A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66...

6
BOLETIM MENSAL ABRIL 2014 Grémio Literário Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: [email protected] * www.gremioliterario.pt PRÓXIMAS INICIATIVAS 2 de Abril, 4ª feira, pelas 19:00h Homenagem ao escritor francês Marcel Proust No próximo dia 02 de Abril vai realizar-se, no âmbito da sessão de homenagem ao escritor francês Marcel Proust, uma palestra do Professor Eugénio Lisboa, à qual se segue a exibição de um filme sobre aquele escritor. Em Novembro de 1913 foi posto à venda, em Paris, um romance de um jovem escritor que publicara, até então, obras de cronista diletante, e agora pagava a edição que lhe fora recusada comercialmente. É o primeiro título de uma série de sete romances redigidos desde 1908 até Abril de 1922, e assim terminados sete meses antes da morte do autor – que deixou para publicação póstuma os últimos três títulos. Foi o primeiro romance Du coté de chez Swann e o último Le Temps retrouvé, que À la recherche du temps perdu se lançara Marcel Proust ... Entretanto, a Grande Guerra abrasara a Europa e o mundo inteiro, durante quatro anos e oito milhões de mortos, transformando a carta geo-política da Europa e a carta social do mundo. Em 1913, as chancelarias europeias jogavam seus interesses e influências, em 1922 elas tinham encontrado um falaz equilíbrio, passando da “Belle Époque” a “Années Folles” – que, com pano de fundo da guerra, se exprimem nesta rebusca de tempo para sempre perdido, a que Marcel Proust se entregou de corpo e alma, e sacrifício trágico e jubiloso de uma vida que se confundiu, absolutamente, com uma obra de criação. Uma obra que marcou, na cultura ocidental (depois do século XIX de Balzac, Stendhal e Flaubert, Dikens, Tolstoi e Dostoievski), uma revolução na prática literária e na leitura de ficção romanesca. Se é universal a importância do magno romance de Proust, em Portugal ela foi sabida pela segunda geração do nosso modernismo que a revista Presença assumiu, de 1926 a 1940, e foi a um especialista da literatura deste período, o Professor Eugénio Lisboa, que o Grémio Literário pediu para vir falar-nos de Marcel Proust – que depois estará presente no filme “Portrait Souvenir de Marcel Proust”, do realizador Gerard Herzog, com que o Institut Français de Lisbonne colabora na iniciativa do Grémio Literário. A sessão será seguida de jantar pelas 20h30m, ao preço de 30,00p.p. 7 de Abril, 2ª feira, pelas 18:00h Mesa redonda, sobre Almada Negreiros No dia 7 vai realizar-se, em sessão comemorativa dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros, uma mesa redonda em que participará um grupo de pessoas que se distinguem por terem conhecido o homenageado e, de algum modo, trabalhado com ele: Prof. Doutor José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, António Valdemar e Victor Silva Tavares. Aguarda-se, ainda, a resposta de Maria do Céu Guerra, entre outros convidados. 1

Transcript of A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66...

Page 1: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOLETIM MENSAL ABRIL 2014 Grémio Literário Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: [email protected] * www.gremioliterario.pt

   

PRÓXIMAS INICIATIVAS

2 de Abril, 4ª feira, pelas 19:00h

Homenagem ao escritor francês Marcel Proust

No próximo dia 02 de Abril vai realizar-se, no âmbito da sessão de homenagem ao escritor francês Marcel Proust, uma palestra do Professor Eugénio Lisboa, à qual se segue a exibição de um filme sobre aquele escritor. Em Novembro de 1913 foi posto à venda, em Paris, um romance de um jovem escritor que publicara, até então, obras de cronista diletante, e agora pagava a edição que lhe fora recusada comercialmente. É o primeiro título de uma série de sete romances redigidos desde 1908 até Abril de 1922, e assim terminados sete meses antes da morte do autor – que deixou para publicação póstuma os últimos três títulos.

