáticos C. Qualidade CASA PUBLICADORA BRASILEIRA Rodovia SP 127 – km 106, Caixa Postal 34 –18270-000 Tatuí, SP Fone: (15) 3205-8800 – Fax: (15) 3205-8900 E-mail: [email protected] PROJETO DE LEITURA Autoria: Dr. John F. Knight Turmas: 4 o ao 6 o ano Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Ensino Religioso Tema: Corpo humano e sexualidade JUSTIFICATIVA DE ONDE EU VIM? Talvez essa não seja a pergunta mais difícil de res- ponder, como ocorria há alguns anos. Os meios de co- municação divulgam abertamente informações sobre sexualidade, nascimento de bebês, etc., e as crianças, vendo isso constantemente na TV e nos filmes, vão perdendo a ingenuidade, característica marcante da infância. Mesmo assim, abordar o tema da sexualida- de com uma criança continua tão ou mais delicado que antes, não tanto pelos tabus, mas pela banaliza- ção com que é tratado. Quando uma pessoa necessita tratar desse tema, leva em consideração a visão que tem de si mesma, do mundo em que vive e de onde pretende chegar, ou seja, de sua filosofia de vida. É ela que orienta os valo- res e, consequentemente, a maneira de falar e ensinar sobre sexualidade. A vida começa assim é um livro didático, sensível e esclarecedor. Ele se apoia na ideia de que eu e você somos pessoas especiais, criadas por Deus de maneira linda e maravilhosa. Portanto, pessoas de valor, que se respeitam e respeitam os outros. OBJETIVOS • Conhecer o corpo humano. Conhecer como ocorre a reprodução na natureza (flores, animais e homens). Valorizar e respeitar o corpo. Compreender que Deus fez cada criatura de for- ma linda e maravilhosa. ATIVIDADES SUGESTIVAS 1. Trazer filhotes de animais para a sala ou fotos de filhotes de animais. 2. Questionar: Que sensação você tem ao pegar um filhotinho? Ele sabe se cuidar? De que ele precisa? Como ele surgiu? Vocês sabem como nascem os pintinhos, os cachorrinhos e os passarinhos? 3. Pesquisar em livros e revistas sobre o nascimen- to de animais ou assistir a um vídeo educativo sobre o nascimento de um filhote. 4. Apresentar o livro e ler em etapas (nascimento das flores e das aves – nascimento dos animais – nasci- mento dos seres humanos). Após cada descoberta, fazer uma pausa para refletir, debater e explicar o que não ficou bem claro. 5. Trazer para a sala de aula várias flores. Mostrar as partes da planta e as partes que compõem o aparelho reprodutor. 6. Pesquisar com os pais: quando nasceu, quanto pesava, se os pais sabiam que seria menino ou meni- na, como ficaram sabendo, as primeiras roupinhas. Se a mãe guardou essas roupinhas, trazer para a escola e mostrar aos colegas, bem como fotos de quando era bebê. 7. Conversar com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com o corpo, não permitindo que outras pessoas toquem de maneira íntima. 8. Confeccionar um cartão aos pais agradecendo pela vida. Camen de Souza Coordenadora Pedagógica Casa Publicadora Brasileira

Transcript of A Vida Comeca Assim -...

Page 1: A Vida Comeca Assim - images.educacaoadventista.org.brimages.educacaoadventista.org.br/gestor/files/9a18b26156911e192eb6... · leva em consideração a visão que tem de si mesma,

Prog. Visual

Redator

C. Pedag.

Dep. Arte

2330

5 - P

roje

to_d

e_Le

itura

_Par

adid

átic

os

C. Qualidade

CASA PUBLICADORA BRASILEIRARodovia SP 127 – km 106, Caixa Postal 34 –18270-000 Tatuí, SPFone: (15) 3205-8800 – Fax: (15) 3205-8900 E-mail: [email protected]

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A

A VIDA COMEÇA ASSIM

Autoria: Dr. John F. KnightTurmas: 4o ao 6o anoDisciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Ensino ReligiosoTema: Corpo humano e sexualidade

JUSTIFICATIVADE ONDE EU VIM?

Talvez essa não seja a pergunta mais difícil de res-ponder, como ocorria há alguns anos. Os meios de co-municação divulgam abertamente informações sobre sexualidade, nascimento de bebês, etc., e as crianças, vendo isso constantemente na TV e nos fi lmes, vão perdendo a ingenuidade, característica marcante da infância. Mesmo assim, abordar o tema da sexualida-de com uma criança continua tão ou mais delicado que antes, não tanto pelos tabus, mas pela banaliza-ção com que é tratado.

Quando uma pessoa necessita tratar desse tema, leva em consideração a visão que tem de si mesma, do mundo em que vive e de onde pretende chegar, ou seja, de sua fi losofi a de vida. É ela que orienta os valo-res e, consequentemente, a maneira de falar e ensinar sobre sexualidade.

A vida começa assim é um livro didático, sensível e esclarecedor. Ele se apoia na ideia de que eu e você somos pessoas especiais, criadas por Deus de maneira linda e maravilhosa. Portanto, pessoas de valor, que se respeitam e respeitam os outros.

OBJETIVOS• Conhecer o corpo humano.• Conhecer como ocorre a reprodução na natureza

(fl ores, animais e homens).• Valorizar e respeitar o corpo.• Compreender que Deus fez cada criatura de for-

ma linda e maravilhosa.

ATIVIDADES SUGESTIVAS1. Trazer fi lhotes de animais para a sala ou fotos de

fi lhotes de animais.2. Questionar: Que sensação você tem ao pegar um

fi lhotinho? Ele sabe se cuidar? De que ele precisa? Como ele surgiu? Vocês sabem como nascem os pintinhos, os cachorrinhos e os passarinhos?

3. Pesquisar em livros e revistas sobre o nascimen-to de animais ou assistir a um vídeo educativo sobre o nascimento de um fi lhote.

4. Apresentar o livro e ler em etapas (nascimento das fl ores e das aves – nascimento dos animais – nasci-mento dos seres humanos). Após cada descoberta, fazer uma pausa para refl etir, debater e explicar o que não fi cou bem claro.

5. Trazer para a sala de aula várias fl ores. Mostrar as partes da planta e as partes que compõem o aparelho reprodutor.

6. Pesquisar com os pais: quando nasceu, quanto pesava, se os pais sabiam que seria menino ou meni-na, como fi caram sabendo, as primeiras roupinhas. Se a mãe guardou essas roupinhas, trazer para a escola e mostrar aos colegas, bem como fotos de quando era bebê.

7. Conversar com as crianças sobre os cuidados que devemos ter com o corpo, não permitindo que outras pessoas toquem de maneira íntima.

8. Confeccionar um cartão aos pais agradecendo pela vida.

Camen de SouzaCoordenadora Pedagógica

Casa Publicadora Brasileira

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A