Foi o primeiro romance Du coté de chez Swann e o último Le Temps retrouvé, que À la recherche du temps perdu se lançara Marcel Proust ... Entretanto, a Grande Guerra abrasara a Europa e o mundo inteiro, durante quatro anos e oito milhões de mortos, transformando a carta geo-política da Europa e a carta social do mundo. Em 1913, as chancelarias europeias jogavam seus interesses e influências, em 1922 elas tinham encontrado um falaz equilíbrio, passando da “Belle Époque” a “Années Folles” – que, com pano de fundo da guerra, se exprimem nesta rebusca de tempo para sempre perdido, a que Marcel Proust se entregou de corpo e alma, e sacrifício trágico e jubiloso de uma vida que se confundiu, absolutamente, com uma obra de criação. Uma obra que marcou, na cultura ocidental (depois do século XIX de Balzac, Stendhal e Flaubert, Dikens, Tolstoi e Dostoievski), uma revolução na prática literária e na leitura de ficção romanesca. Se é universal a importância do magno romance de Proust, em Portugal ela foi sabida pela segunda geração do nosso modernismo que a revista Presença assumiu, de 1926 a 1940, e foi a um especialista da literatura deste período, o Professor Eugénio Lisboa, que o Grémio Literário pediu para vir falar-nos de Marcel Proust – que depois estará presente no filme “Portrait Souvenir de Marcel Proust”, do realizador Gerard Herzog, com que o Institut Français de Lisbonne colabora na iniciativa do Grémio Literário. A sessão será seguida de jantar pelas 20h30m, ao preço de 30,00€ p.p. 7 de Abril, 2ª feira, pelas 18:00h

Mesa redonda, sobre Almada Negreiros

No dia 7 vai realizar-se, em sessão comemorativa dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros, uma mesa redonda em que participará um grupo de pessoas que se distinguem por terem conhecido o homenageado e, de algum modo, trabalhado com ele: Prof. Doutor José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, António Valdemar e Victor Silva Tavares. Aguarda-se, ainda, a resposta de Maria do Céu Guerra, entre outros convidados.

1

Page 2: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 de Abril, 3ª feira, pelas 19:00h

Lançamento do livro “História do Direito Brasileiro”

O Grémio Literário, em colaboração com a Editora Forense, promove, no dia 15, o lançamento do livro “História do Direito Brasileiro”, da autoria de Rui de Figueiredo Marcos, Carlos Fernando Mathias e do consócio Ibsen Noronha.

A apresentação da obra será feita pelo Exmo. Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Marco Aurélio de Mello.

A sessão é presidida pelo Exmo. Senhor Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva.    

 22 de Abril, 3ª feira, pelas 20:30h

Jantar/debate – Ciclo “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?”

Prossegue no próximo dia 22 de Abril, imediatamente a seguir à Páscoa, o ciclo de jantares –debate subordinado ao tema “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?”, tendo D. Manuel Clemente, antigo Bispo do Porto e actual Patriarca de Lisboa como orador convidado.

Este novo ciclo de jantares-debate, com periodicidade mensal, é promovido pelo Clube Português de Imprensa, Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário.

D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, de seu nome completo, nasceu no concelho de Torres Vedras, em 16 de Julho de 1948. Ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973, tendo sido ordenado presbítero seis anos depois. Da sua biografia oficial, consta que foi Coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, formador e Reitor do Seminário dos Olivais e, desde 1997, membro do Cabido da Sé de Lisboa. Nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e titular de Pinhel, em 6 de Novembro de 1999, foi ordenado na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) a 22 de Janeiro de 2000.

O seu espírito missionário fez com que fosse nomeado para coordenar a equipa portuguesa do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE) que juntou as dioceses de Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste. D. Manuel Clemente tem ligações ao movimento escutista: foi escuteiro desde 1964, primeiro na Paróquia de São João de Deus e depois em Torres Vedras.

Nomeado bispo do Porto, em Fevereiro de 2007, D. Manuel Clemente é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica. Doutorou-se em Teologia Histórica em 1992, com a tese intitulada ‘Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A «Sociedade Católica»’ (1843-1853).

É, também, autor de vários livros, como "A Igreja no Tempo, História Breve da Igreja Católica" e de vários textos sobre o catolicismo em Portugal a partir do liberalismo.

Considerado um dos profundos pensadores do País na actualidade, recebeu o Prémio Pessoa em 2009, e há muito que era dado como o mais provável sucessor de D. José Policarpo, entretanto falecido.

Optimista por natureza, D. Manuel Clemente, tem revelado uma visão muito própria do País, como aconteceu numa entrevista ao “Público”, ao dizer que Portugal “existe exactamente por não se confinar ao seu rectângulo original. Para os portugueses, Portugal, este Portugal daqui, este cantinho da Europa, nunca foi o bastante. E até pela nossa própria situação: somos, na Europa, o País que está mais perto de outros continentes, daqueles que já se conheciam, como África, ou dos que ainda não se conheciam, como a América. Portugal teve sempre no mar a sua melhor definição. É um País-cais, onde se está sempre a chegar e de onde se está sempre a partir. Um País embarcado”.

Observador atento não apenas das realidades portuguesas, como europeias, D. Manuel Clemente sente que “há hoje dois aspectos preocupantes para a democracia, um interno e outro externo. O primeiro é a não participação das pessoas: as grandes percentagens de abstenção nas eleições dos países europeus são um sinal preocupante. O aspecto externo é o facto de os grandes centros de decisão estarem hoje fora do âmbito nacional e estatal. E é também por isso que as pessoas não intervêm. Não sabem quem manda, o poder não tem rosto. Se estes dois aspectos se agravarem, se aumentar o abstencionismo e o sentimento de que nada de essencial se decide a nível nacional, a democracia corre perigo”.

Além do Prémio Pessoa, atribuído por ser “uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo”, D. Manuel Clemente foi condecorado com Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, pelo Presidente Cavaco Silva, a 30 de Agosto de 2010, enquadrada na Visita Apostólica de Bento XVI a Portugal.

2

Page 3: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre outras distinções, D. Manuel Clemente possui ainda o Doutoramento Honoris Causa em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, atribuído pela Universidade Lusófona do Porto, em 2012.

É esta personalidade fascinante, intelectual e Homem da Igreja, que nos privilegia com a sua presença no Grémio Literário, para abordar o tema “Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?”.

Recorde-se que o objectivo desta iniciativa é o de juntar, como já sucedeu no ciclo anterior, um conjunto de personalidades relevantes da sociedade portuguesa, que possam ajudar-nos a reflectir sobre a situação complexa que o País vive, desde que se encontra sob assistência financeira internacional e sujeito a uma austeridade severa. O preço do jantar é de 30€ p.p.

23 de Abril, 4ª feira, pelas 19:00h

Sessão Comemorativa do 168º Aniversário do Grémio Literário Na data do 168º aniversário da aprovação dos Estatutos do Grémio Literário por carta Régia de Dona Maria II, vai realizar-se uma sessão comemorativa, na Biblioteca, durante a qual serão entregues o Prémio Grémio Literário 2013 e as menções honrosas, distinções atribuídas pelo respectivo Júri (Conselho Literário). O Prémio é constituído por uma escultura da autoria do consócio José de Guimarães, que graciosamente a ofereceu para o efeito, e pela quantia de 1.500,00€, generosamente oferecida pelo consócio Dr. Abdul Hamid Bangy. Seguir-se-á um recital de canto e piano com a participação dos cantores Ana Sofia Ventura (soprano), Pedro Matos (tenor) e do pianista Nuno Vieira de Almeida. O programa consta de obras de Robert Schumann e de Gabriel Fauré.

Finda a sessão será servido um jantar, ao preço de 35,00€ por pessoa.

Atendendo à solenidade do acto, solicita-se o uso de fato escuro, como trajo para os homens.

 

CLUBES CORRESPONDENTES Lembramos os prezados consócios que o Grémio Literário mantém acordos de reciprocidade com cerca de uma centena e meia de clubes em todo o Mundo que, nas suas deslocações ao estrangeiro, poderão visitar usufruindo dos respectivos serviços.

A listagem dos clubes correspondentes pode ser consultada no site do Grémio Literário.

Acordos de reciprocidade recentes: Iate Clube do Rio de Janeiro    Av. Pasteur, nº 333 - Urca - Cep 22290-240 Rio de Janeiro (RJ)

www.icrj.com.br

Telefone: 0055 21 32237200 Fax: 0055 11332579451

O Grémio Literário registou, no mês de Março, a admissão dos seguintes sócios:

Dr Francisco Pinto dos Santos Brito

Prof Doutor João Alberto Correia

3

Prémio Grémio Literário Escultura da autoria do Consócio José de Guimarães

A Assembleia geral Ordinária, para aprovação das contas do exercício de 2013, vai realizar-se no dia 30 de Abril, pelas 18:30h. A respectiva convocatória, acompanhada da brochura do Relatório e Contas, segue dentro de dias, via CTT.

ADMISSÃO DE SÓCIOS

Page 4: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

Solicitamos e agradecemos que V. Exa. proceda à marcação prévia dos jantares, através:

do telefone 21 3475666 ou do e-mail [email protected]

4

Tempo de chá

Aproveite as excelentes condições da varanda e venha

tomar chá ao Grémio Literário.

O chá é servido, diariamente, entre as 17:00h e as 19:00h, em regime de self-

service, ao preço de 9,00€ por pessoa.

Para facilitar o serviço, solicitamos que V.Exa. proceda à prévia marcação,

sempre que possível.

Jogos de cartas

Conforme comunicámos no Boletim de Maio de 2013, o Conselho Director deliberou passar a permitir a realização de jogos de cartas (bridge, canasta e king) nas suas instalações. O valor da taxa de carteio é de € 3 para os sócios e de € 5 para os convidados.

Sócios Descendentes De acordo com o§ 4º do art. 20º dos Estatutos do Grémio, “os descendentes maiores em linha recta dos sócios efectivos possuidores de título social, serão admitidos como sócios, na categoria de efectivos, com dispensa de aquisição de título social”.

Banquetes

As salas do Grémio Literário estão à disposição dos sócios que as poderão

utilizar para realizar eventos por si organizados: Reuniões, Cocktails, Festas

de aniversário, Almoços/Jantares de empresa, etc.

O Grémio Literário têm disponíveis para consulta

uma lista de menus pré-elaborados para grupos, que

poderão servir de base para o seu próprio serviço.

O livro, da autoria do Prof. Doutor José-Augusto França, relata a história do nosso Clube, fundado em 1846 pela Rainha D.Maria II.

Exemplar autografado: 30,00€

Gravatas em seda natural, disponíveis em quatro cores, e ornamentadas com o logotipo do clube P.U. 50,00€

Page 5: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMENTAS DE

ABRIL 2014

PRATOS DO DIA ALMOÇOS

   

5ª Feira Peixe

Carne

3/Abril

 

6ª Feira 4/Abril

 

Peixe

Carne

3ª Feira 1/Abril

 

Peixe

Carne

Peixe

Carne

4ª Feira 2/Abril

 

5ª Feira Peixe

Carne

Filetes de polvo com arroz  Coq au vin

10/Abril

 

6ª Feira 11/Abril

 

Peixe

Carne

Bacalhau à Narcisa  Lombinhos de porco

3ª Feira 8/Abril

 

Peixe

Carne Cachaço de porco  

Peixe assado no forno  

Peixe

Carne

Peixe-galo com arroz de tomate  Ervilhas com ovos escalfados  

4ª Feira 9/Abril

 

Peixe

Carne

2ª Feira 7/Abril

 

Sopa caseira

Prato do dia de Peixe ou de Carne

Doce ou fruta

Um copo de vinho

Café

 

“Almoço do Grémio”        

22,50€ p.p  

Peixe assado no forno

Perna de borrego assada  

Bifes de atum

Favas à portuguesa

Arroz de peixe  Caril de frango  

Bacalhau à lagareiro  Terrine de porco com arroz de cogumelos

Empada de bacalhau

Beef Bourguignon  

Page 6: A4 Boletim Abril de 2014 · Rua Ivens, 37 * 1200-226 Lisboa * Portugal Telefone: +351 21 347 56 66 * Fax: +351 21 342 87 88 E-mail: info@gremioliterario.pt * PRÓXIMAS INICIATIVAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Feira 14/Abril Peixe

Carne

Bacalhau com natas

Caldeirada de borrego  

3ª Feira 15/Abril

 

Peixe

Carne

Peixe assado no forno

Lombo de porco com tâmaras

4ª Feira 16/Abril

 

Peixe

Carne

Arroz de lingueirão com peixe frito  Favas à portuguesa  

Peixe

Carne

Caril de peixe  Coelho à caçador

6ª Feira 18/Abril

 

Peixe

Carne

5ª Feira 17/Abril

 

2ª Feira 21/Abril Peixe

Carne

Empada de bacalhau

Barriga de porco com legumes grelhados  

3ª Feira 22/Abril

 

Peixe

Carne

Peixe assado no forno

Iscas à portuguesa

4ª Feira 23/Abril

 

Peixe

Carne

Arroz de polvo  

Ervilhas com ovos escalfados  

Peixe

Carne

Choquinhos à algarvia

Empada de perdiz

6ª Feira 25/Abril

 

Peixe

Carne

5ª Feira 24/Abril

 

2ª Feira 28/Abril Peixe

Carne

Bacalhau com puré de grão

Beef Bourguignon  

ENCERRADO - Feriado

 

ENCERRADO - Feriado

 

3ª Feira 29/Abril

 

Peixe

Carne

Peixe assado no forno

Caldeirada de borrego  

4ª Feira 30/Abril

 

Peixe

Carne

Arroz de polvo  Favas à portuguesa